Sistemas de Movimentação e Transporte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas de Movimentação e Transporte"

Transcrição

1 Sistemas de Movimentação e Transporte

2 Saulo M.B Miranda RA: Eduardo Bregagnoli RA: Rodrigo de Poli RA: Kevin D. M. Gimenez RA: Dienesio Pereira de Oliveira RA:

3 Pórticos Tem essa nomenclatura por ser parecido com os pórticos oriundos da arquitetura tradicional grega. Os pórticos arquitetônicos podem ser encontrados nas entradas de edifícios, templos e palácios e até mesmo em cidades. Em projetos de engenharia essa estrutura é capaz de suportar por padrão, objetos e materiais de até 100 toneladas a uma elevação de 12 metros, podendo ser produzido sob medida de acordo com uma necessidade específica.

4 Para que serve o Pórticos O pórtico rolante geralmente é utilizado em áreas abertas, mas o seu uso em ambientes fechados também é muito comum. Serve para elevar e movimentar cargas em locais onde a utilização de outras estruturas como guindastes não é viável. O pórtico rolante é uma excelente opção para ambientes onde não há estrutura adequada e substitui as pontes rolantes. É usado geralmente em usinas hidrelétricas, fábricas, metalúrgicas, construções civis, mineradoras, portos e demais ambientes que necessitem de manuseio e deslocamento de grandes materiais. Sua grande vantagem esta na sua estrutura que já se apresenta disponível para uso, dispensando fundações, colunas de sustentação e vigas de apoio. Além de ser prático, investir num pórtico rolante é bem menos oneroso se comparado com outras estruturas de movimentação e deslocamento.

5 Esses equipamentos podem ser elétricos ou movidos de maneira manual e sua utilização pode ser benéfica em vários sentidos como: Redução de custo de mão de obra; Redução de custo de materiais; Redução de custo de despesas gerais; Aumento na capacidade produtiva Aumento de produção; Aumento da capacidade de estoque; Melhoria na circulação

6 Informações adicionais NBR 7195 Cores para segurança Objetivo: Esta Norma fixa as cores que devem ser usadas para prevenção de acidentes, empregadas para identificar e advertir contra riscos. l) Equipamentos de transporte e movimentação de materiais, como empilhadeiras, tratores, pontes rolantes, pórticos, guindastes, vagões e vagonetes de uso industrial, reboques, etc., inclusive suas cabines, caçambas e torres;

7 Tipos de Pórticos Rolantes Dependendo do nível de cargas a movimentar, os pórticos, serão construídos por: Perfis laminados standarizados. Vigas Caixão Quanto ao número de vigas, os pórticos podem ser classificados como: Pórticos Monoviga Pórticos Biviga Relativamente à forma como se movem: Eléctrico(sobre carris) Manual(com rodas) Hidráulico Pneumático

8 Pórticos com perfil laminado Este modelo de pórtico é indicado para realizar serviços leves e médios. São fabricados em viga perfil I. Este tipo de vigas nos pórticos, são dimensionadas para suportar capacidades de 1 a 20 tonelada, vãos de até 25metros.

9 Pórticos Vigas Caixão Tal como os pórticos com a viga com perfil laminado I, os pórticos com vigas do tipo caixão são indicado para realizar serviços leves a médios. Estas vigas diferem das referidas anteriormente, pois tal como o nome indica, são vigas do tipo caixa, e suportam até 30 toneladas.

10 O pórtico monoviga é fabricado com uma viga única principal, podendo essa ser viga caixão ou perfil I. Cargas médias. Com capacidade de carga até 20 toneladas. Vão até 25 metros. Pórticos Monoviga

11 Pórticos Biviga Este modelo de pórtico é fabricado com duas vigas soldadas do tipo caixão. As vigas de carga são montadas nas extremidades sobre pernas metálicas de construção tipo caixão, que por sua vez, são apoiadas sobre um par de cabeceiras. Todos os pórticos dupla viga ou biviga, recebem uma plataforma de manutenção ao longo de uma das vigas de carga. Com capacidade de carga até 180 toneladas. Vão até 50 metros

12 Semi-pórtico O semi-pórtico, possui apenas um lado com colunas e na outra extremidade, a parte superior é sustentada por uma viga, que geralmente se encontra apoiada na parte superior de um edifício ou armazém. Tal como o pórtico, o semi-pórtico pode ser também monoviga, ou biviga.

13 Semi Pórtico Monoviga Manipulação de cargas no mesmo espaço sem interferir com outros meios de elevação. É ideal para espaços interiores fora da esquadria Com capacidade de carga até 16 toneladas Vão até 30 metros.

14 Com soluções para manipulação de cargas no mesmo espaço sem interferir com outros meios de elevação. Para capacidades de carga elevadas Indicado para grandes áreas de trabalho exteriores. Semi-Pórtico Biviga

15 Pórtico Elétrico (sobre carris) Em locais onde é possível investir na adequação do piso para a instalação de um trilho, o pórtico elétrico é a melhor opção. Os pórticos sobre carris deslocam sobre um caminho de rolamentos por meio de patas de apoio.

16 Pórtico Manual (com rodas) Em locais alugados ou com alguma limitação quanto a alterações na estrutura, o pórtico rolante manual (que possui rodas) é o mais indicado.

17 Pórticos rolantes hidráulicos são formas eficientes para levantar e posicionar cargas pesadas. Quando usados em um sistemas de trilhos, este tipo de pórtico, também proporcionam uma forma de movimentação e posicionamento de cargas pesadas. Pórtico Hidráulico

18 Componentes principais A estrutura desse equipamento é constituída pelos seguintes componentes: Viga - A ponte rolante pode ter uma ou duas vigas (sendo assim denominada uni-viga ou dupla-viga), vigas estas que desloca o carro da talha;

19 Talha - A talha faz o movimento de elevação da carga. A mais comumente utilizada é a composta por cabo de aço, que apresenta maior durabilidade e resistência, usado para levantar o dispositivo de elevação ou o bloco de gancho.

