Biomecânica da base baixa do karatê shotokan

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Biomecânica da base baixa do karatê shotokan"

Transcrição

1 Biomecânica da base baixa do karatê shotokan Biomecánica de la base baja en el karate shotokan Biomechanics of the low base of the shotokan karate Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner Marques Junior Resumo O karateca realiza algum ataque ou faz uma defesa estando posicionado na base. As bases mais utilizadas no karatê shotokan são a zenkutsu dachi, kiba dachi, kokutsu dachi e base livre. O objetivo do estudo foi explicar o motivo de usar uma base baixa. A base precisa ser praticada com um baixo centro de gravidade porque gera velocidade no golpe. No kata o posicionamento dos pés é grande para aumentar o equilíbrio. No kumitê (luta) a distância do afastamento dos pés merece ser mediana para ocasionar velocidade do golpe. Em conclusão, a base merece ser com um baixo centro de gravidade, mas a distância dos pés na sustentação do karateca difere no kata e no kumitê. Unitermos: Karatê. Base. Biomecânica. Abstract The karate athlete practices attack and defense with use of the base. The base more uses in shotokan karate are zenkutsu dachi, kiba dachi, kokutsu dachi e kumite base. The objective of the study was to explicate the motive of use a low base. The practice of the base is with low gravity center because cause a fast attack. In kata the position of the foot is grand for cause more equilibrium. In kumite (fight) the position of the foot is mean for cause a fast attack. In conclusion, the base is with low gravity center, but the distance of the foot is different of the kata and of the kumite. Keywords: Karate. Base. Biomechanics. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 17 - Nº Julio de / 1 Introdução O karatê-dô shotokan (shotokan: estilo de karatê elaborado por Funakoshi, dô: caminho a ser seguido, ou seja, o aperfeiçoamento constante da arte marcial) é uma arte marcial composta por socos, chutes, cotoveladas, joelhadas e defesas 1. Essa atividade pode ser utilizada como defesa pessoal ou como esporte. Os golpes mais praticados durante o kumitê 2 e que estão presentes em diversos katas 3 (luta imaginária onde o karateca realiza movimento de defesa e de ataque) são constituídos pelo kizami zuki, pelo gyaku zuki, pelo oi zuki, pelo ashi barai seguido do gyaku zuki, pelo mawashi geri e pelo mae geri. Também, existem algumas defesas que são muito executadas no kumitê, no kihon ippon kumitê (luta combinada com um ataque e uma defesa) e no kata, sendo o gedan barai uke, o jodan age uke (defesa alta do rosto), o soto uke (defesa de fora para dentro) e o uchi uke (defesa de dentro para fora). Porém, para o karateca efetuar algum tipo de ataque e de defesa, ele precisa estar na base (posicionamento das pernas durante a luta que permite execução dos golpes e ocasiona firmeza dos pés do karateca no solo.) 4.

2 As bases mais utilizadas no karatê shotokan são a zenkutsu dachi, kiba dachi, kokutsu dachi e a base livre, utilizada no kumitê 5. A base zenkutsu dachi consiste de 60% do peso na perna da frente e 40% na perna de trás, já a base kiba dachi, 50% do peso fica localizada nas duas pernas e a base kokutsu dachi, 70% do peso no membro inferior de trás e 30% no membro inferior da frente. A base livre, utilizada no kumitê, geralmente é a base que o lutador se sente mais confortável, costuma ser mesclada da base zenkutsu dachi e da kokutsu dachi. A base é uma posição fundamental para a prática do karatê shotokan, sendo indicado que ela seja realizada o mais baixo possível porque é melhor para o karateca. Contudo, quando são consultados artigos científicos do karatê 6-8, a explicação da execução de uma base baixa não é informada. Sabendo dessa lacuna do karatê shotokan, o objetivo foi explicar o motivo de usar uma base baixa. Base baixa do karatê A base do karatê shotokan é importante para o praticante fazer as atividades ofensivas e defensivas, merecendo que o lutador faça esse fundamento o mais baixo possível 9. Qual é a explicação biomecânica para essa recomendação? Segundo Hay 10, para a base possuir um bom equilíbrio e tornar-se mais estável, necessita que o karateca esteja atento na altura do seu centro de gravidade em relação ao chão e no tamanho da base de sustentação (Obs.: A distância que se encontram os pés). Hall 11 define equilíbrio como a capacidade do karateca controlar a estabilidade, enquanto que estabilidade é a resistência do atleta do karatê shotokan para romper o equilíbrio. Consultando Hay e Reid 12, toda partícula recebe a ação de uma força vertical puxando para baixo, ou seja, a gravidade. Sendo mais fácil manter o equilíbrio quando o lutador abaixa o seu centro de gravidade flexionando ao máximo os joelhos e o quadril da base 13. Quanto mais baixo for o seu centro de gravidade, maior é a estabilidade 14. Outra iniciativa que aumenta o equilíbrio do atleta de karatê é efetuar uma base com os pés bem afastados, acarretando aumento da estabilidade 10. Portanto, mais firme fica a base do karateca, ficando difícil derrubálo. Durante o kata é interessante o lutador realizar a base com um centro de gravidade bem baixo e os pés bem afastados, gerando maior estabilidade da base e as ações da luta imaginária tornam-se mais bonitas 15. As bases mais utilizadas no kata são compostas pela zenkutsu dachi, kokutsu dachi e kiba dachi. A figura 1 mostra essas bases:

