Check-list. para escolher o local do próximo evento técnico-científico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Check-list. para escolher o local do próximo evento técnico-científico"

Transcrição

1 Check-list para escolher o local do próximo evento técnico-científico

2 2 Check-list para escolher o local do próximo evento técnico-científico A forma como as sociedades científicas tratam os eventos que promovem precisa ser cada vez mais profissional para atender a expectativa de seus associados. A próxima edição tem que ser melhor que a anterior. E isso começa a ser desenhado já no processo de escolha do local do evento, que é um grande atrativo para os participantes, além de ter implicações logísticas, de infraestrutura e comerciais que podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. A grade de programação com os temas que serão tratados é relevante, mas o local sempre agrega outras motivações, como a chance do associado fazer turismo de lazer ou benefícios para acompanhantes. Por isso, preparamos um check-list com os 50 pontos que devem ser observados no processo de escolha do local de um evento técnico-científico. Confira.

3 3 Check Comissão de eventos 01 Caso ainda não tenha uma, criar a comissão que deve ser formada por membros da diretoria para ficar responsável pela organização dos eventos da entidade. 02 Definir calendário de reuniões da comissão de eventos da sociedade científica. 03 Estabelecer quais as tarefas da comissão relacionadas com a escolha do local do evento com suas respectivas datas de conclusão e instruir equipe administrativa da entidade sobre o assunto. 04 Estabelecer qual será o poder da comissão para decidir ou vetar um local ou outro. 05 Decidir quem deve participar da comissão visando a escolha do local do próximo evento (no caso de entidades nacionais, representantes de seções locais podem ser agregados para contribuir com sugestões). Evento anterior 06 Reunir informações que mostrem como foi a repercussão do evento anterior junto aos associados, ao trade turístico e ao público em geral. 07 Avaliar todos os resultados alcançados com base nas estimativas estabelecidas para número de participantes e retorno financeiro. 08 Apontar quais foram os acertos do evento anterior e como a escolha do local pode ter contribuído para isso. 09 Conferir também erros que tenham sido verificados pela própria comissão ou apontados pelos participantes como fator de insatisfação com deslocamento, clima ou instalações. Tipo de evento 10 Estudar qual o formato principal do evento a fim de filtrar a busca das melhores opções. 11 A partir das atividades definidas para a programação, como reuniões, palestras, exposições, mini-cursos ou oficinas, avaliar as necessidades de diferentes espaços para suportar o tipo de evento escolhido. 12 Prever o número estimado e a origem dos participantes baseado no histórico do evento.

4 4 Orçamento 13 Estudar todas as demandas para a escolha do local ( pesquisa, visita técnica, divulgação etc) e calcular qual será o impacto no orçamento total para a realização do evento. 14 Preparar apresentação detalhada do orçamento para avaliação e aprovação da diretoria da sociedade científica e que poderá ser levada para chancela dos associados em assembleia. 15 Apontar quais são as fontes de recursos existentes e quais podem ser criadas para concretizar a escolha do local. 16 Incluir possíveis vantagens na negociação com cidades, centro de eventos ou hotéis a partir de patrocínios ou permutas. 17 Prever uma quantia financeira para servir de caixa e que será usada pela entidade para cobrir possíveis despesas extras durante o evento com o espaço, com o hotel ou com os fornecedores. Regras de candidatura 18 Revisar as regras para candidaturas de cidades-sede e de centros de eventos vinculados a hotéis ou não. 19 Atualizar itens das regras que possam estar em desacordo com a conjuntura econômica (câmbio, juros...) ou que precisem estar adequados a novas determinações estatutárias da entidade ou do conselho que congrega os profissionais da área. 20 Caso ainda não tenha, estruturar as regras para candidaturas que irão guiar todo o processo de escolha do local. Critérios para seleção 21 Estabelecer qual será o critério para decidir a localização, caso não haja uma regra prevendo esta etapa. 22 Apontar qual será a influência das condições climáticas para a escolha do local. 23 Ter claro o cenário econômico com o objetivo de atingir um equilíbrio financeiro que viabilize a realização do evento e a participação dos associados. 24 Reunir informações com entidades e autoridades que mostrem o quadro atualizado de áreas como segurança, transporte e saúde de possíveis locais para o evento.

5 5 25 Dar atenção especial para o deslocamento dos associados até o evento, avaliando custos e qualidade da malha aérea e viária. 26 Definir se haverá a participação dos associados no processo de seleção do local do evento seja por meio de pesquisa, seja por meio de canal específico para o envio de sugestões. 27 Reunir histórico do local a cidade, o hotel e o centro de eventos que poderá vir a sediar o próximo evento da entidade. 28 Analisar o histórico do local como sede de eventos para conhecer a qualidade do que é oferecido e estabelecer parâmetros de comparação com o que se deseja. 29 Definir quais apoios locais são decisivos para que uma cidade seja a escolhida para sediar o evento. 30 Definir quais as vantagens extras que poderão ser consideradas no momento de decidir a disputa entre destinos-sede. Cronograma 31 Definir qual será a data do evento. O período entre maio e setembro, com exceção de julho é considerado a baixa temporada de eventos, com as melhores chances para conseguir tarifas promocionais em hotéis e com outros prestadores de serviços. Importante ficar atento aos feriados, pois são períodos de alta ocupação e todas as negociações podem ser mais difíceis. 32 Verificar a capacidade da rede hoteleira para o recebimento e hospedagem do número de participantes nas datas do evento. 33 Analisar qual o impacto da escolha do local na rotina dos associados, incluindo disponibilidade de vôos e possíveis dificuldades para deslocamento. 34 Definir também todas as datas relacionadas ao processo de escolha do local do evento.

