REVISÃO DOS PROVENTOS DE APOSENTADORIA EXIGIDOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÇÃO COM PRAZO URGENTE E DETERMINADO DE CONCLUSÃO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REVISÃO DOS PROVENTOS DE APOSENTADORIA EXIGIDOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÇÃO COM PRAZO URGENTE E DETERMINADO DE CONCLUSÃO."

Transcrição

1 REVISÃO DOS PROVENTOS DE APOSENTADORIA EXIGIDOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÇÃO COM PRAZO URGENTE E DETERMINADO DE CONCLUSÃO. Aplicação prática do Acórdão 1.176/2015 TCU Plenário e da medida Provisória Nº 664/2014 Com Especialista João Araújo Magalhães Filho Justificativa: Considerando que este evento deve ser considerado com PRIORIDADE E URGÊNCIA, haja vista o prazo de apenas 120 dias para revisão de todos os processos de aposentadorias concedidos desde 01/01/2004; Considerando que o Acórdão em destaque resultou em alterar o entendimento de outros acórdãos anteriormente expedidos pelo TCU; Considerando que o assunto é de grande complexidade, conforme definido pelo STF; Considerando que todos os processos de aposentadoria concedidos a partir de 01/01/2004 deverão sofrer revisão nos cálculos dos proventos com base na remuneração contributiva; Considerando que, inclusive, os processos já enviados ao TCU deverão sofrer revisão; Considerando que é de responsabilidade dos órgãos de Controle Interno acompanhar e supervisionar os trabalhos, além de exigir urgentemente o cumprimento do prazo estabelecidos pelo TCU no referido Acórdão, acredito que são considerações que devem ser atendidas com a maior brevidade possível face os seus reflexos comprometedores para com o fundo previdenciário dos servidores; Público-alvo; Profissionais que lidam com a Previdência dos Servidores Públicos (Regimes Próprios de Previdência Social RPPS) ou que pretendam adquirir conhecimentos sobre o assunto, das três esferas de Governo, tais como integrantes dos setores de gestão de pessoas, cadastro, folha de pagamento, análise de processos de concessão, manutenção e pagamento de benefícios previdenciários, atendimento aos servidores, consultoria/assessoria jurídica, arrecadação de contribuição previdenciária, financeiro, controle interno, controle externo (Tribunais de Contas), outros.

2 Conteúdo Programático: 1. Da revisão dos cálculos dos proventos: Observância rigorosa na composição das remunerações contributivas quanto: As remunerações utilizadas como base para as contribuições do servidor aos regimes de previdência a que esteve vinculado. Do percentual corresponde a 80% de todo o período contributivo. Do período contributivo das competências de julho de 1994 ou desde a do início da contribuição, se posterior àquela competência. Da remuneração contributiva considerada pela lei nos casos em que não tenha havido contribuição para regime próprio no período trabalhado. Da remuneração contributiva facultativa ou opcional. Das parcelas remuneratórias exclusivas que compõem a remuneração contributiva facultativa. Das parcelas remuneratórias que não compõem a estrutura da remuneração contributiva facultativa. Do novo procedimento dos cálculos do provento proporcional calculados com base na remuneração contributiva Da impossibilidade de inclusão de vantagens pessoais após conclusão dos cálculos dos proventos resultante das remunerações contributivas Da inclusão de planos econômicos (plano collor, URV, URP e outros) no cálculo da média das remunerações de contribuição. Da exigência de sentenças judiciais que lhes deem suporte jurídico. Da inclusão apenas dos períodos legalmente recebidas. Da exclusão dos cálculos de parcelas indevidas por não compor legalmente a base contributiva. Da possibilidade de o servidor requerer a devida repetição do indébito nos termos da lei. Do fato gerador das remunerações contributivas Do regime de competência quanto as parcelas pagas em atraso para definição da base das remunerações contributivas Do prazo para conclusão das revisões a contar da ciência do Acórdão nº 1.176/ TCU Plenário para cumprimento pelos órgãos dos Poderes da União Da adoção do contraditório, da ampla defesa e da informação ao TCU em item específico do correspondente relatório de gestão nas respectivas tomadas ou prestações de contas anuais nos seguintes casos de aposentadoria: Procedimentos a serem adotados nos processos concessórios com prazo inferior a cinco anos e não enviados ao TCU; Procedimentos a serem adotados nos processos concessórios com prazo superior a cinco anos e não enviados ao TCU; Procedimentos a serem adotados nos processos concessórios já enviados ao TCU e não apreciado com prazo inferior a cinco anos da data de concessão; Procedimentos a serem adotados nos processos concessórios já enviados ao TCU e não apreciado com prazo superior a cinco anos da data de concessão; Procedimentos a serem adotados nos processos concessórios já enviados e registrado pelo TCU nos últimos cinco anos. Das obrigações dos órgãos de controle interno financeiro quanto ao cumprimento das determinações do TCU.

