PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 39

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 39"

Transcrição

1 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 39 QUESTÃO 17 O tubérculo geniano é formado de osso denso (A). O tubérculo geniano pode ser usado como área de suporte principal quando o rebordo residual exibe reabsorção severa (B). A opção CORRETA é: a) A é verdadeira, mas B é falsa. b) A é falsa, mas B é verdadeira. c) A e B são ambas verdadeiras. d) A e B são ambas falsas. QUESTÃO 18 Qual das afirmações abaixo é a mais acurada com relação à velocidade de formação e reabsorção óssea? a) A velocidade de regeneração óssea é constante ao longo da vida b) Na criança, a velocidade de reabsorção óssea é maior do que de formação óssea. c) No idoso, a velocidade de reabsorção óssea é maior do que a velocidade de regeneração. d) Em um indivíduo de 35 anos, a velocidade de regeneração óssea é maior do que a de reabsorção. QUESTÃO 19 Um paciente requer um novo par de próteses totais. O exame intraoral revela que os tecidos na região do palato estão muito inflamados e a prótese superior está sem retenção. Qual o procedimento inicial indicado para esse paciente? a) Fazer biópsia do tecido inflamado. b) Fazer uma moldagem com silicona de adição. c) Remover o tecido inflamado com eletro cautério. d) Usar um condicionador de tecidos na prótese antiga.

2 9 QUESTÃO 20 O exame de um paciente idoso mostra as tuberosidades contatando o trígono retromolar quando a mandíbula está em repouso. O plano de tratamento mais aceitável seria: a) confeccionar a prótese e diminuir a região do trígono retromolar para se obter espaço. b) confeccionar a prótese aumentando a dimensão vertical de oclusão para se obter espaço. c) reduzir cirurgicamente as tuberosidades para se obter espaço adequado antes da confecção da prótese. d) reduzir cirurgicamente a área do trígono retromolar para se obter espaço antes da confecção da prótese. QUESTÃO 21 Quais as razões para se obter uma área chapeável mais extensa possível? a) Para uma maior preservação dos rebordos residuais, estabilidade e retenção da prótese. b) Para assegurar adaptabilidade, selamento periférico e minimizar danos aos tecidos moles. c) Para uma maior preservação dos rebordos residuais, restauração do contorno facial e retenção da prótese. d) Para aumentar a coesão, diminuir a possibilidade de falhas mecânicas e restauração do contorno facial. QUESTÃO 22 Em prótese total, a determinação do selado palatino compensa: a) o volume de resina acrílica que permite o acabamento da prótese. b) a contração da resina acrílica durante o processamento da prótese. c) a expansão da resina acrílica durante o processamento da prótese. d) a expansão do modelo de gesso e do revestimento durante o processamento da prótese. QUESTÃO 23 Após a incorporação da prótese total, o paciente apresenta dificuldade de fonação e pronúncia sibilante. Isto sugere que: a) o paciente é classe III de Angle. b) a dimensão vertical de oclusão está aumentada. c) a dimensão vertical de oclusão está insuficiente. d) os planos de oclusão não estão centrados no rebordo mandibular.

3 10 QUESTÃO 24 Qual ponto deve ser selecionado como referência para se determinar o comprimento vertical do plano de oclusão superior? a) A borda do lábio superior, quando em repouso ou quando o paciente fala. b) Um ponto na região próxima ao canino correspondente à metade da distância entre os arcos em posição fisiológica de repouso. c) Um ponto de aproximadamente 2 mm abaixo do lábio superior, quando em repouso. d) Um ponto na região dos incisivos correspondente a ⅔ da distância entre os arcos em posição fisiológica de repouso. QUESTÃO 25 O método mais confiável de se determinar a altura posterior do plano de oclusão inferior é: a) metade do trígono retromolar. b) 4 mm abaixo do duto parotídeo. c) 2 mm abaixo da língua em repouso. d) metade da distância entre a tuberosidade e o trígono retromolar. QUESTÃO 26 Qual dos seguintes pontos anatômicos de referência é menos relevante para se localizar a área do selado palatino posterior? a) Linha vibratória. b) Fóveas palatinas. c) Processo hamular. d) Sulco pterigomaxilar. QUESTÃO 27 O aumento da dimensão vertical de oclusão pode resultar em: a) trauma excessivo das estruturas de suporte adjacentes. b) sulcos e rugas em torno dos lábios. c) melhora excessiva da estética. d) perda do tônus muscular.

4 11 QUESTÃO 28 Após exame de um paciente que usa uma prótese total nova há dois meses, percebe-se uma irritação do lado lingual do rebordo residual mandibular de canino a canino. A retenção da prótese é adequada. Que procedimento deve ser instituído para corrigir o problema? a) Refazer a prótese inferior. b) Reembasar a prótese inferior. c) Remontar e equilibrar as próteses. d) Diminuir o flanco lingual da prótese. QUESTÃO 29 Os dentes posteriores NÃO devem ser colocados na área ascendente da mandíbula porque: a) o tamanho da mesa oclusal terá que ser reduzido. b) seria impossível se conseguir uma oclusão balanceada. c) os dentes colocados nessa região não serão funcionais. d) as forças mastigatórias serão dirigidas para um plano inclinado e tenderão a desalojar a prótese. QUESTÃO 30 Dificuldades de fala relacionadas às próteses totais podem ser evitadas: a) movendo os incisivos superiores anteriormente. b) movendo os incisivos superiores posteriormente. c) colocando os dentes artificiais o mais próximo possível da posição dos dentes naturais. d) aumentando a base da prótese no palato, imediatamente atrás dos dentes anteriores. QUESTÃO 31 Uma paciente usa uma prótese total superior há 5 anos, ocluindo contra os dentes anteriores inferiores (os demais dentes estão ausentes). Ela queixa que a prótese está frouxa. O exame intraoral revela uma grande quantidade de tecido hiperplásico na parte anterior do rebordo superior. As bordas dos dentes artificiais da prótese superior não aparecem. As radiografias mostram estrutura óssea pobre (grande reabosorção) na região anterior do rebordo superior. A principal causa da dificuldade da paciente é: a) falta de oclusão na região posterior. b) reabsorção óssea excessiva. c) dimensão vertical aumentada. d) dentes artificiais muito curtos.

