Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana"

Transcrição

1 Área de Trabalho Juntamente com a área de trabalho, poderão estar abertas algumas barras de ferramentas nas laterais da tela, que servem de suporte ai desenho. Janelas de Comandos Figura 1 Área de trabalho do AutoCad A janela de comandos é muito importante para o trabalho com AutoCad. Ela é a porta de comunicação do programa com o usuário. Sempre que for acionado determinado comando, o usuário deverá olhar para a janela de comandos para verificar qual a ação que o Autocad está solicitando ao usuário. Sistemas de Coordenadas Existem dois tipos de sistemas de coordenadas no autocad : retangular e polar (figura 2). Em ambos os sistemas, as coordenadas podem ser absolutas (sempre com relação à origem do sistema retangular ou polar) ou relativas (a origem do sistema é transferida momentaneamente para o último ponto desenhado). Se houver necessidade durante o desenho de um determinado objeto, podemos trabalhar com todos os sistemas, como aqueles apresentados nos exemplos da figura 2.

2 Coordenadas Absolutas A origem do sistema (0,0,0) está posicionada no canto inferior esquerdo da tela. As coordenadas absolutas são introduzidas via teclado em pares ordenados X,Y,Z, separados por vírgula. Exemplo: Comando: LINE Primeiro ponto: 10,10 ENTER Para o ponto: 50,50 ENTER Para o ponto: 50,10 ENTER Para o ponto: ENTER Coordenadas Relativas e Polares Na maioria dos trabalhos, o uso de coordenadas absolutas será extremamente exaustivo ao usuário. Para facilitar o trabalho existem as coordenadas relativas. Este tipo de coordenada simula o deslocamento da origem absoluta para o último ponto conhecido. As coordenadas relativas especificam uma distância em relação ao último ponto, podendo ser cartesianas ou polares. O formato Onde o é utilizado para diferenciar as coordenadas relativas das absolutas A coordenada relativa pode também ser representada no modo polar. O distância < ângulo. Obs.: Os ângulos são medidos no sentido anti-horário. Trabalhando com Drafting Setting O SNAP serve para informarmos ao AutoCad que desejamos que o cursor percorra a área de trabalho em intervalos definidos. O GRID serve para tomarmos visível um conjunto de pontos na área de trabalho, definidos em intervalos x e y. Para configurarmos o SNAP e o GRID, temos que seguir o seguinte caminho: BARRA DE MENUS SUSPENSOS: TOOLS: DRAFING SETTINGS...

3 Comando LINE Função: Desenhar linhas Digitando LINE ou na barra de menus 1. Para exemplificar, digite 50,50. Isto significa que você está definindo X=50 e Y= Após digitar o primeiro ponto pressione a tecla ENTER. 3. Forneça um segundo ponto, seguindo as diretrizes do passo 1, mas escolha o ponto 200,200, digitando na janela de comandos 200, Após digitar o primeiro ponto pressione a tecla ENTER. 5. Para finalizar o comando LINE podemos pressionar a tecla ENTER ou ESC. Comando ERASE Função: Apagar objetos desenhados na área de trabalho. Acesso: Digitando erase em seguida pressionar ENTER. Comando UNDO Função: Desfazer a última operação realizada na área de trabalho. Acesso: Digitando undo em seguida pressionar a tecla ENTER duas vezes seguidas. Comando RECTANGLE Função: Desenhar um retângulo na área de trabalho. Acesso: Digitando rectangle na área de trabalho e em seguida ENTER. Comando CIRCLE Função: Desenhar um círculo na área de trabalho. Acesso: Digitando Circle na área de trabalho e em seguida ENTER. Formato da folha A4 A folha A4 tem 210 x 297 mm. A margem do lado direito, superior e inferior tem 5 mm. No lado esquerdo tem 25 mm. Exercício: Faça as margens de uma folha A4. Exercício passo a passo 1. Comando Rectangle 2. ENTRE COM AS COORDENADAS DO PRIMEIRO CANTO DO RETÂNGULO, DIGITANDO 500,200 E PRESSIONE ENTER.

4 3. ENTRE COM AS COORDENADAS DO CANTO OPOSTO E PRESSIONE ENTER. 4. Comando Rectangle novamente ( margem interna da folha) 5. ENTRE COM AS COORDENADAS DO PRIMEIRO CANTO DO RETÂNGULO, DIGITANDO 525,205 E PRESSIONE ENTER. (VOCÊ DEVE SOMAR ( ) DA MARGEM DO LADO ESQUERDO E SOMAR ( ) PARA A MARGEM INFERIOR) 6. ENTRE COM AS COORDENADAS DO CANTO OPOSTO E PRESSIONE ENTER.(VOCÊ DEVE SUBTRAIR (210 30) E SUBTRAIR (297-10). 7. Para diferenciar as duas margens vamos estipular uma dimensão para a largura das linhas. As linhas da margem externa vamos deixar com 0,5 mm e a margem interna com 1 mm. Para isso selecione com o mouse a margem externa. Depois clique na barra de ferramentas superior ByLayer. Escolha o valor 0,5 e pressione Enter.Faça o mesmo para a margem externa selecionando o valor 1. IMPRESSÃO DE UM DESENHO Comando PLOT Este comando pode ser acessado digitando PLOT ou pelo Menu de Barras FILE, através da opção PLOT.... Vai abrir uma tela PLOT MODEL Devemos selecionar o tipo de impressora padrão que estamos usando e a na janela Plot Área devemos selecionar Windows e clicar no canto inferior esquerdo da margem externa e no canto superior direito da mesma margem. Depois selecionamos Center the plot e logo em seguida OK.

5 Exercício passo a passo Desenhe de acordo com o passo estabelecido, a peça abaixo. 1. COMANDO LINE. 2. ENTRE COM O PRIMEIRO PONTO DA LINHA, DIGITANDO 400,400 E PRESSIONE ENTER. 3. ENTRE COM O SEGUNDO PONTO DA LINHA, E PRESSIONE ENTER. 4. DÊ UM ZOOM. 5. ENTRE COM O PRÓXIMO PONTO DO PRÓXIMO SEGMENTO, E PRESSIONE ENTER. 6. ENTRE COM O PRÓXIMO PONTO DO SEGMENTO, E PRESSIONE ENTER. 7. ENTRE COM O PRÓXIMO PONTO DO SEGMENTO, 0,-4 E PRESSIONE ENTER. 8. ENTRE COM O PRÓXIMO PONTO DO SEGMENTO, E PRESSIONE ENTER. 9. ENTRE COM O PRÓXIMO PONTO DO SEGMENTO, E PRESSIONE ENTER. 10. PRESSIONE ENTER E SAIA DO COMANDO LINE. 11. ENTRE NO COMANDO RECTANGLE. 12. ENTRE COM AS COORDENADAS DO PRIMEIRO CANTO DO RETÂNGULO, DIGITANDO 401,401 E PRESSIONE ENTER. 13. ENTRE COM AS COORDENADAS DO CANTO OPOSTO E PRESSIONE ENTER. 14. ENTRE NO COMANDO CIRCLE. 15. ENTRE COM AS COORDENADAS DO CENTRO DO CÍRCULO, DIGITANDO 408, 408 E PRESSIONE ENTER. 16. ENTRE COM O RAIO DO CÍRCULO DIGITANDO 2 E PRESSIONE ENTER. 17. USE O COMANDO ERASE PARA APAGAR O SEGMENTO DA LINHA QUE DIVIDE O CÍRCULO EM DOIS. 18. ENTRE NO COMANDO CIRCLE.

6 19. ENTRE COM AS COORDENADAS DO CENTRO DO CÍRCULO, DIGITANDO 408, 408 E PRESSIONE ENTER. 20. ENTRE COM O RAIO DO CÍRCULO, DIGITANDO 1 E PRESSIONE ENTER. Exercício passo a passo Desenhe de acordo com o passo estabelecido, a peça abaixo.

7 Comando COPY Função: Copiar elementos do desenho de uma posição para outra. Comando OFFSET Função: Fazer uma cópia de uma entidade selecionada, paralelamente á mesma, a uma determinada distância ou a partir de um ponto estipulado pelo usuário. Comando TRIM Função: Cortar parte dos objetos ou entidades selecionadas por meio de fronteiras determinadas que são os cortadores, sendo que estes devem ter, pelo menos, um ponto em comum ( interseção) com os primeiros. Exercício passo a passo Comando LINE. 1. Clique com o lado esquerdo do mouse em qualquer ponto na área de trabalho. 2.

8 Digite ESC. 11. Comando CIRCLE 12. Passe o mouse sobre o seguimento e encontre o midpoint e clique com o lado esquerdo mouse sobre ele. Posicione o mouse no vértice e clique com lado esquerdo do mouse. 13. Repita o passo 13 no outro segmento. 14. Comando Circle novamente. 15. Passe o mouse sobre o seguimento e encontre o midpoint e clique com o lado esquerdo mouse sobre ele. Digite o valor de 1.5 (raio). 16. Comando Circle novamente. 17. Passe o mouse sobre o outro seguimento e encontre o midpoint e clique com o lado esquerdo mouse sobre ele. Digite o valor de 1.58 (raio). 18. Comando COPY. 19. Selecione o objeto a ser copiado, no caso a primeira circunferência de raio 1.5, depois pressione o lado direito do mouse e passe o mouse sobre a linha onde está o centro da circunferência, encontrando o midpoint clique com o lado esquerdo do mouse sobre ele.agora transporte a circunferência com o mouse até o midpoint do outro segmento e clique com o lado esquerdo do mouse e pressione ESC. 20. Comando OFFSET. 21. Determine a distância, no caso 0.5 e a reta com o lado esquerdo do mouse. Clique com o lado esquerdo do mouse na área onde se quer colocar a nova reta. Pressione ESC. 22. Selecione OFFSET novamente. 23. Determine a nova distância, no caso 4.5 e repita o passo Repita os passos 22 para a outra distância de 0.5.

