1. RESPOSTAS A QUESTIONAMENTOS nº 01 a 130

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. RESPOSTAS A QUESTIONAMENTOS nº 01 a 130"

Transcrição

1 CONSOLIDAÇÃO Concorrência 2011/ (9600). Consolidação de Respostas a Questionamentos, Erratas e Retificação de Respostas, conforme publicado na folha 100 da Seção 3 do Diário Oficial da União de , contendo: 1. RESPOSTAS A QUESTIONAMENTOS (com observação no Questionamento 101) 2. ERRATAS (com observações na Errata nº 3) 3. RETIFICAÇÃO de respostas aos Questionamentos 40, 51 e 62: (com observação à resposta aos questionamentos 51 e 62) 1. RESPOSTAS A QUESTIONAMENTOS nº 01 a 130 Questionamento 01 - apresentado em : Quanto ao item Invólucro número 1: O que precisamos apresentar para retirar o envelope? Resposta: O invólucro nº 1 deverá ser retirado por pessoa autorizada pela interessada, devidamente identificado, e será entregue mediante recibo contendo os dados da empresa (Razão Social, endereço, telefone, CNPJ, ), no intuito de facilitar possíveis contatos futuros. Questionamento 02 - apresentado em : Retirei o edital da Concorrência 2011/ pelo endereço Gostaria de saber se é necessário registrar a retirada na Dinop/Dicop. Resposta: Não é necessário. O registro será efetuado quando da retirada do Invólucro nº 1. conforme resposta ao Questionamento 01. Questionamento 03 - apresentado em : Um anúncio sequencial de revista ou jornal, que possua 4 páginas por exemplo, será considerado como uma única peça? Questionamento 04 - apresentado em : As peças para o ambiente WEB podem conter filmes no formato MPEG? Se sim, ao apresentar um site que contenha um filme, quantas peças serão consideradas? Nesse caso serão consideradas duas peças.

2 Questionamento 05 - apresentado em : Na possibilidade de um anúncio para ipad, que possua diversas páginas, será considerado como uma peça? Questionamento 06 - apresentado em : No caso de apresentar materiais para um caixa eletrônico, utilizando, por exemplo, protetor de tela, display e woobler, devemos considerar 1 peça ou 3 peças? Resposta: Três peças. Questionamento 07 - apresentado em : Com relação a mídia aeroportuária, exemplo de adesivagem de finger, cada lado será considerado 1 peça ou o finger pode ser considerado como uma única peça? Resposta: O finger será considerado como uma única peça. Questionamento 08 - apresentado em : Com relação às 3 peças para atuação internacional, deverão veicular no Brasil ou poderão veicular no exterior?? Resposta: exterior. As peças para atuação internacional deverão ser veiculadas no Questionamento 09 - apresentado em : Para a retirada do Invólucro nº 1 qual recibo deverá ser apresentado? Qual ramal deverá ser anunciado na recepção? Resposta: Verificar a resposta ao Questionamento 01. Fone: (61) Questionamento 10 - apresentado em : Seguindo o que determina o edital, enviamos hoje, dia 16, um representante credenciado à Brasília, para retirada não so dos invólucros mas principalmente, do CD com o s manuais de CDs da Marca. Infelizmente não obtivemos sucesso. Diante da importância de termos os dados disponíveis no tempo necessário, solicitamos nos informar quando isto estará disponível e de que forma teremos conhecimento. Resposta: Os manuais de uso da marca do Banco e do Governo Federal mencionados no item 14 do Anexo 3 do Edital Briefing, está disponível para download no endereço eletrônico >> Outros Sites >> Compras, Contratações e Venda de Imóveis >> Compras e Contratações >> Avisos e Editais >> DINOP. A data de início do fornecimento do invólucro para acondicionamento da via não identificada do Plano de Comunicação será oportunamente anunciada no endereço acima.

3 Questionamento 11 - apresentado em : A internacionalização do Banco do Brasil é um processo que proporciona vantagens para os brasileiros, clientes, fora e dentro do Brasil. E também proporciona benefícios tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Sendo assim, espera-se que a comunicação relativa ao processo de Internacionalização do Banco contemple todos estes aspectos? Resposta: Cabe à proponente, com base em todos os dados apresentados, fazer as suas escolhas. Questionamento 12 - apresentado em : Referente a OBS. contida na letra c) do item do ANEXO 2 - a relação das peças que não serão integrantes da campanha (eventuais reduções e variações de formato e as peças que eventualmente extrapolarem o limite previsto) devem estar em relação separada das peças exemplificadas integrantes da campanha? Resposta: Deve ser apresentada relação única de todas as peças integrantes da campanha, incluídas as eventuais reduções e variações de formato e as peças que eventualmente extrapolarem o limite previsto. Não existe previsão de relação de peças que não são integrantes da campanha. Questionamento 13 - apresentado em : Na criação de uma nova campanha é obrigatório usar a mesma fonte de letra utilizada atualmente pelo Banco do Brasil, ou podemos usar outra fonte? Resposta: As campanhas apresentadas pelas empresas concorrentes devem utilizar a fonte de letra "Arial", que é a utilizada pelo Banco. Questionamento 14 - apresentado em : É obrigatório manter o slogan Todo seu ou podemos sugerir um novo slogan? Resposta: As empresas podem apresentar novo slogan, desde que sua defesa esteja embasada na estratégia de comunicação apresentada pela agência. Questionamento 15 - apresentado em : No item 2.3 do Anexo 2, página 34 (repertório) e item Relatos de soluções de problemas de comunicação, gostaria de saber se as peças referentes a esses itens deverão ser apresentados somente no formato A4, ou poderão ser apresentados em formato maior, em proporções que preservem o formato original? Resposta: Conforme consta dos itens e do Anexo 2 do edital, os documentos e informações que constituem o Repertório e os Relatos de Soluções de Problemas de Comunicação, deverão ser apresentados na forma descrita nos itens e

4 Questionamento 16 - apresentado em : Existe uma cotação oficial que deva ser utilizada para a conversão de moedas na simulação de plano de distribuição? Resposta: Para efeito de simulação indicamos utilizar a moeda dólar americano, taxa comercial do dia de publicação do edital: Questionamento 17 - apresentado em : Em relação aos impostos decorrentes de pagamentos de mídia no exterior, eles devem ser considerados ou não? Resposta: Sim, os impostos decorrentes de pagamentos de mídia no exterior, eles devem ser considerados. Questionamento 18 - apresentado em : Referente ao seguinte trecho contido na letra c) do item do ANEXO 2:...A concorrente terá liberdade para definir o formato de produção das peças para o ambiente web, mas deverá apresentá-las em formatos universais, como exemplo: PDF, JPG, MPGE.. Gostaríamos de esclarecer se a comissão dessa licitação entende como formatos universais todas as seguintes extensões: HTML, SWF, MOV? Se não todas, quais? Resposta: Para efeito desta licitação os formatos HTML, SWF, MOV, são considerados formatos universais. Questionamento 19 - apresentado em : Na página 32, item c, encontramos uma observação importante: As CONCORRENTES apresentarão relação de todas as peças integrantes da campanha, incluídas as eventuais reduções e variações de formato e as peças que eventualmente extrapolem o limite previsto. Dúvidas: a) Um anúncio sequencial de revista (ou de jornal) de 3 páginas duplas, veiculados em uma mesma edição, é contado como uma peça ou como três peças? Resposta: Será considerado uma peça única. b) Numa campanha de endomarketing, se a ação assim o exigir, podemos listar as outras peças que compõem toda a campanha interna, além das 3(três) que o Edital exige? Resposta: Vide a observação constante do edital, item c) Para efeito de produção, estas peças que não serão layoutadas mas apenas citadas devem ter sua produção orçada (bem como as reduções, etc?)

5 O exercício de orçamento deve levar em conta a produção da campanha como um todo. Questionamento 20 - apresentado em : Na página 36, em Ideia Criativa, no item K, pede-se a adequação da proposta à identidade visual do BANCO. Dúvidas: a) Em todas as peças a agência tem que manter a faixa amarela na parte de baixo, de fora a fora no anúncio (ou em outra peça gráfica), com o grafema do lado direito? Resposta: Não necessariamente. Fica a critério da agência a sua manutenção ou nova proposição. b) Em todas as peças têm que entrar os telefones da Central de Atendimento, SAC, Ouvidoria, Deficiente Auditivo ou de Fala, e o endereço eletrônico BB.com.br? c) A tipologia tanto para títulos como para textos, deverá continuar a ser a mesma já utilizada nas campanhas atuais, bem como o tamanho do corpo da letra, ou a agência pode propor um novo alfabeto? Resposta: A tipologia tanto para títulos como para textos, deverá continuar a ser a mesma porque faz parte do sistema de Identidade Visual do Banco. d) O novo logo do Governo Federal pode ser usado tanto do lado direito quanto do esquerdo, na parte de cima das peças? E quanto aos filmes? Resposta: A aplicação da marca do Governo deve seguir as determinações do Manual da Secom. e) Em algumas peças eletrônicas de televisão, nas cenas finais dos comerciais, há uma animação que explica a formação do grafema a partir de Banco do Brasil, com os dois bês em movimento. Isso é para ser mantido? Resposta: Não necessariamente. Fica a critério da agência a sua manutenção ou nova proposição. Questionamento 21 - apresentado em : Se a agência for utilizar a informação o maior banco do país, que argumentação pode ser usada para dar consistência a essa afirmação? Resposta: As informações das propostas devem estar fundamentadas pelo briefing.

