Tutorial Parafusadeira Black & Decker POR DIOGO MIRANDA Passo 1 Fotografias: Ajuste as duas fotografias nas vistas ortográficas como indicado nas fotos, a imagem lateral guiará todo o trabalho basicamente, e a frontal servirá de parâmetro para referências e ajustes. *Vista frontal e lateral
Posicionando as imagens: Com o botão direito em FRONT,em cima do nome de cada vista, abra a caixa e siga até background bitmap. Selecione PLACE, selecione a primeira imagem, a da vista frontal. Posicione a base no meio do eixo Z, e a vista lateral também com a base na altura zero do eixo Z. Linhas Bases Comece pelo eixo central do corpo, ele orientará todo o desenho. Depois passe para o contorno do corpo, como há um eixo de simetria é suficiente fazer somente um dos lados do eixo de simetria. Observe na próxima foto em linhas amarelas o eixo de simetria e os contornos. 2º parte 1º parte Parte da Rotação 3º parte Eixo central A cabeça da furadeira, parte que gira junto com a broca pode ser feita em POLYLINE, não se esqueça de seleciona PERP e NEAR na barra inferior como na imagem a seguir.
Obs. Arredonde as arestas com o FILLET CURVES, com o tamanho de raio da sua preferência. Seguindo para o corpo, o dividiremos e três linhas, a primeira parte escura use POLYLINE, depois CURVE: INTERPOLATE POINTS, novamente arredonde ambas com FILLET CURVE. A segunda parte é feita em CURVE: INTERPOLATE POINTS e use Match nas extremidades entre ambas para dar concordância para ambas, assim não haverá problemas no render. Siga para terceira parte, do final da segunda até o fim do eixo central. Como na figura anterior. Use novamente FILLET CURVE. Detalhe importante, você acabou de fazer a traseira do objeto. Para não ficar pontudo nem bolhado, selecione a última curva desenhada e escreva MIRROR, espelhar, e use o eixo central como plano de reflexão. Novamente, use MATCH entre ambas para concordá-las, após isso pode deletar a última curva feita e retomar para a base anterior. Figuras de Rotação Nesta segunda parte, construiremos círculos e um quadrado para usar RAILS e dar volume as curvas. Observe a próxima imagem. Você observará que são três circunferências e um quadrado no qual usaremos FILLET CURVE nas artestas. Cada circunferência tem um ponto específico, assim como o quadrado. A primeira circunferência é no final da peça que rotaciona junto com a broca; a segunda, no inínio do corpo; a terceira no inínio da segunda curva do corpo da furadeira, e o quadrado esta situado no inínico da terceira curva.
Obs: observe com atenção que estas peças são perpendiculares ao eixo de rotação desenhado na primeira vez. Para desenhá-las use retas auxiliares e rotacione as peças usando ROTATE3D, como figura vai indicar. Para desenhar as circunferências você pode usar POLYLINE para desenhar os raios, assinale a opção PERP na barra inferior, e então desenhar CIRCLE na vista lateral. Pronto para rotacionar os três círculos. Para o quadrado utilize CENTER OF CIRCUNSCRIBED POLYGON, segue imagem para ajuda. Agora aplique novamente ROTATE3D. Para o quadrado novamente usaremos FILLET CURVE, detalhe importante, use um raio maior agora para manter a consistência de formas orgânicas da peça. Obs: O ROTATE3D pede dois pontos de eixo de rotação, use a as linhas guias que você construiu para abrir as circunferências e o quadrado.
Obs 2: no final você tem algo como isso. Ainda não desenharemos as superfícies, não antes das linhas bases estiverem todas montadas. O Corpo foi montado sem maiores problemas, passaremos agora para o cabo, Para o cabo usaremos a mesma idéia aplicada no corpo. Comece pelo contorno do cabo, como na figura seguinte, observe que ele começa na curva da bateria e se estende ate dentro do corpo, isto é proposital e ajudará a fechar as superfícies corretamente.
Com a mesma ferramenta CURVE: INTERPOLATE POINTS vamos começar pelo fim do caboo e dar o contorno da bateria, observe a próxima foto, o contorno de cada lado separadamente Como feito antes, use MATCH e selecione junto a extremidade do contorno elaborado e a do contorno do cabo que se encontram, como indica a próxima figura. Faça a mesma operação com MATCH em ambos os lados. Como no corpo, nós construiremos três retângulos, o primeiro determinará a largura da pega, o segundo e feito na altura de onde a bateria muda de cor, o terceiro ajudará a diminuir a largura da base e basta estar próximo da base. Novamente usaremos uma linha base para saber a inclinação do eixo bem com para determinar o tamanho da aresta. FILLET CURVE para concordar as arestas dos retângulos e ROTATE3D para posicionar o elemento na imagem. Para cada retângulo utilize uma linha base, como mostra a figura a seguir. Não esqueça de fazer o FILLET CURVE nos retângulos.
A construção da linhas bases esta quase completa, agora daremos volumetria as peças para depois começar a detalhar a peça. Passo 2 Volumetria das peças Começando pela parte da broca, digite SWEEP1, de sweep 1 rail. O primeiro objeto selecionado será o trilho, o rail, que aqui usaremos a circunferência, depois selecionamos a curva de contorno que construímos com POLYLINE e concordamos as retas com FILLET CURVE.
