1. No tratamento de hipertensos, os pacientes devem retirar o sal (cloreto de sódio) de sua alimentação, assim como tomar um medicamento diurético. Explique qual a relação entre esses dois procedimentos (dieta e medicação), a pressão alta e o funcionamento dos rins. A ingestão do sal leva a uma maior absorção desse e, consequentemente, um aumento da concentração de sal no sangue, que se torna hipertônico em relação aos tecidos. Desta forma, o sangue passa a receber água por osmose, o que aumenta seu volume, aumentando também a pressão sanguínea. O medicamento diurético provoca a diurese, impedindo que haja reabsorção de água do néfron para o sangue, diminuindo assim o volume de sangue no paciente, reduzindo sua pressão sanguínea.
2. Durante o processo de metamorfose, ocorrem marcantes mudanças no girino. No decorrer desse período evolutivo, em que acaba tornando-se capaz de viver em terra, além das diferenças morfológicas, também se alteram os produtos nitrogenados que excreta, conforme indicado no gráfico a seguir. a) Identifique os produtos nitrogenados representados nas curvas indicadas por I e II. b) Explique por que no decorrer do processo representado no gráfico ocorre mudança no perfil dos produtos nitrogenados excretados
a) I amônia; II Ureia b) A amônia é altamente tóxica e deve ser rapidamente eliminada, exigindo uma grande quantidade de água. Esse produto de excreção ocorre, geralmente, em animais que vivem em ambiente aquático. Mamíferos aquáticos e peixes cartilaginosos não excretam amônia. Já animais terrestres excretam ureia ou ácido úrico, pois podem ser acumulados no organismo por mais tempo, pois são menos tóxicos, e exigem menos água para sua eliminação, adaptação importante para a vida em ambiente terrestre. No primeiro caso, estão os mamíferos e os anfíbios; aves, répteis e insetos excretam ácido úrico.
1. João e José foram assistir a um jogo de futebol. Pouco antes do início do jogo, João tomou duas latinhas de refrigerante e José, duas latinhas de cerveja e depois ambos foram ao sanitário do estádio e urinaram. No intervalo da partida, ambos foram novamente ao sanitário e urinaram; antes do término do jogo, porém, José precisou urinar mais uma vez. Sabendo-se que ambos gozavam de boa saúde, responda às seguintes questões. a) Por que o fato de José ter ingerido bebida alcoólica fez com que ele urinasse mais vezes que João? b) A urina, uma vez formada, percorre determinados órgãos do aparelho excretor humano. Qual a trajetória da urina, desde sua formação até sua eliminação pelo organismo? a) O álcool suprime a produção do hormônio anti-diurético, aumentando a diurese. b) Como se trata de órgãos e a urina já foi produzida, vamos considerar ureteres, bexiga e uretra. Néfrons não devemser mencionados; eventualmente alguém colocou rim, o que não compromete a resposta, assim como ducto coletor e bacinete.
2. No rim dos vertebrados, a unidade excretora (néfron) possui uma dilatação do tubo excretor (cápsula de Bowman), que mantém grande superfície de contato com capilares sanguíneos (glomérulos de Malpighi) de onde absorve água, que vai compor a urina. Existem dois tipos de peixes ósseos: um possui rim com glomérulos grandes e outro possui rim com glomérulos pequenos ou sem glomérulos; um possui uma grande quantidade de néfrons, enquanto o outro possui relativamente poucos néfrons. a) Com base nas relações osmóticas desses animais em seu ambiente, identifique o peixe de água doce e o peixe marinho. Justifique sua resposta. b) Qual o produto nitrogenado excretado por cada tipo de peixe?
2. a) Peixes de água salgada são hipotônicos em relação ao meio e devem evitar a perda excessiva de água. Elimina pouca urina, pois têm glomérulos reduzidos ou ausentes, em pequenas quantidades. Peixes de água doce eliminam muita urina, diluída, pois precisam manter seu meio hipertônico em relação ao meio. Para isso, retiram sais da urina, através de muitos néfrons com o glomérulo bem desenvovlido. b) Ambos excretam amônia.