PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA"

Transcrição

1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DISCIPLINA: TEORIA E MÉTODO SUBTÍTULO: (no caso de Tópicos Especiais ) CRÉDITOS: 08 (oito) CARGA HORÁRIA: 120 (cento e vinte) horas-aula CURSO: Mestrado e Doutorado DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(IS): Prof. Dr. Milton Carlos Costa OFERECIMENTO (SEMESTRE E ANO): 2º semestre de 2015 DADOS COMPLEMENTARES DA DISCIPLINA: EMENTA: O curso de Teoria e Método propõe-se fornecer subsídios de teoria e metodologia históricas, mas também historiográficas aos pós-graduandos a partir da perspectiva da Nova História Cultural. Num primeiro bloco procuraremos recuperar o campo e buscar uma definição desta corrente historiográfica. O segundo bloco tratará das matrizes de caráter filosófico, antropológico e sociológico da Nova História Cultural. O terceiro bloco desenvolverá as teorias e métodos específicos dela bem como apresentará um amplo painel de suas conquistas historiográficas. OBJETIVO(S): O curso tem como objetivo proporcionar aos alunos ingressantes na pós-graduação das três áreas do programa Cultura, Política e Religiões e Visões de Mundo a apropriação e a discussão de conteúdos importantes destas áreas em conexão com os mais recentes desenvolvimentos da historiografia. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O conteúdo do curso privilegiará a discussão dos principais teóricos do século XX cujas contribuições impactaram a historiografia bem como o debate das novas contribuições trazidas a ela pela Nova História Cultural.

2 2 CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Será exigido de cada aluno do curso um trabalho final versando temas e problemas tratados durante o curso. BIBLIOGRAFIA AGUIAR, Odílio A. et alii. (org.). Origens do tatalitarismo: 50 anos depois. Rio de Janeiro: Relume Dumará, ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, ARENDT, Hannah. A promessa da política. Rio de Janeiro: Difel, ARENDT, Hannah. A vida do espírito o pensar, o querer, o julgar. Rio de Janeiro: Relume Dumará, ARENDT, Hannah. Crises da República. São Paulo: Perspectiva, ARENDT, Hannah. Da revolução. São Paulo: Ática, ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, ARENDT, Hannah. Le système totalitaire. Paris: Éditions du Seuil, ARENDT, Hannah. O que é política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, ARIÈS, Philippe e DUBY, Georges (dir.). História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, v. 1, 1989 e v.3, BOUDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Intr., org. e sel. Sérgio Miceli. São Paulo: Perspectiva, BOUDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, BURKE, Peter. A fabricação do rei. A Construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. Europa, São Paulo: Companhia das Letras, BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, DARNTON, Robert. Boêmia literária e revolução. O submundo das letras no Antigo Regime. São Paulo: Companhia das Letras, DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette. Mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, DARNTON, Robert. O lado oculto da Revolução. Mesmer e o final do iluminismo na França. São Paulo: Companhia das Letras, DARNTON, Robert. Os dentes falsos de George Washington. Um guia não convencional para e século XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

3 3 DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente, Uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia de Bolso, ELIAS, Norbert. A sociedade de corte. Investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Pref. de Roger Chartier. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Uma história dos costumes. Apres. e notas de Renato Janine Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, FLANDRIN, Jean-Louis e MONTANARI, Massimo (dir.). História da alimentação. 3ª ed. São Paulo: Nova Alexandria, FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. Curso no Collège de France ( ). São Paulo: Martins Fontes, FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Org., intr. e rev. téc. de Roberto Machado. 3ª ed. Rio de Janeiro: Graal, FOUCAULT, Michel. O nascimento da clínica. 4ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collège de France Rio de Janeiro: Jorge Zahar, GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, GEERTZ, Clifford. O saber local. Novos ensaios em antropologia interpretativa. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, GINSBURG, Carlo. Olhos de madeira. Nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, GINSBURG, Carlo. Relações de força. História, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, GINZBURG, Carlo. Os andarilhos do bem. Feitiçarias e cultos agrários nos séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhia das Letras, LE GOFF, Jacques e TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média.Rio de Janeiros: Civilização Brasileira, LE GOFF, Jacques. Sagrado/Profano. In: ROMANO, Ruggiero (dir.).enciclopédia Einaudi. V.43. Lisboa: Imprensa Nacional, 2001, p LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, LÉVI-STRAUSS, Claude. As formas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. São Paulo: Editora Nacional e Editora da USP, LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

4 4 NOVAIS, Fernando (dir.). História da vida privada no Brasil. V.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997; V.4. São Paulo: Companhia das Letras, NOVAIS, Fernando e Forastieri, Rogério. (org. e intr.). Nova história em perspectiva. São Paulo: Cosac Naify, PORTER, Roy. Das tripas coração. Uma breve história da medicina. São Paulo: Record, RÉMOND, René (org.). Por uma história política. 2ª ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, RIOUX, Jean-Pierre e SIRINELLI, Jean-François (dir.). Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998.

