Espanhol 3º ano. Recursos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Espanhol 3º ano. Recursos"

Transcrição

1 Espanhol 3º ano 1º bimestre Unidad 1 Conéctate con la innovación: a reflexionar sobre los desarrollos tecnológicos Capítulo 1 Tecnologías: a usarlas conscientemente Capítulo 2 Información y comunicación: la tecnología también es diversión Gêneros textuais: Spot de campanha radialista e virtual; charges; editorial; chamada telefônica. Fonética e fonologia: V/B. Vocabulário em contexto: Eletrodomésticos e eletrônicos; significados de viñeta, ciberpatología, ludopatía; pequenos e grandes inventos. Gramática em uso: Condicional simples; artigo neutro lo; adjetivos; estruturas de conversas telefônicas. Refletir sobre o tema transversal meio ambiente e consumo. Identificar e conhecer os gêneros textuais spot de campanha radialista e virtual; charges; editorial; chamada telefônica. Estudar Espanhol interdisciplinarmente com Física, Química e Geografia. Aprender a reconhecer e a usar o V e o B. Saber identificar e usar o condicional simples; artigo neutro lo; adjetivos; estruturas de conversas telefônicas. Conhecer e utilizar em vários contextos o vocabulário de eletrodomésticos, eletrônicos, pequenos e grandes inventos e as palavras viñeta, ciberpatología, ludopatía. Tema transversal: Meio ambiente e consumo Interdisciplinaridade: Física, Química e Geografia inicial: da compreensão leitora do aluno ao longo de toda a Unidade 1, principalmente na seção Lectura; da compreensão auditiva em todas as etapas da seção Escucha; do envolvimento produtivo do estudante em todas as etapas da seção Escritura; do envolvimento produtivo do estudante nas etapas da tarefa da seção Habla. final: da compreensão leitora do estudante na seção Lectura Tejiendo la comprensión e na seção La lectura en las selectividades; da produção final da seção Escritura Taller de escritura; da compreensão auditiva final verificada na seção Escucha Comprendiendo la voz del otro e Oído perspicaz: el español suena de maneras diferentes; das produções finais da seção Habla Rueda viva: comunicándose e A concluir!.

2 Tema transversal: Temas locais (tecnologia e cultura) Interdisciplinaridade: Literatura, Matemática e Arte Proyecto 1 Literatura y nuevas tecnologías: la sociedad del nuevo milenio Gêneros textuais: Tirinhas, contos, curtametragem. Vocabulário em contexto: Léxico referente às comunicações telefônicas; números. Gramática em uso: Perífrases verbais incoativas; elementos temporais e espaciais. Produzir um conto mesclando aparatos tecnológicos e o papel dos números no cotidiano para publicação no jornal ou site da escola. Escolher um conto entre os criados pela classe para produzir um curta-metragem a partir dele. Na etapa de investigação do projeto há indicações de sites, vídeos e leituras complementares sobre o tema trabalhado. Os projetos são um ótimo recurso educativo, pois contribuem para a aproximação da realidade extraescolar com o espaço da sala de aula. No Manual do Professor há sugestões de como abordar o tema do projeto interdisciplinar, bem como uma orientação metodológica do passo a passo do desenvolvimento das tarefas propostas no projeto. O projeto interdisciplinar pode ser utilizado para avaliar todo o processo de aprendizagem, como instrumento de autoavaliação e para cumprir os requisitos formais da avaliação escolar (como a atribuição de conceitos e notas).

