Definindo interdisciplinaridade... Cleusa Helena Guaita Peralta Castell Disciplina Seminários Interdisciplinares IV Pedagogia/UAB/FURG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Definindo interdisciplinaridade... Cleusa Helena Guaita Peralta Castell Disciplina Seminários Interdisciplinares IV Pedagogia/UAB/FURG"

Transcrição

1 Definindo interdisciplinaridade... Cleusa Helena Guaita Peralta Castell Disciplina Seminários Interdisciplinares IV Pedagogia/UAB/FURG

2 LEITURA RECOMENDADA: SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre:Artes Médicas, Tradução: Cláudia Schilling, 275 p.

3 ORIGEM DA FRAGMENTAÇÃO DO SABER (SANTOMÉ, 1998, 9:20) No início do Séc. XX nasce o movimento pedagógico em favor da interdisciplinaridade: Ao mesmo tempo em que iniciam as lutas pela democratização da sociedade, Ocorre uma maior acumulação de capital em poucas mãos X desapropriação dos conhecimentos acumulados pelos trabalhadores e trabalhadoras, Como resultado da crescente automação, aumenta o desemprego sistemático.

4 ORIGEM DA FRAGMENTAÇÃO DO SABER (SANTOMÉ, 1998, 19:20) Início do Séc.XX, Taylor elaborou o management científico modelo da indústria moderna, a partir do qual: trabalhadores e trabalhadoras ficam fora do controle das decisões empresariais; Se produz uma dicotomia entre trabalho manual e intelectual (alguns pensam e outros executam).

5 ORIGEM DA FRAGMENTAÇÃO DO SABER Fordismo Henry Ford idealizou a linha de montagem na indústria automobilística, a partir das características: imobilidade dos operários e operárias X mobilidade das esteiras; redução do tempo de produção; especialização de cada etapa da produção X perda do conhecimento e visão do todo.

6 ORIGEM DA FRAGMENTAÇÃO DO SABER Toyotismo Anos 70 / 80 O modelo fordista se esgota pela falta de flexibilidade frente à crescente globalização do mercado; Taichi Ohno, engenheiro-chefe da Toyota propõe: Just - in - time : fabricação e comercialização X tempo mínimo, Qualidade total X defeito zero, Polivalência e plurifuncionalidade dos trabalhadores e trabalhadoras.

7 INFLUÊNCIA DOS MODELOS EMPRESARIAIS NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS (SANTOMÉ, 1998) Década de 1960 Escolas como pequenas fábricas a partir do management científico; Taxionomias de objetivos operacionais; Figura do especialista em educação (ex.: o supervisor escolar); Resultado: obediência e submissão à autoridade. Brasil / décadas 1960 e 1970 Modelo fordista de produção e controle na reforma educacional e universitária; Resultado: Tecnicismo

8 INFLUÊNCIA DOS MODELOS EMPRESARIAIS NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS (SANTOMÉ, 1998) Flexibilidade organizativa nos programas escolares para atender ao mercado, Importância decisiva da classe docente, A liberdade de mercados (neoliberalismo) do mundo econômico está sendo transferida também para o mundo da educação (1998:21). Brasil atual Influência do toyotismo nas propostas de políticas educacionais : descentralização autonomia flexibilidade dos programas liberdade de escolha avaliação centralizada

9 CONCLUSÕES PROVISÓRIAS: Se a origem da interdisciplinaridade está relacionada aos movimentos reivindicatórios pela democratização do saber, Já que as classes trabalhadoras foram, sistematicamente, sendo desapropriadas de seus conhecimentos, Há que se considerar a influência dos modelos empresariais sobre os programas escolares, vistos anteriormente (taylorismo e toyotismo),

10 Se a origem da interdisciplinaridade também está relacionada à pesquisa militar, inclusive à criação da bomba atômica (SANTOMÉ, 1998:53,54), Também está presente como filosofia no pacifismo e na ecologia (SANTOMÉ, 1998:55), âmbitos antagônicos à indústria bélica.

11 Quanto a educação, é necessário refletir sobre os pilares do conhecimento para o Séc. XXI (DELORS/MEC/UNESCO, 2000, p. 101), especialmente o Aprender a fazer [que envolve] competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe ; Então, a interdisciplinaridade deve ser pensada como via (democrática) emancipatória em busca do conhecimento integrado e não como mais uma forma de mercantilização dos programas escolares e da indústria bélica, não é mesmo?

12 LEITURA RECOMENDADA: DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2000.

13 Alguns autores centrais e seus conceitos sobre interdisciplinaridade...

14 INTERDISCIPLINARIDADE (SANTOMÉ, 1998) O mundo atual precisa de pessoas com formação cada vez mais polivalente para enfrentar uma sociedade na qual a palavra mudança é um dos vocábulos mais freqüentes e onde o futuro tem um grau de imprevisibilidade como nunca em outra época da história da humanidade (1998 : 45). A interdisciplinariedade é um objetivo nunca completamente alcançado e por isso deve ser permanentemente buscado. Não é apenas uma proposta teórica, mas sobretudo uma prática. Sua perfectibilidade é realizada na prática; na medida em que são feitas experiências reais de trabalho e equipe, exercitam-se suas possibilidades, problemas e limitações. É uma condição necessária para a pesquisa e criação de modelos mais explicativos desta realidade tão complexa e difícil de abranger (1998 : 67).

15 INTERDISCIPLINARIEDADE COMO PROCESSO E FILOSOFIA DE TRABALHO (KLEIN, 1990 in SANTOMÉ, 1998 : 65) Passos para uma intervenção interdisciplinar: definição do problema; determinação dos conhecimentos necessários, disciplinas representativas, bibliografia; desenvolvimento de um marco integrador; especificidade dos estudos ou pesquisas que deverão ser empreendidos; reunião de todos os conhecimentos produzidos e busca de novas informações; solução de conflitos entre as diferentes disciplinas envolvidas; construção e manutenção da comunicação através de técnicas integradoras (encontros, intercâmbios, interações freqüentes); comparação das contribuições e avaliação de sua adequação, relevância e adaptabilidade; integração dos dados obtidos individualmente para determinação de um modelo coerente e relevante; decisão sobre o futuro da tarefa, bem como sobre a equipe de trabalho.

16 Para Ivani Fazenda (1997): Interdisciplinaridade como atitude a ser assumida no sentido de alterar os hábitos já estabelecidos na compreensão do conhecimento - questionamento pedagógico. São categorias centrais (PEREIRA, 2004): atitude : ação, prática, ética, rigor, humildade, compromisso, parceria desafio : transgressão, intervenção, resistência, ruptura, ameaça, ousadia disciplina : ciência, abertura, paradigma, atitude, território, pergunta, erro erudição: competência, rigor interação: abertura, interpenetração, convergência, ação parceria: solidão, diálogo, alteridade, troca, intersubjetividade, pergunta projeto: compromisso, decisão, espera, intencionalidade provisoriedade: criação, criatividade, ousadia, utopia, intuição, novo/velho, perplexidade, curiosidade, metamorfose, movimento sujeito: identidade, símbolo, marca, memória, escuta, território, prática totalidade: caos, diversidade, não-fragmentação, gênese.

17 Para Ubiratan D Ambrosio : (WEIL, D AMBROSIO & CREMA, 1992 :83) - Enfoque transdisciplinar como acesso a uma história holística - A realidade como fonte primeira de conhecimento; O conhecimento manifesta-se de maneira total, holisticamente, sem seguir qualquer esquema e estruturação disciplinar. A compartimentalização do conhecimento em clubes disciplinares se faz, naturalmente, obedecendo a critérios fixados a priori e, é claro, permitindo somente a entrada de certos conhecimentos e, conseqüentemente, admitindo a abordagem apenas de certos aspectos da realidade. Esse procedimento disciplinar provoca a perda da visão global da realidade. Daí nossa opção pelo transdisciplinar, indo além da organização interna de cada disciplina e procurando os Elos entre as peças que têm sido vistas isoladamente......o total é a essência.

18 O PROBLEMA DA COMPLEXIDADE (MORIN, 1994 in SANTOMÉ, 1998 : 60-66) Para Edgar Morin, o paradigma positivista gerou visões mutiladas da realidade ; contribuiu para marginalizar e silenciar muitas dimensões da realidade. É preciso assumir a complexidade da realidade: A complexidade é um tecido de constituintes heterogêneos inseparavelmente associados : apresenta o paradoxo do uno e do múltiplo......é o tecido dos acontecimentos, ações, interações, retroações, determinações, acasos que constituem o nosso mundo dos fenômenos.

19 Destaques históricos de concepções teóricas que deram sustentação à filosofia da interdisciplinaridade (SANTOMÉ, 1998): marxismo impacto sobre todas as disciplinas; estruturalismo busca das estruturas comuns a todas as disciplinas (ver texto de Piaget, adiante); Teoria geral dos sistemas os estudos sistêmicos são globais ou totais (Bertalanffi); Desconstrutivismo de Jacques Derrida (1976, apud SANTOMÉ, 1998:51): A desconstrução implica conhecer como foi construído um determinado conhecimento [vistos do interior e do exterior à área de conhecimento]

20 Marco histórico para a definição de Interdisciplinaridade no Século XX: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A PLURIDISCIPLINARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE CENTRO PARA PESQUISA E INOVAÇÃO DO ENSINO CERI, integrado à Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico OCDE e Ministério francês. Universidade de Niza, Fr. De 7 a 12 de setembro de Estavam presentes representantes de 21 países, abordando, principalmente, a teoria geral dos sistemas e o estruturalismo, entre eles Jean Piaget e Erich Jantsch. A partir de então, a UNESCO passa a empreender esforços que se somam a esse seminário para promover a interdisciplinaridade como filosofia (SANTOMÉ, 1998:51,52).

21 Neste Seminário, Jean Piaget explica como, na busca das estruturas comuns a todas as disciplinas, no sentido de princípios de explicação ou sistemas subjacentes de transformação e auto-regulação, encontra-se um dos impulsos decisivos para a filosofia da interdisciplinaridade. Desta maneira, não temos mais que dividir a realidade em compartimentos impermeáveis ou plataformas superpostas correspondentes às fronteiras aparentes de nossas disciplinas científicas; pelo contrário, vemo-nos compelidos a buscar interações e mecanismos comuns (PIAGET, 1979, apud SANTOMÉ, 1998:50)

22 DESDOBRAMENTOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NÍVEIS PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS

23 NÍVEIS DE INTEGRAÇÃO ENTRE DISCIPLINAS (PIAGET, 1979 in SANTOMÉ, 1998 : 70) Para Jean Piaget: pesquisa interdisciplinar como reorganizadora dos âmbitos do saber (recombinações construtivas) em busca da superação das limitações que possam impedir o avanço científico. Multidisciplinariedade: Nível inferior de integração; na busca da solução de um problema recorre-se à ajuda de outras disciplinas sem. contudo, modifica-las ou enriquece-las; não implica necessariamente níveis de cooperação. Interdisciplinariedade: Segundo nível; há cooperação entre as disciplinas e intercâmbios reais com enriquecimentos mútuos. Transdisciplinariedade: Etapa superior de integração; construção de um sistema total sem fronteiras sólidas entre as disciplinas; uma teoria geral de sistemas ou de estruturas.

24 Diferentes autores abordam modalidades possíveis de interdisciplinaridade. Dentre elas, a mais conhecida é a distinção realizada por Erich Jantsch. No estudo de Vilela e Mendes (2003), as autoras resumem esta abordagem: Interdisciplinaridade: interação existente entre duas ou mais disciplinas, em contexto de estudo de âmbito mais coletivo, no qual cada uma das disciplinas em contato é, por sua vez, modificadas e passa a depender claramente uma(s) da(s) outra(s). Resulta em enriquecimento recíproco e na transformação de suas metodologias de pesquisa e conceitos;

25 transdisciplinaridade: é o nível superior da interdisciplinaridade, em que desaparecem os limites entre as diversas disciplinas; a cooperação é tal que se fala no aparecimento de uma nova macrodisciplina. Cita-se, como exemplo, a elaboração de marcos teóricos como a teoria geral dos sistemas, o estruturalismo, a fenomenologia, o marxismo. Para que a interdisciplinaridade possa se efetivar, é importante que se estabeleça um marco conceitual definido no nível hierárquico imediatamente superior, o transdisciplinar. Vejamos a definição de Jantsch sobre inter e transdisciplinaridade:

26 Interdisciplinaridade: Axiomática comum a um grupo de disciplinas conexas e definida no nível hierárquico imediatamente superior, o que introduz a noção de finalidade. [destina-se a um] sistema de dois níveis e de objetivos múltiplos [no qual há] coordenação procedendo do nível superior. Transdisciplinaridade: Coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas do sistema de ensino inovado, sobre a base de uma axiomática geral. [destina-se a um] sistema de níveis e objetivos múltiplos; [há] coordenação com vistas a uma finalidade comum dos sistemas (JANTSCH, 1972, p ).

27 No Projeto Utopias Concretizáveis construímos nossa metodologia de trabalho interdisciplinar baseada, principalmente, na concepção de Jantsch (1972), atualizada em minha dissertação de mestrado (PERALTA, 1997), a partir de experimentação em performances (experimentos) educacionais. Para efeito de síntese dessa abordagem, construímos o gráfico, a seguir:

28 Abordagem a partir de Erich JANTSCH (1972) TRANS DISCIPLINARIDADE Teoria de Integração Conhecimento sobre o Conhecimento INTER DISCIPLINARIDADE Conceito de Integração DISC. I DISC. II DISC. III MULTI DISCIPLINARIDADE DISC. I DISC. LÍDER DISC. II DISCIPLINARIDADE INTRA DISCIPLINARIDADE DISC. A DISC. B DISC. A/B CONTEÚDOS

29 DISCIPLINARIDADE INTRA DISCIPLINARIDADE DISC. A DISC. B DISC. A/B CONTEÚDOS

30 MULTI DISCIPLINARIDADE DISC. I DISC. LÍDER DISC. II Biotecnologia conteúdos justapostos integração temática

31 INTER DISCIPLINARIDADE Conceito de Integração Tutores das diversas disciplinas juntos no campo e na sala de aula Integração a partir de um elemento gerador obtido anteriormente no nível trans Seleção de conteúdos similares nas diversas disciplinas

32 TRANS DISCIPLINARIDADE Formação do Grupo trans Tutores de diversas disciplinas Realização das Performances Educacionais: busca do elemento gerador Meta-teoria de Integração

33 TRANS DISCIPLINARIDADE Teoria de Integração Conhecimento sobre o Conhecimento Classificação de Erich JANTSCH e J. KOCKA INTER DISCIPLINARIDADE Conceito de Integração DISC. I DISC. II DISC. III MULTI DISCIPLINARIDADE DISC. I DISC. LÍDER DISC. II DISCIPLINARIDADE INTRA DISCIPLINARIDADE DISC. A DISC. B DISC. A/B CONTEÚDOS

34 Programa Utopias Concretizáveis - Níveis de Construção do Método (PERALTA, 1997) Elemento Gerador Trans Elaboração de meta- teorias comuns aos grupos Inter Prática em sala de aula Como os educandos constroem seus conhecimentos Meta-cognições

35 REFERÊNCIAS: DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, FAZENDA, Ivani. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou ideologia. São Paulo, Loyla, JANTSCH, E.: Towards Interdisciplinarity and Transdisciplinarity in Educations and Innovation. In: Centre for Education Research and Innovation (CERI). Organisation for Economic Cooperation and Development (OECD) S PEREIRA, Marcos Villela. Educação estética e interdisciplinaridade. In: CORRÊA, Ayrton Dutra (org.). Ensino de artes múltiplos olhares. Ijuí: Unijuí, PERALTA, Cleusa H. G..O conceito utopias concretizáveis elemento gerador de um programa de educação ambiental centrado na Interdisciplinaridade. Dissertação mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande: FURG, SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade. O currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, WEIL, D AMBROSIO & CREMA. Rumo à nova transdisciplinaridade. São Paulo: Summus, 1993.

Principais discussões conceituais sobre a interdisciplinaridade -

Principais discussões conceituais sobre a interdisciplinaridade - Principais discussões conceituais sobre a interdisciplinaridade - Prof. Dr. Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira Todos os teóricos que trabalham com a questão da interdisciplinaridade, concordam que, a especialização

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: A Educação Profissional como protagonista

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: A Educação Profissional como protagonista FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: A Educação Profissional como protagonista Carlos André O. Câmara Pró-Reitor de Ensino IFMT FORGRAD CENTRO-OESTE CUIABÁ/MT - 2017 FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Teorias da Educação Código da Disciplina: EDU 405 CURSO: Pedagogia Semestre de oferta: 2016/2 Faculdade Responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir de: 2016

Leia mais

Psicopedagogia e constituição do humano: uma abordagem sistêmica

Psicopedagogia e constituição do humano: uma abordagem sistêmica V CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR I ENCONTRO DE PESQUISADORES EM PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR Psicopedagogia e constituição do humano: uma abordagem sistêmica Aprendizagem e Desenvolvimento: Uma visão inter

Leia mais

A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS S GRADUAÇÃO. Arlindo Philippi Jr

A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS S GRADUAÇÃO. Arlindo Philippi Jr A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS S GRADUAÇÃO Arlindo Philippi Jr cainter@capes.gov.br Novo Hamburgo,, 25 de setembro de 2009 CRISE COMO PROBLEMA DO CONHECIMENTO ESTRATÉGIAS EPISTEMOLÓGICAS

Leia mais

Design: Tecnologia e Interdisciplinaridade Jackeline Lima Farbiarz

Design: Tecnologia e Interdisciplinaridade Jackeline Lima Farbiarz Design: Tecnologia e Interdisciplinaridade Design: campo de vocação Interdisciplinar Interdisciplinaridade conceito difuso Encontro histórico Nice (França), 1970 Pesquisadores: Heckhausen (Alemanha), Boisot

Leia mais

Campus São Gabriel Componente Curricular: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO...DISCIPLINARIDADE

Campus São Gabriel Componente Curricular: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO...DISCIPLINARIDADE Campus São Gabriel Componente Curricular: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CONSIDERAÇÕES SOBRE...DISCIPLINARIDADE 1. Conceito Parte integrante de uma rede que contém diferentes formas de conhecimento da realidade.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: EDU323 Teorias da Educação CURSO: Pedagogia Semestre de oferta: 4 CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45 HORAS HORAS/AULA: 54 Aulas EMENTA: Teorias pedagógicas modernas e contemporâneas.

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 0993/I C/H 68 Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de ensino:

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE

INTERDISCIPLINARIDADE INTERDISCIPLINARIDADE O Que É? Consenso educacional? Superação das disciplinas? As subs8tui? Vem cri8car o quê? Fragmentação crescente dos objetos do conhecimento nas diversas áreas. Falta de relação com

Leia mais

O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula

O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula C ELI ESPA SANDIN LOPES U N I V E R S I D AD E C R U Z E I R O D O S U L S O C I E D AD E B R AS I L

Leia mais

Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa ABPP SEÇÃO RS

Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa ABPP SEÇÃO RS Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa ABPP SEÇÃO RS XVI Encontro Estadual de Psicopedagogos do RS PSICOPEDAGOGIA: DIFERENTES OLHARES PARA UM MESMO HORIZONTE PSICOPEDAGOGIA e TRANSDISCIPLINARIDADE BASARAB NICOLESCU

