Correção da Ficha Formativa
1. Diz em que consistiu o Iluminismo? Movimento intelectual que surgiu na Europa do Séc. XVII e XVIII e que acreditava no valor absoluto da razão para se alcançar o conhecimento.
2. Mencionas os meios utilizados para a divulgação das ideias iluministas. Enciclopédia, jornais, cafés, tertúlias, livrarias, bibliotecas, lojas maçónicas e academias
3. Completa o quadro com os ideais defendidos pelo Iluminismo. Ideais Sociais Políticos Ideais Económicos Ideais Religiosos e Soberania popular Separação dos poderes Igualdade Liberdade Contrato social Tolerância Abolição das estruturas sociais Defesa do Liberalismo económico Separação da Igreja do Estado Tolerância religiosa
4. Distingue o Absolutismo do Despotismo Esclarecido. O Absolutismo e o Despotismo Esclarecido são duas formas de exercício do poder real e que têm o comum o facto do rei possuir o poder absoluto, mas no caso do Despotismo Esclarecido esse poder era esclarecido ou iluminado, pelo que o rei governava para o bem do povo.
5. Justifica a adoção de medidas mercantilistas pelo Marquês de Pombal. Portugal teve que adotar medidas mercantilistas para sair da crise económica provocada pela redução significativa das remessas de ouro brasileiro, utilizadas para cobrir os gastos com as importações crescentes, e pelo agravamento do défice comercial com o estrangeiro, pois o Tratado de Methuen enfraqueceu as manufaturas nacionais e agravou as importações.
6. Completa o quadro. Mercantilismo Pombalino Medidas de apoio ao comércio Criação da Junta do Comércio para regulação do comércio; Criação de Companhias de Comércio com o objetivo de desenvolver o monopólio de exploração e comercialização de determinados produtos. Medidas de apoio às manufaturas Publicou leis pragmáticas; Criou novas manufaturas e reanimou outras já existentes (vidros, louças, cutelaria, papel, chapéus, fundição); Contratou artífices estrangeiros; Promoveu a aquisição de maquinaria moderna.
7. Qual foi a forma de governo adotada pelo Marquês de Pombal? Despotismo esclarecido
8. Refere as medidas tomadas pelo Marquês de Pombal para reforçar os poderes reais. Para reforçar a autoridade real, o Marquês de Pombal tomou as seguintes medidas: Criou o Erário Régio; Reorganizou a cobrança de impostos; Reformou o sistema judicial; Criou a Real Mesa Censória; Criou a Intendência-Geral da Polícia; Reorganizou a economia; Reformou o ensino.
9. Menciona as medidas tomadas pelo Marquês de Pombal para submeter os grupos privilegiados. Submissão do Clero Limitou os poderes da Inquisição; Expulsou os Jesuítas. Submissão da Nobreza Perseguiu e eliminou elementos da alta nobreza acusados de terem tentado matar o Rei D. José I.
10. Enumera as principais medidas do Marquês de Pombal quanto à reforma do ensino. Criou as escolas menores; Criou as escolas régias; Fundou o Real Colégio dos Nobres; Criou a Aula do Comércio; Reformou a Universidade de Coimbra.
11. Diz o que entendes por Revolução Agrícola Foi um conjunto de transformações profundas na agricultura, ocorridas na Inglaterra do séc. XVII e XVIII.
12. Menciona inovações que levaram à Revolução Agrícola na Inglaterra. Formação de grandes propriedades agrícolas através do movimento dos enclosures; Introdução do afolhamento quadrienal; Introdução de novas culturas (batata, beterraba e milho); Seleção de plantas e animais; Aumento da área cultivada através do arroteamento de terrenos baldios e drenagem de pântanos.
13. Justifica o crescimento da população inglesa no séc. XVIII. A população inglesa cresceu devido a ter havido uma diminuição da mortalidade e um aumento da natalidade. Para tal contribui a melhoria da alimentação, devido ao aumento da produção agrícola (revolução agrícola) e às melhorias introduzidas nos transportes. Os avanços da medicina e da higiene contribuíram também para a redução das doenças e da mortalidade.