ATIVIDADE DE FÍSICA PARA AS FÉRIAS 8. o A/B PROF. A GRAZIELA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATIVIDADE DE FÍSICA PARA AS FÉRIAS 8. o A/B PROF. A GRAZIELA"

Transcrição

1 ATIVIDADE DE FÍSICA PARA AS FÉRIAS 8. o A/B PROF. A GRAZIELA QUESTÃO 1) Utilize as informações do texto abaixo para responder às questões que o seguem. Uma máquina simples para bombear água: A RODA D ÁGUA Na atualidade uma roda d água pode ser utilizada em diferentes situações. Porém, na época em que não se dispunha de eletricidade e de motores elétricos, ela era usada principalmente para bombear água para grandes reservatórios. Trata-se de uma bomba de água, cujo funcionamento é puramente mecânico, ou seja, não é necessário eletricidade. Há registros de rodas d água construídas em a.c., na Mesopotâmia. Os romanos aprenderam com eles e se tornaram grandes construtores de rodas d água por todo o império. Observe uma antiga roda d água romana localizada na Síria, em Hama. Para compreender seu funcionamento, observe uma roda d água produzida e comercializada nos dias de hoje e extensamente utilizada na zona rural: Para que, nas rodas d água deste tipo, o processo de transferência de energia produza os efeitos necessários, são observados os seguintes procedimentos: a) a água é represada em um pequeno açude através de uma barragem (lago, lagoa pequena) para ganhar altura (desnível) e quantidade (volume de água armazenado); b) a água flui por um encanamento de grande diâmetro, em certa quantidade e velocidade, para fazer movimentar uma turbina (I); c) ao girar a turbina, uma bomba, mecanicamente acoplada a ela, bombeia água de um poço ou do próprio açude (II) para outro reservatório em um nível superior (III). d) a água é armazenada no reservatório maior e, em um nível superior, é distribuída para outras caixas ou torneiras (saídas de água). 1. Qual a principal modalidade de energia associada a cada item do processo sequenciado acima? 2. Explique as principais transformações de energia envolvidas nesse processo. 3. Sob a óptica do desenvolvimento sustentável, você diria que a roda d água, principalmente para a zona rural, é uma boa solução para o bombeamento de água entre dois reservatórios? Justifique sua resposta.

2 QUESTÃO 2) Observe, no cartoon abaixo, uma sátira a uma das muitas contradições existentes na sociedade moderna. 1. Na sala representada no cartoon, há uma quantidade exagerada de equipamentos elétricos. Contudo, na maioria das residências, há todos esses equipamentos e, em muitas delas, em quantidades ainda maiores: três televisores, quatro ventiladores, dois computadores, três aparelhos de som, além de micro-ondas, máquina de lavar roupas, chuveiros elétricos, forno elétrico, torneiras elétricas, etc. Acontece que, se as fontes de energia e, assim, os recursos naturais forem muito usados por uma parcela da população, vai faltar energia para a outra... Faça um pequeno texto comentando a necessidade (ou não) da utilização desses equipamentos, como e quando utilizá-los, tendo como referencia o uso racional da energia elétrica e o desenvolvimento sustentável. 2. A fonte de energia para o funcionamento dos diversos equipamentos encontrados na sala é a energia elétrica, que será transformada em várias outras modalidades de energia. Cite pelo menos quatro dessas transformações, especificando as modalidades de energia obtidas e os respectivos aparelhos em que ocorrem tais transformações. QUESTÃO 3) Vários grupos de alunos realizaram um experimento usando duas bolinhas, uma de vidro e outra de aço, ambas com aproximadamente o mesmo tamanho; um papelão duro e plano com as laterais dobradas, transformando-o numa pequena canaleta; três livros com três centímetros de espessura cada um e um bloquinho de madeira. De posse desses materiais, realizaram os seguintes procedimentos: a) montaram uma pequena rampa com o papelão apoiado em apenas um livro.

3 Marcaram uma posição na região superior da rampa (papelão) largando uma bolinha de cada vez, observando a velocidade desenvolvida e a distância percorrida por cada bolinha; b) para aumentar a inclinação da rampa, colocaram mais um livro como apoio, repetindo o procedimento acima e anotando as observações; c) numa terceira situação, usando agora os três livros, inclinaram mais a rampa, colocando no final dela o bloquinho de madeira (que será empurrado quando a bolinha se chocar com ele). Soltaram primeiro a bolinha de vidro, observando o deslocamento do bloquinho. Voltaram o bloquinho à posição inicial, soltaram a bolinha de aço e observaram o maior deslocamento do bloquinho. Analise o experimento descrito, compare-o com o realizado em sala e responda às questões ou complete as lacunas. 1. Na posição inicial em que estão prontas para serem soltas, as bolinhas possuem energia cinética? E energia potencial gravitacional? 2. Na descida da rampa, um pouco antes de colidirem com o bloquinho, as bolinhas possuem energia cinética? 3. Associe suas duas respostas acima e complete os espaços abaixo. Quando uma bolinha é abandonada, ela possui energia, que é transformada em energia enquanto desce a rampa. 4. Que relação pode ser estabelecida entre a altura da rampa e a velocidade desenvolvida pelas bolinhas no final da rampa? 5. Analise suas respostas 3 e 4 e complete os espaços abaixo. Quanto maior for a velocidade de uma bolinha, maior será a sua energia. Quanto for a altura em que uma bolinha se encontre, maior será sua energia. 6. Antes de uma colisão, a energia cinética do bloquinho é nula. Após a colisão com uma bolinha, o bloquinho possui certa quantidade de energia cinética. De onde veio essa energia? 7. Considere, na terceira situação (a rampa com os três livros), que as duas bolinhas tenham atingido, com a mesma velocidade, o bloquinho colocado no final da rampa. Em qual dos casos, o bloquinho terá sofrido maior deslocamento? Por quê? 8. Analise suas respostas 6 e 7 e complete o espaço abaixo. Quanto maior for a massa de uma bolinha, serão as suas energias e.