5 12 QUESTÃO 32 Na incorporação de uma prótese total, algumas modificações na região do freio labial são, às vezes, necessárias (A), porque o tecido do freio se desloca e é freqüentemente distorcido durante os procedimentos de moldagem e obtenção do modelo final. (B) A opção CORRETA é: a) A e B são ambas verdadeiras, mas não se relacionam. b) A e B são ambas verdadeiras e estão relacionadas. c) A e B são ambas falsas. d) A é verdadeira, mas B é falsa. QUESTÃO 33 Quando as próteses totais são planejadas, que decisão deve ser tomada com relação à presença de tórus mandibular? a) Remoção cirúrgica do tórus. b) Alívio da base da prótese na área do tórus. c) Nada deve ser feito, já que na região dos pré-molares há espaço para acomodar o tórus. d) Um condicionador de tecidos deve ser usado na prótese inferior para evitar machucar a região do tórus. QUESTÃO 34 Qual a razão principal de se aconselhar o usuário de prótese total a removê-la algumas horas por dia? a) Para aliviar e impedir a irritação dos tecidos. b) Para dar aos tecidos tempo para recuperar sua resiliência. c) Para evitar a pressão contínua sobre os vasos sangüíneos. d) Para reduzir a atrofia dos nervos que saem dos vários forames. QUESTÃO 35 Em próteses parciais removíveis classe III de Kennedy, os apoios são comumente colocados: a) Distantes do espaço edêntulo. b) Adjacentes ao espaço edêntulo. c) Opostos à área de contato oclusal. d) Próximos ao espaço dentado anterior. 1.

6 13 QUESTÃO 36 Qual das seguintes classes de Kennedy nunca tem um eixo de rotação real? a) Classe I. b) Classe II. c) Classe III. d) Classe IV. QUESTÃO 37 Paciente do sexo feminino, 54 anos de idade, tem a condição de suas arcadas dentárias representada no diagrama abaixo: / / A decisão de tratamento foi tomada em conjunto com a paciente, optando-se pela confecção de uma PPR. No planejamento da mesma, os dentes que receberão retentores diretos e indiretos são, respectivamente: a) 13 e 24; 16 e 27. b) 13 e 24; 16,17, 26 e 27. c) 16, 17, 26 e 27; 14 e 25. d) 13, 14, 24 e 25; 16 e 26. QUESTÃO 38 Observando o diagrama abaixo, para a confecção de uma PPR, o formato ideal de grampo para o pilar intermediário é o que apresenta apoio na face: / / a) mesial; braço retentivo na lingual. b) distal; braço retentivo na vestibular. c) mesial e distal; braço retentivo na lingual. d) mesial e distal; braço retentivo na vestibular.

7 14 QUESTÃO 39 Observe o diagrama abaixo: / / Considerando a confecção de uma prótese parcial removível, a classificação de Kennedy e o grampo indicado para o lado oposto ao hemiarco desdentado são: a) classe I; em anel. b) classe II; de ação reversa. c) classe II; geminado ou gêmeo. d) classe III; à barra ou ação de ponta. QUESTÃO 40 A função do plano-guia é: 1 - Ajudar a estabelecer a trajetória de inserção e remoção da PPR. 2 - Estabilizar a PPR, eliminando forças tangenciais nocivas aos dentes suportes. 3 - Proporcionar o princípio biomecânico da oposição ou reciprocidade do grampo. Estão CORRETOS os itens: a) 1, 2 e 3. b) 1 e 2, apenas. c) 1 e 3, apenas. d) 2 e 3, apenas. QUESTÃO 41 Com relação às próteses parciais removíveis dentomucososuportadas, é correto afirmar, EXCETO: a) Quanto mais precisa for a moldagem da área edêntula, maior será a adaptação da sela à fibromucosa. b) Quanto maior for a extensão da área chapeável, menor será a unidade de força por área, favorecendo o suporte. c) Quanto mais mesial for o ponto de aplicação da força, menor o braço de alavanca com reflexo direto sobre o suporte e retenção. d) Quanto maior a plataforma oclusal dos dentes artificiais de acrílico, menor a força incidente sobre a fibromucosa, favorecendo o suporte.

8 15 QUESTÃO 42 O limite da borda superior do conector maior mandibular deve estar: a) na junção dente / gengiva marginal livre. b) distante 1 mm da junção dente / gengiva marginal livre. c) no mínimo a 3 mm da junção dente / gengiva marginal livre. d) no máximo a 2 mm da junção dente / gengiva marginal livre. QUESTÃO 43 São características do grampo de barra ou de ação de ponta, EXCETO: a) Apenas a extremidade da barra ou ponta ativa faz contato com a coroa na zona retentiva. b) Deve cruzar a gengiva marginal em um ângulo menor de 90 o, mantendo dela uma certa distância. c) Seu traçado é de gengival para oclusal, alcançando a zona retentiva do dente sem cruzar a linha equatorial protética. d) Oferece maior dificuldade à remoção do que a inserção na boca, devido à deformação por torção que sofre ao ser empurrado contra a superfície do dente. QUESTÃO 44 No planejamento de uma prótese parcial removível, o traçado da linha equatorial protética nos dentes pilares: a) determina o tipo de conector maior a ser indicado. b) não sofre influência da relação espacial do dente com a haste móvel do delineador. c) influi na seleção do tipo de grampo a ser projetado e nas modificações a serem executadas. d) Corresponde, em localização e forma, ao equador anatômico de cada suporte considerado isoladamente. QUESTÃO 45 O sucesso dos trabalhos de prótese fixa na clínica diária: a) está diretamente associado aos materiais utilizados. b) depende exclusivamente das condições do periodonto. c) depende da expectativa e condições socioeconômicas do paciente. d) está diretamente associado a um correto e criterioso planejamento.

9 16 QUESTÃO 46 Numa ponte fixa com pilar intermediário, é correto afirmar, EXCETO: a) O uso de conector não rígido no pilar intermediário impede o mesmo de agir como fulcro. b) São usados conectores rígidos, porque os mesmos fornecem mais estabilidade e minimizam a tensão sobre os pilares. c) O pilar intermediário tende a agir como fulcro, gerando grande tensão nos dentes pilares. d) O pilar intermediário, agindo como fulcro, causa o fracasso do pilar mais fraco. QUESTÃO 47 É correto afirmar, EXCETO: a) Uma ponte fixa de dois dentes ausentes sofre uma deflexão 27 vezes maior que de um dente ausente. b) Retentores secundários favorecem a relação coroa/raiz inadequada e espaços extensos. c) A curvatura do arco tem efeito nas tensões que ocorrem em uma ponte fixa. d) As forças que agem sobre o pôntico e dentes pilares são diferentes em magnitude e direção das aplicadas em restaurações unitárias.