20 Trole - Pode ser classificado com uma das partes mais importantes na estrutura de uma ponte rolante de qualidade, que ofereça agilidade e segurança no transporte de materiais. Resumidamente, esse equipamento é um tipo de carro mecânico, que é confeccionado por uma estrutura em aço carbono. Esse equipamento possui rolamentos em formatos de rodas, que são os responsáveis pela movimentação das talhas elétricas, após o içamento do material a ser transportado.

21 Rodízios - Os rodízios são peças fundamentais nesse processo, pois são elas quem possibilitam a movimentação do pórtico. A utilização dessa peça é essencial, e para um bom funcionamento do equipamento como um todo, é necessário que os rodízios sejam dimensionados seguindo parâmetros de segurança para evitar quedas, desgaste ou desapropriação de suas características originais.

22 Manutenção Tendo um papel fundamental dentro de empresas de diversos segmentos, os pórticos não podem ficar danificados, pois a impossibilidade de trabalhar com esse equipamento afeta todo o trabalho da empresa. Por conta disso, existe a assistência técnica de pórtico. Caso seja necessária a realização da manutenção de pórtico, é de extrema importância que seja contratada uma empresa especializada no segmento, assegurando que serão utilizados equipamentos adequados, manejados por profissionais qualificados.

23 Segurança nos Pórticos

24 NORMA REGULAMENTADORA 11 - NR 11 TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS Dentro do grupo de máquinas transportadoras pode-se encontrar a ponte rolante, a talha e o pórtico. Estes equipamentos são bastante utilizados nas indústrias metalúrgica, metalmecânica, cimento e de pré-moldados, centros de distribuição de aço, entre outras empresas e segmentos.

25 Atenções Especiais Deverá ser dada atenção aos cabos de aço, cordas, correntes, roldanas e ganchos que deverão ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se suas partes defeituosas. Além de assegurar que os prestadores de serviço realmente efetuem a substituição de peças defeituosas, pois, a qualquer momento pode ser necessário utilizar a ponte rolante, talha ou pórtico com sua carga máxima, é necessário que o treinamento proposto no artigo habilite o operador a avaliar constantemente os itens presentes no artigo avisando aos responsáveis imediatamente quando detectar algum item duvidoso.

26 A única forma de assegurar que o pórtico seja calculado e construída de maneira a oferecer as necessárias garantias de resistência e segurança é adquirir estes equipamentos de fornecedores que possuam pessoal técnico qualificado, registrado e que forneçam a ART Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao CREA do Estado onde o equipamento será instalado. Para garantir que o pórtico seja conservado em perfeitas condições de trabalho é necessário que o usuário encontre empresas prestadoras de serviço qualificadas, experientes e equipadas para atuar neste tipo de equipamento.

27 Operação Apenas um operador treinado pode operar o equipamento, ele deve ser devidamente treinado e habilitado, deve obter conhecimento técnico e funcional do equipamento. SEGURANÇA É UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS

28 Certificar que há espaço suficiente para movimentação da carga. Tomar cuidado especialmente onde há instalações de água, gás, elétricas, etc. Não passar com a carga sobre as pessoas e nem permitir que elas venham passar por baixo

29 Os pisos dos locais de trabalho onde se instalam máquinas e equipamentos devem ser vistoriados e limpos, sempre que apresentarem riscos provenientes de graxas, óleos e outras substâncias que os tornem escorregadios. ( / I1) As áreas de circulação e os espaços em torno de máquinas e equipamentos devem ser dimensionados de forma que o material, os trabalhadores e os transportadores mecanizados possam movimentar-se com segurança. ( / I1)

30

31

32

33

34

35 Aplicações Estaleiros Portos

36 Indústria aeronáutica Aplicações

37 Galpões Aplicações Áreas com pouco espaço

38

39

40

41 Curiosidades

42

43

44

45 Pórtico Rolante do Estaleiro Rio Grande

46 Conclusão O trabalho foi proveitoso no sentido de analisar questões de instalações, utilização e manutenção, uma vez que, quando os componentes forem montados, sempre levando em conta a segurança do mesmo. Em outras palavras, espera-se ter possibilitado uma compreensão abrangente, do que diz a respeito da alimentação de um estudo de caso, sobre uma possibilidade de conhecimento em manutenção e aplicação de Pórticos.

47 Bibliografia MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR 11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Portaria GM n , de 08 de junho de Portaria SIT n. 56, de 17 de julho de Portaria SIT n. 82, de 01 de junho de

Ponte Rolante. Sistemas de movimentação e transporte

Ponte Rolante. Sistemas de movimentação e transporte Ponte Rolante Sistemas de movimentação e transporte Elaboração: Alisson Henrique Harada Teixeira Bruno Heib Bértoli Igor Roberto Rocha Luis Fernando Rodrigues Viudes Patrick Oliveira dos Santos Thalles

Leia mais

PÓRTICOS. Orientação: Prof. Eng. Ms. Fernando Eguía Pereira Soares

PÓRTICOS. Orientação: Prof. Eng. Ms. Fernando Eguía Pereira Soares PÓRTICOS a Orientação: Prof. Eng. Ms. Fernando Eguía Pereira Soares Elaboração: Fabricio C., Gabriel S., Guilherme M., Lucas G., Kphefciana R., Mariana O., Raphael M., Ricardo A. Índice DEFINIÇÃO COMPONENTES