Leia mais

Interdisciplinaridade: uma proposta para o curso de Gestão Comercial

Interdisciplinaridade: uma proposta para o curso de Gestão Comercial Patrocínio, MG, junho de 2016 Interdisciplinaridade: uma proposta para o curso de Gestão Comercial Bianca Soares de Oliveira Gonçalves (IFTM Campus Patrocínio) 1 ; Ricardo Willian Pinheiro (IFTM Campus

Leia mais

Seminário Nacional Eco-Escolas 2018

Seminário Nacional Eco-Escolas 2018 Seminário Nacional Eco-Escolas 2018 Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania Referencial de Educação Ambiental Guimarães, 27 janeiro 2018 Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Referencial

Leia mais

Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes

Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes Parte 2: Formação de docentes Profa. Me. Judith Terreiro Coordenadora de Projetos Grupo de Formulação e Análises Curriculares

Leia mais

A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA E A ECOLOGIA DE SABERES:

A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA E A ECOLOGIA DE SABERES: A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA E A ECOLOGIA DE SABERES: A CAMINHO DA TRANSDISCIPLINARIDADE Ana Carolina Spatti carolspatti@hotmail.com Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) UNICAMP Campinas, novembro

Leia mais

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro Assessora da Pró-Reitoria de Graduação e-mail: iraide@reitoria.unesp.br Agenda da apresentação 1. Proposta

Leia mais

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR professormarcelino@hotmail.com Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino PROF. MARCELINO FERNANDES Módulo 4 4. A didática do ensino

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas. Projeto de Pesquisa

Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas. Projeto de Pesquisa Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas Projeto de Pesquisa Prática Transdisciplinar, Formação e Arte VI Profa. Dra. Dália Rosenthal São Paulo 2013 Resumo

Leia mais

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola:

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola: Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza O uso das tecnologias no contexto da escola: refletindo sobre algumas implicações Maria Elisabette Brisola Brito Prado Modalidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia 2016 Disciplina: Pedagogia de Projetos Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de projeto. Concepções de trabalho

Leia mais

ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1. Palavras-Chave: Ensino Médio. Inovação Pedagógica. Pensamento docente.

ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1. Palavras-Chave: Ensino Médio. Inovação Pedagógica. Pensamento docente. ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1 RESUMO Letícia Ramos da Silva 2 Trata-se de um estudo que apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em quatro escolas

Leia mais

ENSINO DE ASTRONOMIA INCLUSIVO NA ESCOLA: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS SENSORIAIS E DE ÁUDIO

ENSINO DE ASTRONOMIA INCLUSIVO NA ESCOLA: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS SENSORIAIS E DE ÁUDIO ENSINO DE ASTRONOMIA INCLUSIVO NA ESCOLA: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS SENSORIAIS E DE ÁUDIO Adriana Oliveira Bernardes UENF (Universidade do Norte Fluminense) Resumo: A partir da publicação da

Leia mais

PRESSUPOSTOS PARA A ERA DA SUSTENTABILIDADE: EDUCAR- SE PARA GRANDES DESAFIOS. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian 1

PRESSUPOSTOS PARA A ERA DA SUSTENTABILIDADE: EDUCAR- SE PARA GRANDES DESAFIOS. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian 1 PRESSUPOSTOS PARA A ERA DA SUSTENTABILIDADE: EDUCAR- SE PARA GRANDES DESAFIOS Gasparian 1 Justificativa Inscrição na entrada do oráculo de Delfos atribuída aos Sete Sábios: Advirto, seja quem fores! Ó

Leia mais

A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO MESTRADO ACADÊMICO: IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES

A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO MESTRADO ACADÊMICO: IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO MESTRADO ACADÊMICO: IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES 10/2011 Interdisciplinaridade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO Ana Maria Iorio Dias março/2012 Educação função social primordial a incorporação ativa de conhecimentos e experiências i produzidas por gerações e sua socialização; produção do

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Núcleo Temático: Químico Pedagógico Código da Disciplina:

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Núcleo Temático: Químico Pedagógico Código da Disciplina: 1 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: ESCOLA DE ENGENHARIA Curso: Química Disciplina: Educação e Alteridade Prof. Dr. LUIZ FERNANDO PINTO BAHIA Carga horária: Teórica (x) 1h30 Prática

Leia mais

Educação de Adultos na ótica freiriana

Educação de Adultos na ótica freiriana Educação de Adultos na ótica freiriana Uma visão freiriana de educação de adultos. A escola um mundo a parte: fechado e protegido Uma teoria que nasce da prática. Uma educação de adultos, comprometida

Leia mais

Educação para a Cidadania Global e flexib curricular: O poder transformador dos constrangime. Sandra Fernandes, Pedro e Carolina

Educação para a Cidadania Global e flexib curricular: O poder transformador dos constrangime. Sandra Fernandes, Pedro e Carolina Educação para a Cidadania Global e flexib curricular: O poder transformador dos constrangime Sandra Fernandes, Pedro e Carolina Enquadramento legal do PAFC e ECG Dimensões da ECG e o PAFC do CMCG O PAFC

Leia mais

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte REGULAMENTO: INTEGRALIZAÇÃO DA CARGA HORÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Novas oportunidades da educação superior na globalização

Novas oportunidades da educação superior na globalização Novas oportunidades da educação superior na globalização Claudio Rama 10º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), São Paulo, Brasil, 25 e 26 de setembro, 2008 Sindicato das Entidades

Leia mais

ISSN: Anais

ISSN: Anais ISSN: 357-7630 Anais ISSN: 357-7630 VII INCREA - Fórum Internacional de Inovação e Criatividade II RIEC - Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas ANAIS Goiânia 2015 ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO

Leia mais

Flexibilização Curricular

Flexibilização Curricular Flexibilização Curricular Palavra chave do Projeto Político Pedagógico Seu significado está na articulação com os princípios e diretrizes do Projeto Político Pedagógico FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR Apresentação

Leia mais

SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA

SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA Carmen Célia Barradas Correia Bastos- UNIOESTE/Cascavel/PR Nelci Aparecida

Leia mais

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Cenário Nacional e Segunda Etapa da Formação de Professores.

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Cenário Nacional e Segunda Etapa da Formação de Professores. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Cenário Nacional e Segunda Etapa da Formação de Professores. Profª Drª Monica Ribeiro da Silva Universidade Federal do Paraná monicars@ufpr.br Cenário

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

CURRÍCULOS E PROGRAMA

CURRÍCULOS E PROGRAMA CURRÍCULOS E PROGRAMA CURRÍCULO: Conceitos e fundamentos Prof. Me. Renato Borges Palavras-chave: currículo, fundamentos; educação básica. www.youtube.com/c/profrenatoborges www.professorrenato.com contato@professorrenato.com

Leia mais

A Bioética que temos e que queremos. Repensar o presente, escolher o futuro. Ana Paula Pacheco Clemente

A Bioética que temos e que queremos. Repensar o presente, escolher o futuro. Ana Paula Pacheco Clemente A Bioética que temos e que queremos. Repensar o presente, escolher o futuro. Ana Paula Pacheco Clemente A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO - Vivemos a era do conhecimento, em todas as áreas, conhecimento em profusão;

Leia mais

adequadamente aplicadas, também é, através da Metrologia Legal, o instrumento mais legítimo de defesa do cidadão, principalmente no que diz respeito

adequadamente aplicadas, também é, através da Metrologia Legal, o instrumento mais legítimo de defesa do cidadão, principalmente no que diz respeito 3 Currículo escolar Embora seja um dos elementos mais importantes dentro da teoria da educação, o currículo vem sendo encarado como um elemento de pouca importância. Em quase todas as discussões que envolvam

Leia mais

4 - FAZENDA, Ivani. Didática e Interdisciplinaridade. Editora: Papiros

4 - FAZENDA, Ivani. Didática e Interdisciplinaridade. Editora: Papiros 4 - FAZENDA, Ivani. Didática e Interdisciplinaridade. Editora: Papiros PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP BACHARELANDO EM DIREITO Uninove

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Da Conceituação Art. 1º São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e pré-profissional, que se articulam com o processo formativo do

Leia mais

UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE

UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE As universidades são as mais antigas instituições em que se expressou um sentimento autonômico e de autogestão. Em rigor, são tão antigas que

Leia mais

GOVERNAÇÃO PÚBLICA EM REDE

GOVERNAÇÃO PÚBLICA EM REDE GOVERNAÇÃO PÚBLICA EM REDE UMA APLICAÇÃO A PORTUGAL UNIVERSIDADE DE ÉVORA Arminda Neves Orientação: Professor Doutor Carlos Zorrinho QUESTÕES DE PARTIDA: De que modo os modelos estruturais actuais de Governação

Leia mais

CADERNO IV ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR

CADERNO IV ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR CADERNO IV ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR CURRÍCULO PROJETO DE FORMAÇÃO CULTURAL PARA A NAÇÃO. QUEM DOMINA O CURRÍCULO ESCOLAR, DOMINA A NAÇÃO (FOUCAULT) PROCESSO DE CONTRUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO

Leia mais

AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR. Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho Despacho nº 6478/2017, de 26 de julho

AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR. Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho Despacho nº 6478/2017, de 26 de julho AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho Despacho nº 6478/2017, de 26 de julho Autonomia e Flexibilidade Curricular ( )Estou aqui para ensinar umas coisas e aprender outras.

