QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS..."

Transcrição

1 1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO... ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...30 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

2 1. Apresentação Olá, pessoal! Hoje daremos início ao nosso Curso de Questões Comentadas e Inéditas do Regimento Interno e Código de Ética do TRT-1ª Região (TRT-Rio de Janeiro). Serão 08 aulas, ao todo trabalharemos 120 questões na modalidade PDF e também comentários em vídeos. O cronograma da aula obedecerá ao seguinte: 27/03/ Aula questões + vídeo aula 03/04/ Aula questões+ vídeo aula 10/04/ Aula questões+ vídeo aula 17/04/ Aula questões+ vídeo aula 24/04/ Aula questões+ vídeo aula 01/05/ Aula questões+ vídeo aula 08/05/ Aula questões+ vídeo aula 15/05/ Aula questões+ vídeo aula Bons estudos! 2. Questões sem comentários Questão 01 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise as assertivas quanto aos órgãos da Justiça do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro: I. O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. II. O Órgão Especial. III. Corregedoria Regional. IV. Os Juízes do Trabalho. V. As Varas do trabalho.

3 Está correto apenas. a) Todos. b) I, II, III e V. c) II, III e V. d) I, IV. e) I e II. Questão 02 - (Banca Bruno Oliveira ) Compõe o Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região: a) 55 (cinquenta e cinco) Desembargadores do trabalho, mais um assessor, bacharel em Direito para cada um, indicado e nomeado, pelo Presidente do Tribunal. b) 54 (cinquenta e quatro) Desembargadores do trabalho, mais dois assessores, bacharéis em Direito para cada um, de sua livre indicação, nomeados pelo Presidente do Tribunal. c) 54 (cinquenta e quatro) Desembargadores do trabalho, mais um assessor, bacharel em Direito para cada um, de sua livre indicação, nomeado pelo Presidente do Tribunal. d) 55 (cinquenta e cinco) Desembargadores do trabalho, mais dois assessores, bacharéis em Direito para cada um, indicados e nomeados, pelo Presidente do Tribunal. e) 54 (cinquenta e quatro) Desembargadores do trabalho, mais dois assessores, bacharéis em Direito para cada um, indicados e nomeados, pelo Presidente do Tribunal. Questão 03 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise as os itens quanto à ocorrência de vaga destinada a um dos segmentos do quinto constitucional no Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região: I. O Presidente do Tribunal dará imediata ciência da vaga, conforme o caso, ao Ministério Público da União ou à Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Seccional do Estado do Rio de Janeiro.

4 II. De acordo com a vaga em questão, um dos órgãos, ou Ministério Público da União ou a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de janeiro, fará a elaboração de uma lista sêxtupla que será encaminhada ao Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região. III. A lista sêxtupla, encaminhada pelos órgãos de representação das respectivas classes será reduzida à lista tríplice, em sessão pública do Tribunal Pleno, por voto fechado. IV. Cabe a cada desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região votar em três nomes da lista sêxtupla. V. Será exigida a aprovação por maioria absoluta dos integrantes do Tribunal Pleno, formando assim a lista tríplice por candidatos que em primeiro escrutínio ou nos subsequentes, obtiverem a maioria absoluta dos votos. Está correto apenas. a) Todos. b) I, II, III e V. c) IV e V. d) I e II. e) III, IV e V. Questão 04 - (Banca Bruno Oliveira ) De acordo com o Código de Ética dos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, analise as assertivas e assinale a alternativa correta: I. Um dos objetivos do código é facilitar a compatibilização dos valores individuais de cada servidor com os valores da instituição deixando fluir a subjetividade das interpretações pessoais sobre os princípios e normas éticos adotados no Tribunal. II. Ainda que, em alguns casos é possível a ocorrência de detrimento a observância dos demais deveres, o código estabelece princípios e normas de conduta ética, aplicáveis aos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, porém sem prejuízo às proibições legais e regulamentares.

5 III. Um dos objetivos do código é realizar a melhor a jurisdição trabalhista, através de padrão elevado de conduta ético-profissional, para isso, ele contribui na transformação da visão, a missão, os objetivos e os valores institucionais do Tribunal em atitudes, comportamentos, regras de atuação e práticas organizacionais. IV. Oferecer, por meio da Comissão de Ética, criada com o objetivo de implementar e gerir o presente Código, uma instância de consulta, visando a esclarecer dúvidas quanto à conformidade da conduta do servidor com os princípios e normas de conduta nele tratados. Está de acordo apenas. a) III e IV. b) Todas. c) I, II e IV. d) I e II. e) I, II e III. Questão 05 - (Banca Bruno Oliveira 2018) Assinale a alternativa que NÃO expressa os princípios e valores fundamentais a serem observados pelos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no exercício do seu cargo ou função, segundo o disposto em seu Código de Ética: a) A legalidade, a impessoalidade a moralidade, a honestidade, a dignidade, o respeito e o decoro. b) Responsabilidade social e ambiental, promovendo ações voltadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. c) A ética agindo com honestidade, integridade e imparcialidade em todas as ações. d) A qualidade e a eficácia dos serviços públicos, seguindo sempre normas e instruções seguras, já conhecidas e experimentadas direcionadas à resolução de problemas. e) O desenvolvimento profissional, a competência e a transparência praticando ações com visibilidade plena no cumprimento das atribuições.

6 Questão 06 - (Banca Bruno Oliveira ) A respeito de vaga destinada ao quinto constitucional no Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região, analise as assertivas e assinale a INCORRETA. I. A lista tríplice, a ser formada pelos votos dos desembargadores, estará constituída quando no primeiro escrutínio, três candidatos obtiverem a maioria absoluta dos votos, figurando na lista na ordem crescente de cada um dos sufrágios. II. Se necessários escrutínios subsequentes, em cada um deles o numero de candidatos a concorrer será o dobro do número de vagas a preencher na lista tríplice, resguardados pela ordem de votação alcançada no escrutínio anterior. III. Em caso de empate nas votações dos escrutínios subsequentes, será feita nova votação, com a participação de todos os candidatos, não entrando apenas os três já contemplados que obtiveram a maioria absoluta dos votos. Está correto somente. a) Todos. b) II. c) I e II. d) I e III. e) I. Questão 07 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre órgãos do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, assinale a correta: a) São 9: o Tribunal Pleno; o Órgão Especial; a Presidência; a Corregedoria Regional; a Seção Especializada em Dissídios Coletivos; a Seção Especializada em Dissídios Individuais, composta por duas Subseções; as Turmas; a Gestão Judiciária e as Varas do Trabalho.

7 b) São 8: o Tribunal Pleno; o Órgão Especial; a Presidência; a Corregedoria Regional; a Seção Especializada em Dissídios Coletivos; a Seção Especializada em Dissídios Individuais, composta por duas Subseções; os Juízes do Trabalho e as Varas do Trabalho. c) São 8: o Tribunal Pleno; o Órgão Especial; a Presidência; a Corregedoria Regional; a Seção Especializada em Dissídios Coletivos e Individuais, composta por duas Subseções; as Turmas; os Juízes do Trabalho e as Varas do Trabalho. d) São 9: o Tribunal Pleno; o Órgão Especial; a Presidência; a Corregedoria Regional; a Seção Especializada em Dissídios Coletivos; a Seção Especializada em Dissídios Individuais; as Subseções Especializada em Dissídios Coletivos e individuais; as Turmas e as Varas do Trabalho. e) São 8: o Tribunal Pleno; o Órgão Especial; a Presidência; a Corregedoria Regional; a Seção Especializada em Dissídios Coletivos; a Seção Especializada em Dissídios Individuais, composta por duas Subseções; as Turmas e as Varas do Trabalho. Questão 08 - (Banca Bruno Oliveira ) O Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região funcionará na plenitude de sua composição: I. Por seu Órgão Especial. II. Pelas Varas do Trabalho. III. Dividido em Turmas. IV. Pela Corregedoria Regional. V. Por suas Seções Especializadas em Dissídios Individuais e em Dissídios Coletivos. Está correto o disposto em: a) Todas. b) Apenas I, II e III. c) Apenas I, III e V. d) Apenas II e III.