4 QUESTÃO 4) Na figura abaixo, representamos dois blocos A e B, apoiados em uma superfície horizontal e unidos por meio de uma estrutura que não se deforma. As forças que atuam nos blocos A e B estão indicadas na figura, e suas intensidades são: F1 = 5 N, F2 = 4 N, F3 = 8 N, N1 = P1 = 5 N, N2 = P2 = 8 N. a) Quais são, entre todas as forças representadas, as que têm mesma direção e mesmo sentido? b) Quais são, entre todas as forças representadas, as que têm mesma direção e sentidos opostos? c) Calcule a força resultante e indique sua direção e sentido. RESPOSTAS: QUESTÃO 1) 1. a) Energia potencial gravitacional. b) Energia cinética. c) Energia mecânica (energia cinética + energia potencial gravitacional). d) Energia potencial gravitacional. 2. A energia potencial gravitacional armazenada na água em desnível se transforma em energia cinética ao fluir pelo encanamento, movimentando a turbina, que, através da energia mecânica (energia cinética + energia potencial gravitacional), transporta água para o reservatório em nível superior. A água armazenada deste reservatório será distribuída para outras caixas ou torneiras em nível inferior pela ação da gravidade (energia potencial gravitacional). 3. A roda d água seria uma ótima solução, uma vez que não há utilização de energia elétrica nem da queima de quaisquer tipos de combustíveis. Como o curso d água natural sofre apenas pequenas alterações locais e não é interrompido, revela-se como sendo uma solução de baixo impacto ambiental e bastante adequada às zonas rurais, principalmente quando não se dispõe de energia elétrica. Em muitos casos, podem se acoplar outros equipamentos à roda d água para que sejam executadas tarefas

5 muito corriqueiras no campo, como, por exemplo, a moagem de cereais, o corte da cana, etc. QUESTÃO 2) 1. Na sala representada no cartoon, há uma quantidade exagerada de equipamentos elétricos. Contudo, na maioria das residências, há todos esses equipamentos e, em muitas delas, em quantidades ainda maiores: três televisores, quatro ventiladores, dois computadores, três aparelhos de som, além de micro-ondas, máquina de lavar roupas, chuveiros elétricos, forno elétrico, torneiras elétricas, etc. Acontece que, se as fontes de energia e, assim, os recursos naturais forem muito usados por uma parcela da população, vai faltar energia para a outra... Faça um pequeno texto comentando a necessidade (ou não) da utilização desses equipamentos, como e quando utilizá-los, tendo como referencia o uso racional da energia elétrica e o desenvolvimento sustentável. 2. A fonte de energia para o funcionamento dos diversos equipamentos encontrados na sala é a energia elétrica, que será transformada em várias outras modalidades de energia. Cite pelo menos quatro dessas transformações, especificando as modalidades de energia obtidas e os respectivos aparelhos em que ocorrem tais transformações. QUESTÃO 3) 1. As bolinhas não possuem energia cinética, pois suas velocidades são nulas. Entretanto possuem energia potencial gravitacional, porque estão na iminência de entrarem em movimento. 2. Sim, porque possuem movimento. 3. Quando uma bolinha é abandonada, ela possui energia potencial gravitacional, que é transformada em energia cinética enquanto desce a rampa. 4. Quanto maior a altura em que são abandonadas as bolinhas, maior a sua velocidade ao final da rampa. 5. Quanto maior for a velocidade de uma bolinha, maior será a sua energia cinética. Quanto maior for a altura em que uma bolinha se encontre, maior será sua energia potencial gravitacional. 6. Veio da energia cinética da bolinha. 7. No choque com a bolinha de aço. Por ter maior massa, essa bolinha transfere mais energia, provocando maior deslocamento do bloquinho. 8. Quanto maior for a massa de uma bolinha, maiores serão as suas energias cinética e potencial gravitacional. QUESTÃO 4) a) Forças de mesma direção e mesmo sentido: N1 e N2; P1 e P2; F2 e F3. b) Forças de mesma direção e sentidos opostos: F1 e F2; F1 e F3; N1 e P1; N2 e P2. c) FR = (F2 + F3) F1 FR = (4 N + 8 N) 5 N FR = 12 N 5 N = 7 N Resposta: FR = 7 N, direção horizontal e sentido de F2F3.

Utilize as informações do texto abaixo para responder às questões 1 a 3 que o seguem.

Utilize as informações do texto abaixo para responder às questões 1 a 3 que o seguem. 8º Física Renato Aval. Mensal 22/05/12 Utilize as informações do texto abaixo para responder às questões 1 a 3 que o seguem. UMA MÁQUINA SIMPLES PARA BOMBEAR ÁGUA: A RODA D ÁGUA Na atualidade uma roda

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA m g h E pg = t P = m g h 16 F (N) 8 0 2 4 S (m) Como pode cair no enem? (ENEM) Com o objetivo de se testar a eficiência de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento

Leia mais

Cinemática Unidimensional

Cinemática Unidimensional Cinemática Unidimensional 1 Observe a figura a seguir. Nela está representado o movimento da bolas A e B, que se movem sobre canaletas da esquerda para a direita com velocidades iniciais de módulo v! e

Leia mais

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: Física Geral e Experimental I CURSO: Engenharia de Produção Noturno. 2º termo Prof. Dr. Elton Aparecido Prado dos Reis 01 - Um grupo de pessoas, por intermédio de uma

Leia mais

(B) v = 45 m/s PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA

(B) v = 45 m/s PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Um corpo é abandonado

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER)

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) 1) Uma máquina consome 4000 J de energia em 100 segundos. Sabendo-se que o rendimento dessa máquina é de 80%, calcule

Leia mais

Energia elétrica - potência. Maria do Anjo Albuquerque

Energia elétrica - potência. Maria do Anjo Albuquerque Energia elétrica - potência Características dos recetores elétricos Os recetores elétricos só funcionam se lhe fornecermos energia elétrica. Quanto maior for a sua potência mais energia consomem. Aparelho

Leia mais

(A) 30. (B) 100. (C) 150. (D) 200. (E) 250.

(A) 30. (B) 100. (C) 150. (D) 200. (E) 250. SIMULADO 1. A figura é uma representação de um pêndulo balístico, um antigo dispositivo para se medir a velocidade de projéteis. Suponha que um projétil com velocidade Vp, de massa m = 10g, atinge o bloco

Leia mais

5. Considere os sistemas A, B e C, apresentados a seguir, que revelam diferentes valores de energia interna.

5. Considere os sistemas A, B e C, apresentados a seguir, que revelam diferentes valores de energia interna. Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 7 1.1. Energia e Movimentos 1. Determine a energia cinética de uma bola de ténis de massa 200 g num serviço com

Leia mais

Aluno (a): nº: Turma:

Aluno (a): nº: Turma: Aluno (a): nº: Turma: Nota Ano: 1º EM Data: / /2018 Trabalho Recuperação Final Professor (a): Lélio Matéria: Física Valor: 20,0 pts 1 O gráfico seguinte representa a projeção da força resultante que atua

Leia mais

Plano de Aula- 1 ano do Ensino Médio. Conservação da Energia Mecânica e Queda Livre

Plano de Aula- 1 ano do Ensino Médio. Conservação da Energia Mecânica e Queda Livre Plano de Aula- 1 ano do Ensino Médio Conservação da Energia Mecânica e Queda Livre Objetivo: Consolidar os conceitos presentes na Lei de Conservação da Energia Mecânica e discutir o movimento de queda

Leia mais

IJSO Preparação de Física (Lista 03) Aluno: Código:

IJSO Preparação de Física (Lista 03) Aluno: Código: IJSO Preparação de Física (Lista 03) Aluno: Código: Dados: g = 10 m /s 2 1 atm = 1,0.10 5 Pa Parte I: Questões (valor: 8,5) 01. (1,0) Dois trens I e II, cujas frentes distam A metros entre si no instante

Leia mais

Trabalho, Energia e sua Conservação. Condigital: Mídias Digitais para a Educação

Trabalho, Energia e sua Conservação. Condigital: Mídias Digitais para a Educação Trabalho, Energia e sua Conservação Condigital: Mídias Digitais para a Educação CONTEXTO Quando tens trabalho o que dizes? Que o suor que da tua fronte escorreu, E que valeu a alegria do pão compatilhado.

Leia mais

Energia. A figura a seguir representa um atleta durante um salto com vara, em três instantes distintos

Energia. A figura a seguir representa um atleta durante um salto com vara, em três instantes distintos Energia 1- O bloco de peso P = 10N parte do repouso e sobe uma rampa mediante a aplicação da força F, cujo gráfico em função de x está indicado. O trabalho da força de atrito de 0 até A, em módulo, é 20J.

