Sacix Linux Casa Brasil/Região Norte Bruno de Carvalho de Christo 1 Bruno Lopes Dalmazo 1 Francisco Tiago Avelar 1 1 Acadêmico do Curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) {bchristo, dalmazo, avelar}@inf.ufsm.br Resumo. O projeto extra-classe da disciplina de Computadores e Sociedade consiste em promover uma integração entre o meio acadêmico e a sociedade. Este trabalho utiliza como abordagem encontros entre os estudantes do Curso de Ciência da Computação e os colaboradores do telecentro da Casa Brasil (Figura 1). Através disso, existe a oportunidade de conhecer mais a respeito do emprego de software livre junto à comunidade, assim como identificar os maiores obstáculos presente no dia-a-dia dos usuários. Este trabalho projeta uma realidade vivenciada por muitas pessoas nas mais diversas áreas da sociedade, uma vez identificado essa necessidade, fica mais fácil o esclarecimento quanto ao uso de Linux a nível de usuário. 1. Introdução Computadores e Sociedade é uma disciplina lotada no Departamento de Eletrônica e Computação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), faz parte da grade curricular obrigatória do curso de Ciência da Computação da mesma instituição de ensino e possui uma carga horária de 45 horas por semestre. A disciplina destina-se a identificar o impacto da utilização de computadores sobre a comunidade, além de analisar os efeitos do uso da informática na sociedade e sobre o indivíduo. Através disso, a proposta é oferecer ao aluno uma visão humanística envolvendo o emprego de aplicações da tecnologia da informação direcionado à sociedade de forma geral, ou seja, pessoas que não compõem necessariamente um corpo técnico representado tanto por professores, profissionais e estudantes de Ciência da Computação. O objetivo deste projeto é proporcionar uma oportunidade visando a uma troca de experiências entre estudantes do curso de Ciência da Computação da Universiade Federal de Santa Maria e a equipe de colaboradores da Casa Brasil, esclarecendo dúvidas sobre o sistema Linux tanto quanto ao uso geral de acordo com a visão de um usuário comum, como o uso específico na visão de um administrador. Um outro objetivo foi levar o conhecimento de aplicações de softwares livres e aproximar a comunidade acadêmica e a sociedade, relacionando o emprego de tecnologia da informação. Projeto extra-classe disciplina de Computadores e Sociedade (ELC1020)
2. Desenvolvimento Levando em consideração a atividade extra-classe a ser realizada, e também a necessidade da equipe Casa Brasil em adquirir conhecimento básico em sistemas Linux para melhor esclarecimento dos recursos existentes em software livre, a idéia foi realizar alguns encontros para debater sobre a distribuição Linux voltada para os telecentros brasileiros, denominada Sacix [Sacix 2007]. A partir da proposta apresentada na disciplina de Computadores e Sociedade, foi realizado uma atividade mutualística e voluntária juntamente com a equipe colaboradora da Casa Brasil/Região Norte, localizado na rua Reverendo Adolfho Ungaretti, n o 46. Bairro Chácara das Flores. Este projeto foi desenvolvido nos dias 6, 7 e 14 de dezembro, a partir das 17 horas e com duração média de 120 minutos, nas dependências do telecentro. Figura 1. Casa Brasil - Aspecto exterior Como recursos humanos estão envolvidos os estudantes do sexto semestre do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Maria, Bruno de Carvalho Christo, Bruno Lopes Dalmazo e Francisco Tiago Avelar. As reuniões foram realizadas nas dependências do laboratório de informática da Casa Brasil. Os computadores do telecentro somente são utilizados para acesso a Internet e demonstração do uso de algum aplicativo. Não é realizada qualquer inclusão de programas extras ou alteração em arquivos do sistema. Para que seja realizada demonstrações que necessitem alterar o sistema, os alunos contam com um notebook particular de posse de um dos estudantes para que qualquer alteração mais específica possa ser feita sem comprometer o sistema Linux Sacix do telecentro Casa Brasil. Para isso, os alunos da Ciência da Computação atuaram juntamente com os colaboradores da Casa Brasil nas dependências do local, realizando um total de três encontros, nos quais em nenhum momento as atividades regulares da Casa Brasil referentes ao atendimento à sociedade foram afetadas. Os encontros foram voltados somente à equipe de colaboradores, pois a ementa dos debates e esclarecimentos de dúvidas possui como prérequisito o nível de gerenciamento e manuseio do sistema operacional Sacix Linux. A intenção foi realizar uma troca de experiências, através do conhecimento adquirido pelos alunos do curso de Ciência da Computação/UFSM ao longo dos semestres, e a vivências dos colaboradores do telecentro Casa Brasil com a comunidade.
