As terras submersas e a água no globo terrestre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As terras submersas e a água no globo terrestre"

Transcrição

1 As terras submersas e a água no globo terrestre

2 CONTINENTES Blocos continentais que resultaram da divisão do continente único: Pangeia. Quatro grandes massas continentais: Continente Tríplipe (África, Ásia e Europa), América, Oceania e Antártica. Essa divisão não leva em consideração aspectos culturais.

3 Continentes: Divisão cultural, política, social e econômica - África, América, Ásia, Europa, Antártica e Oceania. A diferença entre as duas divisões é que os blocos continentais consideram unicamente a divisão natural e os continentes consideram outros aspectos.

4

5

6 AMÉRICA Continente mais extenso no sentido norte-sul Segundo maior em extensão territorial. Grande diversidade econômica e cultural. Divisão em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul.

7

8

9 ÁFRICA Possui o maior número de países. Milhões de africanos vivem abaixo da linha da pobreza. Grande variedade de paisagens naturais. Presença de grandes mamíferos: elefante, girafa, hipopótamo, etc.

10

11 ÁSIA Maior área territorial do mundo. Concentra 60% da população mundial. Grande diversidade econômica. Oriente Médio: constantes conflitos, presença de petróleo. Sul e Sudeste: regiões geologicamente instáveis.

12

13

14 EUROPA Pequena extensão territorial. Muitos países pequenos. Ex: Vaticano e Andorra. Principais colonizadores do resto do mundo. Grande diversidade cultural, o que causou e causa alguns conflitos.

15

16 OCEANIA Formada por uma massa continental (Austrália), duas grandes ilhas (Nova Zelândia) e várias pequenas ilhas. A Austrália e a Nova Zelândia apresentam economia bastante desenvolvida, diferente do resto dos países do continente.

17

18 Antártica Localizada no extremo sul do mundo. Uma camada de gelo de 2km cobre o continente. Apenas pesquisadores podem se manter na Antártica. Tratado da Antártica: nenhum recurso pode ser explorado até 2050, somente pesca é permitido.

19

20 Ilhas e arquipélagos Ilhas: porção de terra cercada de água. Arquipélago: conjunto de ilhas. Ilhas continentais ou costeiras: localizadas próximo ao continente. No passado geológico pertenciam ao continente. Ilhas oceânicas: distante do continente. Representam a parte emersa de montanhas no fundo do mar. Ilhas coralígenas: acúmulo de corais sobre um vulcão ou pico submerso. Ilhas vulcânicas: formadas por erupções vulcânicas.

21

22

23

24

25

26 OCEANOS Oceano é uma grande massa de água salgada que cobre a maior parte da superfície terrestre, circundando e separando os continentes. Pode ser dividido em cinco partes ou cinco oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico

27

28 Exploração econômica dos oceanos Pesca Navegação Petróleo Gás natural Sal marinho

29 MARES Os mares são as massas de água salgada que se localizam próximo aos continentes ou em seu interior. Podem se comunicar com os oceanos ou com outros mares por meio de passagens. Apresentam menor profundidade que os oceanos e maior variedade de salinidade (quantidade de sal), de temperatura e de transparência das águas.

30 São classificados em mar aberto, mar interior ou mar fechado. O mar aberto, também chamado mar costeiro, é aquele que se comunica com o oceano por largas passagens. Ex: Mar do Norte O mar interior, também chamado mar continental, comunica-se com os oceanos por estreitos ou canais. Ex: Mar Mediterrâneo O mar fechado, também chamado mar isolado, é aquele que não possui nenhuma comunicação com um oceano ou outro mar. Ex: Mar Morto

31

32

33

34 O Mar Morto é considerado o corpo de água mais salgado do mundo. Devido a grande concentração de sal, as pessoas podem facilmente flutuar no Mar Morto. Ele recebeu esse nome pois devido a grande concentração de sal, se tornou um ambiente hostil e pouco favorável para procriação de animais.

35 DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DOCE NO MUNDO Os rios, as águas subterrâneas, os lagos e as geleiras são as porções de água doce que se encontram nos continentes.

36

37 CICLO DA ÁGUA

38

39 Show da Luna: Como a água vira chuva? Link do vídeo: ayuxq

40 RIOS Os rios são cursos naturais de água que correm na superfície dos continentes e das ilhas. As águas de um rio se originam: - do lençol freático, reservatório de água subterrânea formado pelas chuvas que, ao aflorar na superfície, forma as nascentes; - do escoamento superficial (precipitações); - do derretimento de geleiras.