3 Dos procedimentos a serem adotados quanto a Orientação Normativa nº 8, de 01/10/2014. Das responsabilidades da SEFIP quanto as determinações e recomendações do TCU inerentes ao Acórdão 1.176/ Do Cálculo dos Proventos de Aposentadoria pela Média Aritmética Simples das Remunerações Contributivas Dos valores das remunerações para base de cálculo das contribuições do servidor aos regimes de previdência. Da atualização, mês a mês, das remunerações contributivas. Da remuneração contributiva considerada pela Lei. Nas ausências de dispositivo legal autorizativo da base contributiva. Nas situações decorrentes de isenção legal da contribuição previdenciária. Nas situações decorrentes de isenção legal da contribuição previdenciária nas ausências e afastamentos legais considerados legalmente como de efetivo exercício. Da remuneração contributiva de servidor não titular de cargo efetivo até 16/12/1998. Dos limites da remuneração contributiva na base de cálculo Inferiores ao valor do salário mínimo. Superiores ao limite máximo do salário-de-contribuição, quanto aos meses a que o servidor esteve vinculado ao RGPS. Como identificar as maiores remunerações contributivas para a base de cálculo dos proventos. Da exclusão da parte decimal dos oitenta por cento das remunerações contributivas. Da exclusão das lacunas no período contributivo do segurado por ausência de vinculação previdenciária. Do valor inicial dos proventos quanto ao seu limite. Dos procedimentos sobre verbas pagas retroativamente por determinação legal, administrativa ou judicial, sobre as quais incidiram as alíquotas de contribuição. Do cálculo do valor inicial dos proventos proporcionais ao tempo de contribuição ou de idade, conforme a modalidade de aposentação. Do procedimento para o cálculo proporcional dos proventos. Da fração diária do tempo proporcional. Dos procedimentos estabelecidos pela Medida Provisória 664/2014 nos benefícios de Pensão Civil da União com efeitos vigentes a partir de 01/01/2015 Da competência pericial dos benefícios previdenciário dos servidores da união Do prazo de carência para concessão da pensão por morte Da nova classificação dos beneficiários de pensão por morte Do tempo de duração da pensão de acordo com a expectativa de sobrevida ou perda da condição de beneficiário. Da tabela utilizada nos benefícios de acordo com a expectativa de sobrevida Dos impedimentos da concessão da pensão Da equiparação do enteado e menor tutelado à filho Da divisão da pensão em partes iguais Da perda da qualidade de beneficiário Da convocação para perícia-médica Da reversão da cota da pensão Da acumulabilidade da pensão

4 Carga Horária: 16 hrs/aula Facilitadores (Professor): João Araújo Magalhães Filho: Experiência Profissional de mais de 30 anos, exercendo vários cargos Comissionados na administração pública (Diretor Geral de Recursos Humanos da SUCAM, do Ministério da Saúde, e a mesma função da Fundação Nacional de Saúde FUNASA, Diretor de Auditoria e Análise de Aposentadoria e Pensão da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Fazenda). Instrutor em nível nacional, nas áreas de Recursos Humanos (Lei do regime Jurídico do Servidor Público, Regimes Próprios de Previdência e Regime de Previdência Complementar (Aposentadorias, Pensões, etc), contando com aproximadamente horas/aula de capacitação a Servidores Públicos. Agraciado com o conceito ótimo, na Categoria de Instrutor, certificado pela Escola Nacional e Internacional de Controle e Fiscalização do Tribunal de Contas da União TCU, em Brasília-DF e por vários outros Tribunais e demais Órgãos Públicos. Realização de trabalhos em diversos Órgãos Públicos, de todos os Poderes e Esferas, inclusive Tribunais de Contas da União, de vários Estados TCEe Tribunais de Contas dos Municípios TCM; Investimento: INSCRIÇÃO: R$ 2.490,00 (dois mil quatrocentos e noventa reais) por participante. INCLUSO: Material didático e de apoio, Pasta Executiva, Coffee Break, Almoço e Certificado de participação. Após o evento o instrutor se colocará à disposição dos participantes para sanar as dúvidas até o dia 21/09/2015, quando finda o prazo estabelecido pelo TCU Observação: Confirmação de Participação: A confirmação deverá ser feita através do envio da Nota de Empenho por ou fax (61) no máximo até 10 dias antes da realização do evento. Em caso do não envio, não será confirmada a inscrição dos servidores. Confirmação do Treinamento: A confirmação do evento será por escrito, com 07 dias de antecedência da data de realização. Cancelamento e Substituição: O Cancelamento por parte do órgão deve ser informado até 07 dias antes do evento. Após este prazo deverá ser feita substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização em outro evento. Todas as informações complementares devem ser feitas por escrito. Observação Importante: É necessário o aguardo da confirmação oficial da realização do evento, para providências quanto a hospedagem e/ou compra de passagens para os participantes do curso.