3 Espanhol - 3º ano 2º bimestre Unidad 2 Mundo laboral: mercados, voluntariado, prejuicios y desafíos Capítulo 3 Las profesiones: el mercado y el voluntariado Capítulo 4 Mercado laboral: en contra de los prejuicios Gêneros textuais: Conversa de orientação vocacional; convite; argumentação. Fonética e fonologia: Consoantes nasais. Vocabulário em contexto: Áreas de estudo; expressões idiomáticas que significam ajudar a alguém; profissões e seus símbolos; símbolos relacionados aos portadores de necessidades especiais. Gramática em uso: Presente do subjuntivo; advérbios de modo; expressões utilizadas para citar alguém ou algo. Tema transversal: Trabalho e Cidadania Interdisciplinaridade: Sociologia e Filosofia Refletir sobre os temas trabalho voluntário, mercado de trabalho e preconceitos no ambiente laboral. Identificar e conhecer os gêneros textuais conversa de orientação vocacional; convite; argumentação, refletindo sobre o tema transversal trabalho e cidadania. Estudar o Espanhol interdisciplinarmente com Sociologia e Filosofia. Aprender a reconhecer e a usar as consoantes nasais. Saber identificar e usar o presente do subjuntivo; os advérbios de modo e as expressões utilizadas para citar alguém ou algo. Conhecer e utilizar em vários contextos o vocabulário de áreas de estudo; expressões idiomáticas que significam ajudar a alguém; profissões e seus símbolos; símbolos relacionados aos portadores de necessidades especiais. inicial: da compreensão leitora do aluno ao longo de toda a Unidade 2, principalmente na seção Lectura; da compreensão auditiva em todas as etapas da seção Escucha; do envolvimento produtivo do estudante em todas as etapas da seção Escritura; do envolvimento produtivo do estudante nas etapas da tarefa da seção Habla. final: da compreensão leitora do estudante na seção Lectura Tejiendo la comprensión e na seção La lectura en las selectividades; da produção final da seção Escritura Taller de escritura; da compreensão auditiva final verificada na seção Escucha Comprendiendo la voz del otro e Oído perspicaz: el español suena de maneras diferentes; das produções finais da seção Habla Rueda viva: comunicándose e A concluir!.

4 Espanhol - 3º ano 3º bimestre Tema transversal: Trabalho, Ética e Cidadania Interdisciplinaridade: Literatura, Geografia e Sociologia Proyecto 2 Literatura, teatro y cine: un lugar al sol en la selva de piedra Gêneros textuais: Texto teatral; filme e trailer cinematográfico. Vocabulário em contexto: Expressões do campo semântico teatral e cinematográfico; léxico relacionado ao mercado laboral. Gramática em uso: Estruturação de roteiro e diálogo teatral e cinematográfico. Refletir sobre a temática do trabalho e dos estudos. Debater sobre os direitos laborais e do trabalho decente. Conhecer uma peça teatral e um filme que tratam do mercado de trabalho. Ler um texto dramático. Ver o trailer de um filme. Produzir uma cena teatral e/ou cinematográfica. Na etapa de investigação do projeto há indicações de sites, vídeos e leituras complementares sobre o tema trabalhado. Os projetos são um ótimo recurso educativo, pois contribuem para a aproximação da realidade extraescolar com o espaço da sala de aula. No Manual do Professor há sugestões de como abordar o tema do projeto interdisciplinar, bem como uma orientação metodológica do passo a passo do desenvolvimento das tarefas propostas no projeto. O projeto interdisciplinar pode ser utilizado para avaliar todo o processo de aprendizagem, como instrumento de autoavaliação e para cumprir os requisitos formais da avaliação escolar (como a atribuição de conceitos e notas).

5 Unidad 3 Sexualidad en discusión: diálogo y (auto)conocimiento Capítulo 5 Educación contra el sexismo: que se acabe la violencia Gêneros textuais: Crônica jornalística; folheto educativo. Vocabulário em contexto: Brinquedos e brincadeiras; campo semântico da violência. Gramática em uso: Sufixos diminutivos e aumentativos; orações relativas. Refletir sobre o tema da autoestima e da sexualidade. Identificar e conhecer os gêneros textuais crônica jornalística; folheto educativo. Estudar o Espanhol interdisciplinarmente com Sociologia e Biologia. Aprender a reconhecer e a usar sufixos diminutivos e aumentativos; orações relativas. Saber identificar e usar o vocabulário de brinquedos e brincadeiras e do campo semântico da violência. Tema transversal: Sexualidade Interdisciplinaridade: Sociologia e Biologia inicial: da compreensão leitora do aluno ao longo de toda a Unidade 3, principalmente na seção Lectura; do envolvimento produtivo do estudante em todas as etapas da seção Escritura. final: da compreensão leitora do estudante na seção Lectura Tejiendo la comprensión; da produção final da seção Escritura Taller de escritura.

6 Espanhol - 3º ano 4º bimestre Tema transversal: Sexualidade Interdisciplinaridade: Sociologia e Biologia Unidad 3 Sexualidad en discusión: diálogo y (auto)conocimiento Capítulo 6 Información para todos y todas: cuánto más sepamos, mejor Gêneros textuais: Reunião escolar de pais, professores e diretores; relato e apresentação oral escolar. Fonética e fonologia: Os sons do X. Vocabulário em contexto: Métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis; partes do corpo. Gramática em uso: Pronomes complemento de objeto direto e indireto; verbos de mudança. Refletir sobre o tema da autoestima e da sexualidade. Identificar e conhecer os gêneros textuais reunião escolar de pais, professores e diretores; relato e apresentação oral escolar. Estudar o Espanhol interdisciplinarmente com Sociologia e Biologia. Aprender a reconhecer e a usar pronomes complemento de objeto direto e indireto; verbos de mudança. Saber identificar e usar o vocabulário dos métodos contraceptivos; das doenças sexualmente transmissíveis; e das partes do corpo. Conhecer e utilizar os sons do X. inicial: da compreensão leitora do aluno ao longo de toda a Unidade 1; da compreensão auditiva em todas as etapas da seção Escucha; do envolvimento produtivo do estudante nas etapas da tarefa da seção Habla. final: da compreensão leitora do estudante na seção La lectura en las selectividades; da compreensão auditiva final verificada na seção Escucha Comprendiendo la voz del otro e Oído perspicaz: el español suena de maneras diferentes; das produções finais da seção Habla Rueda viva: comunicándose e A concluir!.

7 Tema transversal: Temas locais (cultura) Interdisciplinaridade: Literatura e Artes Proyecto 3 Literatura en audio y video: ver, escuchar, crear y recitar poemas de amor Gêneros textuais: Poema, videopoema, audiopoema. Vocabulário em contexto: Expressões do campo semântico artístico; léxico relacionado a obras de arte (esculturas e pinturas). Gramática em uso: retóricos (anáfora, enumeração); descrições. Refletir sobre o papel do beijo nas relações afetivas e na poesia; pesquisar sobre a presença do tema nas diversas manifestações artísticas artes plásticas, literatura, cinema, música, etc.). Produzir videopoema e audiopoema tendo o amor como temática. Na etapa de investigação do projeto há indicações de sites, vídeos e leituras complementares sobre o tema trabalhado. Os projetos são um ótimo recurso educativo, pois contribuem para a aproximação da realidade extraescolar com o espaço da sala de aula. No Manual do Professor há sugestões de como abordar o tema do projeto interdisciplinar, bem como uma orientação metodológica do passo a passo do desenvolvimento das tarefas propostas no projeto. O projeto interdisciplinar pode ser utilizado para avaliar todo o processo de aprendizagem, como instrumento de autoavaliação e para cumprir os requisitos formais da avaliação escolar (como a atribuição de conceitos e notas).

Espanhol - 2º ano. Recursos

Espanhol - 2º ano. Recursos 1º bimestre Unidad 1 Mosaico hispánico: qué colores hay en la diversidad? Capítulo 1 Lenguas del mundo: qué idiomas conoces? Capítulo 2 Lengua y literatura: qué libro quieres leer? Gêneros textuais: Reportagem,

Leia mais

Espanhol - 1º ano. Recursos. Orientações Pedagógicas

Espanhol - 1º ano. Recursos. Orientações Pedagógicas 1º bimestre Unidad 1 El mundo hispanohablante: viva la pluralidad! Capítulo 1 Cultura Latina: hacia la diversidad! Capítulo 2 Turismo hispánico: convivamos con las diferencias! Gêneros textuais: Canção;

Leia mais

Material de divulgação

Material de divulgação Material de divulgação de Edições SM língua estrangeira moderna espanhol Comparativos Curriculares SM ensino médio A coleção Cercanía Joven Língua Estrangeira Moderna Espanhol e o currículo do Estado de

Leia mais

Material de divulgação

Material de divulgação Material de divulgação de Edições SM língua estrangeira moderna espanhol Comparativos Curriculares SM ensino médio A coleção Cercanía Joven Língua Estrangeira Moderna Espanhol e o currículo do Estado do

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 1ª ETAPA º Ano EF II Turmas: A/B/C/D

UNIDADES DE ESTUDO 1ª ETAPA º Ano EF II Turmas: A/B/C/D UNIDADES DE ESTUDO 1ª ETAPA - 2016 9º Ano EF II Turmas: A/B/C/D Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente. Dom Bosco. CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES Avaliações 1ª Etapa 2ª Etapa 16/05 a 31/08

Leia mais

CALENDÁRIO DE TESTES E PROVAS - 2º BIMESTRE

CALENDÁRIO DE TESTES E PROVAS - 2º BIMESTRE CALENDÁRIO DE TESTES E PROVAS - 2º BIMESTRE - 2019 Prezados pais e/ou responsáveis e alunos do 6º ano, Com o objetivo de obter um melhor desempenho e organização no 2º bimestre, encaminhamos o calendário

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Conteúdos. Unidade 0 Começar de novo. e imagens

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Conteúdos. Unidade 0 Começar de novo. e imagens AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem Conteúdos Nº de aulas previstas

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA INSTITUTO MARIA AUXILIADORA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE ESTUDO 2º TRIMESTRE 3ºA PLANO DE ESTUDO Prova 06/07 07/07 Prática de escrita. Gênero: dissertação. Atividade Avaliativa Trabalho.

