Unidade II CONTABILIDADE DE CUSTOS Prof. Me. Alexandre Saramelli
Basketball - 1962 Alexander Alexandrovich Deyneka
Contabilização dos custos DRE Receita de vendas $ ( - ) Custo dos Produtos Vendidos (CPV) $ = lucro bruto ( - ) Despesas administrativas $ ( - ) Despesas de vendas $ = lucro operacional
Contabilização dos custos Processo Produtivo Fonte: Lesieur.com.pt
Contabilização dos custos
Contabilização dos custos
Contabilização dos custos
Contabilização dos custos
Contabilização dos custos
Contabilização de custos um exemplo mais completo Durante o mês de 01/03/x7, a empresa Exemplificadora Ltda, apresentava os seguintes saldos em suas contas de estoque: material direto: $100; produtos em elaboração: $20; produtos acabados: $80. E em sua rotina para produção de bolas de tênis, gerou as seguintes transações:
Contabilização de custos um exemplo mais completo 1. Compra de material direto por $210, a prazo. Material direto 210 a contas a pagar (210)
Contabilização de custos um exemplo mais completo 2. Consumo de energia elétrica do mês: fábrica $20; administração $10. CIF 20 Despesas operacionais 10 a contas a pagar (30)
Contabilização de custos um exemplo mais completo 3. Requisição de material direto pela produção = $180. Produtos em elaboração 180 a materiais diretos (180)
Contabilização de custos um exemplo mais completo 4. Apropriação de serviços de limpeza executados por terceiros: fábrica $ 5; comercialização $ 3. CIF 5 Despesas operacionais 3 a Contas a pagar (8)
Contabilização de custos um exemplo mais completo 5. Apropriação de parcela de seguro contra incêndio: fábrica $ 20; administração $ 12. CIF 20 Despesas operacionais 12 a seguros a vencer (32)
Contabilização de custos um exemplo mais completo 6. Folha de pagamento com seus respectivos encargos: mão-de-obra direta $ 62; mão-de-obra indireta $ 40; pessoal lda área adm. e comercial $ 60. Mão-de-obra direta 62 CIF 40 Despesas operacionais 60 a Contas a pagar (162)
Contabilização de custos um exemplo mais completo 7. Apropriação da depreciação: fábrica $ 10; administração $ 5. CIF 10 Despesas operacionais 5 a Depreciação acumulada (15)
Contabilização de custos um exemplo mais completo 8. Foram transferidos os seguintes valores: de MOD para produtos em elaboração:. $ 62; de custos indiretos de fabricação para produtos de elaboração:... $ 95; de produtos em elaboração para produtos acabados:...$ 400; de produtos acabados para Custo de Produtos Vendidos:...$ 350.
Contabilização de custos um exemplo mais completo 8. Lançamentos de Fechamento Contábil: Produtos em elaboração 157 a Mão-de-obra direta (62) a CIF (95) Produtos Acabados 400 a Produtos em elaboração (400) Custo dos Produtos Vendidos 350 a Produtos acabados (350)
Contabilização de custos um exemplo mais completo 9. Registro das vendas líquidas no período de março /x7 à vista no valor de $ 900. Banco 900 a Vendas Líquidas (900)
Interatividade No lançamento 2, separou-se o consumo de energia elétrica da área produtiva e da área administrativa. Como isso é feito? a) O contador simplesmente usa os dados da conta da distribuidora de energia da cidade, onde há essa separação; b) O contador divide o valor com base em um critério qualquer, de acordo com seu humor; c) O contador busca informação nas áreas técnicas, observando relação custo x benefício e o princípio da competência; d) O contador aplica a fórmula de Bhaskara; e) O contador baseia-se no princípio monovalente da descrição.
The Golf Player - 2009 Bartosz Kolata
Contabilização de custos Um exemplo mais completo
Contabilização de custos Um exemplo mais completo
Absorção Materiais Diretos Materiais Indiretos Materiais Auxiliares (Spare parts e outros) Impressora Heidelberg
Absorção Segundo Martins (2003) Todos os gastos incorridos para a colocação do ativo em condições de uso (equipamentos, matérias-primas, ferramentas, etc) ou em condições de venda (mercadorias, etc) incorporam o valor desse mesmo ativo
Absorção Valor pago ao fornecedor: ( - ) IPI (se houver recuperação) ( - ) ICMS (se houver recuperação) ( + ) Frete (se houver) ( + ) Seguro (se houver) ( - ) Armazenagem e outros gastos (se houver) = valor do material ou da matéria-prima.