Leia mais

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS 11.1 Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. 11.1.1 Os

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL. PORTARIA Nº 505, DE 29 DE ABRIL DE 2016 (DOU de 02/05/2016 Seção I Pág. 91)

MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL. PORTARIA Nº 505, DE 29 DE ABRIL DE 2016 (DOU de 02/05/2016 Seção I Pág. 91) MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL PORTARIA Nº 505, DE 29 DE ABRIL DE 2016 (DOU de 02/05/2016 Seção I Pág. 91) Altera o Anexo I - Regulamento técnico de procedimentos para movimentação, armazenagem

Leia mais

CAMINHO DE ROLAMENTO PARA PONTES ROLANTES E PORTICOS ROLANTES CALC ENGENHARIA BONY ENGENHARIA

CAMINHO DE ROLAMENTO PARA PONTES ROLANTES E PORTICOS ROLANTES CALC ENGENHARIA BONY ENGENHARIA CAMINHO DE ROLAMENTO PARA PONTES ROLANTES E PORTICOS ROLANTES CALC ENGENHARIA BONY ENGENHARIA 1 Apresentação palestrante Eric Welington Feitoza de Moraes Engenheiro Mecânico e de Estruturas 18 (dezoito)

Leia mais

Segurança do Trabalho com Máquinas e Equipamentos. Thiago Freitas Engº Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho com Máquinas e Equipamentos. Thiago Freitas Engº Segurança do Trabalho Segurança do Trabalho com Máquinas e Equipamentos Thiago Freitas Engº Segurança do Trabalho Tem o objetivo de evitar que o trabalhador entre em contato com partes móveis da máquina. Definições Maquinas

Leia mais

Sistemas de Movimentação e Transportes

Sistemas de Movimentação e Transportes Sistemas de Movimentação e Transportes Pontes Rolantes Araçatuba 2018 Elaboração: Bruno Mendes Dias RA: 202944 Carlos Otuka RA: 204169 Danilo Fagá RA: 203832 Diego Silva RA: 197821 Geandro Jeferson RA:

Leia mais

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais:

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Segurança: 01 Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I.): Ref.: NR-06 Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Botas; Óculos;

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N. 56, DE 17 DE SETEMBRO DE 2003

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N. 56, DE 17 DE SETEMBRO DE 2003 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N. 56, DE 17 DE SETEMBRO DE 2003 Aprova e inclui na NR-11 o Regulamento Técnico de Procedimentos sobre Movimentação e Armazenagem

Leia mais

Sistema de movimentação e transporte

Sistema de movimentação e transporte Sistema de movimentação e transporte Pórticos Bruno Baccine Carlos Henrique Mendes Igor Raffa Josuel Ribeiro Matheus Victorino Sampaio Matheus Kavano Theo Soliani Thiago Craveiro Jácomo Introdução Necessidade

Leia mais

1. DESCRIÇÃO. LIMPA GRADES CODATO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DISPOSITIVO LIMPA GRADES E CARRO LIMPA GRADE.

1. DESCRIÇÃO. LIMPA GRADES CODATO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DISPOSITIVO LIMPA GRADES E CARRO LIMPA GRADE. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DISPOSITIVO LIMPA GRADES E CARRO LIMPA GRADE. 1. DESCRIÇÃO. Existem inúmeros tipos e modelos de equipamentos limpa grades no mercado, para que o cliente possa escolher. Mas é verdade

Leia mais

Qualidade e robustez aparente. Desde 1956 Movimentando Qualidade.

Qualidade e robustez aparente. Desde 1956 Movimentando Qualidade. Qualidade e robustez aparente. Desde 1956 Movimentando Qualidade. Fundada em 1956, a ZELOSO acompanhou o aumento da industrialização do país, com equipamentos hidráulicos para movimentação e força, desenvolvendo

Leia mais

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria SIT n.º 56, de 17

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 10 PONTES DE PÓRTICOS ROLANTES PROF.: KAIO DUTRA Das máquinas de levantamento, é a de maior aplicação na indústria, permitindo deslocamentos verticais e horizontais

Leia mais

#$%"&' ((() )* )+, - )* )+ ./01,22,0,2,0 4/! " +78,2,0

#$%&' ((() )* )+, - )* )+ ./01,22,0,2,0 4/!  +78,2,0 !" #$%"&' ((() )* )+, - )* )+./01,22,0,2,0 %'"3#' 4/! " 45/% 4/67 +78,2,0 1 EQUIPAMENTOS DE LEVANTAMENTO 1.1 INTRODUÇÃO Durante o período referente ao primeiro relatório, foi realizado um estudo direcionado

Leia mais

NR-12. Adaptação em pontes com talhas DEMAG TERRA E MAR. Tipo DC. Serviços FS 557364. terraemar.com.br. Representante Exclusivo

NR-12. Adaptação em pontes com talhas DEMAG TERRA E MAR. Tipo DC. Serviços FS 557364. terraemar.com.br. Representante Exclusivo FOLDER-01-V1 - Adequação NR10-12 TERRA E MAR NR-12 Adaptação em pontes com talhas DEMAG Tipo P Tipo DR Tipo DC FS 557364 TERRA E MAR CONCEITO O compromisso Demag com segurança visa levar em primeira mão

Leia mais

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Arranjo Físico e Instalações, Aspectos Ergonômicos, Sinalização, Procedimentos de Trabalho e Segurança e Capacitação Clarice I. Lorenzi Eng. de

