SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: REUSO DOS DESCARTES TÊXTEIS EM PROJETOS SOCIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: REUSO DOS DESCARTES TÊXTEIS EM PROJETOS SOCIAIS"

Transcrição

1 SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: REUSO DOS DESCARTES TÊXTEIS EM PROJETOS SOCIAIS Welton Fernando Zonatti (1) ; Mariana Correa do Amaral Correio (2) ; Denise Loyola Silva (3) ; Gabriela Sousa Ribeiro (4) ; Júlia Baruque-Ramos (5) (1) Professor Doutor; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Belford Roxo/RJ; welton.zonatti@ifrj.edu.br (2) Mestra; Etiqueta Certa - Assessoria Técnica; São Paulo/SP; mariana@etiquetacerta.com (3) Professora Mestra; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Belford Roxo/RJ; denise.loyola@ifrj.edu.br (4) Professora Doutora; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Belford Roxo/RJ; gabriela.ribeiro@ifrj.edu.br (5) Professora Associada; Universidade de São Paulo; São Paulo/SP; jbaruque@usp.br Resumo O Brasil é um dos maiores produtores mundiais do setor têxtil-confeccionista. É um importante produtor da fibra de algodão, de fios, de tecidos planos e de malha, além de estimular o PIB do país gerando milhões de empregos diretos e indiretos no referido setor. Contudo, tal atividade cria diversos problemas ambientais, como por exemplo, a geração de resíduos sólidos oriundos dos processos confeccionistas e também do pós-consumo. São produzidas, anualmente, 175 mil toneladas de resíduos têxteis advindas somente das sobras das confecções brasileiras. Deste modo, o presente artigo apresenta considerações sobre a geração de resíduos sólidos na cadeia têxtil brasileira, além de abarcar um exemplo de reuso têxtil por intermédio de um projeto social situado na região metropolitana do Rio de Janeiro. Tais projetos poderão contribuir para a diminuição de problemas ambientais, além de estimular experimentações manuais e produção de novas peças e acessórios de moda com apelo sustentável, qualificar mão-de-obra e gerar renda a todos os envolvidos. Palavras-chave: Sustentabilidade. Reuso têxtil. Projeto social. Área Temática: Sustentabilidade na Indústria Têxtil e de Moda. Abstract Brazil is one of the largest garment producers in the world. It is an important producer of cotton fibers, yarns, fabrics and knitwear, as well as stimulating the country's GDP, generating millions of direct and indirect jobs in this sector. However, this activity creates several environmental problems, such as the generation of solid waste from manufacturing and also the post-consumption processes. Every year, the country produces 175,000 tons of fabric waste resulting only from the cutting of fabrics in the garment industry. Thus, this article presents considerations on the generation of solid waste in the Brazilian textile chain, in addition to presenting an example of textile reuse through a social project located in the metropolitan region of Rio de Janeiro. Such projects could contribute to reducing environmental problems, as well as qualify the workforce and generate income for all involved. Key words: Sustainability. Textile reuse. Social project.

2 1. Introdução O Brasil é um importante produtor têxtil-confeccionista, como demonstram dados obtidos pela ABIT Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (2012). Tem uma significativa produção de fibras naturais, em especial a de algodão (ABIT, 2011), além de possuir relevância na produção de tecidos planos e de malha (FINKLER et al., 2005), bem como de artigos confeccionados (IEMI, 2014; IEMI, 2015). Deste modo, tal atividade industrial fomenta a criação de empregos, além de gerar renda para milhões de trabalhadores (NEULS, 2012). Constata-se, ainda, que a região sudeste é a principal produtora de têxteis no país, pois concentra os maiores mercados consumidores e também sedia os principais centros de distribuição de atacado e varejo (IEMI, 2014; IEMI, 2015; SINDIFIATEC, 2013). O Estado do Rio de Janeiro possui importantes APL Arranjos Produtivos Locais, segundo dados da SEDEIS - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de janeiro (2016). Todavia, mesmo trazendo benefícios econômicos ao país, o setor cria diversos problemas ambientais. Os diferentes processos de manufatura confeccionista geram resíduos diversos, como restos de fios e também de tecidos (ZONATTI, 2016; ZONATTI et al., 2015; ZONATTI, 2013; SINDITÊXTIL-SP, 2013). O SINDITÊXTIL-SP Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo (2012), por exemplo, alerta para o volume de sobras de tecidos oriundo apenas dos cortes dos enfestos das confecções em nível nacional. Observa-se que, a partir de 2007, a sustentabilidade consolidou-se como uma área autônoma de pesquisa, sendo utilizada como embasamento para pesquisas e estudos de caso que visem a melhoria da vida dos indivíduos (NAS, 2007). Assim, no caso da indústria confeccionista, atitudes para a não-geração de resíduos, para a minimização do volume de sobras ou que visem o reuso do material descartado devem ser tomadas pelo setor. Deste modo, as atividades de reuso têxtil podem ser viáveis quanto à pretensão de destinar os resíduos de um modo mais sustentável, bem como pode vir a ser fonte de geração de renda para os indivíduos ligados à área, principalmente aqueles situados na região metropolitana do Rio de Janeiro.

3 2. Problema de Pesquisa e Objetivo É notória a relevância do Brasil no cenário mundial da indústria têxtil e confeccionista. Tal atividade fomenta o PIB do país e cria milhões de empregos diretos e indiretos. Todavia, também cria diversos problemas ambientais, principalmente relacionados com o descarte dos restos de tecido pelas confecções e com o descarte de peças de vestuário após seu consumo. Com a ascensão dos estudos em sustentabilidade e sua consolidação como área autônoma de pesquisa, bem como com a crescente preocupação global com as questões socioambientais, observou-se o fomento das atividades de reuso dos descartes têxteis oriundos de confecções e também do pós-consumo de artigos do vestuário, por meio de ONGs Organizações Não-Governamentais, Associações, projetos/programas sociais, grupos comunitários dentre outras entidades. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar um exemplo socioambiental de reutilização de resíduos têxteis por meio de um projeto social estabelecido na região metropolitana do Rio de Janeiro. 3. Revisão Bibliográfica 3.1. O surgimento da sustentabilidade como campo autônomo de pesquisa A National Academy of Sciences (NAS) ou Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos observou uma crescente demanda no que tange a sustentabilidade, como: bolsas de estudo, disciplinas, artigos, congressos, escolas e institutos, além dos journals. Deste modo, em 2007, publicou um editorial intitulado Sustainability Science: A room of its own. A partir desta publicação, observou-se o aumento de quase 20% ao ano de artigos relacionados ao tema, oriundos de diversas áreas (NAS, 2007). Assim, a NAS aprovou uma sessão de estudos em sustentabilidade, consolidando esta área do conhecimento como uma ciência autônoma. Hoje, o campo desenvolveu uma agenda de pesquisa com um crescente fluxo de resultados e também um crescente número de universidades comprometidas em ensinar seus métodos e apresentar seus resultados. Assim como as ciências agrícolas e as ciências da saúde, a ciência da sustentabilidade é um campo definido pelos problemas que aborda e não por disciplinas que emprega (NAS, 2007).