Métodos de avaliação dos estoques Empilhadeiras Foto: Empresa Linde
Métodos de avaliação dos estoques Último a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS) ou Last-in, First-out (LIFO)
Métodos de avaliação dos estoques Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS) ou First-in, First-out (FIFO)
Métodos de avaliação dos estoques Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS) ou First-in, First-out (FIFO)
Ficha de controle de estoque
Requisição de material
Ficha de controle de estoque Kardex
Ficha de controle de estoque Kardex
Métodos de avaliação dos estoques - Exercício A Empresa Exemplificadora Ltda realizou as seguintes operações: 1. No início do período de março 2xxx, haviam 100 toneladas de feltro amarelo, valorizadas a $ 1.000 a tonelada. 2. Recebeu-se no dia 17 dois caminhões, com 60 toneladas de feltro amarelo a $ 1.800 a tonelada. 3. No dia 25, requisitou-se 80 toneladas de feltro, para atender a produção.
Métodos de avaliação dos estoques - Exercício
Métodos de avaliação dos estoques - Exercício
Métodos de avaliação dos estoques - Exercício
Métodos de avaliação dos estoques - Exercício Comparativo da valorização do estoque final por cada método: 80 toneladas de feltro amarelo. UEPS $ 80.000 PEPS $ 112.000 MÉDIA $ 104.000
Interatividade É possível combinar os métodos de avaliação dos estoques, usando o que for mais adequado para cada tipo de artigo de estoque? E mudar com frequência? a) Sim, é possível. E é possível mudar de critério com frequência. b) Sim, é possível. É altamente recomendável não mudar com frequência. c) Jamais, o critério deve ser o mesmo para todos os artigos de estoque e uma vez adotado um critério, não se muda nunca mais. d) Não, a legislação não permite. e) Não, a IASC não recomenda.
The Cricket Match - 1989 John Kelly
Produtos e receitas decorrentes do processo produtivo Subprodutos Sucatas
Mão de obra direta Mão de Obra Direta x Indireta Gastos significativos para muitas empresas Controle por meio de apontamentos, cartão de ponto
Mão de obra direta Salários e encargos sociais Necessidade de representar obrigações legais, acordos sindicais ou negociações com a própria empresa. Necessidade de adequação à legislação trabalhista, previdenciária e tributária,
Mão de obra direta Cada empresa deve proceder ao seu próprio cálculo dos encargos sociais, não só pela alteração frequente de seus percentuais, como pela especificidade dos mesmos.
Cálculo do custo de um funcionário horista Um funcionário horista Salário de $ 8,00 por hora, Uma Jornada de trabalho de 220 horas por mês (ou 44 horas por semana) Quanto esse funcionário i custará para a empresa?
Cálculo do custo de um funcionário horista Cálculo Anual A: Remuneração 1) Salário: 335 dias X 7,33h X $8,00 19.644,40 2) Férias: 30 dias X 7,33h X $ 8,00 1.759,20 3) 1/3 Férias anuais: $ 1.759,20 : 3.586,40 4) 13º salário: 220h X $ 8,00 1.760,00 5) Remuneração anual: 23.750,00
Cálculo do custo de um funcionário horista Cálculo Anual B: Encargos sociais (Apenas alguns) 1) INSS: 20% 2) SENAI, SESI, etc.: 5,2% 3) FGTS: 8% 4) Seguro acidente de trabalho: 2% Total percentual de encargos sociais: 35,2% sobre $ 23.750,00 8.360,00 Gasto total para a empresa durante um ano: 32.110,00
Interatividade O que é overhead? a) Um tipo de análise de qualidade industrial, sugerida aos japoneses por Willian Deming. b) Um cálculo genérico, onde considera-se a mão de obra direta como principal critério de rateio. c) É um relatório do cálculo dos encargos sociais, por funcionário. d) É um conceito prático para organizar a localização física dos artigos em estoque, muito utilizado por controladores de estoque. e) É o sinônimo de contabilidade gerencial em língua inglesa.