5 A Capacity Treinamentos reserva-se ao direito de adiar ou cancelar o curso caso haja insuficiência de quórum, bem como substituir o docente por motivo de força maior. Todos os treinamentos da CAPACITY TREINAMENTOS podem ser realizados na modalidade in company, sendo formatados e adaptados à realidade e necessidade da sua organização. Solicite-nos uma proposta Dados da Instituição; Capacity Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda. CNPJ: / I.E.: / END.: Rua Eugênio Jardim Qd. 26 Lt. 13 sala 201 Brasília - DF CEP: Dados Bancários: Banco do Brasil Agência: C/C CADASTRADA NO SICAF

Previdência dos Servidores Públicos

Previdência dos Servidores Públicos Previdência dos Servidores Públicos Atualizado com as alterações da PEC 6/2019 Cálculos de Aposentadorias e Pensões, Regras de Transição e Regra Geral Aposentadorias Especiais, RPPS e Previdência Complementar

Leia mais

Concessão de Aposentadoria, inclusive Especial e Pensão: curso prático e atualizado

Concessão de Aposentadoria, inclusive Especial e Pensão: curso prático e atualizado Curso: Concessão de Aposentadoria, inclusive Especial e Pensão: curso prático e atualizado Cálculos dos proventos e de pensão na visão dos Tribunais de Contas, Contribuições Previdenciárias sobre verbas

Leia mais

Tempo de Serviço, Contribuição, Efetivo Exercício e Especial e Comprovação de Remuneração Contributiva

Tempo de Serviço, Contribuição, Efetivo Exercício e Especial e Comprovação de Remuneração Contributiva Tempo de Serviço, Contribuição, Efetivo Exercício e Especial e Comprovação de Remuneração Contributiva Apuração-expedição-averbação e desaverbação total e parcial da certidão Apuração tempo insalubre,

Leia mais

Licitações e Contratos de Obras Públicas Os Entendimentos do TCU

Licitações e Contratos de Obras Públicas Os Entendimentos do TCU Licitações e Contratos de Obras Públicas Os Entendimentos do TCU Com: André Luiz Mendes Auditor do TCU Dias 03 e 04 de outubro, em Brasília - DF Carga Horária: 16h/a, das 8h30 às 17h30 OBJETIVO Reconhecer

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo:

Curso: Data e Local: Objetivo: Curso: Previdência dos Servidores Públicos: Cálculos de Aposentadorias e Pensões RPPS e Previdência Complementar. Alterações na Pensão Previdenciária do Servidor. Abono de Permanência. Reforma da Previdência.

Leia mais

GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS E REMUNERAÇÕES

GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS E REMUNERAÇÕES Curso: GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS E REMUNERAÇÕES Servidores civis, Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e Relação Jurídico-Funcional Estatutária Data e Local: 12, 13 e

Leia mais

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o MÓD ULOS I II - III Brasília-DF, 14 a 17/10/2019 Horário do evento: 08h às 12h e 14h às 18h Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o email: secretaria@abop.org.br I - OBJETIVOS Oferecer

Leia mais

Elaboração da Planilha de Custo e Formação de Preços nas Contratações de Serviços Comuns e Contínuos de Acordo com a INº 05/2017

Elaboração da Planilha de Custo e Formação de Preços nas Contratações de Serviços Comuns e Contínuos de Acordo com a INº 05/2017 Elaboração da Planilha de Custo e Formação de Preços nas Contratações de Serviços Comuns e Contínuos de Acordo com a INº 05/2017 Reajuste, Revisão e Repactuação de Preços de Contratos Administrativos Com

Leia mais

esocial na Administração Pública e suas Empresas Estratégia para Implantação

esocial na Administração Pública e suas Empresas Estratégia para Implantação esocial na Administração Pública e suas Empresas Estratégia para Implantação Ambiente de Produção Restrita Cronograma Oficial de Implantação GRUPOS 2018 e 2019 Através de: CONFORMIDADE FISCAL PREVIDENCIÁRIA

Leia mais

INAC - INSTITUTO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE PESSOAL

INAC - INSTITUTO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE PESSOAL CONCESSÃO E CALCULOS DE PROVENTOS DE APOSENTADORIAS- PENSÕES-ABONO DE PERMANÊNCIA-CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA E DEMAIS BENEFÍCIOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS REGIMES PRÓPRIOS ATUALIZADO CÁLCULOS DE PROVENTOS,

Leia mais

GFIP/SEFIP 8.4 NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CURSO. Abordagem Prática

