LIVRO DE BRINCADEIRAS DA TURMA DO VAMPIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIVRO DE BRINCADEIRAS DA TURMA DO VAMPIRO"

Transcrição

1 LIVRO DE BRINCADEIRAS DA TURMA DO VAMPIRO 1º ANO A 2011

2 BRINCADEIRAS ALERTA AMARELINHA BARRA-MANTEIGA BATATA-QUENTE CABRA-CEGA CORRE-LENÇO MAMÃE DA RUA PARLENDA: COPO DE VENENO PEGA-PEGA GELO PIQUE-BANDEIRA PULA-PAU PULAR CORDA ROUBA-RABINHO VIVO-MORTO

3 ALERTA MATERIAL: UMA BOLA PARTICIPANTES: QUANTOS QUISEREM BRINCAR. PRIMEIRO ESCOLHA UM JOGADOR PARA JOGAR A BOLA. OS OUTROS FORMAM UM CÍRCULO. AQUELE QUE FOR O JOGADOR, JOGA A BOLA PARA O ALTO E GRITA O NOME DE ALGUÉM QUE ESTÁ BRINCANDO. A PESSOA QUE FOI CHAMADA TEM QUE PEGAR A BOLA E GRITAR: ALERTA! TODOS PARAM CONGELADOS. O JOGADOR DÁ TRÊS PASSOS E TENTA ACERTAR ALGUÉM JOGANDO A BOLA. SE ACERTAR, ESSA PESSOA SAI DA BRINCADEIRA E QUEM O ACERTOU COMEÇA NOVAMENTE. SE NÃO ACERTAR ELE É QUE SAI DA BRINCADEIRA E OUTRA CRIANÇA INICIA A BRINCADEIRA. O PARTICIPANTE QUE FICAR POR ÚLTIMO VENCE A BRINCADEIRA.

4 AMARELINHA MATERIAL: UMA PEDRINHA E UM GIZ PARTICPANTES: QUANTAS QUISEREM BRINCAR USAR O GIZ PARA DESENHAR A AMARELINHA NO CHÃO. OS PARTICIPANTES FAZEM UMA FILA. O PRIMEIRO PARTICIPANTE JOGA A PEDRINHA NO RETÂNGULO QUE TEM O NÚMERO 1. DEPOIS TEM QUE PULAR EM TODAS AS CASAS SEM PISAR ONDE ESTÁ A PEDRINHA. VAI ATÉ O FINAL E QUANDO VOLTAR TEM QUE PEGAR A PEDRINHA. DEPOIS, ENTREGA A PEDRINHA PARA O PRÓXIMO DA FILA E VAI PARA O FINAL DELA. SE ALGUÉM ERRAR VAI PRO FINAL DA FILA. GANHA QUEM CHEGAR NO CÉU PRIMEIRO.

5 BARRA-MANTEIGA MATERIAL: NENHUM PARTICIPANTES: QUANTOS QUISEREM BRINCAR. OS PARTICIPANTES SÃO DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS, COM A MESMA QUANTIDADE DE PESSOAS CADA UM. OS JOGADORES FORMAM DUAS FILAS, UMA EM CADA LADO DO CAMPO. O PRIMEIRO DE UMA DAS FILAS VAI ATÉ A OUTRA E BATE NA MÃO DE CADA UM DOS PARTICIPANTES, CANTANDO: BARRA-MANTEIGA MEU POVO TEM BRANCO, TEM NEGRO, TEM ÍNDIO E JAPONÊS, 1, 2, 3! QUANDO A PESSOA QUE ESTÁ CANTANDO DISSER 3!, A PESSOA NA QUAL ELA BATER A MÃO SAI CORRENDO ATRÁS DELA PARA PEGÁ-LA. SE CONSEGUIR, ELA PASSA A FAZER PARTE DO OUTRO GRUPO E ESTE GRUPO COMEÇA NOVAMENTE. SE NÃO CONSEGUIR, ELA VOLTA PARA O PRÓPRIO GRUPO E AQUELE QUE CORREU RECOMEÇA A BRINCADEIRA. A EQUIPE QUE TIVER MAIS PARTICIPANTES DEPOIS QUE TODOS TIVEREM CANTADO É A VENCEDORA.

6 BATATA-QUENTE MATERIAL: UMA BOLA PEQUENA PARTICIPANTES: NO MÍNIMO TRÊS. OS PARTICIPANTES FAZEM UMA RODA. UMA PESSOA FICA FORA DA RODA, FECHA OS OLHOS E CANTA: BATATA-QUENTE, QUENTE, QUENTE... (REPETE QUENTE QUANTAS VEZES QUISER) ENQUANTO ISSO OS PARTICIPANTES DA RODA ESTÃO PASSANDO A BOLA PARA A PESSOA AO LADO, RAPIDAMENTE, ATÉ QUE A PESSOA QUE ESTIVER CANTANDO FALAR: QUEIMOU! NESSE MOMENTO QUEM ESTIVER COM A BOLA SAI DA BRINCADEIRA E PASSA A SER A PESSOA QUE VAI CANTAR. QUEM FICAR POR ÚLTIMO SEM SER QUEIMADO VENCE A BRINCADEIRA.

7 CABRA-CEGA MATERIAL: UMA VENDA PARA OS OLHOS PARTICIPANTES: NO MÍNIMO QUATRO PESSOAS. UMA PESSOA FICA COM OS OLHOS VENDADOS, ELA É A CABRA-CEGA. A CABRA-CEGA TEM QUE PEGAR OS OUTROS PARTICIPANTES. A PESSOA QUE FOR PEGA VIRA A CABRA-CEGA. A BRINCADEIRA NÃO TEM VENCEDORES.

