Sistema GP Gestão de Pombos ADENDA AO MANUAL COM ALTERAÇÕES DA VERSÃO 16.01 DO SISTEMA GPC Versão para 2016 (01-2016) EMAIL: GERAL@SISTEMAGP.COM SITE: WWW.SISTEMAGP.COM Um produto POMOR Software de Gestão, Lda
Agradecimentos Aproveitamos para agradecer as vossas sugestões e a vossa disponibilidade para nos transmitirem as mesmas. Sendo que será sempre de interesse comum que as potencialidades da aplicação respondam às necessidades dos utilizadores. Estas alterações foram feitas para si com as suas sugestões. Cópias de Segurança Lembramos a necessidade de se efectuarem Cópias de Segurança de Dados na opção Utilitários dado que não existem sistemas e máquinas 100% fiáveis. De entre outras, destacamos as seguintes alterações para a versão GPC 2016 1 Coordenadas Geográficas Vs Visualização Google Maps [alteração regulamentar] Algumas Associações Distritais já utilizavam as coordenadas geográficas. A partir de 2016, todas as coordenadas serão utilizadas neste formato - esta alteração tem impacto nas coordenadas dos concursos e nas coordenadas dos concorrentes, passando a ser expressas em Latitude e Longitude (cada uma expressa em graus, minutos e segundos). Na ficha do concorrente, se clicar no botão Google, terá acesso à visualização das coordenadas indicadas directamente no Google Maps, podendo utilizar todas as suas potencialidades: 2 Emissão de mapas pendente de envio de movimentos para a Associação A emissão de mapas de classificação na prova, só é possível após envio dos movimentos para a Associação, na opção Movimentos> Exportação de Movimentos para a Associação. Os mapas que ficam condicionados a este controlo são: - Listar Provas> Concorrentes Designados ; - Listar Provas> Pombos na Prova ; - Listar Provas> Classificação de Pombo e Total ; Muito Importante: este controlo é apenas efectuado nos programas Sistema GPC Columbófilo e Sistema GPC Pombo ÁS o Sistema GPC interno e outros, habitualmente disponibilizado para as competições internas do clube, não tem este controlo.
3 Controlo de emissão de mapas de Sistema GPC Columbófilo e Sistema GPC Pombo Ás Não é possível emitir os seguintes mapas no Sistema GPC Columbófilo: - Listar Provas> Pombo na Prova ; - Listar Totais> Pombos ; Não é possível emitir os seguintes mapas no Sistema GPC Pombo Ás: - Listar Provas> Concorrentes Designados ; - Listar Totais> Concorrentes ; Muito Importante: este controlo é apenas efectuado nos programas Sistema GPC Columbófilo e Sistema GPC Pombo ÁS o Sistema GPC interno e outros, habitualmente disponibilizado para as competições internas do clube, não tem este controlo.
4 Recenseamento e Coordenadas Geográficas [alteração regulamentar] Em 2015, o Sistema GPC foi alterado para não permitir registo de pombos (de acordo com alteração regulamentar) em 2016, essa impossibilidade estende-se também às coordenadas dos concorrentes, sendo a sua introdução e\ou alteração no Sistema GPC efectuada através de actualização via FPC. Não foi criado circuito específico para a actualização de coordenadas quando actualizar recenseamento, estará também a actualizar coordenadas de concorrentes. A actualização de recenseamento e coordenadas é efectuada exclusivamente via Associação: 1º A Associação actualiza recenseamentos \ coordenadas com dados da Federação; 2º A Associação disponibiliza recenseamentos \ coordenadas actualizados via internet (ou outro suporte); 3º Os clubes actualizam recenseamento \ coordenadas na opção Pombos> Importação de Pombos : 4º Será gerado relatório com o recenseamento e coordenadas que foram actualizadas, existindo ainda alerta para a necessidade de recalculo de provas e envio das mesmas para a Associação caso existam coordenadas alteradas.