3 Figura 1. Base zenkutsu dachi (A), base kokutsu dachi (B) e base kiba dachi (C) No kumitê, onde ocorre à luta, são desferidos socos e chutes, podendo acontecer algumas defesas 16, indica-se uma base com apoio nem muito amplo e nem muito pequeno porque essa distância dos pés permite uma boa estabilidade e ao mesmo tempo os golpes, principalmente os chutes, podem ser efetuados com velocidade por causa da facilidade de romper a estabilidade 11. Então, uma base com apoio muito amplo dificulta o karateca em executar o golpe com velocidade na luta, o motivo é a alta estabilidade, ou seja, a resistência para romper o equilíbrio é lenta. O centro de gravidade da base merece ser o mais próximo possível do chão porque esse posicionamento do joelho e do quadril proporciona menor força do karateca para sair dessa posição e ocasiona numa ação ofensiva mais rápida 9,11. A figura 2 mostra a base livre utilizada no kumitê:

4 Figura 2. Base livre utilizada no kumitê Apesar de ser indicada uma base com centro de gravidade mais baixo possível na prática do kata e do kumitê, deve-se lembrar que uma flexão do joelho mais de 90º pode acarretar uma contusão nessa região anatômica 17,18. Contudo, até a data presente não foi pesquisado se a base baixa causa dano no joelho do karateca, merecendo estudo num futuro próximo. Através desse artigo o professor conheceu os benefícios da base baixa do karatê shotokan para o kata e para o kumitê. Conclusão O karateca deve ser orientado em utilizar uma base com o centro de gravidade bem baixo em relação ao chão porque proporciona velocidade na execução do golpe. No kata, o tamanho da base de sustentação deve ser bem amplo para aumentar o equilíbrio, mas no kumitê esse afastamento dos pés merece ser numa distância mediana para não prejudicar na velocidade do golpe. Porém, torna-se necessário investigar se uma base com um centro de gravidade bem baixo causa lesão no joelho. Em conclusão, a base merece ser realizada com um baixo centro de gravidade, mas a distância dos pés na sustentação do karateca deve diferir no kata e no kumitê. Referências 1. Milanez V et alii (2009). Avaliação e comparação das respostas do esforço percebido e concentração de lactato durante uma sessão de treinamento de caratê. Rev Educ Fís/UEM 20(4):

5 2. Marques Junior N (2011). Karatê shotokan: biomecânica dos golpes do kumitê de competição. Rev Dig Educ Fís Deportes 16(158): Nakayama M (2011). O melhor do karatê heian, tekki. vol. 5. São Paulo: Cultrix. 4. Noriega H (2004). Análisis técnico, biomecánico y kinesiológico del gyako tsuki. Rev Dig Educ Fís Deportes 10(74): D Elia R (1984). Defesas. Karatê (2): Camomilla V et alii (2009). Comparison of two variants of a kata technique (Unsu): the neuromechanical point of view. J Sports Sci 8(3): Beneke R et alii (2004). Energetics of karate kumite. Eur J Appl Physiol 92(4-5): Halabbchi F, Ziaee V, Lotfian S (2007). Injury profile in women Shotokan Karate Championships in Iran ( ). J Sports Sci 6(1): Nakayama M (2010). Karatê dinâmico. 10ª ed. São Paulo: Cultrix. 10. Hay J (1981). Biomecânica das técnicas desportivas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana. 11. Hall S (1993). Biomecânica básica. Rio de Janeiro: Guanabara. 12. Hay J, Reid J (1985). As bases anatômicas e mecânicas do movimento humano. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil. 13. Rasch P (1991). Cinesiologia e anatomia aplicada. 7ª e d. Rio de Janeiro: Guanabara, Okuno E, Fratin L (2003). Desvendando a física do corpo humano: biomecânica. Barueri: Manole, Nakayama M (2009). O melhor do karatê visão abrangente, práticas. 12ª ed. São Paulo: Cultrix. 16. Koropanovski N, Dopsaj M, Jovanovic S (2008). Characteristics of pointing actions of top male competitors in karate at World and European level. Braz J Biomotr 2(4): Chiappa G (2001). Fisioterapia nas lesões do voleibol. São Paulo: Robe. 18. Costa M (1996). Ginástica localizada. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

O padrão para graduação para cada grau de desenvolvimento é definido como se segue;

O padrão para graduação para cada grau de desenvolvimento é definido como se segue; PADRÕES PARA O EXAME DE GRADUAÇÃO POR KYU OU GRAU. O padrão para graduação para cada grau de desenvolvimento é definido como se segue; HACHI-KYU - (8º KYU) FAIXA CINZA. NANA-KYU - (7º KYU) FAIXA AZUL I

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE KOSHO-RYU KENPO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE KOSHO-RYU KENPO PROGRAMA TÉCNICO OFICIAL KOSHO RYU KENPO HOMOLOGADO PELA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE KOSHO-RYU KENPO CINTO BRANCO PARA OBTER CINTO AMARELO 1- História do Kenpo 2- Saudação Oficial Kosho Ryu Kenpo 3- Posições,

Leia mais

Sugestão do saque tipo tênis com gyaku zuki do karatê shotokan

Sugestão do saque tipo tênis com gyaku zuki do karatê shotokan Sugestão do saque tipo tênis com gyaku zuki do karatê shotokan Una sugerencia de saque tipo tenis con gyaku zuki del karate shotokan Suggestion of the overhand serve with gyaku zuki of the shotokan karate

Leia mais

Suburi. Kaeshi Tsuki. Choku Tsuki

Suburi. Kaeshi Tsuki. Choku Tsuki Suburi Os Suburi são os movimentos base da prática de Jo. É um trabalho individual, constituído por golpes de ataque e de defesa. Juntando dois ou mais, em sequência, criam-se Suburi compostos. Choku Tsuki

Leia mais

NOVAS REGRAS PARA EXAME DE KYU E 1º DAN

NOVAS REGRAS PARA EXAME DE KYU E 1º DAN Fonte: JKA Japão NOVAS REGRAS PARA EXAME DE KYU E 1º DAN 10º kyu (faixa branca para faixa azul clara) Kihon: base SHIZENTAI (HACHIJI-DACHI) 1) CHUDAN TYOKUZUKI 2) JODAN AGUE-UKE 4) GUEDAN-BARAI 5) MAE-GUERI

Leia mais

Professores: Roberto Calmon e Thiago Fernandes

Professores: Roberto Calmon e Thiago Fernandes Professores: Roberto Calmon e Thiago Fernandes Nesta aula iremos aprender sobre o conceito, as causas e as consequências da obesidade e a importância da atividade física para a prevenção e controle desta

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCAÇÃO ESPORTIVA DAS ARTES CULTURA E SOCIAL DRAGOES DO NORTE CNPJ- 07-042-748/0001-04 ESPIGÃO DO OESTE Fone 69-84004877 0u 81284007

ASSOCIAÇÃO EDUCAÇÃO ESPORTIVA DAS ARTES CULTURA E SOCIAL DRAGOES DO NORTE CNPJ- 07-042-748/0001-04 ESPIGÃO DO OESTE Fone 69-84004877 0u 81284007 Às Academias, Clubes e Associações ferderações. RONDÔNIA 01 DE MARÇO 2015. CONVITE A Associação dragoes do norte de Artes Marciais tem a honra de convidá-los para participarem da 1ª OPEN DE KARATÊ GOJU-RYU

Leia mais

28 de MARÇO de 2015 Início das competições: 10:00 hs

28 de MARÇO de 2015 Início das competições: 10:00 hs Instituto de Karatê-Do Shotokan JKA do Brasil T H E J A P A N K AR A T E A S S O C I A T I O N XVI CAMPEONATO PAULISTA DE KARATE-DO SHOTOKAN JKA 2015 Preparatório para o Campeonato Sul Americano JKA em

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Educação Física

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Educação Física MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSCA GRADE 1 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2010 1º SEMESTRE 1425-1 ANATOMIA HUMANA I 3 60 30 30 10555-2 CULTURA TEOLOGICA 2 40 40-10713-9

Leia mais

REABILITAçãO AVANçADA DO JOELHO - COM THIAGO FUKUDA (MAIO 2015) - PORTO

REABILITAçãO AVANçADA DO JOELHO - COM THIAGO FUKUDA (MAIO 2015) - PORTO REABILITAçãO AVANçADA DO JOELHO - COM THIAGO FUKUDA (MAIO 2015) - PORTO O joelho e anca são estruturas anatomica e biom qualquer alteração na sua função, alinhamento ou m quebrar a harmonia em que se encontram,

Leia mais

Fundamentos do Futebol

Fundamentos do Futebol Fundamentos do Futebol Sumário Apresentação Capítulo 1 O passe 1.1 Passe Simples 1.2 Passe Peito do pé 1.3 Passe com a lateral externa do pé 1.4 Passe de cabeça 1.5 Passe de Calcanhar 1.6 Passe de bico

Leia mais

Implementação de um serviço de correio eletrônico na Intranet do Pólo de Touros utilizando o ambiente SQUIRELMAIL e POSTFIX em um Servidor Linux

Implementação de um serviço de correio eletrônico na Intranet do Pólo de Touros utilizando o ambiente SQUIRELMAIL e POSTFIX em um Servidor Linux UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ - EAJ CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Projeto das Disciplinas de Sistemas Operacionais de Redes e Projeto de Redes Implementação de um

Leia mais

Regulamento para a utilização do Laboratório de. Anatomia

Regulamento para a utilização do Laboratório de. Anatomia Regulamento para a utilização do Laboratório de Anatomia 1 REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA I. DOS OBJETIVOS DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA 1. Auxiliar o aluno na introdução

Leia mais

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? A equipa e o Campo O é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos são introduzir

Leia mais

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões Prof. Carlos A. Heuser Dezembro de 2009 Duração: 2 horas Prova com consulta Questão 1 (Construção de modelo ER) Deseja-se projetar a base de

Leia mais

Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT.

Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT. Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT. Versão: 16/03/12 As instruções abaixo aplicam-se a todas as Operações de Transportes

Leia mais

CONFEDERAÇÃO NACIONAL ESPORTIVA DE KARATÊ INTERESTILOS 2013 ELABORADO E APROVADO PELA COMISSÃO NACIONAL DE GRADUAÇÃO CNG

CONFEDERAÇÃO NACIONAL ESPORTIVA DE KARATÊ INTERESTILOS 2013 ELABORADO E APROVADO PELA COMISSÃO NACIONAL DE GRADUAÇÃO CNG CONFEDERAÇÃO NACIONAL ESPORTIVA DE KARATÊ INTERESTILOS 2013 PROGRAMA PARA EXAME DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA GRADUAÇÃO DE FAIXAS PRETA ELABORADO E APROVADO PELA COMISSÃO NACIONAL DE GRADUAÇÃO CNG

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ - 2015

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ - 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ - 2015 Art. 1º - As competições serão regidas pelas Regras Oficiais emanadas pela FEKAEN (Federação Estadual de Karatê Amigos da Escola Norte Riograndense), OMAM BRASIL

Leia mais

Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer

Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer 1) DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO A plataforma elevatória por cremalheira está baseada no princípio de transmissão através de

Leia mais

Inclusão de Validação Biométrica

Inclusão de Validação Biométrica Inclusão de Validação Biométrica Ambiente : Planos de Saúde Data da publicação : 12/11/08 Data da revisão : 12/11/08 Versões : Protheus 8.11 Países : Brasil Sistemas operacionais : Windows Bancos de dados

Leia mais

COMO INVESTIR PESSOA FÍSICA

COMO INVESTIR PESSOA FÍSICA COMO INVESTIR PESSOA FÍSICA PROJETOS APROVADOS 2013 LEI FEDERAL DE INCENTIVO AO ESPORTE A Lei n 11.428/2006 (LIE) é um instrumento legal que abre uma possibilidade nova e diferenciada de captação de recursos

Leia mais

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo Informações gerais sobre tratores Informações gerais sobre tratores Os tratores foram projetados para puxar semirreboques e são, portanto, equipados com uma quinta roda para possibilitar a fácil troca

Leia mais

TÉCNICAS E EXERCÍCIOS DO ESTILO COSTAS * Autor: Antonio Hernández Tradução: Leonardo de Arruda Delgado

TÉCNICAS E EXERCÍCIOS DO ESTILO COSTAS * Autor: Antonio Hernández Tradução: Leonardo de Arruda Delgado TÉCNICAS E EXERCÍCIOS DO ESTILO COSTAS * Autor: Antonio Hernández Tradução: Leonardo de Arruda Delgado Neste artigo você encontrará o índice das técnicas e exercícios disponíveis para o estilo costas.