8 CORRE-LENÇO MATERIAL: UM LENÇO OU TECIDO. PARTICIPANTES: 8 OU MAIS TODOS FAZEM UMA RODA SENTADOS E UMA CRIANÇA FICA COM O LENÇO. QUEM ESTIVER COM O LENÇO ANDA EM VOLTA DA RODA E TODOS CANTAM: CORRE-LENÇO! JÁ CORREU! CORRE COTIA NA CASA DA TIA. CORRE CIPÓ NA CASA DA VÓ. LENCINHO NA MÃO CAIU NO CHÃO E AQUELE QUE ESTIVER COM O LENÇO PERGUNTA: POSSO CORRER? TODOS RESPONDEM: PODE! E ELE PERGUNTA: QUANTAS VOLTAS? E RESPONDEM: UMA, DUAS, TRÊS OU MAIS. ELE CORRE ESSA QUANTIDADE DE VEZES EM VOLTA DA RODA E DEIXA O LENÇO ATRÁS DE ALGUÉM. ESSA PESSOA TEM QUE CORRER ATRÁS DELE PARA PEGÁ-LO. ELE TENTA SE SENTAR NO LUGAR DESSA PESSOA. SE FOR PEGO, SENTA-SE NO CENTRO DA RODA E O COLEGA COMEÇA A BRINCADEIRA DE NOVO.

9 MAMÃE-DA-RUA MATERIAL: NENHUM PARTICIPANTES: QUANTOS QUISEREM BRINCAR. UMA PESSOA É ESCOLHIDA PARA SER A MAMÃE-DA- RUA E FICA AO CENTRO DO CAMPO. OS OUTROS PARTICIPANTES FICAM DO OUTRO LADO DO CAMPO E PERGUNTAM: MAMÃE-DA-RUA, POSSO ATRAVESSAR? TODOS TENTAM ATRAVESSAR A RUA. A MAMÃE-DA- RUA TENTA PEGAR OS OUTROS JOGADORES. SE ALGUÉM FOR PEGO, ESTA PESSOA FICA NO LUGAR DA MAMÃE-DA- RUA E ELA SAI.

10 PARLENDA: COPO DE VENENO MATERIAL: NENHUM PARTICIPANTES: 2 A 10 OS PARTICIPANTES PODEM FICAR EM PÉ OU SENTADOS NUMA RODA. ELES FECHAM AS MÃOS COMO SE FOSSEM DAR UM SOCO. UMA PESSOA VAI BATENDO NAS MÃOS E VAI CANTANDO: LÁ EM CIMA DO PIANO TEM UM COPO DE VENENO QUEM BEBEU MORREU O AZAR FOI SEU! A ÚLTIMA MÃO QUE RECEBER O TAPA ESTÁ FORA. QUANDO AS DUAS MÃOS RECEBEREM O TAPA A PESSOA ESTÁ FORA DA BRINCADEIRA. GANHA QUEM NÃO SAIR DA BRINCADEIRA.

11 PEGA-PEGA GELO MATERIAL: NENHUM PARTICIPANTES: QUANTOS DESEJAREM BRINCAR. PRIMEIRO TEM QUE ESCOLHER UM PEGADOR. O PEGADOR TEM QUE CORRER ATRÁS DOS OUTROS PARA PEGÁ-LOS. SE PEGAR ALGUÉM, ESSA PESSOA TEM QUE FICAR PARADA COMO UMA ESTÁTUA, MAS COM AS PERNAS ABERTAS. ALGUÉM TEM QUE PASSAR POR BAIXO DE SUAS PERNAS PARA ELE FICAR LIVRE E CONTINUAR BRINCANDO. A ÚLTIMA PESSOA QUE FOR PEGA QUANDO O TEMPO ACABAR SERÁ O PEGADOR NA OUTRA RODADA.

12 PIQUE-BANDEIRA MATERIAL: DOIS CONES, DOIS CABOS DE VASSOURA E DUAS BANDEIRAS DE CORES DIFERENTES. PARTICIPANTES: DUAS EQUIPES COM A MESMA QUANTIDADE DE PARTICIPANTES EM CADA UMA. FAÇA UMA LINHA NO CHÃO PARA DIVIDIR O ESPAÇO EM DOIS CAMPOS. DEPOIS, CADA EQUIPE FICA DE UM LADO E NO FUNDO DO SEU CAMPO FICA A BANDEIRA DA OUTRA EQUIPE. CADA EQUIPE TEM QUE TENTAR PEGAR A SUA BANDEIRA. ENTÃO TEM QUE PASSAR PELO CAMPO DA OUTRA EQUIPE PARA PEGAR E LEVÁ-LA PARA O SEU CAMPO. SE ALGUÉM FOR PEGO, CONGELA E O ADVERSÁRIO LEVA A BANDEIRA DE VOLTA PARA O LUGAR ONDE ESTAVA. ALGUÉM DA MESMA EQUIPE TEM QUE TENTAR LIBERTAR VOCÊ. SE NÃO ESTIVER COM A BANDEIRA, VOCÊ APENAS FICA CONGELADO ESPERANDO SER SALVO. GANHA A EQUIPE QUE PEGAR A BANDEIRA PRIMEIRO.

13 PULA-PAU MATERIAL: DUAS CARTOLINAS DOBRADAS EM FORMA DE UM PAU DE MADEIRA. PARTICIPANTES: QUANTOS QUISEREM BRINCAR. OS DOIS PAUS SÃO COLOCADOS FRENTE A FRENTE, PRÓXIMOS UM DO OUTRO. OS PARTICIPANTES FORMAM UMA FILA ATRÁS DOS PAUS, COM UMA DISTÂNCIA SUFICIENTE PARA QUE O PRIMEIRO DA FILA POSSA CORRER ATÉ ELES. UM DE CADA VEZ, OS PARTICIPANTES CORREM PARA PULAR OS PAUS, SEM PISAR EM NENHUM DELES. SE PISAR, A PESSOA SAI DA BRINCADEIRA. A CADA RODADA, AUMENTA A DISTÂNCIA ENTRE OS DOIS PAUS. O VENCEDOR É AQUELE QUE CONSEGUIR PULAR A MAIOR DISTÂNCIA.

14 PULAR CORDA MATERIAL: UMA CORDA PARTICIPANTES: NO MÍNIMO TRÊS PESSOAS. DUAS PESSOAS, CADA UMA SEGURANDO UMA DAS PONTAS DA CORDA, BATEM (GIRAM) A CORDA, ENQUANTO O OUTRO PARTICIPANTE PULA. ENQUANTO ISSO, OS OUTROS PARTICIPANTES CANTAM UMA PARLENDA. PODE SER: SUCO GELADO, CABELO ARREPIADO, QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO? A, B, C... SE A PESSOA QUE ESTIVER PULANDO TROPEÇAR NA CORDA, TODOS PARAM DE CANTAR E TROCA-SE O PARTICIPANTE QUE PULA.

15 ROUBA-RABINHO MATERIAL: LENÇO OU JORNAL PARTICIPANTES: QUANTAS QUISEREM BRINCAR. COLOQUE O LENÇO COMO SE FOSSE UM RABINHO PRESO NAS COSTAS, NA BERMUDA, NA ALTURA DA CINTURA. TODOS FAZEM UMA RODA E QUANDO A BRINCADEIRA COMEÇA UM TEM QUE PEGAR O RABINHO DO OUTRO. QUEM FICAR SEM O RABINHO SAI DA BRINCADEIRA. GANHA QUEM TIVER MAIS RABINHOS QUANDO A BRINCADEIRA ACABAR.

16 VIVO-MORTO MATERIAL: NENHUM PARTICIPANTES: QUANTOS QUISEREM BRINCAR TODOS FICAM EM PÉ E UMA PESSOA VAI FALANDO VIVO OU MORTO. QUANDO ELA FALAR VIVO! TODOS TÊM QUE FICAR EM PÉ. QUANDO ELA FALAR MORTO! TODOS TÊM QUE ABAIXAR. QUEM ERRAR SAI DA BRINCADEIRA. QUEM FICAR POR ÚLTIMO É O VENCEDOR.

Cartilha das Brincadeiras

Cartilha das Brincadeiras Cartilha das Brincadeiras Amarelinha (academia, escada, macaca, sapata) Primeiro desenhe no chão um diagrama como este aí ao lado. Quem for jogar fica no inferno e lança uma pedra, mirando no número 1.

Leia mais

Blog Cantinho do Saber

Blog Cantinho do Saber Blog Cantinho do Saber BRINCADEIRAS PARA A VOLTA ÀS AULAS 1) Onça Dorminhoca Educação infantil Formar com os alunos uma grande roda. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés,

Leia mais

LITUÂNIA Candle (Vela)

LITUÂNIA Candle (Vela) LITUÂNIA Candle (Vela) Materiais: - 1 Bola Jogadores o maior número possível Regras - Escolhem-se duas pessoas que ficarão nas pontas e o resto vai para o meio do campo. Os jogadores que estão nas pontas

Leia mais

Objetivos desta atividade:

Objetivos desta atividade: Com o aumento da violência e avanço das tecnologias cada vez menos vemos crianças brincando na rua de bola, de corda, de pique esconde, de pega-pega... Nos dias atuais as crianças dedicam parte do seu

Leia mais

Diversão de antigamente que ainda hoje encanta

Diversão de antigamente que ainda hoje encanta BRINCADEIRAS DE RUA Diversão de antigamente que ainda hoje encanta AMARELINHA, CABRA-CEGA, BARRA-MANTEIGA... BRINCADEIRAS QUE DIVERTIAM VOCÊ, SEUS PAIS E AVÓS HOJE SÃO PARTE DA CULTURA POPULAR. QUE TAL

Leia mais

NÓS SOMOS AS CRIANÇAS DO G4 DO VERA CRUZ, DO VERINHA!