Leia mais

Guindastes. Orientação Prof. Fernando Eguia

Guindastes. Orientação Prof. Fernando Eguia Guindastes Elaboração Allan Borges Caiqui Schemidt B. Zamaia Jander Dantas Ferreira Juan Miquéias Freire Alves Jéssica dos Santos Oliveira Kevin Rufino Gonçalves Orientação Prof. Fernando Eguia Guindastes

Leia mais

11.1. Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

11.1. Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS (111.000-4) Alterado pela Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 - D.O.U 06/07/78 Alterado pela Portaria SIT n.º 56, de 17 de

Leia mais

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE III TRANSPORTE E ELEVAÇÃO DE CARGAS

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE III TRANSPORTE E ELEVAÇÃO DE CARGAS MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE III TRANSPORTE E ELEVAÇÃO DE CARGAS Transporte Equipamentos de transporte Tipo Rodoviário Ferroviário Marítimo Vantagens Rapidez Entrega porta a porta Adequado para cargas mais

Leia mais

GUINCHO. Nacional 100% CUSTOMIZADO. Manutenção & Atendimento Personalizado. Projetos Customizados. Certificado ISO 9001:2008

GUINCHO. Nacional 100% CUSTOMIZADO.  Manutenção & Atendimento Personalizado. Projetos Customizados. Certificado ISO 9001:2008 GUINCHO CUSTOMIZADO 100% Nacional Principais Características: Capacidade de elevação de carga conforme ABNT: 250 Kg Comprimento máximo do cabo: 110.000 mm Velocidade 10.000 mm/min Potência do motor:- 3,0

Leia mais

POLITICA DA QUALIDADE

POLITICA DA QUALIDADE POLITICA DA QUALIDADE Fornecer soluções em engenharia de movimentação e elevação de cargas. que satisfaçam aos requisitos. melhorando continuamente nossos processos. produtos e serviços. QUEM SOMOS A Croácia

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES OBJETIVO Este anexo estabelece requisitos mínimos de segurança

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 1 INTRODUÇÃO À MAQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE PROF.: KAIO DUTRA Instalações Internas de Transporte e Máquinas de Elevação Máquinas de elevação e transporte são

Leia mais

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo Informações gerais sobre tratores Informações gerais sobre tratores Os tratores foram projetados para puxar semirreboques e são, portanto, equipados com uma quinta roda para possibilitar a fácil troca

Leia mais

Aula 14 Técnicas de Manutenção

Aula 14 Técnicas de Manutenção Ensaios Não Destrutivos END: De acordo com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos, ABENDE, os Ensaios Não Destrutivos (END) são definidos como testes para o controle da qualidade, realizados

Leia mais

Montagem das Estruturas Metálicas

Montagem das Estruturas Metálicas O uso do Aço na Arquitetura 1 Aluízio Fontana Margarido Montagem das Estruturas Metálicas Objetivo Apresentar métodos de montagem e a versatilidade que o aço permite ao ser utilizado na construção.9 Montagem

Leia mais

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS OBJETIVO Estabelecer condições para o correto manuseio, transporte e armazenamento de bobinas de cabos elétricos, com o objetivo

Leia mais

SOLUÇÕES PARA OS SETORES EÓLICO HIDRELÉTRICO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA USINAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

SOLUÇÕES PARA OS SETORES EÓLICO HIDRELÉTRICO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA USINAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL SOLUÇÕES PARA OS SETORES EÓLICO HIDRELÉTRICO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA USINAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL A CSM, fundada em 1979, destaca-se na fabricação de máquinas e equipamentos para construção

Leia mais

Problemas de logística em uma unidade fabril são gargalos na linha de produção e devem ser eliminados.

Problemas de logística em uma unidade fabril são gargalos na linha de produção e devem ser eliminados. APRESENTAÇÃO EMPRESA Problemas de logística em uma unidade fabril são gargalos na linha de produção e devem ser eliminados. A GICO SOLUÇÕES EM MOVIMENTAÇÃO está apta a desenvolver projetos para micro,

Leia mais

www.htgbrasil.com.br atendimento@htgbrasil.com.br

www.htgbrasil.com.br atendimento@htgbrasil.com.br SECCIONADORA HORIZONTAL A TECNOLOGIA QUE TRANSFORMA * Imagem meramente ilustrativa * Imagem meramente ilustrativa Hitech Group do Brasil Ltda. Rua Alfredo Jorge Rueckl, 585 - Serra Alta CEP: 89291-795

Leia mais

RÉGUA VIBRATÓRIA DUPLA

RÉGUA VIBRATÓRIA DUPLA Manual do Locatário RÉGUA VIBRATÓRIA DUPLA Instruções para Instalação, Operação e Manutenção CARIMBO DO ASSOCIADO 1 RÉGUA VIBRATÓRIA DUPLA As réguas vibratórias duplas são utilizadas para dar acabamento

Leia mais

Movimentar cargas de forma fácil

Movimentar cargas de forma fácil Hiab X-CL Movimentar cargas de forma fácil A ferramenta perfeita para uma grande variedade de trabalhos de movimentação de cargas. Fácil de operar e versátil. Depois de instalado no caminhão, tudo o que

Leia mais

Estantes para paletização sobre bases móveis

Estantes para paletização sobre bases móveis Estantes para paletização sobre bases móveis ESTANTES PARA PALETIZAÇÃO SOBRE BASES MÓVEIS BASES MÓVEIS Permite um aumento da capacidade do armazém, sem perder o acesso directo a cada palete PALETIZAÇÃO

Leia mais

Talha elétrica de corrente CLX DESEMPENHO COM O QUAL VOCÊ PODE CONTAR

Talha elétrica de corrente CLX DESEMPENHO COM O QUAL VOCÊ PODE CONTAR PONTES ROLANTES INDUSTRIAIS PONTES ROLANTES NUCLEARES PONTES ROLANTES PORTUÁRIAS EMPILHADEIRAS DE CARGAS PESADAS SERVIÇO SERVIÇO DE FERRAMENTAS PARA MÁQUINAS SISTEMAS DE ELEVAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRABALHO

Leia mais

A empresa Vastec Equipamentos Industriais Ltda foi fundada em 1970, e até hoje se mantém como uma empresa familiar, de capital próprio, e detentora de tecnologia própria, utilizando processos e materiais

Leia mais

Dimensões Em vista do largo campo de aplicação, os perfis de aço são fornecidos em três dimensões diferentes, cada uma com diferentes seções de cobre.

