COMPUTABILIDADE 2. Indecidibilidade
|
|
|
- Natália Osório Duarte
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Licenciatura em Ciências da Computação COMPUTABILIDADE 2. Indecidibilidade José Carlos Costa Dep. Matemática e Aplicações Universidade do Minho 15 de Novembro de 2011
2 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 Um problema de decisão é uma coleção de questões, cada uma das quais admite como resposta sim ou não. EXEMPLO Seja, para cada n > N, Pˆn a questão n é um quadrado perfeito?. O problema P consiste portanto das perguntas: Pˆ1 : 1 é um quadrado perfeito? Pˆ2 : 2 é um quadrado perfeito? Pˆ3 : 3 é um quadrado perfeito? Este problema pode ser visto como um predicado Pˆn, que envolve um único parâmetro (ou variável) n e cujo domínio é N. Cada Pˆk diz-se uma instância do problema.
3 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 PROBLEMAS DECIDÍVEIS DEFINIÇÃO Uma solução para um problema de decisão P é um algoritmo que fornece a resposta para cada instância do problema. Um problema que admite uma solução diz-se solúvel ou decidível. Caso contrário diz-se insolúvel ou indecidível.
4 Outros exemplos de problemas de decisão: 1 Dado um número inteiro n, n é um número primo? 2 Dados um autómato finito determinista A e uma palavra w, tem-se w > LˆA? 3 Dadas uma máquina de Turing T e uma palavra w, tem-se w > LˆT? 4 Dadas uma linguagem regular L e uma palavra w, tem-se w > L? 5 Seja L uma linguagem recursiva. Dada uma palavra w, tem-se w > L? 6 Dada uma palavra w > x, y, tem-se w > AutoAceite? 7 Dada uma máquina de Turing T, será que T aceita o seu código cˆt? 8 Problema da paragem: Dadas uma máquina de Turing T e uma palavra w, será que T pára com w? 9 Problema da aceitação: Dadas uma máquina de Turing T e uma palavra w, será que T aceita w? José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18
5 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 Dos problemas anteriores, são decidíveis o 1, o 2, o 4 e o 5. Note-se que o problema 6 é indecidível devido à linguagem AutoAceite ser não recursiva. Não existe um algoritmo que decida AutoAceite. No entanto esta linguagem é recursivamente enumerável. Diz-se então que o problema 6 é semi-decidível (isto significa que existe uma máquina de Turing que permite responder nos casos afirmativos, ou seja, nos casos em que w é uma palavra de AutoAceite).
6 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 CODIFICAÇÃO DE PROBLEMAS DEFINIÇÃO Seja P um predicado de domínio D, um conjunto enumerável. Para cada d > D, Pˆd é uma afirmação verdadeira ou falsa. Suponhamos que existe uma aplicação injectiva e D Ð A, onde A é um alfabeto. Seja L P eˆd > A Pˆd é verdadeira. A linguagem L P é dita a codificação do problema P. Diz-se que P é um problema: decidível se L P é uma linguagem recursiva. indecidível se não é decidível. semi-decidível se L P é uma linguagem recursivamente enumerável.
7 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 INDECIDIBILIDADE DO PROBLEMA DA ACEITAÇÃO PROBLEMA DA ACEITAÇÃO DADOS: uma máquina de Turing T e uma palavra w. AFIRMAÇÃO: T aceita w. TEOREMA O problema da aceitação é indecidível mas semi-decidível. Demonstração: O problema da aceitação pode ser codificado pela linguagem L A cˆt cˆw > x, y T aceita w. Portanto, o problema da aceitação é indecidível se L A não é recursiva. Suponhamos, por contradição, que L A é recursiva e mostremos que, então, a linguagem AA é recursiva.
8 INDECIDIBILIDADE DO PROBLEMA DA ACEITAÇÃO Seja T A uma máquina de Turing que decide L A e seja T AA T 1 T A onde T 1 é uma máquina de Turing, de alfabeto de entrada x, y, que transforma a fita da forma w em wcˆw. Verifiquemos que T AA decide AA. Por um lado, se w > AA, então w cˆt para alguma máquina de Turing T que aceita w. Logo, T AA aceita w dando como resultado 1 pois wcˆw cˆt cˆw > L A e T A decide L A. Por outro lado, se T AA dá como resultado 1 para a entrada w, então wcˆw > L A. Isto significa que wcˆw cˆt œ cˆw œ para alguma máquina de Turing T œ e alguma palavra w œ tais que T œ aceita w œ. Da definição da função de codificação resulta que cˆw cˆw œ e portanto que w w œ cˆt œ o que mostra que w > AA. José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18
9 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 INDECIDIBILIDADE DO PROBLEMA DA ACEITAÇÃO Conclui-se assim que T AA decide AA, o que é uma contradição pois já sabemos que AA não é recursiva. Portanto L A não é recursiva e o problema da aceitação é indecidível. Para mostrar que o problema da aceitação é semi-decidível basta notar que L A é reconhecida pelas máquinas de Turing universais. De facto, se T U é uma máquina de Turing universal, tem-se que T aceita w se e só se T U aceita cˆt cˆw. Ou seja, cˆt cˆw > L A se e só se T U aceita cˆt cˆw. Portanto, T U aceita L A, o que mostra que L A é uma linguagem recursivamente enumerável e que o problema da aceitação é semi-decidível. j
10 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 REDUÇÃO DE UM PROBLEMA A OUTRO DEFINIÇÃO Sejam P e P œ dois problemas de decisão, de domínios D e D œ respectivamente. Diz-se que P é redutível a P œ (ou que P se reduz a P œ ), e escreve-se P B P œ, se existe uma máquina de Turing R que transforma cada instância Pˆd do problema P numa instância P œˆd œ do problema P œ de tal forma que Pˆd é verdadeira se e só se P œˆd œ é verdadeira.
11 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 REDUÇÃO DE UM PROBLEMA A OUTRO OBSERVAÇÕES 1 Note-se que a máquina de Turing R da definição anterior aplica cada elemento d > D num elemento d œ > D œ. Podemos portanto dizer que P B P œ se existe uma função computável r D Ð D œ tal que Pˆd é válida se e só se P œˆr ˆd é válida. 2 Uma formulação alternativa da definição anterior é a seguinte. Sejam P e P œ dois problemas de decisão e sejam L P b A e L P œ b B codificações de P e P œ, respectivamente. Então P B P œ se existe uma função computável r A Ð B tal que w > L P se e só se r ˆw > L P œ.
12 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 APLICAÇÃO DA REDUTIBILIDADE A QUESTÕES DE DECIDIBILIDADE PROPOSIÇÃO Sejam P e P œ dois problemas de decisão tais que P B P œ. a) Se P œ é decidível, então P é decidível. b) Se P é indecidível, então P œ é indecidível. c) Se P œ é semi-decidível, então P é semi-decidível. Como consequência da alínea b) desta proposição e do facto de já sabermos que o problema da aceitação é indecidível, pode-se provar que o problema da paragem é também indecidível (ver o Exercício 2.4). Podemos agora apresentar mais alguns exemplos de problemas indecidíveis.
13 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 TEOREMA Os seguintes problemas são indecidíveis. 1 Aceita ɛˆt : T aceita ɛ. 2 Pára ɛˆt : T pára com ɛ. 3 AceitaNadaˆT : LˆT g. 4 AceitaTudoˆT : LˆT A, onde A é o alfabeto de T. Demonstração: 1 Para mostrar que Aceita ɛ é indecidível basta provar que o problema da aceitação se reduz a Aceita ɛ. Dadas uma máquina de Turing T e uma palavra w, seja T w Escreve w T onde Escreve w é a MT que, começando com a palavra vazia termina com w. Então T aceita w T w aceita ɛ. Como a função ˆT, w ( T w é computável, deduz-se que AceitaçãoB Aceita ɛ e conclui-se que Aceita ɛ é indecidível.
14 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 2 Dado que já sabemos que o problema da paragem é indecidível, basta provar que esse problema se reduz a Pára ɛ. Ora, dadas uma MT T e uma palavra w, tem-se que T pára com w T w pára com ɛ. Logo ParagemB Pára ɛ, donde se conclui que Pára ɛ é indecidível. 3 Mostremos que Aceita ɛ se reduz a AceitaNada. Dada uma MT T, seja ApagaFita T T g onde ApagaFita é a MT que transforma x em. Então T aceita ɛ T g aceita alguma palavra. Como a função ˆT, w ( T g é computável, deduz-se que Aceita ɛ B AceitaNada. Como Aceita ɛ é indecidível, AceitaNada também o é. Logo AceitaNada também é indecidível.
