AMBIENTAÇÃO PARA NOVOS ALUNOS GRADUAÇÃO - EAD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AMBIENTAÇÃO PARA NOVOS ALUNOS GRADUAÇÃO - EAD"

Transcrição

1 AMBIENTAÇÃO PARA NOVOS ALUNOS GRADUAÇÃO - EAD

2 Ler o informe da sua modalidade é uma ótima forma de começar a entender o funcionamento do seu curso! Nele você vai encontrar um resumo dos principais procedimentos acadêmicos.

3 PARA INICIAR A VIDA ACADÊMICA... É essencial que leia com atenção o Manual do aluno, onde encontrará a explicação aprofundada sobre o funcionamento do seu curso. Acesse o Manual, no menu principal do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA, disponível nas disciplinas do seu curso no Link denominado: EAD Informa; Ou...

4 ...Acesse: Além do manual, neste link terá acesso ao Informe apresentado anteriormente, calendário, matriz curricular, tutoriais e outras importantes informações.

5 EXEMPLOS DO QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NO MANUAL Nossos Valores; Organização do autoestudo; Calendário; Os atores na EAD; Metodologia; Sistema de avaliação; Canais de Atendimento ao aluno; Procedimentos acadêmicos; Colação de grau; Emissão de diploma.

6 ONDE ENCONTRO AS MINHAS AULAS? Acesse a página da UP: Digite seu login e senha que recebeu por na confirmação da matrícula. Caso tenha esquecido a sua senha, clique em Esqueceu sua senha? Em seguida: Digite o número da sua matrícula no campo Login; o número do seu CPF; Clique em OK. Uma nova senha será enviada ao endereço de cadastrado no ato da sua matrícula

7 ONDE ENCONTRO AS MINHAS AULAS? Após entrar na intranet com seu login e senha: Clique no botão Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Neste ambiente você encontrará a sua Sala de Aula Virtual.

8 No AVA poderá acessar... Ao clicar no nome das disciplina, terá acesso as aulas! No AVA você também terá acesso: As comunidades que está matriculado, ferramentas do sistema, avisos, novidades etc..

9 No AVA poderá acessar... Este é o Menu Principal de cada disciplina! Aqui você encontra: Suas Aulas; Link de acesso para o Encontro virtual; Que é realizado semanalmente no dia e horário previsto no calendário acadêmico O seu professor tutor é quem conduz Encontro Virtual e sua participação é fundamental. Você poderá rever Encontro Virtual sempre que desejar, pois ele fica gravado e disponível em seu AVA. Link para as Avaliações presenciais (liberadas mediante senha e realizadas somente no polo onde estiver matriculado); Fórum tira-dúvidas para sanar dúvidas com colegas ou professor-tutor; Fale com o professor-tutor, para sanar suas dúvidas em particular; Avisos; Acesso ao calendário, matriz curricular e ao EAD Informa; Minhas notas e Sistema de avaliação.

10 No AVA poderá Acessar... A sua disciplina e aulas estarão disponíveis conforme o prazo de auto estudo previsto em calendário! As atividade avaliativas, denominadas Parada para Prática devem ser realizadas dentro do prazo previsto no calendário. Faça o download dos PDFs (Ebooks) da disciplina. Salve em seu computador para que possa consultar quando quiser! Você pode sanar suas dúvidas de conteúdo sempre com o Professor Tutor! O prazo de resposta é de até 48h (úteis) Dentro de cada aula você irá encontrar um Percurso de Aprendizagem a ser seguido! Vamos conhecer?

11 PERCURSO DE APRENDIZAGEM: Disciplina de 80h Em cada semana de aula, terá que: Realizar a leitura do material indicado. Analisar os conceitos presentes no Mapa conceitual. Assistir a Explicação em cena. Realizar a atividade avaliativa proposta na Parada para a Prática. Participar do Encontro Virtual. Em paralelo receberá orientações quanto ao uso de Material Complementar e Rede Social. Sempre que preciso, tire suas dúvidas com o Professor tutor no Fórum Tira-dúvidas! As avaliações presenciais ocorrem ao final do percurso conforme prazos do calendário.

12 PERCURSO DE APRENDIZAGEM Disciplina de 40h Em cada quinzena de aula, terá que: Realizar a leitura do material indicado. Analisar os conceitos presentes no Mapa conceitual. Assistir a Explicação em cena. Realizar a atividade avaliativa proposta na Parada para a Prática. Nas disciplinas de 40h, você também receberá Material Complementar e conteúdos em Rede Social. Em caso de dúvidas, fale com o Professor tutor no Fórum Tira-dúvidas! As avaliações presenciais ocorrem ao final do percurso conforme calendário.

13 SISTEMA DE AVALIAÇÃO - Disciplinas de 80h

14 SISTEMA DE AVALIAÇÃO - Disciplinas de 40h

15 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Avaliação Substitutiva Você poderá realizar a Avaliação substitutiva caso não tenha realizado a Avaliação Final ou deseja melhorar a nota obtida; A nota obtida na Avaliação Substitutiva substituirá a nota da Avaliação Final, desde que aquela seja maior do que a esta. Dica: Para que possa verificar as suas notas no AVA ou no Aluno Online, verifique o tutorial disponível no EAD Informa!

16 MATERIAL DIDÁTICO

17 ACESSO AO AVA VIA APLICATIVOS Vamos ver quais aplicativos a UP recomenda para a realização do seu curso? (IOS e Android)

18 APP: BLACKBOARD ACESSO MOBILE AO AVA O aplicativo é excelente para que possa estudar em qualquer lugar! Sugerimos que as atividades de Parada para a Prática sejam realizadas em um computador. Por que? Para evitar que você selecione a resposta errada em função do espaço em tela disponível.

19 APP: ACESSO MOBILE AO ENCONTRO VIRTUAL Este App é para que possa assistir os Encontros Virtuais em seu dispositivo móvel! Mais uma opção para o seu acesso aos Encontros Virtuais!

20 CONHEÇA A ESTRUTURA DO CALENDÁRIO ACADEMICO!

21 CONHEÇA A ESTRUTURA DO CALENDÁRIO ACADEMICO! Tire suas dúvidas com o professor tutor O tempo de resposta é de até 48h úteis! O calendário é seu guia, tenha-o sempre em mãos! Começando antes você não corre riscos de perder o prazo por problemas de última hora, como: Acesso a internet, energia elétrica, viagens a trabalho, família, Etc... Busque fazer as atividades solicitadas assim que o conteúdo for disponibilizado. As atividades online não são prorrogadas nem substituídas. No calendário você encontra todos os prazos de suas atividades.

22 Observe que existe uma relação de cores entre a data de início do Módulo e o Calendário Acadêmico!

23 CALENDÁRIO X MATRIZ CURRICULAR Com ambos os documentos (matriz e calendário) poderá identificar qual é a disciplina ofertada em cada módulo.

24 COMO É ORGANIZADA A MATRIZ CURRICULAR?

25 PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS

26 ALUNO ONLINE SOLICITAÇÕES E PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS Acesse o Site da UP ( digite seu login e senha> clique em Aluno online e a página inicial apresentada!

27 PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS DISPONÍVEIS NO ALUNO ONLINE Agendamento de Avaliações Presenciais; Cancelamento de DP e Pendente; Tratamento Especial; Impressão da 2.ª via de boleto de mensalidade; Atualização de dados cadastrais (utilize para atualizar seus contatos sempre que necessário) Acesso a consulta de: Notas de disciplinas concluídas; Dados pessoais e acadêmicos; Histórico financeiro. Etc.

28 TRATAMENTO ESPECIAL O tratamento especial está previsto na Resolução No 227 DE 30 de dezembro de 2016 CAS e é uma nova oportunidade para você realizar uma avaliação em reposição às avaliações presenciais e/ou apresentação de trabalho de conclusão de curso (quando houver). O pedido será analisado e DEFERIDO ou INDEFERIDO. O retorno do pedido será via Aluno Online, bem como o encaminhamento de como deverá proceder.

29 AGENDAMENTO DE AVALIAÇÕES PRESENCIAIS Clique em: Alunos online> Acadêmico> Agendamento de Avaliações> Inscrever> Selecione dia e horário conforme disponibilidade e clique em Inscrever. Finalizado o agendamento, você receberá um e SMS de confirmação com todos os dados. Além do e do SMS, você poderá consultar os detalhes do agendamento no mesmo caminho seguido para agendar a avaliação. Dica: Para que possa verificar o passo a passo completo para realizar o agendamento de Avaliações Presenciais consulte o tutorial no EAD Informa!

30 AGENDAMENTO DE AVALIAÇÕES PRESENCIAIS O agendamento de avaliação presencial é obrigatório para a realização de todas as avaliações presenciais (Avaliação Final ou Substitutiva) Somente é possível realizar as avaliações presenciais no dia, horário e local previamente agendado. O prazo para a realização do agendamento esta disponível no calendário acadêmico do curso. Chegue com tempo suficiente para se localizar no Polo onde está matriculado. Dica: Para que possa ter mais opções de dia, horário, busque agendar no primeiro dia de disponibilização do agendamento! A medida que os agendamentos vão acontecendo, as opões vão diminuindo.

31 REMATRICULA A rematrícula é automática para os alunos adimplentes. Em caso de pendência financeira, após a regularização você será matriculado para a próxima disciplina que iniciar, conforme a matriz curricular do curso. A disciplina não cursada em período regular em função de pendência financeira ficará como pendente. Disciplinas Pendentes ou DPs serão cursadas quando forem oferecidas novamente, conforme matriz curricular e calendário acadêmico. Neste caso, serão acumuladas as disciplinas curriculares + Pendente ou DP. Dependência = Disciplinas cursadas e reprovadas Pendência = Disciplina não cursada no calendário regular devido a transferência ou rematrícula.

32 REMATRICULA Caso não queira cursar a Disciplina pendente ou DP no momento em que for matriculado, solicite o cancelamento pelo Aluno On-line, dentro do prazo descrito no calendário acadêmico. Você será matriculado novamente, na próxima oferta das disciplinas, até que as tenha concluído com aprovação. Lembrando que as DPs e disciplinas Pendentes serão cobradas no módulo em que forem cursadas, de acordo com a carga horária de cada uma delas. Dependência = Disciplinas cursadas e reprovadas Pendência = Disciplina não cursada no calendário regular devido a transferência ou rematrícula.

33

34 BONS ESTUDOS

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD Sumário APRESENTAÇÃO...03 1. PORTAL UNIVERSITÁRIO...04 1.1. PERFIL...06 1.2. PROTOCOLO...06 1.3. NOTAS...09 1.4. FINANCEIRO...10 1.5. HORÁRIO...10 1.6. BIBLIOTECA

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Acessando a Área do Aluno Pós http://portal.damasio.com.br/login.aspx USUÁRIO: Nº do seu CPF SENHA: Nº do seu RA,

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso as disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

TUTORIAL PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA E MATRÍCULA DE DEPENDÊNCIA PELO PORTAL DO ALUNO 2017/1

TUTORIAL PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA E MATRÍCULA DE DEPENDÊNCIA PELO PORTAL DO ALUNO 2017/1 UTILIZE PREFERENCIALMENTE O NAVEGADOR GOOGLE CHROME E, DESBLOQUEIE OS POP UP S. TENHA INSTALADO O ADOBE ACROBAT OU O FOXIT READER (.PDF) EM SEU COMPUTADOR OU CELULAR. No site da FAMINAS BH em www.faminasbh.edu.br,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

Estrutura e Metodologia

Estrutura e Metodologia 1 2 SUMÁRIO Conteúdo Estrutura e Metodologia 4 Duração dos Cursos 5 Acesso ao Portal do Aluno 6 Acesso ao Material Didático 7 Documentações 8 Financeiro do Aluno 9 Avaliações 10 Tutores 13 Trabalho de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA Araranguá, 2013 PRIMEIRAS AÇÕES... Prezados estudantes, O manual de matrícula elaborado pela secretaria

Leia mais

Conheça o Ambiente. Para acessar o curso, clique na disciplina que você deverá cursar, que aparecerá da seguinte forma:

Conheça o Ambiente. Para acessar o curso, clique na disciplina que você deverá cursar, que aparecerá da seguinte forma: Conheça o Ambiente A sua sala de aula virtual é o espaço de interação e reservado para que você desenvolva seus estudos na disciplina on-line. Nela, você encontra as ferramentas e os recursos necessários

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULAS ONLINE PORTAL CIAPORTE

GUIA DE REMATRÍCULAS ONLINE PORTAL CIAPORTE 1º Passo: Acessar o Portal Ciaporte GUIA DE REMATRÍCULAS ONLINE - 2018 PORTAL CIAPORTE 1.1 Acesse o site do Colégio www.erasto.com.br. Clique na aba Acesso do aluno na parte superior da página, e em seguida

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE BIOLOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

AULA INAUGURAL EAD 2015

AULA INAUGURAL EAD 2015 AULA INAUGURAL EAD 2015 Universalização do Conhecimento EaD Educação a Distância Conforto; Comodidade; Disciplina; Comprometimento. Tecnologia PREFEITURAS Convênio entre o Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Curso: Complementação Pedagógica

Curso: Complementação Pedagógica GUIA INFORMATIVO Curso: Complementação Pedagógica FORDOC Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG - CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno

Leia mais

FAQ OEC FAQ OEC. FGV ONLINE l 1

FAQ OEC FAQ OEC. FGV ONLINE l 1 FAQ OEC FGV ONLINE l 1 2 l FGV ONLINE SUMÁRIO PERGUNTAS FREQUENTES... 5 Acesso... 5 1. O que é OEC?... 5 2. Eu preciso pagar algum valor para realizar esse curso?... 5 3. Eu posso fazer quantos cursos

Leia mais

Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período:

Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período: Universidade Federal do Oeste do Pará Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação Contato: sistemas.ctic@ufopa.edu.br Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período: 2013.2 Índice 1. Apresentação

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem ser

Leia mais

Grupo 91 - Dezembro/2011

Grupo 91 - Dezembro/2011 Grupo 85 - CALENDÁRIO - PED LÍNGUA PORTUGUESA: REDAÇÃO E ORATÓRIA Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo

Leia mais

Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa Instalando o aplicativo Sistema Etapa Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira

Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa Instalando o aplicativo Sistema Etapa Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira MANUAL DE USO Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa... 3 1.1. Instalando o aplicativo Sistema Etapa... 3 1.2. Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira vez... 4 1.3. Ativando o Etapa Digital...

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL ESTUDANTE PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL ESTUDANTE PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS Origem: Data de Criação: 01/07/2010 Ultima alteração: Versão: 1.2 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano Padovani Colaborador:

Leia mais

Matrícula: 2. A minha matrícula está inativa 3. O CEJA Virtual 4

Matrícula: 2. A minha matrícula está inativa 3. O CEJA Virtual 4 Perguntas frequentes Matrícula: 2 1. Estou tentando fazer a minha pré-matrícula no site, mas está aparecendo a informação de que o meu CPF já está em uso. O que eu faço? 2 2. Quero transferir a minha matrícula

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Perguntas Frequentes (FAQ) Aluno. Sumário. Clique na questão.

Ambiente Virtual de Aprendizagem Perguntas Frequentes (FAQ) Aluno. Sumário. Clique na questão. Sumário Clique na questão. 1. O que é o AVA?...2 2. Qual a diferença entre o Portal Educacional e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?...2 3. O que é a Univap Virtual?...3 4. Quem pode acessar o AVA?...3

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/16

CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/16 CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/6 NA CENTRAL DO ALUNO VOCÊ PODE ACESSAR: - CONTRATOS, MANUAIS, REGULAMENTOS

Leia mais

Vestibular Inscrições: Formas de acesso: Curso: Polo

Vestibular Inscrições: Formas de acesso: Curso: Polo Processo Seletivo Vestibular Inscrições: Exclusivamente pela internet http://vestibular.unis.edu.br Formas de acesso: 1) Prova Eletrônica 2) Portador de Diploma 3) ENEM Curso: Lembrar que nem todos os

Leia mais

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO Bem-vindo à VR Benefícios Entendemos a importância deste benefício aos seus funcionários e por isso queremos estar com você neste momento. Utilize este guia

Leia mais

Manual de BB +

Manual de BB + Manual de BB + Aluno@net PREZADO ALUNO, A ESAMC possui duas ferramentas de tecnologia à sua disposição: o aluno@net e o blackboard. Este manual explica como você deve utilizar cada uma dessas ferramentas

Leia mais

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO Bem-vindo à VR Benefícios Entendemos a importância deste benefício aos seus funcionários e por isso queremos estar com você neste momento. Utilize este guia

Leia mais

CALENDÁRIO - PED LIBRAS - SISTEMA EAD Atualizado em 31/03/2011

CALENDÁRIO - PED LIBRAS - SISTEMA EAD Atualizado em 31/03/2011 CALENDÁRIO PED LIBRAS SISTEMA EAD Atualizado em 31/03/2011 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo

Leia mais

CALENDÁRIO - PED LIBRAS - SISTEMA EAD Atualizado em 09/11/2010

CALENDÁRIO - PED LIBRAS - SISTEMA EAD Atualizado em 09/11/2010 CALENDÁRIO PED LIBRAS SISTEMA EAD Atualizado em 09/11/2010 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE ASTRONOMIA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus TUTORIAL DEVRYONE A evolução do Academus 01PASSO A PASSO Olá! Esse é o seu tutorial para navegação na disciplina online no DeVryONE. Neste tutorial abordaremos todos os itens que você encontrará no ícone

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Tutorial de Acesso e Navegação Alunos 2009.2 Prezado (a) aluno (a), Esse é um documento informativo para orientá-lo no seu primeiro acesso

Leia mais

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA 1 1. Tutorial Ambiente Virtual EAD O tutorial do ambiente virtual tem o intuito de abordar e solucionar problemas que venham a existir sobre os seguintes

Leia mais

CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR GUIA: ÁREA DO PARTICIPANTE

CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR GUIA: ÁREA DO PARTICIPANTE CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR GUIA: ÁREA DO PARTICIPANTE 06/05/2013 1. Introdução ÁREA DO PARTICIPANTE Clicando no link Área do Participante, você entrará em ambiente seguro para

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2017/2

MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2017/2 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2017/2 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2017/2 Este documento contém informações sobre o processo de rematrícula. 1. INFORMAÇÕES & DATAS A Rematrícula ocorrerá somente via

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle.

Leia mais

CONHECENDO A PLATAFORMA

CONHECENDO A PLATAFORMA GUIA DO USUÁRIO CONHECENDO A PLATAFORMA Agora que você já realizou o pré-cadastro e recebeu o código de matrícula, siga o passo a passo para realizar o cadastro na plataforma e começar a navegar no curso.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

Manual de Acesso do Aluno

Manual de Acesso do Aluno Manual de Acesso do Aluno www.unip.br Sumário MANUAL DE ACESSO DO ALUNO 1. ACESSO AO SISTEMA DE DISCIPLINAS ON-LINE...2 2. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)...4 2.1 Vídeos Instrucionais...4 2.2 Atualização

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO OPERAÇÕES BÁSICAS DISCIPLINAS ONLINE BARBACENA 2014 2º Semestre 1 Sumário Acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA... 4 Utilizando o Portal Acadêmico... 6 Avaliação de Desempenho...

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância EDITAL DE SELEÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais

BOAS VINDAS! AULA Explicativa do Sistema AVA e UNICO GRADUAÇÃO. Polo Catedral - Curitiba

BOAS VINDAS! AULA Explicativa do Sistema AVA e UNICO GRADUAÇÃO. Polo Catedral - Curitiba BOAS VINDAS! AULA Explicativa do Sistema AVA e UNICO GRADUAÇÃO Polo Catedral - Curitiba Polo de Atendimento Presencial - PAP 3322-9544 3322-7768 9687-9059 9138-0587 De Segunda à Sexta Das 9h às 22h Contatos:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM GINECOLÓGICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA INTEGRADA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso

Leia mais

CALENDÁRIO - PED PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - SISTEMA EAD

CALENDÁRIO - PED PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - SISTEMA EAD 1.º Módulo: Descreve o número de semanas por unidade. A duração média é de 13 semanas, ou seja 3 meses. CALENDÁRIO PED PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL SISTEMA EAD Estrutura do Calendário Antes de utilizar

Leia mais

Tutorial 1. Primeira Navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem

Tutorial 1. Primeira Navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem Tutorial 1 Primeira Navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem Nesse primeiro contato que você terá com o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Blackboard Leam é importante que você realize a seguinte

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A Tutorial Plataforma Phila Curso Nescon / Grupo A Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta...

Leia mais

SUMÁRIO SHOPPING CNA MANUAL PARA COMPRADORES 1. SHOPPING CNA Acessar o SHOPPING CNA Esqueceu a senha... 3

SUMÁRIO SHOPPING CNA MANUAL PARA COMPRADORES 1. SHOPPING CNA Acessar o SHOPPING CNA Esqueceu a senha... 3 SUMÁRIO 1. SHOPPING CNA... 2 1.1. Acessar o SHOPPING CNA... 2 1.2. Esqueceu a senha... 3 2. Navegação do sistema... 4 2.1. Home... 5 2.2. Carrinho... 6 2.2.1. Realizar pedido... 6 2.2.2. Pague com seu

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA)

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) 1 2 MANUAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR Sumário 1) INTRODUÇÃO... 3 2) NAVEGADORES HOMOLOGADOS... 3 3) ACESSO AO CURSO...

Leia mais

Itu I R. Madre Maria Basília, Itu SP T PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS

Itu I R. Madre Maria Basília, Itu SP T PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS I PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS Período de matrícula: de 19 de junho a 13 de julho de 2017 1) Acesse o site da universidade www.ceunsp.edu.br 2) No canto superior

Leia mais

Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas será em 09/02/2015.

Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas será em 09/02/2015. SECRETARIA PEDAGÓGICA COMUNICADO 03/2015 ALUNO@NET - REQUERIMENTOS Prezado(a) aluno(a), Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado Inscrição Em primeiro lugar, para inscrever-se no curso, é necessário

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA)

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) 1 2 MANUAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR Sumário 1) INTRODUÇÃO... 3 2) NAVEGADORES HOMOLOGADOS... 3 3) ACESSO AO CURSO...

Leia mais

TUTORIAL PORTAL DO ALUNO

TUTORIAL PORTAL DO ALUNO TUTORIAL PORTAL DO ALUNO SUMÁRIO Acesso ao Portal Fazendo o login...03 Página principal (menu)...04 Acesso ao Educacional (disciplinas e faltas)...06 Visualização de Materiais...06 Links...07 Dúvidas frequentes...09

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL CIDADÃO PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL CIDADÃO PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS Origem: Data de Criação: 15/11/2010 Ultima alteração: Versão: 1.1 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano Padovani Colaborador:

Leia mais

Aplicativo SulAmérica Auto Serviços e benefícios

Aplicativo SulAmérica Auto Serviços e benefícios Aplicativo SulAmérica Auto Serviços e benefícios 1 Aplicativo SulAmérica Auto Incentive o download do app! 2 O aplicativo mobile SulAmérica Auto tem diversos serviços para facilitar o dia a dia dos nossos

Leia mais

Guia do Aluno Blackboard

Guia do Aluno Blackboard Guia do Aluno Sumário Guia do Aluno 1. Acessando seu ambiente acadêmico...03 2. Comunidades...06 3. Fórum de discussão...07 4. Ferramentas...10 5. Calendário...11 6. Minhas notas...12 7. Demais abas...13

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição

Leia mais

INFORMAÇÕES GLOBAIS CURSOS EAD

INFORMAÇÕES GLOBAIS CURSOS EAD INFORMAÇÕES GLOBAIS CURSOS EAD Requisitos durante a realização do curso Tecnologia O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) estará disponível em tempo integral e poderá ser utilizado no horário de melhor

Leia mais

Curso de Inglês ONLINE Leitura e Audição

Curso de Inglês ONLINE Leitura e Audição Bem Vindo(a)! Educação à Distância na Plataforma Moodle Este é um manual de como navegar na Plataforma Moodle, ambiente educacional virtual onde será disponibilizado o nosso curso Curso de Inglês ONLINE.

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE Caro (a) aluno (a), Agora já é possível fazer sua rematrícula por meio do Portal do Aluno, de forma segura e rápida. Siga o passo a passo descrito

Leia mais

Manual Consulta Aluno - Intranet

Manual Consulta Aluno - Intranet Manual Consulta Aluno - Intranet Versão 3.0 AVISO LEGAL Este documento pode conter informações confidenciais e/ou privilegiadas. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber este documento,

Leia mais

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima Antes de iniciar seu processo de aprendizado, veja algumas orientações sobre o funcionamento deste curso. O curso foi desenvolvido pela professora

Leia mais

Manual do Aluno: ÓRION ORÇAMENTOS. Índice:

Manual do Aluno: ÓRION ORÇAMENTOS. Índice: Bem-vindo ao Treinamento: ÓRION ORÇAMENTOS Manual do Aluno: Este documento tem como objetivo esclarecer todas as etapas necessárias para que você possa acessar e estudar corretamente este treinamento.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DIREITO DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

MATRÍCULA ON-LINE 2017 PASSO-A-PASSO

MATRÍCULA ON-LINE 2017 PASSO-A-PASSO Para iniciar o processo, o responsável pelo aluno deverá acessar o site da escola - www.esta.com.br - e clicar no link Acesso à intranet E.S.T.A. Nesse momento abrirá uma nova janela para efetuar o processo

Leia mais

Manual de Utilização do Portal Educacional

Manual de Utilização do Portal Educacional Manual de Utilização do Portal Educacional Sumário Introdução... 2 Menu do Portal... 5 Acadêmico... 6 Materiais... 8 Financeiro... 8 Benefícios (Serviço Social)... 9 Relatórios... 10 Tarefa Diária... 11

Leia mais

1ª fase: Rematrícula Financeira, 12/6 a 5/7/2017 (sem acréscimos de mora)

1ª fase: Rematrícula Financeira, 12/6 a 5/7/2017 (sem acréscimos de mora) REMATRÍCULA 2017/2 REMATRÍCULA 2017/2 Ao final de cada semestre letivo e nos prazos estabelecidos em Calendário de Graduação, o(a) acadêmico(a) deve renovar sua matrícula, mediante acesso ao Portal do

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem! Parceria entre a Uaitec e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o curso Ambiente Virtual de

Leia mais

Manual do Aluno. Pós-Graduação EAD

Manual do Aluno. Pós-Graduação EAD Manual do Aluno Pós-Graduação EAD Superintendente Prof. Paulo Arns da Cunha Reitor Prof. José Pio Martins Pró-Reitor Acadêmico Prof. Carlos Longo Coordenador Geral de EAD Prof. Renato Dutra Coordenadora

Leia mais

MANUAL DE MATRÍCULA. Secretaria Acadêmica Campus Araranguá

MANUAL DE MATRÍCULA. Secretaria Acadêmica Campus Araranguá MANUAL DE MATRÍCULA Secretaria Acadêmica Campus Araranguá PRIMEIRAS AÇÕES... O manual de matrícula elaborado pela secretaria acadêmica tem por objetivo orientar os estudantes do Campus UFSC Araranguá na

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1 MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2015/1 Este documento contem informações sobre o processo de rematrícula. 1. INFORMAÇÕES & DATAS A Rematrícula ocorrerá somente via Web; O período

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário

Leia mais

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação Resende-RJ CEP: 27.523-000 Tel./Fax: (24) 3383-9000

Leia mais

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI 1) AMPARO LEGAL DOS CURSOS: Todos os Cursos de Pós-Graduação oferecidos pela FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante, são devidamente amparados legalmente através

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online FITOTERAPIA FUNCIONAL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Manual de Acesso ao Portal Educacional

Manual de Acesso ao Portal Educacional Manual de Acesso ao Portal Educacional UNIFAMINAS Muriaé - 2017 Tecnologia da Informação Empresas Lael Varella 1 Introdução Este manual, desenvolvido pela Equipe de Tecnologia da Informação, é destinado

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Passo a passo para uso da ferramenta de orientação do TCC (Portal AVA) Guia do Aluno Todo processo de orientação do Trabalho de Conclusão de Curso TCC é feito através do

Leia mais

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância EDITAL DE SELEÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Regras Detalhadas para o Processo de Dependência e Recuperação

Regras Detalhadas para o Processo de Dependência e Recuperação FR 0016 U Média Frequência Req 723 Recuperação de Estágio do Núcleo de Prática Jurídica s de Núcleo de Prática Jurídica 723A 723B Recuperação de Estágio do Núcleo de Prática Jurídica Prouni 100% Recuperação

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS - METODOLOGIA PMI

GESTÃO DE PROJETOS - METODOLOGIA PMI EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GESTÃO DE PROJETOS - METODOLOGIA PMI Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais