JULGAMENTO DE RECURSOS REFERENTE ÁS PROVAS PRÁTICAS CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2011 A Comissão Examinadora do Concurso Público Edital nº 01/2011, da Companhia de Informática de Jundiaí CIJUN-SP, no uso de suas atribuições legais, torna público, o julgamento dos recursos, interpostos tempestivamente em conforme com o edital, referente à Prova Prática divulgado em 10/04/2012, nos termos seguintes: Venho por meio deste recurso, solicitar a anulação da Prova Prática do concurso para as vagas de Analista de TI Desenvolvimento de Sistemas da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí). Os motivos são claros e simples: 1º Era impossível completar a prova nas condições apresentadas e no prazo estipulado. Não é citado no edital o uso de Microsoft Word 2007 para a realização da prova; e o tempo de 1 hora era obviamente insuficiente para a conclusão, uma vez que não foram disponibilizados os recursos necessários para solucionar as questões de forma ágil. Cabe citar que alguns dos recursos, como softwares para diagramação UML, são gratuitos, podendo ser facilmente instalados. Se não se queria disponibilizar tais recursos, por facilitarem o processo (mesmo que na prática, ao exercer a função, esses recursos seriam inevitavelmente utilizados), dever-se-ia ter estipulado mais tempo ou elaborado uma prova mais curta; 2º A única questão da Prova Prática é praticamente idêntica à questão disponível na internet no endereço abaixo, na página 33. http://www.etelg.com.br/paginaete/downloads/informatica/apostila_uml.pdf A semelhança é muito grande e, como no endereço citado também há as respostas para o problema, quem eventualmente tivesse visitado o link estaria em vantagem muito significativa contra os concorrentes para resolver as duas primeiras partes da prova prática. A prova prática do concurso deveria ser reaplicada, com conteúdo 100% (ou pelo menos próximo disso) inédito, e com o tempo e recursos para a resolução devidamente ajustados. O tempo de prova foi suficiente para o candidato preparado e que domina o assunto apresentado, haja vista que mais de 80% dos candidatos fizeram mais de 50% da prova, tendo inclusive um candidato que realizou a prova toda. O profissional da TI que entende do
assunto sabe que o que importa é o conceito, independente da ferramenta utilizada, sendo possível fazer os diagramas até de forma descritiva, e não exclusivamente gráfica, logo o Word seria uma ferramenta adequada para a realização da prova. A questão foi baseada em uma apostila que explicava sobre assunto. O exemplo utilizado para se elaborar a questão é recorrente da matéria, logo, serão encontrados vários exemplos semelhantes em diversas literaturas distintas sobre o mesmo assunto. Outro ponto é que a questão se utiliza de parte do exemplo, tento outras itens para a mesma. 1. No processo decorrente não há nenhuma menção de que a avaliação prática poderia ser ministrada em grupos, esta divisão que ocorreu no momento, favoreceu os candidatos que realizaram a avaliação no primeiro grupo por estarem em melhores condições físicas e psicológicas, já os candidatos que iniciaram a avalição por volta das 16hrs (ficaram aguardando entre 3h40 e 4h00) foram prejudicados em função do tempo que ficaram aguardando e falta de alimentação. 2. Durante o tempo que os candidatos estavam aguardando, mesmo apos a solicitação para que os celulares fossem desligados, candidatos utilizaram os celulares. 3. O tempo de 1h disponibilizado para resolução de todos os intes propostos na prova prática (analise do cenário, descrição de requisitos, diagrama de classes, diagrama de caso de uso, diagrama modelo entidade relacionamento, criação do script de banco de dado e desenvolvimento do código em vb.net) foi totalmente incompatível, principalmente se considerarmos que não foi disponibilizada nenhuma ferramenta (software) para auxilio a modelagem dos inúmeros diagramas solicitados além do Microsoft Word. 4. A única ferramenta que foi disponibilizada e permitida/imposta para auxiliar na resolução da avaliação prática foi o Microsoft