6 6 Local do evento 35 Definir o tamanho do local que receberá o evento com base nas necessidades relacionadas ao formato e ao número estimado de participantes. 36 Listar todas as características técnicas do evento que deverão fazer parte das propostas de candidatos a ser sede. 37 Decidir se haverá prioridade para espaços de eventos que sejam independentes ou para os que pertençam a hotéis ou resorts. 38 Listar quais as vantagens de optar pelo local independente ou pelo local vinculado a hotéis ou resorts. Hospedagem 39 Listar opções para hospedagem disponíveis para analisar se a cidade comporta o número estimado de participantes. 40 Decidir o tipo de hospedagem que será oferecido aos participantes, caso o evento ocorra em local fora de um hotel ou resort. 41 Discutir quais as condições para negociação de valores com a rede hoteleira com base nas características do evento (principalmente o número estimado de participantes e o total de dias de realização de eventos). 42 Definir quais os serviços extras devem estar incluídos na parceria com hotéis ou resorts. 43 Estabelecer quais pontos deverão ser analisados no portfólio dos hotéis ou resorts e quais serão mais importantes na decisão de escolha para atender aos participantes.

7 7 Perfil dos fornecedores 44 Listar as áreas dos fornecedores que deverão ser contratados na cidade que irá sediar o evento. 45 Apontar quais serão os critérios de qualidade e de entrega para a contratação dos serviços terceirizados. 46 Decidir se a contratação de alguns fornecedores será de responsabilidade da comissão ou se a tarefa será totalmente terceirizada com empresa especializada em organização de eventos. 47 Listar todos os procedimentos relacionados à contratação dos prestadores de serviços desde prazos para o envio de propostas até datas de pagamento e documentos necessários para cadastro. Divulgação do processo 48 Definir como será divulgado o processo de escolha do local do evento, caso ainda não constem nas regras de candidatura. 49 Definir também como será a forma para envio de propostas e como a proposta vencedora será escolhida e divulgada. Prioridades 50 Estabelecer períodos de avaliação do processo de escolha do local e eleger quais devem ser as prioridades de cada nova etapa.

8 A Pires & Associados é uma empresa dedicada ao negócio do turismo e de eventos, com ênfase na captação de eventos e assessoria para entidades associativas. A experiência de sua equipe é a marca de profissionalismo e de referência para seus clientes e parceiros. Desde 1993 nos dedicamos a encontrar soluções para clientes que trabalham no setor, trazendo uma rede de relacionamentos de alto valor, tanto no Brasil como no exterior. Entender as necessidades de nossos clientes e construir soluções sob medida na área de turismo e eventos é nosso modelo de negócios. A representação do Costão do Santinho Resort, Golf & Spa, em todo o Estado de Santa Catarina, já completou 20 anos de parceria. A Pires é responsável pela captação de eventos, congressos, feiras e hóspedes para o empreendimento. Nos últimos anos, a Pires tem sido premiada como a campeã nacional de vendas nas convenções do Costão do Santinho. Cerca de 60 eventos são captados em média por ano para o Centro de Eventos catarinense. A partir desta expertise e com as transformações recentes no mercado de eventos, a Pires e Associados amplia sua atuação para outros estados para gerar novos negócios com o banco de eventos e relacionamentos que construiu nestas duas décadas. Ao mesmo tempo, a experiência com a captação de eventos técnico-científicos proporcionou à Pires um entendimento do papel dos eventos nas sociedades científicas que permite oferecer um novo serviço: assessoria para planejamento e organização do processo de candidatura de eventos associativos, além de orientação para entidades na escolha de um empreendimento que atenda as necessidades de seus eventos.

9 /pireseassociados/ /PiresAssociados /pireseassociados /+PireseassociadosBr

VERSÃODIGITAL CHECK-LIST PARA ORGANIZAR EVENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO

VERSÃODIGITAL CHECK-LIST PARA ORGANIZAR EVENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO VERSÃODIGITAL CHECK-LIST PARA ORGANIZAR EVENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO Introdução A forma como as sociedades científicas tratam os eventos que promovem é peculiar de cada entidade e cada vez mais se tornam

Leia mais

<Edição> Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação <Ano> <Cidade, Estado> <Site da proposta> <Tema para esta Edição> Proposta de Sede

<Edição> Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação <Ano> <Cidade, Estado> <Site da proposta> <Tema para esta Edição> Proposta de Sede Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação Proposta de Sede Autores: Candidato(a) a Organizador(a) Geral Candidato(a) a Vice

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA Capítulo 1: das disposições gerais O Congresso Brasileiro de Patologia (CBP), de acordo com o estatuto vigente da SBP, é evento científico da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), bienal, que congrega

Leia mais

ANEXO 1 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

ANEXO 1 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS ANEXO 1 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS Prospect - prospecção mercadológica comercial O Prospect é uma prospecção de mercado in loco realizada por equipe técnica especializada com o objetivo de buscar informações

Leia mais

A estrutura das atividades do X Encontro Estadual de História, edição 2010, deverá preferencialmente apresentar-se da seguinte forma:

A estrutura das atividades do X Encontro Estadual de História, edição 2010, deverá preferencialmente apresentar-se da seguinte forma: 1.ª CIRCULAR Chamada para candidaturas à sede da edição 2010 do X ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA promovido pela ANPUH-RS Através desta chamada, a Diretoria e o Conselho da Associação Nacional de História

Leia mais

CONVENÇÃO DE FRANQUEADOS 2016

CONVENÇÃO DE FRANQUEADOS 2016 CONVENÇÃO DE FRANQUEADOS 2016 MANUAL DE INSCRIÇÕES Local A Convenção de Franqueados 2016 está chegando! Mais uma vez estaremos juntos para discutirmos os temas relevantes ao nosso negócio, conhecer a estratégia

Leia mais

Não é possível exibir esta imagem no momento.

