Treinamento Básico do SIE Módulo Administrativo Rio de Janeiro,11 de Março de 2009 Centro de Processamento de Dados O Sistema de Informações para o Ensino O SIE é acessível a partir de qualquer microcomputador instalado na rede da Universidade e possui um sistema de cadastro de usuários que fornece permissões de acesso aos módulos e funcionalidades customizadas.
Importância do SIE para a UNIRIO SIE é a base de dados da UNIRIO utilizada para elaboração do CENSO, dos indicadores do RELÁTORIO DE GESTÃO e importação de dados para a Plataforma PingIFES; Necessidade das informações corretas no cadastro do aluno; Atualização e Manutenção das informações da vida acadêmica do aluno; Registro das informações no momento adequado (sem retorno a períodos anteriores para alterações). O Censo da Educação Superior é parte do Sistema Integrado de Informações da Educação Superior (SIED- Sup) e é um levantamento de dados, anual e sistemático, tico, gerado a partir do Cadastro de Instituições e Cursos. Instituído pela Portaria INEP nº n 125, de 5 de setembro de 1997, jáj revogada, e estando em vigor a Portaria MEC nº n 46, de 10 de janeiro de 2005. Censo da Educação Superior Constitui a base oficial das estatísticas da Educação Superior do País, e é utilizado para as tomadas de decisões, além de subsidiar o planejamento de políticas públicas da Educação Superior. A partir de 2000 a coleta passou a ser realizada por meio de um questionário eletrônico, e nesse mesmo período os resultados da coleta passaram a ser utilizados na construção da matriz orçamentária das IES federais.
Dados Coletados no Censo Graduação 1 º e 2º semestre do ano anterior Candidatos Inscritos; Vagas; Ingressantes - forma e faixa etária, Matriculados - turno, sexo, carga horária semanal, portadores de necessidades especiais, carga horária integralizada; Trancamentos - semestral e geral; Perdas; Concluintes; Bolsas e Estágios; Prestação de Serviço Institucional - ex: atendimento jurídico. Extensão Programas e Projetos; Público Atendido; Pessoas Envolvidas; Eventos Desenvolvidos - por tipo, público participante e área temática. Biblioteca Espaço físico; Serviços Oferecidos e Empréstimos; Acervo - por área de conhecimento e por meio de acesso; Pessoal - por grau de formação, regime de trabalho e faixa etária. Geral da Universidade Prestadores de Serviços - quantidade e sexo; Recursos de Informática; Área Física; Pessoal Técnico-Administrativo - por sexo, escolaridade, regime de trabalho e despesas; Pessoal Docente - grau de formação, regime de trabalho, categoria funcional, faixa etária e despesas; Orçamento Dados Coletados no Censo DIFICULDADES ENCONTRADAS Inconsistência dos dados Prazo de envio das informações Aplicação de normas internas MELHORIAS DO PROCESSO Aperfeiçoamento na apuração dos dados Envio das listagens nominais de comprovação dos dados AÇÕES PROPOSTAS Criação e ajuste de relatórios no SIE para promover a apuração dos dados Adequação de nomenclaturas utilizadas internamente de acordo com o INEP
PingIfes O ministro da Educação no dia 20.09.2006, em Brasília, lançou a Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino Superior (PingIfes). Ela foi criada pela Secretaria de Educação Superior (SESu / MEC), em parceria com o Laboratório de Computação Científica (LCC) da UFMG. A Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino Superior tem como objetivo principal gerar um sistema de gestão estratégica de dados da SESu e como objetivos específicos a melhoria da comunicação SESu IFES e permitir a transparência para as IFES dos dados utilizados pela SESu em decisões estratégicas. Resultados esperados do PingIfes Obter de forma dinâmica os dados básicos necessários a gestão da SESu de distribuição de recursos; Obter estes dados através de uma plataforma padronizada (conceitos e meios de transporte); Trabalhar com dados mais atualizados, minimizando o atraso atual. O PingIfes busca os seguintes Dados a partir do SIE: Graduação: Curso - Campus; Turno; Oferta; Ingressantes; Matriculados; Concluintes; Evasão; Trancamento. Pós-Graduação: Programa - Campus; Turno; Oferta; Ingressantes; Matriculados; Concluintes; Evasão; Trancamento. Geral da Instituição: Despesa; Pessoal Técnico-Administrativo; Pessoal Docente.
Dados PingIfes 2007 Alunos CCBS CCET CCH CCJP CLA Total Ingressantes 760 56 572 160 244 1.792 Matriculados 2.577 200 1.899 623 744 6.043 Concluintes 390 3 202 61 83 739 Evasão 373 33 191 46 110 753