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE/2016 TURMA: 6º ANO A QUARTA (14) Ética História Português Matemática Geografia

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE/2016 TURMA: 6º ANO A QUARTA (14) Ética História Português Matemática Geografia DE PROVAS 3º BIMESTRE/2016 TURMA: 6º ANO A Ética História Português Matemática Geografia Ciências Artes Espanhol Inglês Ed. Física ARTES: Capítulos 05 e 06 Cinema, Youtube, Brinquedos e Brincadeiras CIÊNCIAS:

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL MATRIZ CURRICULAR NOTURNO Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas 1. Leitura e produção textual I 4 60 2. Introdução a informática 4

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ano letivo 2018/2019 Professora: Élia Gonçalves Compreensão oral Expressão oral Expressão escrita Leitura Gramática

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA

UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2018 6º ANO - EF II Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente Dom Bosco. 0 1) Divisão da etapa e datas das avaliações Avaliações Intermediária Final 2ª chamada

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU PLANIFICAÇÃO ANUAL

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU PLANIFICAÇÃO ANUAL ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU PLANIFICAÇÃO ANUAL Básico Disciplina: ESPANHOL Ano: 8.º Ano Lectivo. 2010/2011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTICIDADES/ ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 21/05/2018 a 31/08/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: * Reconhecer

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ano letivo 2017/2018 Professora: Élia Gonçalves Compreensão oral Expressão oral Expressão escrita Leitura Gramática

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico

Leia mais

Título: Curso de Difusão da Cultura Hispânica e da Língua Espanhola. Unidade: Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT-CLAE-PROEX

Título: Curso de Difusão da Cultura Hispânica e da Língua Espanhola. Unidade: Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT-CLAE-PROEX Título: Curso de Difusão da Cultura Hispânica e da Língua Espanhola Unidade: FCT-CLAE-PROEX Instituição: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Início do Curso: Término do Curso: Período

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS. 1.Domínio Intercultural;

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS. 1.Domínio Intercultural; DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA OBJETIVOS ATIVIDADES/ RECURSOS AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos TEMPO / CALENDARIZAÇÃO 1.Domínio Intercultural; Domínio intercultural: Conhecer os benefícios da utilização de diferentes

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA Campus de Chapecó Turno Noturno Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas Pré Requisito 1. GLA001

Leia mais

CURRÍCULO DISCIPLINAR

CURRÍCULO DISCIPLINAR CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 4º ANO 1º CEB 4º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2017/18: 1º Período 64 2º Período 55 170 dias letivos 3º Período 51 PORTUGUÊS DOMÍNIO: ORALIDADE

Leia mais

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André Objetivos Gerais: Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André # Promover as competências necessárias para as práticas de leitura e escrita autônomas

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta.

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 8º Ano / E.F. - 2017 Geografia Data da Pontuação Atividade Descrição Observação realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. 25/05 3,0 Trabalho

Leia mais

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 08 de março

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 08 de março Programa Novo Mais Educação Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro 08 de março Atividade Motivacional: Apresentação do vídeo A menina que odiava livros https://goo.gl/aqgatv Formar

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre -2016

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre -2016 1º trimestre -2016 Professor (a): Janice Rodrigues Gomes, Leandro Lima Gomes Componente Curricular: Língua Portuguesa e Redação Ano:9 EF Turma:19A e 19B Lista dos conteúdos: Leitura e interpretação de

Leia mais

Avaliação diagnóstica: - atividades escritas e orais de diagnóstico.