Leia mais

FÍSICA 1 PROVA 3 TEMA 2 ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL E ELÁSTICA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA. Prof. Neckel

FÍSICA 1 PROVA 3 TEMA 2 ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL E ELÁSTICA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA. Prof. Neckel FÍSICA 1 PROVA 3 TEMA ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL E ELÁSTICA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA ENERGIA POTENCIAL É uma espécie de energia de organização do sistema. É a energia armazenada em determinado

Leia mais

Trabalho, Energia Mecânica. Impulso e Quantidade de Movimento

Trabalho, Energia Mecânica. Impulso e Quantidade de Movimento Trabalho, Energia Mecânica. Impulso e Quantidade de Movimento PROFESSOR WALESCKO 15 de setembro de 2005 1. Um bloco de 5,0 kg de massa é arrastado, a partir do repouso, sobre um plano horizontal por uma

Leia mais

Lista de exercícios sobre Energia Organizada pelo prof. Marcelo Caldas Chaves

Lista de exercícios sobre Energia Organizada pelo prof. Marcelo Caldas Chaves Lista de exercícios sobre Energia Organizada pelo prof. Marcelo Caldas Chaves Questão 01 Uma estação de esqui possui seu ponto mais alto a 4840 m acima do nível do mar. Um esquiador de massa 80,0 kg parte

Leia mais

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento Mecânica A teoria do movimento é denominada MECÂNICA. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento - Não é possível prever movimentos usando somente a

Leia mais

ATIVIDADE DE FÍSICA. Professor: Paulo Henrique

ATIVIDADE DE FÍSICA. Professor: Paulo Henrique ALUNO(A): TURMA: DATA: / / 2 a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ATIVIDADE DE FÍSICA Professor: Paulo Henrique INSTRUÇÕES: 1. A sua atividade contém: a) 21 (vinte e uma) questões. Confira seu exemplar. Não serão aceitas

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica Trabalho Mecânico

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica Trabalho Mecânico Sala de Estudos FÍSICA - Lucas trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica Trabalho Mecânico 1. (G1 - ifpe 01) O sistema da figura é formado por um bloco de

Leia mais

Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton)

Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton) Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton) Exercício 1. (TAUBATÉ) Um automóvel viaja com velocidade constante de 72km/h em trecho retilíneo de estrada. Pode-se afirmar que a resultante das

Leia mais

A LEITURA DO TEXTO ABAIXO SERÁ NECESSÁRIA PARA A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES:

A LEITURA DO TEXTO ABAIXO SERÁ NECESSÁRIA PARA A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES: 1) Classificar as afirmativas abaixo em V pra verdadeiras e F para falsas, de acordo com a forma de eletrização dos corpos em: positiva, negativa ou neutro. a) (V)Um corpo é eletrizado positivamente quando

Leia mais

04- Uma escada homogênea de 40kg apóia-se sobre uma parede, no ponto P, e sobre o chão, no ponto C. Adote g = 10m/s².

04- Uma escada homogênea de 40kg apóia-se sobre uma parede, no ponto P, e sobre o chão, no ponto C. Adote g = 10m/s². PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- Dois atletas em lados opostos

Leia mais

b) - cinética e elástica - cinética, gravitacional e elástica - cinética e gravitacional

b) - cinética e elástica - cinética, gravitacional e elástica - cinética e gravitacional 1) Na figura abaixo, embora puxe a carroça com uma força horizontal de 1,0 x 10 2 N, o burro não consegue tirá-la do lugar devido ao entrave de uma pedra. Qual o trabalho da força do burro sobre a carroça?

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Semana 13 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 03/05

Leia mais

Dinâmica dos bloquinhos 2ª e3ª Leis de Newton

Dinâmica dos bloquinhos 2ª e3ª Leis de Newton Dinâmica dos bloquinhos ª e3ª Leis de Newton 1. (G1 - cftmg 01) Na figura, os blocos A e B, com massas iguais a 5 e 0 kg, respectivamente, são ligados por meio de um cordão inextensível. Desprezando-se

Leia mais

Apostila de Física Projeto: "Enem no Belém"

Apostila de Física Projeto: Enem no Belém Apostila de Física Projeto: "Enem no Belém" Nome: 2015 Dinâmica Relação Trabalho-Energia Quando uma força desloca ou deforma um objeto, realiza trabalho. Quando uma força realiza trabalho, um corpo fornece

Leia mais

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura:

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura: Parte 2 - P1 de Física I - 2017-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [1,0 pontos] Uma bola de massa m é lançada do solo com uma velocidade inicial de módulo v 0 em uma direção que faz um ângulo

Leia mais

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia )

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) 1) Uma força horizontal de 20 N arrasta por 5,0 m um peso de 30 N, sobre uma superfície horizontal. Os trabalhos realizados pela força de 20 N e pela

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva.

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva. Parte 2 - P2 de Física I - 2018-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [2,2 pontos] Um bloco de madeira de massa m 1 está inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal de atrito desprezível.

Leia mais

6.º Teste de Física e Química A 10.º A maio minutos /

6.º Teste de Física e Química A 10.º A maio minutos / 6.º Teste de Física e Química A 10.º A maio 2013 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. GRUPO I As seis questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

NOME: N O : TURMA: 1. PROFESSOR: Glênon Dutra

NOME: N O : TURMA: 1. PROFESSOR: Glênon Dutra Apostila de Revisão n 5 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: 1 PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - 5. Trabalho e Energia 5.1. Trabalho realizado por forças constantes. 5.2. Energia cinética. 5.3.

Leia mais

FÍSICA. Uma perturbação periódica em uma corda produz ondas de freqüência 40 Hz e comprimento de onda 15 cm.