Dimensões Em vista do largo campo de aplicação, os perfis de aço são fornecidos em três dimensões diferentes, cada uma com diferentes seções de cobre. Dimensões Em vista do largo campo de aplicação, os perfis de aço são fornecidos em três dimensões diferentes, cada uma com diferentes seções de cobre. a) Barra condutora de aço com cabeça de cobre F 20

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ALIMENTADOR VIBRATÓRIO - ZL EQUIPAMENTOS.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ALIMENTADOR VIBRATÓRIO - ZL EQUIPAMENTOS. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ALIMENTADOR VIBRATÓRIO - ZL EQUIPAMENTOS. 1. DESCRIÇÃO. Os alimentadores vibratórios projetados e confeccionados, pela ZL Equipamentos, foram especialmente desenvolvidos para operar

Leia mais

EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS HYUNDAI

EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS HYUNDAI EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS HYUNDAI Modelo (padrão) :HBF20C-7/HBF25C-7/HBF30C-7 Capacidade de carga, kg (lb) :2.000(4.000) / 2.500(5.000) / 3.000(6.000) Velocidade (Descarregada), km/h (mph) :17(10,5) / 15,9(9,8)

Leia mais

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo

Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte. Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Critério de Desenvolvimento da Embalagem de Transporte Magda Cercan Junho/2013 São Paulo Magda Cercan Garcia Tecnôloga Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

SISTEMAS E SOLUÇÕES DE ARMAZENAGEM,

SISTEMAS E SOLUÇÕES DE ARMAZENAGEM, Nascida em 1999, trata-se de uma empresa moderna que vem atuando a quase 20 anos no mercado com equipamentos de última geração como Perfiladeiras automatizadas, Robôs de Solda, equipamentos de pintura

Leia mais

Sumário. Curta nossa página no facebook/w3-industria-metalurgica. Apresentação. Porta Pallet e Acessórios. Porta Pallet. Drive in / Drive Though

Sumário. Curta nossa página no facebook/w3-industria-metalurgica. Apresentação. Porta Pallet e Acessórios. Porta Pallet. Drive in / Drive Though Sumário Apresentação Porta Pallet e Acessórios Porta Pallet Drive in / Drive Though Mezaninos Estantes Divisórias Industriais Cantilever Porta Bobina Flow Rack Esteiras 3 4 5 6 7 8 9 10 10 11 11 Curta

Leia mais

TALHAS ELÉTRICAS DE CABO DE AÇO

TALHAS ELÉTRICAS DE CABO DE AÇO TALHAS ELÉTRICAS DE CABO DE AÇO Com uma reputação mundial de Qualidade Integral, as talhas elétricas Varese associam os mais avançados conceitos de engenharia com destaque especial na segurança e na versatilidade.

Leia mais

TEREX CRANES DEMONSTRARÁ NOVOS PRODUTOS E INOVAÇÕES NA BAUMA 2016

TEREX CRANES DEMONSTRARÁ NOVOS PRODUTOS E INOVAÇÕES NA BAUMA 2016 News Release Informações de contato: Terex Cranes Marketing Communication Tel. + 49 / 6332 83 1023 E-mail: news.cranes@terex.com TEREX CRANES DEMONSTRARÁ NOVOS PRODUTOS E INOVAÇÕES NA BAUMA 2016 MUNIQUE,

Leia mais

Portfólio armários deslizantes.

Portfólio armários deslizantes. Portfólio armários deslizantes. Apresentação Compromissados em fornecer móveis de altissima qualidade para escritórios, a Scrittori conta com as melhores linhas de serviços que incluem o fornecimento de

Leia mais

O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR

O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR 18 A evolução da fabricação e montagem de andaimes permitiu garantir maior eficiência nos canteiros de obras, aumentando o cuidado e preocupação do setor com a

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ROLLER 3-4

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ROLLER 3-4 ROLLER 3-4 TLV-0103 ROLLER 3-4 MANUAL DE UTILIZAÇÃO SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR! ROLLER 3-4 PARABÉNS, VOCÊ ACABA DE ADQUIRIR O SEU ROLLER 3-4! O dispositivo ROLLER 3-4, é ideal para a realização de movimentações

Leia mais

NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais Elaboração: Danilo Barbosa Gabriel N. Alcântara Lucas Badaró Luís Alberto Maicon Roberto Matheus de Souza Murilo Henrique Vinicius

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 8 ACIONAMENTO E MECANISMOS DE ELEVAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Acionamento Manual e Alavanca de Comando Um acionamento manual pode ser empregado em mecanismos de baixa

Leia mais

PLATAFORMAS PARA VENCER DESNÍVEIS DE ATÉ 2 OU ATÉ 4 METROS

PLATAFORMAS PARA VENCER DESNÍVEIS DE ATÉ 2 OU ATÉ 4 METROS PLATAFORMAS PARA VENCER DESNÍVEIS DE ATÉ 2 OU ATÉ 4 METROS PL220 Solução para vencer percursos de até 2 metros, com adequação de obra simplificada e curto prazo de fornecimento e instalação Sistema de

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Segurança e Saúde em Trabalhos em Altura

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Segurança e Saúde em Trabalhos em Altura Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Segurança e Saúde em Trabalhos em Altura Porque este assunto preocupa? Impacto dos Acidentes envolvendo Quedas - 40% das fatalidades

Leia mais

Normativas Gerais da NR-18

Normativas Gerais da NR-18 Normativas Gerais da NR-18 18.12 - ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS 2 ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS - A transposição de pisos com diferença de nível superior a 40cm deve ser feita por meio de escadas ou rampas.

