PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Letras Disciplina: Literatura Portuguesa I Professor: Socorro Almeida Código: Carga Horária: 60 Créditos: 3 Pré-requisito(s): Teoria da literatura Período: 3 Ano: 2015-2 2. EMENTA: Expressão literária portuguesa do período trovadoresco ao pré-romantismo 3. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: Estudar e conhecer a Literatura Portuguesa desse período, através de várias fontes literárias e históricas, estabelecendo um parâmetro entre a teoria e a análise através de textos, e observar influências causadas em nossa cultura. Estudar diacronicamente a Literatura Portuguesa do Medievo ao Arcadismo, articulando as obras desses períodos com o contexto sociocultural do qual fazem parte. 4. OBJETIVO(S) ESPECÍFICOS(S) DA DISCIPLINA: Levar os alunos a conhecer criticamente obras significativas do Trovadorismo, do Humanismo, do Classicismo; do Barroco e do Arcadismo português; Ao final do período o aluno deve estar apto ao conhecimento histórico-literário de Portugal e do desenvolvimento dessa arte através dos tempos. Estabelecer relações entre as obras literárias dos períodos mencionados e o contexto sócio-cultural em que estão inseridas. Desenvolver o senso crítico em relação ao processo artístico empreendido pelos agentes fundadores da tradição literária portuguesa que permanecem presente ainda nos dias de hoje. Ler e investigar textos desse período, buscando compreender a percepção e apresentação da visão de mundo do homem em cada época. O aluno deverá reconhecer em textos lidos, aspectos dos períodos estudados, além de estar apto à leitura crítica desses textos. Compreender o processo de intertextualidade e entender como nós, contemporâneos, podemos construir paralelos entre o presente e o passado através dos textos literários e, ao mesmo tempo, compreender as perspectivas estéticas e literárias do passado e sua importância\a para o amadurecimento da literatura.
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Unidade I: A Queda do Império Romano e a ascensão da Igreja; A Formação de Portugal e da literatura portuguesa; Visão histórica e literária do Período Medieval; Formação e origem da literatura portuguesa.; Gêneros e formas da Literatura Portuguesa Medieval. Trovadorismo (poesia e prosa), através de análises textuais: Cantigas de amor; Cantigas de amigos; Cancioneiros; Cantigas satíricas (escárnio e maldizer). Prosa Medieval: Novelas de cavalaria; os ciclos e as principais novelas Cronicões; Hagiografias; Nobiliários. Humanismo: Fernão Lopes e a nova consciência do povo português Poesia e prosa; As mudanças na produção da poesia (forma, métrica e conteúdo) O Cancioneiro Geral de Garcia de Resende; O Teatro popular; O Teatro de Gil Vicente. As características, ideologia e perspectivas do teatro vincentino Trabalho com as peças, Auto da Lusitânia, Auto da Alma, Auto da Índia, A farsa de Inês Pereira e O Auto da Barca do Inferno. Classicismo A chegada do Renascimento e o Classicismo na literatura Contexto histórico e sociocultural do Classicismo. Ideologia, características na literatura Luis Vaz de Camões e os poetas menores: Leitura e análise de poemas de Camões e outros poetas, assim como dados biográficos e estilo desses autores; Leitura analítica de Os Lusíadas; A novela; O conto; Teatro; Literatura de viagens; Historiografia; Prosa doutrinária
Unidade II: Período Barroco: Contexto histórico, ideologia, forças embasadoras origem, características e desenvolvimento no mundo e em Portugal O Barroco em Portugal, introdução, poesia, estilos, forma e representantes; Historiografia e seus representantes; Epistolografia e seus representantes; Teatro e os principais representantes Arcadismo: Arcadismo, Neoclassicismo e Iluminismo. Origem, contexto histórico em Portugal, características e ideologia do período Poesia; Os Poetas da Arcádia e os Poetas Dissidentes; As várias fases de Bocage e da poesia bocageana; Prosa doutrinária; Teatro 6. METODOLOGIA DO TRABALHO: A metodologia busca fornecer ao espaço de sala de aula um caráter dinâmico e dialógico. Assim, contaremos com aulas expositivas, fundamentadas em textos críticos, estéticos, teóricos sobre os estilos de época abordados no curso. Dessa forma podemos contar com atividades com: Leitura, análise e discussão de textos literários em aula. Trabalhos individuais e em grupo;. Estudo comparativo de textos antigos e contemporâneos e de textos literários de diferentes origens.; Aulas explicativas e discursivas; Leitura através do cinema e de textos Aulas expositivas, através de slides; Exercícios; Debates; Seminários; Pesquisas; Análise de textos poéticos, prosaicos ou teóricos com apresentação em sala; Produção de textos de acordo com os temas trabalhados Estudos dirigidos feitos de várias formas: perguntas elaboradas pelo professor e perguntas formuladas pelos próprios alunos sobre os assuntos estudados de forma que todos sejam perguntados e todos tenham a oportunidade de perguntar, também pode ser feito por equipes como em um jogo de quem sabe mais, com as trocas dos assuntos, ou seja, um grupo X pergunta sobre assunto A ao grupo Y enquanto esse grupo pergunta sobre outra coisa, depois esses assuntos são trocados, assim os dois grupos serão levados a ler todos os textos.
7. SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Domínio do conteúdo, Assiduidade, Pontualidade, Habilidades e competências para ler e escrever textos da literatura portuguesa em diálogo com outros discursos e outros sistemas semióticos. Trabalhos em grupo e individuais, Participação nas atividades. Provas escritas e orais Estudos e pequenas tarefas feitas em sala como memória de aula, ficha crítica do seminário do dia; Estudos dirigidos Seminários; 8 - DISTRIBUIÇÃO DE NOTAS 1ª UNIDADE: Apresentação da peças vicentinas - Serão avaliados aspectos como, grau de criticidade, desenvoltura, clareza, organização, entendimento do assunto e transmissão do conhecimento adquirido. Avaliação com valor de 10,0- dez pontos. Estudo dirigido com questões abertas para serem respondidas e debatidas em que se avaliará a desenvoltura, grau de criticidade, apreensão do conhecimento. Atividade com valor de 10,0 dez pontos Prova escrita com perguntas abertas e fechadas em que serão avaliados aspectos como: coesão e coerência textual, entendimento do assunto, clareza nas respostas, interpretação de texto. Prova com valor de 10,0 dez pontos. OBS.:.As notas serão somadas e divididas por três para obter a média da primeira unidade DISTRIBUIÇÃO DE NOTAS 2ª UNIDADE: Apresentação de textos - sobre o período barroco e de textos contemporâneos com aspectos barrocos. Apresentação de textos do período árcade em que serão avaliados, entre outros aspectos, a desenvoltura, apreensão do conhecimento e o grau de criticidade. Avaliação terá valor de 10,0 dez pontos. Estudo dirigido sobre Barroco e Arcadismo em forma de debate, em duas etapas: na primeira as questões serão produzidas pelos alunos e lançadas aos grupos, de forma que todos os grupos perguntem e respondam perguntas e debatam. A segunda etapa terá as questões formuladas pelo professor e lançada a um grupo de cada vez e os outros grupos ou alunos individualmente, depois da resposta dada, terão a oportunidade de avaliar a resposta e complementá-la se necessário, essas participações também serão pontuadas. Atividade com valor de 10,0 dez pontos. Prova escrita com perguntas abertas e fechadas abrangendo todo o assunto do semestre, em que serão avaliados aspectos como: coesão e coerência textual, entendimento do assunto, clareza nas respostas, interpretação de texto.
Prova com valor de 10,0 dez pontos. Obs. Todos os aspectos serão analisados dentro dos parâmetros especificados pelo professor na hora da divisão do trabalho. As notas serão somadas e divididas por três para obter a média da primeira unidade 09- ATENDIMENTO EXTRA-CLASSE: Acontecerá sempre que o aluno tiver necessidade ou se a disciplina exigir um atendimento extra para trabalhos. Esses atendimentos ocorrerão pelo e-mail socorroliteratura@hotmail.com.br ou com prévio acordo para uma conversa. 12. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES (*) As atividades postas no cronograma podem sofre alterações de acordo com a necessidade da turma, da disciplina ou por algum imprevisto e até mesmo mudanças de planos para um melhor desenvolvimento da disciplina. 10. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ABDALA JUNIOR. Benjamin; PASCHOALIN, Maria Aparecida. História Social da Literatura Paulo: Ática, 1982. AMORA, Soares. Presença da Literatura Portuguesa, Era Clássica, 5ª ed. São Paulo: Difel CAMÕES, Luiz Vaz. Sonetos, São Paulo: Martin Claret, 2001.. Os Lusíadas, São Paulo: Cultrix, 2002 MASSAUD, Moisés. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1998. A Literatura Portuguesa Através dos Textos. São Paulo: Cultrix, 1996. Literatura Portuguesa Moderna. São Paulo, Cultrix, 1993. Pequeno Dicionário da Literatura Portuguesa. S. Paulo: Cultrix, 1994. SARAIVA, A. J. & LOPES, O. História da Literatura Portuguesa. Lisboa: Porto Editora, 1996. Portuguesa. São BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BERARDINELI, Cleonice. Antologia do Teatro de Gil Vicente, 3ª ed. Rio Janeiro: Nova Fronteira, 1984 CADEMARTORI, Lígia. Períodos Literários, 9ª ed. São Paulo Ática: 2002 CAMÕES, Luiz, Os Lusíadas, São Paulo: Cultrix, 2002 GOMES, Álvaro Cardoso. Literatura Comentada de Gil Vicente, São Paulo: Abril GOTLIB, Nadia Bottella. Literatura Comentada, (Luiz Vaz de Camões). São Paulo: Abril, 1980. DELUMEAU, Jean. Civilização do Renascimento. Lisboa: Estampa, 1984.. Europa na idade média(a). São Paulo: Martins Fontes, 1988. ECO, Umberto. Arte e beleza na estética medieval. 2. ed. São Paulo: Globo, 1989. LANCIANI, Giulia e TAVANI, GIUSEPPE. A Cantiga de Escárnio e Maldizer, Lisboa: Colibri, 1998. PINHEIRO, Célio. Introdução a Literatura Portuguesa. São Paulo: Pioneiro, 1991 SAMUEL, Rogel. Manual de Teoria Literária 12ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. SÉRIE NOSSOS CLÁSSICOS DA LITERATURA PORTUGUESA, (AGIR). Rio de Janeiro: Vozes, 1997. SARAIVA. Antônio José. Para a história do romance português: das origens ao século XX. Lisboa: Dom Quixote, 1987. SOARES, Angélica. Gêneros Literários (Série Princípios). São Paulo: Ática, 1983., SPINA, A. Presença da Literatura Portuguesa. Era medieval. Vol. 1. Ed. Difusão Européia do Livro, 1989. TUFANO, Douglas. Estudos da Literatura Portuguesa. São Paulo: Moderna, 1993. VIANA, Antônio Fernando & BARRETO, José Ricardo Paes. Cruzamentos Poéticos, Portugal-Brasil, Recife: Nova Presença, 2002.. VIEIRA, Pe. Antônio. Sermões. 14. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997.