FÍSICA. Uma perturbação periódica em uma corda produz ondas de freqüência 40 Hz e comprimento de onda 15 cm. FÍSICA QUESTÃO 1 Uma perturbação periódica em uma corda produz ondas de freqüência 40 Hz e comprimento de onda 15 cm. Neste caso, calcule: a) o período da onda. b) a velocidade da onda. QUESTÃO 2 Um ciclista

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS E EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO EM FÍSICA JÚNIOR

ROTEIRO DE ESTUDOS E EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO EM FÍSICA JÚNIOR ROTEIRO DE ESTUDOS E EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO EM FÍSICA JÚNIOR Conteúdo: Capítulos: 07 a 14. Questão 1- Para elevar uma esfera de aço de 10 Kg, a uma altura de 5 metros em relação ao solo, foram utilizadas

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº SALA DE ESTUDOS: FORÇA MAGNÉTICA 1. (Ucs 2012) Dentro do tubo de imagem de um televisor, a corrente elétrica,

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para

Leia mais

DRAFT. Física CONCURSO PETROBRAS. Questões Resolvidas TÉCNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR. Produzido por Exatas Concursos

DRAFT. Física CONCURSO PETROBRAS. Questões Resolvidas TÉCNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR. Produzido por Exatas Concursos CONCURSO PETROBRAS TÉCNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR Física Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.a Índice de Questões Prova:

Leia mais

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto Instituto de Física Segunda Prova de Física I 2017/1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 22 TRABALHO E POTÊNCIA

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 22 TRABALHO E POTÊNCIA FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 22 TRABALHO E POTÊNCIA k x Como pode cair no enem (ENEM) Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 2_3 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 1 EM Profa Kelly Data: Conteúdo: Trabalho de uma força; Energia mecânica - trabalho. 1 - Um corpo de massa m desliza

Leia mais

FísicaWild on. Energia Mecânica. Em = Ec + Ep. Energia Cinética. Energia Potencial

FísicaWild on. Energia Mecânica. Em = Ec + Ep. Energia Cinética. Energia Potencial CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS FÍSICA WILDSON W DE ARAGÃO wildsondearagao@hotmail Energia Mecânica O conceito de Energia é amplamente discutido na Física. Desde a Energia Mecânica, no início do

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E REDAÇÃO

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E REDAÇÃO VESTIBULAR 2007 2.ª FASE 16 DE SETEMBRO DE 2007 VESTIBULAR 2007 2.ª FASE 16 DE SETEMBRO DE 2007 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E REDAÇÃO INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este

Leia mais

1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura.

1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura. ESTUDO DIRIGIDO PROVA MENSAL 1ºEM 1) (UFF modificado) Um homem de massa 70 kg sobe uma escada, do ponto A ao ponto B, e depois desce do ponto B ao ponto C, conforme indica a figura. Qual foi o trabalho

Leia mais

a) a velocidade do carrinho no ponto C; b) a aceleração do carrinho no ponto C; c) a força feita pelos trilhos sobre o carrinho no ponto C.

a) a velocidade do carrinho no ponto C; b) a aceleração do carrinho no ponto C; c) a força feita pelos trilhos sobre o carrinho no ponto C. 1. (Fuvest-gv) Na figura a seguir, tem-se uma mola de massa desprezível e constante elástica 200 N/m, comprimida de 20 cm entre uma parede e um carrinho de 2,0 kg. Quando o carrinho é solto, toda a energia

Leia mais

Forças não conservativas e variação da energia mecânica

Forças não conservativas e variação da energia mecânica Quando num sistema atuam forças não conservativas que realizam trabalho: Do Teorema da Energia Cinética W fc + W fnc = E c W fc = E p E p + W fnc = E c E c + E p = E m W fnc = E m A variação da energia

Leia mais

θ, onde q é medido em radianos, sabendo que = arctg( 4 3)

θ, onde q é medido em radianos, sabendo que = arctg( 4 3) QUESTÃO 1 Uma churrascaria oferece a seus clientes uma tabela de preços diferenciada por sexo e por dia da semana. De segunda-feira a sábado, o preço do almoço para mulher é R$ 9,9 e para homem R$ 12,9.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO 1 Um bloco de massa m = 10 kg, inicialmente a uma altura de 2 m do solo, desliza em uma rampa de inclinação 30 o com a horizontal. O bloco é seguro

Leia mais

6.1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações:

6.1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações: 6.1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações: a) em relação ao eixo que passa pelo centro e é perpendicular ao plano da régua; b) em relação

Leia mais

Durante uma aula de Física, o professor Domingos Sávio faz, para seus alunos, a demonstração que se descreve a seguir.