NÓS SOMOS AS CRIANÇAS DO G4 DO VERA CRUZ, DO VERINHA! NÓS SOMOS AS CRIANÇAS DO G4 DO VERA CRUZ, DO VERINHA! A GENTE APRENDEU MUITAS BRINCADEIRAS DE PEGA-PEGA E RESOLVEU FAZER ESSE LIVRO PARA QUE MUITAS OUTRAS CRIANÇAS APRENDAM AS NOSSAS BRINCADEIRAS. NÓS

Leia mais

Regulamento Individual de cada Jogo JOGO LOUCO

Regulamento Individual de cada Jogo JOGO LOUCO Regulamento Individual de cada Jogo JOGO LOUCO OBJECTIVO: Efetuar um percurso de ida e volta, num total de cerca de 40 metros, no menor tempo possível. PARTICIPANTES: 6 elementos de cada Equipa. DESENVOLVIMENTO:

Leia mais

Anexos. Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros

Anexos. Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros Anexos Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros BARROS, FCOM. Cadê o brincar?: da educação infantil para o ensino fundamental [online]. São Paulo: Editora

Leia mais

verdenovo ESTUDOS ATIVIDADES PRÁTICAS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

verdenovo ESTUDOS ATIVIDADES PRÁTICAS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA verdenovo ESTUDOS ATIVIDADES PRÁTICAS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA BRUXINHA E AS BRANCAS DE NEVE Faixa etária: 2 a 6 anos Materiais: Chapéu de bruxa Desenvolvimento: Uma criança será escolhida para ser

Leia mais

FACULDADE DOM BOSCO DE GOIOERÊ RELATÓRIO DO PROJETO DE RECREAÇÃO TÍTULO: APRENDER BRINCAR PARA ENSINAR

FACULDADE DOM BOSCO DE GOIOERÊ RELATÓRIO DO PROJETO DE RECREAÇÃO TÍTULO: APRENDER BRINCAR PARA ENSINAR 1 FACULDADE DOM BOSCO DE GOIOERÊ RELATÓRIO DO PROJETO DE RECREAÇÃO TÍTULO: APRENDER BRINCAR PARA ENSINAR Benedita de Lourdes Marcolino Alonso 1 Ioleide Rampazo Plazza Câmara 2 O Projeto: Aprender brincar

Leia mais

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos.

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Jogo do Mico Número de jogadores: 3 + Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Cartas de Vilão e Item Mágico não devem ser utilizadas. Deixe

Leia mais

Plano de Aula: Ginástica circense.

Plano de Aula: Ginástica circense. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA ESCOLA ESTADUAL ERNANI VIDAL PIBID/CAPES/UFPR 1º ano: 1º Aula: Plano de Aula: Ginástica circense. Pega-pega com nome: Será um pega-pega tradicional, porém quando o pegador

Leia mais

Oficina de Férias 2015 1º ANO

Oficina de Férias 2015 1º ANO Oficina de Férias 2015 1º ANO MANHÃ 29/06 30/06 01/07 02/07 03/07 7h50 8h Roda de Leitura Roda de Leitura Massinha palitos Pega-pega Agachaagacha Pega Bexiga do amigo Pega-pega corrente Vivo - Morto Corre

Leia mais

Lição 3. O Chicote. Coleção ABCD - Lição 3. Uma Atividade Para Cada Dia: 365 Dias do Ano. São Paulo: Vergara Brasil, 2004. p. 86.

Lição 3. O Chicote. Coleção ABCD - Lição 3. Uma Atividade Para Cada Dia: 365 Dias do Ano. São Paulo: Vergara Brasil, 2004. p. 86. Coleção ABCD - Lição 3 Lição 3 O Chicote Para que idade? A partir dos 8 anos. Quantos podem brincar? Desde 5 jogadores. De que precisamos? De nada. Como é que se joga? Tira-se a sorte para ver quem será

Leia mais

Objetivo do Jogo: COMPONENTES. 4 cartas de REGRA 40 cartas de SINAL 10 cartas de BOLA

Objetivo do Jogo: COMPONENTES. 4 cartas de REGRA 40 cartas de SINAL 10 cartas de BOLA COMPONENTES 4 cartas de REGRA 40 cartas de SINAL 10 cartas de BOLA Objetivo do Jogo: Criar uma corrente de sinais contínua (feita com as mãos), dentro de um ritmo criado por todos os jogadores, sem errar.

Leia mais

Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Treino com Jovens - Jogos Lúdicos

Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Treino com Jovens - Jogos Lúdicos Escola Superior de Desporto de Rio Maior Treino com Jovens - Jogos Lúdicos Docentes: António Graça Paulo Paixão Miguel Discentes: Turma 1 e 2 da UC de Teoria e Metodologia do Treino Rio Maior, 2009_10

Leia mais

Brincadeiras. Atividade 1

Brincadeiras. Atividade 1 Objetivos retomar as atividades motoras com características lúdicas; propiciar situações motoras lúdicas com diferentes possibilidades de inferências e de compreensão da cultura do jogo; propiciar situações

Leia mais

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80.

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80. 1ª Aula a) Cumprimentar cada criança cantando seu nome e dando um beijinho com fantoche. Nas primeiras aulas use sempre um fantoche na hora do cumprimento para ganhar a aproximação do aluno. Depois pode

Leia mais

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria,

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, O Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, preocupada, pois nunca tinha visto o primo assim tão mal

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 MATEMÁTICA 2º ANO Escola: Professora: Aluno:

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 MATEMÁTICA 2º ANO Escola: Professora: Aluno: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 MATEMÁTICA 2º ANO Escola: Professora: Aluno: Faça as questões abaixo com atenção e com calma. É uma avaliação que vai mostrar o que você já sabe e o que precisa aprender. Questão

Leia mais

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR DOMINÓ É um jogo onde se combinam a palavra e a figura. Cada jogador recebe 7 peças e segura-as de forma que o adversário não veja. O primeiro jogador coloca

Leia mais

Brincadeiras Para Pré-Primários

Brincadeiras Para Pré-Primários Brincadeiras Para Pré-Primários 1. Fazendo o Ninho Novelo grande de lã (de preferência marrom ou amarelo) Giz e quadro negro ou papel cartaz e canetinha Fita adesiva ou tachinhas Escreva o versículo no