5 5 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - 2º SEMESTRE 2012 DISCIPLINA: TEORIA E MÉTODO PROFESSOR RESPONSÁVEL: DR. MILTON CARLOS COSTA CRONOGRAMA DAS AULAS AGOSTO DIA 07 Introdução Geral ao Curso DIA 14 - I. Campo e definição da Nova História CulturaL - Fernando Novais. Rogério Forastieri. Introdução à Nova História em perspectiva. - Roger Chartier. Para uma sociologia histórica das práticas culturais. - Jean Pierre Rioux. Um domínio e um olhar. - Daniel Roche. Uma declinação das luzes. - Antoine Prost. Social e cultural, indissoluvelmente. - Peter Burke. O que é história cultural. DIA 21 - II. Matrizes teóricas da Nova História Cultural. Claude Lévi-Strauss - Lévi-Strauss. A análise estrutural em lingüística e antropologia. - Os princípios do parentesco. - A ciência do concreto - Uma sociedade indígena e seu estilo - O feiticeiro e sua magia. DIA 28 Pierre Bourdieu. - Pierre Bourdieu. Gênese e estrutura do campo religioso. - Uma interpretação da teoria da religião de Max Weber. - A representação política. Elementos para uma teoria do campo político. - A força do direito. Elementos para uma sociologia do campo jurídico. SETEMBRO DIA 04 Michel Foucault - Michel Foucault. As palavras e as coisas. - Prefácio. - Cap. I: Las meninas. - Cap. X: As ciências humanas. - Soberania e disciplina. - A governamentalidade. - Resumo dos cursos do Collège de France Em defesa da sociedade. Cap. 7. Aula de 18/02/1976. Nação e Nações. DIA 11 - Norbert Elias. - Norbert Elias. A sociedade de corte. - Cap.2: Observação preliminar sobre a formulação do problema. - Cap.5: Etiqueta e cerimonial: comportamento e mentalidade dos homens como funções da estrutura de poder de sua sociedade. - Cap.7: A formação e a transformação da sociedade de corte francesa como funções de deslocamentos sociais de poder. - O processo civilizador. Uma história dos costumes.

6 6 - Cap.2: A civilização como transformação do comportamento humano. DIA 25 - Clifford Geertz - Clifford Geertz. A interpretação das culturas. - Cap.1. Uma descrição densa: Por uma teoria interpretativa da cultura. - Cap.2. Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa. - O saber local. - Cap.3. Do ponto de vista dos nativos: a natureza do entendimento antropológico. - Nova luz sobre a antropologia. - Cap.8. O beliscão do destino: A religião como experiência, sentido, identidade e poder. OUTUBRO DIA 02 - III. Teorias e métodos da Nova História Cultural. - Carlo Ginzburg. - Carlo Ginzburg. Controlando a evidência: o juiz e o historiador. - Relações de força. - Cap.1. Sobre Aristóteles e a história, mais uma vez. - Olhos de madeira. - Cap.3. Representação. A palavra, a idéia, a coisa - Os Andarilhos do bem. - Cap. 1. As batalhas noturnas. - Natalie Zamon Davis. Antropologia e história nos anos Robert Darnton - Robert Darnton. O beijo de Lamourette. - Cap.15. História e antropologia. - O grande massacre de gatos. - Cap.5. Os filósofos podam a árvore do conhecimento. A estratégia epistemológica da Encyclopédie. - Boêmia literária e revolução. - Cap.1. O Alto Iluminismo e os Subliteratos. - Os dentes falsos de George Washington. - Cap.1. O processo do iluminismo: os dentes falsos de George Washington. - O lado oculto da Revolução. Mesmer e o final do iluminismo na França. - Cap.1. Mesmerismo e ciência popular. - Cap.4. O mesmerismo como teoria política radical. DIA 09 - François Hartog. A evidência da história. Segunda parte. - Cap.IV. O olhar distanciado. Lévi-Strauss e a história. - Cap.V. A testemunha e o historiador - Os antigos, o passado e o presente. - Parte I. Cap.1. Primeiras figuras do historiador na Grécia. Historicidade e história. - O Século XIX e a história. - Prefácio. Introdução: Primeira Parte. O caso Fustel de Coulauges. - Cap.1. A cidade antiga e a cidade moderna. - A memória de Ulisses. - Cap.III. Invenção do bárbaro e inventário do mundo. DIA 16 René Rémond (org.). Por uma história política. - Cap.1. René Rémond. Uma história presente. - Cap.4. Jean-Pierre Rioux. A associação em política.