Configure a caixa como exemplificada e você obterá o volume da figura seguinte. Obs: Agora seria interessante você abrir um layer só para as superfícies, isso o ajudará a se organizar no trabalho. Passemos para a segunda peça do corpo, Nela, também aplicaremos SWEEP 1 RAIL, selecione ao circunferência e depois o rail, como mostra a figura seguinte e a casa se formará como na imagem posterior. Voua la
De novo, mova a peça para um layer secundário. E continuaremos trabalhando só com as curvas básicas A próxima peça nós utilizaremos o SWEEP 2 RAILS, ela usará dois RAILS, uma circunferência e o quadrado de cantos arredondados. Segue imagem explicativa. Digite SWEEP2, selecione a circunferência e o quadrado e aí então selecione a curva, é importante seguir esta ordem para estabelecer corretamente os RAILS. E então estará produzida a superfície. Não esqueça de marcar a opção closed sweep, como mostra a próxima figura.
Bem agora vamos finalizar a última parte e será usando a ferramenta RAIL REVOLVE, selecione primeiro a curva depois o RAIL e por fim utilize o eixo de rotação para marcar dois ponto sob o qual haverá a rotação. Observe as imagens a seguir. E então, Do corpo da máquina seguiremos para o cabo. Nele utilizaremos SWEEP 2 RAILS, usando as curvas de contorno como RAIL 1 e 2 e o retângulo como curve como mostra a figura a seguir.
E pronto, vôu a lá. Novamente mande a superfície para um layer auxiliar. Nós seguiremos utilizando SWEEP 2 RAILS, mas agora usaremos 2 curvas para projetar a volumetria, observe na imagem, selecione os dois RAILS, da vista lateral como antes e agora selecione os dois retângulos, ENTER. E pronto. Observe a imagem seguinte para se localizar. A idéia de SWEEP 2 RAILS proseguirá na próxima superfície, RAILS e curvas, como na imagem a seguir.
E por fim a última peça, SWEEP 2 RAILS no último retângulo e estará pronto. Observe. E então E por fim o gatilho.que basta fazer o contorno em POLYLINE e pedir EXTRUDE CURVE como nas imagens, lembre se de selecionar cap YES e both sides YES, isso para as duas peças. Nos cantos basta aplicar FILLET CURVE.
Finalizado. Para completar a carcaça vamor furar o bico da furadeira e emandar o bico com o corpo. Em ambos usaremos PIPE. Selecione POLYLINE, faça um uma reta em cima do eixo ligando os dois centros, para ajudar, marque CEN, de centro, e NEAR na barra inferior. Em sequida digite PIPE. Escolha um raio de sua preferência e de ENTER. Pronto, o mesmo para fazer o furo no bico, faça um POLYLINE de dentro da peça ultrapassando o bico e se projetando para fora, peça PIPE e depois corte com TRIM.
E para arrematar, utilize FILLET SURFACE na borda para dar acabamento. Como mostra a imagem a seguir. Temos uma peça única agora. Você também pode desmembrar as superfícies de cores diferentes em LAYERS diferentes. Neste pontos você chegará numa imagem geral assim. Detalher do punho, no punho há uma pequena vala, na foto é preciso observar com atenção mas basicamente o faremos com CURVE INTERPOLATE POINTS. Como mostra a imagem a seguir, em azul.
Aqui projetaremos estas linhas sob o cabo, afinal elas estão em um plano, para isso, usaremos PROJECT. Selecione as linhas ENTER e selecione a superfície do cabo. Como mostram a imagens. O resultado será estas linhas tridimensionais a seguir. Com as novas linhas utilize PIPE ROUND CAPS, em cada uma com um raio pequeno como mostra a imagem. Deixe só as superfícies visíveis e utilize BOOLEAN UNION para fazer as canaletas no cabo, selecione o o tubo e depois o punho da parafusadeira. Em todas os tubos o mesmo procedimento.
Os furos dos parafiso seguirão o mesmo procedimento, Faça uma circunferência e também os retângulos que tem na carenagem bem como o porta bicos, use EXTRUDE CURVE, edite o extrude para cap e one side. Ajuste a profundidade das peças e pronto. Observe as imagens a seguir. E comece com TRIM. Selecione o corpo e depois corte fora os excessos. E peça TRIM agora selecionando a os furos depois o buraco que sair da peça, observe. Deste modo você pode também adicionar muitos orutros detalhes. Como o espaço da chave Philips e Fenda como o Render demonstra. Vamos fazer o relevo da marca. Use POLYLINE para desenhar o paralelogramo e depois aplique FILLET CURVE nas aresta como nas imagens a seguir.
Agora aplique OFFSET no retângulo para dentro, nada muito exagerado, observa as imagens. Agora com SPLIT selecione a superfície ENTER e depois as duas curvas ENTER novamente. Delete a superfície do meio e projete pela vista frontal a superfície central para fora. Agora peça BLEND SURFACE e selecione a borda das duas superfíceis como mostra a próxima imagem. Não recomendo alterar as configurações por que já são suficientes. Para detalhar a ponta da parafusadeira, será nescessário fazer toda a peça rotacionar paradeixar o eixo de rotação acumulado, observe, após isso, a parafusadeira estará pronta. Deixe tudo visível e digite ROTATE. Aperte Shift e ponha na horizontal.
Agora desenhe na Borta do bico a com POLYLINE, faça o PIPE e depois digite ARRAY POLAR. E depois utilize BOLEAN UNION. Para fazer ambos lados iguais, trace uma reta na vista frontal e corte a peça e dois usando TRIM, depois use selecione tudo e use MIRROR no eixo Z da vista FRONTAL. Pronto, agora é só renderizar.