15 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 4 Note-se que T aceita ɛ T g aceita A. Logo Aceita ɛ B AceitaTudo, donde AceitaTudo é indecidível. j COROLÁRIO Os problemas 1 AceitaNadaˆT : LˆT x g ; 2 AceitaTudoˆT : LˆT x A, onde A é o alfabeto de T ; são indecidíveis.
16 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 DEFINIÇÃO Um problema P, de domínio D, diz-se trivial se: ou ou Pˆd é uma afirmação verdadeira para todo o d > D, Pˆd é uma afirmação falsa para todo o d > D. Em particular, se P é um problema sobre linguagens recursivamente enumeráveis, ou seja, se D L L é uma linguagem recursivamente enumerável, então P é trivial se todas as linguagens de D satisfazem P ou nenhuma o satisfaz.
17 TEOREMA [RICE, 1953] Se P é uma propriedade não trivial sobre linguagens recursivamente enumeráveis, então P é indecidível. EXEMPLOS Os problemas seguintes, sobre uma linguagem recursivamente enumerável L b A, são indecidíveis. 1 ɛ > L. 2 L g. 3 L A. Note-se que o Teorema de Rice estabelece que qualquer problema envolvendo a linguagem aceite por uma máquina de Turing, ou é trivial, ou é indecidível. No entanto, nem todos os problemas sobre máquinas de Turing são indecidíveis, como mostra o próximo resultado. José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18
18 José Carlos Costa DMA-UMinho 15 de Novembro de /18 TEOREMA O seguinte problema é decidível. Escreve Não Branco: Dada uma máquina de Turing T, será que T escreve algum símbolo não branco quando é iniciada com a fita vazia? Demonstração: Suponhamos que T tem n estados. Em n passos, ou T atinge uma configuração de paragem ou T passa duas vezes no mesmo estado q. Se até essa altura nenhum símbolo branco foi escrito, então nunca o será. Isto é evidente no 1º caso, ou seja, no caso de T parar em menos de n passos. No 2º caso, T repete sempre os mesmos passos entre duas passagens por q, entrando assim em ciclo. Portanto, um algoritmo de decisão para este problema é executar T durante n passos, se não parar antes: T escreve um símbolo não branco se e só se o faz durante esse período.
Modelos de Computação Folha de trabalho n. 10
Modelos de Computação Folha de trabalho n. 10 Nota: Os exercícios obrigatórios marcados de A a D constituem os problemas que devem ser resolvidos individualmente. A resolução em papel deverá ser depositada
Redutibilidade. Mário S. Alvim Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02)
Redutibilidade Mário S. Alvim ([email protected]) Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02) Mário S. Alvim ([email protected]) Redutibilidade DCC-UFMG (2018/02) 1 / 46 Redutibilidade:
COMPUTABILIDADE 3. Funções Parciais Recursivas
José Carlos Costa DMA-UMinho 2 de Dezembro de 2011 1/17 Licenciatura em Ciências da Computação COMPUTABILIDADE 3. Funções Parciais Recursivas José Carlos Costa Dep. Matemática e Aplicações Universidade
Capítulo 8: O problema da parada. Decidibilidade e computabilidade. José Lucas Rangel Introdução.
Capítulo 8: O problema da parada. Decidibilidade e computabilidade. José Lucas Rangel 8.1 - Introdução. Como observado no capítulo anterior, podemos substituir a definição informal de procedimento pela
Marcos Castilho. DInf/UFPR. 16 de maio de 2019
16 de maio de 2019 Motivação Quais são os limites da computação? O que é um Problema de decisão? Um problema de decisão é um conjunto de perguntas, cada uma das quais tem um SIM ou um NÃO como resposta.