Leia mais

TEMA 2 AVALIAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NILDO ALVES BATISTA

TEMA 2 AVALIAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NILDO ALVES BATISTA PAINEL TEMA 2 AVALIAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NILDO ALVES BATISTA AVALIAÇÃO Alguns pontos de partida... De que conceito de AVALIAÇÃO partimos? De uma concepção tradicional para uma concepção transformadora CONCEPÇÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Evolução e tendências da administração

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CURRICULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CURRICULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CURRICULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Profa. Dra. Elizabeth da Conceição Santos Universidade do Estado do Amazonas - UEA Universidade Federal do Amazonas

Leia mais

O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais

O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais O professor do século XXI: desenvolvendo habilidades socioemocionais A escola da atualidade Temos alunos do século XXI, professores do século XX e metodologia do século XIX. Mário Sérgio Cortella Paradigmas

Leia mais

Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral

Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral 1. Conceito A Educação Integral (EI) é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas

Leia mais

Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea

Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea Bem-vindo Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO (PNUD programa das Nações Unidas para o desenvolvimento - 1990) Habilidades

Leia mais

Trabalho, Tecnologia e Inovação Aula 6

Trabalho, Tecnologia e Inovação Aula 6 Trabalho, Tecnologia e Inovação Aula 6 Tema II.2 - Reestruturação produtiva, novas tecnologias e novas formas de organização social do trabalho e da produção: A (difícil) transição pós-fordista e o modelo

Leia mais

GEOGRAFIA AULA 03 OS MEIOS DE PRODUÇÃO INDÚSTRIA CEC - GEOGRAFIA B - AULA 03 GEOECONÔMICA INDÚSTRIA 15:34

GEOGRAFIA AULA 03 OS MEIOS DE PRODUÇÃO INDÚSTRIA CEC - GEOGRAFIA B - AULA 03 GEOECONÔMICA INDÚSTRIA 15:34 GEOGRAFIA AULA 03 OS MEIOS DE PRODUÇÃO INDÚSTRIA 15:34 CEC - GEOGRAFIA B - AULA 03 GEOECONÔMICA INDÚSTRIA Indústria é a série de manipulações o ser humano faz, para transformar a matéria prima em produto

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR Profª. Carla Verônica AULA 03 SUPERVISÃO E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Identificar os princípios da gestão participativa; Analisar a dialética do ambiente escolar; Perceber

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Educação Ambiental Lei n 9.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Educação Ambiental Lei n 9. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Prof. Rodrigo Mesquita Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

Autonomia e Flexibilidade Curricular. III Reunião com as Escolas do Projeto Julho de 2017

Autonomia e Flexibilidade Curricular. III Reunião com as Escolas do Projeto Julho de 2017 Autonomia e Flexibilidade Curricular III Reunião com as Escolas do Projeto Julho de 2017 AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR C RESPONSABILIDADE N F A U T O N O M I A A ACOMPANHAMENTO Ç F L E X I B I L

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Descrição do Curso O curso tem duração de 360 horas sendo

Leia mais

O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória NOTA: Este documento, editável, pode ser modificado consoante as necessidades do utilizador e as características da audiência. 1 O Perfil dos Alunos

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: QUAIS PERSPECTIVAS?

INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: QUAIS PERSPECTIVAS? INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: QUAIS PERSPECTIVAS? Juliana Gouvêa Mittitier IFSP Campus Araraquara julianamittitier@gmail.com Bárbara Negrini Lourençon IFSP Campus Araraquara barbara.negrini@ifsp.edu.br

Leia mais

I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA. Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel

I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA. Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel Estágio supervisionado Espaço de formação Desenvolvimento de habilidades necessárias

Leia mais

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO O ensino de ciências na Educação Infantil (EI) tem

Leia mais

"DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DECRETO Nº 1134, DE 13 DE OUTUBRO DE 2010 "DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". HERCULANO CASTILHO PASSOS JÚNIOR, Prefeito da

Leia mais

Interdisciplinaridades em Matemática

Interdisciplinaridades em Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: LINGUAGEM MATEMÁTICA 2017.2 Interdisciplinaridades em Matemática Prof. Adriano Vargas Freitas Interdisciplinaridade Literatura

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

O papel do professor mediador escolar e comunitário

O papel do professor mediador escolar e comunitário Mediação Escolar e Comunitária O papel do professor mediador escolar e comunitário Edson Felix de Pontes Setembro de 2016 PMEC Quem sou? Onde estou? Para onde vou? PMEC Quem sou? Para entender o papel

Leia mais

Projeto Político Pedagógico do curso de Nutrição da UNESP

Projeto Político Pedagógico do curso de Nutrição da UNESP Projeto Político Pedagógico do curso de Nutrição da UNESP 1. PERFIL PROFISSIONAL Profissional da saúde com formação ética, humanista e visão crítica da realidade social, política, econômica e cultural

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO

EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO Taylorismo, Fordismo,Toyotismo e Volvismo Estudos marcaram a expansão da indústria americana ; Princípios práticos e de caráter

Leia mais

TEXTO PARA DISCUSSÃO VI ENCONTRO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis* texto resumido