10 17 QUESTÃO 48 Leia as proposições abaixo e identifique-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas. A infra-estrutura metalocerâmica para restaurações unitárias anteriores deve ter sua dimensão de ± 2/3 do trabalho definitivo. Em trabalhos metalocerâmicos, não é adequado que o contato oclusal ocorra na interface metal/ cerâmica. Todas as superfícies da infra-estrutura a serem revestidas pela cerâmica deverão ser completamente arredondadas, sem presença de ângulos vivos. Em próteses múltiplas, quando houver necessidade de separação dos elementos e nova soldagem, a junção das partes deverá ser sempre feita no modelo de trabalho. A camada de opaco, na aplicação da cerâmica, tem a função principal de simular o efeito do esmalte subjacente, mascarando a tonalidade do metal. A seqüência correta, de cima para baixo, é: a) V, V, V, F, F b) V, V, V, F, V c) V, F, V, F, V d) F, F, V, V, V QUESTÃO 49 A invasão do espaço biológico pode ser corrigida por: a) cunha distal. b) enxerto ósseo. c) gengivectomia. d) tracionamento ortodôntico. QUESTÃO 50 Após o assentamento de uma prótese unitária no troquel corretamente, levamos a mesma ao dente preparado e notamos uma significativa diferença em sua adaptação. Podemos afirmar que houve: a) distorção da moldagem. b) distorção do padrão de cera. c) falha no vedamento marginal. d) falha no processo de fundição.

11 18 ATENÇÃO COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAÇO RESERVADO PELA COMISSÃO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE: Os cristais e as pedras preciosas são a expressão mais pura da energia e da luz.

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ Planos de Cera março. 2014 pág. 1 PLANOS DE ORIENTAÇÃO Pode-se dizer que a fase do plano de cera equivale à confecção de um projeto de engenharia. Essa fase deve ser atentamente observada, avaliada e,

Leia mais

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL ÍNDICE Conceito Prótese Parcial Removível Elementos para Elaborar o Planejamento de Uma PPR Apresentação Ordem geral: Idade, tipo físico, sexo e opinião do paciente. Vias de Transmissão

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Semestre 2011/2 Nome da disciplina ODT- 7008 - Prótese Parcial Pré Clínica Identificação

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7007 Prótese Total Pré-Clínica Departamento ODT - Odontologia

Leia mais

ESTRUTURAS CAPÍTULO. Pablio Caetano - TPD COMPOSIÇÃO

ESTRUTURAS CAPÍTULO. Pablio Caetano - TPD COMPOSIÇÃO Já estabelecidos no planejamento a proporção, o formato dos dentes, a disposição da linha média, o plano de orientação oclusal, a dimensão vertical de oclusão, o volume e a altura gengival, o próximo passo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO 1 Dente Composição do Dente Esmalte Complexo dentino pulpar Cemento

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS Dr. Dario Adolfi Data: 03 de setembro de 2010 Valor: R$ 200,00 a vista até 27/08/2010 R$ 250,00 a vista de 27/08/2010 até a data do evento Uma

Leia mais

EDITAL Nº 33, DE 26 DE MARÇO DE 2018

EDITAL Nº 33, DE 26 DE MARÇO DE 2018 EDITAL Nº 33, DE 26 DE MARÇO DE 2018 Edital de divulgação do gabarito de prova do processo seletivo do de vagas remanescentes do Programa de Programa de Mestrado em ODONTOLOGIA (Stricto Sensu), regulamentado

Leia mais

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle www.kulzer.com.br Variotime Bite / Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Diagnóstico Paciente Sr. G. M., sexo masculino, 28 anos de idade. Oclusão CL II de Angle com

Leia mais

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia MORDIDAS CRUZADAS Mordida Cruzada é uma alteração da oclusão dentária normal, no sentido ântero-posterior para os dentes anteriores, ou no sentido transversal para os dentes posteriores. Etiologia Baseia-se

Leia mais

PARÂMETROS ESTÉTICOS DENTES ANTERIORES E FUNCIONAIS DOS CAPÍTULO

PARÂMETROS ESTÉTICOS DENTES ANTERIORES E FUNCIONAIS DOS CAPÍTULO PARÂMETROS ESTÉTICOS E FUNCIONAIS DOS DENTES ANTERIORES 12 CAPÍTULO ANATOMIA E ESCULTURA DENTAL COLEÇÃO APDESPBR VOLUME I CONCEITOS 299 ANATOMIA E ESCULTURA DENTAL SENSAÇÕES ALINHAMENTO AXIAL BILATERAL

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/6 Lote: 1 1 150,00 UN PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS (ESTRUTURA 280,0000 42.000,0000 METÁLICA) DEVERÁ TER SUA ESTRUTURA CONFECCIONADA COM LIGA METÁLICA DE CROMO COBALTO, A QUAL PASSARÁ POR PROCEDIMENTO

Leia mais

CURSO: ODONTOLOGIA DISCIPLINA: DENTE E IMPL. EM PRÓTESE TOTAL I CÓDIGO: Z8153

CURSO: ODONTOLOGIA DISCIPLINA: DENTE E IMPL. EM PRÓTESE TOTAL I CÓDIGO: Z8153 1 CURSO: ODONTOLOGIA DISCIPLINA: DENTE E IMPL. EM PRÓTESE TOTAL I CÓDIGO: Z8153 CARGA HORÁRIA: 01 CRÉDITO TEÓRICO 03 CRÉDITOS PRÁTICOS TURNO: INTEGRAL ETAPA: 3º ANO: 2017 SEMESTRE: II º PROFESSOR: JOSÉ

Leia mais

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto www.kulzer.com.br Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Relato de caso clínico Paciente E.T.C. sexo feminino de 64 anos indicada para tratamento reabilitador, relata

Leia mais

SR Vivodent S PE. Carta de formas de dentes. O dente com estética excepcional para necessidades sofisticadas. Vivodent.

