A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência como o uso deliberado da força física, ou o poder, como ameaça à própria pessoa, um terceiro,



Documentos relacionados
Assédio moral como patologia da solidão e do silêncio

2º ENCONTRO DE TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM DO COREN-BA. 26/09/2014 SUERDA F. DE SOUZA COAST/CESAT/DIVAST

O Ambiente de trabalho em equilíbrio e livre de ASSÉDIO MORAL E SEXUAL

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

COORDIGUALDADE Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho

OS IMPACTOS DO BULLYING CORPORATIVO À SAÚDE E À PRODUTIVIDADE DOS FUNCIONÁRIOS

O Assédio Moral nas Organizações de Trabalho

ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

ADRIANA WYZYKOWSKI RENATO DA COSTA UNO DE GOES BARROS RODOLFO PAMPLONA FILHO

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

Organização em Enfermagem

MANUAL DE DIREITOS S I N D E L O T M G

Mulheres: violência no trabalho e na vida. Melayne Macedo Silva Marcha Mundial das Mulheres

Folha de informação rubricada sob nº. do processo nº. (a) P. CoBi nº.: 010/2004 Termo de Responsabilidade Internação Involuntária.

ASSÉDIO MORAL E DEPRESSÃO: UMA ANÁLISE DESTA REALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO 1

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL Recife, de 05 a 08 de setembro de 2002

SIPAT IAG Aspectos do Assédio Moral nas Relações de Trabalho

O processo envolve quatro questões básicas:

CAROS SERVIDORES (AS),

ASSÉDIO MORAL: Uma Realidade no Local de Trabalho

convicções religiosas...

TÍTULO: ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E A POSTURA ÉTICA DO ADMINISTRADOR COLABORADOR(ES): ANTÔNIO CARLOS MARQUES, LUCIANE MARIA ALVARES SATURNINO

MANUAL DE NORMAS DA EMBRAPA

Estruturas Organizacionais EO /1 Material de apoio Ler bibliografia recomendada

ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

CÓDIGO DE ÉTICA DA SOMMA INVESTIMENTOS

Brasília, outubro de 2011

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky

ÍNDICE. Introdução 02. Abrangência 03. Objetivos 03. Princípios Gerais 04 Integridade profissional e pessoal

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

INTRODUÇÃO CONCEITO DE ASSÉDIO SEXUAL CRIME DE ASSÉDIO SEXUAL. * O crime de assédio sexual foi introduzido pela Lei /01.

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir.

BULLYING PROFISSIONAL E O CONSTRANGIMENTO ILEGAL HIERÁRQUICO NO DIREITO ADMINISTRATIVO MILITAR

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL O CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN

FACULDADE BARÃO DE PIRATININGA

Rh News. RH News. Gestão de RH. Relações Trabalhistas. Prof. Ms. Mauricio Libreti de Almeida

POLÍTICA DE PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Código de Ética e de Conduta

Noções de Direito e Legislação em Informática

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA

Ajudando você a fazer a diferença!

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

5 Instrução e integração

Exerço a profissão de Bibliotecário. Como devo me comportar?

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

SOBRE O DOSSIÊ EDUCAÇÃO:

Atendimento Domiciliar

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS

.:. Aula 2.:. Educação Corporativa e Mudanças Organizacionais. Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br

SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

APRESENTAÇÃO COMERCIAL /

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte)

Assédio Sexual. No Local de Trabalho. Série Trabalho e Cidadania - ANO I - N O 03

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing

CONSELHO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DE PIRACICABA/SP MOÇÃO Nº 31, DE 25 DE MAIO DE 2011

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR O DANO MORAL

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente

Qualidade de vida. Pesquisa realizada. Gestão de RH. Qualidade de vida no trabalho. Prof. Rafael Marcus Chiuzi

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL

Art Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

UNIVERSIDADE DE COIMBRA Faculdade de Economia ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

Direitos Humanos e Serviço Social

Aula 10. Delegação X Empowerment

[CÓDIGO DE ÉTICA] Interinvest

Maria Rita Gramigna. Procrastinação: deixar para amanhã o que pode ser feito hoje.

Faz os seguintes questionamentos:

Fazer parte do Serviço Público significa atuar com ética e responsabilidade, trabalhando com profissionalismo e dedicação em todos os aspectos.

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

Transcrição:

Ana Dantas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência como o uso deliberado da força física, ou o poder, como ameaça à própria pessoa, um terceiro, um grupo ou uma comunidade, que cause ou tenha muitas possibilidades de causar lesões, morte, danos psicológicos, transtornos de desenvolvimento ou privações.

