CURSO PREPARATÓRIO PARA A PROVA CELPE- BRAS El curso preparatório para a Prova CELPE-BRAS, que é o CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS, válido para estudar no Brasil, terá uma duração de 40 horas, é requisito obrigatório que o estudante tenha estudado os três níveis (A, B, C) do Quadro Europeu para Línguas Estrangeiras, pois, do contrário, dificilmente aprovará o CELPE-BRAS. Não é objetivo do exame CELPE-BRAS avaliar a aprendizagem em um determinado curso, nem tampouco certificar professores de Língua Portuguesa 1. O curso consta de 4 unidades, cada uma de 10 horas académicas, são quatro tarefas para as 4 unidades, quanto à parte coletiva temos: TAREFA I: Prática de compreensão auditiva com base em vídeo + prática de produção escrita. TAREFA II: Prática de compreensão auditiva com base em áudio + prática de produção escrita. TAREFA III: Prática de leitura + prática de produção escrita. TAREFA IV: Prática de leitura + prática de produção escrita. Quanto à parte individual, o estudante deve apresentar três elementos provocadores: 1 INEP. MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. CELPE-BRAS. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Guia do participante. Tarefas comentadas que compõem a edição de 2013 do exame. 1ª ed. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/outras_acoes/celpe_bras/estrutura_exame/2014/guia_participante _celpebras_caderno_provas_comentadas.pdf>. Acesso em: 7 de março de 2016.
ELEMENTO PROVOCADOR 1: ELEMENTO PROVOCADOR 2: ELEMENTO PROVOCADOR 3: Prática de leitura + prática de produção oral. Prática de leitura + prática de produção oral. Prática de leitura + prática de produção oral. 1. ESTRUCTURA DO CURSO PREPARATÓRIO PARA APRESENTAR O CELPE-BRAS
TIMTIM POR TIMTIM: Características do gênero carta, e-mail, post de blog e de carta do leitor. Mario Andrade. Informática. Internetês. Expressões relacionadas a lazer. Textos de opinião. Como posso me tornar um doador de órgãos? Expressões idiomáticas. Biblioteca Mario de Andrade. Publicação de livros sob demanda. 1 a Quando você se sente um peixe fora d'água? Carta formal. E-mail amigo. Post de blog. Carta do leitor (e-mail) Banho de lua. Carta a uma jovem internauta. Faça alguém nascer de novo (doação de órgãos). Quando você se sente um peixe fora d'água? A quantas andam as suas amizades?
TINTIM POR TINTIM: Características do gênero resumo. Relatores de tempo. Características do gênero mensagem institucional, do depoimento e da carta informal. Expressões idiomáticas com conta e contar. O novo proprietário responde por contas por imóvel? A prática de esporte na infância. 2 a Há males que vêm para o bem Resumo. Mensagem. Depoimento. Carta informal. Mais histórias de verão (Luis Fernando Veríssimo). Há males que vêm para o bem. 8 motivos para apostar nos livros. A quantas anda a reciclagem no Brasil. A gratidão de cada dia.
TINTIM POR TINTIM: Gênero panfleto, gênero solicitação. Carta do leitor. Antibióticos: venda indiscriminada de remédio vai acabar. Brasileiros estão atingindo "nível máximo" de estresse. Audiolivros. Eles odeiam celular. Expressões idiomáticas. Machadi de Assis e Dom Casmurro. Adão Iturrusgarai. 3 a Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Produção de panfleto. Produção de carta de solicitação. Produção de texto informativo. Produção de carta do leitor. Alimentos transgênicos. Honestidade. Qual a importância do dinheiro?
TINTIM POR TINTIM: Gênero anúncio publicitário, quadro informativo, e- mail formal e jornalístico. Glossário do Carnaval. Profeta Gentileza. Milho orgânico. Alongamento 4 a Gentileza gera gentileza Propaganda. Quadro com instruções. E- mail para o cliente. Texto jornalístico. Rio ou Salvador? Torpedomania Os benefícios da gentileza. Retrato do bolso do brasileiro. Mais ativo em 5 passos.
BIBLIOGRAFÍA ABAURRE, MARIA LUIZA, NOGUEIRA PONTARA, MARCELA E FADEL TATIANA. Português Língua e Literatura. São Paulo: Editora Moderna, Volume Único, contém questões dos EMENs, 2001 BECHARA, EVANILDO. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2001. CEGALLA DOMINGOS, Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007. CIPRO NETO, PASQUALE E INFANTE, Ulissses. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Scipione, 2006. CIPRO NETO, PASQUALE. Nossa Língua Curiosa, uma dica do Professor Pasquale para cada dia do ano. São Paulo: Publifolha, 2006. CUNHA, CELSO E CINTRA, LINDLEY. Gramática do Português Contemporâneo. RJ: Editora Nova Fronteira, Terceira Edição Revista, Nova Apresentação, 2001. INEP. MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO. CELPE-BRAS. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Guia do participante. Tarefas comentadas que compõem a edição de 2013 do exame. 1ª ed. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/outras_acoes/celpe_bras/estrutura_exame/2014/guia_par ticipante_celpebras_caderno_provas_comentadas.pdf>. Acesso em: 7 de março de 2016. MASIP, VICENTE. Gramática de português como língua estrangeira. Fonologia, ortografia e morfossintaxe. São Paulo: EPU, 2000. ROMANICHEN, CLÁUDIO. Viva! 4 Língua portuguesa para estrangeiros. 1ª edição. Curitiba: Editora Positivo, 2010. ROOZ, LUIZ E MEDONE, SILVIA. Guia Prático de Fonética. Dicas e Modelos para uma boa pronúncia. Argentina: Editora Sotaque, 2003.