4 A sustentabilidade compreende as complexas dinâmicas que surgem da relação homem-meio ambiente (NAS, 2007) e se baseia também no processo político-participativo, que integra sustentabilidades ambiental, econômica, cultural, social e territorial. Contemplando, assim, equilíbrios coletivos e individuais, para o alcance e a manutenção da qualidade de vida, seja nos momentos de presença de recursos ou quando há períodos de escassez, cujas perspectivas são a cooperação e a solidariedade entre os povos e as gerações (KATES et al, 2001) Região Sudeste e a atividade confeccionista O Sudeste é a principal região produtora de têxteis no país, pois concentra os maiores mercados consumidores e também sedia os principais centros de distribuição de atacado e varejo do Brasil (IEMI, 2015; IEMI, 2014; SINDIFIATEC, 2013). O Estado do Rio de Janeiro possui importantes APL Arranjos Produtivos Locais, segundo dados da SEDEIS - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de janeiro (2016). Dos 20 APL formalmente estabelecidos, 6 são voltados à indústria confeccionista e da moda, a saber: APL de Moda Íntima (Região Serrana); APL de Confecção de Moda Praia (Baixadas Litorâneas); APL de Confecção (Região Noroeste); APL Moda Carioca (Região Metropolitana); APL de Calçados e Acessórios da Baixada Fluminense (Região Metropolitana); e APL de Calçados e Acessórios (Região Médio Paraíba). O polo confeccionista da cidade de Petrópolis, por exemplo, possui empresas que geram mais de empregos formais na cadeia da moda, da matéria-prima ao mercado (SINDVESTSUL, 2015) Geração de descartes têxteis no Brasil Em relação à geração de resíduos têxteis da indústria confeccionista, foi encontrado somente um dado do SINDITÊXTIL-SP (2013), onde consta a produção nacional de toneladas de aparas ao ano. No que se refere ao setor varejista, os desperdícios também são significativos. Segundo o Projeto Contém, organização especializada em consumo sustentável, 9,8 bilhões de peças de confecção, oriundas de cerca de 30 mil empresas no Brasil, são produzidas por

5 ano. Mais de 150 milhões não têm destinação definida e acabam estocadas ou destruídas. Em média, as coleções de moda têm vendas de 50% a 75% quando exposta no varejo e as sobras acabam em liquidações ou em bazares. O que não foi comercializado é, em alguns casos, doado a ONGs Organizações Não-Governamentais e entidades que reutilizam o material ou depositado em aterros sanitários (RADAR RIO+20, 2015). No que concerne ao pós-consumo, supõe-se que os indivíduos descartam peças de vestuário indiscriminadamente no lixo doméstico não sendo possível quantificar em números, nesse momento, o volume desses descartes por não haver dados específicos sobre os têxteis nos relatórios panorâmicos anuais publicados pela ABRELPE Associação Brasileira de Resíduos Sólidos (2014; 2012 e 2011) A importância dos Projetos Sociais no gerenciamento dos descartes de resíduos sólidos no Brasil As diferentes partes interessadas da sociedade civil, como as ONGs, universidades e grupos comunitários, dentre outros, são cruciais para que, em conjunto com as empresas, criem estratégias de reciclagem e de reutilização de resíduos por meio de novas políticas. A América do Sul é exemplo positivo no que diz respeito às organizações que participam na construção e na adaptação de programas e políticas públicas relacionadas à gestão de resíduos sólidos (GUTBERLET, 2013). Deste modo, Barr e Gilg (2006) afirmam que o Brasil possui uma situação relevante, ante à América Latina, no que concerne aos projetos sociais que objetivam valorizar e capacitar os trabalhadores envolvidos, bem como aos projetos que também objetivam a redução dos desperdícios, sua reutilização e reciclagem, abordando estilos de vida responsáveis e a recusa em desperdiçar recursos em geral. 4. Metodologia Entende-se que, comumente, são utilizadas metodologias estatísticas em muitos trabalhos científicos para a geração de resultados numéricos. Contudo, para este trabalho, a inexistência de dados específicos sobre o setor têxtil-confeccionista e seus descartes é uma realidade, porém, não configura-se como um empecilho para a realização da tarefa.

6 A finalidade do presente trabalho tem um caráter de pesquisa aplicada, pois ela é fundamentalmente motivada pela necessidade de resolver problemas concretos, mais imediatos ou não (VERGARA, 2000). Assim, foca-se, metodologicamente, na revisão de literatura sobre o escopo da pesquisa, onde buscou-se levantar dados e informações em artigos científicos, livros, revistas e sites especializados ou de órgãos públicos, referentes: ao surgimento da sustentabilidade como área autônoma de pesquisa; ao setor têxtilconfeccionista no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro; à geração de descartes têxteis; e à importância dos projetos sociais no gerenciamento dos descartes de resíduos sólidos no Brasil. Já o objetivo do trabalho é de pesquisa exploratória, uma vez que proporciona ao pesquisador maior familiaridade com o problema, tendo como principal objetivo o aperfeiçoamento de conceitos ou revelar novas concepções sobre eles (GIL, 2008). Além disso, o presente trabalho possui uma pesquisa descritiva, apresentando características de determinado fenômeno, firmando correlações entre variáveis e definindo sua natureza (VERGARA, 2000). Gil (2008) afirma que algumas pesquisas descritivas vão além da simples identificação da existência de relações entre variáveis, pretendendo determinar a natureza dessa relação. Visando enfatizar a importância de projetos sociais no gerenciamento dos descartes de resíduos sólidos no Brasil notadamente os têxteis, bem como enfatizar os trabalhos manuais de reuso deste material, expôs-se os dados obtidos na visita técnica ao Projeto Niterói EcoCultural, localizado na Travessa Mário Tinoco, s/n, Barreto, Niterói/RJ, no dia 06 de Agosto de Assim, optou-se por uma abordagem empírica e qualitativa do trabalho por intermédio de entrevistas semi-estruturadas e visitas técnicas que se relacionam ao escopo da pesquisa, de natureza exploratório-descritiva. 5. Análise dos Resultados No âmbito das Políticas Públicas do Estado do Rio de Janeiro, existe o programa Niterói EcoCultural, que concentra cursos em três áreas distintas. Ele é realizado, desde o final de 2015, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Ambiente (Instituto Estadual do Ambiente Inea) e a Prefeitura de Niterói (Fundação de Arte de Niterói FAN). O referido programa é uma ação de conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos, oferecendo

7 atividades e formação a moradores de 20 comunidades da cidade de Niterói, situada na região metropolitana do Rio de Janeiro (ECOCULTURALNITERÓI, 2016). O EcoCultural tem o objetivo de alertar a população quanto ao descarte correto do lixo, cujo destino final, atualmente, são os rios e a Baía de Guanabara, além de garantir alternativas de renda para as famílias envolvidas por meio da reciclagem e do reuso de materiais. A meta, segundo o sítio eletrônico do projeto, é atingir aproximadamente 5 mil pessoas e conta com investimentos que somam R$ 1,8 milhões (ECOCULTURALNITERÓI, 2016). Segundo Sr. Almir França, estilista e responsável pela coordenação do projeto, parte do dinheiro recebido é oriundo de multas ambientais aplicadas em indústrias e empresas que cometeram algum tipo de infração legal. As oficinas de educação ambiental são realizadas pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). A entidade também promove capacitação profissional de, aproximadamente, 400 indivíduos. Um dos cursos oferecidos é o de movelaria, por meio do projeto EcoDesign. Nele, os alunos aprendem sobre o reuso de materiais e trabalham no redesign das peças, ou seja, na projetação e produção de peças com valor agregado a partir das existentes (PREFEITURA DE NITERÓI, 2016). O projeto EcoMúsica atua na construção de instrumentos musicais. Os alunos utilizam-se de latas, latões, tonéis, frigideiras, entre outros materiais, para produção de instrumentos de percussão, como, por exemplo, caixa, surdo, bumbo e chocalho. Juntamente com a produção desses instrumentos, os alunos também aprendem teoria musical e percussão (PREFEITURA DE NITERÓI, 2016). Já o projeto EcoModa visa capacitar para o mercado formal da indústria do vestuário, também contribuindo para uma discussão sobre a redução do lixo urbano, posto que a moda tem sido uma ferramenta fundamental de diálogo entre o Estado e essas bases socioculturais. Atualmente, estão envolvidos, diretamente, 26 indivíduos na área administrativa do projeto EcoModa, que conta com 126 alunos regularmente matriculados nos turnos da tarde, às segundas e quartas-feiras, em Niterói. O curso de moda possui duração de um ano. As matérias-primas, como aparas têxteis de diversas composições, artigos de vestuário e uniformes, são oriundas de diferentes doações, entre grandes e pequenos fornecedores (ECOCULTURALNITERÓI, 2016). Assim, em relação ao volume de têxteis recebidos por meio de doação, estima-se que seja de, aproximadamente, 2 toneladas por ano (Figura 1).

