A CIDADE-ESTADO ESTADO GREGA ORIGEM DAS PÓLIS GREGAS
Causas geomorfológicas A Grécia apresenta as seguintes características: - Território muito montanhoso; na Antiguidade, as montanhas estavam cobertas de florestas, o que dificultava as comunicações terrestres; - Grande extensão de costas marítimas muito recortadas, com profundos golfos, o que facilitou as comunicações marítimas e dificultou as comunicações terrestres; - Clima mediterrânico de fraca pluviosidade, com grande amplitude térmica, de invernos que variam entre o ameno e o frio, consoante a altitude e verões prolongados e secos; - Solo pobre, com escassos vales aráveis em que é possível o cultivo de cereal e alguns produtos, de que se destacam o azeite e o vinho. As pastagens são fracas; - Rodeada por mares calmos, luminosos e transparentes, pontilhados de inúmeras ilhas (a oeste o Mar Adriático, a este o mar Egeu e a sul o Mediterrâneo), o que facilitou as comunicações e a expansão por esta via.
CARACTERÍSTICAS DO MEDITERRÂNEO Factores de união O mar, facilitou o contacto entre as populações O clima, com verões quentes e Invernos suaves Economia: agricultura (oliveira, vinha e trigo), pastorícia (gado bovino e caprino), comércio e pesca Relevo e solo pobre conduziram a formas de vida semelhante Propiciou o aparecimento de civilizações unificadoras deste espaço Factores de divisão Relevo: isolou as populações e propiciou o aparecimento de comunidades autónomas Costas do norte: montanhosas e costas do sul desérticas não só nas paisagens mas também nas formas de vida dos homens Necessidade de sobrevivência (escassez de recursos) gerou movimentos migratórios e colonizadores Isolamento das populações repartidas em ilhas e penínsulas e separadas por mares Facilitou a eclosão de conflitos entre povos devido a rivalidades de interesses.
Causas étnicas e histórico-culturaisculturais A ocupação do solo grego sofreu a seguinte evolução: 1- Inicialmente foi ocupado por povos de tipo mediterrânico semelhantes aos da Ásia Menor. 2- cerca do 2º milénio, começaram a chegar tribos indo- europeias que dominavam a técnica do fabrico do bronze: Aqueus, Jónios e Eólios. 3- Nos finais do século XII a.c. ocorreu nova invasão de indo-europeus, as tribos dos Dórios, que, apesar de mais rudes, possuíam armas de ferro e usavam cavalos de combate. Destruíram a civilização micénica, provocaram fugas em massa e impuseram uma nova ordem predominantemente guerreira.
EXPANSÃO - COLÓNIAS. Invasões sucessivas. Pobreza do solo. Fomes. Guerras. Conflitos político-sociais. Ilhas do Mar Egeu e Adriático (Grécia Insular). Costas da Ásia Menor e Mar Negro. Sul da Itália e Sicília (Magna Grécia) *Quando partiam para fundar colónias, os Gregos levavam uma estátua da deusa protectora, o fogo sagrado da sua polis e os ossos dos seus mortos. A polis, colónia fundada, ficava ligada à cidade-mãe (metrópole) por laços comerciais e tradições culturais que procuravam manter. Factores de unidade: - Fusão de vários povos invasores com os autóctones; - Organização em cidades-estado (polis); - Apresentam a mesma origem histórica e étnico cultural, língua, religião, templos, tradição e heróis.
AS CIDADES-ESTADOS GREGAS E FUNCIONAMENTO DA DEMOCRACIA ATENIENSE As cidades-estado gregas: cidades - mães e cidades fundadas em consequência da colonização (750-450 a. C.)
A Grécia ATENAS - ÁTICA
Elementos definidores da Polis Subsistência (alimentos) Ofícios (artes) Exército (armas) Riquezas (matérias (matérias-primas/comércio) Religião (culto divino)* Administração da cidade (decisão dos assuntos de interesse geral e os processos individuais) Território Geográfico * População (densidade demográfica)* Lei fundamento da sociedade e impunha-se a todos do seus governantes, independentemente da sua forma de governo e de quem governasse (cidadãos)* *Acondiçãodesercapazdesatisfazerassuasnecessidadesdacidade.Defacto,oidealgrego de cidade pressupunha um território autónomo e independente, bastando-se a si própria. Esta auto-suficiência económica era fundamento da autonomia política e constituía o ideal de AUTARCIA grego.
A evolução dos regimes políticos nas cidades gregas Monarquia Regime político no qual o rei governa a cidade com todos os poderes: político, militar e religioso. Oligarquia Tirania Regime político em que o poder pertence a um pequeno número de famílias ricas e poderosas nobres. Regime político em que o poder é usurpado pela força e é exercido por um homem, apoiado pelo povo e sem atender às instituições tradicionais. DEMOCRACIA
FICHA TÉCNICA Site: http:// www.ancientsites.com/ com/ Site: http:// www.encart.mon.com/media center_6.2.2/european_history.html#tcsel Braudel, Fernand, e outros, O Mar Mediterrâneo, o Espaço e a História, Editorial Teorema Atlas Geográfico Caminhos da História 10º ano Autoria: Isabel Marques Velas, 2008