Exercício de Fixação: Características Gerais da Microbiota do Homem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exercício de Fixação: Características Gerais da Microbiota do Homem"

Transcrição

1 Exercício de Fixação: Características Gerais da Microbiota do Homem Conceitue Microbiota. 2- Como é feita a identificação da microbiota de uma amostra de um ambiente específico através de métodos de cultura? 3- Como é feita a identificação da microbiota de uma amostra de um ambiente específico através de métodos moleculares? 4- O que é um metagenoma obtido de uma amostra de um ambiente específico? 5- Qual a principal diferença na taxonomia dos micro-organismos identificados nos métodos de cultura e de metagenômica? 6- Conceitue microbiota do corpo humano. 7- Dê exemplos de sítios anatômicos do corpo humano que apresentam uma microbiota permanente. 8- Dê exemplos de sítios anatômicos do corpo humano que não apresentam uma microbiota permanente. 9- Em relação a microbiota do corpo humano, o que significa DISBIOSE? 10- Cite exemplos de efeitos benéficos que podem ser correlacionados à microbiota residente. 11- A pelo apresenta uma microbiota permanente que pode variar dependendo do sítio anatômico pesquisado. Dê exemplos dos diferentes tipos de pele? 12- O que influencia o desenvolvimento da microbiota permanente nos diferentes tipos de pele? 13- Quais os termos conceituais utilizados para caracterizar os micro-organismos da microbiota permanente de indivíduos sadios? 14- Conceitue microrganismo comensal. 15- Conceitue microrganismo simbionte. 16- Conceitue microrganismo saprófita. 17- Conceitue microrganismo patogênico. 18- Conceitue microrganismo oportunista. 19- Conceitue microrganismo patógeno estrito. 20- Cite um exemplo de um microrganismo considerado patógeno estrito. 21- Cite um exemplo de um microrganismo considerado oportunista. 22- Conceitue microbiota residente. 23- Conceitue microbiota transitória. 24- Como se dá a aquisição de microrganismos que formam a microbiota transitória?

2 25- Conceitue estado de portador. 26- Conceitue portador convalescente. 27- Conceitue portador intermitente. 28- Conceitue portador persistente. 29- Dê exemplos de microrganismos que podem determinar o estado de portador convalescente. 30- Dê exemplos de doenças que podem determinar o estado de portador convalescente. 31- Dê exemplos de microrganismos que podem determinar o estado de portador intermitente. 32- Dê exemplo de microrganismo que pode determinar o estado de portador persistente. 33- Do ponto de vista epidemiológico, qual o papel dos indivíduos portadores na transmissão das doenças bacterianas? 34- Como se dá a aquisição de micro-organismos para a formação da microbiota de um recém-nascido obtido por parto vaginal? 35- Como se dá a aquisição de micro-organismos para a formação da microbiota de um recém-nascido obtido por parto cesáreo? 36- No parto vaginal o concepto passa pelo canal de parto da mãe sendo colonizado por microorganismos oriundos da microbiota vaginal. Quais micro-organismos eventualmente presentes nesta microbiota que podem oferecer risco ao recém-nascido? 37- Cite os principais fatores que alteram qualitativa ou quantitativamente a microbiota residente. 38- Qual é o tamanho da população bacteriana no estômago? 39- Cite exemplos de micro-organismos que podem ser encontrados na microbiota residente estomacal. 40- Qual a origem dos micro-organismos da microbiota transitória estomacal? 41- Qual o mecanismo de adaptação do Helicobacter pylori para colonização da mucosa estomacal? 42- Quais as consequências da colonização da mucosa estomacal pelo Helicobacter pylori? 43- Qual a etiologia da Gastrite Infeciosa? 44- Qual a importância epidemiológica do estado de portador intestinal de Salmonella em manipuladores de alimentos? 45- Qual a importância epidemiológica do estado de portador nasal de Staphylococcus aureus em manipuladores de alimentos? 46- Qual a importância epidemiológica do estado de portador de Corynebacterium diphtheriae no trato respiratório superior? 47- Qual a importância epidemiológica do estado de portador de Neisseria meningitidis no trato respiratório superior? 48- Qual a importância em microbiologia médica do estado de portador nasal de Staphylococcus aureus? 49- Qual a influência dos procedimentos de lavagem com água e sabão na microbiota residente.