Leia mais

FACULDADE LA SALLE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

FACULDADE LA SALLE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA FACULDADE LA SALLE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA REGULAMENTO DE TRUCO JOIA LA SALLE 2014 - JOGOS DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA Lucas do Rio Verde MT REGULAMENTO TÉCNICO A Equipe para jogar truco é formada por

Leia mais

Regras dos Jogos da Exposição Matemática em Jogo. Alquerque

Regras dos Jogos da Exposição Matemática em Jogo. Alquerque Regras dos Jogos da Exposição Matemática em Jogo Alquerque (Regras de Afonso X) Colocam-se as peças no tabuleiro (em número de 7 ou 12 para cada jogador), como na figura. Os jogadores jogam alternadamente,

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Tomar, 5 de Agosto de 2007 ÉPOCA 2007/2008

Leia mais

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Abril/214 1 JOGOS E PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS JOGO DOS 6 PALITOS

Leia mais

Um momento, por favor

Um momento, por favor Um momento, por favor A UU L AL A Outro domingo! Novo passeio de carro. Dessa vez foi o pneu que furou. O pai se esforça, tentando, sem sucesso, girar o parafuso da roda. Um dos filhos então diz: Um momento,

Leia mais

A partida dos vencedores - Livro de Atividades. Autora Sandra Aymone. Coordenação editorial Maria Fernanda Moscheta Sílnia Nunes Martins Prado

A partida dos vencedores - Livro de Atividades. Autora Sandra Aymone. Coordenação editorial Maria Fernanda Moscheta Sílnia Nunes Martins Prado A partida dos vencedores - Livro de Atividades Autora Sandra Aymone Coordenação editorial Maria Fernanda Moscheta Sílnia Nunes Martins Prado Ilustração Pierre Trabbold Diagramação Linea Creativa Realização

Leia mais

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Texto: Warley di Brito A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Personagens: Zico, Zefinha, Paulinha e sua mãe Bastiana Cenário: A esquete acontece no quintal da casa da mãe de Zico, para a montagem do

Leia mais

AUTORES E ILUSTRADORES: FELIPE DE ROSSI GUERRA JULIA DE ANGELIS NOGUEIRA VOGES

AUTORES E ILUSTRADORES: FELIPE DE ROSSI GUERRA JULIA DE ANGELIS NOGUEIRA VOGES AUTORES E ILUSTRADORES: FELIPE DE ROSSI GUERRA JULIA DE ANGELIS NOGUEIRA VOGES 1ºC - 2011 APRESENTAÇÃO AO LONGO DESTE SEMESTRE AS CRIANÇAS DO 1º ANO REALIZARAM EM DUPLA UM TRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS

Leia mais

Regras para um jogo sobre o diabetes tipo 1 IMPRIMA e PREPARE 1. As três próximas páginas são o tabuleiro do jogo. Imprima em papel grosso e depois corte nas linhas pontilhadas. 2. As páginas restantes

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Segurança, Equipamentos e Investigação Científica

Segurança, Equipamentos e Investigação Científica Segurança, Equipamentos e Investigação Científica Folha do Professor Resumo: O professor fará uma demonstração do que não se deve fazer no laboratório e os alunos tentarão adivinhar os erros. Em seguida,

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.-

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.- Jogo ProvocAção Aprender brincando! Este foi o objetivo do desenvolvimento desse jogo. É um importante instrumento de aprendizagem, possuiu múltiplos usos e garante muita diversão e conhecimento para crianças,

Leia mais

BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES

BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES OFICINA Nº: 02 BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES ÁREA: Circo FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVOS: Conhecer o universo do circo e suas vertentes.

Leia mais

Garapa Parte 6. Imagem. Áudio. Som Ambiente. Primeiro plano em plongê: Menina comendo em uma peneira. Som Ambiente.

Garapa Parte 6. Imagem. Áudio. Som Ambiente. Primeiro plano em plongê: Menina comendo em uma peneira. Som Ambiente. Garapa Parte 6 Imagem Primeiro plano em plongê: Menina comendo em uma peneira Primeiro Plano em plongê: Menina sente arrepios Primeiro Plano em contra-plongê: Menina comendo. Plano americano da mulher

Leia mais

1 JOGOS ESCOLARES DE INTEGRAÇÃO DA EMDAR 9 a 14 de julho de 2012 PROGRAMAÇÃO

1 JOGOS ESCOLARES DE INTEGRAÇÃO DA EMDAR 9 a 14 de julho de 2012 PROGRAMAÇÃO 1 Ministério da Educação Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal Educação Física (Licenciatura) Prefeitura Municipal de Florestal Secretaria Municipal de Educação Escola Municipal Derci Alves Ribeiro

Leia mais

Público-alvo: Alunos de 8º ano e 9º do ensino fundamental e ensino médio.

Público-alvo: Alunos de 8º ano e 9º do ensino fundamental e ensino médio. Elaboração do Jogo MESADA do PIBID Autora: Rassiê Tainy de Paula Público-alvo: Alunos de 8º ano e 9º do ensino fundamental e ensino médio. Material necessário: 1 tabuleiro; 6 peões; 1 dado; 325 notas de

Leia mais

Mantendo as Crianças em Segurança

Mantendo as Crianças em Segurança PORT.SAFETY 2013 Mantendo as Crianças em Segurança Colocar-se em situações de perigo não é sinal de mau comportamento. As crianças precisam aprender a se manter em segurança à medida que exploram o mundo.