Apostila 06. Objetivos: Estudar a Computabilidade Estudar a Decidibilidade Estudar a Redutibilidade
Cursos: Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplinas: (1493A) Teoria da Computação e Linguagens Formais, (4623A) Teoria da Computação e Linguagens Formais e
Computabilidade e Complexidade (ENG10014)
Sistemas de Informação Computabilidade e Complexidade (ENG10014) Profa. Juliana Pinheiro Campos E-mail: [email protected] Decidibilidade O estudo da decidibilidade objetiva determinar a solucionabilidade
Faculdade de Computação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Disciplina : Teoria da Computação Professora : Sandra de Amo Solução da Lista de Exercícios n o 8 - Indecidibilidade Exercicio 1-5.5 do Livro
Linguagens Formais e Autômatos Decidibilidade
Linguagens Formais e Autômatos Decidibilidade Andrei Rimsa Álvares Sumário Introdução A tese de Church-Turing Máquinas de Turing e problemas de decisão Máquina de Turing Universal O problema da parada
I.2 Introdução a Teoria da Computação
I.2 Introdução a Teoria da Computação O que é? Fundamento da Ciência da Computação Tratamento Matemático da Ciência da Computação Estudo Matemático da Transformação da Informação Qual sua importância?
Aula 10: Decidibilidade
Teoria da Computação Aula 10: Decidibilidade DAINF-UTFPR Prof. Ricardo Dutra da Silva Definição 10.1. Um problema de decisão P é um conjunto de questões para as quais as respostas são sim ou não. Exemplo
Aula 10: Decidibilidade
Teoria da Computação Segundo Semestre, 2014 Aula 10: Decidibilidade DAINF-UTFPR Prof. Ricardo Dutra da Silva Definição 10.1. Um problema de decisão P é um conjunto de questões para as quais as respostas
Teoria da Computação. Computabilidade e complexidade computacional
Teoria da Computação Computabilidade e complexidade computacional 1 Computabilidade e Complexidade Computabilidade: verifica a existência de algoritmos que resolva uma classe de linguagens trata a possibilidade
Máquinas de Turing - Computabilidade
BCC244-Teoria da Computação Prof. Lucília Figueiredo Lista de Exercícios 03 DECOM ICEB - UFOP Máquinas de Turing - Computabilidade 1. Seja L uma linguagem não livre de contexto. Mostre que: (a) Se X uma
SCC-5832 Teoria da Computação
Teoria da Computação SCC-5832 Teoria da Computação João Luís Garcia Rosa 1 1 Departamento de Ciências de Computação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos
6. Decidibilidade, indecidibilidade e decidibilidade parcial
6. Decidibilidade, indecidibilidade e decidibilidade parcial Nos capítulos anteriores, já foram referidos diversos problemas decidíveis. Apenas foi analisado um único problema indecidível ( φ é total )
INE5317 Linguagens Formais e Compiladores AULA 3: Introdução a Teoria da Computação
INE5317 Linguagens Formais e Compiladores AULA 3: Introdução a Teoria da Computação bas eado em material produzido pelo prof Olinto Jos é Varela Furtado Ricardo Azambuja Silveira INE-CTC-UFSC E-Mail: [email protected]
SCC Teoria da Computação e Linguagens Formais
SCC-0205 João Luís Garcia Rosa 1 1 Departamento de Ciências de Computação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos http://www.icmc.usp.br/~joaoluis/ [email protected]
Linguagens recursivamente enumeráveis
Linguagens recursivamente enumeráveis Uma palavra x Σ é aceite por uma máquina de Turing M ( x L(M)) se M iniciando com a palavra x na fita e no estado inicial, pára num estado final. Caso contrário, M
ECO026 TEORIA DA COMPUTAÇÃO. Prof: Rafael Santos Site:
ECO026 TEORIA DA COMPUTAÇÃO Prof: Rafael Santos Email: [email protected] Site: http://sites.google.com/site/rafafic Máquinas de Turing Uma linguagem Turing-reconhecível (Linguagem recursivamente enumeravel),
Introdução Maquinas de Turing universais O problema da parada. Indecidibilidade. Rodrigo Gabriel Ferreira Soares DEINFO - UFRPE.
DEINFO - UFRPE Julho, 2014 Motivação Introdução O que pode ser computado? E mais intrigantemente, o que não pode ser computado? Motivação Introdução O que pode ser computado? E mais intrigantemente, o
Teoria da Computação 31 de Maio de 2017 Teste 2A Duração: 1h30
31 de Maio de 2017 Teste 2A Duração: 1h30 Seja Σ um alfabeto. Considere as seguintes linguagens: L 1 = {M M : M é máquina classificadora}, L 2 = {M M : L ac (M) = Σ }. a) Use o teorema de Rice para demonstrar
Terceira Lista de Exercícios 2004/2...