7 7 - Cap.5. Philippe Levillain. Os protagonistas: da biografia. - Cap.8. Jean-François Sirinelli. Os intelectuais. - Cap.9. Michel Winock. As idéias políticas. - Cap.13. Jean-Pierre Azema. A guerra. - Raoul Girardet. Mitos e mitologias políticas. - Cap.1. Para uma introdução ao imaginário político. - Cap.2. O salvador. - Cap.5. Na direção de um ensaio de interpretação. DIA 30 Norberto Bobbio. Estado, Governo, Sociedade. - As ideologias e o poder em crise. - Primeira Parte. Pluralismo. - Quarta Parte. Existe a terceira via? NOVEMBRO DIA 06 - IV. Núcleos temáticos da Nova História Cultural. - O Sagrado. - Jacques Le Goff. Sagrado/Profano. - Keith Thomas. Religião e o declínio da magia. - 5ª Parte. Bruxaria. - Fernando Novais (dir.). História da vida privada no Brasil. - V.1. Cap.4. Luiz Mott. Cotidiano e vivência religiosa: entre a capela e o calundu. - V.4. Maria Lúcia Montes. As figuras do Sagrado: entre o público e o privado. - A Política. - Peter Burke. A fabricação do rei. - Cap.1. Apresentação a Luis XIV. - Cap.IV. A Construção do Sistema. - Cap.VII. A Reconstrução do Sistema. - Cap.IX. A crise das representações. DIA 13 - Universos culturais - A vida privada - Philippe Ariès e Georges Duby (dir.). História da vida privada. - V.3. Philippe Ariès. Por uma história da vida privada. - V.1. Paul Veyne. O Império Romano. - Fernando Novais (dir.). História da vida privada no Brasil. - V.1. Fernando Novais. Prefácio. - Cap.1. Condições da privacidade na colônia. - V.4. João Manuel Cardoso de Mello e Fernando A. Novais. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. DIA 20 A cultura popular. - Peter Burke. Cultura popular na Idade Moderna. - Parte 1. Em busca da cultura popular. - O medo. - Introdução: O historiador em busca do medo. - Conclusão. - A alimentação. - Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari (dir.). História da alimentação.

8 8 - Cap.4. As razões da Bíblia: regras alimentares hebraicas. - Cap.6. A carne e seus ritos. - Cap.17. Os camponeses, os guerreiros e os sacerdotes: imagem da sociedade e estilos de alimentação. DIA 27 O corpo - Jacques le Goff e Nicolas Truong. Uma história do corpo na Idade Média. - Primeira Parte. Quaresma e Carnaval. Cap.1. A Grande Renúncia. - Segunda Parte. Viver e morrer na Idade Média. Cap.2. A doença e a medicina. - Quarta Parte. O corpo como metáfora. Cap.2. A utilização política da metáfora corporal. - A medicina. - Roy Porter. Das tripas coração. Uma breve história da medicina. - Cap.1. Doença. - Cap.2. Médicos. - Cap.3. O corpo. - Cap.8. A medicina na Sociedade Moderna. - Michel Foucault. O nascimento da clínica. - Prefácio. Conclusão. - Cap.II. Uma consciência política. - Cap.VI. Signos e casos. - Cap.VII. Ver, saber.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DISCIPLINA: TEORIA E MÉTODO CRÉDITOS: 08 (oito) CARGA HORÁRIA: 120 (cento e vinte) horas-aula CURSO: Mestrado e Doutorado DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Milton Carlos

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Apresentação do programa da disciplina. O que é a história ou o que foi a história? História e historicidade: começos gregos. Aula expositiva.

Apresentação do programa da disciplina. O que é a história ou o que foi a história? História e historicidade: começos gregos. Aula expositiva. Disciplina: HST 7920 Semestre: 2015/1 Turma: 05335 Nome da disciplina: Introdução aos Estudos Históricos para Arquivologia Professor: Rodrigo Bonaldo Monitores/estagiários: Horário: Quartas e sextas, às

Leia mais

EMENTA Problemas de teoria e método em Sociologia da Cultura e História Social da Arte. Produção artística, cultural e intelectual.

EMENTA Problemas de teoria e método em Sociologia da Cultura e História Social da Arte. Produção artística, cultural e intelectual. UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA SPO 510019/ 410023 TÓPICOS ESPECIAIS: SOCIOLOGIA DA ARTE E DA CULTURA

Leia mais

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas PROGRAMA DE DISCIPLINA HS046 Antropologia IV: Teorias Antropológicas III 2º semestre de 2009 Profª Edilene Coffaci de Lima Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas I - Conteúdo PROGRAMA

Leia mais

Curso de Graduação em História

Curso de Graduação em História UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de História Curso de Graduação em História Professor: Rodrigo Bentes Monteiro Disciplina: História Moderna Tipo: Disciplina

Leia mais

Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas

Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas Semestre/ Módulo 2 Semestre Unidade Santana Professor(es):

Leia mais

EMENTA Problemas de teoria e método em Sociologia da Cultura e História Social da Arte. Produção artística, cultural e intelectual.