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou às Unidades 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 3 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

IV JOGOS MUNICIPAIS DA TERCEIRA IDADE DE PORTO ALEGRE 1, 2 e 3 de julho de 2005 - Ginásio Tesourinha REGULAMENTO ESPECÍFICO. Módulo Competitivo

IV JOGOS MUNICIPAIS DA TERCEIRA IDADE DE PORTO ALEGRE 1, 2 e 3 de julho de 2005 - Ginásio Tesourinha REGULAMENTO ESPECÍFICO. Módulo Competitivo PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, RECREAÇÃO E LAZER IV JOGOS MUNICIPAIS DA TERCEIRA IDADE DE PORTO ALEGRE 1, 2 e 3 de julho de 2005 - Ginásio Tesourinha REGULAMENTO

Leia mais

Capítulo 1. Festas da Cidade

Capítulo 1. Festas da Cidade Capítulo 1 Festas da Cidade Festas da Cidade 6 de abril de 10 000 a.c. 10h00 domingo Domesticar! 7 É esta a nova palavra que teremos de aprender, se quisermos a nossa cidade cada vez mais moderna! gritou

Leia mais

PIBID/FSDB. Autoras: Bolsistas ID da Educação Infantil

PIBID/FSDB. Autoras: Bolsistas ID da Educação Infantil PIBID/FSDB Autoras: Bolsistas ID da Educação Infantil PROJETO DIDÁTICO: BRINCANDO COM FORMAS E CORES Turma: Berçário II, Maternal I e II, Jardim I e II Duração: 2 meses. Objetivo Compartilhado: Aprofundar

Leia mais

Aprender brincando e brincar aprendendo: pré-escola

Aprender brincando e brincar aprendendo: pré-escola Aprender brincando e brincar aprendendo: pré-escola As brincadeiras são peças fundamentais na engrenagem da Educação Infantil. Não se trata de apenas distrair as crianças. Brincar contribui para o desenvolvimento

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

Problemas de raciocínio logico

Problemas de raciocínio logico Problemas de raciocínio logico Os Quatro Pontos Estes 4 pontos devem ser unidos com 3 linhas retas, atendendo as seguintes condições: ao traçar as linhas não levantar o lápis do papel, não passar duas

Leia mais

OS ANOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA

OS ANOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2012. Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição XIV MMXII fase 3 Grupo C OS ANOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA Questão 1 O balanço é um

Leia mais

Introdução Jogos da hora são tão simples como como contar até 3, com

Introdução Jogos da hora são tão simples como como contar até 3, com Introdução Jogos da hora são tão simples como como contar até 3, com Mexa-se, que lá vem jogo! Prepare-se para fazer um montão de jogos divertidos com mensagens bíblicas poderosas em apenas três passos

Leia mais

BRINCADEIRAS DE RUA. BRINCA QUEM TEM RUA!

BRINCADEIRAS DE RUA. BRINCA QUEM TEM RUA! BRINCADEIRAS DE RUA. BRINCA QUEM TEM RUA! Mirian corrêa kobb fernando A criança na educação infantil encontra-se na fase do jogo simbólico e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências.

Leia mais

Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios

Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios Charadas Charadas é um jogo relativamente famoso em alguns lugares. Pode ser jogado de forma sentação de um tema por um indivíduo ou por um grupo. jogo. Eles

Leia mais

Dia das Crianças. 3º ano Fundamento I. Justificativa

Dia das Crianças. 3º ano Fundamento I. Justificativa Dia das Crianças 3º ano Fundamento I Justificativa O mês de outubro começa com uma expectativa entre as crianças: a comemoração do seu dia. A data não pode ser esquecida. Assim, sugerimos que a escola

Leia mais

Apostila de Atividades

Apostila de Atividades Apostila de Atividades IMAX A viagem pelo espaço continua aqui Transforme a sua sala de aula em uma divertida aventura pelo espaço. Assim que sua classe viver a experiência sem limites pelo universo com

Leia mais

Almanaque de Brincadeiras

Almanaque de Brincadeiras Eliseu de Oliveira Cunha Almanaque de Brincadeiras Versão Revista e Corrigida Dezembro de 2011 Domínio Público http://brincadeirasderua.zip.net/ 1 Apresentação Este documento denominado "Almanaque de Brincadeiras"

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Actividades familiares

Actividades familiares Actividades familiares PASSóteste Este jogo pode ser jogado por 2 a 4 jogadores, tendo como personagens passíveis de serem escolhidas os quatro amigos protagonistas da colecção de livros infantis ilustrados

Leia mais

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO Jaipur... Você está esperando se tornar o comerciante pessoal do Maharaja, por ser mais rico do que seu adversário ao final de cada semana (rodada). Para isso, colete e negocie

Leia mais

Oficina de Férias 2015 Infantil 4 e 5

Oficina de Férias 2015 Infantil 4 e 5 Oficina de Férias 2015 Infantil 4 e 5 MANHÃ 29/06 30/06 01/07 02/07 03/07 7h50 8h Espaço Cultural Espaço Cultural Espaço Cultural Espaço Cultural Espaço Cultural 8h30 Parque Parque Parque Parque Parque

Leia mais

BRINCADEIRAS AFRICANAS

BRINCADEIRAS AFRICANAS Pesquisa realizada na internet em 22 de junho de 2015. Material de apoio elaborado pela Profª Rosane A. B. Alves. BRINCADEIRAS AFRICANAS Matacuzana: É um jogo de origem africana muito popular em Moçambique.