Avaliação diagnóstica: - atividades escritas e orais de diagnóstico. Unidade 0: De vuelta al cole Regresso às aulas Vocabulário geral Espaços Caracterização física e psicológica Sistema educativo espanhol Revisão de conteúdos (7.º ano) presente de indicativo (revisão) Advérbios

Leia mais

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA OBJETIVOS ATIVIDADES/ RECURSOS AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos TEMPO / CALENDARIZAÇÃO 1.Domínio Intercultural; Domínio intercultural: Entender o desenvolvimento da educação e da cultura

Leia mais

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE:

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: PLANO DA DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira CURSO: Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: 2º Ano CARGA HORÁRIA: 100 h.r. EMENTA Aspectos morfológicos e

Leia mais

Manuseio correto; Cooperação; Participação; Interesse; Tolerância; Convivência grupal.

Manuseio correto; Cooperação; Participação; Interesse; Tolerância; Convivência grupal. ROTEIRO DE AVALIAÇÕES do 2 ANO DA IV UNIDADE PROCESSUAL ATIVIDADES DATAS ASPECTOS A SEREM AVALIADOS/ ENCAMINHAMENTOS Atividades de casa e de classe Durante a unidade Pontualidade; Participação; Interesse;

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica ESCOLA SECUNDÁRIA DE SAMPAIO Ano Lectivo 2008/ 2009 Planificação a Longo Prazo ESPANHOL L/E (Iniciação nível I) 10ºAno Formação Específica Objectivos de aprendizagem Competências comunicativas Conteúdos

Leia mais

Conteúdos Programáticos Português Oralidade Leitura e escrita

Conteúdos Programáticos Português Oralidade Leitura e escrita Conteúdos Programáticos 4º ano de escolaridade Português Oralidade Informação essencial Informação implícita Planificação de discurso Ideia-chave Ideia principal Articulação, acento, entoação, pausa Facto

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA

UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA - 2015 8º ANO - EF II Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente. Bicentenário do nascimento de Dom Bosco 1815-2015 1) Divisão de etapas 1ª etapa: 02/02 a 15/05

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Planificação Anual º Ciclo- Português- Curso Vocacional

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Planificação Anual º Ciclo- Português- Curso Vocacional Módulo 1 - Texto narrativo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Planificação Anual 2015-2016 2º Ciclo- Português- Curso Vocacional Organização modular Módulos Conteúdos Carga horária Conto Popular

Leia mais

GEOGRAFIA - Apostila 3: (páginas 179 a 186) ( 195 e 203) - Apostila 4: (páginas 198 a 222) CIÊNCIAS - Cápitulos 25 a 31 Apostila 4

GEOGRAFIA - Apostila 3: (páginas 179 a 186) ( 195 e 203) - Apostila 4: (páginas 198 a 222) CIÊNCIAS - Cápitulos 25 a 31 Apostila 4 S DE RECUPERAÇÃO 2 º semestre 6 ANO PORTUGUÊS - Pronomes e preposição (capítulos 26 e 35) Apostila 3 - Frase, oração, período, conjunção, concordância nominal, interpretação de textos (capítulos 38 e 41)

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA Campus de Realeza Turno Noturno Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas Pré Requisito 1. GLA001

Leia mais

1.º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS Oralidade -Registo e tratamento de informação: ideiaschave;

1.º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS Oralidade -Registo e tratamento de informação: ideiaschave; DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [9.º] PLANIFICAÇÃO 2018/2019 9.º Ano de Escolaridade 1.º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS Oralidade -Registo e tratamento de informação: ideiaschave; tomar notas. -Tema e assunto.

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Narrativas de tradição popular O caldo de pedra Mestre Finezas: o passado glorioso Mestre

Leia mais

Componente escrita minutos Componente oral minutos

Componente escrita minutos Componente oral minutos Informação 2014 Prova de Equivalência à Frequência de ESPANHOL Código 375 Cursos Científico-Humanísticos 11.º Ano de Escolaridade Tipo de Prova Escrita e oral Estrutura da prova A prova é constituída por

Leia mais

LICENCIATURA EM PORTUGUÊS-ITALIANO

LICENCIATURA EM PORTUGUÊS-ITALIANO Período Carga horária EIATURA EM PORTUGUÊS-ITALIANO Créditos Pré-requisito Código Nomenclatura Grupo Integralização 1º 030 02 030 02 fonética 030 02 Introdução s estudos literários 030 02 Seminário de

Leia mais

Material de divulgação

Material de divulgação Material de divulgação de Edições SM língua estrangeira moderna espanhol Comparativos Curriculares SM ensino médio A coleção Cercanía Joven Língua Estrangeira Moderna Espanhol e o currículo do Estado do

Leia mais

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais:

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS º ANO A Ano Letivo: 204 / 205. Introdução / Metas Curriculares Na disciplina de Português o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares cuja definição

