Guindastes. Orientação Prof. Fernando Eguia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guindastes. Orientação Prof. Fernando Eguia"

Transcrição

1 Guindastes Elaboração Allan Borges Caiqui Schemidt B. Zamaia Jander Dantas Ferreira Juan Miquéias Freire Alves Jéssica dos Santos Oliveira Kevin Rufino Gonçalves Orientação Prof. Fernando Eguia

2 Guindastes

3 Guindastes Guindauto: é um veículo capaz de realizar transporte, disponibilizando de braços mecânicos para movimentações simples. Guindaste: é um equipamento de movimentação de carga de grande porte, realiza serviços complexos, considerando o raio, altura, peso etc.

4 Guindastes Tipos de guindastes Funcionamento Tipos de Lança Meio de Locomoção Acessórios Normas

5 Guindastes Os Guindastes são máquinas projetadas para içar e movimentar diversos materiais/peças. Aplicação: Construção civil; Indústrias; Áreas portuárias.

6 Tipos de Guindastes Tipo Grua Articulado Flutuante Móvel Giratório Fixo

7 Tipos Grua Ascencional Torre

8 Tipo Articulado

9 Tipo Flutuante

10 Tipo Móvel Sobre Esteira Sobre Pneus

11 Tipo giratório fixo

12

13 Guindastes Autopropelidos

14 Guindastes fixos

15 Guindaste sobre o caminhão

16 Lança fixa Equipamento projetado para cargas pesadas, com segurança total próprio para movimentação de carga em áreas de alto risco, como siderurgias, plataformas de petróleo, Áreas sujeitas a gases explosivos.

17 Lança treliçada Usada geralmente em bases móveis como esteiras e bases fixas, aplicada em transferência de cargas pesadas e de difícil manuseio em curtas distâncias, empregadas em depósitos de minérios, sucata, estaleiros, poços de petróleo no mar. Possuem capacidades variadas de carga dependendo do que se necessita para aplicação.

18 Lança telescópica A lança telescópica é uma espécie de estrutura oca em que dentro dela está localizado um ou mais feixes extensíveis. Se necessário estender o comprimento da lança os cilindros hidráulicos estendem os elementos telescópicos e recuam.

19 Manilhas São utilizados para prender cintos e amarrações

20 Moitões Cabos de aços em suas polias permitem o içamento da carga.

21 Moitões motorizados Oferecem mais praticidade e segurança Permitem o giro da peça

22 Madeira base de patolamento São utilizadas como forro de patolamento; Distribuem a carga e amortecem;

23 Soquete para cabo de aço;

24 Destorcedores

25 Bola peso Proporcionam o peso necessário para impedir o atrito nos rolamentos e garantir a tensão na lança do guindaste ao descarregar o cabo de aço.

26 FUNCIONAMENTO De forma geral, todos eles seguem o mesmo princípio de funcionamento e montagem que se configuram normalmente por torres equipadas com cabos e roldanas que são usadas para elevar e baixar cargas; Seu funcionamento pode variar de acordo com o modelo e sua montagem opcional (acessórios). Exemplo estudado: Guindaste Móvel sobre Pneus, conhecido como MHC (Mobile Harbous Crane)

27 MHC Guindaste Móvel sobre Pneus Guindaste Portuário de alta capacidade operacional; Formato: Grua; Utilização: Elevação e Movimentação de cargas nos navios e pátios de armazenagem. Acessórios: Adaptável a quase todos elementos: Caçamba para graneis; Garras para Sucata; Eletroímã para chapas metálicas; Gancho para cargas de projeto; Spreader para Contêineres.

28 Características do MHC Possui dispositivos complexos que garantem: Movimentação; Alimentação do equipamento; Estabilidade de carga. Formado basicamente por: Lança móvel de estrutura metálica ou tubular; Corpo de giro por cremalheira (360º) Sistema de translação rodas com eixos independentes (90º) Sistema de estabilização conjunto de patolas e rodas com suspensão individual;

29 Apresentação técnica Guindastes da linha LHM fabricados pela LIEBHERR. equipamento multipropósito e universalmente versátil para manusear todos os tipos de cargas, desde contêineres a granéis, cargas gerais e também elevações de cargas pesadas até 208 toneladas [t];

30 Vista Geral Comprimentos otimizados da lança para aplicações práticas; Design da torre fechado com acesso resistente a intempéries à cabine da torre; Extensão de torre 4,8m para maior ponto de apoio da lança e altura da cabine, opcional; Versão S maior capacidade de elevação, opcional; Chassis - com tanque de combustível integrado e acesso adicional na seção central; Cilindro de elevação da tensão para mais segurança durante a operação; Guinchos - configurações orientadas para a aplicação; Motorização motores diesel com escalas diferentes, dependendo da finalidade e tamanho do guindaste; Plataforma de giro PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro).

31 Modelo LHM - 600

32 Levantamento de Contêineres

33 Possíveis direções da base

34 Estabilização das rodas

35 Plano de Rigging O documento; Riggers Projetista e homem de campo; ART (Anotação Técnica de Responsabilidade; Passos: Visita ao local; Definição das possibilidades de movimentação; Estudo do solo; Fatores de segurança.

36 Plano de Rigging O plano deve conter no mínimo: Definição do guindaste a ser utilizado; Configurações do guindaste (lança, contrapeso, jib, cabos, moitões, etc.); Acessórios (estropos, manilhas, balanças, esticadores, madeiras, etc.); Raio de giro; Posição da peça e do guindaste; Capacidade do guindaste na situação proposta; Peso da peça e acessórios; Providências adicionais (ex.: acompanhamento topográfico, guinchos, etc.); Folga (%) capacidade em relação à carga.

