CARLOS BARJAS MILLAN UnB Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo no Brasil Contemporâneo Prof. Ana Paula Gurgel Seminário: Carlos Barjas Millan Raphael Nogueira Batista Strauss 120133750 André Leite Santos 130005860
CARLOS MILLAN 1927 / 1964 São Paulo Estudos na FAU Makenzie Trabalho com Rino Levi (Estágio) Trabalho com a Branco & Preto Escritório Encontro com Joaquim Guedes e Vilanova Artigas Aproximação do grupo de arquitetos modernistas paulistas FAU USP Influências: -Rino Levi - Arquitetos paulistas (Joaquim Guedes e Artigas) -Le Corbusier -> constantemente citado em suas aulas na FAU USP A influência de Millan sobre outros arquitetos, contemporâneos ou mais jovens, ocorreu no sentido de expor um método de projeto, o didatismo de como aplicar um repertório próprio e buscar uma expressão arquitetônica particular, não foi uma linguagem formal definida a ser plasticamente referenciada em outras obras.
RESIDÊNCIA ROBERTO MILLAN 1960 São Paulo Alto de Pinheiros
RESIDÊNCIA ROBERTO MILLAN 1960 São Paulo Alto de Pinheiros Residência para seu irmão mais velho Menção Honrosa na categoria de Habitação individual da VI Bienal de São Paulo (1961) Linguagem de projeto não presente em obras anteriores Racionalismo e influência corbusiana Primeiro projeto com intenções de préfabricação.
RESIDÊNCIA ROBERTO MILLAN 1960 São Paulo Alto de Pinheiros Implantação: terreno plano de 760m², locada próxima ao limite sudoeste do lote prisma elevado: volume único elevado e térreo com áreas fechadas independentes do volume superior organiza-se a partir de um vazio central -> sala de estar com pé direito duplo junto ao vazio, no andar superior, estão a biblioteca e a varanda aberta que termina na escada que comunica o andar superior ao jardim no térreo dependências de empregados também no nível superior, ligadas aos dormitórios, e à área de serviço no térreo pelas escadas a varanda faz parte de do espaço contínuo envidraçado que atravessa toda a fachada noroeste, a qual também aborda áreas de estudo para onde se abrem os dormitórios.
RESIDÊNCIA ROBERTO MILLAN 1960 São Paulo Alto de Pinheiros dormitórios: portas venezianas de correr os separam da área envidraçada venezianas: inverno -> permitem a passagem do calor da insolação da área envidraçada verão-> com os caixilhos abertos, permitem a ventilação e o sombreamento dos dormitórios. Térreo: - vestíbulo, banheiro social de planta circular, cozinha, lavanderia e salas de estar e jantar -> três volumes fechados e independentes interligados por uma cortina de vidro que define as salas de estar e jantar. -área coberta restante abriga os automóveis.
RESIDÊNCIA ROBERTO MILLAN 1960 São Paulo Alto de Pinheiros casa de volumetria simples geometria rigorosa duas empenas cegas e duas fachadas com elementos indicadores das funções internas destaque somente das duas escadas de serviço e de acesso da varanda ao quintal o projeto especifica o mínimo de materiais racionalização do canteiro de obras: foram projetados painéis de concreto moldados no canteiro em berços de madeira com fundo de areia para um acabamento texturizado. desenhos prevêem encaixes e amarrações, os quais nunca apresentaram nenhum problema.
RESIDÊNCIA ROBERTO MILLAN 1960 São Paulo Alto de Pinheiros Este tem alguns detalhes construtivos nunca antes empregados pelo arquiteto, os quais ele passou a utilizar constantemente nos projetos de habitação, pelos seus últimos quatro anos de vida: - banheiro social com planta circular em volume independente, definindo a entrada da casa - programa de necessidades resolvido em torno do vazio central - escadas separadas, isolando a de serviços, em um volume externo destacado do corpo da casa - lareira configurada como volume independente; - cozinha linear com iluminação em duas faixas - circulações internas ao redor do vazio central - área de serviço no mesmo pavimento dos dormitórios - gárgulas para escoamento da laje de cobertura - luminárias redondas embutidas na laje.
RESIDÊNCIA NADIR DE OLIVEIRA 1960 / 1961 Cidade Jardim - São Paulo
Lote de 1000m2 Banheiro múltiplo (3 compartimentos) Villa Savoye Cobógo Escada externa Estrutura de concreto armado aparente Diversidade de materiais, texturas e cores
RESIDÊNCIA CARLOS MILLAN 1959 / 1964 São Paulo Morumbi (não construida)
RESIDÊNCIA CARLOS MILLAN 1959 / 1964 São Paulo Morumbi (não construida) Projeto de residência para si e para sua família Detalhado até o nível executivo Modificações foram estudadas após a conclusão do projeto, mas não sairam do nível do croqui Casa-apartamento Semelhança com a casa Nadir Oliveira, porém com dimensões maiores Prisma elevado sobre pilotis Volumetria simples, com pequenos volumes de iluminação zenital e caixa d água na cobertura
RESIDÊNCIA CARLOS MILLAN 1959 / 1964 São Paulo Morumbi (não construida) Implantação em um terreno de 1600m² com declividade lateral organização em torno de um eixo (vazio de acesso e banheiros) -> circulação periférica contínua Componentes: *quatro dormitórios, *um banheiro de uso múltiplo e um banheiro integrado ao quarto do casal, *salas de jantar e estar com terraço, *lareira, *cozinha, *lavanderia, *terraço de cobertura, *dois quartos e banheiro de empregados, * Térreo livre, com um terraço e o abrigo de automóveis sob a projeção, *dependências de empregados no subsolo
RESIDÊNCIA ANTONIO D`ELBOUX 1962 Perdizes - São Paulo Lote de 365m2 Topografia natural mantida Dormitórios com orientação sudeste com shed (ver corte) Simetria no primeiro pavimento Banheiro de uso múltiplo Estrutura de concreto armado aparente Diversidade de materiais, texturas e cores
Em 1962 a FAU-USP institui uma comissão para a reforma do ensino de arquitetura e Millan produz o documento intitulado O ateliê na formação do arquiteto, em que propõe um avanço didático na estrutura pedagógica do curso; sua colaboração foi fundamental para a reforma instituída neste mesmo ano. Sempre guiado por uma obsessão, essa questão da verdade. Isso fez com que a sua obra, depois de 50 anos, permaneça com uma atualidade muito grande, muito inteligente, e quando a gente entra, eu digo olha isso constitui uma obra do Milan.(...) Isso ele sempre buscou muito: o bloco é bloco; o que é concreto é concreto, ele evitava ao máximo o revestimento, sempre naquela busca da verdade do material, a partir da qual ele fazia a composição. Talvez a sua grande lição esteja nesse rigor. (Ruy Ohtake, ex-aluno)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Carlos Millan, passados 50 anos. Sergio Matera - http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/15.176/5459 AS CASAS UNIFAMILIARES DE CARLOS MILLAN. Sílvia Lopes Carneiro Leão - http://www.docomomo.org.br/seminario%2010%20pdfs/con_14.pdf Histórias e Memórias de um arquiteto. A breve trajetória de Carlos Barjas Millan. Mônica Junqueira de Camargo - http://www.docomomo.org.br/seminario%206%20pdfs/monica%20junqueira%20de%20camargo.pdf http://www.carlosmillan.com.br/ Carlos Millan: Um Estudo Sobre a Produção em Arquitetura. Sergio Metera.