3 50- Qual a influência dos procedimentos de lavagem com água e sabão na microbiota transitória. 51- Qual a influência dos procedimentos de degermação na microbiota residente. 52- Qual a influência dos procedimentos de degermação na microbiota transitória. 53- Qual a influência dos procedimentos de antissepsia na microbiota residente. 54- Qual a influência dos procedimentos de antissepsia na microbiota transitória. 55- Após quanto tempo dos procedimentos de limpeza/antissepsia existe recomposição da microbiota residente da pele? 56- Qual a origem dos micro-organismos que farão a recomposição da microbiota residente da pele após os procedimentos de limpeza/antissepsia? 57- Quais os anexos da pele que podem ser considerados locais inacessíveis aos procedimentos de limpeza/antissepsia? 58- Cite exemplos de gêneros/espécies bacterianas representantes típicas da microbiota residente dos seguintes sítios anatômicos: a) Pele; b) Boca; c) Orofaringe/Laringe; d) Intestino delgado; e) Intestino grosso. 59- Qual o tamanho da população bacteriana da pele do: a) antebraço? b) axila; c) couro cabeludo. 60- Cite exemplos de bactérias anaeróbias estritas existentes na microbiota residente da pele. 61- Quais os principais mecanismos de controle da microbiota da pele? 62- Em relação a microbiota do trato digestório, responda o que se pede: Local Estômago Duodeno Jejuno Íleo proximal Íleo distal Cólons População Tipo respiratório Microbiota Residente Prevalente Exemplos de Gêneros/Espécies 63- Cite exemplos de mecanismos físicos de controle da microbiota. 64- Cite exemplos de mecanismos químicos de controle da microbiota. 65- Cite exemplos de mecanismos fisiológicos de controle da microbiota. 66- Cite exemplos de mecanismos biológicos de controle da microbiota. 67- De que maneira a integridade do epitélio auxilia no controle da microbiota? 68- De que maneira a ocupação de receptores celulares por membros da microbiota residente auxilia no controle da microbiota? 69- De que maneira o muco auxilia no controle da microbiota? 70- De que maneira o movimento ciliar auxilia no controle da microbiota? 71- De que maneira o cerume auxilia no controle da microbiota?

4 72- De que maneira o antagonismo/amensalismo de membros da microbiota residente auxilia no controle da microbiota? 73- O que é antagonismo microbiano? 74- O que é amensalismo microbiano? 75- Explique como ocorre o amensalismo determinado pela microbiota residente vaginal de mulheres com um ciclo menstrual funcionante à microrganismos invasores? 76- O que é gnotobiologia? 77- Quais as regiões do trato respiratório que apresentam normalmente microbiota residente? Cavidade Nasal Laringe Faringe Traqueia Terço superior Terço inferior Brônquios Bronquíolos Alvéolos 78- Quais as regiões do trato urinário que apresentam normalmente microbiota residente? Pelve Renal Ureter Bexiga Uretra Proximal Uretra Distal 79- Quais as regiões do trato genital feminino que apresentam normalmente microbiota residente? Tubas Uterina Útero Endocérvice Ectocérvice Vagina 80- Classifique os sítios anatômicos/materiais biológicos abaixo como estéril (não possuem normalmente microbiota residente) e não estéril (possuem normalmente microbiota residente): Cérebro Pele Cavidade Peritoneal Pulmão Fígado Pericárdio Mucosa Oral Vesícula Biliar Sangue Tecido Muscular Pâncreas Tecido Conjuntivo Liquor Fezes Urina Escarro Saliva Cerume 81- Cite um mecanismo físico de controle da microbiota presente tanto na pele e como nas mucosas. 82- Cite um mecanismo físico típico de controle da microbiota da mucosa do trato respiratório. 83- Cite um mecanismo físico típico de controle da microbiota dos diferentes sítios anatômicos do trato digestório. 84- Cite mecanismos químicos de controle da microbiota da pele. 85- Cite um mecanismo químico de controle da microbiota do estômago. 86- Cite os mecanismos químicos de controle da microbiota do duodeno. 87- Cite um mecanismo químico de controle de microrganismos invasores típico do trato urinário. 88- Cite um mecanismo de controle de microrganismos invasores típico do trato genital feminino. 89- Cite os mecanismos anatômicos de controle da microbiota do trato digestório.

5 90- Cite uma ação fisiológica de controle de microbiota comum as mucosas do trato respiratório, urinário e digestório? 91- Cite uma ação fisiológica de controle de microbiota da mucosa do trato respiratório. 92- Cite uma ação fisiológica de controle de microbiota da mucosa do trato digestório. 93- Cite mecanismos biológicos de controle de microbiota da mucosa do trato respiratório. 94- Como as bactérias da microbiota residente podem fazer antagonismo a outras bactérias consideradas competidoras destas. 95- Como as bactérias da microbiota residente podem fazer amensalismo a outras bactérias consideradas competidoras destas. 96- Cite efeitos desfavoráveis ao hospedeiro da microbiota residente da cavidade oral. 97- Cite efeitos desfavoráveis ao hospedeiro da microbiota residente da pele da axila. 98- Cite efeitos desfavoráveis ao hospedeiro da microbiota residente da pele dos pés. 99- Explique como se dá a influência dos hormônios sexuais femininos na microbiota residente vaginal? 100- Cite alguns efeitos desfavoráveis da microbiota residente à saúde do homem O que é bromidrose e qual a sua relação com a microbiota? 102- O que é halitose e qual a sua relação com a microbiota? 103- O que é colite pseudomembranosa e qual a sua relação com a microbiota? 104- Como ocorre a cárie Defina bacteremia fisiológica Qual o agente da candidíase? 107- Quais os tipos de candidíase mais frequentes? 108- Quais são os fatores que favorecem a ocorrência de candidíase vaginal? 109- Quais são os fatores que favorecem a ocorrência de candidíase cutânea? 110- Qual as consequências dos quadros de candidíase em imunocomprometidos? 111- O que são compostos sulfurados voláteis (CSV)? 112- Qual a origem dos compostos sulfurados voláteis (CSV)? 113- Que fator geralmente pode ser considerado determinante da candidíase cutânea? 114- Que fator geralmente pode ser considerado determinante da candidíase oral? 115- Que fator geralmente pode ser considerado determinante da candidíase esofágica? 116- O que é colite pseudomembranosa? 117- Que situação clínica geralmente determina a colite pseudomembranosa?

6 118- O que é bacteremia fisiológica? 119- O que são animais germ free? 120- Conceitualmente prebióticos? 121- Conceitue probióticos? 122- Qual o benefício ao hospedeiro determinado pela ingestão regular de prebióticos? 123- Qual o benefício ao hospedeiro determinado manutenção de uma população de probióticos endógenos no trato digestório? 124- Qual o benefício ao hospedeiro determinado ingestão regular de probióticos exógenos? 125- Quimicamente, o que são prebióticos? 126- O que são FOS? 127- O que é inulina? 128- Cite exemplos de vegetais que apresentam quantidades elevadas de inulina Qual a principal ação esperada dos prebióticos in vivo? 130- O que são Ácidos Graxos de Cadeia Curta = SCFA? 131- Quais os principais ácidos orgânicos que compõem os SCFA? 132- Metabolicamente, qual a importância dos SCFA para os colonócitos? 133- Qual o principal efeito de um suprimento adequado de SCFA para os tecidos da parede dos cólons?

Exercício de Fixação: Características Gerais da Microbiota do Homem

Exercício de Fixação: Características Gerais da Microbiota do Homem Exercício de Fixação: Características Gerais da Microbiota do Homem 02-2018 1- Conceitue Microbiota. 2- Como é feita a caracterização da microbiota de amostras de materiais através de métodos de cultura?

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MICROBIOTA HUMANA

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MICROBIOTA HUMANA 1 CONCEITOS IMPORTANTES DE MICROBIOTA MICROBIOTA: conjunto de microrganismos presente em um ambiente específico. Ex.: microbiota: do ar de interiores; da água do mar; do solo;... Como é determinada? Métodos

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MICROBIOTA DO HOMEM

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MICROBIOTA DO HOMEM 1 CONCEITOS IMPORTANTES MICROBIOTA: conjunto de microrganismos presente em um ambiente específico. Ex.: microbiota: do ar de interiores; da água do mar; do solo;... Como é determinada? Métodos de Cultura:

Leia mais

Microbiota Normal do Corpo Humano

Microbiota Normal do Corpo Humano Microbiota Normal do Corpo Humano Microbiota Microbiota Microflora Flora indígena São termos usados para denominar os microrganismos que habitam o corpo humano e interagem de forma benéfica. Flora normal

Leia mais

6.3.5 Digestão nos Moluscos Digestão nos Anelídios Digestão nos Artrópodes Digestão nos Equinodermos

6.3.5 Digestão nos Moluscos Digestão nos Anelídios Digestão nos Artrópodes Digestão nos Equinodermos SUMÁRIO I Sistemas de Nutrição... 01 1 Noções Gerais Sobre Metabolismo... 01 1.1 Conceito... 01 1.2 Generalidades... 01 1.3 Metabolismo e Nutrição... 02 1.4 Divisão do Metabolismo... 02 1.4.1 Anabolismo...

Leia mais

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Senador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: www.sei-cesucol.edu.br e-mail: sei-cesucol@vsp.com.br FACULDADE

Leia mais

Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre. Fornecimento e uso de energia

Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre. Fornecimento e uso de energia Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre Fornecimento e uso de energia Observe a imagem a seguir para responder às questões 1, 2 e 3. Questão 1 Se retirarmos metade de nosso fígado, em poucos meses, ele se regenerará

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina VET100 Histologia Veterinária

Programa Analítico de Disciplina VET100 Histologia Veterinária 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Veterinária - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 7 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 7 Períodos

Leia mais

21/03/2017. Microbiota Residente, Indígena ou Autóctone do Corpo Humano. Características da Microbiota Residente

21/03/2017. Microbiota Residente, Indígena ou Autóctone do Corpo Humano. Características da Microbiota Residente Características da Microbiota Residente Interação dinâmica entre a microbiota residente e o hospedeiro. Microbiota Residente, Indígena ou Autóctone do Corpo Humano Prof. Dr. Mario Julio Avila-Campos http://www.icb.usp.br/bmm/mariojac

Leia mais

24/11/2015. Biologia de Microrganismos - 2º Semestre de Prof. Cláudio 1. O mundo microbiano. Profa. Alessandra B. F. Machado

24/11/2015. Biologia de Microrganismos - 2º Semestre de Prof. Cláudio 1. O mundo microbiano. Profa. Alessandra B. F. Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA Relação bactéria-hospedeiro Profa. Alessandra B. F. Machado O mundo microbiano Os microrganismos são ubíquos.