37 Plano de Rigging No documento devem conter as seguintes informações técnicas: Responsáveis pelo planejamento e execução; Memórias de cálculo; Desenhos técnicos; Análises das condições do solo; Análises da ação do vento; Estudos da carga a ser içada; Estudo das máquinas disponíveis e dos seus acessórios; Verificação da resistência do terreno; Análise da resistência de carga para o içamento; Análise para capacidade de suporte do guindaste; Estudo e análise de dispositivos especiais; Estudo dos equipamentos empregados.

38 Sinais de posicionamento - Sinalização Rigging Rigger homem de campo ; Necessário estudo e entrosamento entre o rigger e o operador de modo a não haver duvidas durante as operações;

39 Sinalização Rigging

40

41

42 NR 11 Norma de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais. Equipamentos utilizados serão calculados e construídos com garantia de segurança e resistência para cada operação. Sinalização própria e visível para todo tipo de equipamento. Operadores deverão ser habilitados. Regularmente inspecionados equipamentos. Procedimentos para movimentação e armazenagem. Preservação da saúde e integridade do trabalhador.

43 NR Condições de utilização, dimensionamento e conservação dos cabos de aço utilizados em obras de construção. Os cabos de tração não podem ter emendas. Carga de ruptura de no mínimo 5 vezes a carga solicitante de trabalho. Devem ser fixados por dispositivos que impeçam os deslizamentos.

44 NBR 8400

45 Tipos de Cargas Cargas desfavoráveis sobre a estrutura do equipamento imóvel no estado de carga desfavorável. Cargas devidas aos movimentos verticais. Devidas aos movimentos horizontais. Devidas aos efeitos climáticos.

46 Coeficiente dinâmico

47 Solicitação de carga

48 Projeto estrutural requer coeficientes aerodinâmicos

49 Normas canceladas

50

51 Conclusão Concluímos que o entendimento básico dos temas referentes a elevação de carga é de importante no ramo ao qual estamos nos formando, de modo que enquanto gestores ou administradores de setores dos mais diversos tipos empresas podemos estar sujeitos a presença de guindastes ou algum tipo de mecanismo elevador de cargas, de maneira que ao ter um entendimento básico e não estarmos alheios aos assuntos podemos supervisionar a operação e de certa maneira saber identificar irregularidades, proporcionando segurança e qualidade no ambiente de trabalho.

SISTEMAS DE MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE

SISTEMAS DE MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE SISTEMAS DE MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE Guindastes Elaboração Alan Borges Ramos RA 205030 Caiqui Schemidt B. Zamaia RA 206395 Juan Miquéias Freire Alves RA Jéssica dos Santos Oliveira RA 204186 Jander D.

Leia mais

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE III TRANSPORTE E ELEVAÇÃO DE CARGAS

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE III TRANSPORTE E ELEVAÇÃO DE CARGAS MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE III TRANSPORTE E ELEVAÇÃO DE CARGAS Transporte Equipamentos de transporte Tipo Rodoviário Ferroviário Marítimo Vantagens Rapidez Entrega porta a porta Adequado para cargas mais

Leia mais

Variáveis de operação. Comprimento de lança (L) Levantamento da lança (α) Raio de operação (R) Distância (d) Altura (h) Altura (H)

Variáveis de operação. Comprimento de lança (L) Levantamento da lança (α) Raio de operação (R) Distância (d) Altura (h) Altura (H) Guindastes Acadêmicos: Ananias Cardoso Botelho Bruno dos Santos Marques Carlos A. Sato Everton Luiz dos Santos Felipe Camargo Marinho Lucas Felipe Sarti Martins Paulo Henrique Ambrosi Ronaldo Almeida Introdução

Leia mais

Dados Técnicos Guindaste sobre esteiras LR 1300 LR 1300

Dados Técnicos Guindaste sobre esteiras LR 1300 LR 1300 Dados Técnicos Guindaste sobre esteiras LR 1300 LR 1300 Dimensões Máquina básica com carro inferior R 9750 3600 10350 6930 3000 LR 1300 2250 1600 1465 5000 1700 8500 9650 4260 1870 1200 8000 400 R 6980

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Segue descritivo dos equipamentos existentes em nossa frota.

APRESENTAÇÃO. Segue descritivo dos equipamentos existentes em nossa frota. APRESENTAÇÃO A Transcofer é uma Empresa que atua na área de Transporte, Remoção e Içamento de Cargas há mais de 10 anos, tendo como principal objetivo, atender todos os seus clientes com qualidade, rapidez

Leia mais

Guindaste móvel portuário LHM 280

Guindaste móvel portuário LHM 280 Guindaste móvel portuário LHM 280 Dimensões principais Operação com granel Diagrama de cargas 90 Capacidate (t) 80 70 60 50 40 30 20 10 sob cabos caçamba eletro-hidráulica caçamba 4-cabos 0 0 5 10 15 20

Leia mais

PÓRTICOS. Orientação: Prof. Eng. Ms. Fernando Eguía Pereira Soares

PÓRTICOS. Orientação: Prof. Eng. Ms. Fernando Eguía Pereira Soares PÓRTICOS a Orientação: Prof. Eng. Ms. Fernando Eguía Pereira Soares Elaboração: Fabricio C., Gabriel S., Guilherme M., Lucas G., Kphefciana R., Mariana O., Raphael M., Ricardo A. Índice DEFINIÇÃO COMPONENTES

Leia mais

Guindaste móvel portuário LHM 600

Guindaste móvel portuário LHM 600 Guindaste móvel portuário LHM 600 Dimensões principais Operação com contêiner Diagrama de carga 160 140 Capacidade (t) 120 100 80 60 40 20 0 sob cabos twin lift spreader 2) single lift spreader 1) 0 5