Leia mais

Ponto de Ancoragem. Segurança de alta performace

Ponto de Ancoragem. Segurança de alta performace No setor de construção civil existem diversas normas de segurança e medicina do trabalho que são necessárias e imprescindíveis, entre elas uma em questão se destaca: Esta Norma Regulamentadora - NR 18

Leia mais

Seralts Comércio, Serviços e Treinamentos Ltda - ME

Seralts Comércio, Serviços e Treinamentos Ltda - ME Portfólio 2016 APRESENTAÇÃO Este Portfólio tem como objetivo, apresentar o perfil da Seralts a nossos Clientes, Parceiros e Colaboradores, a fim de facilitar nosso processo de Integração. Fundada em 2012,

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 TEXTO APROVADO EM REUNIÃO DO CPN de 07/10/2010. ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com

Leia mais

built build to ANDAIMES MP

built build to ANDAIMES MP uilt build to ANDAIMES ANDAIMES MP Andaime_Multidirecional MP 150 Empresa Projetos Produtos Andaimes e coberturas ANDAIME Multidirecional MP O sistema multidirecional MP é a solução moderna que reflete

Leia mais

Manual do Locatário ELEVADOR DE OBRA

Manual do Locatário ELEVADOR DE OBRA Manual do Locatário ELEVADOR DE OBRA Instruções para Instalação e Operação e Manutenção CARIMBO DO ASSOCIADO 1 ELEVADOR DE OBRA À CABO Antes de colocar o equipamento em funcionamento, leia atentamente

Leia mais

Curso à Distância em Manutenção de Edificações. Manutenção de elevadores

Curso à Distância em Manutenção de Edificações. Manutenção de elevadores Curso à Distância em Manutenção de Edificações Manutenção de elevadores - SUMÁRIO: 1 - Objetivo; 2 - Funcionamento dos elevadores; 2.1 - Introdução; 2.2 - Dispositivos de segurança; 2.3 - Tipos de elevadores

Leia mais

TROLES ARTICULADOS TABELA B. MODELOS MEDIDAS A D F G H I Is J K L PG-1 NG-1 CG-1 EG-1 NG-2 CG-2 EG-2 NG-3 CG-3 EG-3 NG-4 CG-4 EG-4

TROLES ARTICULADOS TABELA B. MODELOS MEDIDAS A D F G H I Is J K L PG-1 NG-1 CG-1 EG-1 NG-2 CG-2 EG-2 NG-3 CG-3 EG-3 NG-4 CG-4 EG-4 r.2 5 2 r.1 3 t18 r.13 2 4 t18 r.2 0 r 25 º 60 58 +4 0 r.3 0 0 r.1 8 0 caixa disjuntores. kw kw Maio/2012 TABELA B MODELOS MEDIDAS A D F G H I Is J K L PG-1 NG-1 CG-1 EG-1 NG-2 CG-2 EG-2 NG-3 CG-3 EG-3

Leia mais

LINHA DE VIDA CONSULTORIA E PROJETOS PARA

LINHA DE VIDA CONSULTORIA E PROJETOS PARA 2019 CONSULTORIA E PROJETOS PARA LINHA DE VIDA A Danny possui uma equipe de engenharia altamente especializada com profissionais capacitados para desenvolver os mais diversos projetos de linha de vida.

Leia mais

Talhas e Moto Esmeris Bambozzi.

Talhas e Moto Esmeris Bambozzi. CATÁLOGO Talhas e Moto Esmeris Bambozzi. Robustez em todos os sentidos. Talhas Elétricas Bambozzi. A certeza de uma movimentação exemplar. Transferir ou movimentar os mais diversos materiais com estabilidade,

Leia mais

PetroCabos - Líder em Equipamentos de Segurança NR-12

PetroCabos - Líder em Equipamentos de Segurança NR-12 PetroCabos - Líder em Equipamentos de Segurança NR-12 A PetroCabos é fabricante de Cabos e Malhas de Segurança (conforme NR-12), Camisas de Puxamento para Cabos e Condutores, e ainda, de Flutuadores para

Leia mais

Com a gente, sua obra rende mais

Com a gente, sua obra rende mais Linha de Vida Minigrua Carrinho de Bloco Proteção Periférica Plataforma de Descarga Sistemas para Escoramento Plataforma Cremalheira Torre Multiuso Com a gente, sua obra rende mais Com a gente, sua obra

Leia mais

MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX

MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX Andaime Multidirecional...03 Instruções de Montagem...04 Componentes do Sistema...06 Informações Técnicas...08 Modos e Pontos de Ancoragem...09 Dicas

Leia mais

LOCAÇÕES e SERVIÇOS. www.acoplation.com.br

LOCAÇÕES e SERVIÇOS. www.acoplation.com.br LOCAÇÕES e SERVIÇOS www.acoplation.com.br Apresentação O Grupo Acoplation é formado por três empresas que atuam nas principais obras e negócios do Brasil; fornecendo, projetando e instalando com máxima

Leia mais

NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais Aprovada pela: Portaria MTB n. 3214, de 08.06.78 Alterações: Portaria SIT n. 56, de 17.07.03 Portaria SIT n. 82, de 01.06.04 Portaria

Leia mais

Art. 1º Aprovar a Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), sob o título "Trabalho em Altura", com a redação constante no Anexo desta Portaria.

