Mercados e Políticas Agrícolas Aula 9: Introdução às Políticas Agrárias. Objetivos das Políticas Agrárias. Tipos de Políticas Agrárias. Análise dos efeitos das políticas de suporte de preços e rendimentos, com base em diagramas oferta/procura simples. Bibliografia: Pinheiro, A.; Carvalho, M. Economia e Política Agrícolas. Manuais da Universidade de Évora, 1999, Cap. 8 e 9 Timmer, C. Getting Prices Right. Scope and Limits of Agricultural Prices Policy. Ithaca and London. Cornell University Press, 1986, Cap.2.
Objetivos das Políticas Agrárias Eficiência Económica Equidade Estabilidade de preços e mercados Segurança Alimentar
Objetivos das Políticas Agrárias Eficiência Económica Consiste na maximização da produção e rendimento nacional afectando para tal os recursos disponíveis (escassos) de uma maneira eficiente.» Aumentar a produtividade, optimizando a utilização dos factores de produção;» Aumentar a competitividade.
Objetivos das Políticas Agrárias Equidade Consiste em assegurar uma distribuição equitativa da riqueza garantindo um aumento dos rendimentos disponíveis médios e uma atenuação das assimetrias de repartição dos mesmos.
Objetivos das Políticas Agrárias Equidade» Manter ou melhorar e repartir o rendimento dos agricultores de modo equitativo;» Promover o desenvolvimento das regiões mais desfavorecidas, discriminando-as positivamente;» Reforçar a coesão económica e social entre regiões;» Promover o desenvolvimento rural e a ocupação dos espaços rurais;» Ajudar a manter sistemas de produção sustentáveis;» Preservar (melhorar) o ambiente e os recursos naturais.
Objetivos das Políticas Agrárias Estabilidade dos Preços e Mercados Agrários Consiste no controlo das flutuações intra e inter anuais dos preços agrários, de maneira a estabilizar os mercados e reduzir os riscos para agricultores e consumidores, actuando sobre os factores determinantes dos seus rendimentos.
Objetivos das Políticas Agrárias Segurança Alimentar Consiste em assegurar de forma permanente o acesso físico e económico a alimentos seguros, nutritivos e suficientes para satisfazer as necessidades dietéticas e as preferências alimentares das pessoas, permitindo-lhes uma vida ativa e saudável.» Defesa do consumidor;» Melhoria da segurança e qualidade dos géneros alimentícios.
Tipos de Políticas Agrárias Dependem dos diferentes tipos de instrumentos (medidas) utilizados de âmbito sectorial ou nacional; com impacto directo ou indirecto no sector agrário; mais dirigidas aos mercados e aos preços ou à modificação estrutural da agricultura.
Tipos de Políticas Agrárias Políticas de Preços e Mercados (PPM) Englobam medidas de âmbito sectorial (sector agrário) com impacto direto sobre o nível e a estrutura relativa dos preços dos produtos e dos fatores de produção agrícolas; A finalidade principal é suportar e proteger os preços dos produtos agrícolas, apoiando indiretamente os rendimentos dos agricultores.
Tipos de Políticas Agrárias Políticas de Preços e Mercados (Exemplos) Ajudas diretas; Subsídios a preços de fatores de produção; Fixação de preços e margens comerciais; Fixação de quotas de produção; Armazenamento de produtos; Políticas comerciais (incidem sobre as exportações e importações).
Tipos de Políticas Agrárias Políticas Sócio Estruturais (PSE)/ de Desenvolvimento Rural Englobam medidas de âmbito setorial com impacto direto ou indireto sobre as tecnologias e as estruturas de produção, o ambiente e o rendimento dos agricultores.
Tipos de Políticas Agrárias Políticas Sócio Estruturais (Exemplos) Regulação dos mercados de fatores primários; Investimento público; Subsídios ao investimento privado (políticas de crédito e ajudas a fundo perdido); Transferência direta de rendimentos (reformas antecipadas, indemnizações compensatórias, ajudas à reconversão produtiva, agro-ambientais, etc.).
Medidas das Políticas Agrárias Medidas de suporte dos preços e do rendimento dos agricultores (PPM); Medidas reguladoras do comércio com outros países (PPM); Medidas orientadas para a reconversão das estruturas produtivas (PSE); Medidas de desenvolvimento rural (PSE).
Medidas das Políticas Agrárias Medidas de suporte dos preços e do rendimento dos agricultores Preço mínimo garantido Compra e armazenamento da produção; Manipulação de preços e margens comerciais; Fixação de quotas de produção; Ajudas compensatórias (diretas); Subsídios/Taxas sobre fatores de produção.
Medidas das Políticas Agrárias Diagramas oferta/procura simples Pressupostos Funções contínuas e independentes da oferta e da procura; Tecnologia, rendimentos e gostos constantes; Sem incertezas sobre o futuro; Sem atrasos no ajustamento às condições de mercado; Sem elementos significativos de monopólio ou monopsónio.
Preço mínimo garantido Preço Preço de garantia P* Oferta Preço de garantia acima do preço de mercado livre Diminuição da procura Aumento da oferta Excesso de produto Perda de utilidade para consumidores Procura Perda de eficiência Q D Q S Quantidade
Preço mínimo garantido com compras pelo Estado Preço Preço de garantia Preço de mercado livre Oferta Custo para o Estado da implementação do preço de garantia Preço de garantia acima do preço de mercado livre Diminuição da procura Aumento da oferta Excesso de produto Perda de utilidade para consumidores Ganhos de rendimento para produtores Compras da Intervenção Procura Quantidade Custos orçamentais para o Estado; compra de todos os excedentes; armazenamento; destruição; vendas para o exterior
Suporte de preços e rendimentos: compras a preços garantidos Inconvenientes: Acumulação de excedentes; Custos orçamentais mais elevados: armazenamento e escoamento a preços subsidiados ou destruição; Perda da pressão colocada pelos mercados aos produtores; Penalização dos consumidores; Ineficiências adicionais na alocação dos recursos.
Suporte de preços e rendimentos: stocks tampão Preço De mercado livre (anos de baixa produção) Permitido mais elevado Permitido mais baixo De mercado livre (anos de elevada produção) Sem importações Oferta em ano de baixa produção Receitas da venda de stocks Custo da compra de stock Procura Oferta em ano de elevada produção Constituição ou colocação de stocks no mercado para estabilizar os preços e os rendimentos em produtos sujeitos a grande variações na produção física Stock Vendido Stock Constituído Quantidade
Suporte de preços e rendimentos: quota à produção Sem importações Preço Nova curva da oferta Oferta Aumento do preço Diminuição da procura Preço com quota B Os consumidores perdem excedente Preço de mercado livre A receita dos produtores pode: Rendimento dos produtores A C Aumentar (B > C) ou Diminuir (B <C); Procura Quota de produção Quantidade restringida Quantidade Os produtores sairão beneficiados se a procura for pouco elástica
Suporte de preços e rendimentos: subsídios a fatores Preço Preço de mercado livre Oferta sem subsídio Oferta com subsídio O subsídio ao factor de produção provoca uma mudança da curva da oferta para a direita Diminuição do preço de mercado Aumento da produção Os consumidores são beneficiados Rendimento dos produtores O rendimento dos produtores depende da dimensão relativa da quebra de rendimento e do subsídio ao factor; diminui se a procura é inelástica Quantidade fornecida com subsídio Procura Quantidade Os custos da aplicação dos subsídios são assumidos pelo Estado