8 Figura 1 - Doações recebidas pelo EcoModa: (a) roupas com defeitos; (b) aparas têxteis oriundas de confecções. (a) Fonte: Fotos do primeiro autor, (b) Deste modo, o projeto serve como um laboratório para criações e experimentações na área do design de moda (Figura 2). Figura 2 Peças de moda customizadas pelos alunos do EcoModa: (a) coletes confeccionados pelos alunos com diferentes restos de tecidos; (b) peças de jeanswear customizadas pelos alunos do projeto. (a) Fonte: Fotos do primeiro autor, (b) 6. Conclusão Observa-se que o reuso dos resíduos têxteis por meio de um programa de âmbito socioambiental ou seja, que vise a educação ambiental, a qualificação de mão-de-obra e a geração de renda de comunidades relacionadas ao projeto, é campo fértil para experimentações manuais e produção de novas peças e acessórios de moda com apelo sustentável.

9 Deste modo, conclui-se que as atividades de reuso configuram-se como uma contribuição positiva para a destinação dos resíduos advindos das confecções ou mesmo do descarte doméstico de roupas pós-uso, dado ao volume significativo destes resíduos em nível nacional e também dado ao seu destino incorreto, comumente dispostos em rios, baías e aterros sanitários. 7. Referências ABIT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO. Guia Têxtil Disponível em < mas_de_vestibilidade> Acesso em 08 set ABRELPE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil, Ano de Publicado em p. ABRELPE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil, Ano de Publicado em p. ABRELPE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil, Ano de Publicado em p. BARR, S.; GILG, A. Sustainable lifestyles: framing environmental action in and around the home. Geoforum, v. 37, n. 6, p , ECOCULTURAL NITERÓI. Oficinas de Moda Chegam a Comunidades de Niterói. Disponível em < Acesso em 10 jun FINKLER, M.; SCAPINI, P.; FREIRE, E.; ZATTERA, A. J.; ZENI, M. Compósitos de HDPE com Resíduos de Fibras Têxteis. Parte I: Caracterização Mecânica. Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 15, n. 3, p , GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, GUTBERLET, J. Briefing: Social facets of solid waste: insights from the global South. Waste and Resource Management, v. 166, p , IEMI - INSTITUTO DE ESTUDOS E MARKETING INDUSTRIAL. Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira - Brasil Têxtil ª edição. São Paulo, IEMI - INSTITUTO DE ESTUDOS E MARKETING INDUSTRIAL. Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira - Brasil Têxtil ª edição. São Paulo, 2015.

10 KATES, R. W. et al. Sustainability Science. Science Magazine, v. 292, n. 5517, p , NAS NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES (2007) Sustainability Science: a room of its own. Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), vol. 104, n. 06, p NEULS, G. Página22 (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), n. 68. São Paulo: Ed. Vox, PREFEITURA DE NITERÓI. Programa Recicla Niterói vai inaugurar Centro de Ofícios da Reciclagem no Barreto. Disponível em < option=com_content&view=article&id=3976: > Acesso em 10 jun RADAR RIO+20. Reciclagem avança como destino de roupa encalhada. Disponível em < Acesso em 26 out SEDEIS - SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, ENERGIA, INDÚSTRIA E SERVIÇOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Arranjos Produtivos Locais. Disponível em < Acesso em 29 Ago SINDFIATEC SINDICATO DE FIAÇÃO E TECELAGEM EM GERAL CAMPINAS E REGIÃO. Apresentado mapeamento inédito do setor têxtil em São Paulo. Disponível em < option=com_content&view=article&id=111:apresentado-mapeamento-inedito-do-setor-textilem-sao-paulo&catid=21:noticias&itemid=165>. Acesso em 25 mar SINDITÊXTIL-SP SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE FIAÇÃO E TECELAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO. Retalho Fashion Projeto de reciclagem une meio ambiente e inclusão social. Ano VII, n. 25, Julho de SINDITÊXTIL-SP SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE FIAÇÃO E TECELAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO. Retalho Fashion: Inclusão social e preservação ambiental por meio da reciclagem de resíduos têxteis. São Paulo /SP, p. SINDVESTSUL SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO SUL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. SENAI promove palestras técnicas para o setor de moda no Costura Rio Disponível em < Acesso em 10 fev VERGARA, S. C. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, ZONATTI, W. F. Estudo interdisciplinar entre reciclagem têxtil e o design: avaliação de compósitos produzidos com fibras de algodão p. Dissertação (Mestrado em

11 Têxtil e Moda). Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, ZONATTI, W. F.; GUIMARÃES, B.M.G.; DULEBA, W.; BARUQUE-RAMOS, R. Thermoset composites reinforced with recycled cotton textile residues. Textiles and Clothing Sustainability, v. 1, n. 1, p. 1-12, ZONATTI, W. F. Geração de Resíduos Sólidos da Indústria Brasileira Têxtil e de Confecção: materiais e processos para reuso e reciclagem p. Tese (Doutorado em Sustentabilidade). Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP, Agradecimentos Agradecemos ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) pelo auxílio financeiro à presente pesquisa por meio da PROPPI Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

O Setor Têxtil e de Confecção Face às Metas Globais para o Desenvolvimento Sustentável

O Setor Têxtil e de Confecção Face às Metas Globais para o Desenvolvimento Sustentável O Setor Têxtil e de Confecção Face às Metas Globais para o Desenvolvimento Sustentável Encontros Fiesp Sustentabilidade Trabalho, Crescimento Econômico e Sustentabilidade São Paulo, 31 de agosto de 2017

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS TÊXTEIS: CUSTOS E OPORTUNIDADES

GESTÃO DE RESÍDUOS TÊXTEIS: CUSTOS E OPORTUNIDADES GESTÃO DE RESÍDUOS TÊXTEIS: CUSTOS E OPORTUNIDADES Textile waste management: costs and opportunities MARTINS, Suzana Barreto; Ph.D.; UEL, suzanabarreto@onda.com.br 1 PEREZ, Iana Uliana; Especialista; UEL,

Leia mais

São Paulo Têxtil 2014 Relatório Setorial da Indústria Têxtil e Confecção no Estado de São Paulo

São Paulo Têxtil 2014 Relatório Setorial da Indústria Têxtil e Confecção no Estado de São Paulo apresenta: São Paulo Têxtil 2014 Relatório Setorial da Indústria Têxtil e Confecção no Estado de São Paulo Dezembro de 2014 São Paulo Têxtil Polo Americana e Região Visão da Indústria Têxtil Paulista Principal

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA LOJAS RENNER E SUAS CONTROLADAS

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA LOJAS RENNER E SUAS CONTROLADAS POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA LOJAS RENNER E SUAS CONTROLADAS 1 INTRODUÇÃO A Lojas Renner acredita que para alcançar a sua meta de ser a maior e melhor loja de departamentos das Américas precisa ir além

Leia mais

Desafios / Oportunidades

Desafios / Oportunidades Minimização de resíduos industriais no Polo da Moda de Nova Friburgo Desafios / Oportunidades Lucas Lins Leo Rodrigues LiaLou Fashion Lab Rio de Janeiro 2018 01 CONTEXTO GERAL Nova Friburgo 180 mil habitantes

Leia mais

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS TÊXTEIS: ESTUDO DE CASO DE DUAS EMPRESAS DE LONDRINA

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS TÊXTEIS: ESTUDO DE CASO DE DUAS EMPRESAS DE LONDRINA REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS TÊXTEIS: ESTUDO DE CASO DE DUAS EMPRESAS DE LONDRINA Textile Waste Reuse: A Case Study of Two Companies in Londrina MARTINS, Suzana Barreto; Ph.D.; UEL, suzanabarreto@onda.com.br

Leia mais

De Olho no Lixo Baía de Guanabara: Estratégias invadoras para comunidades com baixo IDH. Brasília, 24 de abril de 2017.

De Olho no Lixo Baía de Guanabara: Estratégias invadoras para comunidades com baixo IDH. Brasília, 24 de abril de 2017. De Olho no Lixo Baía de Guanabara: Estratégias invadoras para comunidades com baixo IDH Brasília, 24 de abril de 2017. Objetivo Criar espaços de articulação para a implantação de ações integradas, com

Leia mais

Conjuntura Atual e Perspectivas para o Setor Têxtil e Confeccionista no Brasil

Conjuntura Atual e Perspectivas para o Setor Têxtil e Confeccionista no Brasil apresenta: Conjuntura Atual e Perspectivas para o Setor Têxtil e Confeccionista no Brasil Novembro 2013 Varejo Indústria Perspectivas Varejo do Vestuário Varejo - Vestuário Evolução do consumo privado

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS TÊXTEIS NO SETOR DE CONFECÇÃO DE MODA DA REGIÃO DE LONDRINA

GESTÃO DE RESÍDUOS TÊXTEIS NO SETOR DE CONFECÇÃO DE MODA DA REGIÃO DE LONDRINA GESTÃO DE RESÍDUOS TÊXTEIS NO SETOR DE CONFECÇÃO DE MODA DA REGIÃO DE LONDRINA Textile Waste Management in the Clothing Sector of the Region of Londrina HONORIO, Isabela Dias; Graduanda; UEL, isabela.honorio@hotmail.com

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM E DO REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA INDÚSTRIA TÊXTIL EM INHUMAS GOIÁS

IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM E DO REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA INDÚSTRIA TÊXTIL EM INHUMAS GOIÁS IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM E DO REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA INDÚSTRIA TÊXTIL EM INHUMAS GOIÁS Ana Luíza Macêdo Costa Formada em Engenharia de Alimentos (UFG), atua como Agente Local de Inovação

Leia mais

Upcycling no Segmento da Moda: Estudo de Caso na Recollection Lab. LUCIETTI, T. J.; RAMOS, M. D. S.; SORATTO, R. B. TRIERWEILLER, A. C.

Upcycling no Segmento da Moda: Estudo de Caso na Recollection Lab. LUCIETTI, T. J.; RAMOS, M. D. S.; SORATTO, R. B. TRIERWEILLER, A. C. Upcycling no Segmento da Moda: Estudo de Caso na Recollection Lab. LUCIETTI, T. J.; RAMOS, M. D. S.; SORATTO, R. B. TRIERWEILLER, A. C. (UFSC) Introdução Desafios Moda X Sustentabilidade Atender aos desejos

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda

Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda O Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo é organizado em uma Área de Concentração,

Leia mais

ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA COMUNIDADE ACADÊMICA. RESUMO

ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA COMUNIDADE ACADÊMICA. RESUMO ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA COMUNIDADE ACADÊMICA. José B. S.V. dos SANTOS 1 ; Bruna M. BARBOSA 2 ; Bárbara M. MADURO 3 RESUMO São evidentes as

Leia mais

Eco design como instrumento de geração de renda por meio do desenvolvimento de produtos utilizando resíduos têxteis.

Eco design como instrumento de geração de renda por meio do desenvolvimento de produtos utilizando resíduos têxteis. Eco design como instrumento de geração de renda por meio do desenvolvimento de produtos utilizando resíduos têxteis. LISBOA, Bianca 1 e NAGAHASHI, Bruna 2 1. Bianca Santos Lisboa. Universidade de São Paulo,

Leia mais

A PESQUISA. Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV. Equipe de 41 pessoas. Coordenação Geral

A PESQUISA. Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV. Equipe de 41 pessoas. Coordenação Geral A PESQUISA Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Equipe de 41 pessoas Coordenação Geral Ronaldo Lemos Pedro Augusto Francisco Carlos Affonso de Souza Coordenação Conceitual-metodológica Elizete Ignácio

Leia mais

Coletiva Abit Perspectivas da Cadeia Têxtil e de Confecção

Coletiva Abit Perspectivas da Cadeia Têxtil e de Confecção Coletiva Abit Perspectivas da Cadeia Têxtil e de Confecção São Paulo, 11 de dezembro de 2018 Fernando Valente Pimentel Presidente CONJUNTURA ECONÔMICA E PERSPECTIVAS PARA 2019 Setor Têxtil e Confecção

Leia mais

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ARTESANATOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA MELHOR IDADE

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ARTESANATOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA MELHOR IDADE REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ARTESANATOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA MELHOR IDADE Área temática: Meio Ambiente Coordenador da ação: Maria Valéria Calijuri Mello Vieira Toniazzo

Leia mais

Apresentação dos Indicadores de Desempenho Ambiental

Apresentação dos Indicadores de Desempenho Ambiental Introdução O setor têxtil é uma atividade tradicional brasileira que vem nas últimas décadas investindo em tecnologias e técnicas para a melhoria contínua no seu processo produtivo, visando garantir maior

Leia mais

O papel e o compromisso das empresas brasileiras

O papel e o compromisso das empresas brasileiras RELATÓRIO DE ATIVIDADES O papel e o compromisso das empresas brasileiras Gra cia Fragala Apresentação CORES O papel e o compromisso das empresas brasileiras: Para além da exigência legal O ODS 8 A atuação

Leia mais

PROCESSO DE FUSÃO COMO TÉCNICA DE REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS TÊXTEIS SINTÉTICOS

PROCESSO DE FUSÃO COMO TÉCNICA DE REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS TÊXTEIS SINTÉTICOS PROCESSO DE FUSÃO COMO TÉCNICA DE REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS TÊXTEIS SINTÉTICOS Melting process as technique for reusing synthetic textile wastes Brasil, Marcela Almeida; Graduanda, Universidade Estadual

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO FIO DE FIBRA DE BANANEIRA

DESENVOLVIMENTO DO FIO DE FIBRA DE BANANEIRA DESENVOLVIMENTO DO FIO DE FIBRA DE BANANEIRA Development of Banana Fiber Yarn Abalem, Thayga Santos. Graduanda. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. thayga.abalem@gmail.com Corrêa, Rafaela Macedo.