UFLA Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência da Computação COM162 Linguagens Formais e Autômatos Prof. Rudini Sampaio Monitor: Rodrigo Pereira dos Santos Terceira Lista de Exercícios 2004/2
A Teoria Matemática que serviu como Base para Turing.
A Teoria Matemática que serviu como Base para Turing. Os Teoremas de Incompletude de Godel, de 1931, representam o fim da idade romântica da Matemática. Antes de Godel, fazia parte de um amplo projeto
Capítulo 9: Linguagens sensíveis ao contexto e autômatos linearmente limitados.
Capítulo 9: Linguagens sensíveis ao contexto e autômatos linearmente limitados. José Lucas Rangel 9.1 - Introdução. Como já vimos anteriormente, a classe das linguagens sensíveis ao contexto (lsc) é uma
SCC Introdução à Teoria da Computação
SCC-0505 João Luís Garcia Rosa 1 1 Departamento de Ciências de Computação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos http://www.icmc.usp.br/~joaoluis/ [email protected]
TEORIA DAS LINGUAGENS 3. GRAMÁTICAS INDEPENDENTES DE CONTEXTO
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO TEORIA DAS LINGUAGENS 3. GRAMÁTICAS INDEPENDENTES DE CONTEXTO José Carlos Costa Dep. Matemática e Aplicações Universidade do Minho Braga, Portugal 31 de Maio de 2010
Linguaguens recursivamente enumeráveis e recursivas
Linguaguens recursivamente enumeráveis e recursivas Uma linguagem diz-se recursivamente enumerável (r.e) ou semi-decidível se é aceite por uma máquina de Turing. SD: classe de linguagens recursivamente
SCC Capítulo 4 Máquinas de Turing e a Teoria da Computabilidade
SCC-505 - Capítulo 4 Máquinas de Turing e a Teoria da Computabilidade João Luís Garcia Rosa 1 1 Departamento de Ciências de Computação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - Universidade de
Procedimentos e Algorítmos Programas e Linguagens de Programação Tese de Church-Turing Formas de Representação de Linguagens
Procedimentos e Algorítmos Programas e Linguagens de Programação Tese de Church-Turing Formas de Representação de Linguagens 1 Introdução Estudar computação do ponto de vista teórico é sinônimo de caracterizar
Draft-v0.1. Máquinas de Turing Máquinas de Turing
13 Máquinas de Turing A necessidade de formalizar os processos algorítmicos levou, nas décadas 20 e 30 do século XX, a diversos estudos, entre os quais os de Post, Church e Turing, com vista a estudo formal
Decidibilidade. Mário S. Alvim Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02)
Decidibilidade Mário S Alvim (msalvim@dccufmgbr) Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02) Mário S Alvim (msalvim@dccufmgbr) Decidibilidade DCC-UFMG (2018/02) 1 / 45 Decidibilidade:
Computabilidade e Complexidade (ENG10014)
Sistemas de Informação Computabilidade e Complexidade (ENG10014) Profa. Juliana Pinheiro Campos E-mail: [email protected] Modelo de computação poderoso concebido pelo matemático britânico Alan Turing
Teoria da Computação
Ciência da Computação Teoria da Computação (ENG10395) Profa. Juliana Pinheiro Campos E-mail: [email protected] Máquinas Universais Máquinas Universais podem ser entendidas de duas formas: Se é capaz
Máquinas de Turing 3
Máquinas de Turing 3 Exercícios Máquinas de Turing com Múltiplas Fitas Máquinas de Turing Não-deterministicas A Tese/Hipótese de Church-Turing Linguagens decidíveis por Máquinas de Turing (Recursivas)
Teoria de Linguagens 2 o semestre de 2015 Professor: Newton José Vieira Primeira Lista de Exercícios Entrega: até 16:40h de 15/9.