8 e) Apenas I e III. Questão 09 - (Banca Bruno Oliveira ) Constitui o Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região: a) Por vinte e quatro membros, para o exercício de funções administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do Tribunal Pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno. b) Por vinte membros, para o exercício de funções administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do Tribunal Pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno. c) Por dezoito membros, para o exercício de funções administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do Tribunal Pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno. d) Por dezesseis membros, para o exercício de funções administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do Tribunal Pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno. e) Por doze membros, para o exercício de funções administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do Tribunal Pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno. Questão 10 - (Banca Bruno Oliveira ) As Turmas do Tribunal são constituídas por desembargadores. a) 12. b) 8. c) 6. d) 5. e) 4.

9 Questão 11 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa INCORRETA quanto o disposto no Código de Ética dos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região em relação aos DEVERES do servidor: a) Participar das atividades de capacitação e treinamento necessárias ao seu desenvolvimento profissional. b) Resistir a pressões de superiores hierárquicos, de contratantes e de outros que visem a obter favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas, e denunciá-las. c) Disseminar no ambiente de trabalho informações e conhecimentos obtidos em razão de treinamentos ou de exercício profissional e que possam contribuir para a eficiência dos trabalhos realizados pelos demais servidores. d) Apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício do cargo ou função, evitando o uso de vestuário e adereços que comprometam a boa apresentação pessoal, a imagem institucional ou a neutralidade profissional. e) Proceder com honestidade, probidade e tempestividade, escolhendo sempre, quando estiver diante de mais de uma opção legal, a que melhor se coadunar com a ética e com o interesse público. Questão 12 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa correta acerca da constituição da SEDIC (Seção Especializada em Dissídios Coletivos): a) 12 (onze) desembargadores, mais o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal. b) 11 (onze) desembargadores, nela figurando, como membros natos, o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal. c) 14 (quatorze), desembargadores, mais o Presidente da Seção e o Vice- Presidente. d) 12 (onze) desembargadores, nela figurando, como membros natos, o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal. e) 11 (onze) desembargadores, mais o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal.

10 Questão 13 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue as alternativas relativo à SEDI (Seção Especializada em Dissídios Individuais): I. A SEDI, Seção Especializada em Dissídios Individuais, é dividida em duas Subseções. II. A composição da SEDI I (Subseção Especializada em Dissídios Individuais I) é de 11 (onze) desembargadores. III. A composição da SEDI II (Subseção Especializada em Dissídios Individuais II) é de 14 (quatorze) desembargadores mais o Presidente da Seção. Está correta apenas. a) II e III. b) I e III. c) Todas. d) I. e) I e II. Questão 14 - (Banca Bruno Oliveira ) Não poderão ter assento na mesma Turma ou Seção Especializada do Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região: a) Cônjuges e parentes consanguíneos ou afins apenas em linha reta, até o terceiro grau. b) Cônjuges e parentes consanguíneos ou afins em linha reta, bem como em linha colateral até o quarto grau. c) Cônjuges e parentes consanguíneos ou afins em linha reta, bem como em linha colateral até o terceiro grau. d) Cônjuges e parentes consanguíneos ou afins em linha reta, até o terceiro grau e em linha colateral até o segundo grau. e) Cônjuges e parentes consanguíneos ou afins em linha reta, bem como em linha colateral até o segundo grau.

11 Questão 15 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre a organização do Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região, julgue as assertivas: I. O Diretor da Escola Judicial e o Ouvidor, durante os respectivos mandatos, ficarão dispensados da distribuição de processos vinculados às Seções Especializadas que integrarem, porém os processos distribuídos até a posse do Diretor da Escola Judicial e do Ouvidor permanecerão a eles vinculados. II. Ressalvada a participação do Presidente e do Vice-Presidente na SEDIC, (Seção Especializada em Dissídios Coletivos), os cargos da administração do Tribunal não admitem acumulação com quaisquer outros cargos ou funções. III. O desembargador Presidente do Tribunal fará publicar no Diário Oficial, ao início das atividades judiciárias de cada ano, relação com os ocupantes dos cargos da administração do Tribunal, além das listas de antiguidade dos juízes titulares de Vara do Trabalho e dos juízes substitutos. IV. Os desembargadores Presidentes do Órgão Especial, das Seções Especializadas e das Turmas, farão publicar no Diário Oficial, ao início das atividades judiciárias de cada ano, a constituição de seus órgãos. Esta como o disposto no Regimento Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, apenas: a) Todas. b) I e III. c) II, III e IV. d) III. e) I, II e III. 3. Questões Comentadas

12 Questão 01 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise as assertivas quanto aos órgãos da Justiça do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro: I. O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. II. O Órgão Especial. III. Corregedoria Regional. IV. Os Juízes do Trabalho. V. As Varas do trabalho. Está correto apenas. a) Todos. b) I, II, III e V. c) II, III e V. d) I, IV. e) I e II. Gabarito Letra D Comentário: Art. 1º São órgãos da Justiça do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro: I - o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região; e II - os Juízes do Trabalho. É importante sempre se atentar sobre de qual órgão é: se da JUSTIÇA DO TRABALHO ou do TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO. Questão 02 - (Banca Bruno Oliveira ) Compõe o Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região: a) 55 (cinquenta e cinco) Desembargadores do trabalho, mais um assessor, bacharel em Direito para cada um, indicado e nomeado, pelo Presidente do Tribunal.

13 b) 54 (cinquenta e quatro) Desembargadores do trabalho, mais dois assessores, bacharéis em Direito para cada um, de sua livre indicação, nomeados pelo Presidente do Tribunal. c) 54 (cinquenta e quatro) Desembargadores do trabalho, mais um assessor, bacharel em Direito para cada um, de sua livre indicação, nomeado pelo Presidente do Tribunal. d) 55 (cinquenta e cinco) Desembargadores do trabalho, mais dois assessores, bacharéis em Direito para cada um, indicados e nomeados, pelo Presidente do Tribunal. e) 54 (cinquenta e quatro) Desembargadores do trabalho, mais dois assessores, bacharéis em Direito para cada um, indicados e nomeados, pelo Presidente do Tribunal. Gabarito Letra B Comentário: Art. 2º O Tribunal compõe-se de cinquenta e quatro desembargadores. 1º Cada desembargador terá dois assessores, bacharéis em Direito, de sua livre indicação, nomeados pelo Presidente do Tribunal. É importante não confundir, sobre a quantidade de Desembargadores. E a quantidade de assessores, e quem os indicou. Questão 03 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise as os itens quanto à ocorrência de vaga destinada a um dos segmentos do quinto constitucional no Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região: I. O Presidente do Tribunal dará imediata ciência da vaga, conforme o caso, ao Ministério Público da União ou à Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Seccional do Estado do Rio de Janeiro. II. De acordo com a vaga em questão, um dos órgãos, ou Ministério Público da União ou a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de janeiro, fará a elaboração de

14 uma lista sêxtupla que será encaminhada ao Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região. III. A lista sêxtupla, encaminhada pelos órgãos de representação das respectivas classes será reduzida à lista tríplice, em sessão pública do Tribunal Pleno, por voto fechado. IV. Cabe a cada desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região votar em três nomes da lista sêxtupla. V. Será exigida a aprovação por maioria absoluta dos integrantes do Tribunal Pleno, formando assim a lista tríplice por candidatos que em primeiro escrutínio ou nos subsequentes, obtiverem a maioria absoluta dos votos. Está correto apenas. a) Todos. b) I, II, III e V. c) IV e V. d) I e II. e) III, IV e V. Gabarito Letra C Comentário: Assertiva I - Incorreta - Art. 4º Ocorrendo vaga destinada a um dos segmentos do quinto constitucional, o Presidente do Tribunal dará imediata ciência dela, conforme o caso, ao Ministério Público do Trabalho ou à Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Seccional do Estado do Rio de Janeiro, solicitando a elaboração e encaminhamento da lista sêxtupla de que cuida o artigo 94 da Constituição federal. É importante ficar atento, pois a vaga é destinada ao Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região. Sendo assim, seu Presidente deixará a vaga ciente ao Ministério Público do Trabalho.

15 Assertiva II Incorreta Vide Art. 4º supracitado, sendo também importante ressaltar sobre a ciência à Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Seccional do Estado do Rio de Janeiro. Assertiva III Incorreta Art. 4º - 1º Em sessão pública do Tribunal Pleno, pelo voto aberto, a lista sêxtupla será reduzida à tríplice, cabendo a cada desembargador votar em três nomes. Assertiva IV Correta Art. 4º - 1º Em sessão pública do Tribunal Pleno, pelo voto aberto, a lista sêxtupla será reduzida à tríplice, cabendo a cada desembargador votar em três nomes. Assertiva V Correta Art. 4º 1º Em sessão pública do Tribunal Pleno, pelo voto aberto, a lista sêxtupla será reduzida à tríplice, cabendo a cada desembargador votar em três nomes. O quórum será fixado segundo o critério constante do artigo 165, parágrafo único, deste Regimento. Art Será exigida a aprovação por maioria absoluta dos integrantes do Tribunal Pleno quando a deliberação dispuser a respeito de: II - promoção ou acesso de magistrados e formação de listas tríplices de oriundos do quinto constitucional Art. 4º - 2º A lista tríplice será formada pelos candidatos que, em primeiro escrutínio ou nos subsequentes, obtiverem a maioria absoluta dos votos. Questão 04 - (Banca Bruno Oliveira ) De acordo com o Código de Ética dos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, analise as assertivas e assinale a alternativa correta: I. Um dos objetivos do código é facilitar a compatibilização dos valores individuais de cada servidor com os valores da instituição deixando fluir a subjetividade das interpretações pessoais sobre os princípios e normas éticos adotados no Tribunal. II. Ainda que, em alguns casos é possível a ocorrência de detrimento a observância dos demais deveres, o código estabelece princípios e normas de conduta ética, aplicáveis aos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, porém sem prejuízo às proibições legais e regulamentares. III. Um dos objetivos do código é realizar a melhor a jurisdição trabalhista, através de padrão elevado de conduta ético-profissional, para isso, ele contribui na

16 transformação da visão, a missão, os objetivos e os valores institucionais do Tribunal em atitudes, comportamentos, regras de atuação e práticas organizacionais. IV. Oferecer, por meio da Comissão de Ética, criada com o objetivo de implementar e gerir o presente Código, uma instância de consulta, visando a esclarecer dúvidas quanto à conformidade da conduta do servidor com os princípios e normas de conduta nele tratados. Está de acordo apenas. a) III e IV. b) Todas. c) I, II e IV. d) I e II. e) I, II e III. Gabarito Letra A Comentário: Assertiva I Incorreta - Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 2º III reduzir a subjetividade das interpretações pessoais sobre os princípios e normas éticos adotados no Tribunal, facilitando a compatibilização dos valores individuais de cada servidor com os valores da instituição. Assertiva II Incorreta - Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 1º Este Código de Ética estabelece os princípios e normas de conduta ética aplicáveis aos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, sem prejuízo da observância dos demais deveres e proibições legais e regulamentares. Assertiva III Correta - Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 2º Este Código tem por objetivo: I contribuir para

17 transformar a visão, a missão, os objetivos e os valores institucionais do Tribunal em atitudes, comportamentos, regras de atuação e práticas organizacionais, orientados segundo elevado padrão de conduta ético-profissional, para realizar melhor a jurisdição trabalhista. Assertiva IV Correta - Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 2º Este Código tem por objetivo: IV oferecer, por meio da Comissão de Ética, criada com o objetivo de implementar e gerir o presente Código, uma instância de consulta, visando a esclarecer dúvidas quanto à conformidade da conduta do servidor com os princípios e normas de conduta nele tratados. Questão 05 - (Banca Bruno Oliveira 2018) Assinale a alternativa que NÃO expressa os princípios e valores fundamentais a serem observados pelos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no exercício do seu cargo ou função, segundo o disposto em seu Código de Ética: a) A legalidade, a impessoalidade a moralidade, a honestidade, a dignidade, o respeito e o decoro. b) Responsabilidade social e ambiental, promovendo ações voltadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. c) A ética agindo com honestidade, integridade e imparcialidade em todas as ações. d) A qualidade e a eficácia dos serviços públicos, seguindo sempre normas e instruções seguras, já conhecidas e experimentadas direcionadas à resolução de problemas. e) O desenvolvimento profissional, a competência e a transparência praticando ações com visibilidade plena no cumprimento das atribuições. Gabarito Letra D

18 Comentário: Letra A Correta - Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 3º São princípios e valores fundamentais a serem observados pelos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no exercício do seu cargo ou função: I a legalidade, a impessoalidade e a moralidade; II a honestidade, a dignidade, o respeito e o decoro. Letra B Correta - Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 3º São princípios e valores fundamentais a serem observados pelos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no exercício do seu cargo ou função: IX a responsabilidade social e ambiental - promover ações voltadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. Letra C Correta - Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 3º São princípios e valores fundamentais a serem observados pelos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no exercício do seu cargo ou função: VII a ética - agir com honestidade, integridade e imparcialidade em todas as ações. Letra D Incorreta Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 3º IV a qualidade e a eficácia dos serviços públicos. Porém, seguir sempre normas e instruções seguras, já conhecidas e experimentadas, são princípios de um regime Burocrático. Esses princípios não condizem com o disposto no Código de Ética do Tribunal que inclusive fala até de inovação em seu Art. 3º VIII a inovação - apresentar e implementar novas ideias direcionadas à resolução de problemas e ao aperfeiçoamento contínuo dos serviços. Letra E Correta - Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 3º São princípios e valores fundamentais a serem observados pelos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no exercício do seu cargo ou função: X a transparência - praticar ações com visibilidade plena no

19 cumprimento das atribuições; XI a competência; e XII o desenvolvimento profissional. Questão 06 - (Banca Bruno Oliveira ) A respeito de vaga destinada ao quinto constitucional no Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região, analise as assertivas e assinale a INCORRETA. I. A lista tríplice, a ser formada pelos votos dos desembargadores, estará constituída quando no primeiro escrutínio, três candidatos obtiverem a maioria absoluta dos votos, figurando na lista na ordem crescente de cada um dos sufrágios. II. Se necessários escrutínios subsequentes, em cada um deles o numero de candidatos a concorrer será o dobro do número de vagas a preencher na lista tríplice, resguardados pela ordem de votação alcançada no escrutínio anterior. III. Em caso de empate nas votações dos escrutínios subsequentes, será feita nova votação, com a participação de todos os candidatos, não entrando apenas os três já contemplados que obtiveram a maioria absoluta dos votos. Está correto somente. a) Todos. b) II. c) I e II. d) I e III. e) I. Gabarito Letra B

20 Comentário: Assertiva I - Incorreta - Art. 4º. 3º Ter-se-á por constituída a lista se, no primeiro escrutínio, três candidatos obtiverem a maioria absoluta dos votos, figurando na lista na ordem decrescente de cada um dos sufrágios. Assertiva II - Correta - Art. 4º. 4º Se necessários escrutínios subsequentes, em cada um deles concorrerão tantos candidatos quanto o dobro do número de vagas a preencher na lista tríplice, de acordo com a ordem de votação alcançada no escrutínio anterior. Assertiva III - Incorreta - Art. 4º. 5º Em caso de empate, será feita nova votação, da qual participarão apenas os ali contemplados. Questão 07 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre órgãos do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, assinale a correta: a) São 9: o Tribunal Pleno; o Órgão Especial; a Presidência; a Corregedoria Regional; a Seção Especializada em Dissídios Coletivos; a Seção Especializada em Dissídios Individuais, composta por duas Subseções; as Turmas; a Gestão Judiciária e as Varas do Trabalho. b) São 8: o Tribunal Pleno; o Órgão Especial; a Presidência; a Corregedoria Regional; a Seção Especializada em Dissídios Coletivos; a Seção Especializada em Dissídios Individuais, composta por duas Subseções; os Juízes do Trabalho e as Varas do Trabalho. c) São 8: o Tribunal Pleno; o Órgão Especial; a Presidência; a Corregedoria Regional; a Seção Especializada em Dissídios Coletivos e Individuais, composta por duas Subseções; as Turmas; os Juízes do Trabalho e as Varas do Trabalho. d) São 9: o Tribunal Pleno; o Órgão Especial; a Presidência; a Corregedoria Regional; a Seção Especializada em Dissídios Coletivos; a Seção Especializada em

21 Dissídios Individuais; as Subseções Especializada em Dissídios Coletivos e individuais; as Turmas e as Varas do Trabalho. e) São 8: o Tribunal Pleno; o Órgão Especial; a Presidência; a Corregedoria Regional; a Seção Especializada em Dissídios Coletivos; a Seção Especializada em Dissídios Individuais, composta por duas Subseções; as Turmas e as Varas do Trabalho. Gabarito Letra E Comentário: Art. 6º São órgãos do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região: I - o Tribunal Pleno; II - o Órgão Especial; III - a Presidência; IV - a Corregedoria Regional; V - a Seção Especializada em Dissídios Coletivos; VI - a Seção Especializada em Dissídios Individuais, composta por duas Subseções; VII - as Turmas; e VIII - as Varas do Trabalho. Parágrafo único. O Fórum de Gestão Judiciária, composto pelos magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, realizado no 1º semestre de cada ano. O fórum objetiva debater temas relevantes de interesse para a Justiça do Trabalho, possibilitando o intercâmbio de experiências e desenvolvimento de prática de cooperação judicial, melhorando o relacionamento interpessoal entre os magistrados dentro outros. Questão 08 - (Banca Bruno Oliveira ) O Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região funcionará na plenitude de sua composição: I. Por seu Órgão Especial. II. Pelas Varas do Trabalho. III. Dividido em Turmas. IV. Pela Corregedoria Regional.

22 V. Por suas Seções Especializadas em Dissídios Individuais e em Dissídios Coletivos. Está correto o disposto em: a) Todas. b) Apenas I, II e III. c) Apenas I, III e V. d) Apenas II e III. e) Apenas I e III. Gabarito Letra C Comentário: Art. 5º O Tribunal funcionará na plenitude de sua composição, por seu Órgão Especial, por suas Seções Especializadas em Dissídios Individuais e em Dissídios Coletivos, ou ainda dividido em Turmas. Questão 09 - (Banca Bruno Oliveira ) Constitui o Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região: a) Por vinte e quatro membros, para o exercício de funções administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do Tribunal Pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno. b) Por vinte membros, para o exercício de funções administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do Tribunal Pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno.

23 c) Por dezoito membros, para o exercício de funções administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do Tribunal Pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno. d) Por dezesseis membros, para o exercício de funções administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do Tribunal Pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno. e) Por doze membros, para o exercício de funções administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do Tribunal Pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno. Gabarito Letra D Comentário: Art. 7º O Órgão Especial é constituído por dezesseis membros, para o exercício de funções administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do Tribunal Pleno. Parágrafo único. Sua composição observará o disposto na Constituição federal (art. 93, inciso XI) e nas regulamentações do Conselho Nacional de Justiça. Constituição federal art. 93, XI nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antigüidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno. Questão 10 - (Banca Bruno Oliveira ) As Turmas do Tribunal são constituídas por desembargadores. a) 12. b) 8.

24 c) 6. d) 5. e) 4. Gabarito Letra D desembargadores. Comentário: Art. 10. As Turmas do Tribunal são constituídas por cinco Questão 11 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa INCORRETA quanto o disposto no Código de Ética dos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região em relação aos DEVERES do servidor: a) Participar das atividades de capacitação e treinamento necessárias ao seu desenvolvimento profissional. b) Resistir a pressões de superiores hierárquicos, de contratantes e de outros que visem a obter favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas, e denunciá-las. c) Disseminar no ambiente de trabalho informações e conhecimentos obtidos em razão de treinamentos ou de exercício profissional e que possam contribuir para a eficiência dos trabalhos realizados pelos demais servidores. d) Apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício do cargo ou função, evitando o uso de vestuário e adereços que comprometam a boa apresentação pessoal, a imagem institucional ou a neutralidade profissional. e) Proceder com honestidade, probidade e tempestividade, escolhendo sempre, quando estiver diante de mais de uma opção legal, a que melhor se coadunar com a ética e com o interesse público.

25 Gabarito Letra A Comentário: Letra A Incorreta - Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 5º É direito de todo servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região: III participar das atividades de capacitação e treinamento necessárias ao seu desenvolvimento profissional. Letra B Correta - Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 6º É dever de todo servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região: VI resistir a pressões de superiores hierárquicos, de contratantes e de outros que visem a obter favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas, e denunciá-las. Letra C Correta - Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 6º É dever de todo servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região: XI disseminar no ambiente de trabalho informações e conhecimentos obtidos em razão de treinamentos ou de exercício profissional e que possam contribuir para a eficiência dos trabalhos realizados pelos demais servidores. Letra D Correta - Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 6º É dever de todo servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região: IX apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício do cargo ou função, evitando o uso de vestuário e adereços que comprometam a boa apresentação pessoal, a imagem institucional ou a neutralidade profissional. Letra E Correta - Código de Ética os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Art. 6º É dever de todo servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região: II proceder com honestidade, probidade e tempestividade, escolhendo

26 sempre, quando estiver diante de mais de uma opção legal, a que melhor se coadunar com a ética e com o interesse público. Questão 12 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa correta acerca da constituição da SEDIC (Seção Especializada em Dissídios Coletivos): a) 12 (onze) desembargadores, mais o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal. b) 11 (onze) desembargadores, nela figurando, como membros natos, o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal. c) 14 (quatorze), desembargadores, mais o Presidente da Seção e o Vice- Presidente. d) 12 (onze) desembargadores, nela figurando, como membros natos, o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal. e) 11 (onze) desembargadores, mais o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal. Gabarito Letra B Comentário: Art. 8º A Seção Especializada em Dissídios Coletivos - SEDIC é constituída por 11 (onze) desembargadores, nela figurando, como membros natos, o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal. Art. 5, 3º, da Lei nº 8.531, de 15 de dezembro de O Juiz Presidente e o Vice-Presidente participarão dos julgamentos dos dissídios coletivos de natureza econômica e/ou jurídica. Presente o Juiz Presidente, a ele caberá presidir a sessão de julgamento. Questão 13 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue as alternativas relativo à SEDI (Seção Especializada em Dissídios Individuais):

27 I. A SEDI, Seção Especializada em Dissídios Individuais, é dividida em duas Subseções. II. A composição da SEDI I (Subseção Especializada em Dissídios Individuais I) é de 11 (onze) desembargadores. III. A composição da SEDI II (Subseção Especializada em Dissídios Individuais II) é de 14 (quatorze) desembargadores mais o Presidente da Seção. Está correta apenas. a) II e III. b) I e III. c) Todas. d) I. e) I e II. Gabarito Letra E Comentário: Assertiva I Correta - Art. 6º. VI - a Seção Especializada em Dissídios Individuais, composta por duas Subseções. Assertiva II Correta - Art. 9º A Subseção Especializada em Dissídios Individuais I (SEDI-I) é composta por 11 (onze) desembargadores e a Subseção Especializada em Dissídios Individuais II (SEDI-II), por 14 (quatorze), já incluído o Presidente da Seção Assertiva III Incorreta - Art. 9º A Subseção Especializada em Dissídios Individuais I (SEDI-I) é composta por 11 (onze) desembargadores e a Subseção Especializada em Dissídios Individuais II (SEDI-II), por 14 (quatorze), já incluído o Presidente da Seção. Questão 14 - (Banca Bruno Oliveira ) Não poderão ter assento na mesma Turma ou Seção Especializada do Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região:

28 a) Cônjuges e parentes consanguíneos ou afins apenas em linha reta, até o terceiro grau. b) Cônjuges e parentes consanguíneos ou afins em linha reta, bem como em linha colateral até o quarto grau. c) Cônjuges e parentes consanguíneos ou afins em linha reta, bem como em linha colateral até o terceiro grau. d) Cônjuges e parentes consanguíneos ou afins em linha reta, até o terceiro grau e em linha colateral até o segundo grau. e) Cônjuges e parentes consanguíneos ou afins em linha reta, bem como em linha colateral até o segundo grau. Gabarito Letra C Comentário: Art. 11. Não poderão ter assento, na mesma Turma ou Seção Especializada, cônjuges e parentes consanguíneos ou afins em linha reta, bem como em linha colateral até o terceiro grau. Aluno, para melhor entendimento e evitar pegas na hora da prova, estude o assunto: Linha de Parentesco. Questão 15 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre a organização do Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região, julgue as assertivas: I. O Diretor da Escola Judicial e o Ouvidor, durante os respectivos mandatos, ficarão dispensados da distribuição de processos vinculados às Seções Especializadas que integrarem, porém os processos distribuídos até a posse do Diretor da Escola Judicial e do Ouvidor permanecerão a eles vinculados.

29 II. Ressalvada a participação do Presidente e do Vice-Presidente na SEDIC, (Seção Especializada em Dissídios Coletivos), os cargos da administração do Tribunal não admitem acumulação com quaisquer outros cargos ou funções. III. O desembargador Presidente do Tribunal fará publicar no Diário Oficial, ao início das atividades judiciárias de cada ano, relação com os ocupantes dos cargos da administração do Tribunal, além das listas de antiguidade dos juízes titulares de Vara do Trabalho e dos juízes substitutos. IV. Os desembargadores Presidentes do Órgão Especial, das Seções Especializadas e das Turmas, farão publicar no Diário Oficial, ao início das atividades judiciárias de cada ano, a constituição de seus órgãos. Esta como o disposto no Regimento Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, apenas: a) Todas. b) I e III. c) II, III e IV. d) III. e) I, II e III. Gabarito Letra E Comentário: Assertiva I - Correta - Art. 12-A. O Diretor da Escola Judicial e o Ouvidor, durante os respectivos mandatos, ficarão dispensados da distribuição de processos vinculados às Seções Especializadas que integrarem. Parágrafo único. Os processos distribuídos até a posse do Diretor da Escola Judicial e do Ouvidor permanecerão a eles vinculados. Assertiva II - Correta - Art. 12. Os cargos da administração do Tribunal não admitem acumulação com quaisquer outros cargos ou funções, ressalvada a participação do

30 Presidente e do Vice-Presidente na SEDIC (art. 5º, 3º, da Lei nº 8.531, de 15 de dezembro de 1992). Assertiva III - Correta - Art. 13. O desembargador Presidente do Tribunal fará publicar no Diário Oficial, ao início das atividades judiciárias de cada ano, relação com os ocupantes dos cargos da administração do Tribunal, a constituição do Órgão Especial, das Seções Especializadas e das Turmas, a lista de antiguidade dos desembargadores do tribunal, além das listas de antiguidade dos juízes titulares de Vara do Trabalho e dos juízes substitutos. Assertiva IV - Incorreta Vide Art. 13. Supracitado Quem fará publicar a constituição dos órgãos do Tribunal é seu Presidente e não o Presidente e cada Órgão. 4. Gabarito Questão 01 Letra E Questão 11 Letra A Questão 02 Letra B Questão 12 Letra B Questão 03 Letra C Questão 13 Letra E Questão 04 Letra A Questão 14 Letra C Questão 05 Letra D Questão 15 Letra E Questão 06 Letra B Questão 07 Letra E Questão 08 Letra C Questão 09 Letra D Questão 10 Letra D 5. Finalização da Aula Finalizamos a nossa primeira aula de questões do Curso de Questões Comentadas e Inéditas do Regimento Interno e Código de Ética TRT-1ª Região

31 e, conforme podem observar, foram 15 questões. Isso mesmo! Dessa feita, nosso curso será bem detalhado, para que você não caia em nenhum peguinha das Bancas. Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, é só manter contato através dos dados abaixo: Bons estudos e, qualquer dúvida: Prof. Bruno Oliveira WhatsApp: (34) cursosbrunooliveira@gmail.com Página:

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...20 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...20 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

Regimento Interno Consolidado do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região

Regimento Interno Consolidado do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região Regimento Interno Consolidado do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Atualizado até Emenda Regimental Nº 27, de 22.2.2018) Quais são os órgãos da Justiça do Trabalho no Estado do Rio? Art. 1º,

Leia mais

elaborar seus regimentos internos

elaborar seus regimentos internos Constituição Federal Art. 96. Compete privativamente: I - aos tribunais: a) eleger seus órgãos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observância das normas de processo e das garantias processuais

Leia mais

Simulado Regimento Interno TST

Simulado Regimento Interno TST Simulado Regimento Interno TST Este material possui 10 questões inéditas do Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho para o Concurso do TST. Simulado 01 Este curso é protegido por direitos autorais

Leia mais

Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum

Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum Estrutura Orgânica do Poder Judiciário Nacional Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum Grau de jurisdição

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...19 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera,

Leia mais

11/04/2017 ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO DO TST

11/04/2017 ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO DO TST ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO DO TST 1. (TST/2012) Em razão da aposentadoria de três Ministros, houve a necessidade do preenchimento dessas vagas, destinadas aos Juízes de carreira da Magistratura do

Leia mais

AULA 01. Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art.

AULA 01. Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art. AULA 01 Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art. 19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 3. QUESTÕES

Leia mais

CLIQUE AQUI E ADQUIRA O MATERIAL COMPLETO COM 234 QUESTÕES + BÔNUS

CLIQUE AQUI E ADQUIRA O MATERIAL COMPLETO COM 234 QUESTÕES + BÔNUS 1 1) Compete ao Tribunal Pleno eleger, na mesma data em que se dá a eleição do Presidente, Vice-Presidente, Corregedor Regional e Vice-Corregedor Regional, dentre os desembargadores em exercício: quatro

Leia mais

Curso Legislação Institucional DPE-RJ

Curso Legislação Institucional DPE-RJ Curso Legislação Institucional DPE-RJ 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 9 3. GABARITO...22 4. FINALIZAÇÃO DA AULA...22 Este curso é protegido por direitos

Leia mais

PROFESSORA RAQUEL TINOCO ORGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Tribunal Pleno Câmaras Órgão Especial Seções Especializadas 1 ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL

Leia mais

Organização da Justiça Militar

Organização da Justiça Militar Organização da Justiça Militar Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado na Organização da Justiça Militar e Código de Ética da Justiça Militar da União, alicerçado na Lei nº 8.457/1992 (Organiza

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Superior Tribunal de Justiça Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça, atualizado até a Emenda Regimental n. 27, de 13 de dezembro de 2016.

Leia mais

Prof. Bruno Oliveira. Site:

Prof. Bruno Oliveira. Site: 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...21 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...21 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA

ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA TRIBUNAL DE JUSTIÇA (TRIBUNAL PLENO) Competência: LOJDFT, 8º Sede instalada na Capital Federal e jurisdição no Distrito Federal e nos Territórios Federais. Composição:

Leia mais

DATAS MAGISTRADO A MAGISTRADO B MAGISTRADO C DA POSSE 10/03/ /03/ /03/ /03/ /03/ /03/2015

DATAS MAGISTRADO A MAGISTRADO B MAGISTRADO C DA POSSE 10/03/ /03/ /03/ /03/ /03/ /03/2015 01. Nos termos do Regimento Interno do TRT da 1ª Região, expedir provimentos e atos normativos para disciplinar os procedimentos a serem adotados pelas Varas do Trabalho e seus órgãos auxiliares é uma

Leia mais

Técnica de Mapas Mentais para o TST

Técnica de Mapas Mentais para o TST Técnica de Mapas Mentais para o TST Existem várias técnicas de estudo que ajudam na hora da prova, mas sem dúvida, uma delas é a criação de mapas mentais! Pensando nisso, criamos um novo projeto chamado

Leia mais

1) (CERTO OU ERRADO) As Varas do Trabalho têm sede e jurisdição fixadas em lei e estão administrativamente subordinadas ao Tribunal.

1) (CERTO OU ERRADO) As Varas do Trabalho têm sede e jurisdição fixadas em lei e estão administrativamente subordinadas ao Tribunal. 1 1) (CERTO OU ERRADO) As Varas do Trabalho têm sede e jurisdição fixadas em lei e estão administrativamente subordinadas ao Tribunal. 2) A quem compete processar e julgar, nos feitos da competência do

Leia mais

Legislação Aplicada. Lei complementar nº /11/2007. Professor Giuliano Tamagno.

Legislação Aplicada. Lei complementar nº /11/2007. Professor Giuliano Tamagno. Legislação Aplicada Lei complementar nº 100 21/11/2007 Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Aplicada LEI COMPLEMENTAR Nº 100, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2007. Dispõe sobre o Código

Leia mais

AULA 01. Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (Resolução Administrativa nº 1295)

AULA 01. Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (Resolução Administrativa nº 1295) AULA 01 Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (Resolução Administrativa nº 1295) AULA 01 art. 1º ao art. 34 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES

Leia mais

Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. AULA 01 art. 1º ao art. 22

Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. AULA 01 art. 1º ao art. 22 Nome do Aluno: CPF: Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. AULA 01 art. 1º ao art. 22 1. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 2. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS...15

Leia mais

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade.

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade. Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: Poder Judiciário: Juizados Especiais. Órgão especial. Cláusula de reserva de plenário. Conselho Nacional de Justiça 36 Professor (a): Luis

Leia mais

Noções de Sustentabilidade. Aula 01

Noções de Sustentabilidade. Aula 01 Noções de Sustentabilidade Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado nas disposições legais sobre Sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário. Aula 01 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

FLÁVIO ALENCAR REGIMENTO INTERNO DO TRT-GO. 1ª Edição JUN 2013

FLÁVIO ALENCAR REGIMENTO INTERNO DO TRT-GO. 1ª Edição JUN 2013 FLÁVIO ALENCAR REGIMENTO INTERNO DO TRT-GO 41 QUESTÕES ELABORADAS PELO PROFESSOR Elaboração das Questões: Prof. Flávio Alencar Coordenação e Organização: Mariane dos Reis 1ª Edição JUN 2013 TODOS OS DIREITOS

Leia mais

AULA 01. AULA 01 art. 1º ao art. 19

AULA 01. AULA 01 art. 1º ao art. 19 AULA 01 Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins RESOLUÇÃO TRE-TO Nº 282, 11 DE DEZEMBRO DE 2012 AULA 01 art. 1º ao art. 19 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Regimento Interno p/ TRT-BA (TJAA)

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Regimento Interno p/ TRT-BA (TJAA) Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Regimento Interno p/ TRT-BA (TJAA) Professor: Murilo Soares Aula 00: Apresentação do curso e metodologia. DO TRIBUNAL: Das Disposições Preliminares. Da Organização

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA Dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe

CÓDIGO DE ÉTICA Dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe 1 Resolução nº /2012 do Tribunal de Justiça de Sergipe, regulamenta o Estatuto do Servidores Públicos do Estado de Sergipe no que tange a conduta ética dos servidores do Judiciário Estadual. CÓDIGO DE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 792/2015

RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Publicação: 24/04/15 DJE: 23/04/15 RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Dispõe sobre a função de juiz leigo, de que trata a Lei federal nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, no âmbito dos Juizados Especiais do Estado

Leia mais

Presidente PROFESSORA RAQUEL TINOCO ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR ELEIÇÃO EM VOTAÇÃO SECRETA PELOS MEMBROS DO TJRJ (DESEMBARGADORES) 1º Vice Presidente 2º Vice Presidente Administração Superior 3º Vice Presidente

Leia mais

Noções de Administração Pública Prof. Pedro Kuhn

Noções de Administração Pública Prof. Pedro Kuhn Técnico Judiciário Área Administrativa Noções de Administração Pública Prof. Pedro Kuhn Noções de Administração Pública Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Edital CÓDIGO DE ÉTICA DOS SERVIDORES

Leia mais

Regimento Interno Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Regimento Interno Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo Nome do Aluno: CPF: AULA TRE-São 01 Paulo Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Regimento Interno Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Leia mais

A parte negritada do texto é a que julgamos como mais importante, por isso, preste bastante atenção nela;

A parte negritada do texto é a que julgamos como mais importante, por isso, preste bastante atenção nela; Olá amigos do Pontua Concursos, tudo bem? Temos uma grande novidade! Você irá conhecer daqui a pouco, mas antes, vamos a uma breve introdução do objetivo deste material e suas instruções. Introdução ao

Leia mais

A parte negritada do texto é a que julgamos como mais importante, por isso, preste bastante atenção nela;

A parte negritada do texto é a que julgamos como mais importante, por isso, preste bastante atenção nela; Olá amigos do Pontua Concursos, tudo bem? Temos uma grande novidade! Você irá conhecer daqui a pouco, mas antes, vamos a uma breve introdução do objetivo deste material e suas instruções. Introdução ao

Leia mais

TRT1. MINISSIMULADO GRATUITO Regimento Interno / Código de Ética / DPCD 20 QUESTÕES INÉDITAS 23/04/2018. DESENVOLVIDO POR: Concurseiros Abençoados

TRT1. MINISSIMULADO GRATUITO Regimento Interno / Código de Ética / DPCD 20 QUESTÕES INÉDITAS 23/04/2018. DESENVOLVIDO POR: Concurseiros Abençoados TRT1 MINISSIMULADO GRATUITO Regimento Interno / Código de Ética / DPCD 20 QUESTÕES INÉDITAS 23/04/2018 DESENVOLVIDO POR: Concurseiros Abençoados 01 REGIMENTO INTERNO DO TRT1 Tribunal), assinale a alternativa

Leia mais

PARECER SOBRE AS EMENDAS

PARECER SOBRE AS EMENDAS PARECER SOBRE AS EMENDAS A Comissão de Regimento Interno, após a deliberação do Tribunal Pleno (sessão do dia 12/05/2014) de regulamentar as eleições para os cargos da Administração do Tribunal de Justiça

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 01. Dentre os aspectos peculiares aos órgãos jurisdicionais trabalhistas no Brasil, não se encontra: I - Não existem Varas do Trabalho especializadas em determinadas matérias,

Leia mais

Introdução Professor Ricardo Gomes

Introdução Professor Ricardo Gomes AULA DEMONSTRATIVA Introdução Professor Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Ricardo Gomes 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo Programático 00 Apresentação.

Leia mais

MINHAS RESPOSTAS 2º SIMULADO TJ-MS CÓDIGO DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA PROF. TIAGO ZANOLLA

MINHAS RESPOSTAS 2º SIMULADO TJ-MS CÓDIGO DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA PROF. TIAGO ZANOLLA MINHAS RESPOSTAS Utilize o quadro abaixo para anotar suas respostas. 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 FACEBOOK : https://www.facebook.com/proftiagozanolla/

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO -

- REGIMENTO INTERNO - Regimento Interno TJMG Livro I, Títulos I a III - REGIMENTO INTERNO - - Professor: Marcos Girão - 1 INTRODUÇÃO O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO 2 O PODER JUDICIÁRIO CF/88: Art. 2º São Poderes da União, independentes

Leia mais

ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM

ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM DA COMPOSIÇÃO E COMPETÊNCIA DA COMPOSIÇÃO DO TRIBUNAL Art. 2º O Tribunal, com sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de 15 Ministros

Leia mais

ERRATA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS

ERRATA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS CÓDIGO DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE ALAGOAS ERRATA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS Técnico Judiciário Área Administra va Conhecimentos Gerais e Específicos Nível Médio Na p. 3, onde

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Noções de Administração Pública Dicas para a Prova Prof. Pedro Kuhn Noções de Administração Pública CÓDIGO DE ÉTICA DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 12ª REGIÃO:

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Organização Territorial e Política do Eleitorado. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Organização Territorial e Política do Eleitorado. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Prof. Karina Jaques O Código Eleitoral classifica os eleitores conforme a posição geopolítica (domicílio eleitoral ou político), de modo a garantir e administrar os seus direitos políticos

Leia mais

Código de Organização Judiciária do Estado Prof. Pedro Kuhn

Código de Organização Judiciária do Estado Prof. Pedro Kuhn Analista Judiciário Área Judiciária e Administrativa Código de Organização Judiciária do Estado Prof. Pedro Kuhn Código de Organização Judiciária do Estado Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Parte 4 Professora Karina Jaques Art. 49. Considera-se de efetivo exercício o afastamento em virtude de: I - férias;

Leia mais

EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL

EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO DE SÃO PAULO, neste ato representada por seu Presidente e pela Presidente da Comissão de

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL

A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL Inicialmente quero parabenizar a todos os concurseiros, em especial aqueles que buscam uma vaga nos Tribunais Eleitorais, pela dedicação aos estudos, persistam, pois essa caminhada, embora árdua, é bastante

Leia mais

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS SUGESTÃO DA AUD-TCU PARA SUBSIDIAR ANÁLISE DAS PROPOSTAS REFERÊNCIA COMENTÁRIO Art. 24. Propostas em Tramitação para Alteração

Leia mais

ANTEPROJETO DE LEI A PRESIDENTE DA REPÚBLICA

ANTEPROJETO DE LEI A PRESIDENTE DA REPÚBLICA 4 Conselho da ANTEPROJETO DE LEI Dispõe sobre a estruturação dos Tribunais Regionais Federais da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª regiões e dá outras providências. A PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO REGIMENTO INTERNO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO CAMPINAS SP atualizado em 05/12/2014 2 REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO

Leia mais

Da Justiça. do Trabalho

Da Justiça. do Trabalho Direito Processual do Trabalho Da Justiça do Trabalho Integra o Poder Judiciário Federal; Trata de uma Justiça especializada; Jurisdição apenas em matéria de natureza trabalhista. Atualmente a Justiça

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Tribunais Regionais do Trabalho e Juízes do Trabalho. Profª. Liz Rodrigues - A Justiça do Trabalho é uma justiça federal especializada, composta pelo

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º O Colegiado de Curso é órgão consultivo, normativo, de planejamento acadêmico e executivo, para os assuntos de política de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS ELEIÇÃO DE MEMBROS TITULARES E SUPLENTES DA COMISSÃO PERMANENTE

Leia mais

FLÁVIO ALENCAR REGIMENTO INTERNO DO TRT-SC. 1ª Edição MAI 2013

FLÁVIO ALENCAR REGIMENTO INTERNO DO TRT-SC. 1ª Edição MAI 2013 FLÁVIO ALENCAR REGIMENTO INTERNO DO TRT-SC 26 QUESTÕES ELABORADAS PELO PROFESSOR Elaboração das Questões: Prof. Flávio Alencar Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição MAI 2013 TODOS OS DIREITOS

Leia mais

RESOLUÇÃO TJ/ OE/ RJ nº 35/2013

RESOLUÇÃO TJ/ OE/ RJ nº 35/2013 RESOLUÇÃO TJ/ OE/ RJ nº 35/2013 Disciplina, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, o quantitativo de Juízes Leigos, suas atribuições e remuneração. O ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Leia mais

Lei complementar nº 35,

Lei complementar nº 35, Lei complementar nº 35, de 14 de março de 1979 Dispõe sobre a Lei Orgânica da Magistratura Nacional O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS INSTRUÇÃO NORMATIVA DA ELEIÇÃO DO PARLAMENTO ACADÊMICO PARTE PRIMEIRA INTRODUÇÃO

FACULDADE PROCESSUS INSTRUÇÃO NORMATIVA DA ELEIÇÃO DO PARLAMENTO ACADÊMICO PARTE PRIMEIRA INTRODUÇÃO FACULDADE PROCESSUS Recredenciamento da Faculdade Processus - PORTARIA Nº- 1.394, DE 23/11/2012, D.O.U nº 227 de 26/11/2012, Seção 1 P. 17. INSTRUÇÃO NORMATIVA DA ELEIÇÃO DO PARLAMENTO ACADÊMICO PARTE

Leia mais

Prof. Francion Santos Facebook: Francion Santos da Silva

Prof. Francion Santos   Facebook: Francion Santos da Silva PROVIMENTO GERAL DA CORREGEDORIA APLICADO AOS JUÍZES E OFÍCIOS JUDICIAIS DISPONIBILIZADO NO DJE DE 10/10/2014 (EM VIGOR A PARTIR DO DIA 12/11/2014) Prof. Francion Santos E-mail: franciondf@hotmail.com

Leia mais

Direito Eleitoral revisão do eleitorado incorreto

Direito Eleitoral revisão do eleitorado incorreto Direito Eleitoral 01. O Tribunal Regional Eleitoral, por intermédio do (a), inspecionará os serviços de revisão do eleitorado. a) Corregedoria Regional b) Presidente do TSE c) Corregedor-Geral d) Ministério

Leia mais

Regras Oficiais de Procedimento Tribunal Superior Eleitoral. Regimento Interno

Regras Oficiais de Procedimento Tribunal Superior Eleitoral. Regimento Interno Regras Oficiais de Procedimento Tribunal Superior Eleitoral Regimento Interno Seção I Do Tribunal Art. 1º O Tribunal Superior Eleitoral, com sede na capital da República e jurisdição em todas as Simulações,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Reorganiza as atribuições gerais e as classes dos cargos da Carreira Policial Federal, fixa a remuneração e dá outras providências.

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação da Coleção...15

SUMÁRIO. Apresentação da Coleção...15 SUMÁRIO Apresentação da Coleção...15 CAPÍTULO I - Breve reconstrução histórica da Justiça do Trabalho no Brasil 1. Surgimento...18 2. Previsão constitucional da Justiça do Trabalho...21 3. Perspectivas...29

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.VARAs DO TRABALHO ÓRGÃO DE 1ª INSTÂNCIA. A Vara do Trabalho é a primeira instância das ações de competência da Justiça do Trabalho, sendo competente para julgar conflitos

Leia mais

V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como

V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO E CONSELHO DEPARTAMENTAL

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO E CONSELHO DEPARTAMENTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO E CONSELHO DEPARTAMENTAL PPROPOSTA COMPILADA POR: PROF. CARLOS EDUARDO CANTARELLI PROF. PAULO

Leia mais

PORTARIA N.15, DE 8 DE MARÇO DE 2017

PORTARIA N.15, DE 8 DE MARÇO DE 2017 PORTARIA N.15, DE 8 DE MARÇO DE 2017 Institui a Política Judiciária Nacional de enfrentamento á violência contra as Mulheres no e dá outras providências. de suas atribuições A PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

ANEXO I. (Anexo da Resolução Administrativa nº 35/2013, publicada em 11/9/2013 no DOERJ, Parte III, Seção II)

ANEXO I. (Anexo da Resolução Administrativa nº 35/2013, publicada em 11/9/2013 no DOERJ, Parte III, Seção II) ANEXO I (Anexo da Resolução Administrativa nº 35/2013, publicada em 11/9/2013 no DOERJ, Parte III, Seção II) CÓDIGO DE ÉTICA DOS SERVIDORES DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO CAPÍTULO I DAS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Judiciário Disposições Gerais Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Salvo autorização do respectivo Tribunal, o juiz titular deve residir na respectiva comarca. - Remoção, disponibilidade

Leia mais

PROFESSORA RAQUEL TINOCO

PROFESSORA RAQUEL TINOCO PROFESSORA RAQUEL TINOCO PODER JUDICIÁRIO - PRIMEIRA INSTÂNCIA Juízos de Direito Juizados Especiais e suas Turmas Recursais Tribunais do Júri Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 03/09/2016 Prof. Luciano Dutra: autor das obras Direito Constitucional Essencial, Direito Constitucional para a OAB em Exercícios Comentados (e-book), Direito Constitucional

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Regimento Interno do STM Professora Karina Jaques PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PROVIMENTO DE CARGOS Juízes-Auditores Substitutos Art. 172 - O provimento inicial do cargo de Juiz-Auditor

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE

LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 Altera dispositivos da Lei Complementar n. 221, de 31 de dezembro de 2010, que Dispõe sobre o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos CAPÍTULO 1 DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO Artigo 1º O presente Regimento Interno regulamenta a organização e o funcionamento do Departamento de Ciência

Leia mais

Aula 00. Passo Estratégico de Regimento Interno p/ TRT 18 (AJAA) Professor: Murilo Soares DEMO

Aula 00. Passo Estratégico de Regimento Interno p/ TRT 18 (AJAA) Professor: Murilo Soares DEMO Aula 00 Passo Estratégico de Regimento Interno p/ TRT 18 (AJAA) Professor: Murilo Soares AULA 00 Apresentação do curso e metodologia. TÍTULO I DA 18ª REGIÃO art. 1º CAPÍTULO I Da Organização do Tribunal

Leia mais

Tribunais Regionais Federais e. Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais

Tribunais Regionais Federais e. Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais S Art. 106. São órgãos da Justiça Federal: I - os Tribunais Regionais Federais; II - os. 1 2 Art. 107. Os Tribunais Regionais Federais compõemse de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível,

Leia mais

Poder Judiciário Justiça do Trabalho

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho 05ª Região Bahia (atualizado pelas Resoluções Administrativas TRT5 nº 59/2007, 03/2008, 15/2008, 22/2008, 59/2008, 25/2009, 57/2009, 35/2010,

Leia mais

TÍTULO I DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

TÍTULO I DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Resolução n 016/2009-CUni Aprova a reformulação do Regimento Interno do Instituto de Geociências IGeo/ UFRR. A VICE-REITORA DA NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA DO CUNi, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

Temas Controversos de Processo do Trabalho

Temas Controversos de Processo do Trabalho Coordenação Eduardo Fontes Temas Controversos de Processo do Trabalho Guilherme de Luca Rogério Renzetti Recife PE 2017 TC processo do trab.indd 5 09/11/2016 11:12:54 Da organização da Justiça do Trabalho

Leia mais

COMISSÃO DE REGIMENTO INTERNO

COMISSÃO DE REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE REGIMENTO INTERNO À Comissão de Regimento Interno incumbe art. 215: I - emitir parecer, quando lhe seja requerido pelo Tribunal Pleno, pelo Órgão Especial ou pelo Presidente do Tribunal, sobre

Leia mais

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE MACHADO DE ASSIS SEÇÃO I Do Conceito do Colegiado de Curso Art. 1º

Leia mais

REGIMENTO INTERNO (Conforme se acha em vigor com as Emendas Regimentais nºs 001 e 002/2006)

REGIMENTO INTERNO (Conforme se acha em vigor com as Emendas Regimentais nºs 001 e 002/2006) REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO (Conforme se acha em vigor com as Emendas Regimentais nºs 001 e 002/2006) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES DO COLÉGIO COMPOSIÇÃO E NATUREZA DAS REUNIÕES Art. 1º. O Colégio

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA LEI Nº. 714/2006 INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE NO MUNICÍPIO DE JURANDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU E EU, PREFEITA MUNICIPAL, SANCIONO

Leia mais

Capítulo I Princípios e Valores Fundamentais

Capítulo I Princípios e Valores Fundamentais Código de Ética da Embrapa Capítulo I Princípios e Valores Fundamentais Art. 1º. A Embrapa, como empresa pública federal, obedecerá aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade,

Leia mais

NOTA TÉCNICA 02/2017

NOTA TÉCNICA 02/2017 NOTA TÉCNICA 02/2017 Ref.: Proposta de Emenda à Constituição nº 35, de 2013. Acrescenta parágrafo único ao art. 96 da Constituição Federal, para determinar a participação dos juízes de primeira instância

Leia mais

STJ Superior Tribunal de Justiça

STJ Superior Tribunal de Justiça STJ Superior Tribunal de Justiça - Regimento Interno Edital 2015 (Artigos: 1º a 65; 81 a 94 e 316 a 327) Professora Claudete Pessôa Criado pela Constituição Federal de 1988 e instalado no ano seguinte,

Leia mais

Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração

Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE JOVENS ADVOGADOS DA ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO -- AASP Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração Artigo 1º - A Comissão de Jovens Advogados da Associação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

PODER JUDICIÁRIO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE PERNAMBUCO PODER JUDICIÁRIO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE PERNAMBUCO EDITAL O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Des. José Fernandes

Leia mais

II - promoção de entrância para entrância, alternadamente, por antiguidade e merecimento, atendidas as seguintes normas:

II - promoção de entrância para entrância, alternadamente, por antiguidade e merecimento, atendidas as seguintes normas: A remoção, a pedido, de Juiz Titular de Vara do Trabalho, prefere à promoção e observará a antiguidade dos candidatos que apresentarem certidão, fornecida pela Secretaria da Corregedoria, de que se encontram

Leia mais

Simulado Direito Eleitoral TRE/TO. Simulado

Simulado Direito Eleitoral TRE/TO. Simulado Simulado Direito Eleitoral TRE/TO Este material possui 10 questões inéditas de Direito Eleitoral para o Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins. Simulado Este curso é protegido por direitos autorais (copyright),

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 Cria o Conselho Nacional da Defensoria Pùblica e dá outras providências. As MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art. 60

Leia mais

8 - Oscandidatosa Reitornão poderão ser. Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor

8 - Oscandidatosa Reitornão poderão ser. Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor 1 Art. 35 - o Reitor é o agente executivo da Universidade. Art. 36 - O Reitor, Professor Titular da USP,

Leia mais

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes.

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes. Direito Processual Ministério Público no Processo Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO PENAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL CAPÍTULO IV

Leia mais

DECISÃO Nº 327/2014 D E C I D E. aprovar o Regimento Interno da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como segue:

DECISÃO Nº 327/2014 D E C I D E. aprovar o Regimento Interno da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como segue: CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 327/2014 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 29/08/2014, tendo em vista o constante no processo nº 23078.011736/2014-19, de acordo com o Parecer nº 232/2014

Leia mais

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale Maratona TJ-PR Direito Constitucional Prof. Ricardo Vale (1) Igualdade Material - Ações Afirmativas - Súmula Vinculante nº 37: Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/ ELEIÇÃO PARA COORDENADOR DE CURSO DE 29 DE MAIO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/ ELEIÇÃO PARA COORDENADOR DE CURSO DE 29 DE MAIO DE 2017 A COMISSÃO ELEITORAL, designada pela Portaria nº 052-GDG de 17 de maio de 2017, torna público o presente Edital com as normas que regem o processo de Eleição para Coordenador de Curso e do seu Substituto

Leia mais