Não é possível exibir esta imagem no momento. Não é possível exibir esta imagem no momento. QUEM SOMOS Um grupo de empreendedores hoteleiros de todos os portes da região de Bombinhas, Itapema e Porto Belo - estado de SC; Iniciamos nossas atividades

Leia mais

Etours Brazil Holding Group Rua Xavier da Silveira 22/a Copacabana Rio de Janeiro (RJ) Brazil

Etours Brazil Holding Group Rua Xavier da Silveira 22/a Copacabana Rio de Janeiro (RJ) Brazil Etours Brazil Holding Group Rua Xavier da Silveira 22/a 22061-010 Copacabana Rio de Janeiro (RJ) Brazil A Etous Brazil Holding Group è uma Destination Management Company (DMC), que supervisiona a organização

Leia mais

Florianópolis, 16 a 18 de maio de 2018

Florianópolis, 16 a 18 de maio de 2018 Florianópolis, 16 a 18 de maio de 2018 O EVENTO A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) representante nacional e internacional das Entidades Empresariais da Indústria da Construção e do Mercado

Leia mais

CASE - MARKETING DE DESTINO PARA EVENTOS

CASE - MARKETING DE DESTINO PARA EVENTOS CASE - MARKETING DE DESTINO PARA EVENTOS Premissas Importantes Os eventos têm importância significativa na área do turismo, além de ser a atividade que mais crescem nesse segmento. Segundo Zanella (2003),

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES DO PROGRAMA RIO DE JANEIRO A JANEIRO

PERGUNTAS FREQUENTES DO PROGRAMA RIO DE JANEIRO A JANEIRO riodejaneiroajaneiro.com.br PERGUNTAS FREQUENTES DO PROGRAMA RIO DE JANEIRO A JANEIRO O programa Rio de Janeiro a Janeiro é uma parceria dos Governos Federal e Estadual, Prefeitura Municipal do Rio de

Leia mais

Uma visão 360 o da Pecuária de Corte

Uma visão 360 o da Pecuária de Corte Uma visão 360 o da Pecuária de Corte 21 e 22 de outubro de 2015 Foz do Iguaçu PR Brasil Realização: www.beefexpo.com.br www.facebook.com/beefexpo O evento será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de

Leia mais

NÓS SOMOS O GRUPO DONNA

NÓS SOMOS O GRUPO DONNA NÓS SOMOS O GRUPO DONNA Nesta apresentação você vai: CONHECER O GRUPO CONHECER A FABIANA SBARRAE DESCOBRIR COMO PODEMOS TE AJUDAR DIFERENTES E UNIDOS Acreditamos que quando um conjunto diferente de pessoas

Leia mais

VOU A NEGÓCIOS, VOLTO A LAZER

VOU A NEGÓCIOS, VOLTO A LAZER REGULAMENTO DA PROMOÇÃO VOU A NEGÓCIOS, VOLTO A LAZER Art. 1º - PROMOTOR DO EVENTO: Sindmóveis Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves CNPJ: 89.431.101/0001-30 Rua Treze

Leia mais

Projeto de Patrocínio Empresas

Projeto de Patrocínio Empresas Projeto de Patrocínio Empresas Apresentação A Ordem dos Advogados do Brasil OAB, instituição criada em 1930 e que hoje congrega cerca de 1.000.000 de profissionais em todo o País, realizará a sua XXIII

Leia mais

Plano de Aula - Turismo, Hotelaria e Eventos - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Turismo, Hotelaria e Eventos - cód Horas/Aula Plano de Aula - Turismo, Hotelaria e Eventos - cód. 4991-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Princípios de Turismo Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Princípios de Turismo Aula 3 Continuação do Capítulo

Leia mais

SUGESTÃO DE ITENS PARA PROPOSTA DE EVENTO. Disciplina: Organização e Administração Desportiva Professor: Edson Farret

SUGESTÃO DE ITENS PARA PROPOSTA DE EVENTO. Disciplina: Organização e Administração Desportiva Professor: Edson Farret SUGESTÃO DE ITENS PARA PROPOSTA DE EVENTO Disciplina: Organização e Administração Desportiva Professor: Edson Farret EVENTOS Por categoria Institucional ou promocional; Por área de interesse: esportivo,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA- UNIVAP FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES- FCA PUBLICIDADE E PROPAGANDA

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA- UNIVAP FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES- FCA PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA- UNIVAP FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES- FCA PUBLICIDADE E PROPAGANDA PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE EVENTOS E MEETINGS REGIONAIS NA INDÚSTRIA FARMACEUTICA. Janine Andrade

Leia mais

Conheça a Casa da Indústria. e junte-se a nós pelo futuro do setor

Conheça a Casa da Indústria. e junte-se a nós pelo futuro do setor Conheça a Casa da Indústria e junte-se a nós pelo futuro do setor Conheça o IBP Início das Atividades 1957 2017 Missão Promover o desenvolvimento do setor nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, visando

Leia mais

Guia do Participante

Guia do Participante Guia do Participante Prezado Participante da 15ª Expoepi, É uma alegria contar com você em mais esta edição da Expoepi. Este guia tem a finalidade de orientar os participantes com informações de como proceder

Leia mais

Estudo do Perfil do Turista de Eventos Ano 2016

Estudo do Perfil do Turista de Eventos Ano 2016 Estudo do Perfil do Turista de Eventos Ano 2016 Agradecimento O Estudo do Perfil do Turista de Eventos de Gramado e Canela é resultado da parceria de diversas instituições públicas que entenderam a importância