9 25. Dê um ZOOM. 26. COMANDO TRIM. 27. Selecione as linhas do retângulo com o lado esquerdo do mouse. Agora clique em qualquer parte da área de trabalho com o lado direito do mouse. Clique com o mouse onde se quer apagar a linha com o lado esquerdo do mouse. Digite ESC. 28. Repita o passo anterior para a circunferência. 29. Comando ERASE. 30. Apague as linhas que dividem as circunferências. Comando MIRROR Função: Gerar uma cópia simétrica de objeto(s). Inicialmente o programa solicita ao usuário que faça seleção dos objetos a serem espelhados. Finalizamos a seleção de objetos pressionando a tecla ENTER. Neste momento o programa pergunta por um ponto de base e, em seguida por um segundo ponto. Os dois pontos informados definirão uma reta a partir da qual será feito o espelhamento dos elementos selecionados. Podemos optar por manter os elementos inicialmente selecionados ou apagá-los, mantendo somente a cópia espelhada ( para isso, escolhemos na janela de comandos, a opção desejada que se encontra dentro dos colchetes). Comando ROTATE Função: Alterar a posição de um desenho, rotacionando-o. Ao ser acionado o comando, o programa solicita ao usuário que faça a seleção dos elementos a serem rotacionados. Finalizamos a seleção pressionando a tecla ENTER. Neste momento, o programa pede por um ponto de base e, em seguida, pelo ângulo de rotação. Os elementos selecionados serão movidos no sentido contrário ao movimento dos ponteiros do relógio. Comando EXTEND Função: Estender uma linha ou arco até um elemento limite. A entidade que será o limite deve ser previamente selecionada e depois a entidade que será estendida. Comando CHAMFER Função: Criar um chanfrado entre duas linhas ou cantos de uma polyline. Se a polyline for fechada, todos os cantos serão chanfrados, se for aberta o encontro da última com a primeira não será chanfrado.

10 Comando FILLET Função: Criar uma concordância (arredondamento) entre duas linhas que se interceptam, ou entre cantos de uma polyline, com o raio determinado pelo usuário. Comando EXPLODE Função: Dividir um elemento, um bloco ou qualquer figura composta, fragmentando-a em seus elementos e componentes. LAYERS No desenvolvimento de projetos de peças de engenharia com o auxilio do AutoCad, um dos passos essenciais para aumentar a eficiência no desenho é o trabalho com layers. Um layer pode ser interpretado como uma camada de desenho que deve agrupar objetos com funções e/ou propriedades semelhantes. Assim, antes de se começar o desenho propriamente dito, é preciso que sejam criados layers específicos para o desenvolvimento das atividades de desenho. Dessa forma, podemos, por exemplo, criar um layer denominado contorno, outro layer denominado cotas ou ainda linha de centro. Função: Organizar a maneira pela qual os objetos são desenhados, agrupando-os de acordo com propriedades e/ou funções comuns. Comando DDLMODES Para facilitar a interação e visualização durante a geração e manipulação dos níveis de trabalho, pode ser usado o comando DDLMODES que é um bloco de diálogo dinâmico ativado através do menu de tela Layer. Ao entrar neste comando, surge a janela de diálogo como ilustra a figura abaixo.

11 1º Passo Pressione New 2º Passo Digite um nome para a nova entidade.

12 3º Passo Clique em apply 4º Passo Clique em White Escolha uma cor e pressione OK

13 5º Passo Clique em tracejada para escolher o tipo de linha. 6º Passo Clique em Load e escolha a linha.

14 7º Passo Clique em OK e depois em default para escolher a largura da linha ou entidade. 8º Passo Clique em OK e apply

15 4.1 EXERCÍCIO Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana

16 Limpeza da Tela Toda vez que for gerada ou selecionada alguma entidade na tela, poderá ou não ficar uma pequena marca sobre esta. Essa marca é denominada de BLIP. A eliminação é feita pelo comando REDRAW. Escala dos Tipos das Linhas LTSCALE Um desenho no AutoCad pode ser feito em várias unidades, tais como milímetros, metros, polegadas etc.. Para ajustar a distância e o tamanho dos pontos e traços, que compõem uma linha diferente da linha continua, existe o comando LTSCALE. A resposta ao comando deve ser um número maior que zero. Comando TEXT Permite a colocação de textos num desenho. Nesta página você pode escolher o tamanho da fonte, o tipo e etc.. Caracteres especiais: Através do comando Text, podemos introduzir caracteres especiais ao texto. Para isso, basta preceder o código de controle com dois sinais de porcentagem (%%). Os caracteres especiais são: %%0 força um traço sobre o texto %%u força um traço sob o texto %%d desenha o símbolo de graus %%p desenha o símbolo de tolerância %%c desenha o símbolo de diâmetro %%% - desenha o símbolo de porcentagem