41 Os rios sempre correm das maiores altitudes, onde ficam as nascentes, para as menores altitudes. Foz: local onde termina o rio. Pode terminar em outro rio, lago, mar ou oceano. Regime fluvial: variação do nível de água durante o ano. Épocas de seca, o rio fica mais vazio. Épocas de cheia, o rio fica mais cheio.

42

43 Leito: canal escavado pelo rio. Caminho por onde ele passa. No caminho até a foz, o rio pode se juntar com outro. Nesse caso, um rio principal recebe água dos outros, que são chamados de afluentes. Bacia Hidrográfica: é a área banhada por um rio principal e seus afluentes.

44

45 Tipos de foz: Delta: forma-se em razão da baixa velocidade das águas do rio quando este chega à sua foz, o que permite um grande acúmulo de sedimentos nessa região. A foz do rio apresenta uma série de canais, por onde as águas chegam a seu destino. Estuário: se forma em rios que apresentam grande velocidade das águas em sua embocadura, impedindo um grande acúmulo de sedimentos na área. Esse tipo de foz tem apenas um canal por onde as águas chegam ao seu destino.

46

47

48 Rios de planalto: As características do curso de um rio definem-se pelas formas do relevo. Os rios que cruzam áreas de planalto costumam ter muitas quedas-d água. Rios de planície: Nos rios que percorrem áreas de planície não se encontram quedas-d água. Isso os torna ideais para a navegação, a pesca e o lazer. O rio Amazonas, por exemplo, é um rio de planície.

49 ÁGUAS SUBTERRÂNEAS Cerca de um terço da água doce existente nos continentes é subterrânea. Quando essa água chega à superfície, formam-se as nascentes dos rios e dos lagos. As águas subterrâneas são armazenadas no solo devido às chuvas e à vegetação. Quando chove, parte da água infiltra-se na terra, formando reservatórios abaixo da superfície.

50 Existem dois níveis do solo nos quais a água subterrânea é encontrada: no lençol freático e no lençol artesiano (aquífero) lençol freático: encontra-se na camada do solo mais próxima da superfície e é um reservatório de água que pode aflorar e formar a nascente de um rio. A água armazenada nessa camada é a mais fácil de ser alcançada e retirada. lençol artesiano ou aquífero: é um reservatório de água localizado em uma camada mais profunda do solo. Para captar a água acumulada nesse substrato do solo, são necessárias máquinas capazes de perfurar as rochas.

51

52

53

54

55 Lagos: se originam do acúmulo de água nas áreas mais baixas dos terrenos. Esse acúmulo ocorre por causa do derretimento de geleiras, do afloramento de águas subterrâneas à superfície ou da deposição das águas de um rio.

56

57 Geleiras: As geleiras são massas de gelo formadas em regiões onde a queda de neve é superior ao degelo. Há dois tipos principais de geleiras: de montanhas ou alpinas, encontradas nas regiões de altitude elevada, como os picos de montanhas; e as continentais de áreas polares, encontradas nas zonas polares, regiões de altas latitudes que apresentam gelo permanente.

58

59

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL Estrutura geológica Geomorfologia: ciência que estuda as formas de relevo. Relevo condiciona o processo de produção e organização do espaço geográfico. (...) a maior

Leia mais

Hidrografia. É uma parte da geografia física que classifica e. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da

Hidrografia. É uma parte da geografia física que classifica e. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da Hidrografia É uma parte da geografia física que classifica e estuda as. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. As águas podem ser divididas

Leia mais

O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo.

O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo. O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo. Rios São cursos d água com leito ou canal bem definidos. São formados pelo encontro das águas do escoamento superficial

Leia mais

Ciclo hidrológico e distribuição da água na Terra

Ciclo hidrológico e distribuição da água na Terra Ciclo hidrológico e distribuição da água na Terra a) CICLO HIDROLÓGICO EVAPORAÇÃO/TRANSPIRAÇÃO O ciclo começa com a evaporação da água superficial devido ao calor e com a transpiração dos vegetais. CONDENSAÇÃO/PRECIPITAÇÃO

