S.Borisov/ Shutterstock
Com o calor, os corpos de água sofrem evaporação. O vapor sobe para camadas mais altas da atmosfera, resfria e condensa. As gotículas de água formadas pela condensação se agrupam, formando as nuvens. Se a quantidade de água nas nuvens é pequena, possibilidade de chuva é baixa. a Ao aumentar a quantidade de água nas nuvens, elas ficam carregadas e escuras. Quando o peso é muito, a água cai, ocorrendo a precipitação. Sob certas condições, pode ocorrer queda de água no estado sólido, como granizo e neve.
Monika Wisniewska/ Shutterstock Meteorologia = ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos. Clima e tempo se relacionam com os efeitos de condições físicas atmosféricas em certos locais. Clima: é determinado ao longo de um período de tempo maior (meses). Tempo: é determinado em um período menor (dia). Fatores que influenciam o tempo presença de nuvens e sua coloração umidade relativa do ar temperatura do ar pressão atmosférica ventos (direção, sentido e velocidade) precipitação (ou índice pluviométrico)
Cristi Matei/ Shutterstock Luis Carlos Torres/ Shutterstock A. Parramón ID1974/ Shutterstock Werner Gillmer/ Shutterstock Instrumentos meteorológicos: coletam dados sobre temperatura, umidade, pressão atmosférica e ventos. Biruta: indica a direção, o sentido e a intensidade dos ventos. Termômetro-Higrômetro: mede a variação da temperatura e a quantidade de vapor de água no ar. Anemômetro: determina a velocidade dos ventos. Img06 Pluviômetro: mede a quantidade de chuva que cai em determinado intervalo de tempo. Há sistemas complementares e mais complexos de coleta de dados meteorológicos, como os radares, balões e satélites meteorológicos. As previsões meteorológicas são processadas por computadores que analisam enorme volume de dados históricos e recentes do mundo todo. Satélite meteorológico orbitando a Terra.
chevanon/ Shutterstock grynold/ Shutterstock ssuaphotos/ Shutterstock Toa55/ Shutterstock Poluição Poluição = acúmulo de substâncias prejudiciais ao ambiente e aos organismos. Poluição do ar Poluição do ar Aterro sanitário Principais causas A queima de combustíveis fósseis pela indústria ou meios de transporte, pois libera gases tóxicos. Efeitos Diversos problemas de saúde, principalmente respiratórios. A chuva ácida. Poluição do solo Principais causas O uso inadequado de fertilizantes químicos, agrotóxicos e pesticidas na agricultura. Efeitos O acúmulo de lixo e restos de alimento em lixões e aterros pode contaminar o solo e a água. Poluição da água Principais causas Fábricas e residências descartam lixo e esgoto nos corpos de água. Derramamentos de óleo poluem o mar e causam a morte de milhares de animais e plantas. Efeitos Eutrofização dos corpos de água, prejudicando os organismos. Rios poluídos contaminam a água do mar, os animais e as pessoas da região.
A água na Terra ktsdesign/ Shutterstock
ktsdesign/ Shutterstock A água na Terra O Planeta Terra no início Aparência de imensa esfera rochosa muito quente e sem água na superfície. Atividades vulcânicas muito intensas liberaram gases do manto rochoso. Foi provavelmente a formação da atmosfera terrestre. A atmosfera formada por metano, amônia, hidrogênio e vapor-d água. A temperatura do planeta abaixou, a água passou para o estado líquido formando chuvas, que se acumularam nos terrenos e começaram a formar os oceanos. Representação da atmosfera terrestre primitiva. O Planeta Terra hoje 70% de seu território cobertos por água.
ktsdesign/ Shutterstock A maior parte da água está em estado líquido, nos oceanos. As águas continentais estão nos lagos, rios, geleiras e lençóis freáticos. Oceano Glacial Ártico Oceanos: Oceanos são vastas extensões de água salgada que cobrem quase ¾ da superfície do planeta. Há quatro oceanos. O Oceano Atlântico banha a costa brasileira. Oceano Pacífico Oceano Atlântico Oceano Índico Os maiores mares da Terra. Oceanos da Terra. Mares: São porções menores do oceano, delimitadas por continentes e ilhas. Estão mais sujeitos à variação de temperatura, salinidade e transparência das águas.
Frontpage/ Shutterstock Frontpage/ Shutterstock AND Inc/ Shutterstock Rio Negro, bacia do Rio Amazonas. Rios São cursos d água naturais formados por água das chuvas, de degelo das geleiras ou pelo afloramento de águas subterrâneas (nascentes). As cheias ocorrem nos períodos chuvosos; as vazantes, nos períodos de estiagem. Podem ser perenes ou temporários. Alguns rios importantes no Brasil são: Amazonas, Madeira, Xingu, Tapajós, São Francisco, Paraná, Araguaia, Tocantins e Tietê. Rio Araguaia. Lagos, lagoas e lagunas Lagos são formados pelo acúmulo de água da chuva ou de rios dentro de uma depressão do solo. Lagos com volume menor de água são chamados de lagoas. A costa brasileira possui muitas lagoas. As lagunas são águas paradas que estão separadas do mar por uma barreira. Quando a maré sobe, as lagunas são invadidas pela água do mar. Quando chove, elas também recebem água doce. Lagoa dos Patos, RS. Lagoa Rodrigo de Freitas, RJ.
Patrick Poendl/ Shutterstock hecke61/ Shutterstock meunierd/ Shutterstock Geleiras São grandes extensões de gelo formadas pela deposição de sucessivas camadas de neve. São os maiores reservatórios de água doce do mundo, acumulando-a em sua forma sólida. Geleira na Antártica. Geleira na Patagônia, Argentina. Lençóis freáticos São galerias subterrâneas de água de extrema importância para a vida na superfície terrestre. É possível atingir sua água por meio de poços, e assim utilizá-la para diversas atividades. Podem aflorar e originar nascentes, rios ou lagos na superfície. Quando afloram em regiões desérticas, formam os oásis. Oásis no deserto do Saara, Líbia.
T and Z/ Shutterstock Os estados físicos da água A água é formada por muitas moléculas compostas de dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O) Representação da molécula da água. As moléculas se reorganizam de acordo com o seu estado físico: 0-100ºC 100ºC 0ºC 100-0ºC Moléculas muito próximas movimentam-se bem pouco Moléculas separadas movimentam-se com maior facilidade Moléculas distantes entre si movimentam-se muito
Michael C. Gray/ Shutterstock Michael C. Gray/ Shutterstock m.bonotto/ Shutterstock AVAVA/ Shutterstock Algumas propriedades da água Capacidade térmica: consegue absorver e reter o calor por certo tempo, por exemplo: suor. Dissolução: água é o solvente universal. Suor: absorve parte do calor da superfície do corpo. Água com açúcar. Empuxo: força que age contra a ação da gravidade nos materiais que estão dentro da água. Tensão superficial: mantém as moléculas superficiais da água unidas, como se houvesse uma película invisível. Empuxo Tensão superficial. Transporte: capacidade de transportar substâncias, como os nutrientes e gás oxigênio transportados pelo sangue. Nutrientes são transportados pelo sangue.