Sistemas Excretores. Professor Fernando Stuchi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Excretores. Professor Fernando Stuchi"

Transcrição

1 Sistemas Excretores

2 Definição Para manutenção da vida de um organismo animal, todo alimento e substancia que são digeridas, as células absorvem os nutrientes necessários para o fornecimento de energia. A transformação do alimento em nutrientes é feita por reações químicas chamadas de METABOLISMO CELULAR. Durante o metabolismo são produzidas substancias que não interessam à célula as EXCRETAS.

3 Excreção O processo de excreção, nos vertebrados é realizado pelos rins, com a eliminação das excretas pela urina. Nos invertebrados há muitos tipos de estruturas excretoras. Alimento Metabolismo Celular Nutrientes Excretas

4 Excretas Nitrogenadas Excretas ricas em nitrogênio que resultam do metabolismo das proteínas e ácidos nucléicos. São tóxicas para as células e devem ser eliminadas do organismo o quanto antes. Amônia; Uréia; Ácido úrico. As principais são:

5 Principais Excretas Nitrogenadas Amônia Deve ser eliminada rapidamente, na sua excreção é eliminada muita água, é a principal excreta nitrogenada dos animais de ambiente aquático (invertebrados, peixes cartilaginosos marinhos e peixes ósseos de água doce Animais amonotélicos). Uréia - Menos tóxica que amônia, podendo ficar mais tempo no organismo, elimina pouca água na sua excreção (peixes cartilaginosos, anfíbios, répteis aquáticos e mamíferos Animais ureotélicos). Ácido úrico Menos tóxico que a uréia e maior economia de água na excreção, é o principal produto de excreção de animais de ambiente terrestre seco (caracol, insetos, répteis e aves Animais uricotélicos).

6 Aparelho Excretor nos vertebrados Dois rins situados dorsalmente, na região da cintura pélvica. A cada rim chega um ramo da artéria aorta (artérias renais), trazendo o sangue para se filtrado. Após a filtração o sangue é levado de volta a circulação pelas veias renais, que desembocam na veia cava inferior. A urina é levada pelos dois ureteres até a bexiga, para ser armazenada e eliminada pela uretra.

7 Estrutura do Rim

8 As estruturas do Rim Visto em corte longitudinal o rim apresenta zonas diferentes: Córtex Renal região mais externa; Medula Renal Região mais interna. Dentro da medula Renal encontramos as seguintes partes: Pirâmides de Malpighi (Renal) se encontram os néfrons (responsáveis pela filtração do sangue e formação da urina); Cálice Renal; Pelve renal (Bacinete) se prolonga até o ureter.

9 Néfron Estruturas responsáveis pela filtração do sangue e formação da urina Cada néfron é constituído pelas seguintes partes: Túbulo renal dividido em três regiões: Tubo contorcido proximal; Alça de Henle; Tubo contorcido distal. Ductos coletores Cápsula de Bowman envolve os capilares sanguíneos ( glomérulo);

10 Funcionamento dos néfrons

11 Funcionamento do Néfron Cápsula de Bowman O sangue é levado até os rins pelas artérias renais, que após penetrar nos rins se ramifica em arteríola. Cada néfron recebe o sangue a ser filtrado pela arteríola aferente, que ao entrar na cápsula de Bowman se forma em glomérulo. A cápsula de Bowman exerce uma pressão sobre o glomérulo que provoca a entrada do filtrado glomerular (líquido do sangue que possui as excretas, mas possui água, hormônios, sais, nutrientes que devem ser reabsorvidos).

12 Funcionamento do Néfron Túbulo Contorcido Proximal Reabsorção dos seguintes elementos: Água; Sódio; Cloretos; Potássio; Bicarbonatos; Glicose; Aminoácidos Corresponde a 65% da filtração renal. Absorve ácidos e bases nitrogenadas para eliminar com a urina.

13 Funcionamento do Néfron Alça de Henle Reabsorção dos seguintes elementos : Água; Sódio; Cloretos; Potássio; Cálcio; Bicarbonatos; Magnésio Corresponde a 25% da filtração renal.

14 Funcionamento do Néfron Túbulo Contorcido Distal Reabsorção dos seguintes elementos : Água (ação do hormônio ADH); Sódio; Cloretos; Cálcio; Magnésio Corresponde a 7% da filtração renal. Ação do hormônio antidiurético ADH, para a reabsorção final da água.

15 Funcionamento do Néfron Ducto Coletor Reabsorção dos seguintes elementos : Água (ação do hormônio ADH); Sódio; Cloretos; Bicarbonatos Ureia Corresponde a 3% da filtração renal. O restante da filtração, forma a urina que será encaminhada para a pelve renal, ureteres e bexiga.

16 Gráfico Sódio x Retenção de líquidos

17 Sistemas Urinários

18 Inervações da bexiga

19 Glândulas Supra-Renais As supra-renais, também conhecidas com adrenais, são duas glândulas, que como diz o nome, localizam-se em cima dos rins. Principais hormônios produzidos: Cortisol: Uma das suas principais ações é garantir glicose (açúcar = energia) para as células, seja antagonizando a insulina ou estimulando a transformação de gorduras e proteínas em glicose. É considerado um hormônio do estresse, pois prepara o corpo para aguentá-lo. Androgênios e estrogênios : São respectivamente os hormônios masculinos e femininos. Aldosterona: Age no rim controlando os níveis de sódio e potássio na urina e no sangue. Adrenalina: Prepara o corpo para fugir do estresse, aumentando a freqüência cardíaca, aumento da irrigação nos músculos, liberação de glicose no sangue.

20 Glândulas Supra-Renais Sintomas da insuficiência das adrenais Hipotensão e choque circulatório Distúrbios do potássio e do sódio Hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) Alterações dos hormônios sexuais. Anorexia (perda de apetite) Doenças Doença de Adison, uma doença auto-imune O excesso de cortisol causa a síndrome de Cushing, que cursa com diabetes, ganho de peso, supressão do sistema imune etc.. O excesso de aldosterona causa baixa de potássio, aumento do sódio no sangue e hipertensão

21 Estruturas excretoras dos Invertebrados Nos animais invertebrados aquáticos mais simples, a excreção é feita por difusão (poríferos e celenterados). Sistemas Excretores Nos animais mais complexos a excreção é feita por estruturas especializadas, tais como: Célula Flama platelmintos Sistema H - asquelmintos Nefrídios anelídeos Túbulos de Malpighi insetos e aranhas Glândula Verde - crustáceos

22 Célula Flama Células ciliadas que por meio do batimento dos cílios, removem os produtos de excreção e lançam no interior dos dutos, eliminando para fora do corpo. Tipo de excreção dos platelmintos Sistemas Excretores

23 Nefrídeos Tipo de excreção do anelídeos Sistemas Excretores Os anelídeos possuem em cada seguimento um par de túbulos chamados nefrídios. Cada nefrídio possui um funil de entrada ( nefróstoma ) que se abre na cavidade do corpo ( celoma ). O liquido celomático é levado até os nefrídios, que por ser envolvido por capilares reabsorve parte do liquido filtrado. Cada nefrídio termina com o nefridióporo que se abre na superfície do corpo.

24 Obrigado!!!!!