GFIP/SEFIP 8.4 NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CURSO. Abordagem Prática CURSO GFIP/SEFIP 8.4 NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Abordagem Prática Preenchimento, Retificação, utilização FAP 2014, Atos Declaratórios 82/43/97 da Receita Federal do Brasil; Alteração da IN-RFB 1.238 de 11/01/2012;

Leia mais

esocial DCTF-PREV E REINF Novas Obrigações para os Órgãos Públicos

esocial DCTF-PREV E REINF Novas Obrigações para os Órgãos Públicos esocial DCTF-PREV E REINF Novas Obrigações para os Órgãos Públicos Atualizado com a Versão 2.2 do esocial! Objetivo O treinamento tem por objetivo esclarecer a transição das informações exigidas atualmente,

Leia mais

Premier Treinamentos

Premier Treinamentos Premier Treinamentos As melhores práticas no Gerenciamento das Aquisições Públicas. Formação, Capacitação e Atualização de Pregoeiros e equipe de apoio, com a utilização do sistema COMPRASNET. 16 e 17

Leia mais

AUDITORIA E GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO COM FOCO EM GESTÃO DE RISCO

AUDITORIA E GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO COM FOCO EM GESTÃO DE RISCO AUDITORIA E GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO COM FOCO EM GESTÃO DE RISCO BASEADO EM PADRÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL, GOVERNANÇA E RISCO 06 e 07 abril Brasília, 06 e 07 de abril

Leia mais

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS.

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS. GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS. (BASEADO EM PADRÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE GOVERNANÇA E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO) 26 e 27 de novembro Brasília,

Leia mais

ESOCIAL, EFD-REINF e DCTF WEB para órgãos públicos Rotinas e Implantação

ESOCIAL, EFD-REINF e DCTF WEB para órgãos públicos Rotinas e Implantação ESOCIAL, EFD-REINF e DCTF WEB para órgãos públicos Rotinas e Implantação Data: 06 e 07 de Junho de 2019. Carga horária: 16h/aula Horário: 8h30 às 17h30 (com intervalo para almoço) APRESENTAÇÃO DO CURSO

Leia mais

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS (BASEADO EM PADRÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE GOVERNANÇA E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO) 26 e 27 de novembro Brasília,

Leia mais

FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE ASSESSORES JURÍDICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROGRAMA DE CURSO.

FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE ASSESSORES JURÍDICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROGRAMA DE CURSO. PROGRAMA DE CURSO FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE ASSESSORES JURÍDICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TERESINA - PI 12 E 13 DE SETEMBRO DE 2013 www.ntceventos.com.br APRESENTAÇÃO Todos acompanham o esforço realizado

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 2ª EDIÇÃO

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 2ª EDIÇÃO A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 2ª EDIÇÃO As melhores práticas de gestão e fiscalização a cargo do fiscal/gestor do contrato, à luz da

Leia mais

PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido.

PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido. PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido. 2 Requisitos: a) Falecimento do servidor. b) Habilitação dos beneficiários.

Leia mais

COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI /2015

COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI /2015 OFICINA ENFOQUE PRÁTICO COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI 13.161/2015 Novo cenário; aplicação da legislação, jurisprudência e instrução processual; revisão dos

Leia mais

ASSESSORIA JURÍDICA

ASSESSORIA JURÍDICA WWW.NTCEVENTOS.COM.BR SEMINÁRIO NACIONAL ASSESSORIA JURÍDICA Atuação eficaz da no âmbito da Administração Pública Boas práticas e utilização de ferramentas adequadas às aquisições públicas Discussão das

Leia mais

Reforma da Previdência e o Impacto nos Municípios

Reforma da Previdência e o Impacto nos Municípios Secretaria de Previdência Ministério da Fazenda Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social FORMAÇÃO EM FINANÇAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO FISCAL PARA PREFEITURAS Reforma da Previdência e o Impacto

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS (As melhores práticas de gestão e fiscalização a cargo do fiscal/gestor

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 3ª EDIÇÃO

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 3ª EDIÇÃO A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 3ª EDIÇÃO CONFORME A NOVÍSSIMA IN 05/2017 As melhores práticas de gestão e fiscalização a cargo do fiscal/gestor

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS: LEI /16

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS: LEI /16 (41) 3149-5105 COMERCIAL3@LICIDATA.COM LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS: LEI 13.303/16 16 HORAS de Capacitação e aperfeiçoamento PALESTRANTE LÚCIO Antônio Frezza Costa INSCREVA-SE

Leia mais

PORTARIA MPS Nº 119, DE 18 DE ABRIL DE 2006 DOU DE 19/04/2006

PORTARIA MPS Nº 119, DE 18 DE ABRIL DE 2006 DOU DE 19/04/2006 PORTARIA MPS Nº 119, DE 18 DE ABRIL DE 2006 DOU DE 19/04/2006 O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição Federal,