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO COM MESTRES E ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA JKA XIV CAMPEONATO BRASILEIRO JKA 2013

CURSO DE ATUALIZAÇÃO COM MESTRES E ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA JKA XIV CAMPEONATO BRASILEIRO JKA 2013 CURSO DE ATUALIZAÇÃO COM MESTRES E ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA JKA XIV CAMPEONATO BRASILEIRO JKA 2013 Entre os dias 02 a 05 de Maio de 2013 será realizado CURSO TÉCNICO E TREINAMENTOS com a presença

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 2 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes.

Leia mais

PROGRESSÕES PEDAGÓGICAS PARA EXERCÍCIOS ACROBÁTICOS DA TRAVE - TEORIA E PRÁTICA

PROGRESSÕES PEDAGÓGICAS PARA EXERCÍCIOS ACROBÁTICOS DA TRAVE - TEORIA E PRÁTICA PROGRESSÕES PEDAGÓGICAS PARA EXERCÍCIOS ACROBÁTICOS DA TRAVE - TEORIA E PRÁTICA Rosangela Marques Busto 1 As séries de trave incluem exercícios acrobáticos e ginásticos. Dentre as primeiras, estão as várias

Leia mais

Colégio Adventista de Rio Preto. Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina

Colégio Adventista de Rio Preto. Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina Colégio Adventista de Rio Preto Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina Futebol de Salão - Futsal Caracterização: É um jogo coletivo desportivo, entre duas equipes, sendo cada uma constituída por doze

Leia mais

Rodovia dos 40 Horas, nº 25 Bairro Nova Esperança, Ananindeua CEP. 67.120-370 Fone: (91) 3275-8793 Site:

Rodovia dos 40 Horas, nº 25 Bairro Nova Esperança, Ananindeua CEP. 67.120-370 Fone: (91) 3275-8793 Site: Rodovia dos 40 Horas, nº 25 Bairro Nova Esperança, Ananindeua CEP. 67.120-370 Fone: (91) 3275-8793 Site: http://genseiryu.brasil.vilabol.uol.com E-mail: anton2408@hotmail.com Este programa de exame para

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009/2

PLANO DE ENSINO 2009/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA Mail: fisiol@ufrgs.br Page: www.ufrgs.br/fisiologia (051) 33-08-33-20 - Fax: (051) 33-08-31-66

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 05/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 05/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 05/2014 CARGO E UNIDADES: Professor de Educação Física (Natal) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas.

Leia mais

Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia

Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia ERGONOMIA A ergonomia é a busca da relação ideal entre indivíduo e ambiente de trabalho. Ela visa proporcionar um ambiente de trabalho perfeitamente

Leia mais

e Autorizador Odontológico

e Autorizador Odontológico 1 CONTROLE DE DOCUMENTO Revisor Versão Data Publicação Diego Ortiz Costa 1.0 08/08/2010 Diego Ortiz Costa 1.1 09/06/2011 Diego Ortiz Costa 1.2 07/07/2011 2 Sumário CONTROLE DE DOCUMENTO... 2 1. Informações

Leia mais

Análise de Requisitos

Análise de Requisitos Análise de Requisitos Análise de Requisitos O tratamento da informação é um requisito que fundamenta o processo de desenvolvimento de software antes da solução de tecnologia a ser aplicada. Cada projeto

Leia mais

Professor Responde. Dúvidas mais comuns relacionadas a Segurança e Medicina do Trabalho NR01 ORDEM DE SERVIÇO

Professor Responde. Dúvidas mais comuns relacionadas a Segurança e Medicina do Trabalho NR01 ORDEM DE SERVIÇO Professor Responde Dúvidas mais comuns relacionadas a Segurança e Medicina do Trabalho NR01 ORDEM DE SERVIÇO Saiba exatamente tudo sobre o assunto SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Quem é PROFESSOR Hoje

Leia mais

Módulo 1 - Mês 1- Aula 3

Módulo 1 - Mês 1- Aula 3 PLANEJAMENTO BÁSICO Módulo 1 - Mês 1- Aula 3 PLANEJAMENTO BÁSICO Como construir renda estável em cada etapa 1. Etapas de Faturamento Para construir um rendimento estável, existe uma ordem a seguir. Na

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro

www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Esclerodermia Versão de 2016 2. DIFERENTES TIPOS DE ESCLERODERMIA 2.1 Esclerodermia localizada 2.1.1 Como é diagnosticada a esclerodermia localizada? O aspeto

Leia mais

Instituto de Karatê-Do Shotokan JKA do Brasil T H E J A P A N K AR A T E A S S O C I A T I O N

Instituto de Karatê-Do Shotokan JKA do Brasil T H E J A P A N K AR A T E A S S O C I A T I O N XV CAMPEONATO BRASILEIRO JKA 2014 CURSO TÉCNICO INTERNACIONAL COM PROF. Akio Serizawa Tema: Karate JKA infantil e Juvenil Entre os dias 08 a 11 de Maio de 2014 será realizado CURSO TÉCNICO E TREINAMENTOS

Leia mais

Impresso em 26/08/2015 13:39:41 (Sem título)

Impresso em 26/08/2015 13:39:41 (Sem título) Aprovado ' Elaborado por Andrea Gaspar/BRA/VERITAS em 02/12/2013 Verificado por Cristiane Muniz em 05/12/2013 Aprovado por Denis Fortes/BRA/VERITAS em 06/12/2013 ÁREA GRH Tipo Procedimento Regional Número

Leia mais

CONTROLO E AVALIAÇÃO CARACTERIZAÇÃO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICOS EM SITUAÇÃO DE COMPETIÇÃO DE KARATE, NA DISCIPLINA DE KUMITE.