6 Questionamento 22 - apresentado em : Em Problema de Comunicação, o Edital cita, nesta ordem, que os principais atributos para a imagem da Empresa são: sustentabilidade, brasilidade, proximidade, modernidade. Já nos Objetivos de Marketing, no item 4.1 (Fortalecer a identidade da marca), há uma inversão de valores. A ordem colocada foi essa: brasilidade, proximidade, modernidade/inovação e sustentabilidade. Dúvida: qual é a prioridade desejada? Resposta: As ordens dos atributos não representam prioridade. Questionamento 23 - apresentado em : As páginas de um mesmo hotsite são consideradas uma peça ou cada página que é acessada conta como peça distinta? Resposta: As páginas de um mesmo hotsite são consideradas uma peça. Questionamento 24 - apresentado em : As peças a serem veiculadas no exterior deverão conter o texto no idioma do país que for veicular ou em português? Resposta: As peças a serem veiculadas no exterior deverão conter o texto em português. Questionamento 25 - apresentado em : Conforme solicitado no Anexo 6 - Exigências para Habilitação, no subitem (pág 56), é pedido: Estar registrado no SICAF para linha de fornecimento: 836 Serviços de Publicidade. Em consulta ao SICAF: Consulta Linha de fornecimento de Material e Serviço, o código apresentado para Propaganda e Publicidade é 892 e não o sugerido no Edital. Perguntamos: Podemos considerar o código 892, para atender a essa solicitação e desconsiderar o código 836 solicitado no Edital? Questionamento 26 - apresentado em : Ainda no Anexo 6 Exigências para Habilitação, no subitens e II (pág 55) é pedido Balanço Patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da legislação em vigor, acompanhado do demonstrativo das contas de lucros e perdas que comprovem possuir a CONCORRENTE boa situação financeira, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios. ; e Quando outra forma societária: Balanço Patrimonial acompanhado de cópia do termo de abertura e de encerramento do Livro Diários do qual foi extraído, conforme art. 5º, 2º, do decreto Lei nº 486/69, autenticados pelo órgão competente de Registro do Comércio, ou Termo de Opção, se a empresa for optante pelo regime de tributação do Imposto de renda com base na lucro presumido. Perguntamos:

7 a) No caso da empresa participante ser uma empresa LTDA, optante pelo regime de tributação Lucro presumido, deverá ser apresentado o Balanço, DRE, termo de abertura e encerramento, todos devidamente registrados na Junta comercial, apenas? b) Há necessidade de apresentar Notas explicativas? Questionamento 27 - apresentado em : No Anexo 6 - Exigências para Habilitação, subitem 5.5 Diz: As concorrentes q alegarem estar desobrigadas da apresentação de qualquer um dos documentos exigidos neste Edital deverão comprovar esta condição por meio de certificação expedido por órgão competente ou legislação em vigor, apresentados na forma indicado no item anterior. Perguntamos: No subitem 1.2.2, é pedido prova de inscrição estadual, se exigível, pertinente a seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual. As agências de Propaganda, como prestadora de serviços, não possuem Inscrição Estadual. Nesse caso também, será necessário apresentar alguma comprovação por meio de certificação expedido por órgão competente, ou o próprio Contrato social bastará? Resposta: As concorrentes que alegarem estar desobrigadas da apresentação de qualquer um dos documentos exigidos neste Edital deverão comprovar esta condição por meio de certificação expedida por órgão competente ou legislação em vigor. Questionamento 28 - apresentado em : Na Proposta Técnica, Envelope 1 Apócrifo, no que diz respeito a numeração seqüencial de todas as páginas, a capa e a contracapa que estarão em branco, deverão ser numeradas? A numeração começa na capa ou na primeira folha interna? Resposta: A numeração começa na primeira folha interna. Questionamento 29 - apresentado em : Na página 47 do Briefing, item 9. Período da Ação de Comunicação é dito que o mesmo deve ter um ano. O início e término desse período é determinado pelo início e fim dentro de um ano, compreendendo aos meses de janeiro à dezembro ou as licitantes são livres para definir um período de 12 meses independente da data de início do mesmo? Resposta: Deve ser considerado o ano civil, de janeiro a dezembro de 2012 Questionamento 30 - apresentado em : Poderá haver participação nesta concorrência de Sociedade de Proposta Específica (SPE)? Se sim, em que momento ela poderá ser formada? Desde o início?

8 Resposta: Não será permitida a participação de Sociedades de Propósito Específico (SPE). Questionamento 31 - apresentado em : Dada a resposta positiva ao questionamento sobre a necessidade de se prever um trabalho de propaganda fora do Brasil, vimos pela presente solicitar maiores esclarecimentos sobre quais os países prioritários para a veiculação das três peças que falem sobre a atuação internacional do BB. Resposta: O Banco do Brasil tem atuação consolidada no exterior a exemplo de Estados Unidos, Japão e Europa. Questionamento 32 - apresentado em : Poderá ser feito um monstro de filme p/ web? Questionamento 33 - apresentado em : Em se podendo fazer um monstro de filme p/ web, o filme e o hotsite, onde estará hospedado, serão considerados duas peças? Serão considerados duas peças. Questionamento 34 - apresentado em : Um banner p/ clicar que leva p/ um hotsite é considerado uma única peça de web ou duas? Resposta: O banner é uma peça e o hotsite é outra. Questionamento 35 - apresentado em : O que os senhores consideram peça acabada? Um mock up? Resposta: Não é um mock up. É uma peça que pode ser publicada, final e navegável. Questionamento 36 - apresentado em : Esclarecer se no Anexo 2, o item não é conflitante c/ o item b): por ocasião da feitura do Caderno de Capacidade de Atendimento, onde se inclui CV dos profissionais, as agências que hoje atendem ao Banco ficarão evidentemente expostas, perdendo assim o caráter apócrifo da proposta, não? Resposta: Não há conflito. O item estabelece que o Caderno de Capacidade de Atendimento não poderá ter informação, marca, sinal, etiqueta, palavra ou outro elemento que conste do Plano de Comunicação Publicitária Via Não Identificada e possibilite a identificação da autoria deste (Plano de Comunicação) antes da abertura do INVÓLUCRO Nº 2. O item 6.2 da Seção I estabelece que o Caderno de Capacidade de Atendimento deve ser

9 acondicionado no INVÓLUCRO Nº 3 e os documentos nele acondicionados terão a identificação da concorrente. Os documentos serão assinados na última página e rubricados nas demais. Questionamento 37 - apresentado em : Anexo 3 Objeto da Demanda 3.1 b) quais são as Parcerias Estratégicas do banco e em que consiste cada uma mais detalhadamente. Resposta: Informações sobre Parcerias Estratégicas podem ser obtidas no site do Banco, nos seguintes endereços eletrônicos: >> Relações com Investidores >> Informações aos Acionistas >> Fatos Relevantes >> Pesquisar >> Palavra-chave: Parceria. >> Relações com Investidores >> Destaques 4T10 >> Relatório da Administração 2010 >> páginas 5 e 6 - PROGRAMA ÁGUA BRASIL Questionamento 38 - apresentado em : Anexo 3 item 8: quais são as praças internacionais prioritárias do Banco? Resposta: O Banco do Brasil tem atuação consolidada no exterior a exemplo de Estados Unidos, Japão e Europa. Questionamento 39 - apresentado em : No item 2.4, Relatos de Soluções de Problemas de Comunicação, podemos utilizar o case de uma campanha criada no Brasil para um cliente brasileiro e veiculada no exterior, cujas peças estão em idioma estrangeiro? Resposta: O item 12.3 da Seção II estabelece que a Proposta Técnica deverá ser redigida em língua portuguesa, salvo quanto a expressões técnicas de uso corrente, com clareza, sem emendas ou rasuras. Questionamento 40 - apresentado em : No item do Anexo 6 que fala sobre as declarações que devem somar R$ 50 milhões dentro de um único período, gostaríamos de saber se este somatório deve ser referente ao ano de 2010 e/ou se existe alguma orientação quanto a isso. Resposta: Deve ser considerado o ano civil de Questionamento 41 - apresentado em : Referente aos itens: página 34 - Repertório e página 35 - Relatos de soluções de problemas de comunicação - Entendo que os textos referentes a estes itens deverão ser apresentados em formato A4. Gostaria de saber se as peças a serem apresentadas referentes a esses itens deverão ser apresentados somente no formato A4, ou poderão ser apresentados em formato maior, em pranchas, em proporções que preservem o formato original.

10 Resposta: De acordo com o Edital de Licitação: Repertório A CONCORRENTE deverá apresentar os documentos e informações que constituem o Repertório na forma dos itens e anteriores Relatos de soluções de problemas de comunicação A CONCORRENTE deverá apresentar os documentos que constituem os Relatos de Soluções de Problemas de Comunicação na forma descrita nos subitens e anteriores. Subitens e anteriores: A CONCORRENTE deverá apresentar os documentos e informações que constituem a Capacidade de Atendimento em caderno específico, com ou sem o uso de cores, em papel A4, em fonte Arial tamanho 12, em folhas numeradas sequencialmente, rubricadas e assinadas na última por seu representante legal Os documentos e informações e o caderno específico mencionados no item não poderão ter informação, marca, sinal, etiqueta, palavra ou outro elemento que conste do Plano de Comunicação Publicitária Via Não Identificada e possibilite a identificação da autoria deste antes da abertura do INVÓLUCRO Nº 2. Questionamento 42 - apresentado em : Qual é o público alvo da comunicação internacional: os seus clientes estrangeiros, ou se comunicar com brasileiros no exterior? Resposta: Dentre os vários focos de atuação do BB no exterior, apontamos: 1) Pessoa Física - brasileiros que residem nos Estados Unidos, Europa e Japão; 2) Pessoa Jurídica - empresas brasileiras (corporate e empresarial) que têm negócios no Exterior; 3) Pessoa Física - Private Banking - brasileiros que investem no exterior - Miami e Paris; 4) Instituições Financeiras e Investidores Institucionais. Questionamento 43 - apresentado em : Quais as praças prioritárias da campanha no exterior? Resposta: O Banco do Brasil tem atuação consolidada no exterior a exemplo de Estados Unidos, Japão e Europa. Questionamento 44 - apresentado em : Considerando a possibilidade de uma campanha de comunicação integrada, poderemos propor ações promocionais? Caso afirmativo, deveremos orçar os valores? Resposta: Atentar para o disposto no Parágrafo Segundo da Cláusula Primeira da minuta de contrato Anexo 10. Questionamento 45 - apresentado em : As 10 laudas que usaremos no Plano de Comunicação Publicitária são para o Raciocínio Básico e a Estratégia

11 de Comunicação? A Ideia Criativa (se houver algum texto) e a Estratégia de Mídia e Não Mídia não tem limitação de laudas. Correto? Resposta: Observar o disposto no Anexo 2, item 2.1 do Edital. Questionamento 46 - apresentado em : No invólucro 1 VIA NÃO IDENTIFICADA - PLANO DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA, colocaremos os exemplos de peças da idéia criativa. Precisamos acondicionar as peças em uma única pasta, com formato compatível com suas características. Essa pasta deve ser branca? De qualquer tamanho? Podemos colocar capa dura? O fechamento deve ser com espiral também, igual à pasta de textos do PLANO DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA? Resposta: Observar item 6.3 do Edital. Questionamento 47 - apresentado em : No Anexo 6 - Item 1.3 Qualificação Econômico-Financeira: balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da legislação em vigor, acompanhado do demonstrativo das contas de lucros e perdas que comprovem possuir a CONCORRENTE boa situação financeira, vedada a sua substituição por balancetes ou por balanços provisórios Entenda-se por na forma da legislação em vigor : I - quando S/A: balanço patrimonial devidamente registrado na Junta Comercial e publicado em Diário Oficial e em jornal de grande circulação editado na localidade em que está situada a sede da companhia, conforme o caput do art. 289 e o 5º da Lei 6.404/76; II - quando outra forma societária: balanço patrimonial acompanhado de cópia do termo de abertura e de encerramento do Livro Diário do qual foi extraído, conforme art. 5º, 2º, do Decreto-Lei nº 486/69, autenticados pelo órgão competente de Registro do Comércio, ou Termo de Opção, se a empresa for optante pelo regime de tributação do Imposto de Renda com base no lucro presumido. Pergunta: É exigida a apresentação Balanço Patrimonial do último exercício acompanhado dos Termos de ABERTURA e ENCERRAMENTO do livro Diário, mas a entrega da DIPJ referente 2010 dar-se-á no mês e será entregue juntamente com o SPED. Pode ser apresentado o RESULTADO do exercício 2009 acompanhado dos Termos de ABERTURA e ENCERRAMENTO do livro Diário 2009? Considerando-se que a consulente declara que somente terá disponibilidade para a documentação correspondente a 2010 a partir de junho de Entretanto, se a apresentação dos documentos ocorrer após junho de 2011, será exigida a documentação relacionada no Edital relativa a Questionamento 48 - apresentado em : Caso a agência apresente como Repertório uma campanha exemplificada com 03 filmes desenvolvidos para resolver o mesmo problema de comunicação, quantas peças serão contadas - 1 ou 3?

12 Resposta: Os 3 filmes serão contados como 3 peças. Questionamento 49 - apresentado em : Entendemos que, apenas para o exercício criativo ( c), devem ser desenvolvidas três peças voltadas para atuação internacional (Estados Unidos, Japão e Europa) e que os valores para a produção dessas peças devem constar no plano de distribuição. Sendo assim: a) caso as peças sejam produzidas no Brasil, os valores a serem expressos no plano de distribuição serão em Real e não em dólar. Estamos corretos? Os valores serão expressos em real. b) No caso da Europa, que país deve ser priorizado? Resposta: Cabe à licitante fazer suas opções. Questionamento 50 - apresentado em : Entendemos que, para o exercício de mídia, devemos nos ater apenas ao território nacional. Estamos corretos? Resposta: Cabe à licitante fazer suas opções. Questionamento 51 - apresentado em : Gostaríamos de obter de V.Sas. todas as versões (colorida, preta & branca, positiva, negativa, com e sem fio) com as extensões (.eps,.ai,.psd, etc.) das logomarcas do Banco do Brasil, EM ALTA RESOLUÇÃO, para aplicação nos layouts da campanha a ser proposta. Não encontramos essas versões em alta resolução no Manual de Marcas. Necessitamos especialmente da versão 3D com o símbolo BB. Resposta: As variações da marca em duas cores (azul e amarelo, e P&B) podem ser retiradas do.pdf, editado em Illustrator. As demais extensões solicitadas devem ser convertidas a partir do vetorial.ai do manual. Em relação às versões em 3D, devem ser utilizadas as imagens jpg retiradas do Manual da Marca BB, disponibilizado no site BB - licitação de publicidade, mesmo que em baixa resolução. A resolução da marca não será considerada para efeito de análise das propostas técnicas. Questionamento 52 - apresentado em : Temos como um dos nossos cases uma ação de comunicação feita para a EMBRATUR que foi planejado, criada e produzida pela agência no Brasil, porém veiculada no exterior, uma vez que o órgão é responsável por promover o turismo internacional. Gostaríamos de saber se podemos descrever este case apresentando as cinco peças que acompanham o relato em português.

13 Resposta: O item 12.3 da Seção II estabelece que a Proposta Técnica deverá ser redigida em língua portuguesa, salvo quanto a expressões técnicas de uso corrente, com clareza, sem emendas ou rasuras. Questionamento 53 - apresentado em : É permitido apresentar como repertório uma peça institucional de uma coligada do Banco do Brasil feita para divulgar seu apoio a um projeto cultural que não faz qualquer associação com o BB, sendo inclusive assinada com a marca da empresa? Resposta: Não. As coligadas fazem parte do Conglomerado Banco do Brasil. Observar o disposto no item do Anexo 2. Questionamento 54 - apresentado em : Sou o director da empresa TecAndForm LTD em Londres UK e vi o website do Banco do Brasil que estou abrindo concurso público para empresas de publicidade. A TecAndForm LTD tem sede em King William Street, City of London, bem perto do King Street onde o Banco do Brasil está. Gostaria de marcar uma reunião com a pessoa responsável pelo banco aqui em Londres e podermos apresentar a nossa empresa. Temos um diretório de empresas Portuguesas e Brasileiras (também espanholas) e gostaríamos de incluir o Banco do Brazil como referência. Resposta: De acordo com o item da Seção I do Edital, empresas estrangeiras que não funcionem no país estão impedidas de participar da licitação. Questionamento 55 - apresentado em : Com referência ao Anexo II item 2.3 e 2.4, Repertório e Relatos de Solução de Problemas, perguntamos: Os materiais criados e produzidos pelas agências que atenderam o Banco Nossa Caixa anteriormente à compra pelo Banco do Brasil, poderão ser utilizados como Repertório e Case? Questionamento 56 - apresentado em : A partir de que data oficial deveremos considerar a aquisição do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil? Resposta: A partir de 22/12/2008. Questionamento 57 - apresentado em : No item 2.1.9, página 31 do edital, os exemplos de peças e ou materiais integrantes do subquesito Idéia Criativa serão apresentados separadamente do caderno de que trata o item Nesta mesma página, no item , os exemplos mencionados no item não deverão conter identificação de sua autoria e deverão ter formatos compatíveis com suas características e adequar-se às dimensões do INVÓLUCRO Nº 1. Pergunta: Respeitando as dimensões do INVÓLUCRO 1 e também os formatos de cada peça, o Banco do Brasil tem alguma orientação quanto à apresentação destes materiais? Podemos montar estas peças em pranchas de colorplus preto?

14 Resposta: O Banco do Brasil não tem orientação quanto à apresentação dos materiais. No entanto, as empresas devem atentar para o disposto no item 4.3 do edital: As CONCORRENTES não devem utilizar, em eventual pedido de esclarecimento, termos que possam propiciar, quando do julgamento da via não identificada do Plano de Comunicação Publicitária - INVÓLUCRO Nº 1, a identificação da sua PROPOSTA perante a Subcomissão Técnica." Questionamento 58 - apresentado em : Sobre o questionamento 41, respondido pelo Banco no dia 30/03, entendemos que as peças gráficas do Repertório e Case deverão estar acondicionadas dentro do caderno A4, porém para manter as proporções e preservar suas dimensões originais, conforme o item , podemos apresentar estas peças em formato maior usando os recursos de dobras para acondicionar dentro do formato A4? Resposta: As empresas podem apresentar estas peças em formato A3 usando os recursos de dobras para acondicionar dentro do formato A4. Tendo em vista esse entendimento devem ser desconsideradas as respostas aos questionamentos sobre o mesmo assunto, nº 15 e nº 41. Questionamento 59 - apresentado em : As peças eventualmente criadas para a divulgação nos canais de comunicação próprios do banco (como Revista BB.com.você e TV Banco do Brasil), por não implicarem custos de veiculação, devem ser classificadas como não mídia? Resposta: Não. São consideradas mídia sem custo. Questionamento 60 - apresentado em : O item do anexo 2, determina que deverão ser apresentados 3 cases, de no máximo 2 laudas cada, formalmente referendado pelos respectivos anunciantes. A formalização do referendo deverá ser feita no próprio relato, dentro do limite de 2 laudas ou pode ser feita em página separada, na qual o anunciante confirmará a veracidade do mesmo? Resposta: O referendo pode ser feito em página separada. Questionamento 61 - apresentado em : O item do Anexo 2 alínea d - subitem 2, letra b- i diz: Os preços das inserções em veículos de comunicação devem ser os de tabela cheia, vigentes na data de publicação do Aviso de Licitação. Essa data seria 04/03/2011? Questionamento 62 - apresentado em : Gostaríamos de obter de V.Sas. a informação de como obter a fonte tipográfica utilizada sobre a tarja amarela em alguns anúncios e peças publicitárias, com textos diversos, como O Banco dos Brasileiros e É do Brasil. Para a correta produção da campanha,

15 estamos necessitando de toda a família tipográfica mencionada: versões negrito, itálico, itálico + negrito ou outra variação que possa existir. Resposta: O Banco não fornece a fonte que compõe os textos das faixas com os motes publicitários visto tratar-se de família tipográfica especial. Os motes devem ser compostos em Arial, alfabeto padrão do Banco do Brasil para textos, não impactando na avaliação. Questionamento 63 - apresentado em : O Edital menciona na observação relativa ao item c Idéia Criativa, que da mesma deve constar uma relação de todas as peças integrantes da campanha, incluídas as eventuais reduções e variações de formato e as peças que eventualmente extrapolarem o limite previsto. O nosso entendimento sobre essa exigência do edital é que essa relação de todas as peças deve seguir logo após a apresentação da idéia criativa e a mesma não será computada no limite de 10 laudas previsto no item do edital. Esse entendimento está correto? Questionamento 64 - apresentado em : Considerando que o edital permite, de acordo com o item alínea C, apresentação de monstro para peças de internet. No caso de um hotsite em que a sua página abertura ou demais páginas/seções internas sejam formadas por animações ou imagens captadas, como parte da concepção do hotsite como um todo, em nosso entendimento não serão consideradas como peças independentes, sendo que o conjunto contará como apenas uma peça. Nosso entendimento está correto? Resposta: Correto. O hotsite é considerado como apenas uma peça. Questionamento 65 - apresentado em : O edital define como públicoalvo do briefing o público interno formado pelos funcionários do Banco do Brasil e como público externo todas as faixas socioeconômicas e produtivas separadas em 55 milhões de clientes pessoas físicas, 5 milhões de clientes pessoas jurídicas e 128mil clientes no exterior. Porém no briefing não é feita qualquer citação, como sendo público-alvo da campanha, àqueles que não são cliente do Banco do Brasil. Por que o briefing não considera os não clientes do Banco do Brasil como públicoalvo da campanha de comunicação? Resposta: Além dos clientes do Banco relacionados como público-alvo externo, no briefing, deverão ser considerados os não-clientes e a sociedade em geral. Questionamento 66 - apresentado em : Na letra c) do item do ANEXO 2, consta a informação de que: Dos exemplos apresentados devem constar 3 (três) peças voltadas para atuação internacional, 3 (três) peças para o público interno e 2 (duas) peças com solução de comunicação no ambiente web.... PERGUNTA: Isto significa que a campanha só pode ter no máximo 02 peças do meio internet?

16 Resposta: Atentar para a observação constante do edital, item ,c. Questionamento 67 - apresentado em : No Anexo 6 item 3.1.1, letra a está escrito que: a) As declarações devem informar o montante do orçamento publicitário anual que as declarantes possuíam/possuem à época da prestação dos serviços, sendo que o somatório dos orçamentos das declarantes não poderá ser inferior a R$ ,00 (cinqüenta milhões de reais) para serviços prestados concomitantemente; E no item b : b) Caso a(s) declaração(ões) não informe(m) o montante do orçamento anual da(s) declarante(s), a AGÊNCIA poderá apresentar Relatório(s) Monitor(es) elaborado(s) pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública e Estatística IBOPE, sendo aceito(s) o(s) Relatório(s) que comprove(m) o investimento em veiculação, pela(s) declarante(s), de montante igual ou superior a R$ ,00 (cinquenta milhões de reais). a) O montante publicitário anual é composto de veiculação e produção ou somente veiculação, como está sugerido no item b? Resposta: O montante das declarações, conforme item a, é o valor da soma de mídia e produção. Somente no caso da declaração não informar esse montante é que será aceito o relatório Ibope Monitor (mídia). b) Entende-se como montante publicitário o valor da verba contratual, nos casos de contratos com entidades públicas? É o valor da verba contratual de cada anunciante. Questionamento 68 - apresentado em : Ref. ao item do ANEXO 2 (Repertório), podemos considerar 01 anúncio de 04 páginas sequenciais de revista como sendo uma única peça? Questionamento 69 - apresentado em : Devemos apresentar o custo estimado de produção de todas as peças e suas respectivas quantidades da referida campanha, ou a indicação de um percentual extraído da verba é o suficiente? Resposta: Atentar para o item , d, 2, Anexo 2 do edital. Questionamento 70 - apresentado em : Qual seria o procedimento para cadastrar a empresa para a concorrência do Banco do Brasil - Concorrência DINOP no 2011/ (9600) para contratação de agência de publicidade. Qual o local para retirada do invólucro não identificado? Resposta: Observar as respostas aos Questionamentos 01 e 02.

17 Questionamento 71 - apresentado em : No edital está informado que a praça a ser trabalhada é nacional (ênfase no Distrito Federal e as seguintes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba), porém, nos questionamentos (08, 11, 31, 43, 49, 50), há perguntas e respostas que deixam esta opção veicular peças internacionais e quais praças em aberto. Sendo este tema fundamental para o julgamento da capacidade de planejamento de mídia das agências, gostaríamos que a comissão nos esclarecesse de forma mais direta aos requisitos a serem seguidos neste item, assim, todas as agências seguirão o mesmo direcionamento, concorrendo de forma igualitária. Resposta: As agências devem considerar também, no exterior, preferencialmente Europa, Estados Unidos e Japão. Essa informação está contemplada na errata 3. Questionamento 72 - apresentado em : Em um questionamento, foi dito que as peças deveriam ser veiculadas no exterior. Não deveria caber ao licitante determinar como chegar até os brasileiros expatriados e empresas que operam fora do Brasil - target do BB ou mesmo contribuir para firmar a imagem da instituição entre os players globais independente se a escolha for por meios que cubram o brasil ou demais países de interesse? Resposta: Não. O Licitante divulgou as informações que julgou necessárias ao desenvolvimento das propostas. Questionamento 73 - apresentado em : Referente ao item do ANEXO 2 (repertório), devemos considerar CINEMA como sendo um meio? Ou melhor, podemos ter 03 filmes de TV + 01 filme de CINEMA? Resposta: O cinema pode ser considerado um meio de divulgação diferente da TV. Questionamento 74 - apresentado em : O Edital menciona na página 30, Plano de Comunicação, item 2.1.5, alínea d, que o texto e numeração das páginas deve ser em fonte arial 12, estilo normal na cor preta. É permitido fazer uso de recursos como: A Negrito; B Sublinhado; C Títulos ou palavras grafadas com caixa alta. Resposta: O estilo normal, quando utilizado, exclui o negrito, sublinhado e itálico. Não é permitido o uso de Títulos ou palavras grafadas com caixa alta na numeração de páginas. Questionamento 75 - apresentado em : Na minuta da Proposta de Preços, Anexo 5, item 1 Identificação do Concorrente, é solicitada a agência e nº da conta corrente no Banco do Brasil. Caso a licitante não possua conta neste Banco, pode ser mencionado dados bancários de outro banco?

18 Questionamento 76 - apresentado em : Solicitamos esclarecimentos sobre os itens: página 34 Repertório; e página 35 - Relatos de soluções de problemas de comunicação. Entendemos que as peças gráficas, tanto do repertório quanto dos cases, poderão vir em formato maior do que o A-4 e num caderno à parte, anexo ao caderno de textos da Capacidade de Atendimento. As fichas técnicas, essas sim, virão no caderno de textos da Capacidade de Atendimento, na formatação exigida pelo edital. Estamos corretos nesse entendimento? Resposta: Não. As concorrentes deverão apresentar os documentos e informações de cada quesito em questão em cadernos específicos, com as peças gráficas que forem apresentadas em formato A3, com sistema de dobras para seu acondicionamento no caderno de formato A4. Questionamento 77 - apresentado em : Referente ao Anexo 2 Item página 33, pede-se: "A CONCORRENTE deverá apresentar documentos e informações que constituem a Capacidade de Atendimento em caderno específico, com ou sem uso de cores, em papel A4, em fonte Arial tamanho 12, em folhas numeradas sequencialmente, a partir da primeira folha interna, rubricadas e assinadas na última por seu representante legal". Gostaríamos de saber se, mesmo os cases, que são fornecidos pelos anunciantes com formatação própria, precisam seguir a exigência da tipografia Arial 12. Normalmente os Relatos de Soluções de Problemas de Comunicação (cases), são emitidos e assinados pelos anunciantes e fornecidos em seu papel timbrado. Como recebemos esses documentos prontos e impressos, fornecidos pelos anunciantes, gostaríamos de saber se existe a necessidade deles estarem em fonte Arial tamanho 12, caso positivo, teremos que solicitar aos anunciantes adequem essa formatação. Resposta: Conforme estabelecido no edital, os documentos que constituem os Relatos de Soluções de Problemas de Comunicação devem ser apresentados na forma descrita nos subitens e Dessa forma, precisam seguir a exigência da tipografia Arial 12. Questionamento 78 - apresentado em : Sabendo das diversas possibilidades existentes para o uso dos tablets como ferramenta de comunicação, perguntamos se o uso destes recursos (ex: vídeos e outras formas de interatividade) em um anúncio serão considerados como uma única peça? Essa peça pode ser apresentada sobre a forma de monstro, com interação animada? Resposta: Um anúncio, em tablets ou em outros dispositivos, será considerado uma peça única, incluindo todas as características, comportamentos e formas

19 interativas para o seu completo entendimento. A peça poderá ser demonstrada em forma de monstro, com interação animada. Questionamento 79 - apresentado em : Referente aos Cases, perguntamos se é permitido apresentar um case de divulgação um evento musical onde um dos patrocinadores foi o Banco do Brasil? Resposta: Não. Questionamento 80 - apresentado em : Peças veiculadas após a publicação do Edital podem ser usadas como repertório? O edital não traz limitação quanto a essa possibilidade. Questionamento 81 - apresentado em : Quando da retificação mencionada foi afirmado: Será mantido o disposto no Edital, sem estabelecimento do ano civil de 2010 como período/exercício da(s) declaração(ões) de Patrimônio Líquido. Devemos entender que a citação declaração(ões) de Patrimônio Líquido está equivocada, uma vez que este questionamento é sobre as DECLARAÇÕES DAS PESSOAS JURÍDICAS (CLIENTES) atendidos pelas agências referentes ao montante do orçamento publicitário solicitado no item do ANEXO 6? Deverá ser considerado o texto original do Edital: comprovante que executam/executaram, sem restrição, serviço de publicidade, cujas atividades sejam similares pelo menos às de planejamento, estudo, concepção, execução, distribuição e avaliação de campanhas e peças publicitárias e de relacionamento. A comprovação será feito por meio de apresentação de uma ou mais declarações, expedidas por pessoas jurídicas de direito público ou privado, distintas umas das outras. a) As declarações devem informar o montante do orçamento publicitário anual que as declarantes possuíam/possuem à época da prestação dos serviços, sendo que o somatório dos orçamentos das declarantes não poderá ser inferior a R$ ,00 (cinquenta milhões de reais) para serviços prestados concomitantemente; b) Caso a(s) declaração(ões) não informe(m) o montante do orçamento anual da(s) declarante(s), a AGÊNCIA poderá apresentar Relatório(s) Monitor(es) elaborado(s) pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública e Estatística IBOPE, sendo aceito(s) o(s) Relatório(s) que comprove(m) o investimento em veiculação, pela(s) declarante(s), de montante igual ou superior a R$ ,00 (cinquenta milhões de reais). c) para efeito da comprovação do orçamento publicitário anual das declarantes igual ou superior a R$ ,00 (cinquenta milhões

20 de reais), admitir-se-á o somatório dos valores informados nas declarações e/ou no(s) Relatório(s) Monitor(es), desde que os serviços tenham sido executados no mesmo período. Questionamento 82 - apresentado em : RETIFICAÇÃO de respostas aos Questionamentos 40, 51 e 62: Questionamento 40 - apresentado em : No item do Anexo 6 que fala sobre as declarações que devem somar R$ 50 milhões dentro de um único período, gostaríamos de saber se este somatório deve ser referente ao ano de 2010 e/ou se existe alguma orientação quanto a isso. Resposta: Deve ser considerado o ano civil de Retificação ao Questionamento 40: Será mantido o disposto no Edital, sem estabelecimento do ano civil de 2010 como período/exercício da(s) declaração(ões) de Patrimônio Líquido. Analisando a retificação ao questionamento 40, perguntamos: a) No item do Anexo 6 letras a, b e c do Edital, não é citado Patrimônio Líquido. A retificação quer dizer que as declarações e/ou relatório do IBOPE, podem ser de qualquer período a critério do Concorrente. Correto? Podem esclarecer melhor? Observar a resposta ao Questionamento 81 acima. b) Continua valendo a comprovação do Patrimônio Líquido, conforme pedido no Item II Anexo 6: As CONCORRENTES classificadas deverão comprovar possuir patrimônio líquido igual ou superior a R$ ,00 (quatro milhões e duzentos mil reais). A comprovação será feita mediante verificação dos dados do balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na formação da legislação em vigor, vedada a sua substituição por balancetes ou por balanços provisórios. Questionamento 83 - apresentado em : Consultando o site para busca de esclarecimentos, percebemos que o arquivo anexado como Questionamento 2 é o mesmo do arquivo Questionamento 9, de fato, se analisarmos a numeração de cada questionamento está faltando os questionamentos de 03 a 09. Solicitamos a publicação do arquivo correto. Resposta: Até a presente data foram publicados no endereço eletrônico arquivos contendo as seguintes respostas aos questionamentos: NOME DO ARQUIVO CONTEÚDO QUESTIONAMENTOS Questionamentos 01 e 02

21 QUESTIONAMENTOS 02 Questionamentos 01 a 09 QUESTIONAMENTOS 03 Questionamentos 10 e 11 QUESTIONAMENTOS 04 Questionamentos 12 a 14 QUESTIONAMENTOS 05 Questionamentos 15 a 17 QUESTIONAMENTOS 06 Questionamentos 18 QUESTIONAMENTOS 07 Questionamentos 19 a 22 QUESTIONAMENTOS 08 Questionamentos 23 e 24 QUESTIONAMENTOS 09 Questionamentos 25 a 43 QUESTIONAMENTOS 10 Questionamentos 44 a 50 QUESTIONAMENTOS 11 Questionamentos 51 QUESTIONAMENTOS 12 Questionamentos 52 a 65 QUESTIONAMENTOS 13 Questionamentos 66 a 70 QUESTIONAMENTOS 14 Questionamentos 71 a 76 QUESTIONAMENTOS 15 Questionamentos 77 QUESTIONAMENTOS 16 Questionamentos 78 a 83 Questionamento 84 - apresentado em : Temos conhecimento, através dos veículos e da própria mídia, de que o Banco do Brasil já tem patrocínio de programas de linha e eventos, por anos seguidos. Temos que considerar no nosso planejamento o valor de tabela destes patrocínios? Em caso positivo, o Banco poderia informar quais são os patrocínios que devemos considerar? Resposta: Deve ser considerada a mesma metodologia de preços utilizada para mídia avulsa. Com relação aos patrocínios do Banco de programas de linha e eventos, caso seja de interesse da agência utilizar esses patrocínios ou sugerir outros em sua proposta, pode buscar as informações disponíveis no mercado. Questionamento 85 - apresentado em : Com relação ao edital da concorrência supra, na resposta ao questionamento de número 74, lê-se: O estilo normal, quando utilizado, exclui o negrito, sublinhado e itálico. Não é permitido o uso de Títulos ou palavras grafadas com caixa alta na numeração de páginas. Pergunta: A nosso ver, a resposta está truncada em suas palavras finais. Desta forma, perguntamos: no Plano de Comunicação pode-se usar caixa alta nos intertítulos do texto, para facilitar sua leitura e compreensão? Resposta: Pode ser usado o recurso de caixa alta, uma vez que este não é incompatível com o estilo normal. Questionamento 86 - apresentado em : A letra C) do item do ANEXO 2 do Edital diz que: Ideia Criativa a CONCORRENTE apresentará campanha publicitária com exemplos de peças que corresponderão à resposta criativa da agência aos desafios e metas por ela explicitados na estratégia de comunicação publicitária. Os exemplos estão limitados a 20 (vinte), independentemente do meio de divulgação, do tipo ou da característica da peça e

22 podem ser apresentados sob a forma de roteiro, leiaute e story-board impressos, para qualquer peça, e de monstro, para rádio e internet. Só serão aceitos exemplos acabados de peças de não mídia. Dos exemplos apresentados devem constar 3 (três) peças voltadas para a atuação internacional, 3 (três) peças para o público interno e 2 (duas) peças com solução de comunicação no ambiente web. A concorrente terá liberdade para definir o formato de produção das peças para o ambiente web, mas deverá apresentá-las em formatos universais, como exemplo: PDF, JPG, MPGE. - OBS: As CONCORRENTES apresentarão relação de todas as peças integrantes da campanha, incluídas as eventuais reduções e variações de formato e as peças que eventualmente extrapolarem o limite previsto. PERGUNTAS: a) O número de exemplos de peças da campanha está limitado a 20, mas a campanha pode ter mais de 20 peças, correto? Resposta: Correto. b) A relação completa com as 20 peças exemplificadas e as demais peças não exemplificadas deve fazer parte do texto da Idéia Criativa, correto? Resposta: A relação de todas as peças deve seguir logo após a apresentação da idéia criativa e a mesma não será computada no limite de 10 laudas previsto no item do edital. c) O texto diz que Dos exemplos apresentados devem constar...02 peças com solução de comunicação no ambiente web. Isto quer dizer que 02 é a quantidade mínima ou máxima de peças com solução no ambiente web? Resposta: Isso quer dizer que 02 é a quantidade mínima de exemplos de peças com solução de comunicação no ambiente web que devem ser apresentadas. d) E ainda, devemos entender aplicativos, marketing, celulares habilitados, sms etc como sendo peças de solução no ambiente web ou o banco apenas considera peças de solução no ambiente web aquelas que precisam ser acessadas através do www, como hotsites, redes sociais etc? Resposta: As peças com solução no ambiente web extrapolam o http. Serão consideradas todas peças de caráter digital (aplicativos, jogos, marketing, solução mobile etc). Questionamento 87 - apresentado em : Devemos apresentar o custo estimado de produção de todas as peças e suas respectivas quantidades da referida campanha, inclusive das peças direcionadas para o endomarketing. No caso de peças de ambientação dos locais de trabalho, quais quantidades devemos considerar nos orçamentos de produção? Exemplo, um cartaz de divulgação de campanha interna, será distribuído em todos os escritórios do BB no país? Quantas filiais existem? Quantas peças devemos considerar na impressão?

Respostas questionamentos - Concorrência 2011/ (9600).

Respostas questionamentos - Concorrência 2011/ (9600). Respostas questionamentos - Concorrência 2011/0003192 (9600). Questionamento 25 - apresentado em 28.03.2011: Conforme solicitado no Anexo 6 - Exigências para Habilitação, no subitem 2.2.2 (pág 56), é pedido:

Leia mais

CONCORRÊNCIA PÚBLICA 1/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º

CONCORRÊNCIA PÚBLICA 1/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º CONCORRÊNCIA PÚBLICA 1/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º 001.000050.17.2 A Comissão Especial de Licitação para Delegação, em virtude dos pedidos de esclarecimentos recebidos, responde os questionamentos,

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 001/18 - Publicidade e Propaganda para o SENAR - Administração Central. COMUNICADO Nº 003

CONCORRÊNCIA Nº 001/18 - Publicidade e Propaganda para o SENAR - Administração Central. COMUNICADO Nº 003 CONCORRÊNCIA Nº 001/18 - Publicidade e Propaganda para o SENAR - Administração Central. 01) RETIFICAÇÕES DO EDITAL: ABERTURA: 28/09/17 LEIA-SE: ABERTURA: 08/10/18 COMUNICADO Nº 003 5. PROPOSTA TÉCNICA

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Concorrência Pública nº 01/2017 Processo nº 18.0.000009435-4 Objeto: contratação de 02 (duas) agências de publicidade para prestação de serviços de publicidade e seus desdobramentos, tecnicamente capacitada

Leia mais

PERGUNTAS ENVIADAS POR EMPRESAS INTERESSADAS NA CONCORRÊNCIA Nº 001/SEBRAE-PE/ º bloco de respostas-

PERGUNTAS ENVIADAS POR EMPRESAS INTERESSADAS NA CONCORRÊNCIA Nº 001/SEBRAE-PE/ º bloco de respostas- PERGUNTAS ENVIADAS POR EMPRESAS INTERESSADAS NA CONCORRÊNCIA Nº 001/SEBRAE-PE/17-2º bloco de respostas- Pergunta 41: Após leitura do documento resposta unificada às agências de publicidade, continuamos

Leia mais

Encaminho abaixo a solicitação de esclarecimentos da RC Comunicação referente à Concorrência de número 04/2016.

Encaminho abaixo a solicitação de esclarecimentos da RC Comunicação referente à Concorrência de número 04/2016. CONCORRÊNCIA: 04/2016- PROCESSO INTERNO: 106/16 TIPO DE LICITAÇÃO: TÉCNICA E PREÇO OBJETO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE, PREVISTOS NA LEI 12.232/10. ESCLARECIMENTO 01 Questionamento enviado por

Leia mais

RESPOSTA: Não existe um modelo padrão, somente pede-se que constem todas as informações solicitadas no Edital.

RESPOSTA: Não existe um modelo padrão, somente pede-se que constem todas as informações solicitadas no Edital. Brasília, 10 de Novembro de 2008. Ref: Concorrência nº 001/2008 SEBRAE/DF Senhores Licitantes, Objeto: contratação de empresa especializada para a prestação de serviços técnicos profissionais de publicidade

Leia mais

A pergunta é: Em qual departamento do BANRISUL este CD está disponível? Solicitamos o endereço e horário de funcionamento.

A pergunta é: Em qual departamento do BANRISUL este CD está disponível? Solicitamos o endereço e horário de funcionamento. Parla Comunicação e Representação Ltda. Senhores: O Manual de Utilização de Marcas do Banrisul poderá ser retirado na recepção da Unidade de Gestão Patrimonial, localizada na Av. Francisco Trein, 427,

Leia mais

Resposta: Deixamos a critério de cada agência sugerir a estratégia de mídia, por isso não especificamos esse detalhamento.

Resposta: Deixamos a critério de cada agência sugerir a estratégia de mídia, por isso não especificamos esse detalhamento. CONCORRÊNCIA Nº 800011711542/2017 CIRCULAR Nº 02 A Comissão de Licitação esclarece as questões suscitadas quanto à Concorrência Nº 800011711542/2017 para a contratação de serviços de publicidade para a

Leia mais

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 005/LALI(LALI-1)/ /04/2015 CONCORRÊNCIA Nº 005/DFLC/SEDE/2015

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 005/LALI(LALI-1)/ /04/2015 CONCORRÊNCIA Nº 005/DFLC/SEDE/2015 ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 005/LALI(LALI-1)/2015 06/04/2015 CONCORRÊNCIA Nº 005/DFLC/SEDE/2015 CONTRATAÇÃO DE 02 (DUAS) AGÊNCIAS DE PROPAGANDA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE COMPREENDENDO

Leia mais

ENVIADAS POR EMPRESAS INTERESSADAS NA CONCORRÊNCIA Nº 001/SEBRAE-PE/17

ENVIADAS POR EMPRESAS INTERESSADAS NA CONCORRÊNCIA Nº 001/SEBRAE-PE/17 A Comissão Permanente de Licitação a propósito da disposição anunciada de que no dia 06.03.2017 - às 09h00, seria realizada sessão pública para explicativas dos procedimentos da licitação, solicitou às

Leia mais

Tomada de Preços nº 01/2016. Questionamentos

Tomada de Preços nº 01/2016. Questionamentos Tomada de Preços nº 01/2016 Questionamentos 1) Eu entendo que há o risco de existir confusão, dado que algumas agências certamente trabalharão com o valor de R$ 480 mil. Peço, então, uma orientação clara:

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Concorrência Pública nº 01/2017 Processo nº 18.0.000009435-4 Objeto: contratação de 02 (duas) agências de publicidade para prestação de serviços de publicidade e seus desdobramentos, tecnicamente capacitada

Leia mais

Agência CIRCO. Questionamento 1

Agência CIRCO. Questionamento 1 Agência CIRCO 6.1.2 Qualificação econômico-financeira. Questionamento 1 6.1.2.1 Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social e apresentados na forma da lei, que comprovem ter

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 01

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 01 CONCORRÊNCIA N.º 01/2019 PROCESSO N.º 72/2019 NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 01 OBJETO: Contratação de SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA prestados por intermédio de Agência de Publicidade e Propaganda. A

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC/PARANÁ SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PARANÁ CONCORRÊNCIA 03/2013

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC/PARANÁ SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PARANÁ CONCORRÊNCIA 03/2013 SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC/PARANÁ SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PARANÁ CONCORRÊNCIA 03/2013 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE AGÊNCIA DE PROPAGANDA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA O SESC/PR

Leia mais

CONCORRÊNCIA CFA Nº 01/2014 QUESTIONAMENTOS. 1º Questionamento:

CONCORRÊNCIA CFA Nº 01/2014 QUESTIONAMENTOS. 1º Questionamento: CONCORRÊNCIA CFA Nº 01/2014 QUESTIONAMENTOS 1º Questionamento: No item 1.3.4 do anexo II, proposta técnica, página 35, está descrito: 1.3.4. As peças da campanha de valorização profissional serão: 1.3.4.1.

Leia mais

CREDENCIAMENTO 2017/ Resposta aos questionamentos 198 a 222

CREDENCIAMENTO 2017/ Resposta aos questionamentos 198 a 222 CREDENCIAMENTO 2017/00192 Resposta aos questionamentos 198 a 222 QUESTIONAMENTO 198: Para as empresas que não estão registradas na Junta Comercial do Estado de São Paulo, em razão de serem empresas de

Leia mais

ESCLARECIMENTOS REFERENTE: LICITAÇÃO CREDENCIAMENTO SPAL Nº 01/2018

ESCLARECIMENTOS REFERENTE: LICITAÇÃO CREDENCIAMENTO SPAL Nº 01/2018 ESCLARECIMENTOS REFERENTE: LICITAÇÃO CREDENCIAMENTO SPAL Nº 01/2018 Um licitante nos solicitou os seguintes esclarecimentos: Seguem respostas das unidades organizacionais da COPASA MG, responsáveis pela

Leia mais

CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 032/2012 ERRATA

CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 032/2012 ERRATA OBJETO: Contratação de empresa prestadora de serviços de conteúdo para Internet, compreendendo o planejamento, a criação, o desenvolvimento e a implementação de ações para ambientes digitais, incluindo

Leia mais

Porque, na página 13 (item 6.5.6), está escrito na letra f) II. Deve ser desconsiderado o repasse de parte do desconta da agência.

Porque, na página 13 (item 6.5.6), está escrito na letra f) II. Deve ser desconsiderado o repasse de parte do desconta da agência. Recife, 17 de maio de 2019. RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO DA CONCORRÊNCIA CONJUNTA Nº 001/2019. OBJETO: Contratação de agência de publicidade e propaganda para prestação de serviços publicitários,

Leia mais

ANEXO III DO TERMO DE REFERÊNCIA LICITAÇÃO MODALIDADE: CONCORRÊNCIA TÉCNICA E PREÇO. A - PROPOSTA TÉCNICA (mínimo de 60% em 100 pontos distribuídos)

ANEXO III DO TERMO DE REFERÊNCIA LICITAÇÃO MODALIDADE: CONCORRÊNCIA TÉCNICA E PREÇO. A - PROPOSTA TÉCNICA (mínimo de 60% em 100 pontos distribuídos) ANEXO III DO TERMO DE REFERÊNCIA LICITAÇÃO MODALIDADE: CONCORRÊNCIA TÉCNICA E PREÇO A - PROPOSTA TÉCNICA (mínimo 60% em 100 pontos distribuídos) Invólucro 1 Via não Intificada Proposta baseada no Briefing

Leia mais

CIRCULAR Nº 06. Questão 3 Sobre a alínea h do item do Edital, deverá a Licitante apresentar certidão do SERASA? Resposta: Sim.

CIRCULAR Nº 06. Questão 3 Sobre a alínea h do item do Edital, deverá a Licitante apresentar certidão do SERASA? Resposta: Sim. CIRCULAR Nº 06 A Comissão de Licitação esclarece as questões suscitadas quanto à Concorrência nº 1.983.796.16.0 para a contratação de serviços de publicidade para a PETROBRAS: Questão 1 Sobre as alíneas

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO CREDENCIAMNETO 2017/ Resposta aos questionamentos 17 a 40

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO CREDENCIAMNETO 2017/ Resposta aos questionamentos 17 a 40 AUDIÊNCIA PÚBLICA DO CREDENCIAMNETO 2017/00192 Resposta aos questionamentos 17 a 40 QUESTIONAMENTO 17: 5.2, alíneas f, g e h - No que diz respeito à certidão exigida no Anexo nº 04, para comprovação do

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº CIRCULAR Nº 07

CONCORRÊNCIA Nº CIRCULAR Nº 07 CIRCULAR Nº 07 A Comissão de Licitação esclarece as questões suscitadas quanto à Concorrência nº 1.983.796.16.0 para a contratação de serviços de publicidade para a PETROBRAS: Questão 1 As peças da Ideia

Leia mais

REGULAMENTO. A melhor agência e melhor produtora serão reconhecidas através do somatório de pontos dos colaboradores.

REGULAMENTO. A melhor agência e melhor produtora serão reconhecidas através do somatório de pontos dos colaboradores. REGULAMENTO O 8º FGP No próximo dia 30 de novembro serão conhecidos os melhores profissionais do mercado publicitário no período 2012/2013. Mantendo o sucesso da premiação do ano anterior, o 8º FGP irá

Leia mais

FICHA DE REGISTRO CADASTRAL. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax:

FICHA DE REGISTRO CADASTRAL. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: FICHA DE REGISTRO CADASTRAL DADOS DO FORNECEDOR RAZÃO SOCIAL: CNPJ: INSC. EST.: Endereço: Bairro: Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: e-mail: Site: ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA Endereço: Bairro: Cep:

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº CIRCULAR Nº 04

CONCORRÊNCIA Nº CIRCULAR Nº 04 CIRCULAR Nº 04 A Comissão de Licitação esclarece as questões suscitadas quanto à Concorrência nº 1.983.796.16.0 para a contratação de serviços de publicidade para a PETROBRAS: Questão 1 Sobre o descrito/solicitado

Leia mais

CONCORRÊNCIA N 2014/0111L (7421) CENTRO DE APOIO AOS NEGOCIOS E OPERAÇÕES DE LOGISTICA SÃO PAULO (SP) Errata n 2

CONCORRÊNCIA N 2014/0111L (7421) CENTRO DE APOIO AOS NEGOCIOS E OPERAÇÕES DE LOGISTICA SÃO PAULO (SP) Errata n 2 CONCORRÊNCIA N 2014/0111L (7421) CENTRO DE APOIO AOS NEGOCIOS E OPERAÇÕES DE LOGISTICA SÃO PAULO (SP) Errata n 2 Comunicamos que os itens abaixo foram alterados: Item 5. HABILITAÇÃO, páginas 4, 5, 6 e

Leia mais

CREDENCIAMENTO 2017/ Respostas aos questionamentos 175 a 197

CREDENCIAMENTO 2017/ Respostas aos questionamentos 175 a 197 CREDENCIAMENTO 2017/00192 Respostas aos questionamentos 175 a 197 QUESTIONAMENTO 175: Tenho 02 atestados sendo um do Banco A com que tem números para 02 lotes sendo 01 pessoa Física e outro PJ. Pergunta:

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Assembleia Legislativa - Prédio Anexo Rua Jundiaí, Tirol - Natal/RN

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Assembleia Legislativa - Prédio Anexo Rua Jundiaí, Tirol - Natal/RN ASSUNTO: Resposta a esclarecimento. CONCORRÊNCIA PÚBLICA: 001/2019-ALRN INTERESSADO: Assembleia Legislativa do RN. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, sediada na Praça 7 de Setembro,

Leia mais

CONCURSO Nº 02/ PROCESSO INTERNO Nº 482/16

CONCURSO Nº 02/ PROCESSO INTERNO Nº 482/16 CONCURSO Nº 02/2016 - PROCESSO INTERNO Nº 482/16 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS DE LONGA-METRAGEM PARA CINEMA E SÉRIES PARA TELEVISÃO ESCLARECIMENTO 68 Enviado

Leia mais

CIRCULAR 004. A Comissão de Licitação apresenta respostas aos questionamentos recebidos via Sala de Colaboração:

CIRCULAR 004. A Comissão de Licitação apresenta respostas aos questionamentos recebidos via Sala de Colaboração: PETROBRAS COMISSÃO DE LICITAÇÃO REFERÊNCIA: SERVIÇOS DE SUPORTE AO PLANEJAMENTO, CONTROLE, PRODUÇÃO, ATIVAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO PARA CANAIS SOCIAIS. A Comissão de Licitação apresenta respostas

Leia mais

RETIFICAÇÃO EDITAL CONCORRÊNCIA PÚBLICA 11/2017

RETIFICAÇÃO EDITAL CONCORRÊNCIA PÚBLICA 11/2017 RETIFICAÇÃO EDITAL CONCORRÊNCIA PÚBLICA 11/2017 A COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA CREF2/RS, comunica a RETIFICAÇÃO do Edital da Concorrência Pública nº 11/2017, ficando alteradas

Leia mais

Esclarecimento I. No desafio de comunicação:

Esclarecimento I. No desafio de comunicação: Esclarecimento I Após a leitura atenta do documento licitatório temos o seguinte questionamento baseado em dois pontos do documento de briefing, onde temos: No desafio de comunicação: Outro desafio que

Leia mais

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício.

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício. COMISSÃO DE CADASTRO DE FORNECEDORES CADASTRO Relação dos documentos necessários para CADASTRAMENTO no Serviço de Previdência Municipal - SEPREM, conforme artigos 27 a 31 da Lei Federal nº 8.666, de 21

Leia mais

ESCLARECIMENTO 1. Resposta 01: O SEBRAE/RS tratará as retenções conforme legislação vigente.

ESCLARECIMENTO 1. Resposta 01: O SEBRAE/RS tratará as retenções conforme legislação vigente. Página 1 de 7 ESCLARECIMENTO 1 Local: Porto Alegre Data: 28/08/2015 Ref. CONCORRÊNCIA 002/2015 DE: Comissão de Licitação PARA: Os Licitantes Informamos a todos os licitantes interessados na CONCORRÊNCIA

Leia mais

Licitações e Contratos

Licitações e Contratos CONCORRÊNCIA Nº 01/2017 Processo Licitatório nº 341.425 - Contratação de Serviços de Publicidade por Agência de Propaganda - - NOVA VERSÃO - NOVA DATA (O texto em vermelho tachado foi excluído do Edital)

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA CADASTRO DE FORNECEDORES INSTRUÇÕES GERAIS. 1. OBJETIVO Estabelecer normas e procedimentos para efeito de habilitação em licitações da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, nos termos da Lei Federal

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA: A eventual e futura aquisição de material personalizado de divulgação e publicidade através deste Registro de Preços tem por finalidade a utilização interna

Leia mais

Os documentos a serem apresentados são os seguintes: b) registro comercial, no caso de empresa individual;

Os documentos a serem apresentados são os seguintes: b) registro comercial, no caso de empresa individual; EDITAL DE COLETA DE PROPOSTAS E CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS EM AUDITORIA PARA A ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DO RESIDENCIAL VEREDAS DAS GERAES Torna-se público, para conhecimento

Leia mais

Rua Domingos Nascimento, 285 Bom Retiro Curitiba Paraná CEP: sistemare.com.br fone/fax: (41)

Rua Domingos Nascimento, 285 Bom Retiro Curitiba Paraná CEP: sistemare.com.br fone/fax: (41) Referente: Concorrência n 55/2018 Á COMISSÃO DE LICICITAÇÃO DO SISTEMA FIEP Ilmo. Sr. Presidente A empresa SISTEMARE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS, vem respeitosamente através deste apresentar Recurso contra

Leia mais

CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES

CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº. 8.666 DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES 1 INSTRUÇÕES PARA OBTENÇÃO DO CRC A) O fornecedor deverá apresentar os documentos necessários para

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA Disposições Gerais A APP Sorocaba tem como objetivo valorizar e premiar as peças publicitárias criadas pelas agências no interior do Estado

Leia mais

CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES

CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES 1. DEFINIÇÃO E OBJETIVO 1.1. O objetivo desta instrução é fornecer informações básicas aos interessados em obter seu cadastramento

Leia mais

NORMAS PARA O REGISTRO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DO SAAE

NORMAS PARA O REGISTRO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DO SAAE NORMAS PARA O REGISTRO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DO SAAE (SEÇÃO III DOS REGISTROS CADASTRAIS ART. 34 AO 37 DA LEI Nº 8.666/93 E ALTERAÇÕES POSTERIORES.) 1 Requerimento do interessado: a) Conforme modelo

Leia mais

RESULTADO DA CONCORRÊNCIA PÚBLICA SESI/SENAI Nº 379/2017

RESULTADO DA CONCORRÊNCIA PÚBLICA SESI/SENAI Nº 379/2017 RESULTADO DA CONCORRÊNCIA PÚBLICA SESI/SENAI Nº 379/2017 A Comissão de Licitações do Sistema FIEP, instituída pela Portaria nº 33/2017, informa o RESULTADO da Concorrência Pública nº 379/2017: Protocolo:

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA DIVISÃO DE LICITAÇÃO, COMPRAS E ALMOXARIFADO.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA DIVISÃO DE LICITAÇÃO, COMPRAS E ALMOXARIFADO. DIVISÃO DE LICITAÇÃO, COMPRAS E ALMOXARIFADO. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO E REGISTRO NO QUADRO DE FORNECEDORES DESTA PREFEITURA Endereço: Av. Antonio Pires Pimentel, n 2015 CEP: 12.914.000 Bragança

Leia mais

Plano de Mídia por Cota:

Plano de Mídia por Cota: (imagem 2) Plano de Mídia por Cota: site formato Plataforma local de entrega entrega determinada total por cota Período (dias) Investimento total por cota G1 Paraná e Regionais, GE Paraná + Times Gshow

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PARANÁ CONCORRÊNCIA 15/2013

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PARANÁ CONCORRÊNCIA 15/2013 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/PARANÁ CONCORRÊNCIA 15/2013 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA FORNECIMENTO E ADEQUAÇÃO DE SEMIRREBOQUE FURGÃO CARGA SECA, COM AVANÇO LATERAL,

Leia mais

Brasília, 18 de Novembro de 2008.

Brasília, 18 de Novembro de 2008. Brasília, 18 de Novembro de 2008. Ref: Concorrência nº 001/2008 SEBRAE/DF Objeto: contratação de empresa especializada para a prestação de serviços técnicos profissionais de publicidade e propaganda SEBRAE/DF.

Leia mais

atender a equipe do projeto. Termo de Fomento Nº / MTE/SENAES - CAMP

atender a equipe do projeto. Termo de Fomento Nº / MTE/SENAES - CAMP Cotação Prévia de Preço n 02/2018 Termo de Fomento Nº 852621/2017 - MTE/SENAES - CAMP Projeto: Constituição da Rede Ubuntu de Cooperação Solidária. Critério: Menor Preço (Menor taxa de administração/ maior

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 A Comissão de Licitação do Conselho Nacional do SESI vem por meio desta

Leia mais

1. Por meio deste aditamento, foram feitas as seguintes alterações: No referido edital no item Da Qualificação Econômico-Financeira

1. Por meio deste aditamento, foram feitas as seguintes alterações: No referido edital no item Da Qualificação Econômico-Financeira Aditamento nº 01 Pregão Eletrônico nº 15/03531 Objeto: Celesc Distribuição S.A. Aquisição de Alicate Terrômetro Digital e caixas de papelão para medidores. Data: 18/08/2015 1. Por meio deste aditamento,

Leia mais

Às Empresas interessadas em participar da Concorrência 001/2018 Assunto: Esclarecimentos ao Edital 001/2018

Às Empresas interessadas em participar da Concorrência 001/2018 Assunto: Esclarecimentos ao Edital 001/2018 Belo Horizonte, 18 de Julho de 2018. Às Empresas interessadas em participar da Concorrência 001/2018 Assunto: Esclarecimentos ao Edital 001/2018 Prezados Senhores, Após a publicação do Edital da Concorrência

Leia mais

ANEXO II CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO COMPLEMENTARES E OBRIGATÓRIAS

ANEXO II CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO COMPLEMENTARES E OBRIGATÓRIAS ANEXO II CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO COMPLEMENTARES E OBRIGATÓRIAS 1. LOCAL DE ENTREGA 1.1. A entrega será efetuada no endereço constante na Ordem de Fornecimento ou Pedido de Compra. NOTA 1 : AS ENTREGAS

Leia mais

Fábio Tyrone Braga de Oliveira I. E. Comércio de Derivados de Petróleo Limitada EPP

Fábio Tyrone Braga de Oliveira I. E. Comércio de Derivados de Petróleo Limitada EPP 93 DIRETORIA DE AUDITORIA E FISCALIZAÇÃO-DIAFI DEPARTAMENTO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL I DEAGM I DIVISÃO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL VIII Processo TC nº Natureza Jurisdicionado Responsável

Leia mais

Concorrência Pública nº 04/2016 Processo nº

Concorrência Pública nº 04/2016 Processo nº Concorrência Pública nº 04/2016 Processo nº 001.000869.16.3 Objeto: Contratação de empresa ou de consórcio de empresas para a elaboração dos projetos para a construção da nova sede da Procuradoria Geral

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA BRDE Nº 2013/159 RESPOSTA A QUESTIONAMENTOS 04

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA BRDE Nº 2013/159 RESPOSTA A QUESTIONAMENTOS 04 EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA BRDE Nº 2013/159 RESPOSTA A QUESTIONAMENTOS 04 Objeto: Contratação de serviços de publicidade, prestados necessariamente por intermédio de agência de propaganda, conforme

Leia mais

saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e

saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e Cotação Prévia de Preço Nº. 27/2016 Convênio Nº 811902/2014 - MTE/SENAES CAMP Projeto: Economia Solidária e População em Situação de Rua: estratégias de valorização do saber-fazer a partir da inclusão

Leia mais

TOMADA DE PREÇOS 2012/03897 (7420) IMPORTANTE:

TOMADA DE PREÇOS 2012/03897 (7420) IMPORTANTE: CENTRO DE SERVIÇOS DE LOGÍSTICA RECIFE (PE) LICITAÇÕES DE OBRAS DE ENGENHARIA Recife (PE), 13 de março de 2012. Prezados Senhores, E R R A T A TOMADA DE PREÇOS 2012/03897 (7420) OBJETO: FORNECIMENTO E

Leia mais

EDITAL INSTITUTO SOLEIL Nº 02/2018

EDITAL INSTITUTO SOLEIL Nº 02/2018 EDITAL INSTITUTO SOLEIL Nº 02/2018 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA INSCRIÇÃO NO CADASTRO GERAL DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS DO INSTITUTO SOLEIL O INSTITUTO SOLEIL, pessoa jurídica

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica:

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 4327 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 095/2017 - Concede Licença a Prêmio. Portaria Nº 096/2017 - Concede Licença a Prêmio. Portaria Nº 097/2017 - Concede Licença

Leia mais

CONCURSO Nº 01/2017- PROCESSO INTERNO Nº 03/2017

CONCURSO Nº 01/2017- PROCESSO INTERNO Nº 03/2017 CONCURSO Nº 01/2017- PROCESSO INTERNO Nº 03/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PRÈ-LICENCIAMENTO DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS PARA A REDE PÚBLICA DE TELEVISÃO. ESCLARECIMENTO 11 Enviado por e-mail em 16.03.2017

Leia mais

EXECUTIVO-LEGISLATIVO-JUDICIÁRIO. União, Estados, Municípios, Empresas- Fundações Públicas e Autarquias

EXECUTIVO-LEGISLATIVO-JUDICIÁRIO. União, Estados, Municípios, Empresas- Fundações Públicas e Autarquias 1. Obrigação de licitar EXECUTIVO-LEGISLATIVO-JUDICIÁRIO União, Estados, Municípios, Empresas- Fundações Públicas e Autarquias Princípios: Legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade,

Leia mais

QUESTIONAMENTOS PRÉ-QUALIFICAÇÃO N 01/2016

QUESTIONAMENTOS PRÉ-QUALIFICAÇÃO N 01/2016 1. Solicitamos que seja admitida a subcontratação de escritório de advocacia pela licitante, além de aceitar credenciais e profissionais do subcontratado para fins de habilitação, uma vez que não será

Leia mais

CONCURSO Nº 02/ PROCESSO INTERNO Nº 482/16

CONCURSO Nº 02/ PROCESSO INTERNO Nº 482/16 CONCURSO Nº 02/2016 - PROCESSO INTERNO Nº 482/16 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS DE LONGA-METRAGEM PARA CINEMA E SÉRIES PARA TELEVISÃO ESCLARECIMENTO 110 Enviado

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios 1 Terça-feira Ano VI Nº 1939 Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Aviso de Licitação PE Nº. 060/2018 - BB Nº. 733736 - Objeto: Registro de preços

Leia mais

14º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2018

14º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2018 14º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2018 1. Objetivos Incentivar o desenvolvimento e qualificação da propaganda na região de Londrina, por meio do reconhecimento da qualidade e da criatividade no planejamento

Leia mais

Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária

Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária Disposições Gerais A APP Sorocaba tem como objetivo valorizar e premiar as peças publicitárias criadas pelas agências no interior do estado

Leia mais

QUESTIONAMENTOS REGISTRADOS

QUESTIONAMENTOS REGISTRADOS QUESTIONAMENTOS REGISTRADOS ATÉ 19.07.2018 (17/07/2017-16:58:48) 1. : As resposta aos questionamentos efetuados pelas concorrentes serão encaminhadas a todos os licitantes que estiverem participando do

Leia mais

CAMPANHA PUBLICITÁRIA

CAMPANHA PUBLICITÁRIA FACULDADE ALAGOANA DE ADMINISTRAÇÃO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO PROJETO EXPERIMENTAL PREX / 2013 CAMPANHA PUBLICITÁRIA FEVEREIRO / 2013

Leia mais

ESCLARECIMENTOS NR 02 RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS REFERENTES AO EDITAL SGF MT 01/2017

ESCLARECIMENTOS NR 02 RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS REFERENTES AO EDITAL SGF MT 01/2017 1- Eu irei entrar na sociedade da minha esposa, que já é credenciada, para atender o edital; sendo assim, eu ja tenho uma outra empresa de consultoria que no caso, eu também terei que colocar minha esposa

Leia mais

CONCORRÊNCIA SUPRIMENTOS Nº 43/2016

CONCORRÊNCIA SUPRIMENTOS Nº 43/2016 CIRCULAR Nº 02/2016 CONCORRÊNCIA SUPRIMENTOS Nº 43/2016 OBJETO: Contratação de empresa especializada para a execução, sob o regime de empreitada por preço global, dos serviços de engenharia necessários

Leia mais

REGULAMENTO PRÉ-PROJETO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO PRÉ-PROJETO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIMAR UNIVERSIDADE DE MARILIA PUBLICIDADE E REGULAMENTO PRÉ-PROJETO REGULAMENTO PRÉ-PROJETO 1. O Projeto O pré-projeto experimental é uma atividade interdisciplinar que envolve o 5º e 6º termos do curso

Leia mais

Companhia de Saneamento de Minas Gerais

Companhia de Saneamento de Minas Gerais COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS COPASA MG CNPJ/MF 17.281.106/0001 03 Rua Mar de Espanha 525 Belo Horizonte MG NORMAS DE CREDENCIAMENTO PARA INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS 1. DA FINALIDADE A COMPANHIA DE

Leia mais

ANEXO III CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA

ANEXO III CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA ANEXO III CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA Para efeito da avaliação / pontuação técnica descrita nesse Anexo. Os pontos relacionados a cada quesito serão atribuídos a cada um dos profissionais

Leia mais

Questionamento 2 do edital 001/ CFM 4 mensagens

Questionamento 2 do edital 001/ CFM 4 mensagens Page 1 of 5 Comissão de Licitações - CFM Questionamento 2 do edital 001/2010 - CFM 4 mensagens Christianne Varela 21 de fevereiro de 2011 18:37

Leia mais

Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba

Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS N.º 004/15 PROCESSO LICITATÓRIO N.º 197/15 1. DISPOSIÇÕES INICIAIS 1.1 A SAE Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba, através de sua Diretoria e da Comissão Permanente

Leia mais

Concorrência Pública nº 04/2016 Processo nº

Concorrência Pública nº 04/2016 Processo nº Concorrência Pública nº 04/2016 Processo nº 001.000869.16.3 Objeto: Contratação de empresa ou de consórcio de empresas para a elaboração dos projetos para a construção da nova sede da Procuradoria Geral

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS FORNECEDORES SEJA NOSSO FORNECEDOR REGULAMENTO PARA EMISSÃO DO CRC COCEL INFORMAÇÕES

INFORMAÇÕES AOS FORNECEDORES SEJA NOSSO FORNECEDOR REGULAMENTO PARA EMISSÃO DO CRC COCEL INFORMAÇÕES 1/9 INFORMAÇÕES AOS FORNECEDORES SEJA NOSSO FORNECEDOR REGULAMENTO PARA EMISSÃO DO CRC COCEL INFORMAÇÕES I. O interessado na inscrição no Cadastro de Fornecedores da COCEL deverá apresentar os modelos

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO OU RENOVAÇÃO DA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO OU RENOVAÇÃO DA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO OU RENOVAÇÃO DA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DO CÂMPUS DE ASSIS DA UNESP Emissão de Certificado de Registro Cadastral nos

Leia mais

Compras. Sr. Bruno Mares, Seguem as respostas aos seus pedidos de esclarecimentos:

Compras. Sr. Bruno Mares, Seguem as respostas aos seus pedidos de esclarecimentos: Compras Assunto: ENC: Pedido de Esclarecimentos Tomada de Preços 002/2015 De: Juliane [mailto:juliane@crcmg.org.br] Enviada em: terça-feira, 13 de outubro de 2015 10:26 Para: 'Link Comunicação' Cc: 'COMPRAS2'

Leia mais

BANCO DO BRASIL S.A. DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES (SP) ERRATA Nº 4

BANCO DO BRASIL S.A. DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES (SP) ERRATA Nº 4 BANCO DO BRASIL S.A. DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES (SP) ERRATA Nº 4 CREDENCIAMENTO 2014/0003 (7419) OBJETO: Constitui objeto do presente procedimento

Leia mais

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO - PCCT SELEÇÃO DE BOLSISTAS

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO - PCCT SELEÇÃO DE BOLSISTAS PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO - PCCT SELEÇÃO DE BOLSISTAS A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - FAPEMIG torna público que está aberto o processo de seleção de

Leia mais

Contrato de Figuração Publicitaria e outras Tratativas Diversas

Contrato de Figuração Publicitaria e outras Tratativas Diversas Contrato de Figuração Publicitaria e outras Tratativas Diversas Contrato de publicidade que entre si firmam,, inscrita no CNPJ/CPF sob o n.º,com endereço á nº.,bairro Cidade Estado aqui representada por,

Leia mais

1) A quem devo me reportar para solicitar esclarecimentos sobre o conteúdo dos documentos da Chamada Pública.

1) A quem devo me reportar para solicitar esclarecimentos sobre o conteúdo dos documentos da Chamada Pública. Objetivo: Divulgar respostas a questionamentos específicos apresentados pelas partes interessadas na Chamada Pública, de forma a garantir a ampla divulgação de todas as informações relevantes e pertinentes

Leia mais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais Curso: Publicidade e Propaganda Semestre 5º semestre 2017/2 Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre 1 Apresentação Consiste em Trabalho Interdisciplinar a ser realizado pelos alunos, em equipes, a partir

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO EDITAL Nº 005/2016 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS PARA INSCRIÇÃO OU RENOVAÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DA. De conformidade com o disposto no artigo 34 da Lei Federal nº 8666, de

Leia mais

1) A quem devo me reportar para solicitar esclarecimentos sobre o conteúdo dos documentos da Chamada Pública.

1) A quem devo me reportar para solicitar esclarecimentos sobre o conteúdo dos documentos da Chamada Pública. Objetivo: Divulgar respostas a questionamentos específicos apresentados pelas partes interessadas na Chamada Pública, de forma a garantir a ampla divulgação de todas as informações relevantes e pertinentes

Leia mais

Seguem abaixo o regulamento completo do Concurso e a Ficha de Inscrição que deverá ser entregue preenchida juntamente com o trabalho.

Seguem abaixo o regulamento completo do Concurso e a Ficha de Inscrição que deverá ser entregue preenchida juntamente com o trabalho. Caro(a) Estudante de Publicidade e Propaganda As inscrições para o Concurso de Publicidade e Propaganda 2010 Eleições: O Voto Consciente estarão abertas no período de 27 de abril a 8 de maio, na Diretoria

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professor Leandro Roitman Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO CAPÍTULO II DA LICITAÇÃO Seção I DAS MODALIDADES, LIMITES E DISPENSA Art. 20. As

Leia mais

Empresas interessadas em participar da Concorrência nº 001/2017, do tipo técnica e preço.

Empresas interessadas em participar da Concorrência nº 001/2017, do tipo técnica e preço. Salvador/BA, 14 de novembro de 2017. Ofício Circular 011/2017 GEOP. Empresas interessadas em participar da Concorrência nº 001/2017, do tipo técnica e preço. Assunto: Esclarecimentos à Licitação referente

Leia mais

ADENDO AO EDITAL DE LICITAÇÃO. CONTROLE DE REVISÕES REVISÃO nº DATA (mm/aaaa) 31/01/2018 Revisão 0

ADENDO AO EDITAL DE LICITAÇÃO. CONTROLE DE REVISÕES REVISÃO nº DATA (mm/aaaa) 31/01/2018 Revisão 0 ADENDO AO EDITAL DE LICITAÇÃO IDENTIFICAÇÃO: Adendo O do Edital de Licitação DATA DA VERSÃO: 28/05/2018 CONTROLE DE REVISÕES REVISÃO nº DATA (mm/aaaa) 31/01/2018 Revisão 0 Versão original. HISTÓRICO DAS

Leia mais

Seleção de projetos Fundação Telefônica Vivo

Seleção de projetos Fundação Telefônica Vivo Seleção de projetos Fundação Telefônica Vivo Edital 2018 São Paulo, 4 de junho de 2018 fundacaotelefonica.org.br/apoio-aos-fundos/ Sumário 1. Objetivo... 04 2. Quem pode participar... 04 3. Pré-requisitos

Leia mais

I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017

I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017 1. APRESENTAÇÃO I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017 A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), com sede na cidade de Brasília, no SCN, quadra

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 3/2018

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 3/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 3/2018 1. OBJETO DA CONTRATAÇÃO Contratação de empresa especializada em prestação de serviços gráficos para a confecção de banners e faixa de mesa gráfico para o Simpósio de Biologia

Leia mais

EDITAL CARTA CONVITE Nº 002/2018

EDITAL CARTA CONVITE Nº 002/2018 EDITAL CARTA CONVITE Nº 002/2018 A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - FINATEC, por meio de sua Comissão de Licitação, convida proponentes elegíveis a apresentarem propostas para prestação

Leia mais

PROPOSTA DE ORÇAMENTO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS E BENS E/OU CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Proposta Nº 006/2015. DATA: 18/março/2015.

PROPOSTA DE ORÇAMENTO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS E BENS E/OU CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Proposta Nº 006/2015. DATA: 18/março/2015. PROPOSTA DE ORÇAMENTO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS E BENS E/OU CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Proposta Nº 006/2015. DATA: 18/março/2015. ENTIDADE: Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social

Leia mais