Gabarito comentado orgânica 3ª Série do Ensino Médio Revisional.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gabarito comentado orgânica 3ª Série do Ensino Médio Revisional."

Transcrição

1 Gabarito comentado orgânica 3ª Série do Ensino Médio Revisional. Isomeria. Isomeria Plana: 1- A) Como são isômeros de cadeia, os compostos devem se diferenciar quanto a forma da cadeia (se normal, aberta, ramificada, etc). Portanto, as estruturas dos possíveis isômeros serão: CH 3 CH 2 CH COOH CH 3 CH 3 CH 3 C COOH CH 3 B) O composto seria menos solúvel em água, pois a água é uma substância polar e os grupamentos CH 2 aumentariam a apolaridade da molécula. C) O carbono α é aquele que está ligado ao carbono que possui a função orgânica característica do composto e o grupamento amino é representado por NH 2. Portanto, a estrutura do composto será: CH 3 CH 2 CH 2 CH COOH NH 2

2 2- Seguindo a ordem da tabela teremos as seguintes isomerias: posição, cadeia, cadeia, metameria, posição, metameria, função, função, tautomeria. 3- A) Já que o isômero é de cadeia, deve-se diferenciar a forma da sua cadeia em relação a do ciclopropano, mantendo a mesma fórmula molecular. Sendo assim, a estrutura possível será: CH 3 CH = CH 2 Propeno. B) Sabendo que a fórmula do éter etílico é: CH 3 CH 2 O CH 2 CH 3, e que um álcool terciário possui a hidroxila ligada a um carbono que está ligado a outros dois carbonos, a fórmula estrutural e o nome do álcool será: CH3 CH3 C OH CH3 Metil propanol A) Sabendo que isômeros de cadeia se diferenciam apenas pela forma da cadeia carbônica e que a fórmula da 3-pentanona é: CH 3 CH 2 CO CH 2 CH 3, seu isômero de cadeia será: O CH 3 CH C CH 3 CH 3

3 B) A cetona que apresenta apenas um aldeído de isômero dever ser a propanona, pois caso você troque a carbonila de lugar, não terá mais uma cetona: O CH3 C CH3 5-Podemos ter mais de um par de isômero com os exemplos. Um dele é o propanoato e etila e o etanoato de etila, nos quais o tipo de isomeria é o de compensação: e 6- A) Com a fórmula molecular C 2 H 6 O pode-se formar um éter e um álcool, cuja isomeria presente é a de função e as fórmulas estruturais são: CH 3 CH 2 OH e CH 3 O CH 3 Etanol metóxi-metano. 7- A) Dada a fórmula molecular C 7 H 8 O, para que A, B e C sejam isômeros de posição, todos devem pertencer a classe dos fenóis, diferenciando-se pela posição da hidroxila em relação ao grupamento metila: CH 3 CH 3 CH 3 OH OH OH B) Como a massa molecular será a mesma, para saber quem tem o maior ponto de ebulição deve-se observar a força intermolecular. Portanto, o composto D deve ser um álcool e o composto E um éter:

4 8- A) As funções orgânicas presentes no composto são: b) O composto 3 terá um maior número de isômeros, pois há maior quantidade de substituintes. Isomeria geométrica cis-trans e sistema Z-E. 9- A) B) Nessa molécula podem existir dois tipos de isomeria: No local onde tem-se a dupla, pode ocorrer isomeria geométrica cis-traz, e no local onde tem-se a carbonila (cetona) pode ocorrer tautomeria. c) Isômeros geométricos:

5 Tautômeros: 10- A) Os carbonos onde aparecem as duplas mudam sua configuração de sp 3 para sp 2 B) 11- A) B) cis 1,2 dicloroeteno (cis porque apresenta os ligantes iguais no mesmo plano).

6 Trans 1,2 dicloroeteno (trans porque os ligantes iguais estão em planos diferentes). 12- A) B) Os isômeros constitucionais de cadeia desse alceno podem ser: 13- A) Se o isômero não deve possuir atividade óptica, ele não deve conter carbonos quirais (quatro ligantes diferentes). Portanto esse composto pode ter a seguinte fórmula estrutural: B) Para ter atividade óptica o composto precisa ter carbono quiral. Para haver isomerismo cis-trans, os carbonos da ligação dupla devem apresentar dois ligantes diferentes, portanto, isso não pode acontecer. Isomeria espacial óptica. 14- Isomeria plana: Isômeros de posição (posição da ligação dupla é diferente). Isomeria espacial geométrica: Isoeugenol, pois os carbonos da dupla apresentam dois ligantes diferentes. Número de carbonos assimétricos: Adição de bromo molecular ao grupo alifático significa a quebra da ligação dupla na ramificação do anel aromático.

7 Para o carbono ser assimétrico, seus 4 ligantes devem ser diferentes. Sendo assim, o eugenol terá 1 carbono assimétrico e o Isoeugenol 2 (Indicados por setas nas figuras): 15- A) I Alifática, pois não possui anel aromático. II- Aromática: ciclo de 6 carbonos com ligações duplas intercaladas. B) O composto 2, já que no composto 1 não há carbono quiral C) Fechada (ciclo), heterocíclica(possui átomos que não são de carbonos no ciclo), não ramificada e saturada (não há ligações duplas). 16- Na glicose estão presentes 4 carbonos quirais; e na frutose 3 (Os que estão dentro do circulo). 17- A) Sim, pois apresentam a mesma fórmula molecular: C 3 H 9 N. B) Já que os compostos possuem a mesma massa molecular, a diferença nos pontos de ebulição ocorre devido as forças de interação intermoleculares. Como o composto B estabelece ligações de hidrogêni, que são mais fortes que as existentes no composto A (dipolo-dipolo), sua temperatura de ebulição será maior.

8 18- Letra D. Os compostos possuem a mesma fórmula molecular, porém suas cadeias carbônicas possuem estruturas diferentes. Sendo assim, os compostos serão isômeros. 19- Quando dois compostos estabelecem o mesmo tipo de ligação intermolecular, a diferença na volatilidade se dá pela massa molar, sendo o de menor massa o mais volátil. Portanto, l hidrocarboneto II será o mais volátil. Seu isômero de cadeia terá a seguinte fórmula estrutural: 20-01) Falsa: Para serem isômeros, os compostos precisam apresentar mesma fórmula molecular, porém estruturas ou funções químicas diferentes. Nesse caso, a fórmula molecular do propanaldeído é C 3 H 6 O e a do ácido propanoico é C 3 H 6 O 2. 02) Falsa: O hidrocarboneto de cadeia fechada, porém sem ligações duplas (cicloalcanos) também podem apresentar isomeria geométrica. 04) Verdadeira. 08) Verdadeira 16) Falsa: A propriedades físicas dessas substâncias podem ser as mesmas. 21- Letra B. Os compostos são tautômeros, pois enol e cetona coexistem ao mesmo tempo devido a ressonância da ligação pi ) Verdadeiro: Mesma fórmula molecular, porém A é cetona e B aldeído. 02) Verdadeiro: O composto A só possui o carbono 3 como quiral, portanto 2 isômeros óptcos (2 1 = 2). 04) Verdadeiro: Enol e Aldeído. 08) Verdadeiros: Cetona e enóis.

9 16) Falso: Começa-se a numerar os carbonos de modo que a função orgânica fique no carbono de menor número. Logo, o nome do composto é: 3,4 dimetilpentanona I) Verdadeiro. Os compostos não possuem a mesma fórmula molecular, portanto não são isômeros. O primeiro tem fórmula C 7 H 14 e o segundo C 7 H 12. II) Falsa. Os compostos são isômeros em relação a posição da dupla e não tautômeros. III) Verdadeira. Os compostos possuem mesma fórmula molecular, logo são isômeros, e suas funções químicas são diferentes: o primeiro é um éter e o outro um álcool. IV) Falsa. Os compostos são isômeros de posição. Letra B. 24- Letra D. Como eugenol já possui um oxigênio a mais que os demais compostos, já podemos excluí-los. As fórmulas moleculares do linalol, citronelal e anetol são, respectivamente: C 10 H 8 O, C 10 H 8 O, C 10 H 12 O. Portanto, os isômeros são linalol e citronelal. 25- Letra E. A fórmula molecular do ácido butanoico é C 4 H 8 O 2. Dos compostos citados nas alternativas, somente os da letra E também possuem essa fórmula, logo serão os isômeros. 26- Letra A. O glutamato de sódio possui mais substituintes polares, logo será mais solúvel em água. A alternativa B está incorreta. BHA e BHT não são isômeros, apenas de observar que o BHA tem um oxigênio a mais, já sabemos que não serão isômeros. A alternativa C está incorreta, poi em nenhum composto há a função éster. A alternativa D está incorreta, pois o glutamato de sódio possui mais substituintes polares.

10 A alternativa E já pode ser excluída, pois o ácido sórbico não tem carbono quiral, logo não possui isômeros ópticos. 27- Para saber quais compostos são isômeros é preciso calcular suas fórmulas moleculares: Amostra A: Número de mols de cada elemento: N carbono = 0,66/12 = 0,055 N hidrogênio = 0,13/1 = 0,13 N oxigênio : Massa de oxigênio = 1 (0,66 + 0,13) = 0,21 N oxigênio = 0,21/16 = 0,013 Proporções para fórmula molecular C 0,055/0,013 H 0,13/0,013 O 0,013/0,013 C 4 H 10 O Usa-se o mesmo raciocínio para as outras duas amostras e chega-se na fórmulas: Amostra B: C 2 H 5 O Amostra C: C 4 H 10 O Portanto, os isômeros serão A e C. Letra B. 28- Letra A. O 3 metil buta-1,2-dieno possui e seguinte estrutura: H 2 C = C = C CH 3 CH 3 Portanto, sua fórmula molecular será C 5 H 8, como a do isopropeno. 29- Letra C. Apenas nos compostos 2, 3 e 4 os carbonos das ligações duplas possuem 2 ligantes diferentes.

11 30- Os grupos funcionais das moléculas são aldeído e éter. Já a isomeria da segunda molécula será cis-trans, já que os carbonos das duplas possuem dois ligantes diferentes. 31-Letra D. Estereoisômeros são compostos isômeros cujos átomos são ligados na mesma sequência (a mesma constituição), mas diferem no arranjo de seus átomos no espaço. No caso da letra D, devido a função aldeído e à quantidade de carbonos, não haverá um outro composto que se difere no arranjo de seus átomos. 32 Fórmula estrutural: Obtenção através do óleo vegetal: Triester do ácido cis, cis, 9, 12, octadecadienóico + 3 águas e ácido 9, 12, octadecadienóico + glicerina. 33- Letra B. Como os ligantes diferentes dos carbonos das ligações duplas estão no mesmo plano a molécula será cis. Sabendo que há 18 carbonos na cadeia e que a numeração começão pelo carbono da função, o nome do composto é: Ácido cis, cis, cis, 9, 12, 15 octadecatrienóico. 34-Letra B. I representam funções químicas diferentes (ácido carboxílico e éster). II Diferem-se apenas pela cadeia carbônica. III Compensação: mudança na posição do heteroátomo. IV Tautomeria: Aldeído e Enol. V Geométrica: primeiro é cis e o segundo é trans.

12 35- Letra B. O composto continua apresentando a mesma função química e os mesmos tipos de ligação, o que muda é apenas a posição dos substituintes dos carbonos participantes da ligação dupla. 36-Letra B. Como o composto é cis, os dois átomos de hidrogênio se encontram do mesmo lado do plano. Portanto, o que distancia os dois núcleos é o comprimento da ligação entre hidrogênio e carbono e o comprimento da ligação dupla entre carbonos: 0, ,107 = 0, A) Resveratrol: fenol Pterostilbeno: fenol e éter. B) Devido a ligação dupla, e considerando os ligantes do anel aromático fixo, a isomeria sofrida por esse composto será a isomeria cis trans, já que os ligantes iguais podem estrar no mesmo plano (cis) ou em planos diferentes (trans).

13 38- Letra A: I- Verdadeira: Os ácidos apresentam isomeria cis trans, já que diferenciam-se apenas pela posição dos ligantes dos carbonos que participam das ligações duplas. II Verdadeira: No ácido fumárico, o momento dipolar da molécula será zero, pois os ligantes iguais estando em posições opostas fará com que os vetores sejam cancelados, o que não ocorrerá no ácido maleico, o qual terá momento dipolar diferente de zero. Logo, o ácido fumárico será a polar e o maleico polar, o que explica a maior solubilidade deste. III- Verdadeira: Como a entalpia será menor que zero, o reação será exotérmica. ΔH = ΔHprod Δhreag. ΔH = (- 5525) ΔH = - 20 KJ/mol. 39 Letra D. Existem 6 carbonos participantes de ligações duplas, portanto seis carbonos com hibridização do tipo sp Letra B. A molécula de Noradrenalina apresenta carbono quiral (o que possui a função álcool), porém a de dopamina não apresenta (todos ligantes devem ser diferentes). Como na dopamina todas as hidroxilas estão ligadas ao anel aromático ela não possui a função álcool, somente fenol e nas cadeias de ambos existem insaturações. Portanto, a alternativa correta será a de letra B, já que por possuírem hidrogênio ligado a N e O, os compostos podem estabelecer ligações de hidrogênio. 41 Letra D. A molécula possui três carbonos assimétricos, ou seja, que possuem os três ligantes diferentes (os três centrais). Portanto: Isômeros ópticos: 2 n = 2 3 = 8 Mistura racêmica: 2 n /2 = 2. 3 /2 = A molécula apresenta isomeria óptica, pois possui um carbono quiral:

14 43- Letra A. O limoneno possui apenas um carbono quiral, sendo assim, terá dois isômeros ópticos: 2 1 = Letra C: Quando se tem a mesma quantidade dos dois isômeros teremos uma mistura racêmica e não um composto meso, que é um composto que apesar de apresentar carbonos quirais não possui atividade óptica. 45- Letra A I Verdadeira: A hidroxila está ligada a um carbono que estabelece ligação com outros dois carbonos, logo o álcool é secundário. A reação de oxidação desse álcool é: II Verdadeira: O metóxi etano e o álcool isopropílico apresentam forma molecular C3H8O, portanto são isômeros de função, já que o segundo é um éter.

15 metóx-etano. III- Falsa: Não a isomeria geométrica na molécula e sim constitucional. IV A molécula não possui nenhum carbono com os quatro ligantes diferentes, portanto não possui carbono assimétrico. 46- Letra B. Os dois compostos apresentam dois oxigênios, porém no segundo todas as hidroxilas representam a função fenol, já que estão ligadas ao anel aromático. No primeiro, uma das hidroxilas se liga a um ciclo, portanto, será característico de álcool. 47- Letra B. I Verdadeira: Os nitrogênios presentes nas moléculas representam o grupamento amina. II A morfina só possui um anel aromático (ciclo de 6 carbonos com duplas intercaladas) III A mofina possui 3 átomos de carbono assimétrico e a metadona 1. IV Existe 1 átomo ligado a outros 4 átomos de carbono na metadona. 48 Letra B. 1) Falsa. Os compostos podem e, em alguns casos, devem ser separados. 2) Falsa: Os compostos são isômeros ópticos (desviam plano da luz em sentidos contrários) e para identifica-los usa-se o polarímetro. 3, 4 e 5 são verdadeiras Falsa: Os compostos não possuem mesma fórmula molecular, portanto, não podem ser isômeros: I C 5 H 12 O IV C 3 H 8 O 2- Falsa: enantiômeros são moléculas que são imagens no espelho uma da outra e não são sobreponíveis, nem por rotação, nem por translação. As moléculas I e III são sobreponíveis. 3, 4, 5 são verdadeiras.

16 6- Falsa: Para apresentar atividade óptica é preciso possuir carbono assimétrico (4 ligantes diferentes), o que não acontece em todas as moléculas, como por exemplo na molécula IV. 7-Falsa: Se as disposições estão diferentes, não se trata do mesmo composto. 50 Letra A. O composto possui uma hidroxila ligada a um carbono secundário (se liga a outros dois átomos de carbono). Ele apresenta carbono quiral, portanto tem atividade óptica, não possui anel aromático (ciclo de seis carbonos com duplas intercaladas) e possui 9 átomos de carbono terciário(os que estão circulados na estrutura abaixo). 51- Somente as opções 3 e 4 seriam viáveis, pois para a molécula ser quiral os três ligantes do carbono devem ser diferentes, como já temos metila e fenil, estes não podem ser utilizados. 52- Letra C A estrutura do composto dado é: H 2 C = CH OH Cl

17 Portanto, tem-se 3 carbonos quirais (4 ligantes diferentes), o que resulta em 8 isômeros (2 3 = 8) e 4 misturas racêmicas (2 3 /2 = 4). 53- A única alternativa incorreta é a de letra C, já que enantiômeros se caracterizam por desviar o plano da luz em sentido contrários. 54- I verdadeira: A e B são álcoois e apresentam mesma fórmula molecular, portanto são isômeros. C e D são aldeídos também de mesma fórmula molecular. II Falso: Combustão do composto B: C 10 H 18 O + 29/2 O 2 10 CO H 2 O Combustão do composto D: C 10 H 16 O + 28/2 O 2 10 CO H 2 O III Verdadeiro: Somente o composto A possui carbono com os 4 ligantes diferentes. 55- Letra A. Os isômeros são cis, já que os ligantes iguais se encontram no mesmo plano. 56- Letra A. Somente um carbono (indicado pela seta) da talidomida possui os 4 ligantes diferentes.

18 57 Alternativa E. Pelo gráfico, podemos perceber que a cada 1620 a amostra diminui a sua quantidade pela metade. Por exemplo: de 1620 para 3240 anos, passam-se 1620 anos e a quantidade da amostra cai de 1 kg para ½ kg. 58- Letra B. 59- Letra E. Somente o composto da Letra é possui grupo etóxi. 60 Letra A ou E. As duas alternativas representam o mesmo composto, e as duas podem ser resposta, pois descreve o que diz no texto: Anel aromático, grupo carbonila e duplas ligações intercaladas. Mecanismo de reações orgânicas: 1- A) Heterolítica (molécula polar) : CH 3 +, Br - B) Homolítica (molécula apolar) 2 I C) Heterolítica CH 3 + MgBr. D) Heterolítica CH 3 O - H +

19 E) Homolítica 2 O. 2- Letra E. Dos elementos ligados nos compostos apresentados, o flúor é o que apresenta maior eletronegatividade, portanto, o par eletrônico estará parcialmente deslocado para mais próximo do elemento mais eletronegativo. 3- O efeito mesomérico positivo ocorre quando o átomo ou radical empurra ou afasta o par eletrônico para a cadeia carbônica. Apresentam esse efeito os grupos: amino, hidróxi, alcóxi, halogênios. Já o efeito mesomérico negativo, ocorre quanto o átomo ou radical arrasta o par eletrônico da cadeia carbônica para si. Apresentam esse efeito os grupos: carbonila, carboxila, éster, acila, ciano, nitro. Portanto, a resposta ao exercício será: a) Positivo b) negativo c) positivo d) negativo 4-Letra A. Por ser o elemento mais eletronegativo, o flúor terá efeito indutivo maior. 5- Visto que os compostos pertencem as funções: fenol,ácido carboxílico, amina, álcool e ácido carboxílico, e lembrando que a ordem de acidez é: Ácido carboxílico, fenol,ácool e hidrocarboneto. É preciso lembrar também, que quanto maior o efetio indutivo dos radicais ou grupos substituintes mais fácil a substância liberar H + Portanto, a ordem crescente de acidez será: C, D, A, E, B 6- Letra E. Já que todos pertencem a função orgânica ácido carboxílico, é preciso considerar que quanto maior o efetio indutivo dos radicais ou grupos

20 substituintes mais fácil a substância liberar H +. Logo, o composto é, por possuir 3 cloros, tem maior efeito indutivo, e maior acidez. 7- A) B) O fenol e o ácido carboxílico, pois são receptores de pares eletrônicos e doadores de prótons H +. Dentre eles, o ácido carboxílico tem maior acidez. 8- Composto mais ácido: HCCl 2 COOH. Já que todos pertencem a função orgânica ácido carboxílico, é preciso considerar que quanto maior o efetio indutivo dos radicais ou grupos substituintes mais fácil a substância liberar H +. Composto mais básico: (H 3 C) 2 NH. Os grupos metil são responsáveis pelo efeito indutivo positivo, aumentando a capacidade do compostos em receber prótons H A) Primeiramente, porque são derivadas da amônia (NH 3 ), um composto com características básicas, e segundo, porque apresentam um par de elétrons que podem ser doados. B) C) N(CH 3 ) 3 + CH 3 COOH (CH 3 ) 3 N+OOCCH 3 + H 2 O 10- A) Quanto maior o valor de Ka maior a força do ácido, portanto a ordem crescente de força dos ácidos será: I, III, IV, II.

21 B) O cloro aumenta o efeito indutivo por ser eletronegativo, atraindo os elétrons da nuvem eletrônica do grupo carboxila, o que aumenta a acidez do composto. 11- Letra C. Será o hidrogênio mais ácido, pois faz parte da função ácido carboxílico, que é a função orgânica com maior tendência em doar seu par eletrônico. 12- Letra C. Quanto maior o valor de Ka, maior a acidez e a concentração de H + em solução, e menor o ph. Portanto somente a alternativa C está correta. 13- Letra D. A presença do cloro, que tem alta eletronegatividade, aumenta a estabilidade da base conjugada ) Falsa: O composto 5 é o mais ácido, portanto o de base conjugada mais fraca. 01) Verdadeira: ordem de acidez: ácido carboxílico, fenol, álcool, hidrocarboneto. 02) Verdadeiro: Ao liberar o próton H +, o fenol se torna o íon fenolato. 03) Falsa: A presença do flúor, que tem alta eletronegatividade, aumenta a acidez do composto 5. 04) Verdadeira: Devido às ligações duplas, os compostos 2 e 3 podem sofrer reação de adição e substituição. 15- Letra B, pois a presença dos cloros, que são eletronegativos, favorecem a estabilidade da base conjugada formada e torna mais fácil a liberação do íons H I verdadeira. II Dos grupos presentes no composto, o único que confere basicidade ao composto é o grupamento amida (possui par de elétrons não ligantes). IV A ordem de acidez é: Ácido carboxílico, fenol, álcoois e hidrocarbonetos.

22 17- Letra C. A os compostos miristicina e elemicina não podem ser isômeros estruturais pois o primeiro tem fórmula molecular C 11 H 9 O 3 e o segundo C 11 H 16 O 2, logo, se não possuem a mesma fórmula molecular, não são isômeros. B Somento Isoeugenol possui isomerismo cis-trans, nos demais, os carbonos da ligação dupla não possuem dois ligantes diferentes. C Isoeugenol possui o função fenol, que confere maior acidez ao composto do que a função éter, presente na elemicina. D - Isoeugenol é um fenol (hidroxila ligada diretamente ao anel aromático. E Miristina é um éter, para ser éster era preciso no carbono ligado ao oxigênio ter uma ligação dupla com outro oxigênio. 18- Justificando as falsas: 01) Leite de magnésia (MgOH) e amônia (NH 3 ) são bases inorgânicas 16) São considerados ácidos de Lewis as substâncias capazes de liberar prótons H +, o que não é o caso dos éteres. 19 A) IV compostos que apresentam a função amina são considerados básicos por possuírem par de elétrons para doar. B) III Devido ao efeito indutivo ocasionado pela presença do cloro que tem alta eletronegatividade. C) Reações orgânicas: 1- Na hidrogenação completa, quebram-se todas as ligações duplas do composto:

23 Seu nome será: 3,7 dimetil 1 octanol. 2- A) Haverá sempre quebra das ligações duplas: A C 3 H 6 Cl 2 B C 3 H 7 Cl C C 3 H 7 Br D C 3 H 8 O E C 3 H 6 O B) A 1,2 dicloropropano B 2 Cloropropano C 1- bromopropano (em presença de peróxido, há inversão da regra de Markovnicov) D 2 propanol E Propanona. 3- I Éter II Hidrocarboneto III álcool

24 Reação de hidratação: 4- A) Seguindo a regra de Markovnikov, o hidrogênio será adicionado ao carbono que contém mais ligações com outros hidrogênios, portanto, o principal produto é o 2 bromopropano: B) Nessa reação a dupla se quebra, formando um álcool. Os produtos podem ser: 5- A) B) A: 1 penteno B: 2- pentanol 6- A)

25 B) 7- A) B) Para o composto I: I 3 ligações pi (as duplas). II 12 sigma (as simples entre carbonos e entre hidrogênios). III Hibridização sp 2

26 Para o composto II I - zero ligações pi (não tem dupla) II- 18 ligações sigma III Hibridização sp 3 (todas ligações simples). 8- Letra A. Primeiramente forma-se o carbocátion, ou seja, uma carga positiva em uma das ligações duplas onde ocorrerá a substituição. Em seguida, entram os dois bromos nos carbonos, sendo que depois, um deles reage com hidrogênio, ficando somente um brumo em substituição de um hidrogênio. 9- Na primeira reação teremos a entrada de um bromo em substituição de um hidrogênio. Na segunda, o grupamento metila substitui o hidrogênio e na terceira, um composto carbonílico com um ligante cloro é que seria usado para obter o produto desejado: 10- O tolueno consiste em um anel aromático com um substituinte metila: O grupamento metil é um dirigente orto-para, portanto são esses os produtos formados em maior quantidade (o grupo NO 2 entra nas posições orto, em maior quantidade, e para). Logo: Mononitrados:

27 Di e trinitrados: 11- A) Percebe-se por sua estrutura que o naftaleno é um composto apolar, logo a tendência é que se dissolva em solventes apolares. A água é uma substância com caráter altamente polar, daí o fato de o naftaleno ser insolúvel. Já o etanol, apresenta a parte constituída pela cadeia carbônica apolar, fazendo com com o naftaleno seja um pouco solúvel. B) Porque o naftaleno tende a sofrer substituição no carbono alfa, o que acontece no composto II. Os dois mecanismos são exotérmicos, já que a energia dos produtos é menor que dos reagentes. 12- A)Os carbonos do anel aromático e da carbonila são sp 2 (ligação dupla) e o outro é sp 3 (apenas ligações simples). B) O grupo substituinte já existente é um dirigente meta, logo o produto será:

28 13- A) O grupamento metila é um dirigente orto-para, portanto, os produtos majoritários são: B) o-metil-nitrobenzeno ou 1- metil 2 nitrobenzeno. P metil nitrobenzeno ou 1 metil 4 nitrobenzeno. 14- A 2- pentanol. B 2 pentanona. 15- A)

29 B) Será o 2-cloropentano. 16- A) dadas as fórmulas e massas moleculares de acetofenona e da imina, respectivamente: C 8 H 8 O C 9 H 11 N 120g/mol 133 g/mol Portanto, 1mol de acetofenona produziria 133g de imina, porém o rendimento da reação é de 80%: 133g 100% X 80% X = 106,4 g B) Sabendo que o substituinte do anel aromático é um dirigente meta, o composto X será: 17- A) A desidratação intermolecular ocorre entre dois álcoois, com a saída de uma molécula de água, logo, sobrará um oxigênio unindo o que restou das duas moléculas, formando então um éter. Já na desidratação intra mostrada, apenas retira-se a hidroxila, dando lugar ao cloro. Portanto os compostos resultantes serão:

30 A Etóxietano. B - Cloroetano. B) Isômeros de compensação se diferenciam pela posição do heteroátomo na molécula, logo a fórmula estrutural poderia ser: 18- A) O éter e o éster são, respectivamente: B) 19- As alternativas corretas serão, 01, 02 e ) Falsa: Pode-se utilizar uma base forte como KOH em reações de substituição de haletos para produção de álcool. 08) Falsa: propano não sofre reação de eliminação, as quais ocorrem com álcoois, amidas, derivados halogenado e etc.

31 20-01) Verdadeira: Para formar o propeno, pode-se realizar uma reação de eliminação em um álcool, por exemplo, chamada desidratação intramolecular, onde retira-se água da molécula, formando uma ligação dupla entre os carbonos que perderam o hidrogênio e a hidroxila. Para formar o éter, ocorre substituição do H da hidroxila por um grupamento propila. 02) Falsa: A ordem de acidez dos compostos orgânicos é: Ácido carboxílico, fenol, álcool e hidrocarboneto. 04) Verdadeira: Desidratação intramolecular consiste na retirada de uma molécula de água de uma molécula de álcool, formando um alceno. Desidratação intermolecular consiste na retirada de uma molécula de água de duas moléculas de álcool, formando, portanto, um éter. 08) Verdadeira: A desidratação possível para o metanol é a intermolecular, formando um éter. Ele não consegue formar um alceno, pois há apenas um carbono, não havendo possibilidade de formação da dupla. 16) éter dificilmente sofrem oxidação, mas quando sofrem dão origem a peróxidos de estruturas complexas. 21- I Verdadeira: Desidratação intermolecular consiste na retirada de uma molécula de água de duas moléculas de álcool, formando, portanto, um éter. II Falsa: O nome do composto está correto, porém trata-se de um éter. III Verdadeiro: Desidratação intramolecular consiste na retirada de uma molécula de água de uma molécula de álcool, formando um alceno. IV Verdadeiro: Para ser alceno, o composto precisa ter uma ligação dupla entre carbonos, logo, é preciso que haja, no mínimo, dois carbonos, sendo o alceno obtido na reação dois o de menor massa ) Falsa: O composto A é um alceno, e tem fórmula geral C n H 2n. 02) Verdadeira. 04) A desidratação intramolecular de C é que pode originar A. 08) Verdadeiro; Nos dois compostos, os carbonos estabelecem apenas ligações simples, logo sua hibridação será sp 3. 16) Para ser isômero os compostos precisam ter mesma fórmula molecular, e esses dois compostos não terão, pois etóxietano tem 4 carbonos.

32 32) Verdadeira. 23- Existe isomeria de posição: 24- Em A: n-butano e isobutano Em B: iso-buteno Reações dos reatores 1 e 2, respectivamente: Reações de oxidação e redução: A reação de oxidação ocorre quando o álcool (etanol) é convertido em aldeído (etanal):

33 A reação de redução ocorrem quando H+ reage com O 2, formando H 2 O Gás B III = CO 2 Substância A: Substância B: 1- propanol. Substância C: 2 propanol. 29- A reação ficaria da seguinte forma: CH 3 CH(CH 3 ) COH CH 3 CH(CH 3 ) - COH CO + H 2 + propeno E + H 2 O CH 3 CH 2 CH 2 COH CH 3 CH 2 CH 2 CH 2 - OH

34 A) 1- Butanol B) Fórmula do produto E: São necessários 2 mols. 30- A) O aldeído B é o butanal e o aldeído A é o isobutanal. Os dois aldeídos possuem a mesma quantidade de carbono, sendo assim, para verificar os pontos de ebulição deve-se olhar as ramificações: quem tem mais ramificações tem menor ponto de ebulição. B) 31 A reação seria: C 6 H /3O 3 2 C 3 H 6 O 1mol 2 mols 0,5 mols X X = 1 mol Portanto, só é preciso achar a massa molar do produto (C 3 H 6 O), já que na massa molar tem-se um mol: MM = (12 x 3) + (1 x 6) + 16 = 58 g/mol Rendimento: 58g 100%

35 X 79,3% X = 46g 32- A) 2,5 dimetil 3 octeno B) Na oxidação desse alceno, formarão dois aldeídos. 33- A) B)

36 Reações de esterificação, saponificação e outras. 34- Letra A. No motor dos carros acontece a combustão dos combustíveis. Se a combustão fosse completa, produziria CO 2 e H 2 O. Como produz monóxido de carbono (CO), a combustão é incompleta. 35- Letra C. O biodiesel é uma alternativa para substituição de derivados do petróleo e é uma fonte de combustível que reaproveita a gordura que seria lançada no meio ambiente. 36- Letra B. De acordo com o texto, o óleo de cozinha não deve ser descartado, já que causa poluição e mortandade de seres vivos. Ele deve ser reutilizado, e uma das maneiras de reutilizá-lo é na produção de biodiesel. 37- Letra D. A reação seria: + NaOH + H 2 O. 38- Letra A. A primeira parte do éster (antes do oxigênio) vem do ácido carboxílico a segunda do álcool. Portanto, tem-se o ácido benzoico e o etanol: + CH 3 CH 2 OH.

37 39- A) B) Formará um éster, já que trata-se de uma reação entre ácido carboxílico e álcool (esterificação): 40 O éster etanoato de n-octila será formado pelo ácido etanoico e o octanol (um ácido carboxílico e um álcool reação de esterificação): 41- A) O composto reagente da reação I deve ser um aldeído, já que reagiu com o reativo de Tollens, logo será o propanal: O composto reagente da reação II deve ser uma cetona, já que não reagiu om o reagente de Tollens, logo será a propanona:

38 O composto A será um ácido carboxílico, como é derivado do propanal, será o ácido propanoico: B) Isômeros de função. 42- A) B) 43- A) Sim, pois todos os seus hidrogênios foram substituídos por grupamentos carbônicos. B)

39 44- As alternativas 01, 08, 16 são corretas. A 02 é falsa, pois a reação para produção de um éster é chamada de esterificação. A 04 é falsa, já que o composto se forma pela remoção de água. Reações de compostos de Grignard. 45- A) A reação de um composto de Grignard com aldeído e água produz um álcool, no caso, como o aldeído é o propanal, o composto de Grignard é o etilmagnésio, o álcool será o 3- pentanol. B) Será obtido um álcool terciário, já que a hidroxila está no carbono 3, que estabelece ligações com outros 3 carbonos. Álcoois terciários são obtidos da reação entre cetonas e compostos de Grignard. Logo, para obter o 3 - metil 3 -hexanol, utiliza-se a 2- pentanona: 46- Letra A. Por serem eletrófilos e nucleófilos, os dois compostos são capazes de reagir, formando o álcool em questão. 47-Letra D. Pois o brometo de benzil magnésio tem a seguinte fórmula: 48- A) Os compostos em questão são os seguintes: X: 2,3 Dimetil-2-hexeno; Y = 2-pentanona. Portanto, as fómulas estruturais serão:

40 X: CH 3 C = C CH 2 CH 2 CH 3 CH 3 CH 3 O Y: CH 3 C CH 2 CH 2 CH 3 B) 3-metil-3-hexanol 49-Letra A. O combustível sofre combustão quando motor do carro é acionado, essa combustão (que pode ser completa ou, como na maioria das vezes, incompleta) gera gases quentes e poluentes para mover os pistões no motor. 50-Letra D. A reação de combustão do octano, balanceada, é: C 8 H /2 O 2 8 CO H 2 O 51- Letra C. Observação: A densidade no exercício da apostila está errada, na questão original a densidade do biodiesel é igual a 900kg/m 3 8 bilhões de Kg 100% X 15% X = 1,2 bilhões de Kg de óleo. D = m/v 900 = 1,2 x /V V = 1,2 x / 900 V = 0,00133 x m 3 Para transformar o volume para litros, basta multiplicar por 1000, logo o volume será de 1,33 bilhões de litros. 52- Letra C. A função desses compostos é reagir com oxigênio do ar, numa reação de combustão, formando, portanto, CO 2 e H 2 O. Esses dois compostos, diferentemente dos resultantes da reação do CFC, não reagem com o ozônio.

41 53- Letra C. O álcool (CH 3 -CH 2 OH) é desidratado (reação de eliminação),e transformado em etileno(ch 2 =CH 2 ). O etileno é submetido á reação de polimerização, para a obtenção do polietileno verde (CH 2 =CH 2 ) n. 54- Letra E. O único composto que possui as duplas ligações nas posições 1,4 é o representado na letra E. 55- Letra B. Não ocorrerá reação de adição, pois trata-se de um alcano, que não possui ligação dupla. Fórmula do etano: CH 3 CH Fórmula estrutural: X: Esteárico Y: linoleico 57- Letra D. Os anéis D, E e F são aromáticos, enquanto C não. Os aromáticos precisam de condições enérgicas para sofrerem adição. 58- Letra E. Na reação I ocorre substituição de um hidrogênio do anel aromático por um cloro. Já na reação II, ocorre quebra da ligação dupla pela adição de HBr aos carbonos da instauração. 59- Letra B. A reação de um álcool na presença de ácido sulfúrico e aquecimento leva a desidratação. O etanol, por ser um ácool é mais ácido que o propano (hidrocarboneto), já que a ordem de acidez é ácido carboxílico, fenol, álcool e hidrocarboneto. A oxidação do etanol, por ser álcool primário, resulta em um aldeído. O 2-propanol, devido a maior cadeia, tem ponto de ebulição maior. Por desidratação intermolecular, o éter etílico pode ser obtido pelo etanol.

42 60- A) B) 61- Letra E. A única reação que tem como produto o butanoato de etila é a representada na letra E (a parte antes da carbonila deve vir do ácido e a depois do álcool). 62- Letra D. Maçã e abacaxi não podem ser isômeros pois possuem fórmulas moleculares diferentes (C 7 H 14 O 2 e C 6 H 12 O 2 ). O pepino é preparado com álcool primário (a parte derivada do álcool é a que vem após o oxigênio). A pera não possui carbono assimétrico (4 ligantes diferentes). O pepino não é um heptanoato e sim um etanoato (dois carbonos na parte derivada do ácido carboxílico). Logo, a D está correta, pois a parte derivada do ácido carboxílico é a cadeia carbônica que vem antes da carbonila. 63- Composto carbonílico:

43 -Possibilidade 1: Possibilidade 2: Reagente de Grignard: - Possibilidade 1: BrMg CH 2 CH 2 CH 3 - Possibilidade 2: BrMg CH 3 Haleto de alquila: - Possibilidade 1: Br CH 2 CH 2 CH 3 - Possibilidade 2: Br CH As respostas corretas são I e II. 65- Letra A, por se tratar do benzeno. 66- Letra D. O carbono com maior estado de oxidação é o que estabelece ligação dupla, logo, haverá transformação da carbonila em álcool. 67- Letra D. A fórmula estrutural do C 3 H 6 é: CH 2 = CH CH 3 Na reação de hidratação o composto adquire uma molécula de água, formando um álcool (hidrogênio da água entra no carbono mais hidrogenado e hidroxila

44 no outro carbono participante da insaturação). Esse álcool, ao sofre oxidação irá originar uma cetona, já que é álcool secundário. Já se o composto sofre oxidação direta, forma-se um ácido carboxílico. 68- Letra E. Para produção apenas de ácido carboxílico, no caso o ácido acético, os carbonos participantes da ligação dupla devem ser secundários. Já para produzir cetona e ácido carboxílico, um carbono deve ser secundário e o outro terciário. 69- Não é possível resolver, já que não contém as subtâncias A, B, C, D. 70- Letra A. Na oxidação branda de um alceno é formado um diol, na ozonólise aldeído e cetona, na oxidação energética ácido carboxílico e cetona e na combustão completa são liberados dióxido de carbono e água. A única opção que contém essa sequência é a letra A. 71- Letra A. Apenas as alternativas I e II estão corretas. Os compostos das etapas 1 e 2 não podem ser isômeros, já que não possuem mesma fórmula molecular. O cloro substitui o hidrogênio do carbono menos hidrogenado e o primário é o mais hidrogenado. 72- Letra A. numa transesterificação produz-se álcool e éster.

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente E

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente E 01) D A preferência de substituição obedece a ordem: C terciário C secundário C primário. A halogenação de um alcano se dá por substituição de um átomo de hidrogênio por um halogênio, resultando em um

Leia mais

Química D Semiextensivo V. 3

Química D Semiextensivo V. 3 GABARIT Química D Semiextensivo V 3 Exercícios 01) B 02) B 03) E omposto A: éter omposto B: fenol omposto : álcool Fórmula molecular dos três compostos: 7 8 éter fenol 2 álcool ompostos de mesma fórmula

Leia mais

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos.

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos. Química Orgânica Estuda as propriedades e composição dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico. Alcinos São hidrocarbonetos acíclicos contendo uma única ligação tripla entre

Leia mais

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O Prof. Edson Cruz ISOMERIA Carbonos Hidrogênios Oxigênios H H H C C O H H C O C H H H H H H H C 2 H 6 O C 2 H 6 O Os compostos H 3 C CH 2 OH e H 3 C O CH 3 são ISÔMEROS. ISÔMEROS são compostos diferentes

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D 01) B Composto A: éter Composto B: fenol Composto C: álcool Fórmula molecular dos 3 compostos: C 7 H 8 O Compostos de mesma fórmula molecular e função química diferente isomeria de função. 02) B I. Álcool

Leia mais

REAÇÕES ORGÂNICAS. Prof: WELLINGTON DIAS

REAÇÕES ORGÂNICAS. Prof: WELLINGTON DIAS REAÇÕES ORGÂNICAS Prof: WELLINGTON DIAS REAÇÕES ORGÂNICAS 1. REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO. 1.1. ALCANOS: Por serem apolares sofrem cisão homolítica e a reação ocorre por meio de radicais livres. EXEMPLO: Halogenação

Leia mais

Química E Semiextensivo V. 4

Química E Semiextensivo V. 4 GABARIT Química E Semiextensivo V. 4 Exercícios 01) D A preferência de substituição obedece à ordem: terciário > secundário > primário. A halogenação de um alcano se dá por substituição de um átomo de

Leia mais

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade..

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica X Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica Os compostos orgânicos são as substâncias químicas que contêm carbono e hidrogénio,

Leia mais

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS FUNÇÕES ORGÂNICAS O átomo de carbono: Apresenta capacidade singular de compartilhar elétrons com outros átomos de carbono formando ligações carbono-carbono estáveis. Permite

Leia mais

Quí. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Xandão Monitor: Gabriel Pereira Reação orgânica: Reação de eliminação (exercícios) 09 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. Quando o -bromopentano sofre reação de eliminação, os produtos A e B, abaixo,

Leia mais

Química E Extensivo V. 5

Química E Extensivo V. 5 Química E Extensivo V. 5 Exercícios 01) a) b) 02) F V V F a) Errada. Existem séries homólogas em qualquer função. b) Certa. Na série homóloga, cada membro tem um CH 2 a mais. Massa molecular: 14µ. c) Certa.

Leia mais

Química D Extensivo V. 5

Química D Extensivo V. 5 Química D Extensivo V. 5 Exercícios 01) D H 3 C O 02) D éter H 3 C OH álcool C 2 H 6 O (isômeros) Funções diferentes isomeria de função. 06) D I. C 3 O P III. C 3 H 6 O O II. C 3 O P IV. C 3 O P Isômeros

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta. Devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

1.1. REAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO CARACTERÍSTICA DE COMPOSTOS SATURADOS ( ALCANOS E HALETOS ORGÂNICOS) C A + B X C B + A X

1.1. REAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO CARACTERÍSTICA DE COMPOSTOS SATURADOS ( ALCANOS E HALETOS ORGÂNICOS) C A + B X C B + A X 1.1. REAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO CARACTERÍSTICA DE COMPOSTOS SATURADOS ( ALCANOS E HALETOS ORGÂNICOS) C A + B X C B + A X 1.1.1. SUBSTITUIÇÃO EM ALCANOS ( APOLARES SOFREM CISÃO HOMOLÍTICA) SUBSTITUIÇÃO POR

Leia mais

Química E Extensivo V. 8

Química E Extensivo V. 8 Química E Extensivo V. 8 Exercícios 01) E 02) 05 03) B a) O ataque ao H 2 C = CH 2 é feito pelo H + (regente que precisa de elétrons). Assim, ocorrerá adição eletrófila pois, o H + encontrará os elétons

Leia mais

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver TEMAS VESTIBULARES Q1 Isomeria Quantas vezes caiu no ENEM Complexidade Tempo de estudo a dedicar Videoaulas para estudar Exercícios por resolver 8 3 8h 10 20 Isomeria 05 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. A isomerização

Leia mais

Isomeria. Profº Jaqueline Química Kapa Tarde. Resposta da questão 1: [D]

Isomeria. Profº Jaqueline Química Kapa Tarde. Resposta da questão 1: [D] Resposta da questão 1: [D] [Resposta do ponto de vista da disciplina Biologia] A forma S da talidomida parece comprometer a formação dos vasos sanguíneos nos tecidos embrionários formadores de diversas

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos RTEIR DE ESTUDS III TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H Enol H Fenol Aldeído H H H etona H3 Ácidos arboxílicos

Leia mais

Disciplina: Química C

Disciplina: Química C Disciplina: Química C EXTENSIVO E TERCEIRÃO VOLUME 10 AULA 28 FRENTE: C PÁGINA: 2 EXERCÍCIO: 28.01 a) A redução de um aldeído leva a formação de um álcool primário: (etanal) (etanol) b) Como o grupo funcional

Leia mais

Química D Extensivo V. 8

Química D Extensivo V. 8 Química D Extensivo V. 8 Exercícios 01) B 02) D 1 mol ALCENO 4 mol CO 2 (4 carbonos) Conclui-se que o alceno possui 4 carbonos. 03) E Combustão: C 4 H 8 + 6O 2 4CO 2 + 4H 2 O Forma-se cetona quando o carbono

Leia mais

Química D Semiextensivo V. 2

Química D Semiextensivo V. 2 GABARIT Semiextensivo V. Exercícios 0) A Etanol: Et: dois carbonos. an: ligações simples entre os carbonos. ol: terminação característica do grupo dos álcoois. 0) 0. Errada. Se a hidroxila () estiver em

Leia mais

H 2 C OCH 3 H 2 C OH EXERCÍCIOS DE CLASSE

H 2 C OCH 3 H 2 C OH EXERCÍCIOS DE CLASSE EXERCÍCIOS DE CLASSE 1- De um modo geral, o ponto de ebulição dos compostos orgânicos cresce com o aumento do peso molecular, o que não acontece com os compostos do quadro abaixo: COMPOSTO PESO MOLECULAR

Leia mais

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos Lista de Exercícios Prova Trimestral Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H H H H H H H H Unidade I: Av. Mascote, 913 -

Leia mais

Alcoóis. -Nomenclatura IUPAC: Quantidade de C + tipo de ligação entre C + ol. Ex: Butan-2-ol. Fenóis

Alcoóis. -Nomenclatura IUPAC: Quantidade de C + tipo de ligação entre C + ol. Ex: Butan-2-ol. Fenóis Ácidos e Base -Numa reação entre um ácido e uma base, o ácido atua como o doador de prótons e a base como o aceptor de prótons. O íon H + é considerado um próton, então na reação o ácido perde um H + e

Leia mais

AULA 17. Reações Orgânicas. Prof Taynara Oliveira

AULA 17. Reações Orgânicas. Prof Taynara Oliveira AULA 17 Reações Orgânicas Prof Taynara Oliveira Para que ocorra uma reação química, é necessário que as ligações existentes entre os átomos de uma molécula se rompam e esses átomos se rearranjem, formando

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 12 TURMA INTENSIVA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 12 TURMA INTENSIVA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 12 TURMA INTENSIVA 01. Para os compostos Os grupos CH 3 (A) e OH (D) aumentam a reatividade pois deixam o ciclo mais rico em elétrons, sendo que D é ainda mais reativo

Leia mais

Química E Intensivo V. 1

Química E Intensivo V. 1 GABARIT Química E Intensivo V. Exercícios 0 adeia carbônica normal é a cadeia não ramificada. Nesse tipo de cadeia, existirão apenas carbonos primários e secundários. 0 99 Na cadeia carbônica saturada,

Leia mais

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da função. REVISÃO DE ISOMERIA PLANA E GEOMETRICA 1) Indique

Leia mais

Química E Extensivo V. 4

Química E Extensivo V. 4 Química E Extensivo V. 4 Exercícios 01) D 02) A Exemplo de obtenção de benzoato de sódio: O O COH + NaHCO 3(aq) + CO Na + HO l + CO 2 () 2(g) Ácido benzoico + bicarbonato de sódio Benzoato de sódio 03)

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos linolênico (três duplas entre carbonos) e linoleico (duas duplas entre carbonos). Carbono

Leia mais

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes Funções Orgânicas Resumo UERJ A Química Orgânica é a parte da química que estuda os diversos compostos de carbonos existentes. São compostos com sua base nos átomos

Leia mais

Química E Extensivo V. 8

Química E Extensivo V. 8 Química E Extensivo V. 8 Resolva Aula 9 Aula 0 9.01) E [ ] alceno ácido acético e ácido propanóico enérgica 0.01) ácido acético ácido propanóico U penteno- Aula 1 1.01) Método ofmann :N Rx x R Ṅ (primária)

Leia mais

Alfa Química Série 23 Reações de adição. Propano. 2-cloropropano. 1-bromopropano. Propano-2-ol

Alfa Química Série 23 Reações de adição. Propano. 2-cloropropano. 1-bromopropano. Propano-2-ol 01 Propano 2-cloropropano 1-bromopropano Propano-2-ol 1 02 But-1-eno Butano 1,2-dibromobut-1-eno 2-bromobut-1-eno Butanona 2 03 I. II. Resposta: D 3 04 O esquema apresentado corresponde à reação de hidrogenação

Leia mais

O DIAMANTE POSSUI HIBRIDIZAÇÃO

O DIAMANTE POSSUI HIBRIDIZAÇÃO QUÍMICA ORGÂNICA Pode-se afirmar com certeza que se não fosse pelo Carbono você não estaria lendo essa breve descrição agora. A química orgânica se preocupa com o entendimento da vida dada pelo Carbono

Leia mais

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades Ensino Médio QUÍMICA Data: / / 2012 Atividade: Exercícios de Recuperação Paralela e Anual aula 3 Nome : n o Classe: 2 2MA Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades 1. (Espcex (Aman) 2013) A tabela abaixo

Leia mais

Reações Orgânicas - 1

Reações Orgânicas - 1 Ensino Médio QUÍMICA Exercícios Complementares - Recuperação Paralela Classe: 2 2 a série Reações Orgânicas - 1 1. (Fuvest 1995) O composto A, B e C são alcenos em que os átomos ou grupos de átomos estão

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan e Xandão Monitor: Victor Pontes Isomeria plana: função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 12 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

ISOMERIA. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

ISOMERIA. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I ISOMERIA Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Conceito Podem existir substâncias diferentes com a mesma fórmula molecular fenômeno chamado isomeria; Iso: igual; meros: parte; Portanto,

Leia mais

EMESCAM COLETÂNEA UFES REVISÃO

EMESCAM COLETÂNEA UFES REVISÃO EMESCAM COLETÂNEA UFES REVISÃO GABARITO DISCURSIVAS RESPOSTA DA QUESTÃO 1: a) Definições utilizadas: Carbono primário: aquele ligado a um ou a nenhum outro carbono. Carbono secundário: aquele ligado a

Leia mais

Introdução à Química Orgânica. Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade

Introdução à Química Orgânica. Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade Introdução à Química Orgânica Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos de

Leia mais

Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas.

Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas. Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas Funções que possuem ou derivam do grupo funcional hidroxila ( OH) Ex: a) Etanol Álcool b) Prop 2 en 1 ol Ex:... estiver ligado a um carbono saturado...... estiver

Leia mais

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C C4 OBS.: C Carbono primário: Se o átomo de carbono estiver ligado a um átomo de carbono. Carbono secundário: se um átomo de carbono estiver ligado a dois átomos de carbono. Carbono terciário: se estiver

Leia mais

Química E Extensivo V. 3

Química E Extensivo V. 3 Química E Extensivo V. 3 01) Alternativa correta: A Exercícios O clorofórmio, nome usual do Triclorometano fórmula CHCl 3. É um polialeto, pois possui 3 átomos de Cloro. 02) Respostas: Pentaclorofenol

Leia mais

Química D Intensivo V. 1

Química D Intensivo V. 1 Química D Intensivo V. 1 Exercícios 01) A 07) B Na síntese de Wöhler, o cianato de amônio (inorgânico) foi transformado em ureia (orgânica). 02) 63 01. Certa. 02. Certa. 04. Certa. 08. Certa. 16. Certa.

Leia mais

GRUPO DE ESTUDO

GRUPO DE ESTUDO GRUP DE ESTUD - 2012 QUÍMIA I PRFESSR SUZA 13/08/2012 ISMERIA Isomeria é a propriedade em que compostos diferentes apresentam fórmulas moleculares iguais mais diferentes fórmulas estruturais diferentes.

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [E] D possui cadeia aberta e heterogênea. A reação entre A e B, em meio ácido, forma o éster butanoato de secbutila. B e D são isômeros de função. O composto C possui

Leia mais

EXERCÍCIOS - REAÇÕES ORGÂNICAS Prof. Flokinho

EXERCÍCIOS - REAÇÕES ORGÂNICAS Prof. Flokinho EXERCÍCIOS - REAÇÕES ORGÂNICAS Prof. Flokinho 1) (UEL-PR) Na seqüência de transformações a seguir estão representadas reações de a) combustão e hidrólise. b) oxidação e esterificação. c) hidratação e saponificação.

Leia mais

FUNÇÕES ORGÂNICAS. É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes.

FUNÇÕES ORGÂNICAS. É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. FUNÇÕES RGÂNIAS É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. Hidrocarbonetos ompostos formados por somente hidrogênio e carbono. São apolares, portanto: Insolúveis em água

Leia mais

Revisão III Unidade Isomeria

Revisão III Unidade Isomeria 1 Revisão III Unidade Isomeria 1) Em relação ao ácido lático, cujas fórmulas espaciais estão representadas abaixo, estão corretas as opções, exceto: a) Possui átomo de carbono assimétrico. b) Possui atividade

Leia mais

Resoluções das Atividades

Resoluções das Atividades Resoluções das Atividades Sumário Módulo 4 Sal orgânico, anidrido de ácido carboxílico e haleto de ácido, amina, amida, isonitrila e nitrocomposto Nomenclaturas e aplicações...1 Módulo 5 Isomeria plana

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS As propriedades físicas dos compostos orgânicos podem ser interpretadas, e muitas vezes até previstas, a partir do conhecimento das ligações químicas que unem

Leia mais

1) Representação da reação de hidrogenação (quebra de duplas ligações e entrada de hidrogênio saturando a cadeia) mais perto do grupo carboxílico:

1) Representação da reação de hidrogenação (quebra de duplas ligações e entrada de hidrogênio saturando a cadeia) mais perto do grupo carboxílico: CAP. 5 ISMERIA ESPACIAL GEMÉTRICA (PAG. 98) 1) Representação da reação de hidrogenação (quebra de duplas ligações e entrada de hidrogênio saturando a cadeia) mais perto do grupo carboxílico: Fórmulas estruturais

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA parte 1

QUÍMICA ORGÂNICA parte 1 QUÍMICA ORGÂNICA parte 1 1 QUÍMICA ORGÂNICA Cafeína Vinagre Glicose (É o ramo da Química que estuda os compostos do CARBONO) 2 CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO Carbono primário Ligado diretamente, no máximo, a

Leia mais

LISTA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

LISTA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS Orgânica Na pré-história, o ser humano se limitava a usar materiais que encontrava na natureza, sem provocar neles grandes modificações. A descoberta do fogo trouxe ao ser humano a primeira maneira efetiva

Leia mais

Solução Comentada Prova de Química

Solução Comentada Prova de Química 34. A histamina, estrutura mostrada abaixo, é uma substância orgânica que provoca inchaço e coceira, e que é liberada pelas células de defesa, quando somos picados por insetos. N NH 2 N H Se quisermos

Leia mais

QUÍ MÍCA: ORGA NÍCA ÍV (REAÇO ES)

QUÍ MÍCA: ORGA NÍCA ÍV (REAÇO ES) QUÍ MÍCA: ORGA NÍCA ÍV (REAÇO ES) REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO São assim denominadas porque um hidrogênio da molécula orgânica é substituído por um átomo de halogênio, por um grupo nitro (NO 2 ) ou um grupo

Leia mais

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo. Álcoois, Éteres e Haletos de Alquila

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo. Álcoois, Éteres e Haletos de Alquila Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo Álcoois, Éteres e Haletos de Alquila 1- Álcoois Álcoois são compostos que possuem um ou mais grupos hidroxila

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA - QUÍMICA SOLUÇÃO PC1. A) As estruturas são sobreponíveis, ou seja, pertencem ao mesmo composto. B) Diasteroisômeros, ou seja, são estéreo isômeros, mas um não é imagem do outro.

Leia mais

QUÍMICA 4 VOLUME 1 RESOLUÇÕES - EXERCITANDO EM CASA

QUÍMICA 4 VOLUME 1 RESOLUÇÕES - EXERCITANDO EM CASA QUÍMICA 4 VOLUME 1 RESOLUÇÕES - EXERCITANDO EM CASA Aula 1 01. D 02. B Carbono terciário é aquele ligado a 3 outros átomos de carbono e, nesse caso, esse carbono deve possuir hibridização do tipo sp 3,

Leia mais

Química E Extensivo V. 1

Química E Extensivo V. 1 Química E Extensivo V. 1 Exercícios 01) B 02) D 03) C 04) D 05) C 06) E a) Errada. Cada ligação dupla possui dois elétrons pi. Como existem 11 ligações duplas, segue que o número de elétrons pi é 22. b)

Leia mais

FUNÇÕES ORGÂNICAS E ISOMERIA

FUNÇÕES ORGÂNICAS E ISOMERIA 1. (Espcex) A tabela abaixo cria uma vinculação de uma ordem com a fórmula estrutural do composto orgânico, bem como o seu uso ou característica: Ordem Composto Orgânico Uso ou Característica 1 Produção

Leia mais

Química 5 - Aula ISOMERIA ISOMERIA PLANA ISOMERIA ESPACIAL

Química 5 - Aula ISOMERIA ISOMERIA PLANA ISOMERIA ESPACIAL Química 5 - Aula 12 7 - ISOMERIA 7.1 - ISOMERIA PLANA 7.2 - ISOMERIA ESPACIAL 7. ISOMERIA Considere duas substâncias, A e B, com a mesma fórmula molecular (C 2 H 6 O): a substância A é um líquido incolor,

Leia mais

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio. Química Orgânica

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio. Química Orgânica Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio Química Orgânica 1- PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo A carvona é o componente ativo principal

Leia mais

REAÇÕES ORGÂNICAS As principais reações orgânicas são classificadas em: 1. Adição 2. Eliminação 3. Substituição 4. Esterificação 5. Saponificação 6.

REAÇÕES ORGÂNICAS As principais reações orgânicas são classificadas em: 1. Adição 2. Eliminação 3. Substituição 4. Esterificação 5. Saponificação 6. As principais reações orgânicas são classificadas em: 1. Adição 2. Eliminação 3. Substituição 4. Esterificação 5. Saponificação 6. Oxidação. 1. Adição Na reação de adição, há um aumento no número de grupos

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 1º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE TEORIA 16 ISOMERIA GEOMÉTRICA (CIS-TRANS)

Leia mais

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO SOLUÇÃO OMEE DO BÁSIO SOLUÇÃO B1. [B] Adolf Von Baeyer (1835-1917), diz que: quanto maior a diferença entre o ângulo real e o teórico (afastamento em relação ao ângulo de estabilidade) de um ciclano, maior

Leia mais

Quí. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Xandão Monitor: Gabriel Pereira Reação orgânica: Reação de adição (exercícios) 25 set EXERCÍCIOS DE AULA 1. O cloro ficou muito conhecido devido a sua utilização em uma substância indispensável

Leia mais

Química D Extensivo V. 4

Química D Extensivo V. 4 Química D Extensivo V. 4 Exercícios 01) D 04) B I. II. III. 02) D Nas aminas terciárias, o nitrôgênio se liga a 3 carbonos. Isso ocorre nos dois compostos. 05) A O odor de peixe é provocado principalmente

Leia mais

CH 3 CH 2 CH 2 CH 3 Butano

CH 3 CH 2 CH 2 CH 3 Butano 1. Isomeria Moléculas que têm a mesma fórmula molecular, mas não são idênticas, são chamadas isômeros. s isômeros dividem se em duas classes: isômeros constitucionais e Estereoisômeros. 1.1 Isômeros constitucionais

Leia mais

Reações Orgânicas - Adição e Eliminação

Reações Orgânicas - Adição e Eliminação Reações Orgânicas - Adição e Eliminação Reações Orgânicas - Adição e Eliminação 1. São apresentados, abaixo, quatro compostos pertencentes a várias funções orgânicas: CH 3OH CH 3NH 2 CH 2 = CH 2 A alternativa

Leia mais

Hidrocarbonetos. Alcanos contém somente C e H em ligações simples na sua estrutura. O alcano mais simples e mais abundante é o metano (CH 4 ).

Hidrocarbonetos. Alcanos contém somente C e H em ligações simples na sua estrutura. O alcano mais simples e mais abundante é o metano (CH 4 ). Hidrocarbonetos Quando uma molécula orgânica contém somente átomos de C e H, esta molécula é um HIDROCABONETO. Os hidrocarbonetos podem ser divididos em. Alifáticos: Alcanos Alquenos Alquinos Aromáticos

Leia mais

Colégio Ressurreição Nossa Senhora

Colégio Ressurreição Nossa Senhora Colégio Ressurreição Nossa Senhora 3º ano do Ensino Médio Isomeria: plana, geométrica e óptica Prof. Enio S. Santos Isomeria vem do grego e significa "mesma composição" (iso = mesma(s); meros = partes).

Leia mais

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco

Leia mais

Reações em Aromáticos

Reações em Aromáticos Reações em Aromáticos 01 (Unicamp-SP) Um dos átomos de hidrogênio do anel benzênico pode ser substituído por CH3, OH, Cℓ ou COOH. a) Escreva as fórmulas e os nomes dos derivados benzênicos obtidos por

Leia mais

UFSC. Resposta: = 40. Comentário

UFSC. Resposta: = 40. Comentário Resposta: 08 + 32 = 40 01. Incorreta. O butano não possui isomeria óptica, pois não possui carbono assimétrico. 02. Incorreta. Ao serem liberados para a atmosfera os gases sofrem expansão de volume. 04.

Leia mais

Química E Extensivo V. 3

Química E Extensivo V. 3 GABARIT Química E Extensivo V. 3 Exercícios 01) A clorofórmio, nome usual do Triclorometano, de fórmula 3. É um polialeto, pois possui 3 átomos de oro. 05) idrocarbonetos halogenados contêm, além de hidrogênio

Leia mais

Revisão dos Conteúdos de Química

Revisão dos Conteúdos de Química Revisão dos Conteúdos de Química Profª Rejane C. Barcellos 3º ANO Ensino Médio Assuntos trabalhados em Química: 1 Trimestre: Propriedades Físicas dos compostos orgânicos e Reações Químicas 2 Trimestre:

Leia mais

carbonos hidrogênios oxigênio C 2 H 6 O

carbonos hidrogênios oxigênio C 2 H 6 O ISOMERIA carbonos hidrogênios oxigênio O O 2 6 O 2 6 O Os compostos 3 2 O e 3 O 3 são ISÔMEROS ISÔMEROS são compostos diferentes que possuem a mesma fórmula molecular A este fenômeno damos o nome de ISOMERIA

Leia mais

Química Orgânica 2016

Química Orgânica 2016 Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco durante a invasão holandesa e contêm um

Leia mais

Gabarito-R Profº Jaqueline Química. a) Dados: Solubilidade do KOH em etanol a 25 C

Gabarito-R Profº Jaqueline Química. a) Dados: Solubilidade do KOH em etanol a 25 C 1: a) Dados: Solubilidade do KOH em etanol a 25 C 40 g em 100 ml. Adicionou-se 1,5 g de KOH a 35 ml de etanol, agitando-se continuamente a mistura. 100 ml (etanol) 40 g (KOH) 35 ml (etanol) mkoh mkoh 14

Leia mais

UFSC. Química (Amarela) , temos 10 mol de Mg, ou seja, 243 g de Mg. Resposta: = 98. Comentário

UFSC. Química (Amarela) , temos 10 mol de Mg, ou seja, 243 g de Mg. Resposta: = 98. Comentário Resposta: 02 + 32 + 64 = 98 01. Incorreta. carbonato de magnésio é um sal insolúvel em H 2, logo não dissocia-se em Mg 2+ e (aq) C2. 3(aq) 02. Correta. 12 Mg 2+ = 1s 2 2s 2 2p 6 K L 04. Incorreta. É um

Leia mais

Platão Comenta Prova Específica de Química UEM julho de 2009 Gabarito 1

Platão Comenta Prova Específica de Química UEM julho de 2009 Gabarito 1 Platão Comenta Prova Específica de Química UEM julho de 2009 Gabarito 1 NÚMER DA QUESTÃ: 01 Resposta: 05 - nível fácil 01) CRRETA. Ao acionar o interruptor, os íons cobre (Cu +2 ) presentes em solução

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Considerando que, a uma certa temperatura,

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Assinale a alternativa correta.

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Em um reator, colocam-se 1,0 mol

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Os números de oxidação dos átomos

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA Reações Orgânicas - Substituição Prof. Jackson Alves

QUÍMICA ORGÂNICA Reações Orgânicas - Substituição Prof. Jackson Alves QUÍMICA ORGÂNICA Reações Orgânicas - Substituição Prof. Jackson Alves Reações de Substituição Reações características de compostos saturados (alcanos, haletos de alquila) e compostos aromáticos. um grupo

Leia mais

Química E Intensivo V. 2

Química E Intensivo V. 2 GABARIT Química E Intensivo V. Exercícios 01) Série homóloga diferem por um. Série isóloga diferem por um. Série heteróloga possuem o mesmo número de carbonos, porém são de funções diferentes. 6 3 8 4

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ISOMERIA

EXERCÍCIOS DE ISOMERIA EXERCÍCIOS DE ISOMERIA Questões: 01. (PUC-SP) Os dois compostos 3 C O e 3 C C 2 O demonstram que caso de Isomeria? a) cadeia b) posição c) composição d) função e) tautomeria 02. (FMU) O equilíbrio 3 C

Leia mais

Reações de Oxidação e Substituição. Karla Gomes Diamantina-MG

Reações de Oxidação e Substituição. Karla Gomes Diamantina-MG Reações de Oxidação e Substituição Karla Gomes Diamantina-MG Reações de oxidação Envolvem aumento no estado de oxidação (Nox) dos átomos presentes em uma molécula. De forma geral: Substância orgânica (redutora)

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Assinale a alternativa correta.

Leia mais

O que você deve saber sobre REAÇÕES ORGÂNICAS

O que você deve saber sobre REAÇÕES ORGÂNICAS O que você deve saber sobre São reações químicas que ocorrem com compostos orgânicos, e normalmente são lentas. Para que haja uma reação, é necessária a quebra das ligações moleculares dos reagentes. Tais

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Assinale a alternativa incorreta.

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 A quantidade de Na 2 CO 3.10H 2

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Considere que, a 25 o C, temos

Leia mais

Cadeias Carbônicas. ecstasy

Cadeias Carbônicas. ecstasy Cadeias Carbônicas ecstasy GEMETRIA D CARBN TETRAÉDRICA 4 ligas simples 109º 28 TRIGNAL 2 ligas simples 1 liga dupla 120º LINEAR 2 ligas duplas ou 1 liga simples 1 liga tripla 180º CADEIAS ABERTA ou ACÍCLICA

Leia mais

Química E Extensivo V. 6

Química E Extensivo V. 6 Química E Extensivo V. 6 Exercícios 01) C Para analisar a densidade eletrônica no carbono é necessário verificar os elementos ligados ao átomo em questão. Caso ligante seja eletronegativo, tende a atrair

Leia mais

Monitoria de Reações Orgânicas

Monitoria de Reações Orgânicas Monitoria de Reações Orgânicas Revisão de Reações Orgânicas: Panorama Geral Parte I Análise dos Exercícios: Informa as condições de reação; Destaca quem são os reagentes e/ou os produtos; Contexto da reação

Leia mais