CONTROLO E AVALIAÇÃO CARACTERIZAÇÃO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICOS EM SITUAÇÃO DE COMPETIÇÃO DE KARATE, NA DISCIPLINA DE KUMITE. CONTROLO E AVALIAÇÃO CARACTERIZAÇÃO DE COMPORTAMENTOS TÉCNICOS EM SITUAÇÃO DE COMPETIÇÃO DE KARATE, NA DISCIPLINA DE KUMITE João Dias 1 Actualmente, nas mais diversas modalidades desportivas que levam

Leia mais

DECRETO Nº 2.377, DE 16 DE AGOSTO DE 2006. Dispõe sobre o plantio e manejo de árvores no município e dá outras providências.

DECRETO Nº 2.377, DE 16 DE AGOSTO DE 2006. Dispõe sobre o plantio e manejo de árvores no município e dá outras providências. DECRETO Nº 2.377, DE 16 DE AGOSTO DE 2006. Dispõe sobre o plantio e manejo de árvores no município e dá outras providências. Itamar Borges, Prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Estado de

Leia mais

IV COPA MARIA CÉLIA - 2014 REGULAMENTOS REGULAMENTO GERAL

IV COPA MARIA CÉLIA - 2014 REGULAMENTOS REGULAMENTO GERAL g Centro de Educação Integrada Mais Ltda. CEI Mirassol CNPJ: 02.095.488/0001-03 Rua Joaquim Alves, nº 1844 - Mirassol - Natal/RN CEP: 59.077-010. Fone/Fax: 0xx (84) 3089.5620 IV COPA MARIA CÉLIA - 2014

Leia mais

XI CURSO UNIFICADO DE ARBITRO DE KARATE

XI CURSO UNIFICADO DE ARBITRO DE KARATE FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO CONSELHO DE ARBITRAGEM XI CURSO UNIFICADO DE ARBITRO DE KARATE MANUAL XI Curso Unificado de Arbitro de Karate 10 e 11 de Outubro de 2015 Póvoa

Leia mais

LABRUM ACETABULAR MARQUES, R. M. (2007) 1 O LABUM ACETABULAR.

LABRUM ACETABULAR MARQUES, R. M. (2007) 1 O LABUM ACETABULAR. LABRUM ACETABULAR MARQUES, R. M. (2007) 1 LABRUM ACETABULAR O Labrum Acetabular é uma espécie de moldura que reveste as bordas da cavidade acetabular do quadril e a mantém firmemente articulada à cabeça

Leia mais

NORMATIVA OFICIAL DE EXAMES DE GRADUAÇÃO DA CBKT - N 02/2011.

NORMATIVA OFICIAL DE EXAMES DE GRADUAÇÃO DA CBKT - N 02/2011. NORMATIVA OFICIAL DE EXAMES DE GRADUAÇÃO DA CBKT - N 02/2011. O Presidente da CBKT no exercício de suas atribuições, sanciona a presente normativa com o intuito de organizar e padronizar a execução dos

Leia mais

ANEXO III. Roteiro para Apresentação de Projetos do Tipo C R$ 50.001,00 a R$ 100.000,00

ANEXO III. Roteiro para Apresentação de Projetos do Tipo C R$ 50.001,00 a R$ 100.000,00 ANEXO III Roteiro para Apresentação de Projetos do Tipo C R$ 50.001,00 a R$ 100.000,00 1. Apresentação Geral: 1. Nome do projeto 2. Linha(s) Temática(s) 2. Localidade e município 3. Instituição Proponente

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V01

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V01 MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS 1 MOD02_PR02_V01 DATA: Novembro 2015 ELABORADO: Laura Santos APROVADO: Manuel Serejo ASSUNTO: Normas para apresentação de documentos Normas e apresentação dos documentos (word,

Leia mais

O KARATE-DO COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

O KARATE-DO COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Recebido em: 12/03/2012 Emitido parece em: 09/04/2012 Artigo original O KARATE-DO COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Peter Lanes

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção cirúrgica indicada

Leia mais

Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE. 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia;

Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE. 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia; Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE OBJETIVOS: Ao final desta lição os participantes serão capazes de: 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia; 2. Citar e demonstrar 3 diferentes técnicas

Leia mais

CABELO ELÁSTICO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

CABELO ELÁSTICO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER CABELO ELÁSTICO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER O QUE É UM CABELO EMBORRACHADO? O cabelo emborrachado, elástico ou chiclete é um cabelo em que a fibra perdeu a elasticidade natural, além da umidade, o que

Leia mais

Centro Social Kadena Karate-Dô de Artes e Culturas Holísticas. ESPAÇO HOLÍSTICO A.K.K. DOJÔ CNPJ 10.783.216/0001-24. Carta

Centro Social Kadena Karate-Dô de Artes e Culturas Holísticas. ESPAÇO HOLÍSTICO A.K.K. DOJÔ CNPJ 10.783.216/0001-24. Carta Carta Ao Srs. Responsáveis da JKA-Brasil; Presidente das Federações do Estado do Rio de Janeiro de Karatê-Dô, Ligas Filiadas, Associações e Vilas Olímpicas (Greip da Penha). O departamento de artes marciais