SR Vivodent S PE. Carta de formas de dentes. O dente com estética excepcional para necessidades sofisticadas. Vivodent. SR S PE Vivodent O dente com estética excepcional para necessidades sofisticadas Carta de formas de dentes SR Vivodent S PE SR Orthotyp S PE PEQUENO SR Vivodent S PE A22 A44 9.6 A11 9.3 41.6 7.9 41.3 7.7

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/5 Lote: 1 1 150,00 UN PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS (ESTRUTURA 250,0000 37.500,0000 METÁLICA) DEVERÁ TER SUA ESTRUTURA CONFECCIONADA COM LIGA METÁLICA DE CROMO COBALTO, A QUAL PASSARÁ POR PROCEDIMENTO

Leia mais

PLACAS ATIVAS PLACA DE HAWLEY COM MOLA

PLACAS ATIVAS PLACA DE HAWLEY COM MOLA PLCS TIVS 02 CPÍTULO PLC DE HWLEY COM MOL placa de Hawley é um aparelho removível muito utilizado em Ortodontia. É usado também após a finalização da Ortodontia corretiva com a finalidade de manter a estabilidade

Leia mais

TÉCNICAS E CONCEITOS ATUAIS DE APLICAÇÃO CERÂMICA

TÉCNICAS E CONCEITOS ATUAIS DE APLICAÇÃO CERÂMICA Dr. Dario Adolfi Duração: 5 meses/módulos de 2 dias. Datas: 24 e 25 de maio de 2012 21 e 22 de junho de 2012 26 e 27 de julho de 2012 23 e 24 de agosto de 2012 27 e 28 de setembro de 2012 CURSO TÉCNICAS

Leia mais

Sequência clínica em reabilitação oral. Clinical protocol in oral rehabilitation

Sequência clínica em reabilitação oral. Clinical protocol in oral rehabilitation Coluna do Aloísio Aloísio Oro Spazzin 1 Carlos Breitenbach Scherer 2 Jader Sebben 3 Rodrigo Alessandretti 4 Sequência clínica em reabilitação oral Clinical protocol in oral rehabilitation Resumo O objetivo

Leia mais

Muitas vezes uma impressão inadequada ou mesmo o vazamento do gesso não imediato, podem determinar o insucesso da PPR.

Muitas vezes uma impressão inadequada ou mesmo o vazamento do gesso não imediato, podem determinar o insucesso da PPR. 1) INTRODUÇÃO - A PPR NOS DIAS DE HOJE - QUANDO INDICAR? A despeito da evolução da Odontologia nos últimos anos com o advento dos implantes e também de técnicas e materiais para confecção de próteses fixas,

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE

UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE Brasilia UNIP Prof. Dr. Ricardo F. Paulin ANÁLISE FACIAL ð Interdependência Beleza Facial x Oclusão ð Inadequação do padrão dento-esquelético na avaliação

Leia mais

CAPÍTULO SUMÁRIO. CAPÍTULO 1 Histórico da implantodontia dentária: da antiguidade aos dias de hoje 1. CAPÍTULO 2 Anatomia maxilar e mandibular 13

CAPÍTULO SUMÁRIO. CAPÍTULO 1 Histórico da implantodontia dentária: da antiguidade aos dias de hoje 1. CAPÍTULO 2 Anatomia maxilar e mandibular 13 CAPÍTULO SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Histórico da implantodontia dentária: da antiguidade aos dias de hoje 1 I Período antigo (a.c. a 1000 d.c.)... 1 A Localização geográfica... 1 B Materiais utilizados... 1 C

Leia mais

Consulta. Consulta de Medicina Dentaria 45 Medicina Dentaria Preventiva

Consulta. Consulta de Medicina Dentaria 45 Medicina Dentaria Preventiva Consulta Procedimentos Clínicos Consulta de Medicina Dentaria 45 Medicina Dentaria Preventiva Selamento de fissuras Aplicação tópica de fluoretos 45 Aplicação de agente dessensibilizante 25 Dentisteria

Leia mais

IRI. SelfConnect concept

IRI. SelfConnect concept Coroas Sem Cimento Sem Parafuso Caso Clínico: Exodontia do dente 11, enxerto Colocação de implante e pilar SC Colocação de Cilindro Cicatrizador Anatômico Dia seguinte, Colocação de Cilindro Protético

Leia mais

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária.

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária. Resumo de especialidades: Plano PLUS, Prótese parcial fixa em metalo cerâmica As coroas e próteses em metalocerâmica são uma opção para pessoas que perderam um ou mais dentes. Prótese parcial fixa em metalo

Leia mais

INSTRUÇÕES DE PROCESSAMENTO

INSTRUÇÕES DE PROCESSAMENTO INSTRUÇÕES DE PROCESSAMENTO Cores SR Vivodent S PE: 11 Cores PE (01, 1A, 2A, 1C, 2B, 1D, 1E, 2C, 3A, 3E, 4B. Seleção de cores As cores dos dentes são determinadas com a ajuda de uma escala de cores disponível

Leia mais

TABELA DE MEDICINA DENTÁRIA ANEXO I

TABELA DE MEDICINA DENTÁRIA ANEXO I TABELA DE MEDICINA DENTÁRIA ANEXO I PROTOCOLO - INATEL TRATAMENTOS PARTICULAR INATEL Consulta 30,00 20,00 DENTISTERIA Restauração amálgama e compósitos Em cavidade c/ compromisso de 1 só face 60,00 25,00

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO 2012 ao CFO/Odonto PAG (A) módulo de elasticidade. (B) rigidez. (C) dureza. (D) viscosidade. (E) escoamento.

CONCURSO DE ADMISSÃO 2012 ao CFO/Odonto PAG (A) módulo de elasticidade. (B) rigidez. (C) dureza. (D) viscosidade. (E) escoamento. CONCURSO DE ADMISSÃO 2012 ao CFO/Odonto - 2013 PAG - 11 31. São músculos supra-hioídeos depressores da mandíbula: (A) digástrico anterior, milo-hioídeo, estilo-hioídeo, gênio-hioídeo. (B) tireo-hioídeo,

Leia mais

SÉRIE: MANUAIS DE PRÓTESE ODONTOLÓGICA

SÉRIE: MANUAIS DE PRÓTESE ODONTOLÓGICA SÉRIE: MANUAIS DE PRÓTESE ODONTOLÓGICA MOZAR MARTINS DE SOUZA MANUAL DE LIGAS FUNDIÇÃO E SOLDAGEM SÉRI E: MANUAIS DE PRÓTESE ODONTOLÓGI CA 2 ÍNDICE Manual técnico de ligas dentais O padrão Fabricação da

Leia mais

+2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PRÓTESE DENTÁRIA

+2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PRÓTESE DENTÁRIA +2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PRÓTESE DENTÁRIA Questão nº: 21 A inlay intracoronária é a forma mais simples de restauração fundida, sendo usada em lesões nas faces oclusal, gengival e proximal. Segundo

Leia mais

SISTEMA ERA. - Correção de angulação (5, 11 e 17 ), o que proporciona um encaixe paralelo da prótese.

SISTEMA ERA. - Correção de angulação (5, 11 e 17 ), o que proporciona um encaixe paralelo da prótese. SISTEMA ERA O Sistema ERA é um sistema de Attachment composto por duas peças: macho (presa à prótese) e fêmea (intraoral). Os machos são de Nylon e as fêmeas podem ser metálicas ou calcináveis. Possuem

Leia mais

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA CURSOS ICMDS PROSTODONTIA OBJECTIVOS Aprimorar a prática clínica dos profissionais que praticam Prostodontia no seu dia-a-dia e buscam a exelência no planeamento Estético, Mock up, Metal Free, nos Preparos

Leia mais

Manual Snap On Smile Página 1

Manual Snap On Smile Página 1 Manual Snap On Smile Página 1 SnapOn Smile redefine o conceito de provisórios. O Snap On Smile não é invasivo, é fácil de usar e seu paciente vai adorar. Chega de procedimentos complicados que requerem

Leia mais

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR 01 02 PREPAROS DENTÁRIOS Os 5W s A previsão do tipo de preparo dentário a ser executado depende, basicamente, do relacionamento entre material restaurador selecionado, volume

Leia mais

Mimetizando o tecido gengival em próteses totais

Mimetizando o tecido gengival em próteses totais www.kulzer.com.br Dente Premium. Danilo Sousa Machado Saúde bucal nas melhores mãos. Introdução: A harmonia facial é influenciada pela aparência bucal, sendo assim uma prótese estética deve manter os traços

Leia mais

Odontologia Marinha 2016

Odontologia Marinha 2016 Odontologia Marinha 2016 Prótese 4 Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar que ali houve um dia uma decisão corajosa. (Peter Drucker) MCA concursos - PAIXÃO PELO SEU FUTURO! 1 PRÓTESE

Leia mais

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 Definir estética sempre foi um grande desafio para a humanidade. Na verdade, a definição de algo absolutamente mutável e dinâmico, sujeito a interpretações subjetivas

Leia mais

16/10/2018. Ceras odontológicas. Núcleos metálicos fundidos. Copings metálicos próteses fixas. Material termoplástico

16/10/2018. Ceras odontológicas. Núcleos metálicos fundidos. Copings metálicos próteses fixas. Material termoplástico Ceras odontológicas Copings metálicos próteses fixas Material termoplástico Há 200 anos, a cera já era utilizada na área odontológica para moldagem; hoje, a sua principal aplicação é a tomada de registro,

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS

CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS 31) Acerca do delineador, instrumento utilizado na construção de prótese parcial removível, analise as afirmativas abaixo. I. Proporciona condições para a correta execução

Leia mais

Tabela de Nomenclatura e Valores Relativos Divulgada pela Ordem dos Médicos Dentistas

Tabela de Nomenclatura e Valores Relativos Divulgada pela Ordem dos Médicos Dentistas Tabela de Nomenclatura e Valores Relativos Divulgada pela Ordem dos Médicos Dentistas Legenda 01. CONSULTA 00.01.01 Consulta (exame clínico) 02. MEDICINA DENTÁRIA PREVENTIVA 00.02.01 00.02.02 00.02.03

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Procedimento Cirúrgico para Inserção de Miniimplantes... Capítulo 3 Verticalização Molar...

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Procedimento Cirúrgico para Inserção de Miniimplantes... Capítulo 3 Verticalização Molar... Sumário Capítulo 1 Introdução... 7 Capítulo 2 Procedimento Cirúrgico para Inserção de Miniimplantes... 11 Inserção de mini-implantes pelo método com broca...12 Procedimento cirúrgico... 12 Inserção de

Leia mais

IMPLANTES NA ÁREA ESTÉTICA

IMPLANTES NA ÁREA ESTÉTICA UELI GRUNDER IMPLANTES NA ÁREA ESTÉTICA Uma estratégia de tratamento passo a passo ÍNDICE 1 Introdução 1 1.1 Por que este livro? 2 1.2 Citação de referências 3 1.3 Instrumentos usados 4 1.4 Materiais usados

Leia mais

CIRURGIAS PERIODONTAIS

CIRURGIAS PERIODONTAIS CIRURGIAS PERIODONTAIS Classificação das Técnicas Cirúrgicas empregadas em Periodontia I Quanto à área a ser atingida: - Gengivais - Periodontais - Mucogengivais II Quanto à intenção: - eliminação de bolsas

Leia mais

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR 7 OPÇÕES PROTÉTICAS PARA COMPENSAR DÉFICITS DE TECIDO 7 OPÇÕES PROTÉTICAS PARA COMPENSAR DÉFICITS DE TECIDO 7.1 VISÃO GERAL Antes de discutir os procedimentos cirúrgicos

Leia mais

do alvéolo preservação

do alvéolo preservação Técnicas cirúrgicas de preservação do alvéolo Casos de reabilitação posterior Pág.2o Técnicas cirúrgicas de preservação do alvéolo em reabilitações finais com implantes Preservar o alvéolo pós-extraçào

Leia mais

OVERDENTURES COMO PRIMEIRA ESCOLHA PARA INDIVÍDUOS DESDENTADOS: UM ESTUDO DE CASO. Francisca Layane de Almeida Oliveira¹; Maurício Pompeu Cariello²

OVERDENTURES COMO PRIMEIRA ESCOLHA PARA INDIVÍDUOS DESDENTADOS: UM ESTUDO DE CASO. Francisca Layane de Almeida Oliveira¹; Maurício Pompeu Cariello² OVERDENTURES COMO PRIMEIRA ESCOLHA PARA INDIVÍDUOS DESDENTADOS: UM ESTUDO DE CASO Francisca Layane de Almeida Oliveira¹; Maurício Pompeu Cariello² 1 Discente do Curso de Odontologia do Centro Universitário

Leia mais

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz 1 2 3 Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz Aumento de Coroa Clínica Qualquer procedimento (cirúrgico ou não-cirúrgico) que vise

Leia mais

UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010

UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010 Incisivos & Caninos UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010 Anatomia Dentária 2º ano. INCISIVOS Incisivos Existem dois por quadrante Função de corte Importância

Leia mais

ENTENDER, PLANEJAR, EXECUTAR. o universo das restaurações estéticas cerâmicas ALBERTO ALVARENGA DE OLIVEIRA

ENTENDER, PLANEJAR, EXECUTAR. o universo das restaurações estéticas cerâmicas ALBERTO ALVARENGA DE OLIVEIRA ENTENDER, PLANEJAR, EXECUTAR o universo das restaurações estéticas cerâmicas ALBERTO ALVARENGA DE OLIVEIRA SUMÁRIO CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO...18 SEÇÃO 1: CONHECENDO OS SISTEMAS CERÂMICOS CAPÍTULO 2: INTRODUÇÃO

Leia mais

3 Materiais e Métodos

3 Materiais e Métodos 37 3 Materiais e Métodos 3.1. Obtenção dos modelos Para análise de elementos finitos, adotou-se modelos bi-dimensionais pelo fato que esta modelagem está associada a uma menor complexidade, porém apresentando

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 15 a 18 de maio de 2012 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

MANUAL DE PRÓTESE TOTAL REMOVÍVEL

MANUAL DE PRÓTESE TOTAL REMOVÍVEL MANUAL DE PRÓTESE TOTAL REMOVÍVEL ÍNDICE Definição Conseqüências da Perda de uma Arcada ou das duas Requisitos de uma dentadura Mastigatório Estético Fonético Comodidade Fatores que influem no êxito do

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Na imagem radiográfica de um dente íntegro todas as partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Agora começamos

Leia mais

2

2 2 3 4 DESCRIÇÃO R$ DIAGNÓSTICO Consulta inicial Consulta e orientação aos idosos URGÊNCIA Procedimentos de urgência Curativo em caso de hemorragia Curativo em caso de odontalgia aguda/pulpectomia Consulta

Leia mais

Especificação dos Casos quanto às Categorias

Especificação dos Casos quanto às Categorias Manual DO CANDIDATO Especificação dos Casos quanto às Categorias A escolha dos casos a serem apresentados deverá seguir os seguintes critérios: 1 - Maloclusão Classe II ou III de Angle, tratada sem extração

Leia mais

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação.

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação. Bráquetesq metálicos cerâmicos plásticos Composição i ã : corpo; encaixe ou slot (abriga o fio). aletas; fixação. base (superfície de contato). Bráquetes á t simples e duplo. Bráquetes á t para colagem

Leia mais

ATLAS DE CONFECÇÃO DE DISPOSIIVOS MECÂNICOS

ATLAS DE CONFECÇÃO DE DISPOSIIVOS MECÂNICOS ATLAS DE CONFECÇÃO DE DISPOSIIVOS MECÂNICOS Registro ANVISA nº 80519210001 Relação dos componentes do Sistema SAO Registro ANVISA dos componentes do Sistema SAO: 80519210001 Edição 1208-00-01 Página 1

Leia mais

TABELA DE COBERTURA 01. DIAGNÓSTICO

TABELA DE COBERTURA 01. DIAGNÓSTICO Garante a manutenção da estética de seu sorriso e a funcionalidade de sua mastigação, através de acesso a todos os tratamentos do PLANO MASTER, além de coberturas exclusivas ARM como clareamento dentário,

Leia mais

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios Série Aparelhos Ortodônticos BITE BLOCK A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios da ortodontia. Persiste uma preocupação, não só quanto ao diagnóstico e planificação

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO APARELHO (FIG. 1) a) base acrílica b) mola coffin c) arco vestibular d) alças bucinadoras FIGURA 5 FIGURA 6

APRESENTAÇÃO DO APARELHO (FIG. 1) a) base acrílica b) mola coffin c) arco vestibular d) alças bucinadoras FIGURA 5 FIGURA 6 Série Aparelhos Ortodônticos BIONATOR INTRODUÇÃO As más oclusões de Classe II apresentam etiologias distintas, de natureza esquelética, dentária ou a combinação de ambas. O diagnóstico diferencial é de

Leia mais

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro!

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Í ndice Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Conceito de Beleza Beleza: essência de perfeição Bases da Odontologia

Leia mais

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2 Série Aparelhos Ortodônticos GRADE PALATINA GRADE PALATINA A grande preocupação atual em identificar-se as características de uma má oclusão nos sentidos transversal e vertical, deve-se ao fato de que

Leia mais

OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE

OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ONU Ancoragem Zigomática REABILITAÇÃO EM MAXILAS ATRÓFICAS Marcelo da Rocha BRASIL 2000 => 25 milhões de edêntulos (15%) 2025 => 33 milhões de habitantes com mais de 65 anos OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Semestre 2011/2 Nome da disciplina ODT 7008 - Prótese Parcial Pré-Clínica Departamento

Leia mais

O Sistema Giroform elimina a expansão do gesso, é simples, rápido e preciso.

