Percurso Formativo e Mercado de Trabalho E.E Profº Antonio Alves Cruz Professor(es) Apresentador(es): Raquel Rodrigues Débora Mariana Ribeiro Realização:
Foco do Projeto Auxiliar o jovem a desenvolver uma perspectiva mais ampla sobre seu futuro para além da escolha de um curso superior ou sua inserção no mundo do trabalho; Propiciar a reflexão informada sobre as escolhas que os adolescentes terão de fazer depois do E.M; Propor vivências ligadas à escolha de uma carreira e de ingresso no mercado de trabalho.
Contexto de Aplicação Somos uma escola estadual de Ensino Médio Integral que integra a rede de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Quanto ao perfil socioeconômico, os jovens do Ensino Médio de nossa escola pertencem, em sua grande maioria, à Classe C. Esse projeto foi desenvolvido para os alunos dos anos finais do Ensino Médio.
Justificativa Esta é uma escola de Ensino Médio Integral cujas ações pedagógicas visam formar jovens autônomos, solidários e competentes, tornando-os protagonistas de sua formação. Ajudar o estudante a obter uma visão abrangente que vá além da simples escolha de um curso ou da preparação para o mercado de trabalho é fundamental para que ele reconheça, com autonomia e segurança, seus próprios interesses e vocações para o trabalho. Situações de aprendizagem que contribuam para a construção da identidade do jovem podem se apresentar como práticas pedagógicas eficientes na tentativa de ajudá-lo a fazer suas escolhas na vida acadêmica e no mercado de trabalho com maior segurança e autonomia.
Objetivo Sensibilizar os alunos sobre a importância de um percurso educativo focado no vestibular e no mercado de trabalho de modo que eles possam: sentirem-se capazes de construir uma perspectiva para o futuro; reconhecerem as habilidades que possuem ou desejam; desenvolverem-se para atuarem no mundo do trabalho; identificarem interesses e vocações pessoais que seriam pontos de partida para a escolha profissional.
Desenvolvimento/ Metodologia 1ª Etapa: Aplicação de dinâmicas de grupo. Dinâmica dos balões, explorando a importância do trabalho em equipe e Dinâmica de vendas, com o uso de estratégias de marketing pessoal; 2ª Etapa: Leitura compartilhada do texto A escolha - de Moacyr Scliar - e roda de conversa; 3ª Etapa: Aplicação de atividades de simulação de entrevistas, elaboração de currículos e cartas de apresentação com foco no percurso formativo e mercado de trabalho; 4ª Etapa: Feedback dos alunos sobre a Situação de Aprendizagem; 5ª Etapa: Participação dos estudantes na Feira Guia do Estudante.
Recursos Utilizados Apresentação em powerpoint; Data show; Bexigas; Impressora; Papel; Lápis; Caneta.
Registros Dinâmica das bexigas
Registros Leitura Compartilhada
Registros Elaboração de currículos e apresentação
Registros Elaboração de currículos e apresentação
Registros Simulação das entrevistas
Registros Simulação das entrevistas
Registros Simulação das entrevistas - Vídeos
Registros Feira do Estudante
Registros Feira do Estudante
Resultados Após a atividades, notou-se que os estudantes: reconheceram as habilidades que possuem e quais gostariam de desenvolver; começaram a ter melhor ideia dos pontos de partida para a escolha profissional a partir de vocações e interesses pessoais; produziram currículos e cartas de apresentação; fizeram simulação de entrevistas de emprego, incluindo encenações parodiadas; visitaram a Feira do Guia do Estudante com entusiasmo, sistematização e maior aproveitamento.
Conclusões A situação de aprendizagem seguiu a estrutura de situação didática proposta por Zabala (1998). Os conhecimentos prévios foram levantados a partir da participação dos alunos nas dinâmicas a significância e funcionalidade dos novos conteúdos foram obtidos com o desenvolvimento da leitura compartilhada, o nível de desenvolvimento se deu a partir da confecção de currículos e cartas de apresentação, a zona de desenvolvimento proximal se deu a partir da participação nas dinâmicas e na roda de conversa, o conflito cognitivo e atividade mental se deu por meio da simulação de entrevistas de emprego, a atitude favorável ficou evidenciada pela preparação para o mercado de trabalho, a autoestima e o autoconceito foram contemplados a partir do feedback, o aprender a aprender foi aplicado no roteiro de visita criado e seguido por cada estudante na Feira do Guia do Estudante, de modo a obter maior aproveitamento no evento. Concluímos, que a realização das atividades contribuiu para que o aluno construísse sua identidade, desenvolvendo habilidades de autoconhecimento a partir da identificação de preferências e vocações.