EMENTA Problemas de teoria e método em Sociologia da Cultura e História Social da Arte. Produção artística, cultural e intelectual. UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA TÓPICOS ESPECIAIS: SOCIOLOGIA DA ARTE E DA CULTURA PROF. ALEXANDRE BERGAMO

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de História

Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de História 1 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de História Curso: GHT00548 - PROCESSO DE CENTRALIZAÇÃO MONÁRQUICA NA BAIXA IDADE MÉDIA Turma: A1 Horário: 3as e

Leia mais

EMENTA Problemas de teoria e método em Sociologia da Cultura e História Social da Arte. Produção artística, cultural e intelectual.

EMENTA Problemas de teoria e método em Sociologia da Cultura e História Social da Arte. Produção artística, cultural e intelectual. UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA TÓPICOS ESPECIAIS: SOCIOLOGIA DA ARTE E DA CULTURA PROF. ALEXANDRE BERGAMO

Leia mais

DEPTO. CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPTO. CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 1 - DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 1.1 - Surgimento, evolução e classificação das Ciências Sociais no decurso histórico. 1.2 - "Ciências Sociais" versus

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO UNIDADE ACADÊMICA: Faculdade de Ciências Sociais CURSO: DISCIPLINA: Antropologia 1 CARGA HORÁRIA SEMANAL: CARGA HORÁRIA TOTAL: 64 ANO/SEMESTRE: 2017/1

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Componente Curricular: Sociologia Código: ADM 110 Pré-requisito: --- Período Letivo: 2013.1 Professor: Josselito dos santos Titulação: Doutor CH Total: 60 horas Turma: 1º Semestre

Leia mais

COLEGIADO DE ANTROPOLOGIA

COLEGIADO DE ANTROPOLOGIA 1 Aprender Antropologia LAPLANTINE, F. Brasiliense 2009 4 2 Identidade BAUMAN, Zigmunt. Jorge Zahar 2005 4 3 Globalização: as consequências humanas BAUMAN, Zigmunt. Jorge Zahar 1999 4 4 O Atlântico Negro

Leia mais

A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo. Evolucionismo. Críticas ao Evolucionismo.

A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo. Evolucionismo. Críticas ao Evolucionismo. Disciplina: Introdução à Antropologia (Antropologia I) Período: 2006/1 Profa. Sandra Jacqueline Stoll EMENTA A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo.

Leia mais

Teoria, Métodos e Historiografia Manhã quarta-ferira e sexta-feira das 9 às 11hs Profa. Gladys Sabina Ribeiro

Teoria, Métodos e Historiografia Manhã quarta-ferira e sexta-feira das 9 às 11hs Profa. Gladys Sabina Ribeiro Teoria, Métodos e Historiografia Manhã quarta-ferira e sexta-feira das 9 às 11hs Profa. Gladys Sabina Ribeiro Ementa: Abordaremos as escolas historiográficas, ou as diferentes formas de compreender, estudar

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual de Londrina DISCIPLINA OPTATIVA CURSO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS SEMESTRE (S) DE OFERTA: 2º/2016 DIA: QUARTA-FEIRA HORÁRIO: 14:15 às 18:00 CÓDIGO 2SOC321 NOME

Leia mais

Designação da Disciplina: Representações Sociais do Corpo Humano. Domínio Específico ( ) Domínio Conexo ( x )

Designação da Disciplina: Representações Sociais do Corpo Humano. Domínio Específico ( ) Domínio Conexo ( x ) Designação da Disciplina: Representações Sociais do Corpo Humano Domínio Específico ( ) Domínio Conexo ( x ) Natureza: Conteúdos Temáticos Transversais N o de Créditos: 08 N o de Semanas: 15 Prof. Responsável:

Leia mais

5 Referências bibliográficas

5 Referências bibliográficas 180 5 Referências bibliográficas ADLER, Laure. Nos passos de Hannah Arendt. 3 ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2007. AGUIAR, Odílio Alves. O lugar da política na civilização tecnológica. In: VAZ,

Leia mais

Sociedade como fonte do pensamento lógico

Sociedade como fonte do pensamento lógico Sociedade como fonte do pensamento lógico E. Durkheim Antropologia I Prof. Vagner Gonçalves da Silva Grupo: Nara G. R. Castillo - NºUSP 7131083 Milena C. Gomes - NºUSP 9765938 Paula R. Jorge - NºUSP 9825177

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA P R O G R A M A D E E N S I N O CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS DISCIPLINA:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 041.3101.0 SOCIOLOGIA MODERNA 1ª 02 34 1º/2009 PROFESSOR (A) OBJETIVOS ANDRÉ

Leia mais

A recepção televisiva em pesquisas historiográficas: apontamentos teóricos-metodológicos

A recepção televisiva em pesquisas historiográficas: apontamentos teóricos-metodológicos A recepção televisiva em pesquisas historiográficas: apontamentos teóricos-metodológicos Monise Cristina Berno Mestranda Unesp/Assis Resumo Esta comunicação busca apresentar minhas reflexões sobre trabalhos

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Disciplina: TEMAS CLÁSSICOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS 2º semestre de 2012

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA: II - EMENTA: Conhecer os desafios enfrentados pelo profissional no que se refere às atividades práticas da Arquivologia.

PROGRAMA DA DISCIPLINA: II - EMENTA: Conhecer os desafios enfrentados pelo profissional no que se refere às atividades práticas da Arquivologia. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA PROGRAMA DA DISCIPLINA: I IDENTIFICAÇÃO: Curso: Arquivologia Ano: 2016/1 Período: Disciplina:

Leia mais

Grade Curricular ProfHistória

Grade Curricular ProfHistória Grade Curricular ProfHistória Disciplinas Obrigatórias Teoria da História História do Ensino de História Seminário de Pesquisa Seminário Tutorial Ementa das Disciplinas Obrigatórias Teoria da História

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia do Direito Código: DIR-210 CH Total: 60 h Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.2 Turma:

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Sócio-Antroplógicos da Psicologia Professor: Salomão David Vergne e-mail: vergne07@gmail.com Cardoso Código:

Leia mais

Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206

Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206 Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206 Disciplina requisito ou indicação de conjunto: FLA0205 Curso: Ciências Sociais Créditos - Total: 4 Professores

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2013 DADOS SOBRE A DISCIPLINA. Estágio Curricular Supervisionado I: Planejamento e Gestão

PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2013 DADOS SOBRE A DISCIPLINA. Estágio Curricular Supervisionado I: Planejamento e Gestão PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2013 ANO LETIVO CÓDIGO 6EST101 DADOS SOBRE A DISCIPLINA NOME Estágio Curricular Supervisionado I: Planejamento e Gestão CURSO SÉRIE Filosofia 3ª.

Leia mais

Conteúdos e Didática de História

Conteúdos e Didática de História Conteúdos e Didática de História Professora autora: Teresa Malatian Departamento de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais UNESP / Franca. Bloco 2 Disciplina 21 Didática dos Conteúdos Conteúdos

Leia mais

UMA HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA ATRAVÉS DO CORPO

UMA HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA ATRAVÉS DO CORPO DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n27p350 UMA HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA ATRAVÉS DO CORPO A HISTORY OF THE MIDDLE AGES THROUGH THE BODY Bruno Silva de Souza* LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, HUMANS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, HUMANS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS, HUMANS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Tópicos Especiais em História Política: Cultura Política e Política no Brasil Republicano.

Leia mais

Disciplina: Historiografia HST

Disciplina: Historiografia HST 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História Disciplina: Historiografia HST 3602000 Semestre: 2013/01 Objetivo: Professor: Adriano

Leia mais

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras, às 8 h

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras, às 8 h UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras, às 8 h Professor: Prof. Dr. Sergio B. F. Tavolaro sergiotavolaro@unb.br

Leia mais

Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206

Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206 Antropologia IV - Questões de Antropologia Contemporânea (2 semestre 2016) Código: FLA0206 Disciplina requisito ou indicação de conjunto: FLA0205 Curso: Ciências Sociais Créditos - Total: 4 Professores

Leia mais

4) PROGRAMA:. Metodologias em Antropologia;. O método etnográfico;. Discussão sobre a fundamentação teórica dos projetos de pesquisa dos alunos.

4) PROGRAMA:. Metodologias em Antropologia;. O método etnográfico;. Discussão sobre a fundamentação teórica dos projetos de pesquisa dos alunos. Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Curso de Mestrado PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO: DISCIPLINA:

Leia mais

APRESENTAÇÃO DINÂMICA

APRESENTAÇÃO DINÂMICA Disciplina Obrigatória: Sociedade e Território Primeiro semestre de 2012 Professor: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Horário: 8:00-12:00 APRESENTAÇÃO O objetivo da disciplina é apresentar os principais campos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: História ANO/SEMESTRE: 2012/02 CURSO: História FASE: 8ª S 45 DISCIPLINA: Economia e Sociedade TURNO: vespertino CARGA HORÁRIA: 72 horas CRÉDITOS: 4 PROFESSOR(A): Antero Maximiliano

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia matutino CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2018 PROFESSOR

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

Cultura e política: debates contemporâneos sobre Ementa conceito de cultura, etnocentrismo, identidade e Requ DOCENTE(S) VALIDADE

Cultura e política: debates contemporâneos sobre Ementa conceito de cultura, etnocentrismo, identidade e Requ DOCENTE(S) VALIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA EMENTA DE DISCIPLINA Codigo HS 099 Carga Horária Disciplina ANTROPOLOGIA E DINÂMICAS DA CULTURA Teóricas Práticas

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia noturno CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2018 PROFESSOR

Leia mais

Departamento de História

Departamento de História UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS. Departamento de História Disciplina: Teoria da História (60 horas-aula). Nível: Pós-Graduação (Mestrado) Docente: Prof. Dr. Marcus Baccega.

Leia mais

O LUGAR DA INTERPRETAÇÃO E DA REFLEXÃO NA ANTROPOLOGIA

O LUGAR DA INTERPRETAÇÃO E DA REFLEXÃO NA ANTROPOLOGIA Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia Disciplina: 135437 - Tópicos Especiais em Antropologia 5 (Perspectivas Interpretativas na Antropologia: uma disciplina

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROFESSOR PEDRO VASCONCELOS CIÊNCIA POLÍTICA I E-mail: pedrovr1@gmail.com Atendimento: Agendar por e-mail PROGRAMA DA DISCIPLINA Ementa: Oferecer

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina HIS120 História Antiga

Programa Analítico de Disciplina HIS120 História Antiga 0 Programa Analítico de Disciplina HIS1 História Antiga Departamento de História - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS 81 PRIMEIRO CICLO DA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS 81 PRIMEIRO CICLO DA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS 81 CARGA HORÁRIA: 60 (sessenta) horas/aula CRÉDITOS: 04 (quatro) CURSO EM QUE É MINISTRADA: História. EMENTA: Pressupostos gnoseológicos da História: fatos, fontes,

Leia mais

Um novo paradigma? e Da representação

Um novo paradigma? e Da representação Um novo paradigma? e Da representação à construção Peter Burke Introdução ao Estudo da História 1/2015 Universidade de Brasília Carlos Henrique R de Siqueira Contexto: Crítica ao positivismo do século

Leia mais

Literatura Brasileira Código HL ª: 10h30-12h30

Literatura Brasileira Código HL ª: 10h30-12h30 Código HL 012 Nome da disciplina VI Turma A 3ª: 07h30-09h30 6ª: 10h30-12h30 Pedro Dolabela Programa resumido Falaremos do romance no Brasil entre 1964 e 1980 sob uma série de perspectivas simultâneas:

Leia mais

Ementa Teorias antropológicas sobre religião. Análise comparativa de estudos sobre religião em diversas sociedades.

Ementa Teorias antropológicas sobre religião. Análise comparativa de estudos sobre religião em diversas sociedades. Disciplina: HS 059 Antropologia da Religião Período: 2010/1 Profa: Sandra J. Stoll Ementa Teorias antropológicas sobre religião. Análise comparativa de estudos sobre religião em diversas sociedades. Objetivos

Leia mais

DISCIPLINA: Idéias, intelectuais, textos e contextos. PROF: João Marcelo E. Maia EMENTA:

DISCIPLINA: Idéias, intelectuais, textos e contextos. PROF: João Marcelo E. Maia EMENTA: DISCIPLINA: Idéias, intelectuais, textos e contextos. PROF: João Marcelo E. Maia EMENTA: Como estudar as idéias e os intelectuais? Quais os métodos e as teorias mais comumente empregados nas ciências humanas

Leia mais

OBJETIVOS O objetivo do curso é apresentar e problematizar os seguintes temas:

OBJETIVOS O objetivo do curso é apresentar e problematizar os seguintes temas: Universidade de São Paulo FFLCH Metodologia da História I Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider Períodos: Vespertino e Noturno 1º Semestre de 2017 A invenção e a institucionalização do Moderno paradigma de

Leia mais

NSTITUTO DE ILOSOFIA & IÊNCIAS UMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - 44

NSTITUTO DE ILOSOFIA & IÊNCIAS UMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - 44 NSTITUTO DE ILOSOFIA & IÊNCIAS UMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - 44 2 o. Semestre de 2006 DISCIPLINA CÓDIGO / TURMA HZ 242B NOME Pensamento Político Clássico PRÉ-REQUISITOS HZ141 CARGA HORÁRIA:

Leia mais

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS MINISTÉRIO GOIÁS FACULDADE DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR RESPONSÁVEL: Leila Borges Dias Santos CARGA

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Antropologia 2º Semestre de 2016

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Antropologia 2º Semestre de 2016 Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Antropologia 2º Semestre de 2016 Disciplina: Pesquisa de campo em Antropologia - FLA 0306 Professor responsável:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina HIS330 História do Brasil I

Programa Analítico de Disciplina HIS330 História do Brasil I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de História - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO. Geografia - Bacharelado

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO. Geografia - Bacharelado UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Humanas ANO/SEMESTRE: 2016.2 CURSO: FASE: 5ª Geografia

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Filosofia Código: CTB - 110 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2013.1 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Professor: Paulo

Leia mais

U.E.F.S DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS HUMANA E PROGRAMA DE FILOSOFIA DISCIPLINA

U.E.F.S DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS HUMANA E PROGRAMA DE FILOSOFIA DISCIPLINA U.E.F.S DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS HUMANA E PROGRAMA DE FILOSOFIA DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA ------------- ------------------------------------------------------- CHF 116 HISTÓRIA MODERNA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. 2011/2º semestre 1º

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. 2011/2º semestre 1º UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA Cultura e Informação PROFESSOR Rubens Alves da Silva DEPARTAMENTO Teoria

Leia mais

A invenção e a institucionalização do moderno paradigma de História nos séculos XIX e XX

A invenção e a institucionalização do moderno paradigma de História nos séculos XIX e XX Universidade de São Paulo FFLCH Metodologia da História I Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider Períodos: Vespertino e Noturno 1º Semestre de 2016 A invenção e a institucionalização do moderno paradigma de

Leia mais

PERÍODO 83.1 / 87.2 PROGRAMA EMENTA:

PERÍODO 83.1 / 87.2 PROGRAMA EMENTA: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PERÍODO 83.1 / 87.2 EMENTA: Os gêneros literários: divisão e evolução. Caracterização segundo critérios intrínsecos e / ou extrínsecos. A teoria clássica e as teorias modernas

Leia mais

DISCIPLINA: HISTÓRIA E CRÍTICA LITERÁRIA: RELAÇÕES CULTURAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL

DISCIPLINA: HISTÓRIA E CRÍTICA LITERÁRIA: RELAÇÕES CULTURAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL DISCIPLINA: HISTÓRIA E CRÍTICA LITERÁRIA: RELAÇÕES CULTURAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL NÚMERO DE CRÉDITOS: 08 créditos CARGA HORÁRIA: 120 h/a DOCENTE RESPONSÁVEL: Dr. Marcio Roberto Pereira EMENTA A proposta

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas DISCIPLINA... : FSL0117 Introdução à Sociologia DEPARTAMENTO... : Sociologia/FFLCH TURMAS... : 12, 13, 21 e 24 PROFESSOR... : Alexandre Abdal (aleabdal@usp.br) OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA A disciplina

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: SOCIOLOGIA I 0560055 1.2. Unidade:

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO Componente Curricular: FILOSOFIA Código: ADM 112 Pré-requisito: Filosofia Geral Período Letivo: 2013.1 Professor: Ana Paula dos Santos Lima CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2017.2 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Código e nome da disciplina: História da Filosofia Contemporânea 5 Professor responsável: Monica Loyola Stival Objetivos gerais: Ementa: Quantidade de créditos/horas: 04 créditos / 60 horas Requisitos:

Leia mais

3- O Homem do Renascimento (1975), de Agnes HELLER [pp. 9 a 49 da edição portuguesa Editorial Presença- Lisboa, 1982].

3- O Homem do Renascimento (1975), de Agnes HELLER [pp. 9 a 49 da edição portuguesa Editorial Presença- Lisboa, 1982]. DISCIPLINA: HISTÓRIA MODERNA I CÓDIGO: FLH 0231 SEMESTRE/ANO: 1 O semestre 2013 PERIODO: Vespertino e Noturno CRÉDITOS: 06 (05 aulas e 01 trabalho) Prof. Responsável: Modesto Florenzano PROGRAMA (OBJETIVOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-1 DISCIPLINA: Perspectivas Sociológicas em Educação II - JP0018 PROFESSOR: Ms. Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 30h II EMENTA A disciplina de Perspectivas

Leia mais

Código: BAC 775 BAC 821

Código: BAC 775 BAC 821 Ementa de Curso/Linha: Imagem e Cultura Período: 2016-1 Disciplina: Cultura Material e Arte Étnica II Professor: Renata Curcio Valente EMENTA: Código: BAC 775 BAC 821 O presente curso, orientado para pesquisadores

Leia mais

Processo Seletivo 1º semestre 2018

Processo Seletivo 1º semestre 2018 Processo Seletivo 1º semestre 2018 EDITAL O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (PPGCS) OFERECE 12 VAGAS PARA INGRESSO NO MESTRADO NO 1º SEMESTRE DE 2017. PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 15 de dezembro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ECI CARGA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ECI CARGA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: Tópicos em Informação e Cultura D (Produção Cultural: questões sobre gestão)

Leia mais

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS Plano de Ensino Designação da Disciplina: Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência Domínio Específico ( X )

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta:

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta: Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina: Foucault e a História: Diálogos possíveis!? Professor Responsável: William Vaz de Oliveira willianvaz@yahoo.com.br Carga Horária:

Leia mais

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Home Page: http://www.uern.br

Leia mais

Disciplina: História Contemporânea I. Créditos: 04. Carga Horária: Ementa

Disciplina: História Contemporânea I. Créditos: 04. Carga Horária: Ementa Disciplina: História Contemporânea I Código: HIS040 Créditos: 04 Carga Horária: Departamento: 60h História Ementa Protestos populares e formação da classe operária: controvérsias e debates. A Revolução

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Análise das diferentes abordagens historiográficas acerca da transição das sociedades medievais européias ao capitalismo. Formação do Antigo Regime e surgimento do paradigma do homem moderno:

Leia mais

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: Filosofia Código: DIR-112 CH Total: 60 h Pré-requisito: - Período Letivo: 2016.1 Turma: 2º semestre Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino,

Leia mais

2ª aula FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, (Parte III)

2ª aula FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, (Parte III) Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de Antropologia Horário: 3ª e 5ª 14:00 / 16:00 Local: Sala Antropologia do poder Profa. Ana Paula Mendes de Miranda

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - FAED

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - FAED Área de conhecimento CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - FAED Ementas / Bibliografia História Moderna Ementa: A formação dos Estados Nacionais Modernos. O conceito de modernidade. A expansão marítima

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO 2015-1 Filosofia Módulo C Ementa Módulo 1 Carga Horária: 64 h Discussão sobre as condições de elaboração dos conhecimentos científicos. Entendimento dos

Leia mais

Programa do curso Antropologia da Religião

Programa do curso Antropologia da Religião Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) ANT7053 Antropologia da Religião Profa. Dra. Letícia Cesarino Segundas feiras, 14:20 2016.2 Programa do curso

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FILOSOFIA GERAL 2º Semestre de 2009 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Docentes: Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR Nome: FILOSOFIA/SOCIOLOGIA II INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA -CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA Curso: Técnico Integrado em Edificações Série: 2ª Carga Horária: 67 h.r Docente Responsável:

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Sociologia

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Sociologia CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Sociologia Código: Fisio 301 Pré-requisito: ------ Período Letivo: 2016.1 Professor:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA O conceito de ciência. Ciência e outras formas de saber. A constituição histórica das ciências humanas. Teoria do conhecimento. O objeto do conhecimento. A linguagem científica. Ciência, ética

Leia mais

PROGRAMA I EMENTA: II - OBJETIVOS: III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

PROGRAMA I EMENTA: II - OBJETIVOS: III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Fundação Getulio Vargas Escola de Ciências Sociais (CPDOC) Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA 1. Disciplina: Introdução às Ciências Sociais (Antropologia) - 1º semestre/ 2016 Sextas-feiras à noite (das 19h30 às 23h) Prof ª Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer alps@usp.br (sala 20) 2. Código: FLA0101

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes.

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL Disciplina: Teorias Sociais

Leia mais

Métodos Sociológicos

Métodos Sociológicos Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Sociologia Disciplina: Métodos Sociológicos - 134945 Professor: Arthur Trindade M. Costa 2º Semestre / 2016 Métodos Sociológicos I

Leia mais

Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA?

Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA? Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA? Por: Vagner Gonçalves da Silva http://www.fflch.usp.br/da/vagner/antropo.html A Antropologia é o estudo do homem

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: DIR06 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: II Ano:

PLANO DE CURSO. Código: DIR06 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: II Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Sociologia Geral e Jurídica Professor: Eloy Lago Nascimento e-mail: prof.eloy.fasete@gmail.com Código: DIR06 Carga Horária:

Leia mais

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca DISCIPLINA: Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROFESSOR: Dr. Jean Marcel Carvalho

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura Plena em História REGIME DISCIPLINA CARGA HORÁRIA História Contemporânea

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura Plena em História REGIME DISCIPLINA CARGA HORÁRIA História Contemporânea CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura Plena em História 2016 2016 REGIME DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Anual História Contemporânea SE PC TE TOT 02 64 45 68 EMENTA Abordagens da crise do antigo regime,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação OFERTA DE DISCIPLINAS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO 1 Semestre/ano: 2 Data de Início: 1 / 2017 FAE877 TURMA C 14/03/2017 3 Nome da Disciplina: Tendências do Pensamento Educacional - História

Leia mais