Durante uma aula de Física, o professor Domingos Sávio faz, para seus alunos, a demonstração que se descreve a seguir. PROVA DE FÍSICA QUESTÃO 09 Durante uma aula de Física, o professor Domingos Sávio faz, para seus alunos, a demonstração que se descreve a seguir Inicialmente, dois blocos I e II são colocados, um sobre

Leia mais

6.º Teste de Física e Química A 10.º A maio minutos /

6.º Teste de Física e Química A 10.º A maio minutos / 6.º Teste de ísica e Química A 10.º A maio 2013 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. GRUPO I As seis questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

Força dos Fluídos. Empuxo

Força dos Fluídos. Empuxo Força dos Fluídos Empuxo Arquimedes Nasceu em Siracusa, atual Itália 287 a.c. 212 a.c.; Foi um matemático, engenheiro, físico, inventor e astrônomo grego; Dedicou se a genial aplicação da mecânica à geometria,

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção

Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção / GRUPO I (Exame 2013-2ª Fase) 1. (B) 2. 3. 3.1. Para que a intensidade média da radiação solar seja 1,3 x 10 3 Wm -2 é necessário que

Leia mais

1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão.

1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão. Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão. c) Fotossíntese. _ d) Um atleta

Leia mais

Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2A 14/12/2011

Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2A 14/12/2011 E s c o l a S e c u n d á r i a d e A l c á c e r d o S a l Ano lectivo 2011/2012 Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2A 14/12/2011 1. O movimento de uma partícula é descrito pelos seguintes gráficos

Leia mais

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2 Segunda Prova de Física I - 019/1 Instituto de Física Nas questões onde for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; a resistência do ar é nula; a aceleração da gravidade tem módulo

Leia mais

PROVA - 2ª FASE ª série

PROVA - 2ª FASE ª série PROVA - 2ª FASE - 1999-3ª série 1. A figura ao lado ilustra dois corpos esféricos A e B, de mesmas dimensões, mas massas diferentes, suspensos por fios de mesmo comprimento. A massa do corpo A é nove vezes

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Semana 14 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. 17 Exercícios

Leia mais

Física I - AV 1 (parte 2) 2º período de Eng. Civil Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso Data: / /2014 valor: 10 pontos Aluno (a) Turma

Física I - AV 1 (parte 2) 2º período de Eng. Civil Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso Data: / /2014 valor: 10 pontos Aluno (a) Turma Física I - AV (parte 2) 2º período de Eng. Civil Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso Data: / /204 valor: 0 pontos Aluno (a)turma _. No sistema a seguir, A tem massa mû = 0 kg. B tem massa m½ = 5 kg. = 45.

Leia mais

ENERGIA. Energia Mecânica (E M ) Energia Cinética Energia Potencia (E c ) (E Pot )

ENERGIA. Energia Mecânica (E M ) Energia Cinética Energia Potencia (E c ) (E Pot ) AULA 9 NRGIA Introdução Nesta aula estudaremos a energia mecânica e suas modalidades. Veremos a seguir que a energia está associada ao movimento (cinética) dos corpos e também veremos que mesmo quando

Leia mais

FÍSICA. Questões de 01 a Um motorista dentro de um carro, inicialmente em repouso, encontra-se a uma distância x

FÍSICA. Questões de 01 a Um motorista dentro de um carro, inicialmente em repouso, encontra-se a uma distância x FÍS. 1 FÍSICA Questões de 01 a 06 01. Um motorista dentro de um carro, inicialmente em repouso, encontra-se a uma distância x 0 de um espelho plano, conforme mostrado na figura desta questão. Responda:

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. Paulo e

Leia mais

Data: Metodologia utilizada/descrição das atividades (anexar modelos): Em anexo.

Data: Metodologia utilizada/descrição das atividades (anexar modelos): Em anexo. CÂMPUS: Rio do Sul LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELATÓRIO DE ATIVIDADE Curso: Licenciatura em Física Disciplina: Física 2 Turma: 2013.2 Professor: Bruno Data: Tema da aula: Dinâmica Conteúdos relacionados:

Leia mais

= Trabalho de uma força mecânica (J = joule)

= Trabalho de uma força mecânica (J = joule) = Trabalho de uma força mecânica (J = joule) É a energia utilizada ou armazenada. É o ato de colocar, tirar ou transformar a energia sobre um objeto ou sistema. Dizemos que existe trabalho mecânico quando

Leia mais

Lista Básica Aulas 22 e 23 Frente 3

Lista Básica Aulas 22 e 23 Frente 3 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Considere os dados abaixo para resolver a(s) questão(ões), quando for necessário. Constantes físicas Aceleração da gravidade próximo à superfície da Terra: Aceleração da gravidade

Leia mais

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016b

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016b Física I Verificação Suplementar 06/08/2016b NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 20 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma

Leia mais

Energia Potencial Gravitacional

Energia Potencial Gravitacional Energia Potencial Gravitacional Energia que o corpo adquire quando é elevado em relação a um determinado nível. E p = m.g.h E p = energia potencial (J) m = massa (kg) h = altura (m) Exercícios g = aceleração

Leia mais

Resposta da questão. A figura ilustra as duas situações, descida e subida.

Resposta da questão. A figura ilustra as duas situações, descida e subida. 1) Em atmosfera de ar calmo e densidade uniforme d a, um balão aerostático, inicialmente de densidade d, desce verticalmente com aceleração constante de módulo a. A seguir, devido a uma variação de massa

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 4º Teste sumativo de FQA 02. março. 2016 Versão 1 10º Ano Turma A Professora: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas

Leia mais

ROTEIRO i) Conecte o equipamento na saída DB15 do computador; ii) instale o software Aqdados ; iii) tecle no ícone do Aqdados.

ROTEIRO i) Conecte o equipamento na saída DB15 do computador; ii) instale o software Aqdados ; iii) tecle no ícone do Aqdados. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO VICENTE DO SUL ROTEIRO DA ATIVIDADE AQUISIÇÃO AUTOMÁTICA DE DADOS REOMETRIA DE FLUIDOS NEWTONIANOS PROFESSOR: RAFHAEL BRUM WERLANG ALUNO 1: ALUNO 2: ALUNO

Leia mais

Apostila 2. Capítulo 11. Esses humanos e suas máquinas maravilhosas. Página 233

Apostila 2. Capítulo 11. Esses humanos e suas máquinas maravilhosas. Página 233 Apostila 2 Capítulo 11 Página 233 Esses humanos e suas máquinas maravilhosas Gnomo Máquinas O que seria do mundo moderno sem as máquinas? Por mais complexas que sejam as máquinas modernas todas utilizam

Leia mais

Trabalho (= energia Joules) e Potência (Watts)

Trabalho (= energia Joules) e Potência (Watts) Trabalho (= energia Joules) e Potência (Watts) Pode-se definir potência como sendo a quantidade de trabalho realizado em um determinado tempo. Assim, para realizar determinada tarefa, tanto um fusca quanto

Leia mais

(Prob. 1 da pág 195 do PLT 690, 9a. ed.) Qual é a constante elástica de uma mola que armazena 25 J de energia ao ser comprimida 7,5 cm?

(Prob. 1 da pág 195 do PLT 690, 9a. ed.) Qual é a constante elástica de uma mola que armazena 25 J de energia ao ser comprimida 7,5 cm? Aula 07 (Prob. 1 da pág 195 do PLT 690, 9a. ed.) Qual é a constante elástica de uma mola que armazena 25 J de energia ao ser comprimida 7,5 cm? Dados: U = 25 J x=7,5 cm =7,5 10 2 k=? U = k 2 x2 m k=2 U

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 9 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Analise as sentenças a seguir. Marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. ( ) a principal fonte de energia para

Leia mais

Laboratório de Física I - EAD- UESC 2011

Laboratório de Física I - EAD- UESC 2011 Laboratório de Física I - EAD- UESC 011 Equipe: 1. Nome:.... Nome:... 3. Nome:... Pólo:... Data:... Experiência três: CONSERVAÇÃO DA ENERGIA Relatório Programado: Guia para tomada e análise de dados Prazo:

Leia mais

FÍSICA. Considerando essa situação, é CORRETO afirmar que, ao passar para a corda B, a onda:

FÍSICA. Considerando essa situação, é CORRETO afirmar que, ao passar para a corda B, a onda: FÍSICA QUESTÃO 25 Duas cordas, A e B, possuem espessuras diferentes, sendo a corda A com densidade linear duas vezes maior que a B. Essas cordas são presas uma na outra e o sistema é mantido sob uma tensão

Leia mais

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda as causas e os movimentos. LEIS DE NEWTON 1ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton 3ª Lei de Newton 1ª LEI LEI DA INÉRCIA Quando a resultante das forças que agem sobre

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica e Trabalho Mecânico

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica e Trabalho Mecânico Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica e Trabalho Mecânico 1. (Uern 2013) A tabela apresenta a força elástica e a deformação

Leia mais

ENERGIA CONTEXTUALIZAÇÃO

ENERGIA CONTEXTUALIZAÇÃO ENERGIA CONTEXTUALIZAÇÃO Infelizmente, como se costuma dizer, acidentes sempre acontecem. Se um veículo está percorrendo uma estrada a, digamos, 80 km/h e colide diretamente com a traseira de outro veículo

Leia mais

Primeira Verificação de Aprendizagem (1 a V.A.) - 28/05/2014

Primeira Verificação de Aprendizagem (1 a V.A.) - 28/05/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Física Disciplina: Física Geral I Prof.: Carlos Alberto Aluno(a): Matrícula: Questão 1. Responda: Primeira Verificação

Leia mais

Lista 5: Trabalho e Energia

Lista 5: Trabalho e Energia Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA Nome: Nº Ano: 6º Data: / /2012 Bimestre: 2 Professor: Vanildo Disciplina: Química Orientações para estudo: O que estudar (Conteúdo) Transformações e energia. Fenômenos físicos

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para

Leia mais

Energia Mecânica. A Energia Mecânica de um corpo é a soma de sua energia cinética com sua energia potencial. E m = E c + E P

Energia Mecânica. A Energia Mecânica de um corpo é a soma de sua energia cinética com sua energia potencial. E m = E c + E P Energia Mecânica A Energia Mecânica de um corpo é a soma de sua energia cinética com sua energia potencial. E m = E c + E P Unidade no S.I.: J (joule) 1 Energia Cinética (Ec) Todo corpo que se encontra

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Seleção da primeira etapa de avaliação em conhecimentos específicos Instruções para