Leia mais

Pastora Gabriela Pache de Fiúza

Pastora Gabriela Pache de Fiúza Sementinha Kids Ministério Boa Semente Igreja em células SERIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS Lição 8: A ovelha perdida Principio da lição: Não importa onde você está. Deus sempre vai ao seu encontro. Base bíblica:

Leia mais

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por Simone Teider SEQUENCIA 1 Uma mulher, (46), está sentada num sofá vendo TV e lixando as unhas. Ela veste um vestido florido e um brinco grande. (16), de

Leia mais

COLONIA DE FÉRIAS CEI 2015

COLONIA DE FÉRIAS CEI 2015 COLONIA DE FÉRIAS CEI 2015 Todos os anos no mês de janeiro, realizamos a nossa colônia de férias! E como férias é sinônimo de diversão, segue a nossa programação. PROGRAMAÇÃO DE 05/01 À 30/01/2015 05/01,

Leia mais

Titulo - VENENO. Ext Capital de São Paulo Noite (Avista-se a cidade de cima, forrada de prédios, algumas luzes ainda acesas).

Titulo - VENENO. Ext Capital de São Paulo Noite (Avista-se a cidade de cima, forrada de prédios, algumas luzes ainda acesas). Titulo - VENENO Ext Capital de São Paulo Noite (Avista-se a cidade de cima, forrada de prédios, algumas luzes ainda acesas). Corta para dentro de um apartamento (O apartamento é bem mobiliado. Estofados

Leia mais

24 Questionário para Meses

24 Questionário para Meses De 23 meses e 0 dia até 25 meses e 15 dias 24 Questionário para Meses Por favor, preencha o formulário abaixo. Use caneta preta ou azul e escreva em letra de forma. Data do preenchimento: D D M M A A A

Leia mais

Regras do truco. Tentos

Regras do truco. Tentos Regras do truco Baralho: Espanhol 40 cartas. Modalidade: Trios. Tentos: 12 vira; 24 fecha. Testas: Até os primeiros 18 tentos. Mão: O trio é mão. (menos na testa, que o jogador é mão). Partidas: Melhores

Leia mais

Formula E. Objetivo. Componentes. Preparação. Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC

Formula E. Objetivo. Componentes. Preparação. Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC Formula E Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC Todo ano, habitantes viajam de longe para participar do Festival da Colheita. Enquanto alguns trazem tapetes

Leia mais

Aplicação. Atividade: Fazer um cartão (do coração) com o texto Bíblico Chave. Pastora Gabriela Pache de Fiúza Ministério Boa Semente Igreja em Células

Aplicação. Atividade: Fazer um cartão (do coração) com o texto Bíblico Chave. Pastora Gabriela Pache de Fiúza Ministério Boa Semente Igreja em Células Sementinha Kids Ministério Boa Semente Igreja em células SERIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS Lição 5: O Bom Samaritano Principio da lição: Deus deseja que demonstremos amor prático a todas as pessoas. Base bíblica:

Leia mais

REGULAMENTO PROVAS ESPORTIVAS. 11ª Gincana do Calouro Solidário Univille 2014

REGULAMENTO PROVAS ESPORTIVAS. 11ª Gincana do Calouro Solidário Univille 2014 REGULAMENTO PROVAS ESPORTIVAS 11ª Gincana do Calouro Solidário Univille 2014 Como parte das atividades, a Univille, em parceria com o Departamento de Educação Física, realizará, na 11ª Gincana do Calouro

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA A PARTIR DE 8 ANOS PARA 2 A 8 JOGADORES Contém: - 01 tabuleiro - 8 carrinhos - 32 pinos

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática. Nome: O QUE É FOLCLORE?

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática. Nome: O QUE É FOLCLORE? 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Matemática Nome: O QUE É FOLCLORE? A palavra folclore foi criada por um inglês e usada, pela primeira vez, em 22 de agosto de 1846. Daí o mês de agosto ser

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos As colinas do outro lado do vale eram longas e brancas. Deste lado, não havia sombra nem árvores e a estação ficava entre duas linhas de trilhos sob o sol.

Leia mais

APÊNDICE A - Músicas

APÊNDICE A - Músicas APÊNDICE A - Músicas Músicas 1 GUT GUT SEM PARAR Adaptação ao meio líquido Bebeu a água da piscina toda Fui ver quem era, era o João Ele bebia a água da piscina Ele fazia gut gut gut gut gut sem parar

Leia mais

chuva forte suas filhas não estavam em casa, decidiram chamar moradores vizinhos a ajudar a encontrá-las. Procuraram em cada casa, loja e beco que

chuva forte suas filhas não estavam em casa, decidiram chamar moradores vizinhos a ajudar a encontrá-las. Procuraram em cada casa, loja e beco que As Três Amigas Em 1970, em uma cidade pequena e calma, havia três amigas muito felizes, jovens e bonitas. O povo da cidade as conhecia como um trio de meninas que não se desgrudavam, na escola só tiravam

Leia mais

ROBÔS QUE BRINCAM. Eles já existem fora dos desenhos animados.

ROBÔS QUE BRINCAM. Eles já existem fora dos desenhos animados. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA / 4º ano Semana de 5 a 9 de outubro Troca do livro 4º A 4º B 4º C sexta-feira terça-feira quinta-feira Eles já existem fora dos desenhos animados.