Leia mais

Vídeo Roteiro Final: As Águas do Planeta Terra

Vídeo Roteiro Final: As Águas do Planeta Terra Geografia - Professora Bianca - Turma 62 Alunos (as): Ana, Nathalia, Larissa, Vinícius e Tiago Apresentadores: Natthalia e Tiago - Pesquisadores: Ana, Larissa e Vinícius Conteúdo para a elaboração do vídeo

Leia mais

A HIDROSFERA. É a camada líquida da terra

A HIDROSFERA. É a camada líquida da terra A HIDROSFERA A HIDROSFERA É a camada líquida da terra Gasosa Formas em que a água é encontrada sólida Formas em que a água é encontrada Líquida Formas em que a água é encontrada Distribuição da água na

Leia mais

desenho. 02- Responda. às diferentes R.: R.: R.:

desenho. 02- Responda. às diferentes R.: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== == 01-

Leia mais

PRIMEIROS ANOS GEOGRAFIA CONTEÚDO P3 2º Tri. Profº André Tomasini

PRIMEIROS ANOS GEOGRAFIA CONTEÚDO P3 2º Tri. Profº André Tomasini PRIMEIROS ANOS GEOGRAFIA CONTEÚDO P3 2º Tri Profº André Tomasini Formação dos Solos. Fatores importantes: Deslizamentos Problema ambientais urbanos Enchentes ÁGUAS CONTINENTAIS Os oceanos e mares

Leia mais

PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA

PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA Ensino: FUNDAMENTAL I I Ano ou Série: 6. os ANOS - A-B-C-D Turma:M/T Disciplina: GEOGRAFIA Prof. a ROSELI BARAÇAL Conteúdos: LIVRO - UNIDADE V A AÇÃO DAS ÁGUAS E AS PAISAGENS

Leia mais

Litosfera e Hidrosfera

Litosfera e Hidrosfera PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Litosfera e Hidrosfera

Leia mais

Os principais aspectos físicos do continente americano

Os principais aspectos físicos do continente americano Os principais aspectos físicos do continente americano O CONTINENTE AMERICANO CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente americano se destaca pela sua grande extensão Norte-Sul. É o segundo maior continente do

Leia mais

SENAC. Curso: Técnico em Guia de Turismo. Módulo IV: Turismo Regional. Docente: César. Jundiaí, 2015.

SENAC. Curso: Técnico em Guia de Turismo. Módulo IV: Turismo Regional. Docente: César. Jundiaí, 2015. SENAC Curso: Técnico em Guia de Turismo Módulo IV: Turismo Regional Docente: César Jundiaí, 2015. Conhecimentos prévios Revisão 02/06 Características Hidrográficas blu comunicação integrada 2011 Google/

Leia mais

Águas Oceânicas. 4º Período. Nome: Nº. Águas Oceânicas

Águas Oceânicas. 4º Período. Nome: Nº. Águas Oceânicas Águas Oceânicas 4º Período Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina : Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist Águas Oceânicas Os oceanos são imensas massas de água salgada que abrangem

Leia mais

3) As formações de relevo com morros arredondados e vegetação da Mata Atlântica.

3) As formações de relevo com morros arredondados e vegetação da Mata Atlântica. RESPOSTAS 7º E 6º ANO. 7º Ano (Cap. 4, 5, 6 e 7.) Cap. 4 Pág. 74 1) C 2) O cerrado é uma vegetação de clima tropical, localizado em áreas em que há uma época do ano sem chuvas. Algumas plantas perdem as

Leia mais

CAT 16 Geografia Gabarito

CAT 16 Geografia Gabarito Gabarito CAT 16 e 17 Geografia 4º Período Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina : Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist 1. Observe a figura. CAT 16 Geografia Gabarito a) Identifique

Leia mais

CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia.

CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia. 18/02/2016 7º Ano B CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 19 a 39 Itens 01 a 03. Estrutura Geológica Relevo Hidrografia Estrutura Temática Crátons

Leia mais

Dinâmica de uma bacia hidrográfica

Dinâmica de uma bacia hidrográfica Dinâmica de uma bacia hidrográfica Dinâmica de uma bacia hidrográfica Início A água, na superfície terrestre, está em constante movimento, permitindo uma constante modelação da paisagem. Essa modelação

Leia mais

Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre

Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre Hidrologia ou hidrografia -> ciência que localiza, identifica, quantifica e analisa as massas de líquidas existentes no planeta CARACTERÍSTIAS GERAIS

Leia mais

O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA

O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA Terra A Terra é um dos oito planetas do Sistema Solar. Ela

Leia mais

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Cidadania e movimento. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 14.2 Conteúdo Agentes externos que

Leia mais

Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Matheus Lemos

Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Matheus Lemos Recursos Hídricos e Meio Ambiente Matheus Lemos Elementos de Hidrografia Água como Recurso Elementos de Hidrografia O Ciclo da Água Recursos Hídricos Degradação e Recuperação A poluição das águas: Resíduos

Leia mais

Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo.

Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo. Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo. 2 Habilidades: Aula 1: Diferenciar as formas de relevo da

Leia mais

ATIVIDADE ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE GEOGRAFIA Av. José Celso Claudio J. Camburi Tel.: (27) 33395-3000 ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D DATA: E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO - Conteúdos prioritários: Cap.

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA AULA 5 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CARACTERÍSTICAS DO RELEVO CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Norte Planície da Sibéria Subsolo rico em petróleo e gás natural CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Sul

Leia mais

RELEVO BRASILEIRO: Continental e submarino. Prof. Esp. Franciane Borges

RELEVO BRASILEIRO: Continental e submarino. Prof. Esp. Franciane Borges RELEVO BRASILEIRO: Continental e submarino Prof. Esp. Franciane Borges ESTRUTURA A América do Sul constitui a porção continental da Placa Sul-Americana. Composta de: Área instável a Cadeia Andina e o Bloco

Leia mais

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Verão, Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 3 MMXVII Fase 3 Grupo C

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Verão, Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 3 MMXVII Fase 3 Grupo C Instituto de Educação Infantil e Juvenil Verão, 2017. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 3 MMXVII Fase 3 Grupo C SALVADOR DOS MARES Questão 1 I. Associe corretamente cada oceano

Leia mais

Hidrografia e Climatologia

Hidrografia e Climatologia Hidrografia e Climatologia Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Ficha técnica da água A fórmula química da água é H 2 O; A origem da água na Terra está associada ao processo

Leia mais

3. CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS NATURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS

3. CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS NATURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS GEOGRAFIA 3. CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS NATURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS 123RF/Ostill 1. Marque a alternativa que indica o nome que se dá à distância vertical medida entre o nível do mar e um ponto

Leia mais

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras.

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras. O RELEVO TERRESTRE A superfície terrestre não é uniforme, mas sim composta por irregularidades, apresentando formas altas ou baixas, planas ou onduladas. O relevo pode ser definido como o conjunto das

Leia mais

GEOGRAFIA 8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

A NATUREZA DO BRASIL: RELEVO E HIDROGRAFIA

A NATUREZA DO BRASIL: RELEVO E HIDROGRAFIA A NATUREZA DO BRASIL: RELEVO E HIDROGRAFIA A NATUREZA DO BRASIL: O RELEVO O Relevo Brasileiro Localizado numa área considerada tectonicamente estável É bastante antigo e foi desgastado por processos erosivos,

Leia mais

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre CONTINENTE EUROPEU Prof.º Sueli Onofre TAMANHO E LOCALIZAÇÃO América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania TAMANHO

Leia mais

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 Ciclo da erosão RETIRADA TRANSPORTE SEDIMENTAÇÃO OU DEPOSIÇÃO A EROSÃO É UM PROCESSO NATURAL De uma forma simplificada, existe uma tendência em considerar a erosão como algo

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica. Prof. D.Sc Enoque Pereira da Silva

Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica. Prof. D.Sc Enoque Pereira da Silva Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica Prof. D.Sc Enoque Pereira da Silva 1 Ciclo hidrológico global Energia do sol que atua sobre o sistema terrestre: 36% de toda a energia que chega a terra é utilizada

Leia mais

Salvar os oceanos. Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho, Valença. A. Lê Conhecer o Oceano princípio 1 e completa as palavras cruzadas.