Leia mais

ECODESIGN DE ACESSÓRIOS DE MODA: DESENVOLVENDO A SUSTENTABILIDADE NUM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

ECODESIGN DE ACESSÓRIOS DE MODA: DESENVOLVENDO A SUSTENTABILIDADE NUM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA ECODESIGN DE ACESSÓRIOS DE MODA: DESENVOLVENDO A SUSTENTABILIDADE NUM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA Gabriela Sousa Ribeiro (1) ; Welton Fernando Zonatti (2) ; Milena Quattrer (3) ; Bárbara Boaventura

Leia mais

OFICINAS DE CAPACITAÇÃO PARA O SETOR DE CONFECÇÕES

OFICINAS DE CAPACITAÇÃO PARA O SETOR DE CONFECÇÕES OFICINAS DE CAPACITAÇÃO PARA O SETOR DE CONFECÇÕES Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECIFICAÇÃO... 5 4.1 Requisitos... 5 4.2 Premissas... 5 4.3

Leia mais

olo de Moda Divinópolis

olo de Moda Divinópolis olo de Moda Divinópolis ivinópolis Polo de Moda População de Divinópolis representa 17% da população da região centro-oeste de Minas Gerais. 220.000 1.300.000 De cada 100 habitantes 17 são residentes em

Leia mais

APL JOIAS FOLHEADAS BIJUTERIAS DE LIMEIRA-SP

APL JOIAS FOLHEADAS BIJUTERIAS DE LIMEIRA-SP APL JOIAS FOLHEADAS BIJUTERIAS DE LIMEIRA-SP 154km de São Paulo Região Administrativa de Campinas, localizado no entroncamento das Rodovias Anhanguera, Washington Luiz, Rodovia Mogi Mirim/Piracicaba e

Leia mais

Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral. Finalista. Santa Gertrudes/SP

Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral. Finalista. Santa Gertrudes/SP Finalista 2016 Santa Gertrudes/SP 25-10-2016 Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral Temática: Ação socioambiental com aproveitamento de resíduo da indústria cerâmica de revestimento. Título da

Leia mais

No comparativo Set.13/ Set.12 o setor têxtil apresentou crescimento de 2,47% e o vestuário apresentou queda de 8,26%.

No comparativo Set.13/ Set.12 o setor têxtil apresentou crescimento de 2,47% e o vestuário apresentou queda de 8,26%. 1- Comércio Exterior As Importações de têxteis e confeccionados em Jan-Out de 2013 cresceram, em valor (US$), 2,4%, as exportações caíram 1,7%, enquanto o crescimento do déficit na Balança Comercial foi

Leia mais

HISTÓRICO DE AÇÕES. Instituto Focus Têxtil - IFT

HISTÓRICO DE AÇÕES. Instituto Focus Têxtil - IFT HISTÓRICO DE AÇÕES Instituto Focus Têxtil - IFT PROJETO CULTURAL Projeto "Arte, Design e Moda" - PRONAC 138292 O Projeto "Arte, Design e Moda" realizou uma exposição chamada Focus Design Visions - Moda

Leia mais

Eco-desire: redução do impacto ambiental no projeto de coleção de lingerie através de modificação na modelagem.

Eco-desire: redução do impacto ambiental no projeto de coleção de lingerie através de modificação na modelagem. Eco-desire: redução do impacto ambiental no projeto de coleção de lingerie através de modificação na modelagem. Marina Anderle Giongo - marinagiongo@gmail.com Alana Basso de Alexandre - laninhaev@gmail.com

Leia mais

Proposta para criação do Programa de Certificação Sustentável da Cadeia do Algodão Brasileiro

Proposta para criação do Programa de Certificação Sustentável da Cadeia do Algodão Brasileiro Proposta para criação do Programa de Certificação Sustentável da Cadeia do Algodão Brasileiro A fibra do algodão como fio condutor da certificação desde a fazenda até a indústria de confecção e vestuário

Leia mais

Criando valor através de resíduos sólidos. Marcelo Luércio, Sérgio Oliveira e Yuri Santos

Criando valor através de resíduos sólidos. Marcelo Luércio, Sérgio Oliveira e Yuri Santos Criando valor através de resíduos sólidos Marcelo Luércio, Sérgio Oliveira e Yuri Santos 2 Promon Intelligens Promon Intelligens 2013 A preocupação com a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos

Leia mais

APROVEITAMENTO DE RESÍDUO TÊXTIL EM MATERIAL COMPÓSITO (CONCRETO)

APROVEITAMENTO DE RESÍDUO TÊXTIL EM MATERIAL COMPÓSITO (CONCRETO) APROVEITAMENTO DE RESÍDUO TÊXTIL EM MATERIAL COMPÓSITO (CONCRETO) José Renato de Castro Pessôa (J.R.C.Pessôa) Rua Manoel José da Cunha 110 Cônego Nova Friburgo CEP 28621-100 jrenatopessoa@gmail.com Universidade

Leia mais

INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE E QUIMICA ELABORAÇÃO DO PLANO DE LOGISTICA REVERSA VESTUÁRIO E TÊXTIL

INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE E QUIMICA ELABORAÇÃO DO PLANO DE LOGISTICA REVERSA VESTUÁRIO E TÊXTIL INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE E QUIMICA ELABORAÇÃO DO PLANO DE LOGISTICA REVERSA VESTUÁRIO E TÊXTIL SINDICATOS PARTICIPANTES SINDICOURO Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do

Leia mais

CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Alice Frantz Schneider, alice.afs@gmail.com Mestranda em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP Marco Aurélio de Mesquita,

Leia mais

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz 2011.1 Disciplina: INTRODUÇÃO AO DESIGN DE MODA (60h) Terminologias e conceitos da área. Descrição dos conceitos da área. Contextualização e processo de moda.

Leia mais

FOCO COMPETITIVO DO APL DE MODA DE DIVINÓPOLIS. Divinópolis 12/07/2011 19:00h. 2ª Apresentação Pública VISÃO DE FUTURO

FOCO COMPETITIVO DO APL DE MODA DE DIVINÓPOLIS. Divinópolis 12/07/2011 19:00h. 2ª Apresentação Pública VISÃO DE FUTURO FOCO COMPETITIVO REFORÇO DA COMPETITIVIDADE DO APL DE MODA DE DIVINÓPOLIS 2ª Apresentação Pública VISÃO DE FUTURO Divinópolis 12/07/2011 19:00h Pauta Abertura Objetivo do projeto e plano de trabalho Cenário

Leia mais

A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A LOGÍSTICA REVERSA NO SETOR TÊXTIL E DE CONFECÇÃO NACIONAL

A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A LOGÍSTICA REVERSA NO SETOR TÊXTIL E DE CONFECÇÃO NACIONAL A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A LOGÍSTICA REVERSA NO SETOR TÊXTIL E DE CONFECÇÃO NACIONAL Amaral, M.C. 1, Baruque, R.J. 2 Ferreira, A.C. 3 1 Escola de Artes, Ciências e Humanidades Têxtil e

Leia mais

Processo de Participação Popular de Projeto:

Processo de Participação Popular de Projeto: Processo de Participação Popular de 2005 Projeto: Aproveitamento dos resíduos sólidos com vistas à identificação de Oportunidades de Micro e Pequenos Negócios no Vale do Rio dos Sinos Informações SECRETARIA

Leia mais

Levantar informações sobre a cadeia de reciclagem de embalagens em Santa Catarina.

Levantar informações sobre a cadeia de reciclagem de embalagens em Santa Catarina. OBJETIVO PRINCIPAL Levantar informações sobre a cadeia de reciclagem de embalagens em Santa Catarina. OBJETIVOS SECUNDÁRIOS I. Conhecer os atores da cadeia de reciclagem de embalagens (vidro, papel/papelão,

Leia mais

Situação Atual da Indústria 4.0 na Cadeia de Têxtil e Confecção

Situação Atual da Indústria 4.0 na Cadeia de Têxtil e Confecção Situação Atual da Indústria 4.0 na Cadeia de Têxtil e Confecção Riachuelo Barra da Tijuca Robson Marcus Wanka Gerente de Educação SENAI CETIQT RJ 18/07/2018 Atuação SENAI CETIQT Ensino + Tecnologia + Educação

Leia mais

Zonatti, W. F. 1, Gama, B. M. G. 1, Duleba, W. e Baruque-Ramos, J a 22 de maio de 2014 São Paulo - Brasil.

Zonatti, W. F. 1, Gama, B. M. G. 1, Duleba, W. e Baruque-Ramos, J a 22 de maio de 2014 São Paulo - Brasil. RETALHO FASHION: DESTINAÇÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS TÊXTEIS DO POLO CONFECICONISTA DO BAIRRO DO BOM RETIRO (SÃO PAULO/SP) COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL Zonatti, W. F. 1, Gama, B. M. G. 1, Duleba,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO BAIRRO PLANALTO UNIVERSITÁRIO DE QUIXADÁ CE COM A DESTINAÇÃO DO SEU LIXO RECICLÁVEL

IDENTIFICAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO BAIRRO PLANALTO UNIVERSITÁRIO DE QUIXADÁ CE COM A DESTINAÇÃO DO SEU LIXO RECICLÁVEL IDENTIFICAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO BAIRRO PLANALTO UNIVERSITÁRIO DE QUIXADÁ CE COM A DESTINAÇÃO DO SEU LIXO RECICLÁVEL Gilson de Oliveira Claudino (1), Pollyana Maria Pimentel Monte (2)

Leia mais

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto Perspectiva do CICLO DE VIDA do produto A SABARÁ QUÍMICOS E INGREDIENTES faz parte do GRUPO SABARÁ, que com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação

Leia mais

DESENVOLVIMETO DE FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: Teciteca virtual

DESENVOLVIMETO DE FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: Teciteca virtual VIII SEPE- Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do CERES-UFRN Período-15 a 17/05/2017 Local- Caicó/UFRN/CERES Inscrições e informações sepeceres2017@gmail.com DESENVOLVIMETO DE FERRAMENTA DE ENSINO

Leia mais

ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DE FIBRAS TÊXTEIS E DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS BIODEGRADÁVEIS

ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DE FIBRAS TÊXTEIS E DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS BIODEGRADÁVEIS ÁREA TEMÁTICA: RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DE FIBRAS TÊXTEIS E DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS BIODEGRADÁVEIS Aline Heloisa Rauh Harbs (aline.heloisa@grad.ufsc.br) 1, Keyla Cristina

Leia mais

Análise Do Impacto Ambiental Do Arranjo Produtivo Local Couro- Calçadista Do Cariri Cearense

Análise Do Impacto Ambiental Do Arranjo Produtivo Local Couro- Calçadista Do Cariri Cearense Terra à Vista N A U Análise Do Impacto Ambiental Do Arranjo Produtivo Local Couro- Calçadista Do Cariri Cearense ANALYSIS OF THE ENVIRONMENTAL IMPACT OF ARRANGEMENT LOCAL PRODUCTION OF LEATHER SHOES OF

Leia mais

O papel do designer de moda no desenvolvimento de produto e suas formas de gestão de redução de resíduos têxteis

O papel do designer de moda no desenvolvimento de produto e suas formas de gestão de redução de resíduos têxteis O papel do designer de moda no desenvolvimento de produto e suas formas de gestão de redução de resíduos têxteis M D Francisca 1 e G S Liliane 2 1. Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes, Universidade de

Leia mais

ECOBAGS: REUTILIZAÇÃO DE BANNERS NA PRODUÇÃO DE BOLSAS

ECOBAGS: REUTILIZAÇÃO DE BANNERS NA PRODUÇÃO DE BOLSAS ECOBAGS: REUTILIZAÇÃO DE BANNERS NA PRODUÇÃO DE BOLSAS Autores: Lariane Davila Borges de OLIVEIRA (Bolsista Interna); Isabela DAL-BÓ (Orientador IFC Campus Ibirama). Introdução O presente artigo refere-se

Leia mais

gestão de resíduos? Vamos falar sobre

gestão de resíduos? Vamos falar sobre Vamos falar sobre gestão de resíduos? A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando rápido para a extinção de alguns recursos naturais

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS: UMA SOLUÇÃO PROPOSTA PARA O AMBIENTE RURAL. Palavras-chave: resíduos sólidos; coleta seletiva; área rural.

RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS: UMA SOLUÇÃO PROPOSTA PARA O AMBIENTE RURAL. Palavras-chave: resíduos sólidos; coleta seletiva; área rural. RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS: UMA SOLUÇÃO PROPOSTA PARA O AMBIENTE RURAL Patrícia Carla Di Giovanni (Faculdades Integradas FAFIBE) Haydée Torres de Oliveira (Universidade Federal de São Carlos) Resumo:

Leia mais

Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro. Balanço 2009 e Perspectivas 2010

Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro. Balanço 2009 e Perspectivas 2010 Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro Balanço 2009 e Perspectivas 2010 Área Internacional Comércio Exterior Brasil Balança Comercial Balança Comercial Brasileira do Setor Têxtil e de Confecção (exclui

Leia mais

ATENÇÃO. Apresentação

ATENÇÃO. Apresentação Apresentação O tema logística reversa vem crescendo em importância entre as empresas desde a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com as novas exigências, as empresas precisam buscar

Leia mais

EDITAL SEBRAE MODA SUSTENTÁVEL

EDITAL SEBRAE MODA SUSTENTÁVEL EDITAL SEBRAE MODA SUSTENTÁVEL O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro Sebrae/RJ, CNPJ 29.737.103/0001-10, localizado na Rua Santa Luzia, 685/ 9º andar Centro Rio de

Leia mais

LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS EM GERAL

LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS EM GERAL LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS EM GERAL POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS) Lei Federal nº 12.305 de 2010 Legislação ambiental que definiu diretrizes para o gerenciamento dos resíduos sólidos,

Leia mais

Seminário GVcev Gestão de Resíduos e Pós-Consumo no Varejo. Reciclagem no setor de Informática Fabiola A. Vizentim

Seminário GVcev Gestão de Resíduos e Pós-Consumo no Varejo. Reciclagem no setor de Informática Fabiola A. Vizentim Seminário GVcev Gestão de Resíduos e Pós-Consumo no Varejo Reciclagem no setor de Informática Fabiola A. Vizentim Processo Produtivo Clássico Matéria Prima Energia Equipamentos Recursos Naturais... Processo

Leia mais

Agenda. Mercado Têxtil Mundial (nos segmentos de cama e banho) Visão Geral da Empresa

Agenda. Mercado Têxtil Mundial (nos segmentos de cama e banho) Visão Geral da Empresa SPRINGS GLOBAL Agenda Mercado Têxtil Mundial (nos segmentos de cama e banho) Visão Geral da Empresa MERCADO TÊXTIL MUNDIAL (nos segmentos de cama e banho) A demanda de produtos de consumo é diretamente

Leia mais

No mês de junho em 2015 a Produção Física do setor têxtil caiu 1,1% e o vestuário apresentou recuo de 0,4%. (Comparando Jun/15 com Maio/15).

No mês de junho em 2015 a Produção Física do setor têxtil caiu 1,1% e o vestuário apresentou recuo de 0,4%. (Comparando Jun/15 com Maio/15). 1- Comércio Exterior As Importações de têxteis e confeccionados em jan-jul.15 caíram, em valor (US$), 5,93%, as exportações caíram 8,66%, enquanto a queda do déficit na Balança Comercial foi de 5,38% em

Leia mais

FORUM URBANO MUNDIAL 5 Rio de Janeiro de março, 2010

FORUM URBANO MUNDIAL 5 Rio de Janeiro de março, 2010 FORUM URBANO MUNDIAL 5 Rio de Janeiro 22-26 de março, 2010 ESTUDO DE CASO: Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional do Ceará (Cidades do Ceara Cariri Central) Emanuela Rangel Monteiro CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA. Rafael Cervone Presidente da Abit

COLETIVA DE IMPRENSA. Rafael Cervone Presidente da Abit COLETIVA DE IMPRENSA Rafael Cervone Presidente da Abit RESULTADOS 2014 Var.% em relação ao mesmo período do ano anterior 2013 2014* Perfil 2014* Emprego +7.273-20.000 1,6 milhão Produção Vestuário -1,3%

Leia mais

Contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento do de polpas de frutas e produtos naturais, em fortaleza e na Região Metropolitana de fortaleza, atr

Contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento do de polpas de frutas e produtos naturais, em fortaleza e na Região Metropolitana de fortaleza, atr data 2016-11-30 Fortalecimento das Empresas de Reciclagem de Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza Possibilitar o fortalecimento e o aumento da competitividade das empresas do de reciclagem visando

Leia mais

A Força Do Arranjo Produtivo Local (Apl) em Confecções De Jaraguá Go

A Força Do Arranjo Produtivo Local (Apl) em Confecções De Jaraguá Go A Força Do Arranjo Produtivo Local (Apl) em Confecções De Jaraguá Go The Strength Of The Local Productive Arrangement (Apl) In Clothing of Jaraguá - Go Juares Aparecido Domingos¹ ¹ Mestre em Desenvolvimento

Leia mais

AVALIAÇÃO DO USO E DESTINO DE UNIFORMES PROFISSIONAIS INDUSTRIAIS

AVALIAÇÃO DO USO E DESTINO DE UNIFORMES PROFISSIONAIS INDUSTRIAIS AVALIAÇÃO DO USO E DESTINO DE UNIFORMES PROFISSIONAIS INDUSTRIAIS Luciana Rodrigues dos Santos, Universidade de Itaúna, luciana_santoos07@hotmail.com. Raiane Stéphanie Antunes Silva, Universidade de Itaúna,

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12 CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL ESCOLA SENAI CELSO CHARURI UNIDADE SUMARÉ CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS Programa Nº 04/2016 Sumário

Leia mais

Não rebole seu. eletrônico. Campanha. no mato

Não rebole seu. eletrônico. Campanha. no mato Não rebole seu Campanha lixo eletrônico no mato lixo eletrônico Um problema no mundo O lixo eletrônico vem se tornando foco de preocupação no mundo, os níveis atuais são alarmantes. Segundo a ONU o mundo

Leia mais

BEM-VINDO AO MOVIMENTO GREENING INOVANDO COM SUSTENTABILIDADE NÓS CRIAMOS PRODUTOS

BEM-VINDO AO MOVIMENTO GREENING INOVANDO COM SUSTENTABILIDADE NÓS CRIAMOS PRODUTOS BEM-VINDO AO MOVIMENTO GREENING INOVANDO COM SUSTENTABILIDADE NÓS CRIAMOS PRODUTOS Chicko Sousa Engenheiro mecânico, louco por natureza, com vivência internacional em diversos países como Suécia, Alemanha,

Leia mais

INICIATIVAS PARA A REDUÇÃO E REUSO DE RESÍDUOS TÊXTEIS. Estudante; Universidade de São Paulo; São Paulo, SP;

INICIATIVAS PARA A REDUÇÃO E REUSO DE RESÍDUOS TÊXTEIS. Estudante; Universidade de São Paulo; São Paulo, SP; INICIATIVAS PARA A REDUÇÃO E REUSO DE RESÍDUOS TÊXTEIS Mariana Correa do Amaral (1) ; Karine Liotino da Silva (2) ; Welton Fernando Zonatti (3) ; Júlia Baruque-Ramos (4) (1) Pesquisadora; Universidade

Leia mais

CEADEC 16 anos de história e de luta

CEADEC 16 anos de história e de luta CEADEC 16 anos de história e de luta O CEADEC é uma organização não governamental, qualificada como Oscip Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua na assessoria à formação de cooperativas

Leia mais

OS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELAS INDÚSTRIAS DE VESTUÁRIO E AS POSSIBILIDADES DE SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA TÉCNICA DE UPCYCLING

OS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELAS INDÚSTRIAS DE VESTUÁRIO E AS POSSIBILIDADES DE SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA TÉCNICA DE UPCYCLING OS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELAS INDÚSTRIAS DE VESTUÁRIO E AS POSSIBILIDADES DE SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA TÉCNICA DE UPCYCLING The environmental impacts generated by the industries of clothing and

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL- PIC

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL- PIC PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL- PIC Os setores da Economia Criativa no Brasil - do qual fazem parte, as artes cênicas, as expressões da cultura tradicional, a música, o artesanato, a gastronomia, a moda,

Leia mais

ABORDAGEM PRÁTICA SOBRE DESCARTE DE RESÍDUOS TÊXTEIS EM INDÚSTRIAS DE CONFECÇÃO

ABORDAGEM PRÁTICA SOBRE DESCARTE DE RESÍDUOS TÊXTEIS EM INDÚSTRIAS DE CONFECÇÃO ABORDAGEM PRÁTICA SOBRE DESCARTE DE RESÍDUOS TÊXTEIS EM INDÚSTRIAS DE CONFECÇÃO Practical approach about discard of textile residues at clothing Industries Camargo, Maristela Gomes de; Mestre; Universidade

Leia mais

COMÉRCIO VAREJISTA JUNHO DE 2017

COMÉRCIO VAREJISTA JUNHO DE 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos COMÉRCIO VAREJISTA JUNHO DE 2017 O DEPEC BRADESCO não se responsabiliza por quaisquer atos/decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas

Leia mais

Perspectivas do Setor Têxtil e de Confecção Desafios e Oportunidades

Perspectivas do Setor Têxtil e de Confecção Desafios e Oportunidades Perspectivas do Setor Têxtil e de Confecção Desafios e Oportunidades GS1 São Paulo, 24 de março de 2017 Fernando V. Pimentel Presidente Fundada em 1957; Uma das entidades mais importantes dentre os setores

Leia mais

RESÍDUOS ORGÂNICOS NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM COM ÊNFASE NA FEIRA DO PRODUTOR RURAL (MERCADÃO 2000)

RESÍDUOS ORGÂNICOS NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM COM ÊNFASE NA FEIRA DO PRODUTOR RURAL (MERCADÃO 2000) RESÍDUOS ORGÂNICOS NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM COM ÊNFASE NA FEIRA DO PRODUTOR RURAL (MERCADÃO 2000) Saúde, Segurança e Meio Ambiente Rilziele Pimentel1 1 Jheiza Nogueira Sousa Bentes2 1 Diana de Andrade

Leia mais

ANÁLISE DO BENEFICIAMENTO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA CIDADE DE MONTEIRO-PB

ANÁLISE DO BENEFICIAMENTO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA CIDADE DE MONTEIRO-PB ANÁLISE DO BENEFICIAMENTO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA CIDADE DE MONTEIRO-PB Thatiane Amanda da Silva; José Augusto Gomes Neto; Maria Luísa Alves da Silva; Jakeline Feitosa Gomes; Adri Duarte Lucena. Instituto

Leia mais

LOGÍSTICA NA COLETA DE RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS DO PÓLO CALÇADISTA DE JAÚ. Célio Favoni Osvaldo Contador Junior Telma Camila Faxina.

LOGÍSTICA NA COLETA DE RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS DO PÓLO CALÇADISTA DE JAÚ. Célio Favoni Osvaldo Contador Junior Telma Camila Faxina. LOGÍSTICA NA COLETA DE RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS DO PÓLO CALÇADISTA DE JAÚ Célio Favoni Osvaldo Contador Junior Telma Camila Faxina Produzir polui A tecnologia utilizada para produzir sempre causará algum

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS PROGRAMA Nº 04/2015 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Design de Moda - Bacharelado Campus: Tom Jobim Missão Formar profissionais reflexivos e com sensibilidade artística para a construção do pensamento e cultura de moda, aptos

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução RESÍDUOS SÓLIDOS Planejamento e Gestão de Resíduos unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Introdução Resíduos sólidos urbanos (lixo) são gerados há tanto tempo quanto os

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2017

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2017 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br PROJETO DAS

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS TÊXTEIS

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS TÊXTEIS IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS TÊXTEIS Luiza Tagliari Brustolin (1) ; Luana Dumas Coutinho (2) ; Patrícia Mellero Machado Cardoso (3) (1) Estudante; Universidade Tecnológica

Leia mais

Valoração da Reciclagem dos Resíduos Plásticos na Economia das Empresas

Valoração da Reciclagem dos Resíduos Plásticos na Economia das Empresas Valoração da Reciclagem dos Resíduos Plásticos na Economia das Empresas Renata Pereira Alves 1 1 Graduanda de Engenharia Ambiental e Sanitária IFCE. e-mail: renata86alves@hotmail.com Resumo: Tradicionalmente

Leia mais

CONFERENCE CALL DESEMPENHO DO 1º TRIMESTRE DE /5/ :00 hs

CONFERENCE CALL DESEMPENHO DO 1º TRIMESTRE DE /5/ :00 hs CONFERENCE CALL DESEMPENHO DO 1º TRIMESTRE DE 2008 19/5/2008 16:00 hs Destaques do Trimestre Márcio Utsch Destaques do Trimestre Evolução da receita bruta de vendas Alpargatas: + 28% Alpargatas consolidado

Leia mais

Carlos Prestes EHS Corporate Manager

Carlos Prestes EHS Corporate Manager Carlos Prestes EHS Corporate Manager 55 11 98364-8073 55 11 3787-6219 A Whirlpool Latin America atua em diversos países da América Latina. No Brasil, atende às necessidades dos Consumidores com as marcas

Leia mais

COLEÇÃO DE MODA UPCYCLING EM ESCALA A PARTIR DO DESCARTE DE CAMISAS

COLEÇÃO DE MODA UPCYCLING EM ESCALA A PARTIR DO DESCARTE DE CAMISAS COLEÇÃO DE MODA UPCYCLING EM ESCALA A PARTIR DO DESCARTE DE CAMISAS Upcycling Fashion Collection in Scale from the Discard of Dress Shirts Machado, Thaís; Graduada; Uniritter, thaisrmenna@gmail.com 1 Anicet,

Leia mais

PROJETO: ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA II TECNOVA SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE NOVA ANDRADINA.

PROJETO: ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA II TECNOVA SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE NOVA ANDRADINA. PROJETO: ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA II TECNOVA SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE NOVA ANDRADINA. Coordenação: PROF. Me. YURI CORREA DOS REIS Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente

Leia mais

UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE CICLO DE VIDA

UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE CICLO DE VIDA I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - I COBESA UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE CICLO DE VIDA Doutoranda em Engenharia Industrial (PEI/UFBA) Pesquisadora do Teclim e do LabMad,

Leia mais

COMÉRCIO VAREJISTA NOVEMBRO DE 2016

COMÉRCIO VAREJISTA NOVEMBRO DE 2016 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos COMÉRCIO VAREJISTA NOVEMBRO DE 2016 O DEPEC BRADESCO não se responsabiliza por quaisquer atos/decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas

Leia mais

A 2iclick marca registrada, atua na gestão estratégica de inovação em produto, processo e transferência de tecnologia. Busca contribuir na produção,

A 2iclick marca registrada, atua na gestão estratégica de inovação em produto, processo e transferência de tecnologia. Busca contribuir na produção, A 2iclick marca registrada, atua na gestão estratégica de inovação em produto, processo e transferência de tecnologia. Busca contribuir na produção, qualidade, criação, sustentabilidade e expansão competitiva

Leia mais

A ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA GERAÇÃO DE RENDA ATRAVÉS DE RESÍDUOS TÊXTEIS

A ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA GERAÇÃO DE RENDA ATRAVÉS DE RESÍDUOS TÊXTEIS A ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA GERAÇÃO DE RENDA ATRAVÉS DE RESÍDUOS TÊXTEIS The solidary economy for income generation through textile waste Fonseca, Felipe; Graduando; Universidade do Estado de Santa Catarina,

Leia mais

Introdução. Jesus Gomes

Introdução. Jesus Gomes Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Perfil do Evento Introdução Todos os operadores de resíduos sólidos no Brasil estão sendo desafiados a melhorar a forma como lidam, descartam e principalmente, geram

Leia mais

Resumo: Palavras-chave: Resíduos Escolares. Impacto Ambiental. Desenvolvimento Sustentável. Biblioteca Especializada.

Resumo: Palavras-chave: Resíduos Escolares. Impacto Ambiental. Desenvolvimento Sustentável. Biblioteca Especializada. Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Uso do lixo escolar em unidade de informação especializada para geração de renda e redução do impacto ambiental - o caso da Biblioteca de Gestão Ambiental do IFPE Amanda

Leia mais

Economia Circular no Brasil Conceitos, oportunidades e parcerias

Economia Circular no Brasil Conceitos, oportunidades e parcerias Economia Circular no Brasil Conceitos, oportunidades e parcerias 12 Novembro 2015 Beatriz Luz Sustentabilidade Estratégica e Inovação AGENDA! E4CB: Quem somos! Mega tendências e o contexto Brasileiro!

Leia mais

Empresa: Looking for

Empresa: Looking for FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE PIRACICABA - FUMEP ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA EEP Empresa: Looking for Gabriel B. Dias RA: 201601659 Gabriel Masotti RA: 201301413 Lucas Vitti RA: 201601034 Rafael

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Petrópolis Missão O CST em Design de Moda tem como missão formar profissionais para a indústria da moda, levando em consideração

Leia mais

DESIGN TÊXTIL CONTEMPORÂNEO: EXEMPLOS DA DIVERSIDADE NA PRODUÇÃO BRASILEIRA

DESIGN TÊXTIL CONTEMPORÂNEO: EXEMPLOS DA DIVERSIDADE NA PRODUÇÃO BRASILEIRA DESIGN TÊXTIL CONTEMPORÂNEO: EXEMPLOS DA DIVERSIDADE NA PRODUÇÃO BRASILEIRA Introdução Contemporary textile design: Examples of diversity on the Brazilian production. Yoshitake, Thaís Akina; Universidade

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB Maria Victória de Sousa; Joevelly Vitória Alves da Silva; Cinthia Saska Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

APRESENTAÇÃO Faculdades Integradas IPEP IPEP de Portas Abertas

APRESENTAÇÃO Faculdades Integradas IPEP IPEP de Portas Abertas 08 2 APRESENTAÇÃO As Faculdades Integradas IPEP, instituição de Ensino sem fins lucrativos, tem como missão desenvolver, orientar e estimular as competências pessoais e profissionais dos nossos alunos,

Leia mais

UM OLHAR PARA O FUTURO DO TURISMO NA PERSPECTIVA DO TRADE E PODER PUBLICO UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC

UM OLHAR PARA O FUTURO DO TURISMO NA PERSPECTIVA DO TRADE E PODER PUBLICO UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC UM OLHAR PARA O FUTURO DO TURISMO NA PERSPECTIVA DO TRADE E PODER PUBLICO UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC Autores: Ana Paula CARDOSO; Gleiciane Cristina SELAU e Marina Tété VIEIRA.

Leia mais