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 568, DE 31 DE DEZEMBRO DE DOU DE 03/01/2011

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 568, DE 31 DE DEZEMBRO DE DOU DE 03/01/2011 PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 568, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010 - DOU DE 03/01/2011 Dispõe sobre o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e dos demais valores

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL N 77, DE 11 DE MARÇO DE 2008

PORTARIA INTERMINISTERIAL N 77, DE 11 DE MARÇO DE 2008 PORTARIA INTERMINISTERIAL N 77, DE 11 DE MARÇO DE 2008 Dispõe sobre o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e dos demais valores constantes do Regulamento da Previdência

Leia mais

de controle o controle. exercício conhecimentos qualitativo atividade e auditoria. Objetivos

de controle o controle. exercício conhecimentos qualitativo atividade e auditoria. Objetivos O SEMINÁRIO A administração pública brasileira tem passado por um processo de transformação e profissionalização com o intuito de atender às exigências da sociedade por uma gestão regular e efetiva dos

Leia mais

PORTARIA MPS/MF Nº 333, DE 29 DE JUNHO DE 2010 (DOU )

PORTARIA MPS/MF Nº 333, DE 29 DE JUNHO DE 2010 (DOU ) PORTARIA MPS/MF Nº 333, DE 29 DE JUNHO DE 2010 (DOU 30.06.2010) Dispõe sobre o salário mínimo e o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e dos demais valores constantes

Leia mais

Regime de Previdência Complementar (RPC) e Funpresp. Marcos Figueredo Marçal Rodrigo Paiva

Regime de Previdência Complementar (RPC) e Funpresp. Marcos Figueredo Marçal Rodrigo Paiva Regime de Previdência Complementar (RPC) e Funpresp Marcos Figueredo Marçal Rodrigo Paiva Vieses cognitivos: Viés de confirmação Viés de presente Viés de retrospectiva As regras em vigor (aposentadorias):

Leia mais

Curso e-social (Como se preparar para a implantação do e-social)

Curso e-social (Como se preparar para a implantação do e-social) Curso e-social (Como se preparar para a implantação do e-social) Data, horário e local Data: 18 e 19 de abril de 2018 Horário do treinamento: 09h00 às 18h00 [Carga horária de 16 horas] Local: Legião da

Leia mais

Curso: Gestão Patrimonial. Instrumentos para a Gerência de Material e Almoxarifado. Desfazimento de Bens Móveis.

Curso: Gestão Patrimonial. Instrumentos para a Gerência de Material e Almoxarifado. Desfazimento de Bens Móveis. Curso: Gestão Patrimonial. Instrumentos para a Gerência de Material e Almoxarifado. Desfazimento de Bens Móveis. Atualizado pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Serviço Público (MCASP) e pelas NBCT

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 007/2007 RESOLVE :

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 007/2007 RESOLVE : Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 007/2007 Dispõe sobre normas de procedimentos para a Concessão de Aposentadorias Voluntárias, Compulsórias

Leia mais

32 anos WORKSHOP. Gestão e Fiscalização de Contratos. Licitações e Contratos.

32 anos WORKSHOP. Gestão e Fiscalização de Contratos. Licitações e Contratos. 32 anos WORKSHOP Gestão e Fiscalização de Contratos Licitações e Contratos atendimento@conexxoes.com.br conexxoeseducacao @conexxoeseducacao GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS Conteúdo Programático O contrato

Leia mais

Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência

Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência MPS Ministério da Previdência Social SPS Secretaria de Previdência Social Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência FORTALEZA/CE,, ABRIL DE 2004 MUDANÇA DA BASE DE CÁLCULO

Leia mais

32 anos WORKSHOP. e-social. Recursos Humanos.

32 anos WORKSHOP. e-social. Recursos Humanos. 32 anos WORKSHOP e-social Recursos Humanos atendimento@conexxoes.com.br conexxoeseducacao @conexxoeseducacao GOVERNANÇA E GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO Apresentação Com a versão atualizada e final

Leia mais

RELAÇÃO DE PROCESSOS COLETIVOS DO SINTERG (SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE RIO GRANDE)

RELAÇÃO DE PROCESSOS COLETIVOS DO SINTERG (SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE RIO GRANDE) RELAÇÃO DE PROCESSOS COLETIVOS DO SINTERG (SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE RIO GRANDE) 1. Revisão Geral 2004 e 2005: deve ocorrer em 1º de janeiro, anualmente. Nos respectivos anos o reajuste

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS - MF Nº 333, DE

PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS - MF Nº 333, DE PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS - MF Nº 333, DE 29-06-2010 DOU 30-06-2010 Dispõe sobre o salário mínimo e o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e dos demais valores

Leia mais

APRESENTAÇÃO Os órgãos e entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal, estadual e municipal na condução de suas ações internas e externas e de relacionamento entre seus

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MINISTROS DE ESTADO DA FAZENDA - MF / DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL - MPS Nº 19 DE D.O.U.:

PORTARIA INTERMINISTERIAL MINISTROS DE ESTADO DA FAZENDA - MF / DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL - MPS Nº 19 DE D.O.U.: PORTARIA INTERMINISTERIAL MINISTROS DE ESTADO DA FAZENDA - MF / DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL - MPS Nº 19 DE 10.01.2014 D.O.U.: 13.01.2014 Dispõe sobre o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto

Leia mais

Reprodução: DOU Seção 01 de 16 de janeiro de 2019 página 25. Ministério da Economia GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 9, DE 15 DE JANEIRO DE 2019

Reprodução: DOU Seção 01 de 16 de janeiro de 2019 página 25. Ministério da Economia GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 9, DE 15 DE JANEIRO DE 2019 Reprodução: DOU Seção 01 de 16 de janeiro de 2019 página 25 Ministério da Economia GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 9, DE 15 DE JANEIRO DE 2019 Dispõe sobre o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto

Leia mais

RIO DE JANEIRO/RJ 04 E 05 DE JUNHO CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - ABORDAGEM PRÁTICA 16 HORAS PALESTRANTE:

RIO DE JANEIRO/RJ 04 E 05 DE JUNHO CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - ABORDAGEM PRÁTICA 16 HORAS PALESTRANTE: (41)3513-6590 CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - ABORDAGEM PRÁTICA 16 HORAS DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. PALESTRANTE: ANA CRISTINA F. DE ARAÚJO ALMOÇO INCLUSO RIO DE JANEIRO/RJ

Leia mais

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA TREINAMENTO PRÁTICO OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA MACEIÓ - AL 8 e 9 JUNHO/2015 APRESENTAÇÃO

Leia mais

a) PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), com as informações sobre as atividades exercidas em condições especiais ou de risco,

a) PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), com as informações sobre as atividades exercidas em condições especiais ou de risco, Dúvida: Recebemos hoje a decisão do TJ onde foi concedida a ordem de um Mandado de Injunção interposto pela Guarda Municipal, requerendo aposentadoria especial. Gostaríamos de uma orientação de como procedermos,

Leia mais

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 013, DE 09 DE JANEIRO DE 2015.

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 013, DE 09 DE JANEIRO DE 2015. MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 013, DE 09 DE JANEIRO DE 2015. Dispõe sobre o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL Orientador Empresarial Tabela de Salários de Contribuição a Partir de Julho/2011-Reajustes de Benefícios- Atualizações-Retificação

Leia mais

PENSÃO POR MORTE: SAIBA QUANDO E COMO SOLICITAR

PENSÃO POR MORTE: SAIBA QUANDO E COMO SOLICITAR PENSÃO POR MORTE: SAIBA QUANDO E COMO SOLICITAR A pensão por morte da REFER será concedida aos beneficiários do participante a partir do dia seguinte de seu falecimento. Será paga enquanto lhes for assegurada

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013)

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) Curso de Formação e Atualização para Pregoeiros PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, INCLUINDO

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI DE ACORDO COM A JURISPRUDÊNCIA DO TCU E OS GUIAS DE BOAS PRÁTICAS DA STI/MP E DO TCU 2ª EDIÇÃO NOVO: EM CONSONÂNCIA COM OS DISPOSITIVOS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI

TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI De acordo com a jurisprudência atualizada do TCU e o novo Guia de Boas Práticas da SETIC/MP ELABORE CORRETAMENTE E EVITE SURPRESAS! 04 a 06 de abril Brasília,

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Curso: Execução Orçamentária, Financeira e Contábil de forma integrada na Administração Pública De acordo com o Manual da Receita, Despesa Pública e Port. Conjunta 3 da SOF/STN de 2008, Port. 163 atualizada,

Leia mais

GESTÃO E CONTABILIZAÇÃO

GESTÃO E CONTABILIZAÇÃO SEMINÁRIO NACIONAL GESTÃO E CONTABILIZAÇÃO do Patrimônio Público de acordo com as NBCASP e MCASP PALMAS - TO 19 a 21 AGOSTO/2014 APRESENTAÇÃO A contabilidade pública brasileira passa por um momento de

Leia mais

PASSO A PASSO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

PASSO A PASSO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PASSO A PASSO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS TEORIA, ELABORAÇÃO E PRÁTICA ENFOQUE PRÁTICO Conforme modelo previsto na IN 02/2008 Normas aplicáveis, jurisprudência do TCU e dos Tribunais Superiores

Leia mais

LEI N o 9.796, DE 05 DE MAIO DE 1999.