17 Comando DDEDIT Permite a edição de um texto desenhado. DIMENSIONAMENTO O AutoCad possui quatro tipos básicos de dimensionamento. Linear, angular, Radial (Raio e Diâmetro) e Ordenado. Comando DIM Possibilita o dimensionamento de entidades, possuindo uma série de variáveis que podem ser alteradas a qualquer instante, garantindo assim, grande mobilidade ao usuário quando da adaptação das características de dimensionamento em uma aplicação já existente. Exemplo: Comando: DIM DIM: horizontal Specify first extension line origin or <select object>: Specify second extension line origin: Comando DIMASZ Controla o tamanho da seta. Geralmente usamos tamanho 2,5. Comando DIMSCALE Determina um fator de escala aplicado a todas as variáveis de dimensionamento que especificam tamanhos, distâncias etc. O valor padrão do AutoCad para esta variável é igual a 1. Opção Format Dimension Style É necessário que os parâmetros de cotagem sejam definidos previamente. Função: Configurar parâmetros Clicar em Dimension na barra de superior e Dimension Style

18 Comando HATCH Comando para desenhar hachuras nos cortes. Clicar em swatch para escolher o tipo de hachura Clicar em ANSI e escolha o tipo de hachura

19 Clicar em add: Pick points e escolha o local do desenho para hachurar e depois em OK

20 Referência Bibliográfica Notas de Aula de AutoCad na Universidade Nove de Julho. Apostila de AutoCad 2006 Universidade Federal do Rio Grande do Sul. AutoCAD Utilizando Totalmente - Roquemar Baldam e Lourenço Costa Editora Érica.

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

LICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

LICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CAMPUS V - DIVINÓPOLIS DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR (CAD) Divínopolis 2013 Sumário APRESENTAÇÃO...

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ITABUNA - BA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D AUTOCAD ATIVIDADE DE DESENHO DA UNIDADE

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 6

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 6 TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 6 1. USO DE DIMENSÕES (COTAS) 2. INCLUSÃO DE TEXTOS NO DESENHO 3. OBTENÇÃO DE ÁREAS EM UM DESENHO 1. USO DE DIMENSÕES (COTAS) Com o AutoCAD pode-se facilmente

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Fundiário Preparando o desenho para o Módulo Fundiário _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O AUTOCAD é um software que se desenvolveu ao longo dos últimos 30 anos. No início o programa rodava no sistema D.O.S., o que dificultava um pouco seu uso. Com o surgimento do sistema

Leia mais

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula AULAS 01 a 03 Apresentando o AutoCAD. O AutoCAD é um software da Autodesk muito utilizado para fazer desenhos de projetos de engenharia e arquitetura

Leia mais

APOSTILA II DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR

APOSTILA II DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR APOSTILA II DAC INTRODUÇÃO O WorkCAD é uma ferramenta para criação, edição e impressão de projetos assistidos por computador (CAD - Computer Aided Design) que inclui a criação e gerenciamento de projetos

Leia mais

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O WorkCAD é uma ferramenta para criação, edição e impressão de projetos assistidos por computador (CAD - Computer Aided Design) que inclui a criação e gerenciamento de projetos 3D, maquetes

Leia mais

arquitetura Alguns procedimentos no software ProgeCAD

arquitetura Alguns procedimentos no software ProgeCAD Alguns procedimentos no software ProgeCAD Os procedimentos ilustram diversas formas de criar alguns elementos de uma planta baixa. Lembre-se que este procedimento é simplificado. Não traz todas as minúcias

Leia mais

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Leitores pediram mais detalhes nas explicações e nos comandos e estão sendo atendidos 0 modelo escolhido para essa edição foi um sofá de três lugares. Atendendo a

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo)

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) Profs. Paula Viero e Beatriz Lima TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 1. O AUTOCAD 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) 4. ALGUNS COMANDOS

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

2. Módulo de Desenho. 2.1 Pontos

2. Módulo de Desenho. 2.1 Pontos 2. Módulo de Desenho 2.1 Pontos Pontos Posição são pontos que possuem, além das coordenadas norte, este e cota, um nome e uma descrição associada a cada ponto. É essa descrição e identidade que dão a característica

Leia mais

Apostila de AutoCAD Módulo Básico

Apostila de AutoCAD Módulo Básico UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA Apostila de AutoCAD Módulo Básico Nicholas Appes Mota Raphael Martins do Valle Bolsistas do Grupo PET Civil da UFJF Juiz de Fora 2011 Introdução

Leia mais

Pontos. Snap no Ponto:

Pontos. Snap no Ponto: Pontos Pontos Posição são pontos que possuem, além das coordenadas norte, este e cota, um nome e uma descrição associada a cada ponto. É essa descrição e identidade que dão a característica de cada ponto.