Leia mais

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM Era o dia 22 de dezembro. O Natal aproximava-se e o Pai Natal estava muito atarefado a preparar os sacos com os brinquedos. Muito longe dali, em Portugal, um menino chamado João

Leia mais

Exposição Matemática Viva (piso 0)

Exposição Matemática Viva (piso 0) Exposição Matemática Viva (piso 0) Departamento Educativo PNE A Matemática está bem viva e presente em quase todas as actividades do nosso dia-a-dia, ainda que muitas vezes disso não nos dêmos conta. E

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

OBI2012 Caderno de Tarefas

OBI2012 Caderno de Tarefas OBI2012 Caderno de Tarefas Modalidade Iniciação Nível 1, Fase 1 1 de abril de 2012 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 2 HORAS Promoção: Patrocínio: v1.0 Olimpíada Brasileira de Informática OBI2012 1 Instruções LEIA

Leia mais

REGINA APARECIDA DE OLIVEIRA ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA LONDRINA, SETEMBRO DE 2011.

REGINA APARECIDA DE OLIVEIRA ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA LONDRINA, SETEMBRO DE 2011. REGINA APARECIDA DE OLIVEIRA ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA LONDRINA, SETEMBRO DE 2011. 2 Planejamento de aula abordando alguns conteúdos de Geometria. Sugestão para: Educação Infantil e 1º ano. Tema

Leia mais

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana:

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: 9º Plano de aula 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: Enraizando e criando raiz (CD-Visualização Criativa faixa 2) 3-História da semana: Persistência X

Leia mais

Um Problema Divertido

Um Problema Divertido Paloma Marques dos Santos Um Problema Divertido Biblioteca Popular de Afogados BPA Recife - PE Paloma Marques dos Santos Texto e Pesquisa de Imagens Paloma Marques dos Santos Um Problema Divertido Julho

Leia mais

Seqüência completa de automassagem

Seqüência completa de automassagem Seqüência completa de automassagem Os exercícios descritos a seguir foram inspirados no livro Curso de Massagem Oriental, de Armando S. B. Austregésilo e podem ser feitos em casa, de manhã ou à tardinha.

Leia mais

Resolva os exercícios a mão.

Resolva os exercícios a mão. Lista de Exercícios de Física I Estes exercícios tem a finalidade de auxiliar os alunos nos estudos para a matéria: Física I. Resolva os exercícios a mão. Não digite, não faça copy/paste, não procure respostas

Leia mais

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 1º Plano de Aula 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 3- História Perdoar Sempre 4- Música Uma Luz Dentro de mim. Vol:

Leia mais

1- GO. O que é go Regras Explicações. 2- Território e Formas. Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas. 3- Captura. Técnicas de Captura

1- GO. O que é go Regras Explicações. 2- Território e Formas. Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas. 3- Captura. Técnicas de Captura 1- GO O que é go Regras Explicações 2- Território e Formas Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas 3- Captura Técnicas de Captura 4- Conectando Técnicas de conexão 5- Vida e Morte Situações de

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

Preparando o Jogo. O Específico Vence o Geral

Preparando o Jogo. O Específico Vence o Geral Zueira Never Ends (#ZNE) é um jogo baseado em um sistema de pontos chamados de Pontos de Moral (ou apenas Moral). Cada jogador inicia com 0 Pontos de Moral e usando as cartas ele deve reduzir a Moral dos

Leia mais

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1 Projeto Mancala Objetivo Aprender sobre jogos de Mancala. Os Mancalas constituem uma família de jogos africanos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas

Leia mais

Programa de Incentivo à Leitura Infantil Revista EBD Aprender+ 1º Tri 2016: O Ministério de Jesus

Programa de Incentivo à Leitura Infantil Revista EBD Aprender+ 1º Tri 2016: O Ministério de Jesus O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem

Leia mais

como a DT200 da Yamaha.

como a DT200 da Yamaha. Para os iniciantes, é melhor optar por uma moto de menor potência, como a 125cc, porque elas são mais leves e dão mais chances. As 250cc são mais violentas e qualquer erro pode causar um tombo. Para o

Leia mais

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É hora de promover a segurança e a harmonia no trânsito. E os pais podem dar o exemplo. No Brasil, o índice

Leia mais

AS REGRAS DO VOLEIBOL

AS REGRAS DO VOLEIBOL AS REGRAS DO VOLEIBOL NÚMERO DE JOGADORES Cada equipa é composta, no máximo, por 12 jogadores inscritos no boletim de jogo. Apenas 6 jogadores ocupam o terreno de jogo ( 6 efectivos e 6 suplentes ). O

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Olá professor, Essa apostila apresenta jogos matemáticos que foram doados a uma escola de Blumenau como parte de uma ação do Movimento Nós Podemos Blumenau.

Leia mais

O trabalho com as cantigas e parlendas

O trabalho com as cantigas e parlendas O trabalho com as cantigas e parlendas nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 4 Cantigas e parlendas ajudam a introduzir a criança no mundo da leitura. Isso porque são textos

Leia mais

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão)

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão) Um jogo de Antoine Bauza Ilustrações de Albertine Ralenti De a jogadores 8 anos ou mais Componentes: - 0 Cartas Hanabi - Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - Cartas de Penalidade - Cartas Multi-coloridas

Leia mais

A fantástica máquina dos bichos

A fantástica máquina dos bichos A fantástica máquina dos bichos Texto: Ruth Rocha Ilustrações: Jean Claude R. Alphen Elaboração Anna Flora Brincadeira 1: Uma máquina fantástica Aviso: O início deste livro faz uma referência aos personagens

Leia mais