Leia mais

Microbiota Residente, Indígena ou Autóctone do Corpo Humano

Microbiota Residente, Indígena ou Autóctone do Corpo Humano Microbiota Residente, Indígena ou Autóctone do Corpo Humano Prof. Dr. Mario Julio Avila-Campos http://www.icb.usp.br/bmm/mariojac Características da Microbiota Residente Interação dinâmica entre a microbiota

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina VET107 Anatomia e Fisiologia Animal

Programa Analítico de Disciplina VET107 Anatomia e Fisiologia Animal Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Veterinária - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1 Tecido Epitelial 1. CAPÍTULO 2 Tecido Conectivo 11. CAPÍTULO 3 Tecido Adiposo 25. CAPÍTULO 4 Cartilagem 31. CAPÍTULO 5 Osso 41

Sumário. CAPÍTULO 1 Tecido Epitelial 1. CAPÍTULO 2 Tecido Conectivo 11. CAPÍTULO 3 Tecido Adiposo 25. CAPÍTULO 4 Cartilagem 31. CAPÍTULO 5 Osso 41 Sumário CAPÍTULO 1 Tecido Epitelial 1 PRANCHA 1 Epitélios simples pavimentoso e cúbico 2 PRANCHA 2 Epitélios simples cilíndrico e pseudoestratificado 4 PRANCHA 3 Epitélios estratificados 6 PRANCHA 4 Epitélio

Leia mais

2.3. Sistema Digestivo

2.3. Sistema Digestivo Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio Sistemas de Órgãos e Metabolismo Celular Nutrientes Energia CÉLULA Dióxido de Carbono Oxigénio Água Água Mitocôndria Os sistemas de órgãos

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CBI118 Anatomia Humana

Programa Analítico de Disciplina CBI118 Anatomia Humana Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Micro-organismos eucariotas que nos colonizam (I)

Micro-organismos eucariotas que nos colonizam (I) Micro-organismos eucariotas que nos colonizam (I) As ferramentas moleculares, cada vez mais rápidas e precisas, nos permitem enxergar cada vez mais o mundo microbiano, em qualquer ambiente que ele estiver.

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Associe as colunas. (A) Fígado

Leia mais

Valorização Clínica Achados Laboratoriais Colonização vs Infecção

Valorização Clínica Achados Laboratoriais Colonização vs Infecção Valorização Clínica Achados Laboratoriais Colonização vs Infecção 8º Seminário Prevenção e Controlo de Infecção Ermesinde 6 Junho 2017 Tiago Teixeira MD CHVNG/E GCR PPCIRA ARSN Colheita Preenchimento da

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / Lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo 04 Fornecimentoo e uso de energia

Leia mais

Sumário. Estrutura e Desenvolvimento Embrionário dos Sistemas de Órgãos.

Sumário. Estrutura e Desenvolvimento Embrionário dos Sistemas de Órgãos. Sumário Estrutura e Desenvolvimento Embrionário dos Sistemas de Órgãos 1 Sistemas de Órgãos e Desenvolvimento das Cavidades Corporais 1.1 Definições, Visão Geral e Evolução das Cavidades Corporais 2 1.2

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Histologia Especial Código da Disciplina: VET203 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta da disciplina: 2 P Faculdade responsável: Medicina Veterinária Programa

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 3. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA Fazer o aluno conhecer o organismo animal estruturalmente e funcionalmente.

PLANO DE ENSINO. 3. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA Fazer o aluno conhecer o organismo animal estruturalmente e funcionalmente. PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Agronomia Professores: Bianca Ximenes de Abreu Período/ Fase: 3º Semestre: 1º Ano: 2011 Disciplina:

Leia mais

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero a) Que números indicam artérias e veias? b) Que números indicam vasos por onde circulam sangue

Leia mais

Sumário. Estrutura e Desenvolvimento Embrionário dos Sistemas de Órgãos

Sumário. Estrutura e Desenvolvimento Embrionário dos Sistemas de Órgãos Estrutura e Desenvolvimento Embrionário dos Sistemas de Órgãos Sistemas de Órgãos e Desenvolvimento das Cavidades Corporais Sistema Urinário.. Visão Geral............................................ 0

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 206/2002 D.O.U. 29/01/2002 ORGANIZAÇÃO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA CNPJ:

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 206/2002 D.O.U. 29/01/2002 ORGANIZAÇÃO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA CNPJ: FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE Credenciada pela Portaria/MEC nº 206/2002 D.O.U. 29/01/2002 ORGANIZAÇÃO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA CNPJ: 03.866.544/0001-29 e Inscrição Municipal nº 005.312-3

Leia mais

Órgãos Internos PROMETHEUS. Atlas de Anatomia

Órgãos Internos PROMETHEUS. Atlas de Anatomia Órgãos Internos PROMETHEUS Atlas de Anatomia Sumário Estrutura e Desenvolvimento Embrionário dos Sistemas de Órgãos 1 Sistemas de Órgãos e Desenvolvimento das Cavidades Corporais 1.1 Definições, Visão

Leia mais

PRÓBIÓTICOS-PREBIÓTICOS E MICROBIOTA

PRÓBIÓTICOS-PREBIÓTICOS E MICROBIOTA 1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS Década...... 50 60 70 80 90 Novos Aditivos (conservantes, estabilizantes, espessantes, corantes,...) para garantir um maior Prazo de Validade e uma