Word, ferramenta inadequada para desenvolvimento de qualquer um dos diagramas solicitados na avaliação. Com relação ao item 1, o Edital de Abertura já previa a aplicação das provas em turmas, conforme item 4.2.2.4.: A aplicação poderá ser feita por turmas, sendo os candidatos chamados em intervalos a serem definidos por ocasião da realização da prova. Já no que se refere ao item 2, não consta em ata nenhuma das alegações feitas pelo candidato, não sendo possível confirmar os fatos. No que se refere aos itens 3 e 4, o tempo de prova foi suficiente para o candidato preparado e que domina o assunto apresentado, haja vista que mais de 80% dos candidatos fizeram mais de 50% da prova, tendo inclusive um candidato que realizou a prova toda. O profissional da TI que entende do assunto sabe que o que importa é o conceito, independente da ferramenta utilizada, sendo possível fazer
os diagramas até de forma descritiva, e não exclusivamente gráfica, logo o Word seria uma ferramenta adequada para a realização da prova. Venho por meio deste requerer o método de critério de correção das provas práticas, pois as notas não condizentes à prova prática aplicada. Conforme edital 001-2011, item 4.2.2.6.2.1.1, para o cargo de analista de TI Área de Desenvolvimento de Sistemas (conforme quadro abaixo): A prova é divida em 3 (três) grandes itens, sendo elas: Identificação e descrição de requisitos; MER e Diagramas UML; Projeto utilizando Banco de dados e Linguagem VB.Net. O tempo disponível para a prova de 60 minutos foi desproporcional ao cenário aplicado na prova prática, que continha análise de requisitos, diagramas UML e MER e projeto de banco de dados (não sendo obrigatório (não contando pontos) o desenvolvimento em linguagem VB.NET como consta no edital) sendo impossível algum profissional da área de TI conseguir fazê-lo de modo adequado, utilizando somente a ferramenta Microsoft Word (ferramenta totalmente inadequada para solução do cenário mencionado na prova prática). Solicito que seja feita correções mais criteriosas, e se possível, disponibilização do cenário e correção do mesmo, pois tenho certeza de que eu e outros candidatos estamos sendo prejudicados devido má correção das mesmas.
O tempo de prova foi suficiente para o candidato preparado e que domina o assunto apresentado, haja vista que mais de 80% dos candidatos fizeram mais de 50% da prova, tendo inclusive um candidato que realizou a prova toda. O profissional da TI que entende do assunto sabe que o que importa é o conceito, independente da ferramenta utilizada, sendo possível fazer os diagramas até de forma descritiva, e não exclusivamente gráfica, logo o Word seria uma ferramenta adequada para a realização da prova. O candidato fez somente os itens A e C da prova e teve a nota máxima possível que são 40 pontos. Gostaria de saber qual foi o critério para a avaliação da prova prática, ou pelo menos ver a correção que vocês fizeram, pois minha irmã Juliana Gothardo, que também prestou a prova prática, acabou ficando com uma nota maior, sendo que ela mesma acredita que tenha feito de maneira não satisfatória a prova. Foi levado em consideração o domínio do candidato sobre a matéria. Se a candidata foi melhor é única e exclusivamente porque conseguiu fazer mais itens da prova que você. A única questão da Prova Prática é idêntica ou praticamente idêntica à questão disponível na internet no endereço abaixo, na página 33. http://www.etelg.com.br/paginaete/downloads/informatica/apostila_uml.pdf Como no endereço citado também há as respostas para o problema, quem eventualmente visitou o link esteve em vantagem muito significativa contra os concorrentes para resolver as duas primeiras partes da prova prática.
A questão foi baseada em uma apostila que explicava sobre assunto. O exemplo utilizado para se elaborar a questão é recorrente da matéria, logo, serão encontrados vários exemplos semelhantes em diversas literaturas distintas sobre o mesmo assunto. Outro ponto é que a questão se utiliza de parte do exemplo, tento outras itens para a mesma, justamente a parte que o candidato não realizou.