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

Comandos Draw. Prof. Msc. Rogério Simões Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Comandos Draw. Prof. Msc. Rogério Simões Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Comandos Draw As primitivas geométricas são os elementos geométricos que compõem um desenho. Entre elas, podemos citar linhas, arcos, textos, círculos, etc. Esses comandos estão no menu Draw e alguns deles

Leia mais

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro.

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro. 3 Principais comandos para desenhar e modificar Os principais comandos para desenho e modificações estão nas barras: Draw (desenhar) figuras 13a e Modify (modificar) figura 13b, que podem estão disponíveis

Leia mais

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro

Leia mais

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1.1- INTRODUÇÃO Este capítulo tem como objetivo principal familiarizar o usuário com a interface do AutoCAD 2011, isto é, a forma com a qual o usuário se comunica com o software

Leia mais

TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO

TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO Página 1/20 1. Visão Geral do Módulo CAR O módulo CAR foi desenvolvido para auxiliar o usuário na criação das geometrias (áreas, linhas e pontos) que serão utilizadas

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007

Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007 Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007 1 - Inicialmente, na Barra de Camadas clique no ícone (Gerenciador de Propriedades da Camada), para configurar o estilo de camada: 2 - Na caixa de

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

DESENHO DE PLANTA BAIXA EM SOFTWARE AUTOCAD 2000

DESENHO DE PLANTA BAIXA EM SOFTWARE AUTOCAD 2000 Glaucius Décio Duarte APOSTILA DESENHO DE PLANTA BAIXA EM SOFTWARE AUTOCAD 2000 CEFET/RS CEFET/RS - Curso de Edificações - Apostila de Informática Aplicada - Modulo 1 - S2 - Prof. Msc. Glaucius Décio Duarte

Leia mais

DESENHANDO COM PRECISÃO: OSNAP...

DESENHANDO COM PRECISÃO: OSNAP... R72,5 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 4 2 ABRINDO O AUTOCAD... 5 2.1 ÁREA DE TRABALHO... 5 2.2 JANELA DE COMANDOS... 6 2.3 SISTEMA DE COORDENADAS... 6 2.4 DICAS SOBRE OS BOTÕES DIREITO, CENTRAL E ESQUERDO DO

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Aula 03 Comandos de desenho. 1 Rectangle - Modo Simplificado: rec (via Teclado)

Aula 03 Comandos de desenho. 1 Rectangle - Modo Simplificado: rec (via Teclado) Aula 03 Comandos de desenho 1 Rectangle - Modo Simplificado: rec (via Teclado) Define um retângulo. É definido por dois cantos, formado pela sua diagonal. Acionando o Comando RECTANGLE: 1 Inicialmente

Leia mais

Gabarito. Desenho Arquitetônico

Gabarito. Desenho Arquitetônico Aula Questão Resposta - Quando queremos iniciar um documento do zero, devemos clicar em qual opção? Start Drawing. - Quando queremos iniciar um documento do zero, devemos clicar em qual opção? Start. -

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza Comando Move A principal maneira de deslocar objetos no AutoCad é através do comando Move. Para acessar o comando Move

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

CAPITULO II COMANDOS BÁSICOS. Menu Draw > Line Teclado: L <ENTER> (atalho) LINE

CAPITULO II COMANDOS BÁSICOS. Menu Draw > Line Teclado: L <ENTER> (atalho) LINE COMANDOS BÁSICOS LINE CAPITULO II Menu Draw > Line Teclado: L (atalho) Modelo: Command: LINE LINE Specify first point: P1 (Clique com botão esquerdo um ponto na tela) Specify next point

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 1 Audiência: Novos usuários do AutoCAD Pré-requisitos: Nenhum Tempo para ser completado: 15 minutos Neste tutorial Complete as lições deste tutorial na ordem.

Leia mais

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando uma mesa e cadeiras. Elaborado por:

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando uma mesa e cadeiras. Elaborado por: Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I Tutorial de Modelando uma mesa e cadeiras Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende Julho / 2005 2 Índice: Primeira etapa:

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Objetivos Métodos de seleção dos comandos de modificação; Criação de arrays retangulares - AR ; Criação de arrays polares - AR ; Entender

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Composição de Layout no MapInfo

Composição de Layout no MapInfo UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Composição de Layout no MapInfo Grazielle Anjos Carvalho Belo Horizonte, 2007 COMPOSIÇÃO

Leia mais

Módulo de Topografia Avançada. Curvas de nível.