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores I

Arquitetura e Organização de Computadores I AULA 09 Estruturas de Interconexão (Barramentos) II Existem algumas questões relacionadas ao desempenho do sistema e os barramentos que merecem ser destacadas. 1. a quantidade de dispositivos conectados

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Escalões Etários, Dimensões do Campo, Bola, Tempo de Jogo e Variantes

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA Parecer Coren/SC Nº 007/CT/2015 Assunto: realização da retirada ou o tracionamento dos drenos portovack e penrose. I Do fato A Gerência do Serviço de Enfermagem de uma instituição hospitalar solicita parecer

Leia mais

CAMPEONATO ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA 2015 REGULAMENTO

CAMPEONATO ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA 2015 REGULAMENTO CAMPEONATO ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA 2015 CATEGORIAS FEMININAS: REGULAMENTO Pré-Mirim: até 6 anos Mirim: 7 e 8 anos, completos no ano da competição Pré-Infantil: 09 e 10 anos, completos

Leia mais

FISIOTERAPIA. " Orientações sobre a fisioterapia para pais de crianças com epidermólise bolhosa "

FISIOTERAPIA.  Orientações sobre a fisioterapia para pais de crianças com epidermólise bolhosa FISIOTERAPIA " Orientações sobre a fisioterapia para pais de crianças com epidermólise bolhosa " http://blog.ebinfoworld.com/?p=80 Traduzido e adaptado por Gisele Malaquias, fisioterapeuta em Cerqueira

Leia mais

Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão Business Travel Bradesco

Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão Business Travel Bradesco Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão Business Travel Bradesco SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão Business Travel Bradesco. IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO

Leia mais

Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010

Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010 Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010 La Copa del Mundo de Fútbol: rendimiento de los países sedes, 1930 a 2010 Soccer World Cup: performance of the home countries, 1930 to

Leia mais

RESUMO. Palavras chave: Karatê. Socialização. Motivação. Aprendizagem. Educação Física. ABSTRACT

RESUMO. Palavras chave: Karatê. Socialização. Motivação. Aprendizagem. Educação Física. ABSTRACT IMPORTÂNCIA DAS TÉCNICAS DO KARATÊ NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO EFA / UNISALESIANO THE IMPORTANCE OF THE TECHNIQUES OF KARATÊ IN THE PROCESS OF SOCIALIZES OF

Leia mais

Transplante capilar Introdução

Transplante capilar Introdução Transplante Capilar Perda de cabelo e calvície são, muitas vezes, uma parte inesperada e indesejada da vida. Felizmente, com os recentes avanços na tecnologia, a perda de cabelo pode ser diminuída ou interrompida

Leia mais

A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE.

A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE. A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE. RESUMO O envelhecimento é um processo biológico que acarreta alterações e mudanças estruturais no corpo. Por ser um processo

Leia mais

GTMMI, Lda. Condições Gerais de Venda

GTMMI, Lda. Condições Gerais de Venda GTMMI, Lda. Condições Gerais de Venda Estas Condições Gerais de Venda anulam automaticamente todas as anteriores. EXCEPTO QUANDO EXPRESSAMENTE ACORDADO EM CONTRÁRIO POR ESCRITO, TODAS AS VENDAS ESTÃO SUJEITAS

Leia mais

Capítulo 1. Importação de Dados de Instituições Financeiras - Arquivo TXT 3

Capítulo 1. Importação de Dados de Instituições Financeiras - Arquivo TXT 3 Sumário Capítulo 1. Importação de Dados de Instituições Financeiras - Arquivo TXT 3 Capítulo 2. Importação de Dados de Instituições Financeiras - Arquivo XML 12 Capítulo 1. Importação de Dados de Instituições

Leia mais

Backup. José Antônio da Cunha CEFET-RN

Backup. José Antônio da Cunha CEFET-RN José Antônio da Cunha CEFET-RN Introdução Sendo as informações o bem mais valioso da empresa e estando estas informações armazenadas nos bancos de dados da empresa, é de fundamental importância que tenhamos

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 26 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 26-21/07/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas ,QVWDODomR 5HTXLVLWRV0tQLPRV Para a instalação do software 0RQLWXV, é necessário: - Processador 333 MHz ou superior (700 MHz Recomendado); - 128 MB ou mais de Memória RAM; - 150 MB de espaço disponível

Leia mais

COMUNICADO. procedimentos para o ajuste correto dos horários em seus Sistemas com uso de ECF (Emissor de Cupom Fiscal), segue abaixo:

COMUNICADO. procedimentos para o ajuste correto dos horários em seus Sistemas com uso de ECF (Emissor de Cupom Fiscal), segue abaixo: COMUNICADO Este comunicado tem como objetivo fornecer informações sobre os planos e as atividades da Avance Sistemas com relação ao Horário de Verão (Entrada). Segundo o Decreto nº 6.558 de 8 de setembro

Leia mais

Manual Mobuss Construção - Móvel

Manual Mobuss Construção - Móvel Manual Mobuss Construção - Móvel VISTORIA & ENTREGA - MÓVEL Versão 1.0 Data 22/04/2014 Mobuss Construção - Vistoria & Entrega Documento: v1.0 Blumenau SC 2 Histórico de Revisão Versão Data Descrição 1.0

Leia mais

Disponibilizada a rotina Vale Presente (LOJA830) no módulo Controle de Lojas (SIGALOJA), assim como já é utilizada no módulo Front Loja (SIGAFRT).

Disponibilizada a rotina Vale Presente (LOJA830) no módulo Controle de Lojas (SIGALOJA), assim como já é utilizada no módulo Front Loja (SIGAFRT). Vale Presente para Controle de Lojas Produto : Microsiga Protheus - Controle de Lojas - Versão 10 Chamado : TFDI16 Data da publicação : 12/07/12 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Esta melhoria

Leia mais

Além de fazer uma ótima escolha, você ainda está ajudando a natureza e garantindo a preservação do meio ambiente.