Leia mais

Plano de Ensino da Disciplina

Plano de Ensino da Disciplina Plano de Ensino da Disciplina Disciplina: Anatomia Aplicada à Fonoaudiologia I Código da disciplina: MOF019 Classificação: Obrigatória Período do Curso: 1º período N.º de créditos: 03 créditos Carga horária:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano Ciências Biológicas 1º 1º

Leia mais

O processo digestivo

O processo digestivo O processo digestivo Esôfago Estômago e intestino delgado Intervenções cirúrgicas Reação enzimática Influência do processo digestivo na Microbiota Obesidade e hábitos alimentares Doenças Agudas ou Crônicas

Leia mais

5º Ano Ensino Fundamental Material do Estudante

5º Ano Ensino Fundamental Material do Estudante 5º Ano Ensino Fundamental Material do Estudante CIÊNCIAS DA NATUREZA 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATERIAL PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR Atividades que podem colaborar para o desenvolvimento das habilidades avaliadas

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA PÓS DESINFECÇÃO DE ENDOSCÓPIOS E COLONOSCÓPIOS DE UM HOSPITAL DA CIDADE DE SÃO PAULO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Marco B I O L O G I A EMBRIOLOGIA HUMANA ORGANOGÊNESE. Ao final da Organogênese, a ectoderme dá origem às seguintes estruturas:

Marco B I O L O G I A EMBRIOLOGIA HUMANA ORGANOGÊNESE. Ao final da Organogênese, a ectoderme dá origem às seguintes estruturas: VEST Marco @vestmapamental B I O L O G I A EMBRIOLOGIA HUMANA ORGANOGÊNESE Ao final da Organogênese, a ectoderme dá origem às seguintes estruturas: Durante a organogênese também ocorrem modificações na

Leia mais

Sistema digestório. Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: SISTEMA DIGESTÓRIO. Msc. Bruno Aleixo Venturi

Sistema digestório. Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível:   SISTEMA DIGESTÓRIO. Msc. Bruno Aleixo Venturi Sistema digestório Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: www.portaldoaluno.bdodonto.com.br SISTEMA DIGESTÓRIO Msc. Bruno Aleixo Venturi ? A digestão começa pela boca Funções Mecânica Transporte

Leia mais

Uma grande área da biologia é responsável pelo estudo das reações químicas que acontecem no nosso organismo, chamada Fisiologia Humana

Uma grande área da biologia é responsável pelo estudo das reações químicas que acontecem no nosso organismo, chamada Fisiologia Humana Aula 1 Fisiologia Humana Nosso organismo ele necessita de alguns elementos para manter o funcionamento perfeito, são eles: água, ar, alimento e etc, se alguns desses faltar no organismo, o mesmo vai reagir

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 8º ANO Ciências Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina AGR484 Anatomia, Fisiologia e Higiene Animal

Programa Analítico de Disciplina AGR484 Anatomia, Fisiologia e Higiene Animal 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento: II Carga

Leia mais

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5.

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Associe as colunas.

Leia mais

01- Qual é o nome dado ao sistema responsável pela extração dos nutrientes dos alimentos e como podemos classificar este processo? R.

01- Qual é o nome dado ao sistema responsável pela extração dos nutrientes dos alimentos e como podemos classificar este processo? R. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Qual é o nome dado ao sistema responsável

Leia mais

Nutrição e metabolismo celular

Nutrição e metabolismo celular Nutrição e metabolismo celular Nutrição - Conjunto de processos que fornecem ao organismo os nutrientes necessários à sua sobrevivência. Ocorre desde a entrada do alimento no corpo até à passagem dos nutrientes

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Digestório Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Digestório Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó Biologia Identidade dos Seres Vivos Sistema Digestório Humano Parte 1 Prof.ª Daniele Duó Função O organismo recebe os nutrientes através dos alimentos. Estes alimentos têm de ser transformados em substâncias

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / 1. Cite a função das plaquetas, componente do sangue. Quando há uma baixa quantidade

Leia mais

04/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Respiratório

04/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Respiratório APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Os processos envolvidos na retirada do gás carbônico e na obtenção de gás oxigênio, que ocorrem através do sangue e órgãos específicos:

Leia mais

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial N o 4065 de 31/12/02

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial N o 4065 de 31/12/02 CURSO: Educação Física SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Anatomia dos Sistemas CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aulas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula PROFESSOR JOSÉ MUSSE COSTA LIMA JEREISSATI EMENTA

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Nutrição Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/17 Docente responsável: Erika

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório 30h - 30h

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório 30h - 30h Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Farmácia Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/17 Docente responsável: Rodrigo

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017 Disciplina: CIÊNCIAS Série/Ano: 8º ANO Professores: Cybelle / José Henrique / Sarah / Tiê Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais

Leia mais

PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo

PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Anatomia Humana ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Anatomia DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Sérgio Pereira Semestre Letivo: ( x ) Primeiro