O primeiro encontro (Figura 2) ocorreu no dia 6 de dezembro de 2007, a partir das 17 horas com uma breve apresentação sobre o sistema Linux, e uma apresentação mais detalhada sobre a distribuição Sacix, que vem a ser usada nos telecentros brasileiros. Foi mostrada a documentação oficial do Sacix, com listas de discussão e explicação a respeito do funcionamento de softwares oficiais de apoio, como o Rits-sgt. No final ocorreu um debate informal com esclarecimento de dúvidas gerais sobre Linux de modo a enfatizar algumas vantagens em relação ao sistema Operacional Windows. Figura 2. Primeiro encontro na Casa Brasil Como recursos humanos estão envolvidos os estudantes do sexto semestre do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Maria, Bruno de Carvalho Christo, Bruno Lopes Dalmazo e Francisco Tiago Avelar. O segundo encontro (Figura 3) ocorreu no dia 7 de dezembro de 2007, a partir das 17 horas com a apresentação sobre diferenças entre distribuições Linux, tipos de interfaces gráficas (Gnome, KDE, WindowMaker, etc), além de esclarecimento sobre a diferença entre usuário comum e superusuário em sistemas Linux. Logo depois foi iniciado uma demonstração prática da instalação de uma distribuição Linux, seguida de explicações detalhadas de cada uma das etapas. Por fim ocorreu uma conversa sobre os softwares utilizados em Microsoft Windows e seus equivalentes para Sistemas Linux. Figura 3. Segundo encontro na Casa Brasil
O terceiro encontro (Figura 4) realizado, teve início a partir das 17 horas do dia 14 de dezembro de 2007 com o esclarecimento a respeito da distribuição Debian Linux [Debian 2007] adotada como base para criação de algumas distribuições Linux, citando o caso do Sacix em se tratando de uma CDD (Customized Debian Distribution). O intento de abordar esse assunto de forma rápida foi para explicar sobre o mecanismo eficiente adotado a partir do Debian para gerenciamento e controle de versões de pacotes, mencionando o consagrado APT (the Advanced Packaging Tool) como o sistema de controle de dependências entre pacotes. Como parte prática do encontro foi instalada uma distribuição Ubuntu Linux [Ubuntu 2007] em um microcomputador notebook pertencente a um dos estudantes de Ciência da Computação, conceituando principalmente o funcionamento de um particionador de disco, além de esclarecer de forma simples e eficiente a definição de sistema de arquivos e particionamento lógico de discos rígidos. Por fim, foi passado aos colaboradores da Casa Brasil um questionário (Figura 5) elaborado pelos alunos do curso de Ciência da Computação, com o intuito de avaliar a qualidade dos encontros realizados. Por fim, foram dadas algumas dicas aos colaboradores de como realizar algumas tarefas comuns após a instalação do Ubuntu, que se encontram no Guia Inicial da UbuntuBrasil [UbuntuBrasil 2007], assim como perguntar nos foruns do mesmo site quando existir alguma questão não respondida no guia. Figura 4. Terceiro encontro na Casa Brasil 3. Conclusão O projeto extra-classe, compondo uma das formas de avaliação na disciplina de Computadores e Sociedade, proporcionou um maior aprendizado em ambiente externo ao meio universitário devido a oportunidade de atuar fora da universidade e conhecer de maneira mais próxima os programas do governo federal brasileiro para inclusão digital. Através disso, um maior contato passou a ser estabelecido com usuários não-dominates de ferramentas em Software Livre por meio da distribuição Sacix Linux utilizada no telecentro Casa Brasil. Tendo em vista o meio não acadêmico, ainda é possível perceber a maior dificuldade dos usuários em utilizar Linux para realizar tarefas equivalentes em ambiente Windows, como gravar um CD. Em se tratando mais especificamente da Casa Brasil, o caso é mais voltado para a compreensão de mensagens de erro ou alteração de algum parâmetro, como data e hora, devido a restrições de privilégios para o usuário.
Figura 5. Resultados do questionário. O questionário foi uma forma eficiente de avaliação para saber a opinião dos integrantes da Casa Brasil. De modo geral, o ganho de conhecimento da equipe, segundo o preenchimento do questionário, foi positivo conforme o acontecimento dos encontros. Um fator importante que deve ser melhorado é a forma de expressão com a equipe do telecentro, pois foi utilizado alguns termos técnicos pouco compreensíveis durante o desenvolver dos assuntos. Além disso, outra questão que pode ser melhor melhorada é a qualidade do material utilizado, pois não foi definido de forma antecipada um suporte escrito relacionado com os assuntos abordados em cada encontro. Aspectos positivos que merecem ser ressaltados foi a adequação do tema confome a realidade da Casa Brasil, segundo a observação dos questionários preenchidos, sendo um fator decisivo que colaborou para um ganho positivo de aprendizado da equipe do telecentro. Entre outros fatores, o relacionamento informal entre os estudantes e os funcionários teve uma ótima avaliação, facilitando uma maior interação, assim como a pontualidade, colaborando para o andamento normal das atividades de cada encontro. Por fim, tanto o meio acadêmico, representado pelos alunos da disciplina de Computadores e Sociedade, assim como a equipe de colaboradores da Casa Brasil, tiveram um aproveitamento satisfatório envolvendo o debate de assuntos relacionados a Software Livre, assim como esclarecimento de dúvidas referente a Linux. Relacionando cada aspecto, no ponto de vista acadêmico, o ganho se justifica pelo contato mais próximo com o meio comunitário de inclusão digital através da criação do telecentro Casa Brasil. Em se tratando do ponto de vista social, os alunos do curso de Ciência da Computação conseguiram cumprir com êxito o propósito inicial da disciplina de Computadores e Sociedade em atuar de forma positiva na sociedade através do uso da tecnologia da informação e com o aprendizado adquirido no desenvolveimento pessoal na faculdade. Referências Debian (2007). Debian linux. Disponível em: http://www.debian.org. Acesso em: dezembro de 2007.
Sacix (2007). Site do sacix. Disponível em: http://www.sacix.org.br. Acesso em: dezembro de 2007. Ubuntu (2007). Ubuntu linux. Disponível em: http://www.ubuntu.com. Acesso em: dezembro de 2007. UbuntuBrasil, G. (2007). Um faq de usabilidade do ubuntu. Disponível em: http://guia.ubuntubrasil.org. Acesso em: dezembro de 2007.