Curso Legislação Institucional DPE-RJ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso Legislação Institucional DPE-RJ"

Transcrição

1 Curso Legislação Institucional DPE-RJ 1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...22 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

2 1. Apresentação Olá, pessoal! Hoje daremos início ao nosso Curso de Questões Comentadas e Inéditas da Legislação Institucional DPE-RJ. Serão 12 aulas e ao todo trabalharemos 150 questões na modalidade PDF e também comentários em vídeos. O cronograma da aula obedecerá ao seguinte: 10/12/ Disponível - 10 questões + vídeo aula 17/12/ Aula questões+ vídeo aula 26/12/ Aula questões+ vídeo aula 02/01/ Aula questões+ vídeo aula 07/01/ Aula questões+ vídeo aula 14/01/ Aula questões+ vídeo aula 21/01/ Aula questões+ vídeo aula 31/01/ Aula questões+ vídeo aula 04/02/ Aula questões+ vídeo aula 11/02/ Aula questões+ vídeo aula 18/02/ Aula questões+ vídeo aula 25/02/ Aula questões+ vídeo aula Bons estudos! 2. Questões sem comentários Questão 01 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise as alternativas a partir das disposições da Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública: a) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função judiciária do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos

3 humanos e sociais, em graus exclusivamente judiciais, de direitos individuais e de forma integral e gratuita, a todos. b) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurídica do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação judicial, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, a todos. c) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurídica do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento de direitos sociais, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados. d) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos que comprovarem insuficiência de recursos. e) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime jurídico, fundamentalmente, à sua orientação, a promoção dos direitos humanos e sociais, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos que comprovarem insuficiência de recursos. Questão 02 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue os itens de acordo com Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública. I. A Defensoria Pública abrange: a Defensoria Pública da União; a Defensoria Pública do Distrito Federal e dos Territórios; as Defensorias Públicas dos Estados; as Defensorias Públicas dos municípios. II. A unidade, a indivisibilidade e a independência funcional são princípios institucionais da Defensoria Pública. III. São os objetivos da Defensoria pública: a primazia da dignidade da pessoa humana e a redução das desigualdades sociais; a prevenção e a correção de ilegalidade ou de abuso de poder; a prevalência e efetividade dos direitos humanos; e a garantia dos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório.

4 Estão INCORRETAS apenas: a) Nenhuma. b) Todas. c) I. d) III. e) I e III. Questão 03 - (Banca Bruno Oliveira ) Quanto às funções institucionais da Defensoria Pública, assinale a incorreta de acordo com as disposições da Lei complementar 80/94: a) Promover, prioritariamente, a solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses, por meio de mediação, conciliação, arbitragem e demais técnicas de composição e administração de conflitos. b) Exercer a defesa dos direitos e interesses individuais, difusos, coletivos e individuais homogêneos e dos direitos do consumidor, aos que comprovarem pobreza. c) Promover a mais ampla defesa dos direitos fundamentais dos necessitados, abrangendo seus direitos individuais, coletivos, sociais, econômicos, culturais e ambientais, sendo admissíveis todas as espécies de ações capazes de propiciar sua adequada e efetiva tutela. d) Acompanhar inquérito policial, inclusive com a comunicação imediata da prisão em flagrante pela autoridade policial, quando o preso não constituir advogado. e) Promover ação civil pública e todas as espécies de ações capazes de propiciar a adequada tutela dos direitos difusos, coletivos ou individuais homogêneos quando o resultado da demanda puder beneficiar grupo de pessoas hipossuficientes. Questão 04 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise as afirmativas com base na Lei complementar 80/94, acerca dos direitos dos assistidos da Defensoria Pública: I. Aos assistidos da Defensoria Pública haverá o direito da atuação de Defensores Públicos distintos, quando verificada a existência de interesses antagônicos ou colidentes entre destinatários de suas funções.

5 II. As informações de tramitação dos processos e os procedimentos para a realização de exames, perícias e outras providências necessárias à defesa de seus interesses não estarão disponíveis aos assistidos pela Defensoria Pública. III. No caso de recusa de atuação pelo Defensor Público, os assistidos terão o direito de ter sua pretensão revista. a) Todas estão corretas. b) Todas estão incorretas. c) Apenas a I está incorreta. d) Apenas a II está incorreta. e) Apenas a II e III estão corretas. Questão 05 - (Banca Bruno Oliveira 2018) Quanto à estrutura da Defensoria Pública da União, assinale a correta: (1) Órgãos de administração superior. (2) Órgãos de atuação. (3) Órgãos de execução. ( ) os Núcleos da Defensoria Pública da União; ( ) o Conselho Superior da Defensoria Pública da União; ( ) os Defensores Públicos Federais nos Estados, no Distrito Federal e nos Territórios. ( ) a Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União. ( ) as Defensorias Públicas da União nos Estados, no Distrito Federal e nos Territórios; ( ) a Subdefensoria Público-Geral da União; ( ) a Defensoria Público-Geral da União; a) 2, 1, 3, 1, 2, 1, 1. b) 3, 1, 3, 1, 2, 1, 1. c) 2, 1, 3, 2, 3, 1, 1. d) 2, 1, 2, 1, 3, 1, 1. e) 3, 1, 2, 1, 3, 1, 1.

6 Questão 06 - (Banca Bruno Oliveira ) A Defensoria Pública da União tem por chefe, o Defensor Público-Geral Federal: a) Nomeado pelo Presidente da República, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, aberto, plurinominal e obrigatório de seus membros, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 (dois) anos, não permitida a recondução b) Empossado pelo Presidente da República, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, secreto, plurinominal e obrigatório de seus membros, após a aprovação de seu nome pela maioria simples dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução, sem a necessidade de nova aprovação do Senado Federal. c) Nomeado pelo Presidente da República, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, secreto, plurinominal e obrigatório de seus membros, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução, precedida de nova aprovação do Senado Federal. d) Empossado pelo Presidente da República, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, aberto, plurinominal e obrigatório de seus membros, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução, sem a necessidade de nova aprovação do Senado Federal. e) Nomeado pelo Presidente da República, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, secreto, plurinominal e obrigatório de seus membros, após a aprovação de seu nome pela maioria simples dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 (dois) anos, não permitida a recondução. Questão 07 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa que NÃO expressa uma atribuição do Defensor Publico-Geral: a) Abrir concursos públicos para ingresso na carreira da Defensoria Pública da União. b) Autorizar os afastamentos dos membros da Defensoria Pública da União.

7 c) Representar a Defensoria Pública da União judicial e extrajudicialmente. d) Praticar atos de gestão administrativa, financeira e de pessoal; e) Recomendar correições extraordinárias. Questão 08 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre o Conselho Superior da Defensoria Pública da União, julgue os itens a seguir com base nas disposições da Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública: I. Seus membros são eleitos mediante voto nominal, direto e secreto, sendo elegíveis os Defensores Públicos Federais que não estejam afastados da Carreira, para mandato de 2 (dois) anos, permitida 1 (uma) reeleição. II. O Conselho Superior é presidido pelo Defensor Público-Geral, que, além do seu voto de membro, tem o de qualidade, exceto em matéria de remoção e promoção, sendo as deliberações tomadas por maioria de votos. III. A sua composição deve incluir obrigatoriamente o Defensor Público-Geral Federal, o Subdefensor Público-Geral Federal e o Corregedor-Geral Federal, como membros natos, e, em sua maioria, representantes estáveis da Carreira, 2 (dois) por categoria, eleitos pelo voto direto, plurinominal, obrigatório e secreto de todos integrantes da Carreira. IV. Qualquer membro, exceto os natos, pode desistir de sua participação no Conselho Superior, assumindo, imediatamente, o cargo, o respectivo suplente. Estão corretas apenas: a) Todas. b) III e IV. c) II, III e IV. d) I, II e III. e) I e II. Questão 09 - (Banca Bruno Oliveira ) Ao Conselho Superior da Defensoria Pública da União compete, EXCETO: a) Aprovar a lista de antiguidade dos membros da Defensoria Pública da União e decidir sobre as reclamações a ela concernentes. b) Designar membro da Defensoria Pública da União para exercício de suas atribuições em órgão de atuação diverso do de sua lotação ou, em caráter

8 excepcional, perante Juízos, Tribunais ou Ofícios diferentes dos estabelecidos para cada categoria. c) Decidir sobre a avaliação do estágio probatório dos membros da Defensoria Pública da União, submetendo sua decisão à homologação do Defensor Público-Geral. d) Por voto de dois terços de seus membros, assegurada ampla defesa, decidir acerca da destituição do Corregedor-Geral. e) Indicar os 6 (seis) nomes dos membros da classe mais elevada da Carreira para que o Presidente da República nomeie, dentre esses, o Subdefensor Público-Geral Federal e o Corregedor-Geral Federal da Defensoria Pública da União. Questão 10 - (Banca Bruno Oliveira ) Acerca da Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União, julgue as assertivas: I. Por proposta do Defensor Público-Geral e pelo voto da maioria simples dos membros do Conselho Superior, assegurada ampla defesa o Corregedor- Geral poderá ser destituído, antes do término do mandato. II. A Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União é exercida pelo Corregedor-Geral, indicado e nomeado dentre os integrantes da classe mais elevada da carreira pelo Conselho Superior para mandato de dois anos. III. Acompanhar, bem como, exonerar membros da Defensoria Pública da União que não cumprirem as condições do estágio probatório é dentre outras suas competências. IV. Compete a Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União, realizar correições e inspeções funcionais assim como, quando cabível, afastar Defensor Público que esteja sendo submetido a correição, sindicância ou processo administrativo disciplinar. V. Compete a Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União, a instauração de processo disciplinar contra membros da Defensoria Pública da União e seus servidores. Estão corretas somente: a) I, II, IV e V. b) Todas. c) Nenhuma. d) I, II e V. e) I, II e III.

9 3. Questões Comentadas Questão 01 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise as alternativas a partir das disposições da Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública: a) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função judiciária do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e sociais, em graus exclusivamente judiciais, de direitos individuais e de forma integral e gratuita, a todos. b) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurídica do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação judicial, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, a todos. c) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurídica do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento de direitos sociais, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados. d) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos que comprovarem insuficiência de recursos. e) A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime jurídico, fundamentalmente, à sua orientação, a promoção dos direitos humanos e sociais, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos que comprovarem insuficiência de recursos. Gabarito Letra D

10 Comentário: LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE Art. 1º A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, assim considerados na forma do inciso LXXIV do art. 5º da Constituição Federal. C.F Art. 5º LXXIV - o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos; Questão 02 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue os itens de acordo com Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública. I. A Defensoria Pública abrange: a Defensoria Pública da União; a Defensoria Pública do Distrito Federal e dos Territórios; as Defensorias Públicas dos Estados; as Defensorias Públicas dos municípios. II. A unidade, a indivisibilidade e a independência funcional são princípios institucionais da Defensoria Pública. III. São os objetivos da Defensoria pública: a primazia da dignidade da pessoa humana e a redução das desigualdades sociais; a prevenção e a correção de ilegalidade ou de abuso de poder; a prevalência e efetividade dos direitos humanos; e a garantia dos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório. Estão INCORRETAS apenas: a) Nenhuma. b) Todas. c) I. d) III. e) I e III. Gabarito Letra E

11 DE Comentário: LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO Assertiva I - Incorreta - Art. 2º A Defensoria Pública abrange: I - a Defensoria Pública da União; II - a Defensoria Pública do Distrito Federal e dos Territórios; III - as Defensorias Públicas dos Estados. Assertiva II - Correta - Art. 3º São princípios institucionais da Defensoria Pública a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional. Assertiva III - Incorreta - Art. 3º-A. São objetivos da Defensoria Pública: I a primazia da dignidade da pessoa humana e a redução das desigualdades sociais; II a afirmação do Estado Democrático de Direito; III a prevalência e efetividade dos direitos humanos; e IV a garantia dos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório. Art. 3º O Ministério Público da União exercerá o controle externo da atividade policial tendo em vista: a prevenção e a correção de ilegalidade ou de abuso de poder; Questão 03 - (Banca Bruno Oliveira ) Quanto às funções institucionais da Defensoria Pública, assinale a incorreta de acordo com as disposições da Lei complementar 80/94: a) Promover, prioritariamente, a solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses, por meio de mediação, conciliação, arbitragem e demais técnicas de composição e administração de conflitos. b) Exercer a defesa dos direitos e interesses individuais, difusos, coletivos e individuais homogêneos e dos direitos do consumidor, aos que comprovarem pobreza. c) Promover a mais ampla defesa dos direitos fundamentais dos necessitados, abrangendo seus direitos individuais, coletivos, sociais, econômicos, culturais e ambientais, sendo admissíveis todas as espécies de ações capazes de propiciar sua adequada e efetiva tutela.