Ana Bessonova Ginástica Ritmica Olímpíada de Atenas - Ucrânia
Cálculo do custo de um funcionário horista Cálculo Anual Total de horas por ano que um funcionário pode oferecer à empresa. Dias do ano: 365 Domingos: (48) Férias: (30) Feriados: (12) Total de dias produtivos no ano: 275 Horas de trabalho por ano: 275 dias X 7,33h = 2.015, 75h/ano.
Cálculo do custo de um funcionário horista Cálculo Anual O custo total por hora (salário + encargos) de um funcionário contratado por $ 8,00/hora é de: $ 32.110,00 00 / 2.015,75 = $1595 15,95. Os encargos sociais provocam um acréscimo de $7,95/h do funcionário contratado, o que, percentualmente, representa um acréscimo de 99,93%.
Grupos de encargos sociais Grupo A: constituído por contribuições fixas mensais, determinadas por lei, incidentes sobre a folha de pagamento: (INSS / SESI / SESC / SENAI / SENAC / INCRA / SEBRAE / Salário Educação / SAT / FGTS). 35,8% Acréscimo Grupo B: constituído pela parcela agregada ao salário e paga diretamente ao funcionário (DSR / Férias / 1/3 Férias / Feriados / 13º salário / Faltas abonadas /Auxílio-doença /A Aviso prévio). Acréscimo de 57,73% para funcionários horistas e 30,70% para funcionários mensalistas.
Grupos de encargos sociais Grupo C: constituído por obrigações trabalhistas que não incidem sobre os outros grupos, como, por exemplo, depósito sobre o FGTS por dispensa de funcionário sem justa causa. Acréscimo de 1,52% para funcionários i horistas e 1,25% para funcionários mensalistas. 115,72% para funcionários horistas 78,74% para funcionários mensalistas
Tempo ocioso e outros gastos com a mão-de-obra Tempo ocioso, de horas não trabalhadas no processo produtivo de forma direta; O tempo ocioso de greves ou acidentes, que paralisam a produção. Gastos acessórios, como transporte, alimentação e vestuário.
Pronunciamento CPC 16 (R1) NBC T19.20 Resolução CFC 1175/09 IAS 2 O valor do custo fixo alocado a cada unidade produzida não pode ser aumentado por causa de um baixo volume de produção ou ociosidade. Os custos fixos não-alocados aos produtos devem ser reconhecidos diretamente t como despesa no período em que são incorridos. Em períodos de anormal alto volume de produção, o montante de custo fixo alocado a cada unidade d produzida deve ser diminuído, de maneira que os estoques não sejam mensurados acima do custo.
Exercício resolvido Passos: a) Cálculo dos dias de trabalho no mês; b) Cálculo da jornada diária; c) Cálculo das horas disponíveis para trabalhar, conforme cartão de ponto:
Exercício resolvido 1) Cálculo do salário mensal do setor de pinturas: 1.392,7 horas disponíveis X $ 6,00 salário hora = $ 8.356,20 2) Cálculo dos encargos sociais e trabalhistas: $ 8.356,20 salário do mês X 115,72% (percentual dos encargos) = $ 9.669,79 encargos do mês. 3) Cálculo do custo da mão-de-obra do departamento: $ 8.356,20 de salário + $ 9.669,79 de encargos = $ 18.025,99.
Exercício resolvido 4) Cálculo do custo/hora da mão-de-obra direta do setor de pintura: $ 18.025,99 custo = $ 12,94/h. 1.392,7 horas disponíveis 5) Cálculo do custo da mão-de-obra direta: 1.216 horas produtivas (220h + 3700h +425h + 201h) X $ 12,94/h = $ 15.735,04
Exercício resolvido 6) Cálculo do custo de tempo improdutivo: 176,7 horas improdutivas X $ 12,94/h $ 2.286,49 7) Custo da mão-de-obra direta por produto: Produto Horas apontadas Custo/hora Custo
Interatividade Como é feita a alocação de custos em empresas altamente tecnológicas, onde há muitas máquinas, robôs e poucos funcionários trabalhando com vários assuntos? a) Nesse caso, os custos não são calculados. b) Os gastos são considerados despesas. c) Há um apontamento múltiplo. d) Desenvolve-se métodos e critérios sofisticados para rateio. e) O salário de funcionários em ambientes tecnológicos é contabilizado como despesa de vendas.
ATÉ A PRÓXIMA!