Leia mais

LEI MUNICIPAL N 2.565/2013 INSTITUI O PROGRAMA CONHEÇA DOMINGOS MARTINS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL N 2.565/2013 INSTITUI O PROGRAMA CONHEÇA DOMINGOS MARTINS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI MUNICIPAL N 2.565/2013 INSTITUI O PROGRAMA CONHEÇA DOMINGOS MARTINS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Domingos Martins, Estado do Espírito Santo, faz saber que a Câmara Municipal aprovou

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO EXPOSITOR ABAV EXPO

GUIA PRÁTICO DO EXPOSITOR ABAV EXPO GUIA PRÁTICO DO EXPOSITOR ABAV EXPO 2017 INTRODUÇÃO Fazer parte da ABAV Expo representa um posicionamento para todo o mercado de turismo. A partir do nosso compromisso com o seu sucesso na feira da maior

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Eventos CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE MATRIZ CURRICULAR. Módulo 1

Curso Técnico Subsequente em Eventos CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE MATRIZ CURRICULAR. Módulo 1 Curso Técnico Subsequente em Eventos CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE MATRIZ CURRICULAR Módulo 1 Unidades Curriculares Fundamentos de Hospitalidade e Turismo (modalidade: ensino à distância) Fundamentos

Leia mais

APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR

APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR 1 ASSESSORIA DE IMPRENSA / RP INTERNACIONAL São Paulo, 17 de maio de 2010 Local: Sheraton WTC São Paulo / SP 2 PONTOS-CHAVE DE DISCUSSÃO Para que serve

Leia mais

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO SOUTH BY SOUTHWEST 2018

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO SOUTH BY SOUTHWEST 2018 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO SOUTH BY SOUTHWEST 2018 1. INTRODUÇÃO Uma das metas estabelecidas pela Apex-Brasil, período 2015-2019, é incrementar as exportações brasileiras e ampliar o número de empresas

Leia mais

Guia de captação de eventos para hotéis e resorts

Guia de captação de eventos para hotéis e resorts Guia de captação de eventos para hotéis e resorts Sumário Introdução e cenário 3 Mercado em crescimento 4 Por onde começar 7 O que fazer 14 Como ter melhores resultados 18 Check-list da captação 22 Conclusão

Leia mais

VALE DO SILÍCIO 18/11 19/11 11/11 12/11. Seminário Internacional. efigie.com.br T: Chegada BRA.

VALE DO SILÍCIO 18/11 19/11 11/11 12/11. Seminário Internacional. efigie.com.br T: Chegada BRA. efigie.com.br T: 19 4141.1515 contato@efigie.com.br Seminário Internacional EUA 2017 Saída BRA Chegada US 11/11 12/11 Saída US Chegada BRA 18/11 19/11 Público-alvo Estudantes e professores da INOVA Business

Leia mais

Bem-vindos ao Festival das Cataratas

Bem-vindos ao Festival das Cataratas Bem-vindos ao Festival das Cataratas O Festival das Cataratas é um dos eventos mais importantes na geração de negócios e divulgação dos atrativos turísticos de todo o Mercosul. Já consolidado, está na

Leia mais

Projeto de Patrocínio Faculdades

Projeto de Patrocínio Faculdades Projeto de Patrocínio Faculdades Apresentação A Ordem dos Advogados do Brasil OAB, instituição criada em 1930 e que hoje congrega cerca de 1.000.000 de profissionais em todo o País, realizará a sua XXIII

Leia mais

EXPOFANCHISE LISBOA 2011

EXPOFANCHISE LISBOA 2011 EXPOFANCHISE LISBOA 2011 Nos negócios em parceria, o contato pessoal é a chave do sucesso! Finalmente acontece a oportunidade para visitar a Expofranchise Lisboa que é considerada uma feira de oportunidades

Leia mais

PLANEJAMENTO Dicas para utilização do sistema e solicitação de ações

PLANEJAMENTO Dicas para utilização do sistema e solicitação de ações PLANEJAMENTO 2017 Dicas para utilização do sistema e solicitação de ações Capacitação, formação e desenvolvimento profissional Objetivos Ampliar o acesso das cooperativas à educação em gestão cooperativista,

Leia mais

O 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

O 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA O 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA ÁGUA COMO UMA PRIORIDADE GLOBAL O tema água já havia surgido por quatro vezes na lista de riscos e emergências globais do relatório do Fórum Econômico Mundial mas, em 2015, foi

Leia mais

MANUAL SOBRE CURSO E OFICINA

MANUAL SOBRE CURSO E OFICINA DIRETORIA DE EXTENSÃO RURAL DER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - DEED MANUAL SOBRE CURSO E OFICINA CURSO O que é: Método que produz conhecimentos de natureza teórica e prática, com programação específica,

Leia mais

EVENTO ECRM NATURAL, ORGANIC & SPECIALTY FOODS

EVENTO ECRM NATURAL, ORGANIC & SPECIALTY FOODS EVENTO ECRM NATURAL, ORGANIC & SPECIALTY FOODS INSCREVA-SE: https://docs.google.com/forms/d/1bw5mmvn4l7wvdoolycm7_ulqxwdrijrjm7 4FBUlwInM/viewform SITE OFICIAL: https://ecrm.marketgate.com/events/2016/08/naturalorganicandspecialtyfoods.aspx

Leia mais

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO . SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRATÉGIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 5 OTIMIZANDO O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 9

Leia mais

Diagnóstico da Rede Hoteleira do Município de Santa Teresa/ES DIAGNÓSTICO DA REDE HOTELEIRA DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA/ES SANTA TERESA ES

Diagnóstico da Rede Hoteleira do Município de Santa Teresa/ES DIAGNÓSTICO DA REDE HOTELEIRA DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA/ES SANTA TERESA ES DIAGNÓSTICO DA REDE HOTELEIRA DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA/ES SANTA TERESA ES NOVEMBRO DE 2015 PREFEITO MUNICIPAL CLAUMIR ANTÔNIO ZAMPROGNO VICE PREFEITO ZIGUIMAR BUSS SECRETÁRIO DE TURISMO E CULTURA MURILO

Leia mais

Gestão de Eventos AULA 5. Temas: Planejamento, Organização e Divulgação de Eventos

Gestão de Eventos AULA 5. Temas: Planejamento, Organização e Divulgação de Eventos Gestão de Eventos AULA 5 Temas: Planejamento, Organização e Divulgação de Eventos Planejamento, Organização e Divulgação de Eventos Para se realizar um excelente evento, é essencial que se estabeleça uma

Leia mais

Salão MICE- ABEOC BRASIL. Alavancando negócios, garantindo resultados

Salão MICE- ABEOC BRASIL. Alavancando negócios, garantindo resultados Salão MICE- ABEOC BRASIL Alavancando negócios, garantindo resultados 25 anos de networking gerando negócios FESTIVAL DO TURISMO DE GRAMADO Feira de destinos, produtos e serviços, situada entre as melhores

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES PROMOÇÃO VOLTA AO MUNDO FERRARI

DÚVIDAS FREQUENTES PROMOÇÃO VOLTA AO MUNDO FERRARI DÚVIDAS FREQUENTES PROMOÇÃO VOLTA AO MUNDO FERRARI 1) Quem pode participar da Promoção Volta ao Mundo Ferrari? Podem participar todas as pessoas maiores de 18 anos, titulares de conta-corrente individual

Leia mais

PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS, E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS

PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS, E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS, E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS Estas diretrizes se aplicam a todos os gestores, diretores, funcionários em regime de período integral e meio

Leia mais

BEM-VINDO AO FUTURO DA GESTÃO HOTELEIRA

BEM-VINDO AO FUTURO DA GESTÃO HOTELEIRA BEM-VINDO AO FUTURO DA GESTÃO HOTELEIRA Este sistema venceu o desafio de lograr o controle total de um hotel com objetividade, clareza e simplicidade, interligando todos os departamentos, desde as reservas

Leia mais

Iº SEMINÁRIO TÉCNICO. Compartilhando Experiências para o Fortalecimento da Educação Pública Municipal

Iº SEMINÁRIO TÉCNICO. Compartilhando Experiências para o Fortalecimento da Educação Pública Municipal Iº SEMINÁRIO TÉCNICO Compartilhando Experiências para o Fortalecimento da Educação Pública Municipal MOTIVAÇÃO A nova Diretoria Executiva da UNDIMESP quer estar mais próxima de todos os DMEs para realmente

Leia mais

CALL FOR PROPOSALS SELEÇÃO PARA SHOWCASE NA FIESTA DEL LIBRO Y LA CULTURA DE MEDELLÍN

CALL FOR PROPOSALS SELEÇÃO PARA SHOWCASE NA FIESTA DEL LIBRO Y LA CULTURA DE MEDELLÍN CALL FOR PROPOSALS SELEÇÃO PARA SHOWCASE NA FIESTA DEL LIBRO Y LA CULTURA DE MEDELLÍN LEIA ATENTAMENTE ESTE DOCUMENTO, POIS QUALQUER DETALHE INCORRETO PODERÁ RESULTAR EM CANCELAMENTO DE SUA INSCRIÇÃO CONTROLE

Leia mais

CANDIDATURA À DISTRITO SEDE DA XIX CONFERÊNCIA MULTIDISTRITAL DE INTERACT CLUBS (COMIC) PARA O ANO ROTÁRIO

CANDIDATURA À DISTRITO SEDE DA XIX CONFERÊNCIA MULTIDISTRITAL DE INTERACT CLUBS (COMIC) PARA O ANO ROTÁRIO CANDIDATURA À DISTRITO SEDE DA XIX CONFERÊNCIA MULTIDISTRITAL DE INTERACT CLUBS (COMIC) PARA O ANO ROTÁRIO 2017-2018. A MDIO Interact Brasil declara aberta aos Distritos rotários brasileiros a candidatura

Leia mais

GUIA DE RECEBIMENTO E OFERECIMENTO DE PRESENTES, BRINDES, HOSPITALIDADE E CONTRAPARTIDAS DE PATROCÍNIO

GUIA DE RECEBIMENTO E OFERECIMENTO DE PRESENTES, BRINDES, HOSPITALIDADE E CONTRAPARTIDAS DE PATROCÍNIO GUIA DE RECEBIMENTO E OFERECIMENTO DE PRESENTES, BRINDES, HOSPITALIDADE E CONTRAPARTIDAS DE PATROCÍNIO (Síntese adaptada do normativo interno PG-0TB-00025-0 -Recebimento e Oferecimento de Presentes, Brindes,

Leia mais

Objetivo. Por isso, estaremos tratando:

Objetivo. Por isso, estaremos tratando: Objetivo Essa reunião tem como objetivo atualizar toda rede franqueada para alinhar as expectativas através da apresentação dos trabalhos que vêm sendo realizados pela franqueadora, como também, aqueles

Leia mais

ALGARVE GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA.

ALGARVE GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. ALGARVE GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS (SERVIÇOS DE CUSTÓDIA PARA AS CARTEIRAS ADMINISTRADAS SOB GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO) JUNHO/2017 1. OBJETO Com relação à administração

Leia mais

MISSÃO EMPRESARIAL PEIEX Paraguai e Bolívia

MISSÃO EMPRESARIAL PEIEX Paraguai e Bolívia MISSÃO EMPRESARIAL PEIEX 2017 - e INFORMAÇÕES GERAIS E CRITÉRIO DE PARTICIPAÇÃO 1. PROGRAMAÇÃO, HOTÉIS E VOOS OFICIAIS Manhã Chegada dos Empresários Obs: A etapa em Ciudad del Este / Santa Rita será dedicada

Leia mais

DICAS DE PLANEJAMENTO

DICAS DE PLANEJAMENTO DICAS DE PLANEJAMENTO 9/9/2014 www.sescoopsp.coop.br PROGRAMAS E PROJETOS SESCOOP/SP FORMATOS DE ATENDIMENTO Ações descentralizadas São ações solicitadas pelas Cooperativas em seu Planejamento e Replanejamento

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO Câmpus Matão

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO Câmpus Matão EDITAL Nº 257/2016 CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO À REALIZAÇÃO DO 1º DESAFIO DE INOVAÇÃO DO IFSP O Reitor em exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio da

Leia mais

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP PLANO DE CURSO Curso: Planejamento e Organização de Eventos Sociais Código DN: 25 Atualizado em: 01/04/2014 Eixo Tecnológico:

Leia mais

Maior evento executivo de TIC do Ceará. CIOs do Ceará juntos no mesmo dia e local

Maior evento executivo de TIC do Ceará. CIOs do Ceará juntos no mesmo dia e local Maior evento executivo de TIC do Ceará CIOs do Ceará juntos no mesmo dia e local Local paradisíaco (Cumbuco/CE) Excelente estrutura de evento Foco em inovação e negócios CONCEITO O CIO MEETING é o principal

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

EDITAL CANDIDATURA À SEDE DO XI ENCONTRO ANUAL DO FORTEC

EDITAL CANDIDATURA À SEDE DO XI ENCONTRO ANUAL DO FORTEC Página 1 de 5 EDITAL CANDIDATURA À SEDE DO XI ENCONTRO ANUAL DO FORTEC - 2017 Atendendo à deliberação da Assembléia do FORTEC ocorrida em 22 de Maio de 2015, em Curitiba-PR, que decidiu que o FORTEC buscará

Leia mais

CRONOGRAMA CARGOS, VAGAS E FUNÇÕES. BELO HORIZONTE E REGIÃO METROPOLITANA CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SESC CONTAGEM/BETIM

CRONOGRAMA CARGOS, VAGAS E FUNÇÕES. BELO HORIZONTE E REGIÃO METROPOLITANA CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SESC CONTAGEM/BETIM Atividade CRONOGRAMA Período Divulgação no Site 11/06/2017 Prazo para cadastro de currículos 11/06/2017 a 18/06/2017 Publicação da relação de candidatos habilitados para realização da prova Até 21/06/2017

Leia mais

CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 2º SEMESTRE DE 2014

CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 2º SEMESTRE DE 2014 CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa 2017 (Macau) Proposta dos Apoios Especiais para Expositores

Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa 2017 (Macau) Proposta dos Apoios Especiais para Expositores Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa 2017 (Macau) Proposta dos Apoios Especiais para Expositores A Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa 2017 (Macau)

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 01/2016

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 01/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 01/2016 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede no SCRS 505, Bloco

Leia mais

REGULAMENTO ISAE BUSINESS

REGULAMENTO ISAE BUSINESS REGULAMENTO ISAE BUSINESS 1. Objetivo O objetivo desse documento é explicitar e formalizar as diretrizes, processos e procedimentos da Aceleradora ISAE Business, de forma a atingir padrões de excelência

Leia mais

Ao ler e concordar com os termos deste Regulamento, o REPRESENTANTE se compromete a:

Ao ler e concordar com os termos deste Regulamento, o REPRESENTANTE se compromete a: REGULAMENTO 1. OBJETIVO Este instrumento tem por objetivo regular a participação do REPRESENTANTE no processo de inscrição para o Programa de Embaixadores Estudar realizado pela Fundação Estudar. Esse

Leia mais

Caderno de Encargos ARECON (Acampamento Regional de Confraternização)

Caderno de Encargos ARECON (Acampamento Regional de Confraternização) Caderno de Encargos ARECON (Acampamento Regional de Confraternização) 1. INTRODUÇÃO O ARECON, Acampamento Regional de Confraternização, é um evento de adultos, maiores de 18 anos, que tem como objetivo

Leia mais

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Última atualização: 18/03/2014 Versão A EXCLUSIVO PARA USO INTERNO Produzido pela área de RH Aprovado e revisado pela Gerência de RH A reprodução e a distribuição

Leia mais

XIII Encontro Estadual de História da ANPUH RS Chamada para candidaturas à Sede para a edição 2016

XIII Encontro Estadual de História da ANPUH RS Chamada para candidaturas à Sede para a edição 2016 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH Seção Regional do Rio Grande do Sul ANPUH-RS XIII Encontro Estadual de História da ANPUH RS Chamada para candidaturas à Sede para a edição 2016 A Diretoria e o Conselho

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/ CAS

RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/ CAS RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/2013 - CAS Estabelece as normas do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior,

Leia mais

EQUIPE DE ELABORAÇÃO

EQUIPE DE ELABORAÇÃO EQUIPE DE ELABORAÇÃO EMPRESA JÚNIOR INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM ENGENHARIA DE PROCESSOS Allana Miguel Lehnhard Diretora de Projetos Telefone: (55) 9971-9583 E-mail: projetos@itepjr.com Yasmim Borghetti Schumann

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA. ENGENHARIA ECONÔMICA Exercícios Propostos Prof. Dr. Francisco Chaves

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA. ENGENHARIA ECONÔMICA Exercícios Propostos Prof. Dr. Francisco Chaves UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA ENGENHARIA ECONÔMICA Exercícios Propostos Prof. Dr. Francisco Chaves 1. (P1) Surgiu a oportunidade de se investir em uma pequena fábrica de carne

Leia mais

Edital para definição de local de realização do VII JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO 2018

Edital para definição de local de realização do VII JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO 2018 Edital para definição de local de realização do VII JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO 2018 Atendendo o disposto na Resolução nº 8/2013 do Conselho de Administração Nacional, que regulamenta a realização de atividades

Leia mais

DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS

DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS O objetivo deste documento é estabelecer diretrizes para o modelo de governança corporativa da Petrobras, visando à atuação ativa do Conselho de Administração

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE AUDITORES DOS PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DA SBIS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE AUDITORES DOS PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DA SBIS EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE AUDITORES DOS PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DA SBIS 1. DA CONVOCAÇÃO 1.1. A SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFORMÁTICA EM SAÚDE - SBIS torna pública a

Leia mais

AUDITORIA. Conceito de auditoria

AUDITORIA. Conceito de auditoria AUDITORIA Conceito de auditoria A Auditoria é uma atividade de avaliação independente e de assessoria da administração, voltada para o exame e avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas

Leia mais

FILANTR PIARESPONDE CONSULTORIA PARA O TERCEIRO SETOR

FILANTR PIARESPONDE CONSULTORIA PARA O TERCEIRO SETOR FILANTR PIARESPONDE CONSULTORIA PARA O TERCEIRO SETOR 1. O EDITAL - FILANTROPIA RESPONDE - Chamamento #01 Este edital tem o objetivo de promover CONSULTORIA OU CAPACITAÇÃO IN-COMPANY presencial gratuita

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA ESTADUAL DO AMBIENTE - SEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE - INEA PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA - PEPB

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA ESTADUAL DO AMBIENTE - SEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE - INEA PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA - PEPB E D I T A L Nº 02/2016 Edital de abertura da Oficina de Capacitação de Guias de Turismo do Parque Estadual da Pedra Branca. PROCESSO E07/002./1068/2016 1. INTRODUÇÃO O Instituto Estadual do Ambiente (INEA)

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO TEXTO 2 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2310-6.pdf acesso em http://pt.wikipedia.org/wiki/conselho_de_classe 09 de outubro de 2014 CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL

Leia mais

Regulamento da Promoção EMBARQUE IMEDIATO

Regulamento da Promoção EMBARQUE IMEDIATO Regulamento da Promoção EMBARQUE IMEDIATO 1. Promoção: Esta é uma Promoção realizada pela ZATZ EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA, com sede na Alameda Rio Negro, número 877 conjunto 803, Alphaville,

Leia mais

O QUE É UM CONVENTION & VISITORS BUREAU?

O QUE É UM CONVENTION & VISITORS BUREAU? O QUE É UM CONVENTION & VISITORS BUREAU? CONVENTION BUREAUX NO MUNDO CONVENTION BUREAUX NO MUNDO Os mais de 600 Convention Bureaux no mundo têm como objetivo principal a promoção da imagem da cidade ou

Leia mais

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 2013 ABIH-RJ FECOMÉRCIO-RJ ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Pesquisa mensal da ABIH-RJ que visa acompanhar a taxa de ocupação nas unidades de hospedagem da

Leia mais

CAMPANHA ACELERA, CORRETOR! Diretoria Comercial Nacional Varejo

CAMPANHA ACELERA, CORRETOR! Diretoria Comercial Nacional Varejo CAMPANHA ACELERA, CORRETOR! Diretoria Comercial Nacional Varejo 1. OBJETIVO O objetivo da campanha é impulsionar as vendas dos produtos Tokio Marine em todas as corretoras cadastradas na Cia, para que

Leia mais

Douglas Fabian. Bacharel em Administração. MBA Gestão Estratégica de Pessoas

Douglas Fabian. Bacharel em Administração. MBA Gestão Estratégica de Pessoas Douglas Fabian Bacharel em Administração MBA Gestão Estratégica de Pessoas PLANO DE NEGÓCIOS PLANO DE NEGÓCIOS O que é um plano de negócios? INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO É um documento que especifica, em

Leia mais

Edital nº 04 / 2015 ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania

Edital nº 04 / 2015 ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania Edital nº 04 / 2015 ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania O Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG faz saber que entre os dias 27 de maio e 08 de junho

Leia mais

Plano Petros LANXESS Processo de concorrência Definição do Administrador do Plano. São Paulo, Janeiro de 2015

Plano Petros LANXESS Processo de concorrência Definição do Administrador do Plano. São Paulo, Janeiro de 2015 Plano Petros LANXESS Processo de concorrência Definição do Administrador do Plano São Paulo, Janeiro de 2015 Agenda 1. O processo de concorrência para administração do Plano Petros LANXESS 2. Informações

Leia mais

Edital nº 01/2017/ADM/FISMA

Edital nº 01/2017/ADM/FISMA Edital nº 01/2017/ADM/FISMA O Coordenador do Curso de Administração e do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial da FISMA, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições para

Leia mais

Processo de Inscrição 2006 Convênio CNPq/Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford

Processo de Inscrição 2006 Convênio CNPq/Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford Processo de Inscrição 2006 Convênio CNPq/Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford Bolsas para estágios de pesquisa e ensino (júnior e sênior), no âmbito do Convênio de cooperação entre o

Leia mais

SIMPÓSIO SATÉLITE TRADICIONAL (SST)

SIMPÓSIO SATÉLITE TRADICIONAL (SST) SIMPÓSIO SATÉLITE TRADICIONAL (SST) DESCRIÇÃO & BENEFÍCIOS O Simpósio Satélite Vertical é uma Opção de Investimento Diferenciada dentro do Evento, desenvolvido para atender a uma demanda apresentada pelas

Leia mais

Curso Prático de Pregão Eletrônico no Comprasnet, incluindo Registro de Preços

Curso Prático de Pregão Eletrônico no Comprasnet, incluindo Registro de Preços Curso Prático de Pregão Eletrônico no Comprasnet, incluindo Registro de Preços Responsabilidade Técnica Ms. JOSEVAN DUARTE MAGALHÃES Cód. do Curso:0132014 Controle Interno da Base Aérea de São Paulo SP.