Além de fazer uma ótima escolha, você ainda está ajudando a natureza e garantindo a preservação do meio ambiente. Obrigado por adquirir um produto Meu Móvel de Madeira. Agora, você tem em suas mãos um produto de alta qualidade, produzido com matérias-primas derivadas de floresta plantada. Além de fazer uma ótima escolha,

Leia mais

II Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí II Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2009

II Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí II Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2009 SOFTWARE DE CONTROLE DE USO DOS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DO IFMG CAMPUS BAMBUÍ Alex Daniel CASTANHA ¹; Bruno FERREIRA ² ¹ Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Análise e

Leia mais

a) a inclinação do eixo da Terra em 23º.27 e o seu movimento de translação.

a) a inclinação do eixo da Terra em 23º.27 e o seu movimento de translação. Questão 01) As causas responsáveis pela ocorrência das estações do ano (outono, inverno, primavera e verão) sobre a superfície terrestre são: a) a inclinação do eixo da Terra em 23º.27 e o seu movimento

Leia mais

Lutas e Artes Marciais na Escola: Das Brigas aos Jogos com regras, de Jean-Claude Olivier [Porto Alegre: Artmed, 2000]

Lutas e Artes Marciais na Escola: Das Brigas aos Jogos com regras, de Jean-Claude Olivier [Porto Alegre: Artmed, 2000] R E S E N H A S Motrivivência Ano XX, Nº 31, P. 251-255 Dez./2008 Lutas e Artes Marciais na Escola: Das Brigas aos Jogos com regras, de Jean-Claude Olivier [Porto Alegre: Artmed, 2000] Fabiano Filier Cazetto

Leia mais

Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008

Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008 UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008 1 Introdução Na primeira metade da década de 90 começaram a ser desenvolvidas as primeiras

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO 2013-2016 GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA 2014 CATEGORIA PRÉ INFANTIL B CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA

REGULAMENTO TÉCNICO 2013-2016 GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA 2014 CATEGORIA PRÉ INFANTIL B CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA REGULAMENTO TÉCNICO 2013-2016 GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA 2014 CATEGORIA PRÉ INFANTIL B Faixa etária - 9 e 10 anos, completos no ano da competição. Provas a) Salto (altura da mesa 1,10 metro); b) Barras

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 7 Programação Genética M.e Guylerme Velasco Programação Genética De que modo computadores podem resolver problemas, sem que tenham que ser explicitamente programados para isso?

Leia mais

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO Hadassa Carolinny Soares de Oliveira (UFPE/CAV) Gabriel Henrique de Lima (UFPE/CAV) Josely Alves

Leia mais

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA)

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA) RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE Regulamento (FIBA) Equipe Ter no mínimo 8 jogadores aptos a jogar (5 em quadra e 3 no banco.) e no máximo 12 jogadores aptos a jogar. Deve ter um técnico, e se o time preferir

Leia mais

Acionamento de Motores: PWM e Ponte H

Acionamento de Motores: PWM e Ponte H Warthog Robotics USP São Carlos www.warthog.sc.usp.br warthog@sc.usp.br Acionamento de Motores: PWM e Ponte H Por Gustavo C. Oliveira, Membro da Divisão de Controle (2014) 1 Introdução Motores são máquinas

Leia mais

Guião do Trabalho Laboratorial Nº 1 Criação do Modelo do Mundo no ABB RobotStudio 5.15.01

Guião do Trabalho Laboratorial Nº 1 Criação do Modelo do Mundo no ABB RobotStudio 5.15.01 ROBIN Robótica Industrial Guião do Trabalho Laboratorial Nº 1 Criação do Modelo do Mundo no ABB RobotStudio 5.15.01 Homepage: http://www.dee.isep.ipp.pt/~mss Email: mss@isep.ipp.pt Ano Letivo: 2013/2014

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO V.WEISS & CIA LTDA PROCEDIMENTO PADRÃO PARA VIAGEM A SERVIÇO ATUALIZADO: JULHO/2015 V.WEISS & CIA LTDA

MANUAL DE PROCEDIMENTO V.WEISS & CIA LTDA PROCEDIMENTO PADRÃO PARA VIAGEM A SERVIÇO ATUALIZADO: JULHO/2015 V.WEISS & CIA LTDA Julho/2015 Índice Sumário 1. Envolvidos... 3 2. Formulários Envolvidos... 3 2.1. Relatório de Solicitação de Viagem (anexo 02).... 3 2.2. Relatório de Prestação de Contas (anexo 03).... 3 3. Procedimentos...

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Rateio CC Contas a Pagar

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Rateio CC Contas a Pagar CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Rateio CC Contas a Pagar Objetivo do projeto Possibilitar fazer lançamentos no Contas a Pagar, rateando por várias contas e/ou vários centros de custos. Escopo Este projeto englobará

Leia mais

D-Francoforte no Meno: Aluguer de salas de reuniões e conferências 2013/S 059-096665. Anúncio de concurso. Serviços

D-Francoforte no Meno: Aluguer de salas de reuniões e conferências 2013/S 059-096665. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:96665-2013:text:pt:html D-Francoforte no Meno: Aluguer de salas de reuniões e conferências 2013/S 059-096665 Anúncio

Leia mais

Os passos a seguir servirão de guia para utilização da funcionalidade Acordo Financeiro do TOTVS Gestão Financeira.