Art. 1º Aprovar a Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), sob o título Trabalho em Altura, com a redação constante no Anexo desta Portaria. Fonte: Diário Oficial da União, nº 60, Seção I, p. 140, 27.02.2012 Portaria SIT nº 313, de 23.03.2012 - Aprova a Norma Regulamentadora nº 35 (Trabalho em Altura). A Secretária de Inspeção do Trabalho,

Leia mais

PÓRTICOS Sistemas de Movimentação e Transporte

PÓRTICOS Sistemas de Movimentação e Transporte PÓRTICOS Sistemas de Movimentação e Transporte Elaboração Fabricio C. Bardella RA 204870 Gabriel N. da Silva RA 206284 Guilherme H. D. Meira RA 205102 Lucas C. A. Galves RA 206473 Kphefciana G. S. Rossi

Leia mais

COMO RECONHECER UM BOM ANDAIME? TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER NA HORA DE ESCOLHER O SEU ANDAIME.

COMO RECONHECER UM BOM ANDAIME? TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER NA HORA DE ESCOLHER O SEU ANDAIME. COMO RECONHECER UM BOM ANDAIME? TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER NA HORA DE ESCOLHER O SEU ANDAIME WWW.MONTEEUSE.com.br FABRICANTE REGISTRO NO CREA Esse é o primeiro ponto de avaliação. Você precisa saber se:

Leia mais

ELEVADOR DE CARGAS. Chaira Papinelli Ferreira RA: Debora Gandra RA: Erick Scarpin RA:

ELEVADOR DE CARGAS. Chaira Papinelli Ferreira RA: Debora Gandra RA: Erick Scarpin RA: ELEVADOR DE CARGAS Chaira Papinelli Ferreira RA: 198488 Debora Gandra RA: 204261 Erick Scarpin RA: 203697 Geovani Lameu RA:200768 Jose Renato Ribeiro Hilário RA: 199448 Lincon Marcelo RA: 199800 Lucas

Leia mais

TALHAS PNEUMÁTICAS DE TURBINA

TALHAS PNEUMÁTICAS DE TURBINA TALHAS PNEUMÁTICAS DE TURBINA TTB-2PD (fig. 1) TTB-12P (fig. 2) TTB-23P (fig. 3) Talhas de turbina são equipamentos destinados a sustentar e movimentar cargas em geral (elevação e descida). Nas talhas

Leia mais

Modelo NE/MU. Segmentos de aplicação:

Modelo NE/MU. Segmentos de aplicação: Modelo NE/MU Equipamento destinado à soldagem automática, atendendo aos processos Mig-Mag, Tig, Plasma e Arco Submerso; Procedimentos executados com precisão, sinônimo de melhoria e qualidade; Otimização

Leia mais

Bitrens x vanderléias : a difícil escolha

Bitrens x vanderléias : a difícil escolha Bitrens x vanderléias : a difícil escolha Por: Antonio Lauro Valdivia* e Karênina Martins Teixeira** Resoluções Contran n os 21 o e 211 abrem espaço para novas combinações de veículos de carga O tradicional

Leia mais

Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer

Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer 1) DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO A plataforma elevatória por cremalheira está baseada no princípio de transmissão através de

Leia mais

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS Publicação D.O.U. Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria SIT n.º 56, de 17

Leia mais

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento Generalidades Generalidades Há tipos diferentes de estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento. Eles incluem especificamente: Estabilidade de rolamento na condução Estabilidade

Leia mais

Máquinas e Equipamentos NR - 12

Máquinas e Equipamentos NR - 12 Máquinas e Equipamentos NR - 12 Publicação - Portaria GM N. 3.214, de 08 de julho de 1978 06/07/78. Atualizações - Portaria SIT N. 197, de 17 de dezembro de 2010 24/12/10. Entra em vigor - 01 de julho

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Fundações Após a execução da sondagem, iremos definir qual o tipo de fundação mais adequada a ser utilizado no nosso empreendimento. As Fundações são elementos estruturais

Leia mais

SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO PORTARIA SSST N. 20, DE 17 DE ABRIL DE 1998 Altera dispositivos da NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA

Leia mais

Vantagens de uma linha de vida horizontal flexível certificada

Vantagens de uma linha de vida horizontal flexível certificada Vantagens de uma linha de vida horizontal flexível certificada O mercado brasileiro de segurança para trabalho em altura está evoluindo muito rápido. Um dos maiores avanços foi a publicação da Norma Regulamentadora

Leia mais

Inspeção de fundo. Recipientes Industriais. Felipe Alexandre Paiva Feitosa

Inspeção de fundo. Recipientes Industriais. Felipe Alexandre Paiva Feitosa Inspeção de fundo Recipientes Industriais Flávio Pastorello - Felipe Alexandre Paiva Feitosa Antonio Damiani - Ultragaz Ultragaz Transmac Breve histórico das empresas envolvidas Este projeto foi desenvolvido

Leia mais

Compuline Telecom Compuline Telecom

Compuline Telecom Compuline Telecom Há 20 anos no mercado de Telecomunicações, a Compuline Telecom tem como sua marca registrada utilizar as mais avançadas tecnologias de Telecom, para prestar serviços com excelência e inovação. Com sede

Leia mais

Aula 6 Elevação e transporte de materiais 125

Aula 6 Elevação e transporte de materiais 125 Aula 6 Elevação e transporte de materiais Meta da aula Apresentar os procedimentos corretos para armazenamento, manuseio e transporte de materiais. Objetivos da aula Ao final desta aula, você deverá ser