Salvar os oceanos. Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho, Valença. A. Lê Conhecer o Oceano princípio 1 e completa as palavras cruzadas. A. Lê Conhecer o Oceano princípio 1 e completa as palavras cruzadas. Componente física dominante no nosso planeta (10) Uma das bacias do Oceano (7) Tipo de planícies que o relevo das bacias oceânicas contém

Leia mais

RECURSOS HÍDRICOS. Prof. Marcel Sena Campos (65)

RECURSOS HÍDRICOS. Prof. Marcel Sena Campos (65) RECURSOS HÍDRICOS Prof. Marcel Sena Campos senagel@gmail.com (65) 9223-2829 Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso. Você sabia? Quase toda a

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/11/2018 Nota: Professor: Élida e Edvaldo Valor da Prova: 20

Leia mais

Profº André Tomasini. TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11 Águas Oceânicas

Profº André Tomasini. TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11 Águas Oceânicas Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11 Águas Oceânicas DIFERENÇA ENTRE MARES E OCEANOS Mar - São as águas salgadas que banham os continentes. Essas águas recebem diretamente a influência

Leia mais

10º ANO - GEOLOGIA A TERRA, UM PLANETA A PROTEGER

10º ANO - GEOLOGIA A TERRA, UM PLANETA A PROTEGER 10º ANO - GEOLOGIA A TERRA, UM PLANETA A PROTEGER http://blacksmoker.wordpress.com/2009/04/10/bjorn-lomborg-e-oaquecimento-global/ No seio da Biosfera temos de distinguir uma outra «esfera viva» muito

Leia mais

O Oceano Atlântico situa-se entre a América (oeste) e África e Europa (leste). Ao norte localiza-se o Oceano Glacial Ártico e ao sul a Antártida.

O Oceano Atlântico situa-se entre a América (oeste) e África e Europa (leste). Ao norte localiza-se o Oceano Glacial Ártico e ao sul a Antártida. * O Oceano Atlântico situa-se entre a América (oeste) e África e Europa (leste). Ao norte localiza-se o Oceano Glacial Ártico e ao sul a Antártida. É o segundo maior oceano do mundo em extensão, possuindo

Leia mais

IMAGEM A IMAGEM B UNIDADE: DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF

IMAGEM A IMAGEM B UNIDADE: DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 29 / / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07 GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07 A DINÂMICA EXTERNA DO RELEVO RELEVO modelado da crosta terrestre, que se originou a partir do tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos e é modelado

Leia mais

ÁFRICA Aspectos Naturais

ÁFRICA Aspectos Naturais GEOGRAFIA/Frente C SÉRIE: 8º ÁFRICA Aspectos Naturais Professor: Hércules Nunes ÁFRICA DIVISÃO POLÍTICA Divisão Regional Domínios Naturais Vegetação e Clima África Mediterrânea Ao norte do território africano

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso Atividades para Estudos Autônomos Data: 1º / 12 / 2017 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2

Leia mais

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 1. Escreva V para as informações verdadeiras e F para as informações falsas. A superfície dos lugares não é igual em toda a sua extensão. b)

Leia mais

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes.

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes. Hidrosfera Compreende todos os rios, lagos,lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a

Leia mais

O relevo e suas formas MÓDULO 12

O relevo e suas formas MÓDULO 12 O relevo e suas formas MÓDULO 12 RELEVO São as formas que a crosta terrestre foi adquirindo durante o seu período de formação. O movimento de separação dos continentes, a partir da movimentação das placas

Leia mais

África aspectos fisiográficos I

África aspectos fisiográficos I África aspectos fisiográficos I Relevo e Hidrografia Col. Sta. Clara, 2014 Prof. Marcos Giusti Latitude 23 26 16 N. 0 23 26 16 S. ATIVIDADE PARA A PRÓXIMA AULA: 1 Destaque os rios em azul; 2 Escreva as

Leia mais

Poluição do Rio Paraibuna

Poluição do Rio Paraibuna MOGI GUAÇU 1ª Avaliação de Geografia Profª Mariane Almeida Data: Nome: Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Pré-vestibular 7 ano EF 3 Trimestre 2012 Valor: 10,0 Nº: Leia com atenção o texto

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Verão, Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 3 MMXVII Fase 3 Grupo D

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Verão, Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 3 MMXVII Fase 3 Grupo D Instituto de Educação Infantil e Juvenil Verão, 2017. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 3 MMXVII Fase 3 Grupo D SALVADOR DOS MARES Questão 1 I. Associe corretamente cada oceano

Leia mais

O relevo da parte Ocidental é novo, alto e ainda não foram gastos pela erosão. MONTANHAS ROCHOSAS

O relevo da parte Ocidental é novo, alto e ainda não foram gastos pela erosão. MONTANHAS ROCHOSAS COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSORES: EMERSOM E CARLOS FERREIRA. ASSUNTO: Relevo e Hidrografia da América A América do Norte e a América do Sul apresentam semelhanças quando a disposição das suas formas de relevo.