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Planificação anual Português 6º ano

Planificação anual Português 6º ano Planificação anual Português 6º ano Unidades / Textos Unidade 0 Leitura 1.º período Domínios / Conteúdos Nº de aulas previstas Começar de novo Apresentação Texto não literário Texto narrativo. 65 Avaliação

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203 201/202/203 Língua Portuguesa: Gramática: Adjetivo - 186 a 193; Adjetivo: concordância - 194 a 201; Diminutivo e aumentativo - 202 a 209. Linguagens: Interpretação de texto. As histórias e as viagens -

Leia mais

PORTUGUÊS ANO: 9º ANO LETIVO

PORTUGUÊS ANO: 9º ANO LETIVO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 9º ANO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM LEITURA/EDUCAÇÃO LITERÁRIA: ü Ler e interpretar

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 1.º Período Unidade 0 Cais de embarque Unidade 1 Primeira etapa História sem palavras (pág. 22) Artigo de imprensa (pág. 25) REM - 1 Elogio

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 3º Ano

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 3º Ano Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico Currículo Disciplinar do 3º Ano CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 3º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2016/17:

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

Prisma Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade. Prisma Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade

Prisma Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade. Prisma Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade PROPOSTA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS 9º ANO A / 2017 1º Bimestre Profº Leoci PROPOSTA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA 9º ANO A / 2017 1º Bimestre Profº Hammy a) Matéria e energia b) Propriedades específicas da matéria

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA

UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 6º ANO - EF II Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente Dom Bosco. 0 1) Divisão da etapa e datas das avaliações AVALIAÇÕES 1ª ETAPA 02/02 à 13/05 2ª

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 7º ANO / 3º TRIMESTRE 2015

MANUAL DO ALUNO 7º ANO / 3º TRIMESTRE 2015 MANUAL DO ALUNO 7º ANO / 3º TRIMESTRE 2015 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO MULTIDISCILINAR BLOCO I - DATA: 18/09/2015 PORTUGUÊS, HISTÓRIA, INGLÊS E FILOSOFIA Leitura e interpretação de texto. Sujeito

Leia mais

ENSINO BÁSICO METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO AULAS PREVISTAS PERÍODO LETIVO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ENSINO BÁSICO METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO AULAS PREVISTAS PERÍODO LETIVO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 9.º ANO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM LEITURA/EDUCAÇÃO LITERÁRIA:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem Conteúdos Nº de aulas previstas

Leia mais

TEMAS/DOMÍNIOS Conteúdos Objectivos Tempos Avaliação Textos dos domínios transacional e

TEMAS/DOMÍNIOS Conteúdos Objectivos Tempos Avaliação Textos dos domínios transacional e Ano Letivo 2017/2018 Ciclo de Formação: 2016-2019 Nº DO PROJETO: POCH-01-5571-FSE-001158 CURSO PROFISSIONAL 11ºANO PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português dos Cursos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Ano letivo de 2016 / 2017 GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino regular Português - 6.º Ano Unidades de Ensino / Conteúdos Nº Aulas Previstas (45 min) Unidades Abordadas: Unidade

Leia mais

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Ano Letivo 2012/2013 Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 C UNIDADE: TEXTOS NARRATIVOS DOMÍNIOS OUVIR/FALAR: Participar em situações

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA INSTITUTO MARIA AUXILIADORA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE ESTUDO 2º TRIMESTRE 3ºA PLANO DE ESTUDO 25/06 Prática de escrita. Gênero: dissertação. Atividade Avaliativa Trabalho. 05/06 Artigo

Leia mais

1ª Série. 2LET020 LITERATURA BRASILEIRA I Estudo das produções literárias durante a época colonial: Quinhentismo, Barroco e Neoclassicismo.

