Educador: Luciola Santos C. Curricular: História Data: / /2013 Estudante: 7 Ano Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL 7º Ano Cap 1e 2 Feudalismo e Francos Cap 6 Mudanças no feudalismo Cap 7 Fortalecimento dos reis nas monarquias européias Cap 10 As Grandes Navegações Cap 8 Renascimento e Humanismo Cap 9 Reforma e Contra-Reforma RELIGIÃO Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo com servos trabalhando. Questão 01 Quais as características que tornaram a Igreja Católica a instituição mais poderosa da Idade Média? Questão 02 Por que o colonato e o comitatus foram importantes para a formação da sociedade medieval?
Questão 03 No quadro abaixo as características do CLERO E A NOBREZA. CLERO NOBREZA Questão 04 Sabemos que a Igreja Católica foi a mais importante instituição do período medieval. Sendo assim, Carlos Magno percebeu a importância da aliança entre o Rei Franco e o Papado. Por que essa aliança foi tão importante? Questão 05 Sabe-se que a Igreja Católica foi a instituição que conseguiu num momento de grandes conflitos, manter a unicidade da Europa. Sabe-se também que a Igreja Católica para manter sua organização aperfeiçoou sua hierarquia em cargos diferentes. Que cargos eram esses e quais eram suas principais características?
Questão 06 Explique os cinco principais motivos para a ocorrência das cruzadas? Questão 07 O movimento das cruzadas foi bom e ruim ao mesmo tempo para os cristãos. Os cruzadistas não conseguiram seu objetivo principal, mas saíram ganhando muito em outras situações. Responda: que objetivo principal não foi atingido, e que outros ganhos os cruzadistas tiveram? Questão 08 No período que sucede o feudalismo, instaura-se na Europa um momento de grandes modificações, entre elas a principal foi a ligação entre Rei e Burguesia. Como o Rei auxiliava a Burguesia e como a Burguesia auxiliava o Rei?
Questão 09 Explique as duas atitudes principais dos Reis para fortalecer seu poder no Estado Absolutista? Questão 10 A DIFÍCIL VIDA NO MAR A dieta dos portugueses em alto mar era primordialmente de goiabada e biscoito, pois a carne levada pelos navegadores acabava muito antes do que eles imaginassem. Afinal as viagens duravam muitos meses e até anos. Os portugueses durante as viagens morriam de muitos problemas de saúde devido às más condições dos navios. Se fôssemos navegadores nem a recompensa seria doce, pois a maioria dos pagamentos era feito em especiarias, principalmente em pimenta. Pedro Álvares Cabral, sozinho. Recebeu 58 carregamentos, nesse caso a pimenta nos olhos desse navegador foi refresco! a) Qual foi a maior barreira a ser rompida pelos navegadores portugueses? b) Em busca de quê estavam os portugueses?
Questão 11 Preencha o quadro abaixo colocando os principais valores renascentistas em comparação aos valores medievais: O tempo pertence a Deus. É pecado emprestar dinheiro a juros. A fé é mais importante que a razão. Todas as pessoas consideravam-se membros da cristandade. Deus está no centro das atenções. O corpo é fonte de pecado. Questão 12 A Europa passou por um movimento político religioso de extrema grandeza. Esse período foi marcado por revoluções que se denominaram Reforma e Contra-Reforma. Seu trabalho é dizer qual a diferença entre Reforma e Contra-Reforma: Questão 13 Sobre Calvino e Lutero complete o quadro abaixo colocando as principais idéias de suas doutrinas: CALVINISMO LUTERANISMO
Questão 14 ABSOLUTISMO OU ANTIGO REGIME A partir do século XVII, até a Revolução Francesa (1789) e mesmo entrando no século XIX (a Restauração de 1814-1848), vigorou na Europa o regime político denominado Absolutismo. Foi o ponto de chegada de um processo iniciado na Idade Média e que representou a derrota da nobreza pela monarquia e a afirmação do soberano (Rei) e do Estado nacional. Isso foi possível pelo cansaço das guerras de religião, pela riqueza provinda das novas descobertas e o apoio da burguesia.o Absolutismo foi o regime da centralização: os soberanos passaram a concentrar todos os poderes, ficando os cidadãos excluídos de qualquer participação e controle na vida pública. A base social do Absolutismo era o privilégio: honras, riquezas e poderes eram reservados a um pequeno grupo de pessoas. Vários países passaram pelo processo de centralização do poder, entre eles: Espanha, França, Portugal e Inglaterra. Coloque no quadro abaixo as principais características mercantilistas de centralização de cada um desses 4 países. Espanha França Inglaterra Portugal A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento. Platão