Leia mais

HIDROGRAFIA DO BRA R SIL I

HIDROGRAFIA DO BRA R SIL I HIDROGRAFIA DO BRASIL ÁGUAS CONTINENTAIS Rio São águas correntes que se deslocam na superfície, no sentido da declividade do relevo Importante elemento no ciclo hidrológico Fornecimento de água potável

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

5. As regiões Polares

5. As regiões Polares 5. As regiões Polares São áreas localizadas nas mais altas latitudes do planeta. Condições naturais adversas e inóspitas. Frio intenso. Insolação reduzida. Ar seco. Precipitações nivais (nevascas intensas).

Leia mais

Por que as paisagens possuem características únicas?

Por que as paisagens possuem características únicas? Por que as paisagens possuem características únicas? GEOGRAFIA 6 Anos Ensino Fundamental II Profª Bruna Andrade http://www.youtube.com/watch?v=yqt9pezurb0 Os elementos que compõe as paisagens são responsáveis

Leia mais

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano DERIVA CONTINENTAL Profº Luiz Gustavo Silveira

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano DERIVA CONTINENTAL Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano DERIVA CONTINENTAL Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA FÍSICA Prof. Luiz Gustavo Silveira DERIVA CONTINENTAL PANGÉIA GRANDE MASSA CONTINENTAL PANTALASSA OCEANO CONTÍNUO PROCESSO

Leia mais

Prova de Geografia - Ambientes da Terra e Continentes. 1. A atmosfera é a camada de gases que envolve a terra. Ela é composta de

Prova de Geografia - Ambientes da Terra e Continentes. 1. A atmosfera é a camada de gases que envolve a terra. Ela é composta de ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA "GOVERNADOR CELSO RAMOS" 0401557 Rua da Glória, 888 - Fone/Fax (047) 33788-229 - Blumenau Santa Catarina Instruções para

Leia mais

A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE

A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE As formas do relevo Quatro principais É o nome dado ao conjunto das formas da superfície da crosta terrestre. Montanhas Planaltos Planícies Depressões Altitude é uma distância

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 24/11/17 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 20

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

Litosfera: o relevo terrestre

Litosfera: o relevo terrestre JORGE ARAÚJO / FOLHAPRESS NELSON ANTOIN / FOTOARENA / FOLHAPRESS Litosfera: o relevo terrestre As paisagens acima são iguais ou diferentes? Em ambas as fotos as habitações estão em áreas consideradas de

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO Unidade 4 1. 2. (V) Os planaltos sofrem mais a ação de agentes de erosão do que de agentes de sedimentação. (F) O nome do maior planalto da América

Leia mais

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Durante o processo de resfriamento da Terra, ocorreu uma liberação de gases e vapores que formou: A) A crosta terrestre. B)

Leia mais

Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges

Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges 1.0 Distribuição das Águas 97% Águas salgadas: Oceano Pacífico (o maior). Oceano Atlântico (muito navegável). Oceano Índico. 3% Água doce: 2% Geleiras.

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11 Profº André Tomasini ÁGUAS CONTINENTAIS Os oceanos e mares cobrem 2/3 da superfície do planeta. Águas Oceânicas : Abrange oceanos e mares. Águas Continentais: Rios,

Leia mais

Introdução ao Ciclo hidrológico

Introdução ao Ciclo hidrológico Introdução ao Ciclo hidrológico Água Uma realidade com várias dimensões Ciclo hidrológico Movimento permanente Sol evaporação + Gravidade precipitação escoamento superficial escoamento subterrâneo O conceito

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

Água subterrânea... ou... Água no subsolo

Água subterrânea... ou... Água no subsolo ÁGUA SUBTERRÂNEA Água subterrânea... ou... Água no subsolo Celso Dal Ré Carneiro Miguel D. de Oliveira Martins Depto. Geociências Aplicadas ao Ensino Instituto de Geociências, Unicamp 2002 Aqüíferos São

Leia mais

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha Clima: seus elementos e fatores de influência Professor Fernando Rocha O que é Clima? Definições Não confundir Tempo e Clima Tempo (meteorológico): são condições atmosféricas de um determinado lugar em

Leia mais

Importância dos oceanos

Importância dos oceanos AMBIENTE MARINHO Importância dos oceanos Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra. Figuram entre os maiores transpor-tadores tadores de calor do planeta, controlando o clima e seus efeitos. Constituem

Leia mais

HIDROLOGIA AULA semestre - Engenharia Civil. Profª. Priscila Pini

HIDROLOGIA AULA semestre - Engenharia Civil. Profª. Priscila Pini HIDROLOGIA AULA 01 5 semestre - Engenharia Civil Profª. Priscila Pini prof.priscila@feitep.edu.br HIDROLOGIA AULA 01 5 semestre - Engenharia Civil PROGRAMA DA DISCIPLINA 1. Introdução à Hidrologia 2. Precipitação

Leia mais

Estudante: 6ºano/Turma: Educador: Bianca Correa C. Curricular: Geografia OBJETIVOS: Questão 01

Estudante: 6ºano/Turma: Educador: Bianca Correa C. Curricular: Geografia  OBJETIVOS: Questão 01 Estudante: 6ºano/Turma: Educador: Bianca Correa C. Curricular: Geografia Estudo Dirigido OBJETIVOS: Conhecer os principais conceitos da geografia. Entender a formação da biosfera e as paisagens geográficas.

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) ÁSIA: BERÇO DE IMPÉRIOS MILENARES Império Otomano 1299-1923 Império Chinês 1250 a.c. - 1916 d.c.

Leia mais

REGIÕES POLARES. Disciplina: Geografia Professor: Marcelo Tatsch Instituição: Colégio Mauá Trimestre: 3º

REGIÕES POLARES. Disciplina: Geografia Professor: Marcelo Tatsch Instituição: Colégio Mauá Trimestre: 3º REGIÕES POLARES Disciplina: Geografia Professor: Marcelo Tatsch Instituição: Colégio Mauá Trimestre: 3º REGIÕES POLARES Localização Ártica Antártica Localização Geográfica Condições Naturais Problemas

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 20 O ÁRTICO E O CONTINENTE ANTÁRTICO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 20 O ÁRTICO E O CONTINENTE ANTÁRTICO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 20 O ÁRTICO E O CONTINENTE ANTÁRTICO Como pode cair no enem? A ampliação do buraco da camada de ozônio representa risco ambiental para países como o Chile, a Nova Zelândia: a)

Leia mais

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA Dinâmica da terra ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA MANTO NÚCLEO EXTERNO NÚCLEO INTERNO CROSTA OU LITOSFERA: é a fina camada exterior que envolve o planeta. Tem consistência sólida e flutua sobre um material

Leia mais

GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS

GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS Revista Brasileira de Geomorfologia Ano 9, número (2008) Salgado et al. Produção brasileira em revistas nacionais (200-2005) Produção brasileira em revistas internacionais

Leia mais

Ciclo Hidrológico Balanço Hídrico

Ciclo Hidrológico Balanço Hídrico Universidade de São Paulo PHA 3307 Hidrologia Aplicada Escola Politécnica Departamento de Eng. Hidráulica e Ambiental Ciclo Hidrológico Balanço Hídrico Aula 2 Prof. Dr. Arisvaldo Vieira Méllo Jr. Prof.

Leia mais

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas 1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas UNIDADE 1 O Planeta Terra Tema 1: O planeta onde vivemos; Tema 2: Conhecendo a Terra; Tema 3: Continentes e oceanos; Tema 4: Trabalhando com mapas..

Leia mais

RECURSO NATURAL! - Recurso hídrico.

RECURSO NATURAL! - Recurso hídrico. RECURSO NATURAL! - Recurso hídrico. Conjunto de todas as águas superficiais e subterrâneas em uma região ou bacia hidrográfica, disponíveis para qualquer tipo de uso. 1. Precipitação (chuva) 2. Escoamento

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra 1º Período UNIDADE 1 O Planeta Terra O planeta onde vivemos; Conhecendo a Terra; Continentes e oceanos; Conhecer algumas características e a estrutura do planeta Terra; Reconhecer a Terra como parte do

Leia mais

GEOGRAFIA LISTA DE RECUPERAÇÃO - 6º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas: e) Mares de Morros

GEOGRAFIA LISTA DE RECUPERAÇÃO - 6º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas: e) Mares de Morros GEOGRAFIA Objetivas: 01 O caminho realizado pelos planetas em torno do sol recebe o nome de: a) Fase b) Terra c) Lua d) Órbita e) Rotação 02 - Considerando o Equador e Greenwich, é possível afirmar que

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso INSTRUÇÕES: Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso Este exercício visa a um aprofundamento dos seus

Leia mais

Hidrografia: área que estuda as águas. Bacia hidrográfica: Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes.