Leia mais

Nome RA. Introdução ao Estudo da Anatomia Humana

Nome RA. Introdução ao Estudo da Anatomia Humana Introdução ao Estudo da Anatomia Humana 1) È um dos fatores gerais de variação anatômica 2) Segmento do membro inferior 3) Plano de secção que divide o corpo em duas porções laterais exatamente iguais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas PROGRAMA DE DISCIPLINA CAMPUS: São Mateus CURSO: Agronomia DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Ciências Agrárias e Biológicas-DCAB PROFESSOR RESPONSÁVEL: Thasia Martins Macedo CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO

Leia mais

Unidade Central de Gestão de Inscritos para Cirurgia

Unidade Central de Gestão de Inscritos para Cirurgia Unidade Central de Gestão de Inscritos para Cirurgia Nº Episódios Análise do País 600.000 500.000 400.000 Comparação entre episódios com neoplasias malignas (NM) e restantes patologias da, entradas e saídas

Leia mais

SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo

SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo O que é a digestão? Conjunto de reações químicas com a função de degradar o alimento, transformando-o em nutrientes. Enzimas - Amido Amilases Glicoses - Proteína Proteases

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DOCENTE RESPONSÁVEL : Profa. Dra. Selma Maria Michelin Matheus (B/L)

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DOCENTE RESPONSÁVEL : Profa. Dra. Selma Maria Michelin Matheus (B/L) PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Ciências Biológicas MODALIDADE: ( x ) Bacharelado (x ) Licenciatura DISCIPLINA: Anatomia Geral e Comparada ( x ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA COMPLEMENTAR: (

Leia mais

UNISUAM - Centro Universitário Augusto Motta Plano de Ensino

UNISUAM - Centro Universitário Augusto Motta Plano de Ensino CURSO: BEF101.2 - Bacharelado em Educação Física DISCIPLINA: GFTA1002 - Anat Sistemas TURMA: BEF0301N ANO/SEMESTRE: Ano2015-Sem2 UNIDADE: UNISUAM-RJ-BS PLANO DE ENSINO 1 1- Introdução ao estudo da Anatomia

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Anatomia Humana Código: SAU001 Professor: Alan André de Souza Lopes E-mail: alan.lopes@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

TECIDOS. Professora Débora Lia Biologia

TECIDOS. Professora Débora Lia Biologia TECIDOS Professora Débora Lia Biologia TECIDOS HISTOLÓGICOS DEFINIÇÃO : Do grego, histo= tecido + logos= estudos. Tecidos = É um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, que realizam

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: CIÊNCIAS Série/Ano: 8º ANO Professores: Cybelle / José Henrique / Sarah / Tiê Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais

Leia mais

09/03/2016. Professor Luciano Hauschild. Anatomia e fisiologia comparada do trato gastrointestinal de aves e suínos

09/03/2016. Professor Luciano Hauschild. Anatomia e fisiologia comparada do trato gastrointestinal de aves e suínos Professor Luciano Hauschild 1 Anatomia e fisiologia comparada do trato gastrointestinal de aves e suínos 2 1 1. Introdução 2. Compartimentos digestivos e funções 2.1 Boca 2.2 Esôfago 2.3 Estômago 2.4 Motilidade

Leia mais

Conceitos Gerais Relação Parasita Hospedeiro. Prof. Cor

Conceitos Gerais Relação Parasita Hospedeiro. Prof. Cor Parasitologia Humana Conceitos Gerais Relação Parasita Hospedeiro Prof. Cor Divisão da Parasitologia MICROBIOLOGIA: bactéria, fungos e vírus PARASITOLOGIA: protozoários, helmintos e artrópodes Microbiota

Leia mais

Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi

Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi Professor: Bruno Aleixo Venturi O que são os fungos? Os fungos são micro-organismos

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Anatomia Humana ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Anatomia DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Sérgio Pereira Semestre Letivo: ( x ) Primeiro

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Anatomia Humana Código da Disciplina: 020.1110.7 Professor(es): Patricia Fiorino Carga horária: DRT:

Leia mais

TECIDO EPITELIAL 13/10/2014. Mamíferos: Tipos de tecidos. Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso. Tecido epitelial: Origem ECTODERMA MESODERMA

TECIDO EPITELIAL 13/10/2014. Mamíferos: Tipos de tecidos. Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso. Tecido epitelial: Origem ECTODERMA MESODERMA TECIDO EPITELIAL Mamíferos: Tipos de tecidos Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso Origem ECTODERMA MESODERMA ENDODERMA 1 Tecido epitelial Ectoderma: epitélios sensoriais dos olhos; aparelho auditivo e

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado e Licenciatura em Educação Física Disciplina: Anatomia Humana Professor: Rafaell Batista Pereira Código: SAU00 Carga Horária: 80 h/aulas Créditos:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BIO420 Histologia Animal

Programa Analítico de Disciplina BIO420 Histologia Animal 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Biologia Geral - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Ana Gardênia SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Definição Nutrição Alimentos Anatomia Fisiologia www.infopedia.pt/$sistema-digestivo,2 Digestão É o conjunto de transformações

Leia mais

Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula.

Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula. Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula. b) Podemos afirmar que todas as células

Leia mais

2) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões. C) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?.

2) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões. C) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?. Professor: Altemar Santos. Exercícios sobre os sistemas urinário (excretor), reprodutores masculino e feminino e fecundação para o 8º ano do ensino fundamental. 1) Analise o esquema: Identifica-se pelas

Leia mais

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 60h CH Prática: 40h CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 60h CH Prática: 40h CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Período: I Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Anatomia Humana Código: SAU00/1 Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Nível de Ensino: Secundário Disciplina: Saúde Ano:10º Curso: Regular VOC Científico- Humanístico Profissional X Período Módulos Conteúdos Programáticos Instrumentos

Leia mais

Níveis de Organização do Corpo Humano

Níveis de Organização do Corpo Humano Níveis de Organização do Corpo Humano Ao estudar o corpo humano, podemos analisá-lo por meio de diferentes níveis de organização. Podemos estudá-lo analisando os sistemas do corpo ou então seus tecidos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINAS DE CURSO DE GRADUAÇÃO. SERIAÇÃO IDEAL Histologia Basica e Comparada 2 Obrig/Opt/Est PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM.

PROGRAMA DE DISCIPLINAS DE CURSO DE GRADUAÇÃO. SERIAÇÃO IDEAL Histologia Basica e Comparada 2 Obrig/Opt/Est PRÉ/CO/REQUISITOS ANUAL/SEM. PROGRAMA DE DISCIPLINAS DE CURSO DE GRADUAÇÃO CURSO: Ciências Biológicas MODALIDADE: Licenciatura UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Instituto de Biociências DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Morfologia IDENTIFICAÇÃO NOME

Leia mais

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo Nutrição, digestão e sistema digestório Profª Janaina Q. B. Matsuo 1 2 3 4 Nutrição Nutrição: conjunto de processos que vão desde a ingestão do alimento até a sua assimilação pelas células. Animais: nutrição

Leia mais

Profª Drª Maria Luiza Poiatti Unesp - Campus de Dracena

Profª Drª Maria Luiza Poiatti Unesp - Campus de Dracena Profª Drª Maria Luiza Poiatti Unesp - Campus de Dracena luiza@dracena.unesp.br Probióticos: Definição Probiótico significa a favor da vida Segundo a FAO/WHO, Microrganismos vivos que ao serem administrados

Leia mais

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O SISTEMA DIGESTÓRIO Constituído pelo trato digestório e os órgãos anexos. O trato digestório é um tubo oco, longo e sinuoso de 10 a

Leia mais

DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA DIGESTÓRIO. Prof. Dra. Camila da Silva Frade

DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA DIGESTÓRIO. Prof. Dra. Camila da Silva Frade DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Dra. Camila da Silva Frade ? Para a manutenção da vida dos animais, pois obtêm nutrientes essenciais para os processos corpóreos a partir

Leia mais

TECIDO EPITELIAL. Tecido epitelial: Origem. Mamíferos: Tipos de tecidos. Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso 26/09/2017 ECTODERMA MESODERMA

TECIDO EPITELIAL. Tecido epitelial: Origem. Mamíferos: Tipos de tecidos. Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso 26/09/2017 ECTODERMA MESODERMA TECIDO EPITELIAL Mamíferos: Tipos de tecidos Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso Tecido epitelial: Origem ECTODERMA MESODERMA ENDODERMA 1 Tecido epitelial Ectoderma: Epitélios sensoriais dos olhos; Aparelho

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O

P L A N O D E E N S I N O P L A N O D E E N S I N O Ano: 2017 1. I D E N T I F I C A Ç Ã O : FACULDADE: Enfermagem CURSO: Enfermagem Ano: 2017 DISCIPLINA: EFB - Anatomia Humana CARGA HORÁRIA TOTAL: 160 CARGA HORÁRIATOTAL TEÓRICA:

Leia mais

Índice. Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo, Tecido Cartilaginoso, Tecido Ósseo, Tecido Muscular e Tecido Nervoso.

Índice. Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo, Tecido Cartilaginoso, Tecido Ósseo, Tecido Muscular e Tecido Nervoso. Histologia Índice Monitoria Lâminas Histológicas 01 : Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo, Tecido Cartilaginoso, Tecido Ósseo, Tecido Muscular e Tecido Nervoso. Monitoria Lâminas Histológicas 02 : Órgãos

Leia mais

TÉCNICO EM ANATOMIA E NECRÓPSIA

TÉCNICO EM ANATOMIA E NECRÓPSIA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO Hospital Universitário TÉCNICO EM ANATOMIA E NECRÓPSIA Parte I: Múltipla Escolha Hospital Universitário

Leia mais

muscular circular interna longitudinal interna serosa mesotélio adventícia

muscular circular interna longitudinal interna serosa mesotélio adventícia HISTOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS continuação Aula 7. Organização tecidual dos órgãos tubulares: OBJETIVOS PARA O TÓPICO: - descrever a organização das diferentes túnicas e suas camadas nos órgãos tubulares

Leia mais

Exercícios Práticos de Anatomia Veterinária

Exercícios Práticos de Anatomia Veterinária 1 Unic - Universidade de Cuiabá Faculdade de medicina veterinária Disciplina de Ciências Morfofuncionais Aplicadas a Medicina Veterinária II e III Exercícios Práticos de Anatomia Veterinária Prof a. Juliana