Módulo de Topografia Avançada. Curvas de nível. Módulo de Topografia Avançada Curvas de nível. Esta ferramenta gera a triangulação e o cálculo das curvas de nível para a representação do relevo em estudo. O acesso a este recurso está no menu suspenso

Leia mais

fx-82ms fx-83ms fx-85ms fx-270ms fx-300ms fx-350ms

fx-82ms fx-83ms fx-85ms fx-270ms fx-300ms fx-350ms O uso da Calculadora Científica (Casio fx) fx-82ms fx-83ms fx-85ms fx-270ms fx-300ms fx-350ms Prof. Ms. Renato Francisco Merli 2013 1 Sumário 1. Antes de Começar... 2 2. Cálculos Básicos... 8 3. Cálculos

Leia mais

Principais comandos do AutoCad

Principais comandos do AutoCad Principais comandos do AutoCad A, ARC -> Desenha arcos. Deve-se sempre considerar o sentido anti-horário para o desenho dos arcos. ADC, ADCENTER -> O AutoCAD DesignCenter (ADC), semelhante ao Explorador

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Comandos vistos nas aulas F2 List (Time + enter) CIRCLE CONSTRUCTION LINE EXPLODE FILLET OFFSET OPTIONS POLYLINE RECTANGLE

Comandos vistos nas aulas F2 List (Time + enter) CIRCLE CONSTRUCTION LINE EXPLODE FILLET OFFSET OPTIONS POLYLINE RECTANGLE Comandos vistos nas aulas F2 List (Time + enter) ARC CAL CHAMFER CIRCLE COPY CONSTRUCTION LINE EDIT EXPLODE EXTEND FILLET JOIN LAYER LENGTHEN MIRROR MOVE OFFSET OPTIONS PEDIT POLYLINE RECTANGLE REGEN TRIM

Leia mais

PowerPoint 2003. Operações básicas, criação de uma apresentação, edição e formatação, inserção de gráficos e desenhos

PowerPoint 2003. Operações básicas, criação de uma apresentação, edição e formatação, inserção de gráficos e desenhos PowerPoint 2003 Operações básicas, criação de uma apresentação, edição e formatação, inserção de gráficos e desenhos Introdução Utilizamos o PowerPoint para serviços de criação de apresentações diversas.

Leia mais

OFICINA DE POWER POINT

OFICINA DE POWER POINT OFICINA DE POWER POINT Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Barra de Menus Modos de Visualização Painéis de Tarefas Barra de Ferramentas Desenho Profª. Maria Adelina Raupp Sganzerla

Leia mais

OpenOffice Calc Aula 4

OpenOffice Calc Aula 4 OpenOffice Calc Aula 4 Objetivos: Apresentar a criação de um gráfico no CALC, a partir dos dados em uma planilha Apresentar os diversos tipos de gráficos e suas aplicações (gráfico de coluna, de linha,

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA CALC para Windows OpenOffice.org 3.0: Manual do usuário A sua Planilha de Cálculos SUMÁRIO Introdução...3 Apresentando o OpenOffice.org Calc 3.0...4 Iniciando o Calc 3.0...4 Componentes Básicos da janela

Leia mais

Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga.

Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga. Tratamento de ferros inteligente Vigas Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga. Para qualquer detalhamento, a edição

Leia mais

INSTRUMENTOS USADOS Lápis e lapiseiras Os lápis médios são os recomendados para uso em desenho técnico, a seleção depende sobretudo de cada usuário.

INSTRUMENTOS USADOS Lápis e lapiseiras Os lápis médios são os recomendados para uso em desenho técnico, a seleção depende sobretudo de cada usuário. INSTRUMENTOS USADOS Lápis e lapiseiras Os lápis médios são os recomendados para uso em desenho técnico, a seleção depende sobretudo de cada usuário. INSTRUMENTOS USADOS Esquadros São usados em pares: um

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos, projetos, aulas e afins em slides coloridos e

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 11. 1.1. Visualização do Sistema de Coordenadas Corrente

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 11. 1.1. Visualização do Sistema de Coordenadas Corrente TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 11 1. SISTEMA DE COORDENADAS DO USUÁRIO 1.1. Visualização do Sistema de Coordenadas Corrente 1.2. Controle da posição e da visibilidade do ícone UCS 1.3. Criação

Leia mais

Formador: Carlos Maia

Formador: Carlos Maia Formador: Carlos Maia Iniciar o MS Excel MS Excel - Introdução 1 Ajuda Se ainda não estiver visível a ajuda do Excel do lado direito do ecrã, basta clicar sobre Ajuda do Microsoft Excel no menu Ajuda,

Leia mais

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes)

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) Observação: Os passos 1 a 5 podem ser iguais aos abordados na AULA_03 Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões

Leia mais

Para criar uma nova apresentação: 1.Escolha a opção Apresentação em Branco Clique no botão Ok

Para criar uma nova apresentação: 1.Escolha a opção Apresentação em Branco Clique no botão Ok Microsoft P ow erp oint Apresentação Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um data

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS ALTO PARAOPEBA PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 2D. (notas de aula)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS ALTO PARAOPEBA PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 2D. (notas de aula) PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 2D (notas de aula) Prof a. Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco Porto Agosto 2010 Projeto e Computação Gráfica Módulo 2D - 1 Professores Prof a Renata

Leia mais

Como produzir um texto no computador.

Como produzir um texto no computador. Como produzir um texto no computador. Antes de aprender como produzir um texto no computador e algumas das funcionalidades básicas que o processador de texto oferece, deve ler os seguintes tutoriais: Conhecer

Leia mais

Aprendendo AutoCAD 2011

Aprendendo AutoCAD 2011 Samuel João da Silveira Aprendendo AutoCAD 2011 Simples e Rápido Visual Books Sumário Prefácio...15 Introdução...17 Capítulo 1 - Inicializando o AutoCAD...19 1.1 Criar um Novo Desenho... 22 1.2 Definindo

Leia mais

WINDOWS EXPLORER. O organizador

WINDOWS EXPLORER. O organizador O organizador No Windows XP, tudo o que há dentro do computador como programas, documentos, arquivos de dados e unidades de disco, torna-se acessível em: Windows Explorer (Iniciar / Todos os Programas

Leia mais

Com este tutorial, temos por objetivo determinar a distância entre duas localidades.

Com este tutorial, temos por objetivo determinar a distância entre duas localidades. Tutorial 2 Introdução Para determinar a distância entre duas localidades, basta simplesmente selecionar um recurso de medida de distância (Measure tool) e clicar sobre cada uma das localidades. Entretanto,

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIE ZOOM

TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIE ZOOM TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIE ZOOM Introdução. Este guia ensina de forma prática como transferir dados das estações Totais Geomax Zoom 20/30 para o software Topograph e vice versa. Configurando o Equipamento

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

No sub menu de perfil temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma

No sub menu de perfil temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma Módulo de Topografia Avançada Perfil. Esta ferramenta gera uma representação em corte longitudinal da superfície física do terreno. O acesso a este recurso está no menu suspenso Posição, Perfil: delas.

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

12.1 - Inserção de Ponto de Entrada. Autoenge Módulo Automação Página 1

12.1 - Inserção de Ponto de Entrada. Autoenge Módulo Automação Página 1 12 - Módulo Automação Residencial - Autopower Manual de utilização Módulo Automação Residencial Para maiores informações, acesse www.autoenge.com.br ou por email suporte@autoenge.com.br 12.1 - Inserção

Leia mais

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br TUTORIAL PMS CARD Acesse o site: www.pmscard.com.br FAÇA O LOGIN Para fazer o login digite o seu e-mail e senha e clique em entrar. SELECIONE A EMPRESA Selecione a empresa na qual deseja utilizar clicando

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. MICROSOFT WORD 2010.... 3 1.1 INICIANDO O WORD 2010.... 3 2. Pagina Inicial.... 6 2.1 Aba arquivo...

Leia mais

Av. Paulo VI, 1952- Sumaré. 01262-010 São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) 3868-0822 Fax: (11)3673-0702 http://www.hezolinem.

Av. Paulo VI, 1952- Sumaré. 01262-010 São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) 3868-0822 Fax: (11)3673-0702 http://www.hezolinem. ÍNDICE 1 - INTERFACE/TECLAS... 3 2 - LIGANDO O EQUIPAMENTO... 4 3 - CRIANDO UM WAYPOINT... 4 4 - CRIANDO UMA TRILHA... 7 4.1 Apagando traçados... 7 4.2 Criando Trilhas... 8 - Posicione-se no ponto de partida

Leia mais

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 GUIA DE USO Aula 2 1. Abra o aplicativo clicando no atalho na área de trabalho. 2. Clique no botão Novo projeto ou clique o comando - (ctrl + N). 3. NA janela DADOS DO PROJETO,

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6 SUMÁRIO 1. Instalação... 1 2. Operações... 3 2.1 Comunicação... 4 2.1.1 Modo... 4 2.1.2 Ethernet... 5 2.1.3 Serial... 6 2.1.4 Configurações da placa de rede... 6 2.2 Edição base... 7 2.2.1 Produto... 7

Leia mais

MAPA GEOIDAL DE CAMPINAS

MAPA GEOIDAL DE CAMPINAS MAPA GEOIDAL DE CAMPINAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMO DE USO E COMPROMISSO As informações contidas neste aplicativo Mapa Geoidal, são fornecidas com o entendimento de que não há garantia de serem exatas,

Leia mais

TEKLYNX LABEL MATRIX

TEKLYNX LABEL MATRIX TEKLYNX LABELMATRIX Tutorial LABEL MATRIX LM2015_tutorial_pt_220415 As informações nesse manual não são obrigatórias e podem ser modificadas sem autorização prévia. O fornecimento do software descrito

Leia mais

16 - SCARTA. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra na área de trabalho (Fig.1). Fig.1- Ícone do SCARTA

16 - SCARTA. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra na área de trabalho (Fig.1). Fig.1- Ícone do SCARTA 16 - SCARTA Módulo do SPRING que permite editar uma carta e gerar arquivo para impressão, permitindo a apresentação na forma de um documento cartográfico. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra

Leia mais

Você vai começar criando o fundo Após criar o fundo, você aplicará o resto dos gráficos e texto da publicidade.

Você vai começar criando o fundo Após criar o fundo, você aplicará o resto dos gráficos e texto da publicidade. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Este tutorial apresenta as ferramentas de layout e organização

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática Caderno 2 CONTEÚDO MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a FreeCAD M a n

Leia mais

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de uma Polia Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

Ferramentas de desenho

Ferramentas de desenho É na barra de desenho que estão localizadas as principais ferramentas de construção de figuras. Geralmente esta barra localiza-se na parte inferior do ambiente de trabalho. Se essa barra não estiver sendo

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas 50 II. Para mover um arquivo, pasta, objeto dentro do Windows: 1) Clique com o mouse sobre a pasta, arquivo a serem movidos; 2) Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado; 3) Arraste o objeto para

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007 4 Desenhando com precisão 4.1 Barra de Status e Teclas de Funções A barra de Status está localizada abaixo da linha de comando (figura 2), onde visualizamos as coordenadas do cursor e várias opções de

Leia mais

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÕES COMENTADAS Prof.: Erion Monteiro Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União Nível Superior Cargo 1 Analista Administrativo 11/9/2010 Sequencial 015

Leia mais

AULA 2 Planos, Vistas e Temas

AULA 2 Planos, Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos, Vistas e Temas Essa aula apresenta os conceitos de Plano de Informação, Vista e Tema e suas manipulações no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1. Abra o

Leia mais

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas.

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. Formatação de Células Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. O recurso de formatação de células é um recurso muito utilizado. Ele permite

Leia mais

WEBGIS Sistema Informativo Territorial

WEBGIS Sistema Informativo Territorial PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA WEBGIS Sistema Informativo Territorial MANUAL DE UTILIZAÇÃO Autor: Rony Camargo de Brito Primeira edição: 20-06-2008 Atualizado: 08-10-2008 Todos os Direitos Reservados

Leia mais

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção...

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção... Layout de Etiquetas ÍNDICE Tela de Configuração...03 Dados de Etiqueta...04 Configuração da Impressora...05 Configuração do Papel...06 Itens para Inserção...07 Recursos...08 Configurações dos Itens Selecionados...09

Leia mais

EXPORTAÇÃO E IMPRESSÃO DE DADOS NO DATAGEOSIS 2.3

EXPORTAÇÃO E IMPRESSÃO DE DADOS NO DATAGEOSIS 2.3 GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 EXPORTAÇÃO E IMPRESSÃO DE DADOS NO DATAGEOSIS 2.3 Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico ÍNDICE: 1. INTRODUÇÃO... 3 2. EXPORTAÇÃO

Leia mais

Usando o NVU Parte 2: Inserindo imagens

Usando o NVU Parte 2: Inserindo imagens Usando o NVU Parte 2: Inserindo imagens Simão Pedro P. Marinho Para uso exclusivo por alunos da PUC Minas Inserindo uma imagem que está no seu computador Inserindo uma imagem que já está na Internet Inserindo

Leia mais

COMANDOS BÁSICOS DE AUTOCAD

COMANDOS BÁSICOS DE AUTOCAD Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Ilha Solteira MINI-CURSO COMANDOS BÁSICOS DE AUTOCAD Apostila gentilmente fornecida pelo PET - Elétrica. Marcelo Augusto Assunção Sanches

Leia mais

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas.

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas. Capítulo 6- Impressão, inserção de cotas e atributos Quando você cria um desenho no ProgeCAD, deve lembrar que este desenho, na grande maioria dos casos, será impresso. Numa primeira abordagem foi indicado

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 07 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Definição de Planilha Eletrônica

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 07 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Definição de Planilha Eletrônica PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 07 1. OBJETIVO Apresentar a planilha eletrônica MS-Excel e algumas de suas operações básicas, incluindo inserção de fórmulas, utilização de funções da planilha e a criação

Leia mais