1ª Série. 2LET020 LITERATURA BRASILEIRA I Estudo das produções literárias durante a época colonial: Quinhentismo, Barroco e Neoclassicismo. 1ª Série 2LET039 DEBATES E SEMINÁRIOS EM TEMAS CONTEMPORÂNEOS Produção oral sobre temas da contemporaneidade: direitos humanos, educação ambiental, as diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 2017/2018 PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: ESPANHOL INICIAÇÃO (Formação Geral) ANO: 11º CURSOS: Ciências e Tecnologias / Artes Visuais / Ciências Socioeconómicas Total de aulas Previstas: 96

Leia mais

AC1 AVALIÇÃO CONTÍNUA 1

AC1 AVALIÇÃO CONTÍNUA 1 Caro (a) estudante, Você está recebendo o Roteiro de Estudos para as Avaliações Contínuas da 4ª Etapa (AC1 e AC3). Estude pelos livros, cadernos e também por outras fontes. Caso você falte a alguma avaliação,

Leia mais

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS Ivoneide Aires Alves do Rego Profª Supervisora PIBID/LETRAS ESPANHOL/CAMEAM/UERN ivoneiderego@hotmail.com IDENTIFICAÇÃO ESCOLA ESTADUAL

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português CURSO PROFISSIONAL: Téc. de Gestão e Programação de Sist. Informáticos ANO: 2.º - ANO LETIVO:

Leia mais

6. PLANOS DE DISCIPLINAS

6. PLANOS DE DISCIPLINAS 6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 1 ESCOLA SECUNDÁRIA EÇA DE QUEIRÓS PÓVOA DE VARZIM 2015/201 FRANCÊS II 9º ANO ENSINO BÁSICO TOTAL DE AULAS PREVISTAS: 2 MANUAL ADOTADO: C EST TOP! NÍVEL 3 ASA 2 2015/201 1º Período DISCIPLINA: Francês

Leia mais

Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 7º ano 2016/2017

Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 7º ano 2016/2017 Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 7º ano 2016/2017 1.º período (65 tempos) Unidades (tempos 45 ) / Textos Domínios / Conteúdos Recursos Unidade 0 (7 tempos) Partida largada fugida!

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

Sumarizando: o que é uma língua. Métodos para seu estudo...44

Sumarizando: o que é uma língua. Métodos para seu estudo...44 sumário APRESENTAÇÃO...13 1. O que se entende por língua Estudando a língua portuguesa...17 1.1 O Vocabulário: nascimento e morte das palavras. Consultando um dicionário...20 1.2 A Semântica: o sentido

Leia mais

MAPA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II TURMA: 6º A BIMESTRE: 3º/2016

MAPA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II TURMA: 6º A BIMESTRE: 3º/2016 MAPA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II TURMA: 6º A BIMESTRE: 3º/2016 ARTES 29/08 Criar uma pequena história para ser ilustrada. A ser realizada em sala. 05/08 Confecção de brinquedos:

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA

UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2019 6º ANO - EF II Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente Dom Bosco. 0 1) Distribuição de pontos Atividades Avaliativas 1ª e 2ª Etapas 30 pontos 3ª Etapa

Leia mais

Componentes Curriculares: Letras Português. 1º Período CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA P R O G R A M A

Componentes Curriculares: Letras Português. 1º Período CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA P R O G R A M A Componentes Curriculares: Letras Português 1º Período DISCIPLINA: Teoria Literária I H113384 Introdução aos estudos literários. Conceitos e funções da literatura. Relações entre a literatura, a sociedade

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGÛES - 9º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGÛES - 9º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGÛES - 9º ANO 2017-2018 AULAS 1º Período 2º Período 3º Período Totais Aulas previstas (45 minutos) 65 55 39 160 AVALIAÇÃO 4 4 2 10 Observação: Nesta planificação, indicamos apenas

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2016

PLANEJAMENTO ANUAL 2016 PLANEJAMENTO ANUAL 2016 Professor Joabe Bernardo dos Santos Língua Portuguesa 9º ano Colégio Nossa Senhora da Piedade Referências: -SAE, 9º ano: Língua Portuguesa. Livro do professor: livro 1 / IESDE BRASIL

Leia mais

EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS

EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS O diretor da Faculdade Network, no uso de suas atribuições legais, torna público o edital a abertura das inscrições para as disciplinas optativas a saber: 1 DA APRESENTAÇÃO:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº213 aprovado pela portaria Cetec nº134 de 04/10/2012 Etec: Professora Maria Cristina Medeiros Código:141 Município: Ribeirão

Leia mais

Prof. Ademar Celedônio Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação.