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS II Código da Disciplina: VET201 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta da disciplina: 1 Faculdade responsável: Medicina Veterinária

Leia mais

REVISÃO DIGESTÓRIO/CIRCULATÓRIO/ EXCRETOR/RESPIRATÓRIO

REVISÃO DIGESTÓRIO/CIRCULATÓRIO/ EXCRETOR/RESPIRATÓRIO REVISÃO DIGESTÓRIO/CIRCULATÓRIO/ EXCRETOR/RESPIRATÓRIO SISTEMA DIGESTÓRIO D I G E S T Ó R I O BOCA FARINGE ESÔFAGO Pepsina Ptialina Suco Gástrico ESTÔMAGO (pancrezimina e secretina) ÂNUS RETO Suco Pancreático

Leia mais

Unidade II Cultura: A pluralidade na expressão humana.

Unidade II Cultura: A pluralidade na expressão humana. Unidade II Cultura: A pluralidade na expressão humana. Aula 7.1 Conteúdo: Corpo humano: circulação. Habilidade: Conhecer o coração e a função desse órgão; Entender a relação dos batimentos do coração com

Leia mais

1.4 Metodologias analíticas para isolamento e identificação de micro-organismos em alimentos

1.4 Metodologias analíticas para isolamento e identificação de micro-organismos em alimentos Áreas para Submissão de Resumos (1) Microbiologia de Alimentos Trabalhos relacionados com micro-organismos associados aos alimentos: crescimento, identificação, biossíntese, controle, interação com o hospedeiro,

Leia mais

FISIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL 4/3/2011 SISTEMAS DO ORGANISMO

FISIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL 4/3/2011 SISTEMAS DO ORGANISMO FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMAS DO ORGANISMO FISIOLOGIA FUNCIONAMENTO DOS SERES VIVOS INTERPRETAR E DESCREVER FENÔMENOS DESCOBRIR CAUSAS E MECANISMOS CORRELAÇÕES ENTRE OS ÓRGÃOS DEFINIR FUNÇÕES PROF. CLERSON

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Ano 2016 Atual:8ºAno Data : Matéria: Turno: Valor :30pontos

Leia mais

Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo. Exploratório 9 l Ciências Naturais 9.º ano

Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo. Exploratório 9 l Ciências Naturais 9.º ano Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo Em que consiste a nutrição e quais são as suas etapas? A nutrição consiste no processo através do qual os organismos asseguram a obtenção

Leia mais

Lâminas Histológicas Caixa Nº 01 Quantidade lâmina

Lâminas Histológicas Caixa Nº 01 Quantidade lâmina Lâminas Histológicas Caixa Nº 01 Quantidade lâmina 01 Carcinoma Espino celular 02 Carcinoma Espino celular 03 Carcinoma Espino celular 04 Carcinoma Espino celular 05 Carcinoma Espino celular 06 Apendicite

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS. 8 ano Prof. Jair Nogueira Turma 82 - Ciências

ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS. 8 ano Prof. Jair Nogueira Turma 82 - Ciências ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS 8 ano Prof. Jair Nogueira Turma 82 - Ciências O corpo humano apresenta uma estrutura complexa, formada por vários órgãos que realizam suas funções em conjunto. Assim

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira

SISTEMA DIGESTÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA DIGESTÓRIO Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA DIGESTÓRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Conjunto de órgãos que realizam a ingestão dos alimentos, sua digestão e a absorção dos produtos resultantes;

Leia mais

TECIDO EPITELIAL. Prof. Cristiane Oliveira

TECIDO EPITELIAL. Prof. Cristiane Oliveira TECIDO EPITELIAL Prof. Cristiane Oliveira Tecido Epitelial CLASSIFICAÇÃO 1. : Revestimento externo do corpo e revestimento interno das cavidades dos órgãos 2. EPITÉLIO GLANDULAR Constitui as glândulas:

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3 HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS Unidade 41 www.sejaetico.com.br 8º ANO ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO NO SER HUMANO Índice ÍNDICE Por que nos alimentamos? www.sejaetico.com.br 3 Por que nos alimentamos? Os

Leia mais

UNIP Profº Esp. Thomaz Marquez

UNIP Profº Esp. Thomaz Marquez UNIP - 2015 Profº Esp. Thomaz Marquez MASTIGAÇÃO INGESTÃO DEGLUTIÇÃO Digestão é o processo de transformar os alimentos em formas possíveis de serem absorvidas pelo organismo. O sistema digestório, que

Leia mais

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico.

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. 1 O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. Note essa organização na figura abaixo. - Átomos formam

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR Fisiologia do Sistema Respiratório A respiração pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou como um conjunto de reações químicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FICHA DE DISCIPLINA CH TOTAL TEÓRICA: OBJETIVOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FICHA DE DISCIPLINA CH TOTAL TEÓRICA: OBJETIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Anatomia Humana CÓDIGO: UNIDADE ACADÊMICA: Instituto de Ciências Biomédicas PERÍODO:

Leia mais

DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º Ano

DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º Ano DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais