UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA ESCOLA ESTADUAL ERNANI VIDAL PIBID/CAPES/UFPR 1º ano: 1º Aula: Plano de Aula: Ginástica circense. Pega-pega com nome: Será um pega-pega tradicional, porém quando o pegador estiver próximo da presa, a presa pode chamar o nome de alguém que estiver na atividade, o nome chamado será o pegador. A atividade inicia em câmera lenta, e na sequencia ir aumentando a velocidade. Olhar/Ponte: Caminhar por um espaço delimitado, as pessoas devem caminhar e tentar preencher espaços vagos, devem sempre trocar olhares com as pessoas que estão na sua frente, andar por caminhos diversos e não por linhas retas ou trajetos pré-definidos. Em seguida alem do olhar pode sorrir e cumprimentar com algum gesto ou sinal. Logo as pessoas devem manter olhares, quando não tiver ninguém olhando para um determinado sujeito, o mesmo vai esmorecendo, é como se precisassem de um olhar para se manter vivo. Sonhos: Será entregue uma bexiga para cada aluno, em um espaço pré determinado, os alunos devem caminhar e manter sua bexiga no ar, enquanto os alunos caminham irá ser feito um discurso, enquanto mantém a bexiga no ar os alunos devem elevar ou abaixar a altura em que a bexiga flutua, conforme o quanto eles tem sonhos, saúde, felicidade, família, união, companheirismo, devem depositar sua expectativa para seu futuro. Em seguida será pedido que um determinado grupo de alunos (Ex.: Quem estiver com o tênis de cor branca) entregar sua bexiga para alguém que irá continuar na atividade cuidar da sua bexiga, manter-lá no ar, e sair da atividade e observar de fora o que irá acontecer, depositar sua confiança no colega. Em seguida falar para os que estão com as bexigas continuar pensando em coisas que podem aumentar ou abaixar o nível de flutuação da bexiga, pense na amizade, na confiança em que as pessoas que deixaram suas bexigas/vidas nas mãos deles, como eles devem cuidar para que os sonhos dos seus colegas podem permanecer, que eles estão responsáveis naquele momento por cuidarem para não deixar aquela esperança morrer, em seguida pedir para mais um grupo ir saindo, ficando poucas pessoas na atividade, pedir para o pessoal que saiu analisar se é fácil cultivar a expectativa de quem esta mantendo seus sonhos. Em seguida fazer uma roda de conversa e perguntar: O que eles sentiram em deixar seus sonhos nas mãos de outras pessoas? O que eles acham sobre carregar as expectativas das pessoas? Quem ficou fora da atividade, qual sua visão sobre o que viu da atividade? 2º Aula: Juntos: Fazer um circulo e pedir para os alunos irem fechando o circulo sem excluir ninguém, até que fiquem ombro com ombro. Ir todos juntos para o lado direito, ir aumentando a velocidade, o circulo irá se deformando, pedir para os alunos ir tentando
manter o circulo e tentar não excluir ninguém. Fazer o mesmo para o outro lado. Em seguida pedir pra se afastarem e se esticarem. Vogais: Retomar o circulo e entrelaçar os braços pelas costas dos colegas, pedir para que os alunos falem alguma vogal, essa vogal irá simbolizar um determinado movimento, o de se impulsionarmos para frente, em seguida outra vogal, o que irá simbolizar de todos se impulsionarmos para trás, outra vogal para deitar o corpo para o lado direito e outra vogal para o lado esquerdo, e por ultimo uma outra vogal para dar um saltito. Conforme a turma for se habituando com o gingado, ir aumentando a velocidade. Ritmo (varetas): Ir batendo as varetas no chão ao mesmo ritmo, quando falar o comando 1 passar a vareta para o lado direito, quando falar 2 passar a vareta para o lado esquerdo, quando falar 3 deixar a vareta em pé e no lugar enquanto isso o sujeito larga a vareta e da um passo para o lado direito e segura a vareta que estará na sua frente, quando falar 4 deixar a vareta em pé e no lugar enquanto isso o sujeito larga a vareta e da um passo para o lado esquerdo e segurando a vareta que estará na sua frente. Quando não falar nada apenas bater com a vareta no chão mantendo o ritmo. Obs.: Há diversas variações, no lugar da vareta pode-se utilizar bolinhas de tênis, bolas de borracha e uma infinidade de materiais. Nó humano: Formar um circulo com os alunos e pedir que eles deem as mãos, pedir para que observem bem quem está ao seu lado direito e quem está ao seu lado esquerdo. Em seguida os alunos devem caminhar pela quadra, porém devem sempre permanecer perto das pessoas que estavam ao seu lado, pois quando escutarem a voz de comando devem dar as mãos para os mesmos colegas que havia dado as mãos no circulo. O objetivo do jogo é desfazer o nó sem que nenhum aluno solte das mãos dos colegas. Obs.: Caso os alunos consigam muito realizar muito rápido, passar uma variação, pedir para voltar o circulo e cruzarem as mãos, sendo assim, a mão direita do aluno estará ligado ao colega da esquerda e a mão esquerda do aluno estará ligada ao colega da sua direita, em seguida pedir para que caminhem com a mesma lógica da versão tradicional, sempre perto dos colegas em que havia dado as mão no circulo, mas com uma pequena diferença, sua mão direita tem que ser dada para o colega em que estava na sua esquerda e sua mão esquerda tem que ser dada para o colega em que estava a sua direita. 3º Aula: Caminhar Alongamento caminhando: Delimitar um espaço e pedir para que os alunos caminhem sem rumo nem direção, que não escolham um caminho fácil, apenas caminhem, em seguida pedir que ainda caminhando alonguem um dos braços, logo o outro braço, gire os pulsos, estiquem os braços lá no alto e caminhem nas pontas dos pés, ao abaixarem os abraços o próximo comando pode ser que caminhem apoiados apenas nos calcanhares.
Pirâmides: Passar alguns contra balanços e repassar algumas bases de pirâmides, tais como a de 6 apoios, progressão para bandeira... Logo em seguida pedir para a turma se dividir em grupos de até 4 pessoas e entregar uma figura para cada grupo e pedir para que eles tentem fazer a proposta da imagem. (Obs.: As figuras estarão no final do plano de aula). 4º Aula: Tule: passar o movimento de coluna, fonte, cascata e cascata invertida. (Progressão pedagógica: com 2 primeiro; acrescenta o 3º só para se acostumar com algo atrapalhando; desapega, joga tudo; ir tentando fazer todo a sequencia de movimentos em ciclos). Fonte: Com 1, 2 ou até 3 tules. Forma o movimento de giro Coluna: Manter os tules no mesmo lugar, sem fazer a troca Cascata: Fazer a troca por dentro Cascata invertida: Fazer a troca por fora 5º Aula: Circuito: Exploração dos materiais (tules, bolas, aros, claves, swings, trave de equilíbrio, pé de lata e perna de pau).
Contra balanços:
Piramides:
3º Ano: 1º Aula: Pega-pega com nome: Será um pega-pega tradicional, porém quando o pegador estiver próximo da presa, a presa pode chamar o nome de alguém que estiver na atividade, o nome chamado será o pegador. A atividade inicia em câmera lenta, e na sequencia ir aumentando a velocidade. Tule: passar o movimento de coluna, fonte, cascata e cascata invertida. (Progressão pedagógica: com 2 primeiro; acrescenta o 3º só para se acostumar com algo atrapalhando; desapega, joga tudo; ir tentando fazer todo a sequencia de movimentos em ciclos). Fonte: Com 1, 2 ou até 3 tules. Forma o movimento de giro Coluna: Manter os tules no mesmo lugar, sem fazer a troca Cascata: Fazer a troca por dentro Sem olhar para os tules: Pedir que tentem fazer sem ficar olhando para os tules, que tentem olhar para frente, os tules ainda estarão no campo de visão deles. Cascata invertida: Fazer a troca por fora. 2º Aula: Juntos: Fazer um circulo e pedir para os alunos irem fechando o circulo sem excluir ninguém, até que fiquem ombro com ombro. Ir todos juntos para o lado direito, ir aumentando a velocidade, o circulo irá se deformando, pedir para os alunos ir tentando manter o circulo e tentar não excluir ninguém. Fazer o mesmo para o outro lado. Em seguida pedir pra se afastarem e se esticarem. Vogais: Retomar o circulo e entrelaçar os braços pelas costas dos colegas, pedir para que os alunos falem alguma vogal, essa vogal irá simbolizar um determinado movimento, o de se impulsionarmos para frente, em seguida outra vogal, o que irá simbolizar de todos se impulsionarmos para trás, outra vogal para deitar o corpo para o lado direito e outra vogal para o lado esquerdo, e por ultimo uma outra vogal para dar um saltito. Conforme a turma for se habituando com o gingado, ir aumentando a velocidade. Pirâmides: Passar alguns contra balanços e repassar algumas bases de pirâmides, tais como a de 6 apoios, progressão para bandeira... Logo em seguida pedir para a turma se dividir em grupos de até 4 pessoas e entregar uma figura para cada grupo e pedir para que eles tentem fazer a proposta da imagem. (Obs.: As figuras estarão no final do plano de aula). 3º Aula: Circuito: Exploração dos materiais (tules, bolas, aros, claves, swings, trave de equilíbrio, pé de lata e perna de pau).