12 d) Acompanhar inquérito policial, inclusive com a comunicação imediata da prisão em flagrante pela autoridade policial, quando o preso não constituir advogado. e) Promover ação civil pública e todas as espécies de ações capazes de propiciar a adequada tutela dos direitos difusos, coletivos ou individuais homogêneos quando o resultado da demanda puder beneficiar grupo de pessoas hipossuficientes. Gabarito Letra B DE outras: Comentário: LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO Art. 4º São funções institucionais da Defensoria Pública, dentre Letra A - Correta - II - promover, prioritariamente, a solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses, por meio de mediação, conciliação, arbitragem e demais técnicas de composição e administração de conflitos; Letra B - Incorreta - VIII exercer a defesa dos direitos e interesses individuais, difusos, coletivos e individuais homogêneos e dos direitos do consumidor, na forma do inciso LXXIV do art. 5º da Constituição Federal; (Redação dada pela Lei Complementar nº 132, de 2009). C.F Art. 5º LXXIV - o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos. Letra C - Correta - X promover a mais ampla defesa dos direitos fundamentais dos necessitados, abrangendo seus direitos individuais, coletivos, sociais, econômicos, culturais e ambientais, sendo admissíveis todas as espécies de ações capazes de propiciar sua adequada e efetiva tutela; Letra D - Correta - XIV acompanhar inquérito policial, inclusive com a comunicação imediata da prisão em flagrante pela autoridade policial, quando o preso não constituir advogado;

13 Letra E - Correta - VII promover ação civil pública e todas as espécies de ações capazes de propiciar a adequada tutela dos direitos difusos, coletivos ou individuais homogêneos quando o resultado da demanda puder beneficiar grupo de pessoas hipossuficientes; Questão 04 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise as afirmativas com base na Lei complementar 80/94, acerca dos direitos dos assistidos da Defensoria Pública: I. Aos assistidos da Defensoria Pública haverá o direito da atuação de Defensores Públicos distintos, quando verificada a existência de interesses antagônicos ou colidentes entre destinatários de suas funções. II. As informações de tramitação dos processos e os procedimentos para a realização de exames, perícias e outras providências necessárias à defesa de seus interesses não estarão disponíveis aos assistidos pela Defensoria Pública. III. No caso de recusa de atuação pelo Defensor Público, os assistidos terão o direito de ter sua pretensão revista. a) Todas estão corretas. b) Todas estão incorretas. c) Apenas a I está incorreta. d) Apenas a II está incorreta. e) Apenas a II e III estão corretas. Gabarito Letra D Comentário: LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE Art. 4º-A. São direitos dos assistidos da Defensoria Pública, além daqueles previstos na legislação estadual ou em atos normativos internos: Assertiva I Correta - V a atuação de Defensores Públicos distintos, quando verificada a existência de interesses antagônicos ou colidentes entre destinatários de suas funções.

14 Assertiva II Incorreta - I a informação sobre: b) a tramitação dos processos e os procedimentos para a realização de exames, perícias e outras providências necessárias à defesa de seus interesses; Assertiva III Correta - III o direito de ter sua pretensão revista no caso de recusa de atuação pelo Defensor Público; Questão 05 - (Banca Bruno Oliveira 2018) Quanto à estrutura da Defensoria Pública da União, assinale a correta: (1) Órgãos de administração superior. (2) Órgãos de atuação. (3) Órgãos de execução. ( ) os Núcleos da Defensoria Pública da União; ( ) o Conselho Superior da Defensoria Pública da União; ( ) os Defensores Públicos Federais nos Estados, no Distrito Federal e nos Territórios. ( ) a Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União. ( ) as Defensorias Públicas da União nos Estados, no Distrito Federal e nos Territórios; ( ) a Subdefensoria Público-Geral da União; ( ) a Defensoria Público-Geral da União; a) 2, 1, 3, 1, 2, 1, 1. b) 3, 1, 3, 1, 2, 1, 1. c) 2, 1, 3, 2, 3, 1, 1. d) 2, 1, 2, 1, 3, 1, 1. e) 3, 1, 2, 1, 3, 1, 1. Gabarito Letra A

15 DE Comentário: LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO Art. 5º A Defensoria Pública da União compreende: I - órgãos de administração superior: a) a Defensoria Público-Geral da União; b) a Subdefensoria Público-Geral da União; c) o Conselho Superior da Defensoria Pública da União; d) a Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União; II - órgãos de atuação: a) as Defensorias Públicas da União nos Estados, no Distrito Federal e nos Territórios; b) os Núcleos da Defensoria Pública da União; III - órgãos de execução: a) os Defensores Públicos Federais nos Estados, no Distrito Federal e nos Territórios. Questão 06 - (Banca Bruno Oliveira ) A Defensoria Pública da União tem por chefe, o Defensor Público-Geral Federal: a) Nomeado pelo Presidente da República, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, aberto, plurinominal e obrigatório de seus membros, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 (dois) anos, não permitida a recondução b) Empossado pelo Presidente da República, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, secreto, plurinominal e obrigatório de seus membros, após a aprovação de seu nome pela maioria simples dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução, sem a necessidade de nova aprovação do Senado Federal. c) Nomeado pelo Presidente da República, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, secreto, plurinominal e obrigatório de seus membros, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução, precedida de nova aprovação do Senado Federal.

16 d) Empossado pelo Presidente da República, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, aberto, plurinominal e obrigatório de seus membros, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução, sem a necessidade de nova aprovação do Senado Federal. e) Nomeado pelo Presidente da República, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, secreto, plurinominal e obrigatório de seus membros, após a aprovação de seu nome pela maioria simples dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 (dois) anos, não permitida a recondução. Gabarito Letra C Comentário: Letra A - Correta - Art. 6º A Defensoria Pública da União tem por chefe o Defensor Público-Geral Federal, nomeado pelo Presidente da República, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, secreto, plurinominal e obrigatório de seus membros, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução, precedida de nova aprovação do Senado Federal. Questão 07 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa que NÃO expressa uma atribuição do Defensor Publico-Geral: a) Abrir concursos públicos para ingresso na carreira da Defensoria Pública da União. b) Autorizar os afastamentos dos membros da Defensoria Pública da União. c) Representar a Defensoria Pública da União judicial e extrajudicialmente. d) Praticar atos de gestão administrativa, financeira e de pessoal; e) Recomendar correições extraordinárias.

17 Gabarito Letra E DE Comentário: LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO Letra A - Incorreta - Art. 8º São atribuições do Defensor Publico-Geral, dentre outras: XI - abrir concursos públicos para ingresso na carreira da Defensoria Pública da União; Letra B - Incorreta - Art. 8º São atribuições do Defensor Publico-Geral, dentre outras: VI - autorizar os afastamentos dos membros da Defensoria Pública da União; Letra C - Incorreta - Art. 8º São atribuições do Defensor Publico-Geral, dentre outras: II - representar a Defensoria Pública da União judicial e extrajudicialmente; Letra D - Incorreta - Art. 8º São atribuições do Defensor Publico-Geral, dentre outras: XIII - praticar atos de gestão administrativa, financeira e de pessoal; Letra E - Correta - Art. 8º São atribuições do Defensor Publico-Geral, dentre outras: XII - determinar correições extraordinárias; Art. 10. Ao Conselho Superior da Defensoria Pública da União compete: XIII - recomendar correições extraordinárias; Questão 08 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre o Conselho Superior da Defensoria Pública da União, julgue os itens a seguir com base nas disposições da Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública: I. Seus membros são eleitos mediante voto nominal, direto e secreto, sendo elegíveis os Defensores Públicos Federais que não estejam afastados da Carreira, para mandato de 2 (dois) anos, permitida 1 (uma) reeleição.

18 II. O Conselho Superior é presidido pelo Defensor Público-Geral, que, além do seu voto de membro, tem o de qualidade, exceto em matéria de remoção e promoção, sendo as deliberações tomadas por maioria de votos. III. A sua composição deve incluir obrigatoriamente o Defensor Público-Geral Federal, o Subdefensor Público-Geral Federal e o Corregedor-Geral Federal, como membros natos, e, em sua maioria, representantes estáveis da Carreira, 2 (dois) por categoria, eleitos pelo voto direto, plurinominal, obrigatório e secreto de todos integrantes da Carreira. IV. Qualquer membro, exceto os natos, pode desistir de sua participação no Conselho Superior, assumindo, imediatamente, o cargo, o respectivo suplente. Estão corretas apenas: a) Todas. b) III e IV. c) II, III e IV. d) I, II e III. e) I e II. Gabarito Letra A DE Comentário: LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO Item I - Correto - Art. 9º - 3º Os membros do Conselho Superior são eleitos para mandato de dois anos, mediante voto nominal, direto e secreto. 4º São elegíveis os Defensores Públicos Federais que não estejam afastados da Carreira, para mandato de 2 (dois) anos, permitida 1 (uma) reeleição. Item II - Correto - Art. 9º - 1º O Conselho Superior é presidido pelo Defensor Público-Geral, que, além do seu voto de membro, tem o de qualidade, exceto em matéria de remoção e promoção, sendo as deliberações tomadas por maioria de votos.

19 Item III - Correto - Art. 9º - A composição do Conselho Superior da Defensoria Pública da União deve incluir obrigatoriamente o Defensor Público-Geral Federal, o Subdefensor Público-Geral Federal e o Corregedor-Geral Federal, como membros natos, e, em sua maioria, representantes estáveis da Carreira, 2 (dois) por categoria, eleitos pelo voto direto, plurinominal, obrigatório e secreto de todos integrantes da Carreira. Item IV - Correto - Art. 9º - 6º Qualquer membro, exceto os natos, pode desistir de sua participação no Conselho Superior, assumindo, imediatamente, o cargo, o respectivo suplente. Questão 09 - (Banca Bruno Oliveira ) Ao Conselho Superior da Defensoria Pública da União compete, EXCETO: a) Aprovar a lista de antiguidade dos membros da Defensoria Pública da União e decidir sobre as reclamações a ela concernentes. b) Designar membro da Defensoria Pública da União para exercício de suas atribuições em órgão de atuação diverso do de sua lotação ou, em caráter excepcional, perante Juízos, Tribunais ou Ofícios diferentes dos estabelecidos para cada categoria. c) Decidir sobre a avaliação do estágio probatório dos membros da Defensoria Pública da União, submetendo sua decisão à homologação do Defensor Público-Geral. d) Por voto de dois terços de seus membros, assegurada ampla defesa, decidir acerca da destituição do Corregedor-Geral. e) Indicar os 6 (seis) nomes dos membros da classe mais elevada da Carreira para que o Presidente da República nomeie, dentre esses, o Subdefensor Público-Geral Federal e o Corregedor-Geral Federal da Defensoria Pública da União. Gabarito Letra B

20 DE Comentário: LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO Letra A - Incorreta - Art. 10. Ao Conselho Superior da Defensoria Pública da União compete: IV - aprovar a lista de antigüidade dos membros da Defensoria Pública da União e decidir sobre as reclamações a ela concernentes. Letra B - Correta - Art. 8º São atribuições do Defensor Publico-Geral, dentre outras: XV - designar membro da Defensoria Pública da União para exercício de suas atribuições em órgão de atuação diverso do de sua lotação ou, em caráter excepcional, perante Juízos, Tribunais ou Ofícios diferentes dos estabelecidos para cada categoria; Letra C - Incorreta - Art. 10. Ao Conselho Superior da Defensoria Pública da União compete: IX - decidir sobre a avaliação do estágio probatório dos membros da Defensoria Pública da União, submetendo sua decisão à homologação do Defensor Público-Geral; Letra D - Incorreta - Art. 10. Ao Conselho Superior da Defensoria Pública da União compete: X - decidir acerca da destituição do Corregedor-Geral, por voto de dois terços de seus membros, assegurada ampla defesa; Letra E - Incorreta - Art. 10. Ao Conselho Superior da Defensoria Pública da União compete: XIV indicar os 6 (seis) nomes dos membros da classe mais elevada da Carreira para que o Presidente da República nomeie, dentre esses, o Subdefensor Público-Geral Federal e o Corregedor-Geral Federal da Defensoria Pública da União; Questão 10 - (Banca Bruno Oliveira ) Acerca da Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União, julgue as assertivas: I. Por proposta do Defensor Público-Geral e pelo voto da maioria simples dos membros do Conselho Superior, assegurada ampla defesa o Corregedor- Geral poderá ser destituído, antes do término do mandato. II. A Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União é exercida pelo Corregedor-Geral, indicado e nomeado dentre os integrantes da classe mais elevada da carreira pelo Conselho Superior para mandato de dois anos.

21 III. Acompanhar, bem como, exonerar membros da Defensoria Pública da União que não cumprirem as condições do estágio probatório é dentre outras suas competências. IV. Compete a Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União, realizar correições e inspeções funcionais assim como, quando cabível, afastar Defensor Público que esteja sendo submetido a correição, sindicância ou processo administrativo disciplinar. V. Compete a Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União, a instauração de processo disciplinar contra membros da Defensoria Pública da União e seus servidores. Estão corretas somente: a) I, II, IV e V. b) Todas. c) Nenhuma. d) I, II e V. e) I, II e III. Gabarito Letra C DE Comentário: LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO Assertiva I - Incorreta - Art. 12. Parágrafo único. O Corregedor-Geral poderá ser destituído, antes do término do mandato, por proposta do Defensor Público- Geral, pelo voto de dois terços dos membros do Conselho Superior, assegurada ampla defesa. Assertiva II - Incorreta - Art. 12. A Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União é exercida pelo Corregedor-Geral, indicado dentre os integrantes da classe mais elevada da carreira pelo Conselho Superior e nomeado pelo Presidente da República para mandato de dois anos. Assertiva III - Incorreta - Art. 13. À Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União compete: VII - acompanhar o estágio probatório dos membros da Defensoria Pública da União; VIII - propor a exoneração de membros da

22 Defensoria Pública da União que não cumprirem as condições do estágio probatório. Assertiva IV- Incorreta - Art. 13. À Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União compete: I - realizar correições e inspeções funcionais; II - sugerir ao Defensor Público-Geral o afastamento de Defensor Público que esteja sendo submetido a correição, sindicância ou processo administrativo disciplinar, quando cabível; Assertiva V - Incorreta - Art. 13. À Corregedoria-Geral da Defensoria Pública da União compete: VI - propor a instauração de processo disciplinar contra membros da Defensoria Pública da União e seus servidores; 3. Gabarito Questão 01 Questão 02 Questão 03 Questão 04 Questão 05 Questão 06 Questão 07 Questão 08 Questão 09 Questão 10 D E B D A C E A B C 4. Finalização da Aula Finalizamos a nossa 1ª aula de questões do curso Legislação Institucional DPE-RJ e, conforme podem observar, foram 10 questões extraídas da LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE Bons estudos!

23 Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, é só manter contato através dos dados abaixo: WhatsApp: (34) cursosbrunooliveira@gmail.com Páginas:

DEFENSORIA PÚBLICA. VADE mecum DIOGO ESTEVES FRANKLYN ROGER ALVES SILVA

DEFENSORIA PÚBLICA. VADE mecum DIOGO ESTEVES FRANKLYN ROGER ALVES SILVA DIOGO ESTEVES FRANKLYN ROGER ALVES SILVA VADE mecum da DEFENSORIA PÚBLICA Normas federais e estaduais que regulamentam as Defensorias Públicas da União, do Distrito Federal e dos Estados. Tratados e diplomas

Leia mais

legislação institucional

legislação institucional PRÉ-PROVA DPE-RS Analista - Área Administração legislação institucional Prof. Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br legislação institucional PRÉ-PROVA LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Leia mais

Curso Resultado. Ministério Público Militar. 1

Curso Resultado. Ministério Público Militar.  1 Ministério Público Militar Compete ao Ministério Público Militar o exercício das seguintes atribuições junto aos órgãos da Justiça Militar: promover, privativamente, a ação penal pública promover a declaração

Leia mais

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 21. A função estabelecida constitucionalmente à Defensoria Pública consiste em (a) defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.

Leia mais

da União Professora: Karina Jaques O acesso à justiça e a O acesso à justiça direito fundamental assegurado expressamente pela Constituição Federal de 1988, que tem seu alcance ampliado pela garantia da

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 9.230, DE 06 DE FEVEREIRO DE (atualizada até a Lei Complementar nº , de 23 de janeiro de 1996)

LEI COMPLEMENTAR Nº 9.230, DE 06 DE FEVEREIRO DE (atualizada até a Lei Complementar nº , de 23 de janeiro de 1996) LEI COMPLEMENTAR Nº 9.230, DE 06 DE FEVEREIRO DE 1991. (atualizada até a Lei Complementar nº 10.725, de 23 de janeiro de 1996) Cria a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, na forma do art.

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

1. Organização 2. Perfil Constitucional 3. Conceito 4. Princípios 5. Objetivos 6. Autonomia 7. Chefia Institucional DPGE-RJ Defensoria Pública Professora Raquel Tinoco 1 Organização Professora Raquel Tinoco

Leia mais

FUNÇÕES INSTITUCIONAIS DA DEFENSORIA PÚBLICA - LODPU, 4º

FUNÇÕES INSTITUCIONAIS DA DEFENSORIA PÚBLICA - LODPU, 4º FUNÇÕES INSTITUCIONAIS DA DEFENSORIA PÚBLICA - LODPU, 4º I prestar orientação jurídica e exercer a defesa dos necessitados, em todos os graus; II promover, prioritariamente, a solução extrajudicial dos

Leia mais

Cacildo Baptista Palhares Júnior: advogado em Araçatuba (SP) Questões comentadas de Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado da prova objetiva do concurso de 2010 para Defensor

Leia mais

Prof. Bruno Oliveira. Site:

Prof. Bruno Oliveira. Site: 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...21 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...21 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 5. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 5. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 5 Prof. Karina Jaques Art. 20 - O Conselho Superior do Ministério Público é composto pelo Procurador-Geral de Justiça,

Leia mais

LEGISLAÇÃO DEFENSORIA PÚBLICA

LEGISLAÇÃO DEFENSORIA PÚBLICA LEGISLAÇÃO DEFENSORIA PÚBLICA 2 A DEFENSORIA PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL PROF. TIAGO ZANOLLA facebook.com/proftiagozanolla/ zanolla.estrategia@gmail.com 3 NATUREZA DA DEFENSORIA PÚBLICA Instituição

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Bacharel em Direito Uniritter Pós-graduando (Processo e Direito Civil) Servidor Público - Oficial de Justiça guilherme.koenig@hotmail.com Instagram: @Guilherme

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...20 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...20 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

ERRATA APOSTILA LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL LEI COMPLEMENTAR Nº 9.230, DE FEVEREIRO DE 1991

ERRATA APOSTILA LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL LEI COMPLEMENTAR Nº 9.230, DE FEVEREIRO DE 1991 ERRATA APOSTILA LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL Páginas 44 à 47 Trocar o texto da Lei Complementar nº 9.230/91 pelo que segue: LEI COMPLEMENTAR Nº 9.230, DE FEVEREIRO DE 1991 (atualizada até a Lei Complementar

Leia mais

Simulado Regimento Interno TST

Simulado Regimento Interno TST Simulado Regimento Interno TST Este material possui 10 questões inéditas do Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho para o Concurso do TST. Simulado 01 Este curso é protegido por direitos autorais

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...19 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE 1994. Organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreve

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE 1994

LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE 1994 LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE 1994 Organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados, e dá outras providências.

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE 1994

LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE 1994 LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE 1994 Organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados, e dá outras providências.

Leia mais

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU 1. (CESPE) - 2009 - IBRAM-DF Advogado O Ministério Público da União está legitimado para promover o inquérito civil e a ação civil pública visando proteção

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA E ADVOCACIA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br MINISTÉRIO PÚBLICO Definição: instituição permanente e essencial à função jurisdicional

Leia mais

c Publicada no DOU de

c Publicada no DOU de LEI COMPLEMENTAR N o 80, DE 12 DE JANEIRO DE 1994 Organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados, e dá outras providências.

Leia mais

GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU DIVERSOS CONSELHOS DO MP - CONSELHO DE ASSESSORAMENTO SUPERIOR DO MPU - CONSELHO SUPERIOR DO MPF - CONSELHO SUPERIOR DO MPT - CONSELHO SUPERIOR DO MPM - CONSELHO

Leia mais

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 26 Advocacia Pública

Leia mais

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes.

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes. Direito Processual Ministério Público no Processo Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO PENAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL CAPÍTULO IV

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 054, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2006*

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 054, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2006* ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 054, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2006* Dispõe sobre a reorganização da Defensoria Pública do Estado do Pará e da Carreira de seus Membros e dá outras

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 Cria o Conselho Nacional da Defensoria Pùblica e dá outras providências. As MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art. 60

Leia mais

1. Questões Prova Técnico Superior DPE/RJ (Tipo1 )... 2

1. Questões Prova Técnico Superior DPE/RJ (Tipo1 )... 2 1. Questões Prova Técnico Superior DPE/RJ (Tipo1 )... 2 Questões de Legislação Institucional Técnico Superior DPE/RJ 2019 1 1. QUESTÕES PROVA TÉCNICO SUPERIOR DPE/RJ (TIPO1 ) A Errado. Não há essa informação

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Ministério Público Instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Incumbência: Defesa da ordem jurídica Defesa do Regime Democrático Defesa dos

Leia mais

Aula Sobre os órgãos que exercem as chamadas funções essenciais da Justiça é INCORRETO afirmar:

Aula Sobre os órgãos que exercem as chamadas funções essenciais da Justiça é INCORRETO afirmar: Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Exercícios sobre Funções Essenciais da Justiça / Aula 27 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 27 Essa aula será dedicada a resolução

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Demais Procuradores-Gerais. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Demais Procuradores-Gerais. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Lei Orgânica do MPU Demais Procuradores-Gerais Prof. Karina Jaques Art. 26. São atribuições do Procurador-Geral da República, como Chefe do Ministério Público da União: IV - nomear e

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Prerrogativas da Defensoria no Processo Penal Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica PRERROGATIVAS DA DEFENSORIA NO PROCESSO PENAL CONCEITO DE

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE 1994 Organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreve

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Superior Tribunal de Justiça Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça, atualizado até a Emenda Regimental n. 27, de 13 de dezembro de 2016.

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N 9.230/1991 (Estadual)

LEI COMPLEMENTAR N 9.230/1991 (Estadual) LEI COMPLEMENTAR N 9.230/1991 (Estadual) Cria a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, na forma do art. 121 da Constituição Estadual, e dispõe sobre sua competência, estrutura e funcionamento,

Leia mais

Ministério Público da União

Ministério Público da União Ministério Público da União Curso de 100 questões comentadas e inéditas baseado na Legislação que regula o Ministério Público da União, alicerçado em: Ministério Público na Constituição Federal de 1988

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...17 PREFÁCIO...19

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...17 PREFÁCIO...19 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...17 PREFÁCIO...19 CAPÍTULO 1 O ACESSO À JUSTIÇA E A DEFENSORIA PÚBLICA 1.1 Obstáculos ao acesso à justiça...23 1.2 As ondas renovatórias...23 1.3 Os modelos de assistência judiciária

Leia mais

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP Legislação Aplicada ao MPU e CNMP 2 Conteúdo 1. Ministério Público da União. 1.1. Lei Complementar nº 75/1993 (Lei Orgânica do Ministério Público da União). 1.2. Perfil constitucional do Ministério Público

Leia mais

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Funções essenciais à justiça - Ministério Público - Advocacia Publica - Advocacia - Defensoria Publica MINISTÉRIO PUBLICO (art. 127-130) MINISTÉRIO PÚBLICO (art. 127) - Instituição

Leia mais

(RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza

(RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza ANALISTA DO MPU (RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza 1. A(s) via(s) normativa(s) adequada(s) para a veiculação dos estatutos dos Ministério Público da União e Estaduais é( são) (A) a Constituição

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral da República. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral da República. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Procurador-Geral da República Prof. Karina Jaques O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República

Leia mais

DA ORGANIZAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO

DA ORGANIZAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO CAPÍTULO 2 DA ORGANIZAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO A Defensoria Pública da União compreende: - órgãos de administração superior, são eles a Defensoria Pública Geral da União, a Subdefensoria Pública

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS

Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS Art. 107 - O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do

Leia mais

DPE-RJ 10/02/2019. Dicas. Funções Institucionais Art. 4º da LC 80/94

DPE-RJ 10/02/2019. Dicas. Funções Institucionais Art. 4º da LC 80/94 DPE-RJ Prof. Raquel Tinoco Dicas EC 45/04 autonomia funcional e financeira para a DPE. EC 69/12 passou ao Distrito Federal o organizar e manter a sua própria DP. Tirou da competência da União. EC 74/13

Leia mais

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS SUGESTÃO DA AUD-TCU PARA SUBSIDIAR ANÁLISE DAS PROPOSTAS REFERÊNCIA COMENTÁRIO Art. 24. Propostas em Tramitação para Alteração

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Ministério Público (Art. 127 a 130-A) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Aula XX FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO Membros do MPU Autoridade

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 132, DE 7 DE OUTUBRO DE 2009

LEI COMPLEMENTAR Nº 132, DE 7 DE OUTUBRO DE 2009 LEI COMPLEMENTAR Nº 132, DE 7 DE OUTUBRO DE 2009 Altera dispositivos da Lei Complementar nº 80, de 12 de janeiro de 1994, que organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios

Leia mais

2012 PL Criação de 400 cargos

2012 PL Criação de 400 cargos Movimento pela DEPESP 2002 Constituição Federal Criação da DEPESP Posse do Ouvidor I Concurso Público I Conferência III Concurso Público II Conferência III Conferência Total 500 Defensores + CAM 1988 2006

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Art. 46. O compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 1º - Cada Estado e o

Leia mais

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU. Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU. Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL Constituição Federal Poder Executivo Poder Legislativo Poder Judiciário Funções

Leia mais

Noções de Direito Constitucional Parte 2 Prof. André Vieira

Noções de Direito Constitucional Parte 2 Prof. André Vieira Técnico Judiciário Área Administrativa Noções de Direito Constitucional Parte 2 Prof. André Vieira TRT-CE Noções de Direito Constitucional Prof. André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br 3 4 www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

Participação Social Gestão Democrática

Participação Social Gestão Democrática Princípios Participação Social Gestão Democrática Origem: Movimento pela criação da Defensoria - SP Perspectivas: Não replicação dos modelos de instituições de justiça Gestão democrática Permeabilização

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUICÃO Nº,DE 2007 (Do Sr. Vital do Rêgo Filho)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUICÃO Nº,DE 2007 (Do Sr. Vital do Rêgo Filho) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUICÃO Nº,DE 2007 (Do Sr. Vital do Rêgo Filho) Acrescenta o artigo 73-A à Constituição Federal, criando o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, órgão externo de controle

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico Legislação Aplicada ao MP PE p/ MP-PE (Analista -Conhecimentos Básicos) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico Legislação Aplicada ao MP PE p/ MP-PE (Analista -Conhecimentos Básicos) Pós-Edital Livro Eletrônico Aula Passo Estratégico Legislação Aplicada ao MP PE p/ MP-PE (Analista -Conhecimentos Básicos) Pós-Edital Professor: Aula APRESENTAÇÃO2 METODOLOGIAErro! Indicador não definido. LISTA DE

Leia mais

AULA 01. Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (Resolução Administrativa nº 1295)

AULA 01. Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (Resolução Administrativa nº 1295) AULA 01 Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (Resolução Administrativa nº 1295) AULA 01 art. 1º ao art. 34 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos CAPÍTULO 1 DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO Artigo 1º O presente Regimento Interno regulamenta a organização e o funcionamento do Departamento de Ciência

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AO

LEGISLAÇÃO APLICADA AO LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU E CNMP LIDIANE COUTINHO Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) C871l Coutinho, Lidiane Legislação aplicada ao MPU e CNMP / Lidiane Coutinho. Cascavel: Editora

Leia mais

1. Questões Prova Técnico Médio DPE/RJ (Tipo1 )... 2

1. Questões Prova Técnico Médio DPE/RJ (Tipo1 )... 2 1. Questões Prova Técnico Médio DPE/RJ (Tipo1 )... 2 1 1. QUESTÕES PROVA TÉCNICO MÉDIO DPE/RJ (TIPO1 ) A Errado. A informação não está no texto da Lei Orgânica nº 80, de 1994. B Errado. A defesa integral

Leia mais

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU Profª Lidiane Coutinho MÓDULO II: O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - LC 75/93: COMPARATIVO DOS RAMOS LEI COMPLEMENTAR Nº 75/93- MPU MPU MPF MPT MPM MPDFT LEI COMPLEMENTAR Nº 75/93-

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 8. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 8. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 8 Prof. Karina Jaques Art. 39 - Além das atribuições previstas nas Constituições Federal e Estadual, nesta e em outras

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Profª. Liz Rodrigues - : composto por representantes dos Estados (26) e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema majoritário. Cada ente elege três senadores. -

Leia mais

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94;

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94; RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE 2017 Implementa o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) O DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais previstas no art. 18, XII

Leia mais

PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO)

PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO) PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO) PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO 89. Considerando os princípios institucionais

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 7 _ PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 QUESTÃO 21 Tendo em vista a competência dos órgãos da Justiça Eleitoral, correlacione as colunas e assinale a seqüência CORRETA. Órgãos 1. Tribunal Superior Eleitoral.

Leia mais

Organização da Justiça Militar

Organização da Justiça Militar Organização da Justiça Militar Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado na Organização da Justiça Militar e Código de Ética da Justiça Militar da União, alicerçado na Lei nº 8.457/1992 (Organiza

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Acesso à Justiça Profª. Liz Rodrigues - O representante do atua em todos os procedimentos que correm na Vara da Infância e Juventude. - Ou ele atua como parte ou, necessariamente,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI COMPLEMENTAR Nº 14.130, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2012. (publicada no DOE n.º 222, de 20 de novembro de 2012) Dispõe

Leia mais

DIREITO INSTITUCIONAL. Dr. Mário Rheingantz

DIREITO INSTITUCIONAL. Dr. Mário Rheingantz DIREITO INSTITUCIONAL Dr. Mário Rheingantz DPE MS 2012 1. Conforme dispõe, expressamente, a Lei Complementar Federal n.º 80/94, são todos princípios institucionais da Defensoria Pública: (A) a indivisibilidade,

Leia mais

O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei: TÍTULO I. Disposições Preliminares

O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei: TÍTULO I. Disposições Preliminares Lei Complementar Nº 65 DE 16/01/2003 (texto atualizado) (Vide Lei Complementar nº 92, de 23/6/2006.) (Vide art. 4º da Lei nº 16668, de 8/1/2007.) O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes,

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Lei Complementar n. 80 de 12 de Janeiro de 1994-1 Lei Complementar n. 80, De 12 De Janeiro De 1994 Organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreve normas gerais

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 51. "José da Silva, Senador da República, discursa na tribuna do Senado defendendo a legalização do aborto para mulheres grávidas que não tenham constituído

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 117, DE 4 DE NOVEMBRO DE DOE Nº 3138, DE 08 DE NOVEMBRO DE 1994.

LEI COMPLEMENTAR Nº 117, DE 4 DE NOVEMBRO DE DOE Nº 3138, DE 08 DE NOVEMBRO DE 1994. LEI COMPLEMENTAR Nº 117, DE 4 DE NOVEMBRO DE 1994. DOE Nº 3138, DE 08 DE NOVEMBRO DE 1994. Alterações: Alterada pela Lei Complementar n. 225, de 8/1/2000 Alterada pela Lei Complementar n. 357, de 26/07/2006

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE, Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado aprovou e que eu sanciono a seguinte Lei:

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE, Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado aprovou e que eu sanciono a seguinte Lei: LEI COMPLEMENTAR Nº 183 DE 31 DE MARÇO DE 2010 Dispõe sobre a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado de Sergipe DPE, reestrutura a Carreira de Defensor Público do Estado de Sergipe, e dá outras providências.

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 75, DE 20 DE MAIO DE 1993

LEI COMPLEMENTAR Nº 75, DE 20 DE MAIO DE 1993 LEI COMPLEMENTAR Nº 75, DE 20 DE MAIO DE 1993 ESTATUTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dispõe sobre a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União. Faço

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 117, DE 04 DE NOVEMBRO DE DOE Nº 3138, DE 08 DE NOVEMBRO DE 1994.

LEI COMPLEMENTAR Nº 117, DE 04 DE NOVEMBRO DE DOE Nº 3138, DE 08 DE NOVEMBRO DE 1994. 1 LEI COMPLEMENTAR Nº 117, DE 04 DE NOVEMBRO DE 1994. DOE Nº 3138, DE 08 DE NOVEMBRO DE 1994. ALTERADO PELA LEI COMPLEMENTAR Nº 373, DE 03/05/2007 ALTERADO PELA LEI COMPLEMENTAR Nº 357, 17/07/006 (ALTERADA

Leia mais

Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro Professora Raquel Tinoco 1 Organização Professora Raquel Tinoco 2 1 Art. 176 da CERJ: A representação judicial e a consultoria jurídica do Estado, ressalvados

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Estrutura da Justiça Militar da União Parte 5 Professora Karina Jaques VII - decretar prisão preventiva, revogá-la

Leia mais

Do Ministério Público do Trabalho

Do Ministério Público do Trabalho Direito Processual do Trabalho Do Ministério Público do Trabalho Ministério Público Nos termos do art. 127 da CRFB/1988, o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.480, DE 30 DE JUNHO DE 2005. Dispõe sobre o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, e dá outras providências.

Leia mais

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade.

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade. Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: Poder Judiciário: Juizados Especiais. Órgão especial. Cláusula de reserva de plenário. Conselho Nacional de Justiça 36 Professor (a): Luis

Leia mais

Lei Complementar de Maio de 2011

Lei Complementar de Maio de 2011 Lei Complementar 136-19 de Maio de 2011 Publicado no Diário Oficial nº. 8469 de 19 de Maio de 2011 Súmula: Estabelece a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado do Paraná. A Assembleia Legislativa

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Legislação Relativa p/ AGU (Vários Cargos) Professor: Ali Mohamad Jaha DEMO

Livro Eletrônico. Aula 00. Legislação Relativa p/ AGU (Vários Cargos) Professor: Ali Mohamad Jaha DEMO Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Relativa p/ AGU (Vários Cargos) Professor: Ali Mohamad Jaha - Aula 01 AULA 01 Tema: Advocacia Geral da União (AGU). Assuntos Abordados: 1. A Advocacia Geral da União:

Leia mais

Conceito Constitucional

Conceito Constitucional Conceito Constitucional MINISTÉRIO PÚBLICO (CRFB, 127) Instituição permanente; Essencial à função jurisdicional do Estado; Para defesa da ordem jurídica; do regime democrático; dos interesses sociais e

Leia mais

elaborar seus regimentos internos

elaborar seus regimentos internos Constituição Federal Art. 96. Compete privativamente: I - aos tribunais: a) eleger seus órgãos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observância das normas de processo e das garantias processuais

Leia mais

In:

In: Carta de Curitiba aprovada em 21-06-1986, no 1º Encontro Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça e Presidentes de Associações de Ministério Público (Curitiba, Paraná) Do Ministério Público Seção I Das

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral de Justiça. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral de Justiça. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Procurador-Geral de Justiça Prof. Karina Jaques Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.073/02 - Regulamenta a Política Nacional de Arquivos. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.073/02 - Regulamenta a Política Nacional de Arquivos. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Regulamenta a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Departamento de Engenharia de Biossistemas DEPEB, anexo a esta Resolução.

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Departamento de Engenharia de Biossistemas DEPEB, anexo a esta Resolução. RESOLUÇÃO N o 035, de 6 de outubro de 2008. Aprova Regimento Interno do Departamento de Engenharia de Biossistemas DEPEB. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO. TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO. TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades Art. 1º - O Colegiado de Curso é órgão normativo, deliberativo,

Leia mais

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL CRISTIANO HEERDT

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL CRISTIANO HEERDT LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL CRISTIANO HEERDT CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (EDITAL) A Defensoria Pública na Constituição Federal e na Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. Legislação Institucional: Lei Complementar

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO -

- REGIMENTO INTERNO - Regimento Interno TJMG Livro I, Títulos I a III - REGIMENTO INTERNO - - Professor: Marcos Girão - 1 INTRODUÇÃO O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO 2 O PODER JUDICIÁRIO CF/88: Art. 2º São Poderes da União, independentes

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI COMPLEMENTAR Nº 575, de 02 de agosto de 2012 Procedência: Governamental Natureza: PLC/0016.4/2012 DO: 19.388 de 03/08/12 * Alterada pela LC 578/12 Fonte - ALESC/Coord. Documentação Cria a Defensoria

Leia mais

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST PORTARIA N 023/2005/FEST DISCIPLINA A COMPOSIÇÃO, O FUNCIONAMENTO E AS ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO SUPERIOR CONSUP - DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA. A DIRETORA GERAL da Faculdade de Educação Santa

Leia mais

Professora Claudete Pessôa Site:

Professora Claudete Pessôa Site: AULA 01 BLOCO 01 Professora Claudete Pessôa (Prova: Defensor Público SP 2013 FCC) Um Defensor Público, (1) principiando seu expediente verifica no correio eletrônico convocação para participar de reunião

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º O Colegiado de Curso é órgão consultivo, normativo, de planejamento acadêmico e executivo, para os assuntos de política de

Leia mais