Pós-Graduação em Ciência da Computação DCC/ICEx/UFMG Teoria de Linguagens 2 o semestre de 2015 Professor: Newton José Vieira Primeira Lista de Exercícios Entrega: até 16:40h de 15/9. Observações: Pontos
Máquina de Turing Linguagens Sensíveis ao Contexto e Enumeráveis Recursivamente
ESIN/UCPel 058814 Linguagens Formais e Autômatos TEXTO 5 Máquina de Turing Linguagens Sensíveis ao Contexto e Enumeráveis Recursivamente Prof. Luiz A M Palazzo Maio de 2007 0. Introdução A Ciência da Computação
Limites da Computação Algorítmica: Problemas Indecidíveis
Capítulo 10 Limites da Computação Algorítmica: Problemas Indecidíveis Tendo estudado o que as máquinas de Turing podem fazer, estudaremos, agora, o que elas não podem fazer. Embora a tese de Turing nos
2. DISCIPLINA REQUISITO (RECOMENDAÇÃO) 3. INDICAÇÃO DE CONJUNTO (BCC) Obrigatória TEORIA: 60 LABORATÓRIO: 30
Universidade Federal do ABC Rua Santa Adélia, 166 - Bairro Bangu - Santo André - SP - Brasil CEP 09.210-170 - Telefone/Fax: +55 11 4996-3166 1. CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA MC3106 - LINGUAGENS FORMAIS E
Linguagens Formais e Problemas de Decisão
Linguagens Formais e Problemas de Decisão Mário S. Alvim ([email protected]) Fundamentos de Teoria da Computação (FTC) DCC-UFMG (2018/02) Mário S. Alvim ([email protected]) Linguagens Formais e Problemas
Universidade da Madeira Ano lectivo 2006/07-2º semestre Responsável: Prof. José Carmo
TEORIA DA COMPUTABILIDADE E COMPLEXIDADE Licenciatura em Engenharia Informática (2ª ano) Licenciatura em Ensino da Informática (2ª ano) Licenciatura em Matemática (2ª ano) Universidade da Madeira Ano lectivo
Teoria da Computação. Aula 01
Teoria da Computação Aula 01 Celso Olivete Júnior [email protected] www.fct.unesp.br/docentes/dmec/olivete/tc 1 Professor Celso Olivete Júnior Bacharelado em Ciência da Computação (Unoeste-2002) Mestrado
Lógica Computacional Aulas 8 e 9
Lógica Computacional Aulas 8 e 9 DCC/FCUP 2017/18 Conteúdo 1 Lógica proposicional 1 11 Integridade e completude dum sistema dedutivo D 1 111 Integridade do sistema de dedução natural DN 1 112 3 12 Decidibilidade
Aulas Práticas. 1ª Aula Prática Perguntas sobre a Implementação de Funções Simples na Máquina URM...1
Aulas Práticas 1ª Aula Prática Perguntas sobre a Implementação de Funções Simples na Máquina URM...1 2ª Aula Prática Perguntas sobre a Implementação de Funções Recursivas na Máquina URM...2 3ª Aula Prática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Máquina de Turing Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa [email protected] Teoria da Computação Ciência da Computação
Complexidade computacional
Complexidade computacional CLRS sec 34.1 e 34.2 Algoritmos p. 1 Algumas questões Por que alguns problemas parecem ser (computacionalmente) mais difíceis do que outros? Algoritmos p. 2 Algumas questões
Análise I Solução da 1ª Lista de Exercícios
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS Centro de Ciências e Tecnologia Curso de Graduação em Matemática Análise I 0- Solução da ª Lista de Eercícios. ATENÇÃO: O enunciado
ACH2043 INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 18. Cap O Problema da Parada
ACH2043 INTRODUÇÃO À TEORIA DA COMPUTAÇÃO Aula 18 Cap 4.2 - O Problema da Parada Profa. Ariane Machado Lima [email protected] 1 Nas últimas aulas Tese de Church-Turing Problemas computacionais descritos
Máquinas de Turing: uma introdução
Máquinas de Turing: uma introdução Nelma Moreira Armando Matos Departamento de Ciência de Computadores Faculdade de Ciências, Universidade do Porto email: {nam,acm}@ncc.up.pt 1996 Revisão: Maio 2001 1
Exercícios de Teoria da Computação Computabilidade
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores - LEIC Licenciatura em Engenharia de Redes de Computadores -LERC Exercícios de Teoria da Computação Computabilidade Secção de Lógica e Computação
Os números inteiros. Álgebra (Curso de CC) Ano lectivo 2005/ / 51
Os números inteiros Abordaremos algumas propriedades dos números inteiros, sendo de destacar o Algoritmo da Divisão e o Teorema Fundamental da Aritmética. Falaremos de algumas aplicações como sejam a detecção
INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA
INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/26 3 - INDUÇÃO E RECURSÃO 3.1) Indução Matemática 3.2)
Teoria da Computação. Computabilidade e complexidade computacional
Teoria da Computação Computabilidade e complexidade computacional 1 Computabilidade e Complexidade Computabilidade: verifica a existência de algoritmos que resolva uma classe de linguagens trata a possibilidade
INTRATABILIDADE e NP-COMPLETUDE
INTRATABILIDADE e NP-COMPLETUDE Sandro Santos Andrade Doutorado Multiinstitucional em Ciência da Computação UFBA/UNIFACS/UEFS Junho/2008 Grafos e Análise de Algoritmos Introdução Para alguns problemas
Máquinas de Turing 3
Máquinas de Turing 3 Máquinas de Turing com Múltiplas Fitas Máquinas de Turing Não-deterministicas A Tese/Hipótese de Church-Turing Linguagens decidíveis por Máquinas de Turing (Recursivas) Linguagens
Teoria de Linguagens 1 o semestre de 2018 Professor: Newton José Vieira Primeira Lista de Exercícios Data de entrega: 17/4/2018 Valor: 10 pontos
Departamento de Ciência da Computação ICEx/UFMG Teoria de Linguagens o semestre de 8 Professor: Newton José Vieira Primeira Lista de Exercícios Data de entrega: 7/4/8 Valor: pontos. Uma versão do problema
Teoria da Computação. Computabilidade
Cristiano Lehrer Introdução O objetivo do estudo da solucionabilidade de problemas é investigar a existência ou não de algoritmos que solucionem determinada classe de problemas. Ou seja, investigar os
O problema da parada. Problemas como linguagens. 1. O que um computador pode fazer? Existem limites? Se sim, que
Teoria da Computação Notas de Aula Prof Christiano Braga cbraga@icuffbr http://wwwicuffbr/ cbraga/tc/2005 Motivação O que um computador pode fazer? Existem limites? Se sim que limites são estes? Quão aceitáveis
Apostila 05 Assunto: Linguagens dos tipos 0 e 1
Cursos: Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplinas: (1493A) Teoria da Computação e Linguagens Formais, (4623A) Teoria da Computação e Linguagens Formais e
Capítulo 2: Procedimentos e algoritmos
Capítulo 2: Procedimentos e algoritmos Para estudar o processo de computação de um ponto de vista teórico, com a finalidade de caracterizar o que é ou não é computável, é necessário introduzir um modelo
Teoria da Computação. Exercícios. 1 Máquinas de Registos Ilimitados 2013/2014
Teoria da Computação 2013/2014 Exercícios 1 Máquinas de Registos Ilimitados 1. Construa programas URM sem módulos que calculem as seguintes funções (a) quatro(x) = 4 (b) sg(x) retorna 0 se x > 0, 1 no
Exercícios de Teoria da Computação Computabilidade
Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores - LEIC Licenciatura em Engenharia de Redes de Comunicação e Informação -LERCI Exercícios de Teoria da Computação Computabilidade Secção Ciência
Lógica Matemática - Quantificadores
Lógica Matemática - Quantificadores Prof. Elias T. Galante - 2017 Quantificador Universal Seja p(x) uma sentença aberta em um conjunto não-vazio A e seja V p o seu conjunto verdade: V p = {x x A p(x)}.
Linguagens Formais e Autômatos. Apresentação do Plano de Ensino
Linguagens Formais e Autômatos Apresentação do Plano de Ensino Linguagens Formais e Autômatos LFA Código - CMP4145 Turma C01 Engenharia da Computação e Ciência da Computação Horário: Segunda e Quinta:
Primeira Lista de Exercícios 2005/1... Exercício 1 Desenhe Diagrama de Estados para Máquinas que Decidem as Linguagens:
UFLA Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência da Computação COM167 Teoria da Computação Prof. Rudini Sampaio Monitor: Rodrigo Pereira dos Santos Primeira Lista de Exercícios 2005/1 Exercício
MÓDULO II - PARTE II LÓGICA DOS PREDICADOS
MÓDULO II - PARTE II LÓGICA DOS PREDICADOS Quantificadores Professora Dr. a Donizete Ritter 26 de julho de 2017 Ritter, D. (UNEMAT/DEAD/SI) LÓGICA 26 de julho de 2017 1 / 18 Sumário 1 INTRODUÇÃO 2 TIPOS