Leia mais

ANEXO A PLANO DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PLANO DE RIGGING. Plano Nº: IPNC Data: 20/09/2016 Revisão: 4 Cliente: XXXXXXXX

ANEXO A PLANO DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PLANO DE RIGGING. Plano Nº: IPNC Data: 20/09/2016 Revisão: 4 Cliente: XXXXXXXX ANEXO A PLANO DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PLANO DE RIGGING 1. Informações Gerais Plano Nº: IPNC-3110.16 Data: 20/09/2016 Revisão: 4 Cliente: XXXXXXXX Local da Movimentação: XXXXXXXX Descrição da Movimentação:

Leia mais

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL Código e Designação da Qualificação 582324 - Condutor/a/Manobrador/a de Equipamentos de Elevação Nível de qualificação do QNQ: 2 Nível de qualificação do QEQ: 2 Unidades

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES OBJETIVO Este anexo estabelece requisitos mínimos de segurança

Leia mais

Guindaste móvel portuário LHM 550

Guindaste móvel portuário LHM 550 Guindaste móvel portuário LHM 550 Dimensões principais Operação com granel Diagrama de carga Capacidade (t) 160 140 120 100 80 60 40 20 0 sob cabos caçamba eletro-hidráulica caçamba 4-cabos 0 5 10 15 20

Leia mais

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS 11.1 Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. 11.1.1 Os

Leia mais

Selecionando o. Guindaste Ideal. Para a sua Empresa. Um Manual Explicativo e Fácil para você descobrir qual guindaste comprar para sua empresa.

Selecionando o. Guindaste Ideal. Para a sua Empresa. Um Manual Explicativo e Fácil para você descobrir qual guindaste comprar para sua empresa. Selecionando o Guindaste Ideal Para a sua Empresa Um Manual Explicativo e Fácil para você descobrir qual guindaste comprar para sua empresa. Conteúdo Introdução A ciência por trás de um Guindaste Saiba

Leia mais

Dados técnicos Guindaste sobre esteiras HS 855 HD

Dados técnicos Guindaste sobre esteiras HS 855 HD Dados técnicos Guindaste sobre esteiras HS 855 HD Dimensões Máquina base com carro inferior 2900 7600 3500 R 6375 3015 1950 1360 3400 1220 1150 2680 5360 6450 1500 800 4950 330 R 4700 11910 Peso operacional

Leia mais

Guindaste móvel portuário LHM 120

Guindaste móvel portuário LHM 120 Guindaste móvel portuário LHM 120 Dimensões principais Operação com granel Diagrama de cargas 50 Capacidade (t) 42 40 30 24 20 10 sob cabos caçamba eletro-hidráulica caçamba 4-cabos 0 0 5 10 15 20 25 30

Leia mais

Guindaste móvel portuário LHM 180

Guindaste móvel portuário LHM 180 Guindaste móvel portuário LHM 180 Dimensões principais Operação com granel Diagrama de cargas 70 Capacidade (t) 60 50 40 30 20 sob cabos caçamba eletro-hidráulica 10 caçamba 4-cabos 0 0 5 10 15 20 25 30

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 1 INTRODUÇÃO À MAQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE PROF.: KAIO DUTRA Instalações Internas de Transporte e Máquinas de Elevação Máquinas de elevação e transporte são

Leia mais

Substitua o jeitinho e o improviso.

Substitua o jeitinho e o improviso. MachMetals acessórios para empilhadeiras, movimentação e elevação e cargas Substitua o jeitinho e o improviso. Invista na segurança e ganhe mais dinheiro e tranquilidade. Transforme sua empilhadeira motorizada

Leia mais

TKA 420N. Comprimento de Lança 32,5m + 20,7m da JIB = 53,2. Esta foto é meramente ilustrativa.

TKA 420N. Comprimento de Lança 32,5m + 20,7m da JIB = 53,2. Esta foto é meramente ilustrativa. Comprimento de Lança 32,5m + 20,7m da JIB = 53,2 Esta foto é meramente ilustrativa. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS O TKA 420N possui Single-Top, que permite a utilização do guincho auxiliar na lança principal,

Leia mais

SUMÁRIO. Agradecimento... pg Introdução... pg Objetivo... pg Definição... pg Histórico... pg. 09

SUMÁRIO. Agradecimento... pg Introdução... pg Objetivo... pg Definição... pg Histórico... pg. 09 Guindastes Albertino Alves dos Santos 201160. Ana Laura Costa 204510. Andressa Silva de Carvalho 203432. Celso H. Scachante 203117. Dieison Teixeira Soares 199078. Gilmar Neves Dos Santos Junior 204642.

Leia mais

TR-250M. CAPACIDADE DO GUINDASTE kg a 2,5 m

TR-250M. CAPACIDADE DO GUINDASTE kg a 2,5 m TADANO GUINDASTE HIDRÁULICO SOBRE RODAS CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÕES N.º TR-250M-5-00104/P-05 TR-250M DADOS GERAIS CAPACIDADE DO GUINDASTE 25.000 kg a 2,5 m LANÇA 4 seções, 9,5 m - 30,5 m DIMENSÕES GERAIS

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 4 E 5 POLIAS E TAMBORES

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 4 E 5 POLIAS E TAMBORES MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 4 E 5 POLIAS E TAMBORES PROF.: KAIO DUTRA Polias As polias podem ser fabricadas nos dois tipos: Móveis: Movimentam-se com o movimento da carga, normalmente usada

Leia mais

Sistema de movimentação e transporte

Sistema de movimentação e transporte Sistema de movimentação e transporte Pórticos Bruno Baccine Carlos Henrique Mendes Igor Raffa Josuel Ribeiro Matheus Victorino Sampaio Matheus Kavano Theo Soliani Thiago Craveiro Jácomo Introdução Necessidade

Leia mais

Normativas Gerais da NR-18

Normativas Gerais da NR-18 Normativas Gerais da NR-18 18.12 - ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS 2 ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS - A transposição de pisos com diferença de nível superior a 40cm deve ser feita por meio de escadas ou rampas.