Leia mais

2.2. Lei Fundamental da Dinâmica

2.2. Lei Fundamental da Dinâmica 2.2. Lei Fundamental da Dinâmica Lei Fundamental da Dinâmica ou 2.ª Lei de Newton Se no instante t = 0 s aplicares uma força horizontal com uma determinada intensidade, da esquerda para a direita, o corpo

Leia mais

TA Teste de Avaliação 1

TA Teste de Avaliação 1 TA Escola Data Nome N.º Turma Professor Classificação Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével azul ou preta. Pode utilizar régua, esquadro, transferidor e máquina de calcular gráfica.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! Educando para a Modernidade desde 1967 TV 10% Lâmpadas incandescentes 20% lavar 5% Outros 5% Geladeira 30% ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Ano Letivo 2017/2018 Física e Química A 10º ano Teste de Avaliação 4 20/03/2018 Duração: 90 minutos Página 1 de 8 Teste 4A Tabela

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE TRABALHO E ENERGIA.

EXERCÍCIOS SOBRE TRABALHO E ENERGIA. EXERCÍCIOS SOBRE TRABALHO E ENERGIA. QUESTÃO 01 (UFMG) Uma pessoa empurra um armário com uma força F sobre uma superfície horizontal com atrito, colocando-o em movimento. A figura mostra o diagrama das

Leia mais

QUESTÃO 16 PROVA DE FÍSICA I

QUESTÃO 16 PROVA DE FÍSICA I 6 PROVA DE FÍSICA I QUESTÃO 16 A figura representa um bloco de massa m que, após ser lançado com velocidade v, sobe uma rampa de comprimento L, sem atrito, inclinada de um ângulo θ. Assinale a opção que

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Parte - P de Física I - 017- Nota Q1 88888 Nota Q Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DEVEM SER APRESENTADAS APENAS NAS FOLHAS GRAMPEA- DAS DE FORMA CLARA E ORGANIZADA.

Leia mais

Observação 2: Após os primeiros 15 segundos, a temperatura da água que sai do chuveiro começa a aumentar gradativamente.

Observação 2: Após os primeiros 15 segundos, a temperatura da água que sai do chuveiro começa a aumentar gradativamente. FÍSICA Questão 01 Dado: se precisar, utilize, para a aceleração da gravidade g = 10 m/s 2 A figura ao lado mostra a instalação de água quente no banheiro do Senhor Pedro. A água fria entra num pequeno

Leia mais

Apostila 2. Capitulo 8. Energia: O universo em movimento. Página 244

Apostila 2. Capitulo 8. Energia: O universo em movimento. Página 244 Apostila 2 Não é possív el exibir esta imagem no momento. Página 244 Capitulo 8 Energia: O universo em movimento LHC acelerador de partículas Utilizado para o estudo da energia. Definição? Não se define

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P1 de Física I - 2017-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão 1 - [2,0 pontos] Duas bolinhas idênticas, A e B, de dimensões desprezíveis e massa m são largadas do alto de um prédio de

Leia mais

Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2C 14/12/2011

Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2C 14/12/2011 E s c o l a S e c u n d á r i a d e A l c á c e r d o S a l Ano letivo 2011/2012 Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2C 14/12/2011 1. O movimento de uma partícula é descrito pelos seguintes gráficos

Leia mais

Energia mecânica. O que é energia?

Energia mecânica. O que é energia? Energia mecânica Energia mecânica O que é energia? Descargas elétricas atmosféricas convertem enormes quantidades de energia elétrica em energia térmica, sonora e luminosa. A ciência define o conceito

Leia mais

Campo Elétrico. a) Q < 0 e q < 0. b) Q > 0 e q < 0. c) Q < 0 e q neutra. d) Q > 0 e q > 0. e) Q < 0 e q > 0.

Campo Elétrico. a) Q < 0 e q < 0. b) Q > 0 e q < 0. c) Q < 0 e q neutra. d) Q > 0 e q > 0. e) Q < 0 e q > 0. QUESTÃO 1 Uma partícula carregada positivamente é abandonada do ponto A da figura, presa a um fio isolante, em uma região de campo elétrico uniforme, como mostra a figura. Desprezando a ação gravitacional,

Leia mais

Dinâmica. Leis de Newton.notebook aula preenchida.notebook. July 10, 2017

Dinâmica. Leis de Newton.notebook aula preenchida.notebook. July 10, 2017 Dinâmica Foi estudado até agora a CINEMÁTICA, que é a parte da Física (Mecânica) que estuda o movimento dos corpos sem se preocupar com as causas. Estudaremos agora a Dinâmica que é a parte da Física que

Leia mais

O irmão do aço. Obtendo o ferro fundido

O irmão do aço. Obtendo o ferro fundido O irmão do aço Na segunda aula deste módulo, quando nós estudamos a classificação dos materiais, você aprendeu que eles são divididos em dois grupos: os materiais ferrosos e os materiais não-ferrosos.

Leia mais

Experimento: Determinação do coeficiente de atrito

Experimento: Determinação do coeficiente de atrito Física Mecânica Roteiros de Experiências 50 UNIMONTE, Engenharia Laboratório de Física Mecânica Experimento: Determinação do coeficiente de atrito Turma: Data: : Nota: Participantes Nome RA Introdução

Leia mais