Leia mais

CALANDRA MULTIROLO CALANDRA MULTIRROLO CAPACIDADES DE 4 A 18 LENÇÓIS P/ MINUTO SISTEMA DE ROLO E FITAS AQUECIMENTO A VAPOR

CALANDRA MULTIROLO CALANDRA MULTIRROLO CAPACIDADES DE 4 A 18 LENÇÓIS P/ MINUTO SISTEMA DE ROLO E FITAS AQUECIMENTO A VAPOR CALANDRA MULTIROLO ALTA PRODUTIVIDADE COM BAIXO CUSTO OPERACIONAL SISTEMA DE ROLO E FITAS Equipamento projetado para passagem de tecidos planos, projetado para alta produção e qualidade. ALTA PRODUÇÃO:

Leia mais

Colégio Planeta. Lista 03

Colégio Planeta. Lista 03 Colégio Planeta Prof.: Pedrão FÍSICA Data: 27 / 04 / 208 Lista 03 Aluno(a): º ANO Turma: Turno: Questão 0) A empilhadeira, mostrada na figura, está parada sobre uma superfície plana e horizontal de um

Leia mais

TREFOR INDUSTRIAL. Colaborando com a construção de sonhos.

TREFOR INDUSTRIAL. Colaborando com a construção de sonhos. TREFOR INDUSTRIAL Colaborando com a construção de sonhos. APLICAÇÕES com telha cerâmica TREFOR é um sistema especialmente desenvolvido para construção de coberturas com telhas cerâmicas, obtendo melhor

Leia mais

NR 35 SEMINÁRIO Um Ano de Vigência da Norma de Trabalho em Altura

NR 35 SEMINÁRIO Um Ano de Vigência da Norma de Trabalho em Altura NR 35 SEMINÁRIO Um Ano de Vigência da Norma de Trabalho em Altura 26 de setembro do 2013 Projeto de norma Dispositivos de ancoragem Objetivo da apresentação: Apresentar o projeto de norma de dispositivos

Leia mais

NR-11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS.

NR-11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS. NR-11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS. Alterada pela Portaria MTPS 505/16. Alterada pela Portaria SIT/DSST 82/04. Alterada pela Portaria SIT 56/03 TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO,

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105451 (51) Classificação Internacional: E04G 3/30 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.12.23 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

SOLUÇÕES PARA ADEQUAÇÃO À NORMA NR-12 EM PONTES ROLANTES, PÓRTICOS E TALHAS

SOLUÇÕES PARA ADEQUAÇÃO À NORMA NR-12 EM PONTES ROLANTES, PÓRTICOS E TALHAS SOLUÇÕES PARA ADEQUAÇÃO À NORMA NR-12 EM PONTES ROLANTES, PÓRTICOS E TALHAS INFORMAÇÕES SOBRE A NR-12 Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas

Leia mais

EDGE DEBURRING TORVEL

EDGE DEBURRING TORVEL Manual de Instruções 1 Índice 1. Considerações Gerais...3 1. Instruções de recebimento...3 1.2 A segurança em foco...3 e 4 2.1 Dados técnicos...5 3. Descrição do produto...6, 7 e 8 4. Instruções de uso...9

Leia mais

EMPILHADEIRA. Gabriel Rogério Diego Weverton Pablio Rodrigo

EMPILHADEIRA. Gabriel Rogério Diego Weverton Pablio Rodrigo EMPILHADEIRA EMPILHADEIRA Gabriel Rogério Diego Weverton Pablio Rodrigo SUMÁRIO INTRODUÇÃO HISTÓRIA TIPOS DE EMPILHADEIRA MANUAIS ELÉTRICAS A COMBUSTÃO DIESEL E GÁS PORTUÁRIAS INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NR11

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011 DOU de 24/01/2011 (nº 16, Seção 1, pág. 100) Altera a Norma Regulamentadora nº 18. A SECRETÁRIA

Leia mais

Sistemas de Segurança. Antiquedas Leve Antiquedas Intermediário SLQA Tipo FORCA Linha de Vida

Sistemas de Segurança. Antiquedas Leve Antiquedas Intermediário SLQA Tipo FORCA Linha de Vida Sistemas de Segurança Antiquedas Leve Antiquedas Intermediário SLQA Tipo FORCA Linha de Vida Antiquedas Leve O Sistema Antiquedas Leve protege a queda de materiais durante a fase de execução da estrutura

Leia mais

EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons Equipamentos de Transporte Classificados

Leia mais

PORTA SECCIONAL PERFURADA E MICROPERFURADA

PORTA SECCIONAL PERFURADA E MICROPERFURADA PORTA SECCIONAL PERFURADA E MICROPERFURADA www.inovadoor.com.br FONE: (4) 320400 (4) 96897209 comercial@inovadoor.com.br DESCRIÇÃO TÉCNICA PORTA SECCIONAL PERFURADA E MICROPERFURADA Porta seccional constituída

Leia mais

By Columbus McKinnon

By Columbus McKinnon By Columbus McKinnon Estudar o Manual do Fabricante, mesmo que você seja um operacor experiente em movimentacão de cargas. Manter sempre a talha centralizada sobre a carga antes do içamento. Tração latral

Leia mais

MODELO: PE 136 (foto meramente ilustrativa)

MODELO: PE 136 (foto meramente ilustrativa) MODELO: PE 136 (foto meramente ilustrativa) Aplicação: A plataforma elevatória foi projetada para posicionar uma pessoa junto com suas ferramentas e materiais necessários, na posição aérea para trabalho.

Leia mais