Leia mais

Guindaste sobre esteiras HS 8100 HD. ptbr

Guindaste sobre esteiras HS 8100 HD. ptbr Guindaste sobre esteiras HS 8100 HD ptbr HS 8004.02 Dimensões Máquina básica com carro inferior R 6375 2900 7600 3500 1950 1360 3400 1150 5360 2680 800 350 6450 4950 1220 1500 4950 R 4700 11910 operacional

Leia mais

WL 70 Carregadoras articuladas de rodas. A máquina potente: Carregadora sobre rodas WL 70

WL 70 Carregadoras articuladas de rodas. A máquina potente: Carregadora sobre rodas WL 70 WL 70 Carregadoras articuladas de rodas A máquina potente: Carregadora sobre rodas WL 70 Graças à mais recente tecnologia e de acordo com os atuais padrões de emissão, a WL 70 provê uma motorização extremamente

Leia mais

Batco Transportadores tubulares de correia e acessórios

Batco Transportadores tubulares de correia e acessórios Batco Transportadores tubulares de correia e acessórios Os transportadores tubulares de correia e os equipamentos Batco são robustos, porém são desenhados e projetados para proporcionar um manuseio suave

Leia mais

Andaimes. Seguindo as normas do NOR48, torna-se seguro, ganhando ainda facilidade de transporte e armazenagem.

Andaimes. Seguindo as normas do NOR48, torna-se seguro, ganhando ainda facilidade de transporte e armazenagem. Andaimes Com grande versatilidade em função da amplitude de sua plataforma de trabalho e da facilidade de montagem, o andaime é ideal para trabalhos em fachadas. Seguindo as normas do NOR48, torna-se seguro,

Leia mais

TKA 420EX. Comprimento de Lança 40,1m + 20,6m da JIB = 60,7. Esta foto é meramente ilustrativa.

TKA 420EX. Comprimento de Lança 40,1m + 20,6m da JIB = 60,7. Esta foto é meramente ilustrativa. Comprimento de Lança 40,1m + 20,6m da JIB = 60,7 Esta foto é meramente ilustrativa. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS O TKA 420EX possui Single-Top, que permite a utilização do guincho auxiliar na lança principal,

Leia mais

ELEVADORES MECAN PARA MATERIAIS OU PASSAGEIROS

ELEVADORES MECAN PARA MATERIAIS OU PASSAGEIROS ELEVADOR UM SISTEMA MECAN DE ELEVADOR E CABINA FECHADA OU SEMIFECHADA PARA O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS OU MATERIAIS EM CANTEIRO DE OBRAS EQUIPADO COM FREIO DE SEGURANÇA AUTOMÁTICO E MANUAL TIPO CUNHA ELEVADORES

Leia mais

Plano de Aula - NR Horas/Aula

Plano de Aula - NR Horas/Aula Plano de Aula - NR 11 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Capítulo 2 - Conceitos de Segurança no Trabalho 1. Introdução... 23 1.1. Um Pouco de História... 26 1.1.1. Guindastes na Grécia...

Leia mais

RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE DE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE PARA A PROVA B1

RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE DE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE PARA A PROVA B1 RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE DE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSORTE ARA A ROVA B a) Qual é a classe de utilização, estado de carga e grupo da estrutura? Estrutura: ponte rolante para pátio de sucata ou ponte rolante

Leia mais

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais:

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Segurança: 01 Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I.): Ref.: NR-06 Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Botas; Óculos;

Leia mais

w w w. g u i n d a s t e c. c o m. b r

w w w. g u i n d a s t e c. c o m. b r 1 DADOS Eixo 1 2 3 4 5 6 Peso total t 12 12 12 12 12 12 72 capacidade de içaento do oitão Nº. de roldanas peso linhas de cabo carga possível co guindaste* 200 t 160 t 125 t 80 t 32 t 12 t requer roldana

Leia mais

Seleção do chassi auxiliar e fixação. Descrição. Recomendações

Seleção do chassi auxiliar e fixação. Descrição. Recomendações Descrição Descrição A estrutura do chassi, o chassi auxiliar e o reforço se interagem para aguentarem todos os tipos de tensões possíveis durante a operação. O dimensionamento e modelo do chassi auxiliar,

Leia mais

Sistemas de Movimentação e Transporte

Sistemas de Movimentação e Transporte Sistemas de Movimentação e Transporte Saulo M.B Miranda RA: 200984 Eduardo Bregagnoli RA: 199308 Rodrigo de Poli RA: 200367 Kevin D. M. Gimenez RA: 200063 Dienesio Pereira de Oliveira RA: 200674 Pórticos

Leia mais

NR 11 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

NR 11 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6451 - NR 11 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1. Introdução......23 1.1. Um Pouco de História......26 1.1.1. Guindastes na Grécia......26 1.1.2. Guindastes no Império

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 8 ACIONAMENTO E MECANISMOS DE ELEVAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Acionamento Manual e Alavanca de Comando Um acionamento manual pode ser empregado em mecanismos de baixa

Leia mais

Cabine. Pontos fortes: Excelente visibilidade Cabine ampla e confortável Ergonômica Vários itens de série. Chassi:

Cabine. Pontos fortes: Excelente visibilidade Cabine ampla e confortável Ergonômica Vários itens de série. Chassi: Cabine A cabine da RK 406 foi concebida dentro do conceito o máximo para o operador, seg padrões de segurança, conforto e grande visibilidade frontal e lateral, facilitando a ope Conforme o ambiente de

Leia mais

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 69, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2008: EMENTA: Código TIPI: 1602.50.00 Mercadoria: Preparação alimentícia pronta para o consumo humano, à base de feijão

Leia mais

fundamentos e aplicações

fundamentos e aplicações ATIVIDADES PRELIMINARES Preparação dos materiais Transporte dos materiais EXECUÇÃO PROPRIAMENTE DITA Preparação das fôrmas Colocação do Cura do Desmoldagem ATIVIDADES POSTERIORES Transporte interno Acabamentos

Leia mais

PK Lifetime excellence. geometria perfeita de movimentos E

PK Lifetime excellence. geometria perfeita de movimentos E PK 100002 Lifetime excellence geometria perfeita de movimentos E PRECISÃO EM GRANDES ALTURAS. O GUINDASTE QUE ESTABELECEU UM NOVO PADRÃO EM SUA CATEGORIA 1 2 3 baixo PESO ESTRUTURAL DEVIDO AO USO DE AÇOS

Leia mais

Gama Igo e Igo M. Vários estaleiros, uma solução

Gama Igo e Igo M. Vários estaleiros, uma solução Gama Igo e Igo M Vários estaleiros, uma solução A Gama Igo - Igo M Projeto realizado pelo Centro de Excelência Potain Design facilmente identificável: Mastro exclusivo Potain (octogonal) 100% de guindastes

Leia mais

Guindaste sobre esteiras HS 8300 HD. ptbr HS

Guindaste sobre esteiras HS 8300 HD. ptbr HS Guindaste sobre esteiras HS 8300 HD ptbr HS 8008.01 Dimensões Máquina básica com carro inferior R 10950 3665 13300 3980 3620 2390 2180 5950 2200 7915 9545 3855 3030 1200 6900 8250 640 21650 R 7835 operacional

Leia mais

Dados Técnicos Guindaste sobre esteiras HS 8300 HD

Dados Técnicos Guindaste sobre esteiras HS 8300 HD Dados Técnicos Guindaste sobre esteiras HS 8300 HD Dimensões Máquina básica com carro inferior R 10950 3655 13300 3980 3620 2390 2180 5950 2200 7915 9545 3855 3030 1200 6900 8250 640 21650 R 7835 operacional

Leia mais

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS OBJETIVO Estabelecer condições para o correto manuseio, transporte e armazenamento de bobinas de cabos elétricos, com o objetivo

Leia mais

Portos & Terminais.

Portos & Terminais. 2017 C u r s o s Portos & Terminais Gestão e Operações de Terminal de Contentores 5 dias Este curso foi desenvolvido para supervisores e gerentes operacionais de (suporte) departamentos de terminais de

Leia mais

SUA PRODUTIVIDADE GANHA FORÇA COM A SANTAL.

SUA PRODUTIVIDADE GANHA FORÇA COM A SANTAL. SANTAL.COM.BR ALTA RESISTÊNCIA, LEVEZA E DURABILIDADE. SUA PRODUTIVIDADE GANHA FORÇA COM A SANTAL. MAIOR RESISTÊNCIA, MENOS PESO A qualidade do projeto e dos materiais utilizados na fabricação do VT Santal

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011 DOU de 24/01/2011 (nº 16, Seção 1, pág. 100) Altera a Norma Regulamentadora nº 18. A SECRETÁRIA

Leia mais

ANEXO I Pontos de ancoragem para amarração da carga em veículos para o transporte de carga. Requisitos e Ensaio 1. OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO Este

ANEXO I Pontos de ancoragem para amarração da carga em veículos para o transporte de carga. Requisitos e Ensaio 1. OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO Este ANEXO I Pontos de ancoragem para amarração da carga em veículos para o transporte de carga. Requisitos e Ensaio 1. OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO Este anexo especifica os requisitos mínimos e os métodos de

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. ANEXO I (Incluído pela Portaria SIT n.º 15, de 03 de julho de 2007)

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. ANEXO I (Incluído pela Portaria SIT n.º 15, de 03 de julho de 2007) NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO ANEXO I (Incluído pela Portaria SIT n.º 15, de 03 de julho de 2007) ANEXO IV PLATAFORMAS DE TRABALHO AÉREO (Alterado pela Portaria

Leia mais

ADEQUAÇÃO DE PONTES ROLANTES PARA NORMA REGULAMENTADORA NR-12

ADEQUAÇÃO DE PONTES ROLANTES PARA NORMA REGULAMENTADORA NR-12 ADEQUAÇÃO DE PONTES ROLANTES PARA NORMA REGULAMENTADORA NR-12 INFORMAÇÕES SOBRE A NR-12 Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção

Leia mais

Movimentação de cargas

Movimentação de cargas ESCOLA DA MOVIMENTAÇÃO Movimentação de cargas de A a Z ESCOLA DA MOVIMENTAÇÃO Movimentação de cargas de A a Z 1ª Edição Copyright 2017 Gustavo Cassiolato 1ª Edição 2017. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Relatório de inspeção

Relatório de inspeção Relatório de inspeção Máquinas pesadas Máquina Data 30/10/2017 Empresa ANDRADE GUTIERREZ Local RIO DE JANEIRO - OUT 2017 Técnico Marcus Lacerda Informações do equipamento ID / Frota ELEFANTE Tipo CAMINHÃO

