Ministério da Educação e do Desporto Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1 2 Curso Geografia Código: 35 3 4 Modalidade(s): Bacharelado / Licenciatura Currículo(s):2005.1 5 Turno(s): ( X ) Diurno ( ) Noturno 6 Departamento:Geografia Código PR/GR 7 Nome da Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia Física 8 Pré-Requisitos: Planejamento em Geografia 9 Carga Horária Número de Créditos Carga Horária Total Teórica: ( 48 ) Prática: ( 16 ) 04 64 Est. Supervisionado: ( ) 10 Obrigatória ( L/B ) Optativa ( ) Eletiva ou Suplementar ( ) L-Licenciatura B-Bacharelado 11 Regime da disciplina: Anual( ) Semestral ( X )
12 Justificativa: O desenvolvimento de projetos de pesquisa quanto às condições biofísicas, disponibilidade de recursos naturais e delimitação de unidades e feições paisagísticas é de fundamental importância para a formação profissional do licenciado e do bacharel em Geografia. Fazse necessário em sua capacitação científica que assimile as diferentes fundamentações teóricas e os procedimentos técnicocientíficos de análise do espaço geográfico, abordando os seus componentes e processos naturais e suas inter-relações com a sociedade. A partir do domínio das técnicas de análise dos ambientes e dos conjuntos paisagísticos, será possível o estabelecimento de diagnósticos que permitam o estabelecimento de diretrizes para um planejamento ambiental adequado. Portanto, o conteúdo teórico e as práticas dessa disciplina contribuem diretamente na formação dos profissionais que se dedicarão às práticas da pesquisa e o ensino no âmbito da Geografia. 13 Ementa: A Geografia Física: questões conceituais e metodológicas. O campo de ação da Geografia Física. Análise geossistêmica, ecodinâmica e geoecológica da paisagem. Os trabalhos de gabinete, de campo e de laboratório em Geografia Física. A execução de mapeamento temático e a preparação de relatórios setoriais e integrativos. Geografia Física e análise ambiental: aplicações práticas de pesquisa. Elaboração de pesquisas visando a interação entre o conhecimento teórico e prático da Geografia Física.
14 Descrição do Conteúdo: I Conceitos e Fundamentação Teórico-metodológica. A Geografia Física: questões conceituais, teórico e metodológicas e o seu campo de ação. Elaboração de planos e projetos de pesquisa. A análise separativa: inventário e estudos setoriais dos componentes e processos do espaço geográfico. A aplicação das disciplinas setoriais: Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Climatologia, Hidrologia e Biogeografia. A paisagem como objeto de estudo: análise geossistêmica e geoecológica, a abordagem ecodinâmica. Análises e diagnósticos integrados: interpretação dos componentes biofísicos e suas inter-relações, definição de unidades e feições paisagísticas, identificação de problemas, limitações e potencialidades geoambientais. O uso de recursos de sensoriamento remoto e cartografia temática na representação de aspectos setoriais e integrativos do espaço geográfico. Redação de relatórios técnicos e monografias como resultados de pesquisas em Geografia Física. Formas de representação e apresentação dos diagnósticos e possibilidades de aplicação no planejamento ambiental. II Atividades Práticas de Pesquisa Reconhecimento de campo dos aspectos geoambientais para fins de análises dos componentes do potencial ecológico e da exploração biológica de áreas previamente selecionadas. Levantamentos setoriais e integrativos em unidades paisagísticas representativas da região, para elaboração de diagnósticos setoriais e integrativos. Mapeamento de unidades geoambientais e representação de níveis de estabilidade ecodinâmica com base em material geocartográfico básico / temático e de sensoriamento remoto disponível.
15 Bibliografia Básica: 1. CEOTMA. Guia para la elaboración de estudios del Medio Físico: Contenido y Metodologia. Madri: MOPU, 1984. 2. PROJETO RADAMBRASIL. Levantamento de Recursos Naturais. Vols. 21 e 23. Rio de Janeiro: Ministério das Minas e Energia, 1981. 3. RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica. Guia para experiência nos estudos. São Paulo: Editora Atlas S/A, 1991. 4. SILVA, Bárbara Christine Nentwig e Silva, Sylvio Bandeira de Melo e Silva. Elaboração de Projetos de Pesquisa em Geografia. Uma orientação. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1986. 5. TROPPMAIR, Helmut. Metodologias Simples para pesquisar o meio ambiente. Rio Claro: UNESP, 1989. 16 Bibliografia Complementar: 1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normalização da documentação no Brasil. Rio de Janeiro, 1964. 2. BERTRAND. G. Paisagem e Geografia Física Global Esboço Metodológico 13 Caderno de Ciências da Terra. São Paulo: Instituo de Geografia-USP, 1972. 3. GEVERTZ, R. et al. Em busca do conhecimento ecológico. Uma introdução à Metodologia. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1983. 4. RELATÓRIOS DE PESQUISAS elaborados pela UFC, UECE, FUNCEME, IBAMA, SEMACE, SEDURB e outros. 5. RUDIO, F.V. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis: Ed. Vozes, 1983. 6. SOTCHAVA, V.B. Por uma Teoria de Classificação de Geossistemas de vida terrestre 14 Biogeografia São Paulo: Instituto de Geografia- USP, 1978. 7. --------. O estudo de Geossistemas. 16 Métodos em Questão. São Paulo: Instituto de Geografia-USP, 1977. Diferentes teses e monografias no campo da Geografia Física. 17 Observações:
18 Aprovado em Reunião do Colegiado da Coordenação do Curso em: Coordenador(a) 19 Aprovado em Reunião do Conselho Departamental em : Chefe do Departamento 20 Aprovado em Reunião do Conselho de Centro/Faculdade: Diretor(a) 21 Aprovado em Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão em: Pró-Reitor(a) de Graduação