Os passos a seguir servirão de guia para utilização da funcionalidade Acordo Financeiro do TOTVS Gestão Financeira. Acordo Financeiro Produto : RM - Totvs Gestão Financeira 12.1.1 Processo : Acordo Financeiro Subprocesso : Template de Acordo Controle de Alçada Negociação Online Data da publicação : 29 / 10 / 2012 Os

Leia mais

III SEMINÁRIO DE ATLETISMO JUVENIL III SEMINÁRIO DE ATLETISMO JUVENIL

III SEMINÁRIO DE ATLETISMO JUVENIL III SEMINÁRIO DE ATLETISMO JUVENIL III SEMINÁRIO DE ATLETISMO JUVENIL 1 www.fpatletismo.pt III SEMINÁRIO DE ATLETISMO JUVENIL Organização da Carreira Desportiva no Atletismo 2 www.fpatletismo.pt Treino com Jovens: Análise da Situação Actual

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Locação de Obra e Serviços em Terra. Roberto Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Locação de Obra e Serviços em Terra. Roberto Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Locação de Obra e Serviços em Terra Limpeza do terreno Dependendo do porte da obra e da declividade do terreno serão necessários a utilização de equipamentos de grande

Leia mais

Recensão digital Dezembro de 2013

Recensão digital Dezembro de 2013 Educação, Formação & Tecnologias (julho dezembro, 2013), 6 (2), 105 109 Recensão digital Dezembro de 2013 As ferramentas digitais do Mundo Visual http://nlstore.leya.com/asa/newsletters/ev/imagens/html/vfinal.html

Leia mais

EVENTOS NACIONAIS: Equipamentos: Eventos onde as regras serão observadas: Responsabilidade: Patch: PATCH COSTURADO Patch COSTURADO costura

EVENTOS NACIONAIS: Equipamentos: Eventos onde as regras serão observadas: Responsabilidade: Patch: PATCH COSTURADO Patch COSTURADO costura EVENTOS NACIONAIS: Este documento baseado no JUDOGUI REQUERIMENTS AND JUDOGUI CONTROL PROCEDURE da Federação Internacional de Judô FIJ, visa estabelecer o padrão nacional para a utilização dos judoguis

Leia mais

Processador. Colégio Serrano Guardia Módulo III Suporte Técnico e Redes William Andrey de Godoy

Processador. Colégio Serrano Guardia Módulo III Suporte Técnico e Redes William Andrey de Godoy Processador 1 Colégio Serrano Guardia Módulo III Suporte Técnico e Redes Processador ou CPU É o cérebro do computador, responsável principalmente por executar os comandos (processamento) e carregar (manipular)

Leia mais

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO UM JOGO BINOMIAL São muitos os casos de aplicação, no cotidiano de cada um de nós, dos conceitos de probabilidade. Afinal, o mundo é probabilístico, não determinístico; a natureza acontece

Leia mais

ATIVIDADE DE FÍSICA PARA AS FÉRIAS 8. o A/B PROF. A GRAZIELA

ATIVIDADE DE FÍSICA PARA AS FÉRIAS 8. o A/B PROF. A GRAZIELA ATIVIDADE DE FÍSICA PARA AS FÉRIAS 8. o A/B PROF. A GRAZIELA QUESTÃO 1) Utilize as informações do texto abaixo para responder às questões que o seguem. Uma máquina simples para bombear água: A RODA D ÁGUA

Leia mais

ARTIGO. Sobre monitoramento a Distancia e aplicação automática de medicamentos. Sistema de monitoração a distancia e aplicação de medicamentos.

ARTIGO. Sobre monitoramento a Distancia e aplicação automática de medicamentos. Sistema de monitoração a distancia e aplicação de medicamentos. ARTIGO Sobre monitoramento a Distancia e aplicação automática de medicamentos. Autor: Marcos José Sanvidotti Sistema de monitoração a distancia e aplicação de medicamentos. Resumo: O monitoramento a distância

Leia mais

Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2016. Circular nº 01/2016. Ref.: RELATÓRIO DO SEMINÁRIO TÉCNICO E DE ARBITRAGEM DA FIJ. Senhores Presidentes,

Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2016. Circular nº 01/2016. Ref.: RELATÓRIO DO SEMINÁRIO TÉCNICO E DE ARBITRAGEM DA FIJ. Senhores Presidentes, Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2016. Circular nº 01/2016 Ref.: RELATÓRIO DO SEMINÁRIO TÉCNICO E DE ARBITRAGEM DA FIJ. Senhores Presidentes, A Federação Internacional de Judô (FIJ), com o apoio da Federação

Leia mais

TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon

TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon Com o passar do tempo e principalmente do uso, os espelhos dos telescópios de modelo Newtoniano

Leia mais

ANATOMIA DO JOELHO. ESTRUTURAS IMPORTANTES - Ossos e articulações - Ligamentos e tendões

ANATOMIA DO JOELHO. ESTRUTURAS IMPORTANTES - Ossos e articulações - Ligamentos e tendões ANATOMIA DO JOELHO INTRODUÇÃO Para uma melhor compreensão de como os problemas ocorrem é importante algum conhecimento da anatomia da articulação do joelho e como as partes se relacionam para manter uma

Leia mais

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 183, Agosto de 2013. http://www.efdeportes.com

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 183, Agosto de 2013. http://www.efdeportes.com Análise cinemática do chute circular no muay thai em praticantes iniciantes da modalidade Análisis cinemático de la patada circular en el muay thai en practicantes que se inician en la modalidad *Grupo

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA GUARITA

MANUAL DO SISTEMA GUARITA MANUAL DO SISTEMA GUARITA Elaborado por: João Paulo Bazzo Divisão de Manutenção e Suporte ao Usuário UTFPR Campus Pato Branco MANUAL DO SISTEMA GUARITA 1 - INTRODUÇÃO O sistema GUARITA é utilizado para

Leia mais

MN03 - MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DA VPN PARA ALUNOS

MN03 - MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DA VPN PARA ALUNOS MN03 - MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DA VPN PARA ALUNOS SECRETARIA DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO SUBSECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Introdução Slide 1 Nielsen C. Damasceno Introdução Tanenbaum (2007) definiu que um sistema distribuído é aquele que se apresenta aos seus usuários como um sistema centralizado, mas

Leia mais