Hidrografia: área que estuda as águas. Bacia hidrográfica: Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes. HIDROGRAFIA CONCEITOS Hidrografia: área que estuda as águas. Bacia hidrográfica: Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes. Rede hidrográfica: Conjunto de rios. A HIDROSFERA É a

Leia mais

PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS

PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS O RELEVO DOS OCEANOS # Estima-se que a área da crosta terrestre recoberta pelos oceanos represente cerca de 70% da superfície total. 1. Oceano pacífico

Leia mais

Bacias hidrográficas brasileiras

Bacias hidrográficas brasileiras Bacias hidrográficas brasileiras Características da hidrografia brasileira Riqueza em rios e pobreza em formações lacustres. Todos rios direta ou indiretamente são tributários do Oceano Atlântico. Predomínio

Leia mais

CAMADAS DA ATMOSFERA

CAMADAS DA ATMOSFERA CAMADAS DA ATMOSFERA 1 BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO AUMENTOU, mas... Segundo um relatório divulgado em 2009 pelo Comitê Científico de Pesquisa Antártica, SCAR, o buraco na camada de ozônio continua regredindo

Leia mais

Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta

Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta Ciclo hidrológico e qualidade da água Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta A água está em constante movimento e descreve um ciclo na natureza: evapora do mar, açudes, rios lagoas

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 6 - Vulcanismo Os vulcões como geossistemas Os depósitos vulcânicos Os estilos de erupção e as formas de relevo vulcânico

SUMÁRIO. Capítulo 6 - Vulcanismo Os vulcões como geossistemas Os depósitos vulcânicos Os estilos de erupção e as formas de relevo vulcânico SUMÁRIO Capítulo 1 - Estruturando um planeta O método científico As teorias e as práticas modernas da Geologia A origem de nosso sistema planetário A Terra primitiva: formação de um planeta em camadas

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 06 Ciclo Hidrológico Profª Heloise G. Knapik Ciclo Hidrológico Engenharia Civil O Ciclo Hidrológico O Ciclo Hidrológico - Fases

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) QUADRO NATURAL (FÍSICO) VEGETAÇÃO CLIMA Você já estudou 6º ano RELEVO HIDROGRAFIA

Leia mais

1. O PLANETA TERRA. a) Qual é a forma do planeta Terra visto do espaço?

1. O PLANETA TERRA. a) Qual é a forma do planeta Terra visto do espaço? 1. O PLANETA TERRA 1. Leia o texto e observe a imagem. Depois, responda às questões propostas. GEOGRAFIA Visto do Universo, o planeta parece uma esfera perfeita, pois o achatamento nos polos é muito pequeno

Leia mais

É a superfície coberta por água o que corresponde a 70% da mesma; Encontrada em: - Oceanos; - Mares; - Águas continentais (rios, lagos e geleiras);

É a superfície coberta por água o que corresponde a 70% da mesma; Encontrada em: - Oceanos; - Mares; - Águas continentais (rios, lagos e geleiras); É a superfície coberta por água o que corresponde a 70% da mesma; Encontrada em: - Oceanos; - Mares; - Águas continentais (rios, lagos e geleiras); - 97,5% é água salgada - 2,5% apenas é água doce Distribuição:

Leia mais

HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15

HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15 HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA A água é um recurso natural fundamental ao ser humano, uma das principais fontes de vida. Necessárias são posturas

Leia mais

Super Intensivo Geografia Física. Profº André Tomasini

Super Intensivo Geografia Física. Profº André Tomasini Super Intensivo Geografia Física Profº André Tomasini Projeções Cartográficas Foram criadas pela necessidade de representar uma figura esférica em um plano, tentando respeitar o máximo possível as

Leia mais

Características da hidrografia brasileira

Características da hidrografia brasileira Características da hidrografia brasileira Todos rios direta ou indiretamente são tributários do Oceano Atlântico. Predomínio de foz em estuário. Domínio de rios de planalto. Regime pluvial tropical austral

Leia mais