1) Violência Física- já não aceita como antes por ser de fácil configuração; 2) Violência Sexual assédio sexual. Artigo 216 do código penal e a Lei 19.224 de 15.05.01 define o assédio sexual como: constranger alguém com o intuito de obter vantagens ou favorecimento sexual, prevalecendo-se, o agente, de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes a exercício de emprego, cargo ou função 3 Violência Psicológica - O assédio moral é um tipo de violência psicológica. Segundo Margarida Barreto, A humilhação constitui um indicador importante na avaliação das condições de trabalho e saúde de trabalhadores e trabalhadoras, revelando uma das formas mais poderosas de violência sutil nas relações organizacionais e na sociedade.

O assédio moral no trabalho é definido como qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude, relações desumanas e aéticas de longa duração e etc.) que atente, por sua repetição ou sistematização contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho. (Marie France Hirigoyen)

Assédio moral é uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica do indivíduo, de forma reiterada, tendo por efeito a sensação de exclusão do ambiente e do convívio social. (Rodolfo Pamplona Filho) Assédio é o termo utilizado para designar toda conduta que cause constrangimento psicológico ou físico à pessoa. (Sônia Mascaro Nascimento)

É a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização. (Repetitividade, duração e dano )

1 - Horizontal ou Transversal - ocorre entre pessoas do mesmo nível hierárquico, desencadeado por alguma discriminação: 2- Vertical ascendente subordinado contra seu superior hierárquico (menos comum); 3 - Vertical descendente: efetuado por agente de grau hierárquico superior ao da vítima (mais comum): 4 - Misto vertical e horizontal simultâneos.

- Desqualificação da pessoa por meio de comunicação não verbal; - Recusa à comunicação direta; - Descrédito por meio de insinuações sobre sua competência; - Isolamento, fazendo-a crer que todos estão contra ela; - Afrontar, confiando-lhe tarefas inúteis; - Indução ao erro para poder acusá-la em seguida; - Assédio sexual como forma de perseguição moral.

Assédio sexual como forma de perseguição moral. Prazos impossíveis de cumprir; Falta de reconhecimento do trabalho; Designar tarefas abaixo da capacidade intelectual e profissional; Sonegação de informações e de materiais necessários para o trabalho; Colocar o funcionário na GELADEIRA

- Fragilizar, ridicularizar e inferiorizar a vítima; - Escolher e isolar a vítima do grupo; - Livrar-se da vítima que é forçada a pedir demissão ou é demitida por insubordinação; - Impedir de se expressar e não explicar porque; - Impor ao coletivo sua autoridade; - Desumanizar a pessoa; - Destruir a vítima

- O estresse - O conflito - As agressões pontuais - As más condições de trabalho - As imposições profissionais - A gestão por injúria.

- Discriminação - Inveja, ciúme e rivalidade - Briga pelo poder - Por Medo - Pelo inconfessável.

1) PREVENÇÃO - construir nova mentalidade no ambiente de trabalho-(conscientização, apoio da alta hierarquia, envolvimento da área RH, promover uma agenda social com palestras e treinamentos, mediação de conflito, etc). 2) COMBATE criar mecanismos de controle e punição aos que praticam o assédio. (buscar soluções para problemas individuais e apresentar soluções coletivas)

- Código de Normas e Conduta - Comissão de Ética: - Parceria com áreas ( Departamento Jurídica,RH, etc) - Criar LEIS de combate ao Assédio Moral (ação que envolve toda a sociedade);

- Distinguir patologias X organização do trabalho; - Separar a escuta da mediação - Capacitar os mediadores para intervir junto às pessoas - Antes de intervir é preciso definir em que nível ocorre o assédio e tentar compreender o problema (racionalidade) - Cuidado para não colocar o agressor como vítima; - Ter muita cautela.

- Mal-Estar no Trabalho (Marie France Hirigoyen) -ASSÉDIO MORAL Violência perversa no cotidiano (Marie France Hirigoyen) -Uma Jornada de Humilhações dissertação de Mestrado de Margarida Barreto -Assédio Moral no Trabalho Maria Ester de Freitas, Roberto Heloani e Margarida Barreto -PERDI UM JEITO DE SORRIR QUE EU TINHA João Batista Ferreira -Assédio Moral Uma responsabilidade corporativa Paulo Peli e Paulo Teixeira

O grande problema da humanidade não está no domínio da ciência, mas dos corações e mentes (Albert Einstein - físico)

Ana Maria Dantas Leite, pós graduada na área de Gestão de Pessoas, Coordenou o projeto de criação da Ouvidoria Interna do Banco do Brasil onde exerceu o cargo de 1ª Ouvidora Interna. Ocupa o cargo de diretora de Organização e Relações Internacionais da Associação Nacional de Ouvidores do Poder Público - ANOP