Prof. Ademar Celedônio Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação. Prof. Ademar Celedônio Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação. BNCC: é a hora da tecnologia?! Como o modelo educacional deve se adaptar ao mundo real? Antes, o conhecimento

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino Básico 2º CICLO Ano: 5º Disciplina: Português Domínios e Competências Nucleares da Língua Aprendizagens Essenciais: Conhecimentos e capacidades Descritores

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Direção Regional de Educação do Centro 4º Ano Ano letivo 2013-2014 Nº de aulas previstas 1º Período 67 2º PERÍODO 62 3º PERÍODO 35 TOTAL 164 PORTUGUÊS Oralidade O4 1. Escutar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE ESPANHOL FORMAÇÃO ESPECIFICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE ESPANHOL FORMAÇÃO ESPECIFICA Manual adoptado: Es-pa-ñol 3 pasos 10º - Identificar informações - Educação para a cidadania - Alfabeto; - Manual; globais e específicas em 1º Período mensagens orais, sobre temas - Aspectos sociais e

Leia mais

CRONOGRAMA DE LINGUAGENS ENEM 2018

CRONOGRAMA DE LINGUAGENS ENEM 2018 CRONOGRAMA DE LINGUAGENS ENEM 2018 GRAMÁTICA 1 MARIA TEREZA Língua, linguagem e variedades linguísticas 2 MARIA TEREZA Fonética e Fonologia 3 MARIA TEREZA Ortografia; Estrutura e processo de formação das

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA

UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA - 2018 8º ANO - EF II Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente Dom Bosco. 0 1) Divisão da 3ª etapa e datas das avaliações Avaliações Intermediária 3ª Etapa

Leia mais

UNIVERSIDAD MILITAR NUEVA GRANADA DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PROGRAMA PORTUGUÊS CONTEÚDO E CALENDÁRIO NÍVEL 5- SEGUNDO SEMESTRE DE 2014

UNIVERSIDAD MILITAR NUEVA GRANADA DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PROGRAMA PORTUGUÊS CONTEÚDO E CALENDÁRIO NÍVEL 5- SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 UNIVERSIDAD MILITAR NUEVA GRANADA DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PROGRAMA PORTUGUÊS CONTEÚDO E CALENDÁRIO NÍVEL 5- SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 Nivel 5 No português 5, continuará a realizar o trabalho iniciado no

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA

UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA - 2017 6º ANO - EF II Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente Dom Bosco. 0 1) Divisão da 3ª etapa e datas das avaliações AVALIAÇÕES Intermediária 3ª ETAPA

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Professora: Janice Rodrigues Gomes e Leandro Lima Gomes Componente Curricular: Língua Portuguesa

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Professora: Janice Rodrigues Gomes e Leandro Lima Gomes Componente Curricular: Língua Portuguesa Professora: Janice Rodrigues Gomes e Leandro Lima Gomes Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano: 9 EF Turma: 19A e 19B Lista dos conteúdos: Leitura e interpretação de textos variados (instrucionais,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS. Ano letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. DISCIPLINA: português (5º ano) QUADRO I

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS. Ano letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. DISCIPLINA: português (5º ano) QUADRO I AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA: português (5º ano) QUADRO I CRITÉRIOS ESPECIFICOS Domínios/ Tema Aprendizagens Essenciais: Conhecimentos,

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 1ª ETAPA

UNIDADES DE ESTUDO 1ª ETAPA UNIDADES DE ESTUDO 1ª ETAPA - 2018 7º ANO - EF II Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente Dom Bosco. 1 1) Divisão da etapa e datas das avaliações Avaliações Intermediária Final 1ª Etapa

Leia mais

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS º ANO A Ano Letivo: 203 / 204 Introdução /Metas O desenvolvimento do ensino é orientado por Metas Curriculares cuja definição organiza e facilita o ensino, pois fornece

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM COMUNICAR EM INGLÊS 2º ANO

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM COMUNICAR EM INGLÊS 2º ANO Nº do Projeto: AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM CURSO VOCACIONAL DE TÉCNICO COMERCIAL (ENSINO SECUNDÁRIO) Ano Letivo 2016/2017 Ciclo de Formação: 2015-2017 COMUNICAR EM INGLÊS 2º ANO PLANIFICAÇÃO

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO

DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO Perfil de aprendizagens específicas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (art. 7.º do Despacho normativo 1-F/2016, de 5 de Abril) ÁREA DE PORTUGUÊS Distinguir a informação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 EIXO TECNOLÓGICO: Controle e processos industriais 1.2 CURSO: Técnico em Análises Clínicas Integrado ao Ensino Médio 1.3 UNIDADE DIDÁTICA: Língua Estrangeira Moderna

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 8ºano Ano Letivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 8ºano Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 8ºano Ano Letivo 2016/2017 Domínios/Conteúdos Objetivos,,, PNL e BE/CRE (5 tempos) s Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Leia mais