SGP+Formulários do PMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SGP+Formulários do PMO"

Transcrição

1 SGP+Formulários do PMO Janeiro 2017

2 Objetivo Manual de utilização dos formulários do PMO contemplado no projeto de Implantação do PMO Corporativo. Formulários: Canvas; Termo de Abertura do Projeto; Plano de Comunicação; Pauta; Memória de Reunião; Visualizadores Web; Riscos; Problemas; Itens de Ação; Calendário de Ações e Recursos; Lições Aprendidas e; Tramitações.

3 Instalação do Plugin SPG+MV Antes de iniciarmos a utilização do SGP+, acesse o site mudar o endereço para baixar a aplicação que será instalada no seu MS Project. Um arquivo no formato zip será baixado no seu computador. Certifique-se que você possui permissões de administrador para instalar o plugin e os componentes citados no site (caso o seu computador não possua).

4 Visão Geral Após a instalação, o plugin será instalado dentro do MS Project. Para visualizar os formulários, clique em SGP+MV no ribbon do MS Project: Antes de iniciar o uso do SGP+, o usuário deve logar no EPM da MV e selecionar o projeto ao qual será utilizado os formulários.

5 Configuração do Projeto Com o projeto cadastrado na Web e liberado para construção do cronograma, acesse o SGP+ e clique em Configurações:

6 Configuração do Projeto Selecione o projeto liberado e escolha o Template do projeto. Após selecionar o Template, escolha a equipe do projeto e clique em Salvar. O projeto será salvo e publicado no EPM da MV.

7 Canvas Na fase de iniciação, são identificadas as necessidades e a viabilidade de implementação do projeto na MV. Nessa fase, são elaborados a Modelagem do Projeto (Canvas) e Termo de Abertura do Projeto. Para auxiliar o Gerente do Projeto, o SGP+MV possui o formulário Canvas em formato.jpeg integrado a solução para que a equipe do projeto possa imprimir o documento e realizar a reunião de construção do modelo do Projeto. Para baixar o Modelo através do Plugin, clique no ícone Canvas. O arquivo será salvo na área de trabalho.

8 Termo de Abertura do Projeto Modelo baseado no painel de modelagem. No Termo de Abertura, deverão ser preenchidas as informações gerais do projeto - extraídas do Painel de Modelagem (Canvas).

9 Termo de Abertura do Projeto A primeira fase do cadastro do projeto deverá ser a de seleção do Patrocinador do Projeto e da data de Término Prevista: Após o primeiro cadastro, preencha as informações que foram extraídas do Canvas: Descrição do Projeto; Justificativas; Objetivos; Benefícios; Produto; Restrições; Premissas; Requisitos; Riscos; Escopo Negativo e; Custo.

10 Termo de Abertura do Projeto Para finalizar o Termo de Abertura, detalhe as entregas do Projeto: E cadastre os Stakeholders, clicando no ícone. Todos os Stakeholders cadastrados poderão ser inseridos nas Pautas, Memórias de Reunião e Itens de Ação do Projeto.

11 Plano de Comunicação É feito o registro da responsabilidade de cada Stakeholder envolvido no projeto (Matriz RACI). O plano de comunicação identifica e documenta a abordagem de comunicação mais efetiva com as partes interessadas.

12 Plano de Comunicação No Plano de Comunicação, a tabela Grupo de apoio irá trazer todos os Stakeholders cadastrados no TAP. Caso precise inserir um novo usuário que fará parte do Grupo de Apoio, clique no ícone para inserir novos integrantes ao Projeto. Para definir as variáveis de Comunicação durante o projeto, é possível definir a atividade na qual será feita a Comunicação, sua Forma e Frequência. Após este preenchimento, escolha os Departamentos que farão parte do Plano de Comunicação e defina sua Responsabilidade no Projeto. Clique no quadrado correspondente ao Departamento e defina se ele é Responsável, Aprova, se é Consultado, Informado ou é Substituto nos diversos tipos de atividades pertinentes ao Projeto.

13 Pauta de Reunião Durante a execução do projeto, faz-se necessário alinhar as entregas e monitorar as atividades do projeto. Para isso, foram criado formulários de Pauta e Memória de Reunião. Para convocar a reunião de acompanhamento semanal, utilize a Pauta de Reunião. O objetivo da reunião e os tópicos a serem abordados serão definidos na pauta, bem como os documentos que serão necessários para a reunião.

14 Pauta de Reunião Na Pauta, os campos Regional, Projeto, Gerente e Patrocinador são preenchidos automaticamente (Dados extraídos do TAP). Para completar as informações da Pauta de Reunião, selecione a Data da Reunião, seu Início e Término e o Local onde a reunião ocorrerá. Preencha o Objetivo da Reunião, os Tópicos a serem abordados e os Documentos relacionados e anexados pertinentes à reunião.

15 Pauta de Reunião Participantes da Reunião Para definir os Participantes da Reunião e enviar a Pauta de Reunião via para os mesmos, clique no ícone de Participantes. Uma nova janela abrirá para realizar o preenchimento das informações necessárias. Clique em Salvar, logo após o preenchimento para garantir que as informações sejam armazenadas. Para inserir um novo usuário que fará parte dos Participantes, clique no ícone para inserir novos integrantes a equipe do Projeto.

16 Pauta de Reunião Após criar a Pauta de Reunião, o usuário deve enviar as informações para o servidor para disparar os e- mails para os participantes da reunião.

17 Memória de Reunião Utilizado para registrar os pontos discutidos na reunião de acompanhamento e gerar encaminhamentos. Na memória de reunião o Gerente pode repactuar itens pendentes ou atrasados para a equipe do projeto.

18 Memória de Reunião As informações de Projeto, Carteira, Gerente e Patrocinador são preenchidas automaticamente. O usuário deve definir a Data de Reunião, seu Início e Término. Para preencher a lista de Participantes, clique no ícone e selecione os participantes do projeto. Clique nos ícones para inserir os Tópicos e Evoluções/Deliberações da Memória de Reunião. O gerente do Projeto poderá trazer as informações das Pautas registradas no projeto. Ao selecionar a pauta, o Tópico da reunião e os participantes são preenchidos de acordo com a pauta registrada previamente.

19 Memória de Reunião Na Memória a de reunião é possível revisar itens de ação cadastrados nas últimas reuniões, possibilitando a atualização da data limite, responsável e status. Todos os itens atualizados serão repactuados no controle das ações do projeto.

20 Memória de Reunião Na memória o usuário também poderá criar novos itens de ações para a equipe do projeto, clicando no ícone. Na edição da ação, o usuário poderá descrever a Ação, o Assunto, inserir o Responsável (Lista de Stakeholders do Projeto), colocar a Data limite para conclusão da atividade. Caso queira inserir mais informações sobre a ação, poderá descrever mais detalhes em Comentários.

21 Memória de Reunião O usuário poderá anexar arquivos no formulário. Todos os arquivos anexados poderão ser baixados ao clicar no link dentro da memória de reunião.

22 Memória de Reunião Após criar a Memória de Reunião, o usuário deve enviar as informações para o servidor para disparar os s para os participantes da reunião.

23 Riscos Utilizado para registrar os riscos levantados com suporte da gestão de conhecimento do EGP. Nesse formulário os riscos são identificados, classificados e definidas ações que poderão resolver, mitigar o impacto do risco.

24 Riscos Dividimos o formulário em três partes para facilitar sua compreensão: 1 2 3

25 Riscos Parte I O Projeto, a Carteira, o Patrocinador e o Gerente do Projeto são preenchidas automaticamente. O campo Risco é aberto para digitação e os campos Fase e Área de Identificação do Risco são listas para seleção da opção adequada.

26 Riscos Parte II A classificação do risco é realizada através dos campos Probabilidade e Faixa de impacto em prazo, custo e escopo. Todos possuem cinco alternativas. Ao selecionar os campos, automaticamente é calculado o grau do risco que pode ser baixo, médio ou alto.

27 Riscos Parte III Após registrar o Risco e classificá-lo, é possível gerar ações para mitigar o risco. Na seção 3, o gerente poderá criar ações para a equipe do projeto. Todas as ações serão enviadas por para os responsáveis.

28 Problemas Formulário responsável pelo registro dos problemas diagnosticado com suporte da gestão de conhecimento do EGP. Nesse formulário os problemas são tratados, classificados e definidas ações que poderão resolver ou mitigar o impacto do problema.

29 Problemas Dividimos o formulário em três partes para facilitar sua compreensão:

30 Problemas Parte I O Projeto, a Carteira, o Patrocinador e o Gerente do Projeto são preenchidas automaticamente. O campo Problema é aberto para digitação. Os Stakeholders mais afetados são selecionados a partir de uma lista com todos os Stakeholders cadastrados no Termo de Abertura do Projeto.

31 Problemas Parte I Ao clicar no ícone será aberto o formulário de Tratamento de Problema. No formulário, deve-se preencher os Efeitos Negativos do problema e selecionar os pacotes afetados. No diagrama de Ishikawa, descreva as principais causas do problema e os porquês. Para finalizar o tratamento do problema, selecione os principais Porquês e descreva o motivo do problema.

32 Problemas Parte II A Classificação do Problema é realizada através dos campos Faixa de impacto em prazo, custo e escopo. Todos possuem cinco alternativas. Ao selecionar os campos, automaticamente é calculado o grau do problema que pode ter a criticidade baixa, média ou alta. É possível selecionar um peso maior para as Faixas na classificação do Problema. Para que ela tenha um peso maior, selecione a opção + Crítico.

33 Problemas Parte III Após registrar o Problema e classificá-lo, é possível gerar ações para mitigar o problema. Na seção 3, o gerente poderá criar ações para a equipe do projeto. Todas as ações serão enviadas por para os responsáveis.

34 Itens de Ação e Calendário de Ações O Formulário de Itens de ação e Calendário de Ações e Recursos auxiliam as equipes de trabalho no controle das ações e atividades dos projeto.

35 Itens de Ação O Formulário Itens de Ação é utilizado para tratar as ações dos Encaminhamentos da Memória de Reunião, Contramedidas registradas nos Riscos e Problemas e Ações registradas no Relatório de Tramitações. Para concluir ou cancelar itens de ação, deve-se escolher uma opção na coluna Realizada. Para inserir comentários, clique no botão as observações.... para abrir uma nova janela e inserir

36 Calendário de Ações e Recursos No calendário de ações e recursos, o usuário pode criar itens de ações e visualizá-los no plugin. O calendário pode ser visualizado através da disposição diária, semanal, mensal e linha do tempo. Para criar um item de ação, clique no próprio calendário ou no botão Nova Tarefa.

37 Tramitação Toda a gestão de documentos do projeto pode ser controlada através do formulário de Tramitação. Todas as ações vinculadas as tratativas do documento também são registradas através de ações vinculadas aos responsáveis e Datas de Início, Término para o controle do andamento das atividades.

38 Tramitação Para cadastrar o item, clique no ícone. No Cadastro, insira o Nome do Documento, Responsável, Tipo do Documento, Orgão Expeditor e as Datas de Início e de Expiração do Documento. Para cadastrar a data de expiração do Documento, o campo Duração auxilia no cadastro do tempo. Para facilitar, primeiro insira a escala de tempo (Dia, Semana, Mês ou Ano) e logo em seguida insira a Duração. O formulário irá calcular a data de expiração de acordo com as configurações selecionadas.

39 Tramitação Para inserir novos prazos ao documento, clique em Aditivos:

40 Tramitação Para adicionar documentos no formulário, clique na aba Anexos: Selecione o ícone + para adicionar um arquivo referente ao documento registrado. Para baixar o arquivo salvo no documento clique no nome do arquivo. O arquivo será baixado para o computador do usuário.

41 Tramitação Após registrar o documento e classificá-lo, é possível gerar ações para controlar o processo da documentação. Na tabela de Itens de ação, o usuário poderá gerar ações para a equipe do projeto. Todas as ações serão enviadas por para os responsáveis.

42 Lições Aprendidas Durante o projeto, surgem as lições aprendidas do projeto. Elas devem ser registradas para futuras consultas para projeto novos. No formulário, selecione se a Lição Aprendida é Negativa ou Positiva, selecione a data de registro, descreva sobre a lição aprendida; Selecione o impacto no projeto e qual é a sugestão para os próximos projetos.

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Projeto Unidade Interligada. Manual do usuário

Projeto Unidade Interligada. Manual do usuário Projeto Unidade Interligada Manual do usuário Prefácio Data: 13/04/2013 Versão documento: 1.0 1. COMO LOGAR NO SISTEMA WEBRECIVIL... 04 2. ACESSO DO OFICIAL (TITULAR DA SERVENTIA)... 06 2. 1 CONVENIAR

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Cadastramento Web de Contratos

Cadastramento Web de Contratos Objetivo: Disponibilizar aos Agenciadores cadastrados na Centro Oeste Business uma ferramenta que permita o cadastramento de seus contratos direto no sistema Interno. Benefícios: Maior Agilidade no processamento

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

c 2010 Executtive - Todos os direitos reservados.

c 2010 Executtive - Todos os direitos reservados. Aqui você encontra dicas e informações para aproveitar ao máximo todas as funcionalidades oferecidas pelo sistema. e S o f t w a r e J u r í d i c o S o f t w a r e J u r í d i c o ÍNDICE SECRETÁRIA...01

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

Captura de Processos Programa Captura. Programa Captura Orientações

Captura de Processos Programa Captura. Programa Captura Orientações Programa Captura Orientações Elaborado por: Julio Cesar Cavalheiro PÁG. 1/13 Índice 1. Objetivo... 3 2. Instalação do Produto Captura Web... 3 3. Parametrização... 6 4. Andamentos Capturados... 9 5. Tela

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Não Eletrônico Fatura

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde - 2013 ETAPAS DO PROPONENTE PARA CADASTRO DE PROPOSTAS DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE A apresentação contemplará: Indicação de Objeto para Emenda

Leia mais

Como Registrar - SIGProj

Como Registrar - SIGProj Como Registrar - SIGProj A partir da implantação do Sistema de Informação e Gestão de Projetos(SIGProj), o registro de ações de extensão passará a ser realizado on-line. O SIGProj é um sistema de informação

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 37 Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto Página 2 de 37 ÍNDICE Atividades...3 1. Instalação...3 1.1. Instalação do framework4...3 1.2. Instalação do serviço de acompanhamento de projetos

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Base de Conhecimento no SEI/UFMT

Base de Conhecimento no SEI/UFMT Base de Conhecimento no SEI/UFMT Esse documento visa instruir sobre a utilização de bases de conhecimento no SEI/UFMT, conforme os seguintes tópicos: O que é "Base de Conhecimento"? 1 Como visualizar as

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

Cadastro do Perfil Profissional:

Cadastro do Perfil Profissional: Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Proposta Online Passo a Passo

Proposta Online Passo a Passo Proposta Online Passo a Passo Índice 1. Introdução 03 2. Como acessar 06 3. Visão Geral 09 4. Nova Cotação 12 5. Preenchimento de Proposta 26 6. Proposta em Análise 44 7. Corrigindo uma Proposta 47 8.

Leia mais

Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho

Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho Planos de Trabalho Os Planos de Trabalho descrevem as atividades que um discente deve realizar de acordo com o período estabelecido no cadastro do Plano. O responsável pelo cadastro dos Planos de Trabalho

Leia mais

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DE SÃO PAULO REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO MANUAL DO USUÁRIO Sumário INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA... 3 OBJETIVO DO MANUAL DO USUÁRIO... 3 1. ACESSANDO O SISTEMA... 4 2.

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS. DTI Dezembro 2017 (Atualizado em Março 2018)

MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS. DTI Dezembro 2017 (Atualizado em Março 2018) MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS DTI Dezembro 207 (Atualizado em Março 208) Sumário Introdução...3. Criar processo eletrônico...4 2. Adicionar documento no processo eletrônico...7 3. Encaminhar o processo

Leia mais

Manual Grupo Módulos INTsys Crm. Atualização (Abril/2016)

Manual Grupo Módulos INTsys Crm. Atualização (Abril/2016) Manual Grupo Módulos INTsys Crm Atualização (Abril/2016) 2 Passo a Passo INTsys Crm ÍNDICE ACESSO AO SISTEMA...03 DASHBOARD...04 1.1 CLIENTES Usuários...04 1.2 CLIENTES Usuários x Acessos...06 2.1 FOLHA

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO -PASSO 1: Acessar ao site ATENÇÃO: navegador da internet a ser utilizado para acessar ao SPA: Explorer -PASSO 2:

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

Este guia rápido tem por finalidade orientar ao usuário na operação do sistema de controle de visitantes.

Este guia rápido tem por finalidade orientar ao usuário na operação do sistema de controle de visitantes. MANUAL DO AGENDADOR SITE CONTROLE DE VISITANTES Julho 2018 INTRODUÇÃO Este guia rápido tem por finalidade orientar ao usuário na operação do sistema de controle de visitantes. ESTRUTURA DO SISTEMA O Site

Leia mais

MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO

MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO Rev. 01.00 Sumário 1 Introdução... 1 2 Instalando o Driver USB... 2 3 Instalando o Driver MFE (Monitor)... 8 4 Instalando o Integrador... 15 5 Instalando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016.

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016. Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde Atualizado em Março de 2016. Acompanhamento das propostas nos sistemas do Ministério da Saúde Propostas de construção de

Leia mais

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas para o Programa Academia da Saúde

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas para o Programa Academia da Saúde PASSO A PASSO Cadastro de Propostas para o Programa Academia da Saúde Obs.: Verifique o período de cadastro pelo site do Fundo Nacional de Saúde ou ligue na Central de Atendimento do FNS 0800 644 8001

Leia mais

Caso já esteja cadastrado mas não lembra da senha Click no Link esqueci Minha Senha.

Caso já esteja cadastrado mas não lembra da senha Click no Link esqueci Minha Senha. MANUAL PARA INSERIR REQUERIMENTOS DIVERSOS Passo 01 - Preencher o Requerimento Diversos no Site da Secad www.secad.to.gov.br Click no Portal do Servidor Preencha os campos com o seu CPF e Senha. Caso ainda

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Versão 1.0 Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Manual de Instalação e Utilização Versão 1.0 (Fevereiro/2017) Tempro Software Conteúdo 1. CONTATOS... 3 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS...

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Avaliações

Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Avaliações Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Avaliações O Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Avaliações, SARA, é um módulo pertencente à plataforma Secretaria Escolar Digital (SED), que permite

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA Versão 1.0 Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento Orientações Básicas para Comitês de Ética em Pesquisa

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 2 1.2. Primeiro Acesso ao Portal...

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

SÍNDICO e SUBSÍNDICO UTILIZAÇÃO

SÍNDICO e SUBSÍNDICO UTILIZAÇÃO SÍNDICO e SUBSÍNDICO UTILIZAÇÃO AVISOS Avisos para adicionar... Campos destacados com * são de preenchimento obrigatório: Assunto e Mensagem Selecionar Data e Hora inicial Selecionar Data e Hora final

Leia mais

MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO

MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO Este Manual tem por finalidade orientar o preenchimento do Novo Portal de Serviços de Atendimento ao Prestador na Confirmação de Atendimento e Lista

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DEFNET INTRANET DA DEFENSORIA PÚ BLICA DO ESTADO DO ESPI RITO SANTO 2013 Sumário REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS... 3 COMO ACESSAR... 4 EFETUANDO

Leia mais

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Sistema Módulo Perfil Papel LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Essa funcionalidade permite ao usuário consultar a lista de memorandos eletrônicos recebidos por ele no sistema, bem como realizar operações relacionadas

Leia mais

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela.

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. Receptivo Como iniciar um atendimento? 1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. 2 O sistema exibirá os quadros de avisos, ocorrências e eventos.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Equipes Organizadoras TURORIAL PARA DOCENTE: Esta

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 2 2. Padrões dos formatos e codecs.... 3 3. Como recuperar a senha de acesso... 5 4. Como realizar um novo cadastro... 7 5. Como acessar o sistema... 10 6. Como enviar a mídia

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo: 1º Passo: Acesse o portal:

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Gestão de Serviços de TI ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. HISTÓRICO DE TICKETS IV. TICKETS a.

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade Versão Código Página Manual do Sistema GLPI para Usuários de Perfil Self-service

Sistema de Gestão da Qualidade Versão Código Página Manual do Sistema GLPI para Usuários de Perfil Self-service 1 182 1 Elaboração Nome André Alvim Tolentino Nome Eliane Borges Trindade de Lemos Cargo Tecnólogo Rede de Cargo Gerente de Computadores Aprovação Qualidade Data 11/02/17 Data 17/02/17 Assinatura Assinatura

Leia mais

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v )

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v ) M A N U A I S SIPAC Sistema Integrado de Busque pelo Manual clicando no link abaixo: Protocolo Acessar -> Aba Administração Acessar -> Aba Processos Acessar -> Aba Documentos Acessar -> Aba Memorandos

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Índice Área do Cliente Acompanhamento de processos Identificação de Cotas Solicitação de liberação de crédito Pendências para análise

Leia mais

SIE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO MANUAL PARA REGISTRO DE PROJETOS

SIE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO MANUAL PARA REGISTRO DE PROJETOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PROPG Departamento de Pesquisa DPq SIE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO MANUAL PARA REGISTRO DE PROJETOS

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores O Diário de classe tem por objetivo auxiliar no acompanhamento das atividades do Novo Mais Educação na sua escola.

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX APRESENTAÇÃO 1. Módulo de Extensão 2. Avaliação de ações de extensão como Presidente de CAEX 2.1 Formas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES Sistema de Plantões e Faltas GEPAF versão 2.1

MANUAL DE INSTRUÇÕES Sistema de Plantões e Faltas GEPAF versão 2.1 MANUAL DE INSTRUÇÕES Sistema de Plantões e Faltas GEPAF versão 2.1 Sistema de Plantões e Faltas GEPAF versão 2.1 1 Sumário INFORMAÇÕES GERAIS... 3 FLUXOGRAMA EXPLICATIVO DAS FALTAS E DOS PLANTÕES... 3

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Convênios Versão 1.1 Última revisão: 04/05/2016 2016 REITOR Marco Antonio Fontoura Hansen VICE-REITOR Maurício Aires

Leia mais

Guia de Utilização da. Aplicação HPSM 9.40 para Abertura de Chamados TJSP - IT2B

Guia de Utilização da. Aplicação HPSM 9.40 para Abertura de Chamados TJSP - IT2B Guia de Utilização da Aplicação HPSM 9.40 para Abertura de Chamados TJSP - IT2B Índice Objetivo... 3 Acesso à Aplicação... 4 Menu de Acesso... 5 Abertura de Chamados Para cadastro e Lotações do sistema

Leia mais

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina Inclusão de NOTAS FISCAIS Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso... 3 3. Home Tela Inicial... 4 4. Sinistros... 5 5. Dados Gerais... 6 6. Notas Fiscais... 6 7. Ações...

Leia mais

Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes -

Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes - Versão 02/10/2017 a Chapecó, outubro de 2017 1 ÍNDICE 1. CAMPUS

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentaão de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Restaurante Universitário Versão 1.13.5 Última revisão: 02/10/2017 2017 Versão: 1.13.5 Documentação: André L.M. Camargo

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 4 2. Como Acessar o Proposta Online 8 3. Visão Geral 11 4. Busca por Empresa 18 5. Nova Simulação 22 6. Preenchimento

Leia mais

PEDIDO DE VIABILIDADE. Pedido de Viabilidade. Página 1 / 49

PEDIDO DE VIABILIDADE. Pedido de Viabilidade. Página 1 / 49 Pedido de Viabilidade Página 1 / 49 ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 PEDIDO DE VIABILIDADE INSCRIÇÃO DE PRIMEIRO ESTABELECIMENTO.. 4 Dados do Solicitante e da Pessoa Jurídica... 5 Quadro Societário... 8 Nome Empresarial,

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor Coordenação de Estágio Integrado Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor 14 de Novembro de 2014 Acesso ao Sistema Ao efetuar o login no (SGE), clique o menu Estágio Obrigatório (1) para

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel CADASTRAR DOCUMENTO Esta funcionalidade é utilizada por usuários da Instituição para efetuar o cadastro de novos documentos no banco de dados do sistema. CAMINHO Para iniciar

Leia mais

Questionários de Avaliação

Questionários de Avaliação Questionários de Avaliação MT-611-00004-13 Última Atualização 24/08/2015 I. Objetivos Após completar este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Entender os conceitos envolvidos no processo de avaliação

Leia mais

PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos

PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos MANUAL PARA USUÁRIOS O Sistema PROCAD é uma das soluções que compõem o SAT Sistema de Arrecadação Tributária. Este manual é um passo-a-passo para

Leia mais

Como Utilizar Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145

Como Utilizar Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Como Utilizar Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Caminho: Contas a Pagar>Renegociação de Parcelas Referência: FS145 Versão: 2016.03.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada para renegociar

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE

Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE Professor Erivelto Bauer de Matos (Campus Novo Hamburgo) Coordenadoria Sistêmica de Registros Acadêmicos - CSRA/IFSul Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais -

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2019 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

Como Criar um Pedido de Venda? - FS72

Como Criar um Pedido de Venda? - FS72 Como Criar um Pedido de Venda? - FS72 Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2017.11.20 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

Cadastro de Futura Ponto - FP07.2

Cadastro de  Futura Ponto - FP07.2 Cadastro de e-mail Futura Ponto - FP07.2 Caminho: Cadastros> Geral>E-mail Referencia: FP07.2 Versão: 2016.6.6 Como funciona: O cadastro de E-mail é importante para envio de arquivos diretamente do sistema,

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT

MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS LIGHT Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 2 1.2. Primeiro Acesso ao Portal...

Leia mais

Área Restrita de Usuário

Área Restrita de Usuário Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

Associação Distrito Múltiplo LEO L D MANUAL DO USUÁRIO CLUBES

Associação Distrito Múltiplo LEO L D MANUAL DO USUÁRIO CLUBES Associação Distrito Múltiplo LEO L D MANUAL DO USUÁRIO CLUBES MANUAL DO USUÁRIO CLUBES eleo Sistema para gestão de Clubes e Distritos LEO Associação Distrito Múltiplo LEO L D O presente manual tem por

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor MT-43-4-00004-0 Última Atualização 27/10/2017 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Enviar Documento Fiscal Eletrônico IV. Enviar Documento Fiscal Não Eletrônico

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2015 1 Índice 1. Acesso de Aluno I. Cadastro de Aluno Externo...3 II. Cadastro de Aluno USP sem cadastro no Atena...6 III. Acesso

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL OTRS

MANUAL OPERACIONAL OTRS MANUAL OPERACIONAL OTRS Março/2016. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OPERAÇÃO DA FERRAMENTA OTRS... 3 3. REGISTRAR NOVOS CHAMADOS... 4 3.1. Campo Nota... 9 4. DESMEMBRAR CHAMADOS... 10 5. CAPTURAR CHAMADOS

Leia mais