LEI N o 9.796, DE 05 DE MAIO DE 1999. LEI N o 9.796, DE 05 DE MAIO DE 1999. Dispõe sobre a compensação financeira entre o Regime Geral de Previdência Social e os regimes de previdência dos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal

Leia mais

NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 02 e 03 de abril Brasília, 02 e 03 de abril de 2018 Carga horária: 16 horas/atividade

Leia mais

REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO

REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS 18 e 19 de maio Brasília, 18 e 19 de maio de 2017 Carga horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (Conforme modelo previsto na IN 02/2008)

ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (Conforme modelo previsto na IN 02/2008) CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (Conforme modelo previsto na IN 02/2008) A elaboração da planilha,

Leia mais

Cálculo da Renda Mensal Inicial - RGPS

Cálculo da Renda Mensal Inicial - RGPS Cálculo da Renda Mensal Inicial - RGPS Sergio Geromes II Profsergiogeromes sergiogeromes@hotmail.com CÁLCULO DE RMI NOÇÕES PRELIMINARES RENDA MENSAL INICIAL RMI: Valor do primeiro pagamento recebido pelo

Leia mais

GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCERIZACÃO

GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCERIZACÃO GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCERIZACÃO Conforme Resolução CNJ 169 e IN SEGES/MPDG 05/2017 2ª EDIÇÃO Encargos sociais e trabalhistas objeto de provisão, à luz legislação e jurisprudência

Leia mais

Data de Ingresso no Serviço Público

Data de Ingresso no Serviço Público Data de Ingresso no Serviço Público A data de ingresso no serviço público é variável que determina as regras de aposentadoria voluntária que podem ser elegíveis pelo servidor, considerando a sucessão das

Leia mais

WWW.NTCEVENTOS.COM.BR SEMINÁRIO NACIONAL As mais importantes normas de conduta do profissional auditor para o sucesso de seu trabalho Possíveis conseqüências dos atos de gestão irregulares nos âmbitos

Leia mais

VERITAE SEMINÁRIO BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE NO RGPS- REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: OS PROCEDIMENTOS MÉDICOS E ADMINISTRATIVOS NAS EMPRESAS

VERITAE SEMINÁRIO BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE NO RGPS- REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: OS PROCEDIMENTOS MÉDICOS E ADMINISTRATIVOS NAS EMPRESAS VERITAE CURSOS/RJ/Abril/2013 SEMINÁRIO BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE NO RGPS- REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: OS PROCEDIMENTOS MÉDICOS E ADMINISTRATIVOS NAS EMPRESAS Entenda os Processos que envolvem

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS, CONFORME AS DIRETRIZES DA IN 05/2017, DO DECRETO 9.507/2018 E DA PORTARIA MP 443/2018 O planejamento

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI Visão ampliada e diversificada dos processos, documentos e ações envolvendo a contratação

Leia mais

DICAS DE NOVEMBRO / 2014

DICAS DE NOVEMBRO / 2014 DICAS DE NOVEMBRO / 2014 DICA 01 O segurado especial é o único segurado da previdência social que poderá ter sua inscrição feita após sua morte. DICA 02 O benefício de prestação continuada da Assistência

Leia mais

Contrarreforma da Previdência e seus impactos para a carreira docente PEC 06/2019.

Contrarreforma da Previdência e seus impactos para a carreira docente PEC 06/2019. ANDES SINDICATO NACIONAL Contrarreforma da Previdência e seus impactos para a carreira docente PEC 06/2019. LEANDRO MADUREIRA SILVA SUBCOORDENADOR DE DIREITO PÚBLICO E PREVIDENCIÁRIO ESCRITÓRIO MAURO MENEZES

Leia mais

Reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS

Reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS INFORME JURÍDICO 14/01/2015 415 Prezados (as) Reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS Os ministérios da Fazenda e da Previdência Social publicaram a Portaria Interministerial

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF No- 11, DE 8 DE JANEIRO DE 2013

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF No- 11, DE 8 DE JANEIRO DE 2013 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF No- 11, DE 8 DE JANEIRO DE 2013 Dispõe sobre o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e dos demais valores constantes

Leia mais

SEMINÁRIO DE INTRODUTÓRIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

SEMINÁRIO DE INTRODUTÓRIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS SEMINÁRIO DE INTRODUTÓRIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS O Passo a Passo dos Procedimentos das Contratações Públicas 04 e 05 de abril Brasília, 04 e 05 de abril de 2019 Carga Horária: 16 horas/atividade

Leia mais

Direito Previdenciário. Prof. Kerlly Huback

Direito Previdenciário. Prof. Kerlly Huback Direito Previdenciário Contatos Facebook www.facebook.com/kerlly.huback Grupo Facebook Loucos por Previdenciário e Tributário Carência x Período de Graça Havendo perda da qualidade de segurado, as contribuições