Leia mais

Projeto Integração de Informações sobre Água subterrânea na UGRHI 11 Ribeira de Iguape e Litoral Sul.

Projeto Integração de Informações sobre Água subterrânea na UGRHI 11 Ribeira de Iguape e Litoral Sul. Projeto Integração de Informações sobre Água subterrânea na UGRHI 11 Ribeira de Iguape e Litoral Sul. 1. Introdução A água subterrânea no Estado de São Paulo tem importante papel no abastecimento público

Leia mais

Procedimentos padrão para o Planejamento e realização dos eventos científicos da SOBENDE

Procedimentos padrão para o Planejamento e realização dos eventos científicos da SOBENDE Procedimentos padrão para o Planejamento e realização dos eventos científicos da SOBENDE Prezados coordenadores de Regionais, núcleos e Departamentos Visando facilitar o processo de planejamento de eventos

Leia mais

DIRETRIZES PARA PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS

DIRETRIZES PARA PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS DIRETRIZES PARA PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS Um elemento do Programa Anticorrupção da Laureate Estas diretrizes se aplicam a todos os gestores,

Leia mais

OBJETIVO REGULAMENTO. 1. Da Participação

OBJETIVO REGULAMENTO. 1. Da Participação OBJETIVO O Prêmio mantra Brasil Design de Interiores tem por objetivo oferecer aos participantes o reconhecimento aos seus trabalhos e destaque no mercado. Com esta iniciativa queremos divulgar a diversidade

Leia mais

1. DA PARTICIPAÇÃO 2. DOS CURSOS E DAS VAGAS

1. DA PARTICIPAÇÃO 2. DOS CURSOS E DAS VAGAS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS PARA A METALMINAS EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA EM ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - CAMPUS JOÃO MONLEVADE A Diretoria de Gestão

Leia mais

Termos e Condições. 1. Informações Gerais

Termos e Condições. 1. Informações Gerais 1. Informações Gerais a) O Montepio Geral Associação Mutualista, instituição particular de solidariedade social com o NIPC 500766681 e sede na Rua Áurea, 219-241, 1100-062 Lisboa (doravante designado por

Leia mais

Gestão Operacional de Redes Hoteleiras: Conceitos e Boas Práticas Objetivos Gerais Este curso pretende dotar os participantes de conhecimentos e competências das boas práticas na área do turismo e hotelaria.

Leia mais

PROGRAMA TURISMO COMPORTAMENTAL. PROJETO REJUVENTUDE Toscana - Itália. Workshops Comportamentais Teatro Dança e Águas Termais. Workshops e Turismo

PROGRAMA TURISMO COMPORTAMENTAL. PROJETO REJUVENTUDE Toscana - Itália. Workshops Comportamentais Teatro Dança e Águas Termais. Workshops e Turismo PROGRAMA TURISMO COMPORTAMENTAL PROJETO REJUVENTUDE Toscana - Itália Workshops Comportamentais Teatro Dança e Águas Termais Workshops e Turismo Hospedagem na cidade de Chianciano Terme Toscana 24 VAGAS

Leia mais

Bienal de Matemática Sociedade Brasileira de Matemática

Bienal de Matemática Sociedade Brasileira de Matemática Bienal de Matemática Sociedade Brasileira de Matemática I. Introdução É de conhecimento geral que a matemática brasileira desfruta de sólido prestígio internacional. O número de centros de pesquisa de

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 REGULAMENTO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 REGULAMENTO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2017 1. Disposições Gerais REGULAMENTO 1.1. A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da

Leia mais

Diretrizes para as bibliotecas escolares (IFLA/UNESCO)

Diretrizes para as bibliotecas escolares (IFLA/UNESCO) Diretrizes para as bibliotecas escolares (IFLA/UNESCO) 1.1 Missão Capítulo 1. Missão e Política A biblioteca escolar no ensino-aprendizagem para todos. A biblioteca escolar proporciona informação e ideias

Leia mais

Regulamento para inscrição na 11ª Semana da Música de Ouro Branco

Regulamento para inscrição na 11ª Semana da Música de Ouro Branco Regulamento para inscrição na 11ª Semana da Música de Ouro Branco 1. Inscrições e seleção 1.1 Para efetuar a inscrições para a 11ª Semana da Música de Ouro Branco, o candidato deverá acessar o site www.semanadamusica.com;

Leia mais

A ALLES FAZ TUDO PARA O SEU EVENTO. Eventos Corporativos Eventos Sociais Materiais Promocionais Cenografia Criação

A ALLES FAZ TUDO PARA O SEU EVENTO. Eventos Corporativos Eventos Sociais Materiais Promocionais Cenografia Criação A ALLES FAZ TUDO PARA O SEU EVENTO Por que o nome ALLES? Porque em alemão Alles significa TUDO. E assim conseguimos resumir o nosso jeito de trabalhar: cuidar de tudo para que seu evento aconteça e seja

Leia mais