O Sistema Giroform elimina a expansão do gesso, é simples, rápido e preciso. O Sistema Giroform elimina a expansão do gesso, é simples, rápido e preciso. A exatidão de ajuste das próteses dentais depende em grande parte da precisão dos modelos. Precisamente aqui, a expansão natural

Leia mais

TABELA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLOGICOS SORRIX GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO

TABELA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLOGICOS SORRIX GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO GRATUITO TABELA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLOGICOS SORRIX DESCRIÇÃO Consulta de Emergência ² Consulta Inicial (Exame Clínico e Plano de Tratamento) Aplicação de Flúor Consulta de Orientação Pediátrica¹ (Até 12 anos)

Leia mais

TABELA DE PROCEDIMENTOS E VALORES ODONTOLÓGICOS - CAASP REDE REFERENCIADA CAPITAL- 2017/2019

TABELA DE PROCEDIMENTOS E VALORES ODONTOLÓGICOS - CAASP REDE REFERENCIADA CAPITAL- 2017/2019 TABELA DE PROCEDIMENTOS E VALORES ODONTOLÓGICOS - CAASP REDE REFERENCIADA CAPITAL- 2017/2019 CÓDIGOS PROCEDIMENTOS Valor 1 - DIAGNOSTICO 1.01 Emergência R$ 1.02 Falta R$ 1.03 Avaliação Diagnóstica - Somente

Leia mais

DENTALREDE, LDA. Avenida Elias Garcia, N.º49-2ºAndar Lisboa

DENTALREDE, LDA. Avenida Elias Garcia, N.º49-2ºAndar Lisboa DENTALREDE, LDA. Avenida Elias Garcia, N.º49-2ºAndar 1000-048 Lisboa Tabela a aplicar a: AND Saúde Telefone: 217 950 300 Fax: 217 803 849 Email: geral@dentalrede.pt CÓDIGO ESPECIALIDADE PREÇO 01 CONSULTAS

Leia mais

TABELA COMPARTICIPAÇÕES DE ESTOMATOLOGIA

TABELA COMPARTICIPAÇÕES DE ESTOMATOLOGIA TABELA COMPARTICIPAÇÕES DE ESTOMATOLOGIA COMPARTICIPAÇÃO A 80% DO LIMITE INDICADO NA TABELA 1. Com excepção dos normais tratamentos de rotina, todos os tratamentos estomatológicos e ortodônticos serão

Leia mais

TABELA DE PLANOS PARTICIPATIVOS

TABELA DE PLANOS PARTICIPATIVOS Consulta/Exame Clínico = = = = R$ 6,30 Atendimento emergência 24 hs diurna/ noturna = = = = R$ 9,38 PREVENÇÃO Evidenciação e controle de placa = = = = R$ 9,44 Profilaxia- polimento coronário = = = = R$

Leia mais

Regeneração. A membrana natural de colágeno reabsorvível com a função de barreira extra longa

Regeneração. A membrana natural de colágeno reabsorvível com a função de barreira extra longa Regeneração SinossMem A membrana natural de colágeno reabsorvível com a função de barreira extra longa SinossMem Alta resistência mecânica e excelente flexibilidade A membrana de colagénio reabsorvível

Leia mais

Reabilitação oral: estética e função

Reabilitação oral: estética e função www.kulzer.com.br Caso Clínico Variotime / Optosil / Xantopren / Dente Classic. Frederico Goyatá Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: As reabilitações orais com as próteses totais removíveis contribuem

Leia mais

Pilar Mini Cônico BOLETIM TÉCNICO. bionnovation.com.br

Pilar Mini Cônico BOLETIM TÉCNICO. bionnovation.com.br Após a osseointegração, a restauração protética deverá ser conectada ao implante. Para isso, a Bionnovation Produtos Biomédicos disponibiliza a Linha de Pilares Mini Cônicos: um componente protético intermediário.

Leia mais

MATERIAIS DE MOLDAGEM ANELÁSTICOS

MATERIAIS DE MOLDAGEM ANELÁSTICOS DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS E BIOLOGIA ORAL Disciplina ODB 401 Materiais para uso indireto Roteiro de estudos Data: 09/02/2017 Materiais Anelásticos (Profa. Josete Meira) MATERIAIS DE MOLDAGEM ANELÁSTICOS

Leia mais

dentalabs Dentes anteriores Classic Magister Dentes anteriores com 4 camadas Palabond Para utilizar em conjunto

dentalabs Dentes anteriores Classic Magister Dentes anteriores com 4 camadas Palabond Para utilizar em conjunto Magister Dentes anteriores Classic Magister Dentes anteriores com 4 camadas Os dentes Magister apresentam estética semelhante à do dente natural, biocompatibilidade certificada e são desenvolvidos com

Leia mais

1. Introdução. 2. Torque. Centro de Pós Graduação em Ortodontia

1. Introdução. 2. Torque. Centro de Pós Graduação em Ortodontia 1. Introdução Com o surgimento dos acessórios pré-programados, a aplicação do torque passou a ser realizada de duas formas distintas: Pela torção do fio retangular em torno do longo eixo (técnica Edgewise)

Leia mais

TABELA DE ESTOMATOLOGIA / MEDICINA DENTÁRIA

TABELA DE ESTOMATOLOGIA / MEDICINA DENTÁRIA TABELA DE ESTOMATOLOGIA / MEDICINA DENTÁRIA Tabela aplicável a seguros que garantem o Acesso à Rede de Estomatologia(a) (ou seja, nos casos em que o Cliente suporta a totalidade do encargo do ato médico,

Leia mais

COMPARAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL ENTRE A PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL CONVENCIONAL E FLEXÍVEL.

COMPARAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL ENTRE A PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL CONVENCIONAL E FLEXÍVEL. COMPARAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL ENTRE A PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL CONVENCIONAL E FLEXÍVEL Francisca Mariane de Souza Costa 1 ; Luana Valéria Bezerra Holanda¹; Vitaliano Gomes de Araújo Neto¹; Evaldo Pinheiro

Leia mais

Metalocerâmica Manual Técnico

Metalocerâmica Manual Técnico BR Metalocerâmica Manual Técnico Abutment Sem Ombro Temporização com Coifa de Emergência 4.0mm 5.0mm 6.5mm 4.0 x 6.5 5.0 x 6.5 6.5 x 6.5 ESCOLHA A COIFA DE 1 EMERGÊNCIA Escolha o abutment mais largo para

Leia mais

CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL ESTÉTICO E MORFOLÓGICO DOS DENTES ANTERIORES E POSTERIORES

CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL ESTÉTICO E MORFOLÓGICO DOS DENTES ANTERIORES E POSTERIORES CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL DENTES ANTERIORES E POSTERIORES Dr. Dario Adolfi Duração: 6 meses/módulos de 2 dias. Datas: 10 e 11 de junho de 2010 1 e 2 de julho de 2010 5 e 6 de agosto de 2010 2

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE DENTISTAS DA AERONÁUTICA (CADAR 2013) LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

COMANDO DA AERONÁUTICA EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE DENTISTAS DA AERONÁUTICA (CADAR 2013) LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. COMANDO DA AERONÁUTICA VERSÃO B EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE DENTISTAS DA AERONÁUTICA (CADAR 2013) ESPECIALIDADE: PRÓTESE DENTÁRIA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Este caderno contém

Leia mais

Núcleos Uni e Multirradiculares

Núcleos Uni e Multirradiculares CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO CURSO DE ODONTOLOGIA Núcleos Uni e Multirradiculares Prof. Itamar Lopes Júnior Os núcleos intra-radiculares ou de preenchimento estão indicados em dentes que apresentam-se

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 6 a 10 de agosto de 2012 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

TABELA MEDICINA DENTÁRIA INSTITUCIONAL

TABELA MEDICINA DENTÁRIA INSTITUCIONAL TABELA MEDICINA DENTÁRIA INSTITUCIONAL TLM: 92 607 79 36 MAIL: GERAL@ORALMAIS.PT SITE: WWW.ORALMAIS.PT Clínica Domícilios Grupo: CONSULTA 15% 10% A1.01.01.01 Primeira consulta de medicina dentária 25,50

Leia mais

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP 28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP Sinopse do Evento A odontologia restauradora atual está vivendo uma era nobre. Com a evolução dos sistemas cerâmicos e a confirmação

Leia mais

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CORPO TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CORPO TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA Prova : Amarela (PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CORPO AUXILIAR DE PRAÇAS DA MARINHA /PS-CAP/2010) NÃO ESTÁ AUTORIZADA A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL EXTRA

Leia mais

Prefaciar um livro é uma imensa responsabilidade, porque você endossa a obra que está sendo apresentada à comunidade científica como um todo.

Prefaciar um livro é uma imensa responsabilidade, porque você endossa a obra que está sendo apresentada à comunidade científica como um todo. e Cirurgião-Dentista, que desempenha as duas atividades como poucos. Nos últimos anos, passamos a ter mais contato, o que para mim foi uma imensa satisfação ter o professor Hilton como aluno no nosso curso

Leia mais

Faculdade de Odontologia. Caderno de Planejamento em Prótese Parcial Removível

Faculdade de Odontologia. Caderno de Planejamento em Prótese Parcial Removível Faculdade de Odontologia Caderno de Planejamento em Prótese Parcial Removível Guilherme B. Camacho Renato F. A. Waldemarin 2018 1 Caderno de Planejamento em Prótese Parcial Removível Lista de Abreviaturas

Leia mais

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE Fernando Pedrin Carvalho Ferreira Colaboradores: Renata Rodrigues de Almeida Pedrin Bolivar Pimenta Junior 01. Aparelho Ortodôntico Fixo 02. O Tratamento Ortodôntico

Leia mais

gustavo cosenza botelho nogueira mauro luiz matheus

gustavo cosenza botelho nogueira mauro luiz matheus gustavo cosenza botelho nogueira mauro luiz matheus 2006 ÍNDICE Grampos de Retenção...3 Confecção do Grampo Adams...4 Acrilização...7 Hawley...8 Hawley Modificado...9 Expansor Móvel...10 Grade Móvel...11

Leia mais

CIRURGIA PERIODONTAL

CIRURGIA PERIODONTAL Disciplina de Periodontia 5 o período CIRURGIA PERIODONTAL Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com 2012 Instrumentos Usados em Cirurgia Periodontal CIRURGIA PERIODONTAL INSTRUMENTAIS

Leia mais

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL SISTEMA DE RETENÇÃO I

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL SISTEMA DE RETENÇÃO I PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL SISTEMA DE RETENÇÃO I Thursday, 01 July 2010 15:03 por Renato Fabrício de Andrade Waldemarin, Guilherme Brião Camacho, Júlio César Emboava Spanó e Eduardo Luiz Barbin 1 Introdução

Leia mais

TABELA COMPARTICIPAÇÕES DE ESTOMATOLOGIA

TABELA COMPARTICIPAÇÕES DE ESTOMATOLOGIA TABELA COMPARTICIPAÇÕES DE ESTOMATOLOGIA COMPARTICIPAÇÃO A 80% DO LIMITE INDICADO NA TABELA 1. Com excepção dos normais tratamentos de rotina, todos os tratamentos estomatológicos e ortodônticos serão

Leia mais

ANEXO I-B DO EDITAL N o 113/ PRORH LISTA DE PONTOS E AVALIAÇÃO DA PROVA PRÁTICA

ANEXO I-B DO EDITAL N o 113/ PRORH LISTA DE PONTOS E AVALIAÇÃO DA PROVA PRÁTICA 36 DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA ÁREA/SUBÁREA: ODONTOLOGIA/CLÍNICA INTEGRADA 01 03 PREPARO INTRARADICULAR E CONFECÇÃO DE PADRÃO EM RESINA ACRÍLICA QUIMICAMENTE ATIVADA PARA OBTENÇÃO DE NÚCLEO

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO Motivo biomecânico da osseointegração nos dentes suportes no sistema de prótese odontológica proposto por Resende

ARTIGO TÉCNICO Motivo biomecânico da osseointegração nos dentes suportes no sistema de prótese odontológica proposto por Resende ARTIGO TÉCNICO Motivo biomecânico da osseointegração nos dentes suportes no sistema de prótese odontológica proposto por Resende Henry Shibayama (henry.shibayama@poli.usp.br) Resumo: O objetivo do trabalho

Leia mais

GABARITO 1 CARGO: CIRURGIÃO-DENTISTA/PRÓTESE 08/10/06 NS 10

GABARITO 1 CARGO: CIRURGIÃO-DENTISTA/PRÓTESE 08/10/06 NS 10 SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS 01. O conceito de demanda é estritamente econômico, significando o volume de bens e serviços que a comunidade está disposta a adquirir a determinados preços. Neste sentido, a

Leia mais

CaseBook Reabilitação Osseointegrada

CaseBook Reabilitação Osseointegrada CaseBook Reabilitação Osseointegrada dicas e considerações clínicas RONALDO SILVA SUMARIO prefacio 10 apresentacao 12 introducao 14 capitulo 01 54 capitulo 06 Implantes curtos 214 Implantes em áreas estéticas

Leia mais