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI VISÃO AMPLIADA E DIVERSIFICADA DOS PROCESSOS, DOCUMENTOS E AÇÕES ENVOLVENDO A CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI PARA A ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Boas práticas, a partir da análise da jurisprudência e das normas de fiscalização do TCU, do Poder Judiciário da União e da IN SLTI/MPOG

Leia mais

NORMAS PARA PAGAMENTO DE DIÁRIAS, PASSAGENS E COFFEE BREAK

NORMAS PARA PAGAMENTO DE DIÁRIAS, PASSAGENS E COFFEE BREAK NORMAS PARA PAGAMENTO DE DIÁRIAS, PASSAGENS E COFFEE BREAK O Governo Federal implantou o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP, vinculado e integrado com os sistemas estruturadores SIAPE,

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, Incluindo: Modalidade pregão para Estatais (em compatibilidade com a Lei

Leia mais

Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo

Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo 2014 2015 Copyright. Curso Agora Eu Eu Passo - - Todos os direitos reservados ao ao autor. O RGPS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEANDRO MACÊDO DEFINIÇÃO

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 049, DE 21 DE JANEIRO DE 2005.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 049, DE 21 DE JANEIRO DE 2005. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 049, DE 21 DE JANEIRO DE 2005. Altera a Lei Complementar nº 039, de 9 de janeiro de 2002, que institui o Regime de Previdência Estadual do

Leia mais

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORTALEZA - CE 11 e 12 de ABRIL

Leia mais

A Jurisprudência do TCU em Temas Polêmicos em Contratos de Obras Públicas: Do Planejamento à Execução

A Jurisprudência do TCU em Temas Polêmicos em Contratos de Obras Públicas: Do Planejamento à Execução A Jurisprudência do TCU em Temas Polêmicos em Contratos de Obras Públicas: Do Planejamento à Execução Planejamento, Estrutura do Termo de Referência para Contratação de Projetos, SINAPI, BDI, RDC, Capacitação

Leia mais

ESOCIAL PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS

ESOCIAL PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS 32 anos RH /GE STÃ OD EP ES SO AS WORKSHOP ESOCIAL PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS 12 a 14 de novembro de 2018 atendimento@conexxoes.com.br @conexxoeseducacao Brasília @conexxoeseducacao OBJETIVO Capacitar os servidores

Leia mais

Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios

Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios Belo Horizonte/MG 13/09/2017 1/54 2 Sumário Formas de Adesão O Plano de Benefícios Tipo de Participantes Ativo Normal Ativo Alternativo Benefícios Institutos

Leia mais

Data: 07 e 08 de novembro de Local: Rio Branco/AC

Data: 07 e 08 de novembro de Local: Rio Branco/AC CURSO COMPLETO: LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS INCLUINDO TERMO DE REFERÊNCIA, SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS, FORMALIZAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS E O NOVO DECRETO ESTADUAL 4.735/2016

Leia mais

REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS CONFORME A NOVÍSSIMA IN 05/2017

REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS CONFORME A NOVÍSSIMA IN 05/2017 REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS CONFORME A NOVÍSSIMA IN 05/2017 CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS 17 e 18 de maio Brasília, 17 e 18 de maio de 2017 Carga horária: 16 horas/atividade de Horário: 8h30 às 18h

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (Boas práticas, a partir da análise da jurisprudência e das normas de fiscalização do TCU, do Poder

Leia mais

A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO SEMINÁRIO ESPECIAL A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO MÓDULO 1 PALMAS - TO, 14 A 16 DE OUTUBRO DE 2013 APRESENTAÇÃO A contabilidade pública brasileira passa por um momento de renovação estrutural

Leia mais

Execução Orçamentária, Financeira e Contábil de forma integrada na Adm. Pública

Execução Orçamentária, Financeira e Contábil de forma integrada na Adm. Pública Curso: Execução Orçamentária, Financeira e Contábil de forma integrada na Adm. Pública De acordo com o Manual da Receita, Despesa Pública e Port. Conjunta 3 da SOF/STN de 2008, Port. 163 atualizada, Port.

Leia mais

OPERACIONALIZAÇÃO DO SICONV SISTEMA DE CONVÊNIOS FEDERAIS

OPERACIONALIZAÇÃO DO SICONV SISTEMA DE CONVÊNIOS FEDERAIS OPERACIONALIZAÇÃO DO SICONV SISTEMA DE CONVÊNIOS FEDERAIS ATUALIZADO: MARCO REGULATÓRIO Portaria 424/2016 DECRETO 8.943/2016 1- APRESENTAÇÃO Ferramenta eletrônica que reúne e processa as informações dos

Leia mais