Muito importante: - A comunicação de alterações de recenseamento \ coordenadas deverá ser efectuada em articulação com a Associação e\ou FPC; - Por uma questão de coerência, a data de introdução do pombo no Sistema GPC, ficou também impossibilitada: 5 Coordenadas Geográficas Vs Doublagem Como os campos para introdução das coordenadas nos concorrentes não permitem alterações, sempre que existir necessidade de actualizar coordenada de um concorrente de doublagem, deverá ser executada a opção de Pombos> Importação de pombos de doublagem mesmo que não exista actualização de recenseamento, as coordenadas serão actualizadas. 6 Limite para Campeonato Columbófilo [alteração regulamentar] O Sistema GPC 2016 foi parametrizado para o limite definido em regulamento para o Campeonato de Columbófilo: 25 para Velocidade, 25 para Meio Fundo e 15 para Fundo:
7 Gestão de número de pombos enviados Os procedimentos de exportação \ importação \ cálculo de movimentos foram melhorados para facilitar a sua manutenção pelo utilizador: - As opções Cálculo de prova e Exportação de Movimentos para a Associação detectam agora situações de não coerência entre o tipo de concorrente (normal ou 2ª equipa) e o tipo de número de pombos enviados OU não existência de número de pombos enviados inviabilizando a sua execução e indicando o motivo em relatório; - Para simplificar o procedimento de introdução de pombos enviados, foi implementado circuito em que é sugestionada a cópia do número de pombos enviados da prova anterior da mesma especialidade (não existindo qualquer cópia deste valores entre Sistemas GPC). Circuito: 1º Introdução de número de pombos enviados para 1ª prova de cada especialidade (em cada Sistema GPC); 2º Quando efectuar cálculo de prova de provas seguintes, será questionado se deseja efectuar cópia de número de pombos enviados de prova anterior: Muito importante: caso existam alterações, deverão ser efectuadas na opção Concurso> Pombos Enviados> Introdução por Concorrente devendo, posteriormente, efectuar novamente o cálculo de prova.
8 Campeonato Peninsular [alteração regulamentar] Este campeonato é facultativo e presume a comunicação directa de classificações dos clubes para a FPC de um máximo de 10 pombos por concorrente \ prova. Marcação de Movimentos A opção Movimentos> Campeonato Peninsular> Marcação de Movimentos para Campeonato Peninsular permite a sinalização de 10 pombos por concorrente \ prova para sinalizar, deve clicar na coluna C.Pen. : Muito Importante: após sinalização deverá clicar no botão Guardar. Mapa com movimentos sinalizados A opção Movimentos> Campeonato Peninsular> Mapa de Sinalização para Campeonato Peninsular permite verificar os movimentos sinalizados para este campeonato:
Envio de movimentos para a FPC A opção Movimentos> Campeonato Peninsular> Envio de movimentos de Campeonato Peninsular para Federação permite enviar movimentos directamente para a FPC: Muito Importante: - Não são enviados movimentos de doublagem; - Guarde o relatório de envio; 9 Importação de recenseamentos de doublagem de outras Associações Continua a ser possível a importação de recenseamentos de doublagem de outras Associações Distritais (à semelhança de anos anteriores). Mas porque estas situações têm de ser autorizadas, esta funcionalidade fica condicionada à introdução de uma autorização a fornecer pela POMOR (após confirmação com a Associação e\ou FPC). Quando se detecta que o código de colectividade origem não pertence à Associação, o Sistema GPC informa que é necessário solicitar autorização: Muito importante: não é necessário preencher esse campo para importar recenseamentos da mesma Associação.
10 Possibilidade de alteração do título dos mapas de Borrachos Como os mapas de borrachos podem ser utilizados especificamente para os Yearlings (ou outras situações) os seguintes mapas passaram a permitir introduzir titulo personalizado: - Listar Provas> Concorrentes - Borrachos ; - Listar Provas> Pombos - Borrachos ; - Listar Totais> Concorrentes - Borrachos ; - Listar totais> Pombos - Borrachos ; 11 Importação de versão PideXX de constatador Benzing O Sistema GPC foi alterado para permitir ler dados da versão PideXX do constatador Benzing. Parametrização de Sistema GPC Para utilizar esta versão, deverá aceder à opção Parametrização> Configuração de Relógios e seleccionar o item PideXX :
Disponibilização de dados no software PideXX Deverá disponibilizar os dados seguindo os seguintes passos: 1 Fecho da prova pelo conselho técnico; 2 Ligar o relógio á base da Benzing; 3 Ligar a base ao computador através da porta série; 4 No relógio, no menu principal escolher a opção Registar e depois PC COMM ; 5 Aceder ao programa PideXX pelo icon: Caso não se encontre instalado, contacte o seu fornecedor Benzing. 6 Escolher as opções sinalizadas pela ordem indicada: 7 Quando surgir a janela que pergunta onde quer guardar os ficheiros: a) Seleccionar a pasta C:\ATIS ; b) Atribuir o nome Benzing ; Importante: após importação para o Sistema GPC, este ficheiro será eliminado. 8 Aceder ao Sistema GPC, executar a opção Movimentos> Importar prova de relógio, seleccionar o item Benzing e seguir os passos normais; A POMOR deseja-lhe uma campanha cheia de sucessos. POMOR Software de Gestão, Lda Versão 16.01 Jan 2016