A origem e a qualidade dos alimentos estão na mira do Consumidor. Cada vez mais conscientes e exigentes, os Consumidores têm em conta uma série de atributos na hora de decidir o que vai para o carrinho de compras. A evidência da rastreabilidade constitui uma ferramenta essencial para introduzir factores de confiança junto dos Consumidores. A identificação dos produtos através do código de barras é a base do processo. Os Códigos de Barras da GS1 foram estudados e criados para integrar o maior número de informações sobre os items, produtos, serviços e localizações e obter a sua captura de forma automática contribuindo, assim, para processos de recall + eficientes num curto espaço de tempo. Mas, o potencial de eficiência destes Códigos da GS1 estende-se a outros processos no Sector Agro-Alimentar. Venha conhecê-los. O Seminário da GS1 Portugal FIPA Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares constitui uma plataforma de conhecimento e network amplamente reconhecida pelos mais relevantes stakeholders do Sector Agro-Alimentar. Os Processos de Rastreabilidade incluem uma importante operação de gestão eficaz dos Dados Comerciais que se traduz na obtenção imediata de ganhos de Eficiência, Segurança, Colaboração e Sustentabilidade entre outras vantagens. O Sistema GS1 é o mais utilizado na gestão das Cadeias de Valor em todo o mundo e aquele que mais contribui para a gestão eficiente de informação comercial trazendo resultados imediatos em termos de: Redução de tempo e Custos l Aumento da Qualidade dos Dados Comerciais l Segurança do Consumidor e dos Produtos l Conformidade com a Regulamentação.
Programa Rastreabilidade e Eficiência 09h00 09h15 09h30 10h00 10h30 11h00 11h30 12h00 12h30 14h00 15h00 15h30 15h45 16h00 Recepção dos Participantes Boas Vindas Conhece todo o potencial do Código 560? Porque é que devemos codificar Produtos, Serviços ou Localizações? Normas Globais para Identificação Automática Chave e os Dados Adicionais eficiência dos negócios Case Study Markem Coffee Break e Visita ao Market Place Rastreabilidade de Paletes: a importância do " Código GS1 128 " Case Study Risa Almoço Aumente o potencial do seu negócio especial para PME's: Alinhamento de Informação Comercial entre Parceiros Encomendas l Aviso de Expedição Case Study Generix Encerramento / Conclusões Visita Market Place para Demonstrações Traditional Products Tasting João de Castro Guimarães (Director Executivo GS1 Portugal) Silvério Paixão (Director de Inovação e Standards GS1 Portugal) Luís Peixoto (Responsável de Codificação GS1 Portugal) João Picoito (Responsável Comércio Electrónico GS1 Portugal) Jorge Henriques (Presidente FIPA)
O que é o Sistema GS1? O Sistema GS1 é de adesão voluntária e o mais utilizado na gestão de cadeias de valor em todo o mundo. Contribui para a gestão eficiente das cadeias de valor, tendo como base Chaves Numéricas que permitem a identificação única e inequívoca de qualquer item, produto, serviço ou localização. Permite também estabelecer a relação entre o fluxo físico de produtos e o fluxo de transacções informativas sobre os mesmos através da Captura Automática de dados e da Partilha dos mesmos designadamente através da Sincronização de Dados. Sobre a GS1 Portugal A GS1 Portugal (CODIPOR - Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos) é uma organização neutra, privada e sem fins lucrativos que representa a Organização internacional GS1 em Portugal. Fundada em 1985, introduziu os códigos de barras em Portugal e actualmente lidera o desenvolvimento de Normas Globais e Boas Práticas Operacionais em Portugal, promovendo a colaboração entre parceiros de negócio e actuando como facilitador das Cadeias de Valor. É uma das maiores Associações Empresariais em Portugal, com cerca de 7 mil empresas associadas provenientes de diversos sectores de actividade, sendo os mais expressivos o Agro-alimentar e o Retalho, que representam 60% das empresas aderentes. Sobre a GS1 A GS1 é uma organização global, neutra e sem fins lucrativos que possui 111 Organizações-Membro e mais de um milhão de empresas associadas em 150 países. Actua em mais de 20 sectores, dos Fast Moving Consumer Goods (FMCG) ao sector da Saúde, Transportes e Logística, Defesa ou Aeronáutica. Mais informações em: http://www.gs1pt.org.
Em Parceria com: A FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares é hoje reconhecida como a voz institucional do sector agro-alimentar, o maior sector industrial nacional. Tem assumido, de forma exemplar, a responsabilidade da promoção, da inovação e da competitividade do sector e participado activamente nos centros de decisão nacionais e comunitários. A FIPA foi constituída em 1987 com a missão de representar e defender os interesses da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar a nível nacional e comunitário. Conta hoje, no Universo de associadas, com 15 associações sectoriais, 11 das maiores empresas, que integram o conselho consultivo, e 8 parceiros como sócios aderentes. Saiba mais: http://www.fipa.pt/
A quem se destina este Seminário? Departamentos de Compras e Aprovisionamento Departamentos de Logística & Gestão de Armazéns Sistemas de controlo interno, através da codificação das Unidades de Expedição Operações de manuseamento recepção/expedição de mercadorias. Departamentos Financeiros e Comerciais distribuidores/retalhistas entre operadores obter dados estatísticos sobre o mercado Retalhistas Portfólio de produtos adequado às tendências de consumo Para mais informações: GS1 Portugal FIPA Diogo de Almeida Margarida Bento Telef: 217 520 740 Telef: 217 938 679