Leia mais

WL 32 Carregadoras articuladas de rodas. Potente e compacto - WL 32

WL 32 Carregadoras articuladas de rodas. Potente e compacto - WL 32 WL 32 Carregadoras articuladas de rodas Potente e compacto - WL 32 Graças especialmente a sua largura reduzida, a WL 32 fornece resultados de primeira classe mesmo em áreas estreitas. O teto rebaixado

Leia mais

WL 60 Carregadoras articuladas de rodas. O protagonista mais valioso e eficiente: Carregadora de rodas WL 60

WL 60 Carregadoras articuladas de rodas. O protagonista mais valioso e eficiente: Carregadora de rodas WL 60 WL 60 Carregadoras articuladas de rodas O protagonista mais valioso e eficiente: Carregadora de rodas WL 60 A eficiência da WL 60 é imbatível: Graças ao opcional sistema sensor de carga controlado por

Leia mais

Itens de série Ar condicionado. Cabine com sistema motorizado de deslizamento. Visor multifuncional em cores e tela de 86 x115 mm no sistema de controle do momento de carga, e com funções adicionais como

Leia mais

CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2014

CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2014 CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2014 FICHA TÉCNICA Carroceria / motorização: Construção: Fabricação: Chevrolet S10 Cabine Simples Flexpower Picape, 2 ou 3 ocupantes (dependendo da versão), 2

Leia mais

EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons Equipamentos de Transporte Classificados

Leia mais

NR 18. Segurança na Construção Civil

NR 18. Segurança na Construção Civil NR 18 Segurança na Construção Civil Tópicos da NR 18 Objetivo e Campo de Aplicação Comunicação Prévia Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT Áreas de Vivência

Leia mais

A N O S l i d e r a n d o m e r c a d o e m e s t r u t u r a s

A N O S l i d e r a n d o m e r c a d o e m e s t r u t u r a s SEGURANÇA TECNOLOGIA PRODUTIVIDADE HÁ MAIS DE 10 A N O S l i d e r a n d o o m e r c a d o e m e s t r u t u r a s p a r a t r a b a l h o e m a l t u r a CATÁLOGO Julho - 2018 LINHA DE PRODUTOS ANDAIME

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 TEXTO APROVADO EM REUNIÃO DO CPN de 07/10/2010. ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com

Leia mais

FASES INICIAIS DA CONSTRUÇÃO

FASES INICIAIS DA CONSTRUÇÃO CAP. IX FASES INICIAIS DA 1. CONCURSOS 1 CONCURSO - TIPOS -CONCURSO PÚBLICO -CONVITE LIMITADO -ADJUDICAÇÃO DIRECTA CONCURSO - TIPOS CONCURSO PÚBLICO POR FASES: -PRÉ-QUALIFICAÇÃO -SELECÇÃO DE 2 -NEGOCIAÇÃO

Leia mais

PR O OO OONTOS TRABALHAR. Guindastes todo-terreno de 5 eixos Demag

PR O OO OONTOS TRABALHAR. Guindastes todo-terreno de 5 eixos Demag PR O OO OONTOS PARA TRABALHAR Guindastes todo-terreno de 5 eixos Demag Aproveitam sua máxima capacidade de içamento O sistema de controle IC-1 Plus agrega mais valor ao seu guindaste, pois aumenta sua

Leia mais

A tecnologia encontra a tradição.

A tecnologia encontra a tradição. A tecnologia encontra a tradição. A TECNOTEXTIL orgulha-se em anunciar que agora é distribuidora oficial da linha de Talhas e Equipamentos Little Mule, marca pertencente ao Grupo Columbus McKinnon Corporation,

Leia mais

ADEQUAÇÃO DE PONTES ROLANTES PARA NORMA REGULAMENTADORA NR-12

ADEQUAÇÃO DE PONTES ROLANTES PARA NORMA REGULAMENTADORA NR-12 ADEQUAÇÃO DE PONTES ROLANTES PARA NORMA REGULAMENTADORA NR-12 INFORMAÇÕES SOBRE A NR-12 Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção

Leia mais

SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO PORTARIA SSST N. 20, DE 17 DE ABRIL DE 1998 Altera dispositivos da NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA

Leia mais

NR-12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS ANEXO XII

NR-12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS ANEXO XII NR-12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS ANEXO XII EQUIPAMENTOS DE GUINDAR PARA ELEVAÇÃO DE PESSOAS E REALIZAÇÃO DE TRABALHO EM ALTURA (Inserido pela Portaria SIT n.º 293, de 08 de dezembro

Leia mais

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral I

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral I Lista de exercícios 4 Mecânica Geral I 5.9. Desenhe o diagrama de corpo livre da barra, que possui uma espessura desprezível e pontos de contato lisos em A, B e C. Explique o significado de cada força

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ FACULDADE DE ENGENHARIA ÊNFASE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ FACULDADE DE ENGENHARIA ÊNFASE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ FACULDADE DE ENGENHARIA ÊNFASE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA Disciplina:Transmissão de Energia Elétrica II TIPOS DE ESTRUTURAS Alunos: Bruno Rene Silva Mota Camila

Leia mais

WL 52 Carregadoras articuladas de rodas. A carregadora clássica dos canteiros de obras: WL 52

WL 52 Carregadoras articuladas de rodas. A carregadora clássica dos canteiros de obras: WL 52 WL 52 Carregadoras articuladas de rodas A carregadora clássica dos canteiros de obras: WL 52 A WL 52 que não pode faltar em um canteiro de obras profissional. Além do potente sistema hidráulico, ela oferece

Leia mais

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento Generalidades Generalidades Há tipos diferentes de estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento. Eles incluem especificamente: Estabilidade de rolamento na condução Estabilidade

Leia mais

PK EH O SISTEMA DE GIRO INFINITO AUMENTA A EFICIÊNCIA DO GUINDASTE DURANTE TODO O SEU CICLO DE VIDA

PK EH O SISTEMA DE GIRO INFINITO AUMENTA A EFICIÊNCIA DO GUINDASTE DURANTE TODO O SEU CICLO DE VIDA PK 63002 EH O SISTEMA DE GIRO INFINITO AUMENTA A EFICIÊNCIA DO GUINDASTE DURANTE TODO O SEU CICLO DE VIDA LONGOS ALCANCES E PRECISÃO Maior eficiência e agilidade devido ao sistema de giro infinito Conforto

Leia mais

DESCRIÇÃO. Sistema Telescópico Pneumático ou Hidráulico para Telecadeiras Telecabines e Afins

DESCRIÇÃO. Sistema Telescópico Pneumático ou Hidráulico para Telecadeiras Telecabines e Afins DESCRIÇÃO Sistema Telescópico Pneumático ou Hidráulico para Telecadeiras Telecabines e Afins [001] A invenção diz respeito à inserção de um sistema telescópico pneumático ou hidráulico nas torres de suporte

Leia mais

CESTO AÉREO DE FIBRA TRABALHO SEGURO NAS ALTURAS: ATENDE COMPLETAMENTE AS EXIGÊNCIAS DO ANEXO XII DA NR12

CESTO AÉREO DE FIBRA TRABALHO SEGURO NAS ALTURAS: ATENDE COMPLETAMENTE AS EXIGÊNCIAS DO ANEXO XII DA NR12 CESTO AÉREO DE FIBRA TRABALHO SEGURO NAS ALTURAS: ATENDE COMPLETAMENTE AS EXIGÊNCIAS DO ANEXO XII DA NR1 O EQUIPAMENTO 3 EM 1 ELEVA, MOVIMENTA E CARREGA Benefícios Nivelamento automático ativo Mais estabilidade

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 9 MECANISMOS DE TRANSLAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Mecanismos de Translação Estes mecanismos são responsáveis pela locomoção do equipamento em trabalho, e podem ser classificados

Leia mais

CRANE. DICAS Fatores de projeto para acessórios de movimentação de cargas. PROJETO Petrobras avalia novo modelo de plataformas para o Pré-Sal

CRANE. DICAS Fatores de projeto para acessórios de movimentação de cargas. PROJETO Petrobras avalia novo modelo de plataformas para o Pré-Sal Nº 24 ANO iv R$ 25,00 hdmagazine.com.br uma publicação DICAS Fatores de projeto para acessórios de movimentação de cargas ANO V N O 47 R$ 25,00 CRANE BRASIL manuseio, movimentação e TRANSPORTE de cargas

Leia mais

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria SIT n.º 56, de 17

Leia mais

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral I

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral I Lista de exercícios 4 Mecânica Geral I 5.13. Determine as componentes horizontal e vertical da reação em C e a tração desenvolvida no cabo BC usado para sustentar a treliça. 5.21. Determine as componentes

Leia mais

NORMA TÉCNICA WM-PR-806

NORMA TÉCNICA WM-PR-806 TÍTULO ORIGEM ELABORAÇÃO TRADUÇÃO PALAVRAS-CHAVE IÇAMENTO, TOMBAMENTO, AMARRAÇÃO E TRANSPORTE EM VEÍCULOS RODOVIÁRIOS DE TANQUES CRIOGÊNICOS ESTACIONÁRIOS Instalação de Gases Luiz Pedruzzi APROVAÇÃO Tanque

Leia mais

PLANOS AUXILIARES DE MANUTENÇÃO PLANEJAMENTO RIGGER

PLANOS AUXILIARES DE MANUTENÇÃO PLANEJAMENTO RIGGER PLANOS AUXILIARES DE MANUTENÇÃO PLANEJAMENTO RIGGER Hiago Areno Senra Alves 1 ; Larissa Pinho Coelho Nunes 2 ; Marcelo Jorge Silva 3 ; Thales D Érico Rosa 4 ; Ítalo de Almeida Coutinho 5 Centro Universitário

Leia mais

Com a gente, sua obra rende mais

Com a gente, sua obra rende mais Linha de Vida Minigrua Carrinho de Bloco Proteção Periférica Plataforma de Descarga Sistemas para Escoramento Plataforma Cremalheira Torre Multiuso Com a gente, sua obra rende mais Com a gente, sua obra

Leia mais

É hora de conhecer mais de perto o que podemos oferecer para você! RESERVATÓRIOS

É hora de conhecer mais de perto o que podemos oferecer para você! RESERVATÓRIOS É hora de conhecer mais de perto o que podemos oferecer para você! RESERVATÓRIOS Localizada em Cedral SP, conta com área própria de 145.200 m² às margens da Rodovia Washington Luis, km 418 disponibilizando

Leia mais

CÓDIGO VERSÃO DATA DA APROVAÇÃO USO EXCLUSIVO DA GPES PÁG. DE NT-010A 02 26/06/2019 NOTA TÉCNICA 1 7 CARGAS E ESTRUTURAS

CÓDIGO VERSÃO DATA DA APROVAÇÃO USO EXCLUSIVO DA GPES PÁG. DE NT-010A 02 26/06/2019 NOTA TÉCNICA 1 7 CARGAS E ESTRUTURAS NT-010A 02 26/06/2019 NOTA TÉCNICA 1 7 1. OBJETIVO Esta nota técnica tem o objetivo de apresentar as exigências técnicas referentes aos estudos, aos projetos e às especificações de equipamentos de cargas

Leia mais

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS Ref: NOVO-5034 Ref: NOVO-10178 Preço: 207,240 Preço: 3.814,800 elevadora de tesoura elétrica de 2.000 kg com cómoda... Ref: NOVO-5035 Ref: NOVO-10188 Preço: 271,920 Preço: 3.946,800 elevadora de tesoura

Leia mais

SOLUÇÕES PARA ADEQUAÇÃO À NORMA NR-12 EM PONTES ROLANTES, PÓRTICOS E TALHAS

SOLUÇÕES PARA ADEQUAÇÃO À NORMA NR-12 EM PONTES ROLANTES, PÓRTICOS E TALHAS SOLUÇÕES PARA ADEQUAÇÃO À NORMA NR-12 EM PONTES ROLANTES, PÓRTICOS E TALHAS INFORMAÇÕES SOBRE A NR-12 Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas

Leia mais

Empresa. primeira classe. Grupo Sany. Sany Indústria do Brasil INTRODUÇÃO SOBRE A EMPRESA GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC800S

Empresa. primeira classe. Grupo Sany. Sany Indústria do Brasil INTRODUÇÃO SOBRE A EMPRESA GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC800S 2 GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC800S INTRODUÇÃO SOBRE A EMPRESA Empresa Grupo Sany de primeira classe Fundado em 1989 em Changsha, na China, o Grupo Sany dedica-se à produção de máquinas pesadas, tendo como

Leia mais

PORTARIA N.º 293 DE 08 DE DEZEMBRO DE 2011

PORTARIA N.º 293 DE 08 DE DEZEMBRO DE 2011 PORTARIA N.º 293 DE 08 DE DEZEMBRO DE 2011 Insere o Anexo XII na Norma Regulamentadora n.º 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos). A SECRETÁRIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO, no uso das atribuições

Leia mais

CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2015

CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2015 CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2015 FICHA TÉCNICA Carroceria / motorização: Construção: Fabricação: Chevrolet S10 Cabine Simples Flexpower Picape, 2 portas, 2 ou 3 ocupantes (dependendo da

Leia mais

A Lavrita, desde 1974, atua nas áreas de Engenharia, Indústria e Prestação de Serviços.

A Lavrita, desde 1974, atua nas áreas de Engenharia, Indústria e Prestação de Serviços. A Lavrita, desde 1974, atua nas áreas de Engenharia, Indústria e Prestação de Serviços. Através da sua Divisão de Engenharia de Equipamentos Especiais para Linha Ambiental, apresenta soluções tecnológicas

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 10 PONTES DE PÓRTICOS ROLANTES PROF.: KAIO DUTRA Das máquinas de levantamento, é a de maior aplicação na indústria, permitindo deslocamentos verticais e horizontais

Leia mais

GUINCHO. Nacional 100% CUSTOMIZADO. Manutenção & Atendimento Personalizado. Projetos Customizados. Certificado ISO 9001:2008

GUINCHO. Nacional 100% CUSTOMIZADO.  Manutenção & Atendimento Personalizado. Projetos Customizados. Certificado ISO 9001:2008 GUINCHO CUSTOMIZADO 100% Nacional Principais Características: Capacidade de elevação de carga conforme ABNT: 250 Kg Comprimento máximo do cabo: 110.000 mm Velocidade 10.000 mm/min Potência do motor:- 3,0

Leia mais

> Guindastes leves, seguros e eficientes para o manuseio de cargas de até 2000kg.

> Guindastes leves, seguros e eficientes para o manuseio de cargas de até 2000kg. > A MKS Marksell FEITA NO BRASIL, PARA O MUNDO. A MKS Marksell é uma empresa 100% Brasileira, pioneira e líder no segmento de equipamentos para movimentação de carga e pessoas desde 1983. Instalada em

Leia mais

Insere o Anexo XII na Norma Regulamentadora nº 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos).

Insere o Anexo XII na Norma Regulamentadora nº 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos). Portaria SIT nº 293, de 08.12.2011 - DOU 1 de 09.12.2011 Trabalhista - Inserido o Anexo XII na Norma Regulamentadora sobre Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (NR 12) Foi inserido o Anexo

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N.º 293 DE 08 DE DEZEMBRO DE 2011 (D.O.U. de 09/12/2011 - Seção 1 págs. 131 a 134) Insere o Anexo XII na Norma Regulamentadora

Leia mais

Profº Carlos Alberto

Profº Carlos Alberto Equilíbrio Estático Disciplina: Mecânica Básica Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: As condições que devem ser atendidas para um corpo ou uma estrutura

Leia mais

Projeto de vigas de rolamento para pontes rolantes. Curso de Projeto e Cálculo de Estruturas metálicas

Projeto de vigas de rolamento para pontes rolantes. Curso de Projeto e Cálculo de Estruturas metálicas Projeto de vigas de rolamento para pontes rolantes Curso de Projeto e Cálculo de Estruturas metálicas Partes de uma ponte rolante Conduítes Cabo Trole Polia Amortecedor Viga da Ponte Trilho do trole Stop

Leia mais

11.1. Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

11.1. Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS (111.000-4) Alterado pela Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 - D.O.U 06/07/78 Alterado pela Portaria SIT n.º 56, de 17 de

Leia mais

TORRES DE ILUMINAÇÃO

TORRES DE ILUMINAÇÃO TORRES DE ILUMINAÇÃO MONO 55S-HA / MONO 55S-MH CARACTERISTICAS Altura máxima de 5,5 metros Mastro telescópico em aço inoxidável Estabilizadores reguláveis em altura Estabilidade com ventos de 80 km/h Guincho

Leia mais