TEXTO PARA DISCUSSÃO VI ENCONTRO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis* texto resumido 1 TEXTO PARA DISCUSSÃO VI ENCONTRO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis* texto resumido Artigo: INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS:

Leia mais

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN:

EnEPA. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: EnEPA II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia Gestão e Sustentabilidade na Amazônia ISBN: 978-85-7764-083-6 TIPO RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS DIGITAIS: O MODELO PrACT

AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS DIGITAIS: O MODELO PrACT AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS DIGITAIS: O MODELO PrACT Isolina Oliveira LE@D, Universidade Aberta, Portugal Sumário Gerações da avaliação Avaliação como interação social complexa Avaliação alternativa digital

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO EDUCACIONAL, NEOLIBERALISMO E O TRABALHO DOCENTE

REESTRUTURAÇÃO EDUCACIONAL, NEOLIBERALISMO E O TRABALHO DOCENTE REESTRUTURAÇÃO EDUCACIONAL, NEOLIBERALISMO E O TRABALHO DOCENTE HIPÓLITO, ALVARO Nas duas últimas décadas surgiram muitos estudos e investigações analisando o trabalho docente numa perspectiva sociológica.

Leia mais

Sessão Final (02/11/2012)

Sessão Final (02/11/2012) Sessão Final (02/11/2012) Apresentação do trabalho desenvolvido Aluno Paulo Batista Universidade de Aveiro (n. 28429) Programa Doutoral em eplanning TEMA: As (novas) TIC e o planeamento territorial: novos

Leia mais

Faculdade de Educação (Faed) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)

Faculdade de Educação (Faed) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) 01. Disciplinas e s DOUTORADO EM EDUCAÇÃO ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROBLEMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS Origem, natureza e finalidade da formação pedagógica. Bases metafísico-teológicas

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU236 DISCIPLINA: TEORIAS, PROCESSOS DE ENSINO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CARGA HORÁRIA: 90h

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA.

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. 1/5 LEI Nº 4588 de 03 de setembro de 2010. INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. MARCOS JOSÉ DA SILVA, Prefeito do Município de Valinhos, no uso das atribuições que

Leia mais

Interdisciplinaridade e educação em ciências: uma pesquisa bibliográfica nos Anais do I - X ENPEC ( )

Interdisciplinaridade e educação em ciências: uma pesquisa bibliográfica nos Anais do I - X ENPEC ( ) Interdisciplinaridade e educação em ciências: uma pesquisa bibliográfica nos Anais do I - X ENPEC (1997 2015) Interdisciplinarity and science education: bibliographic research in the I X ENPEC Annals (1997

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO ORIGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO A industrialização é baseada numa economia de mercado e numa sociedade de classes. ECONOMIA DE MERCADO (CAPITALISTA) O mercado consiste

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Reforma o Currículo do Programa de Pósgraduação em Educação Mestrado e Doutorado, e dá outras providências. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA

A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA EIXO: 2 - Políticas de Gestão e de Avaliação SOUZA, Rosa Arlene Prasser de 1 JESUS, Eliana Claudino de 2 RESUMO Este

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL e FIP/Magsul 2º semestre 2012

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL e FIP/Magsul 2º semestre 2012 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 3.648 de 17/10/2005 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/00 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

Texto de Apoio para Professores que Atuam na Interdisciplinaridade

Texto de Apoio para Professores que Atuam na Interdisciplinaridade Texto de Apoio para Professores que Atuam na Interdisciplinaridade Jairo Gonçalves Carlos e Erika Zimmermann volume 2, 2007 1 Jairo Gonçalves Carlos Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades

Leia mais

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO.

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: AUTOGESTÃO, COGESTÃO, GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. Disciplina de Administração do Terceiro Setor Profª. Mayara Abadia Delfino dos Anjos Ato

Leia mais

Autonomia, Flexibilidade e Transversalidade Curricular

Autonomia, Flexibilidade e Transversalidade Curricular Autonomia, Flexibilidade e Transversalidade Curricular 1. As escolas, os professores e as aulas organizam-se em função do aluno médio. 2. Os alunos são nivelados e organizados por turmas fixas 3. Os alunos

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO ORIGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO A industrialização é baseada numa economia de mercado e numa sociedade de classes. ECONOMIA DE MERCADO (CAPITALISTA) O mercado consiste

Leia mais

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES.

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. Educar para um Mundo em Mudança. Educar para Mudar o Mundo. Maria Emília Brederode Santos PERFIL DO ALUNO 2 INTRODUÇÃO As mudanças no mundo, hoje,

Leia mais

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Pedagogia Ano: Período: 6º Disciplina: F.T. do Ensino de Geografia Aulas Teóricas: 72 h / aula Aulas Práticas: Carga Horária: 72h / aula Docente: EMENTA DA DISCIPLINA Apresenta

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: EDILSON JOSÉ DE CARVALHO E ANA ALICE Introdução Este trabalho é uma síntese das aulas da professora Ana Alice, que administrou a disciplina:

Leia mais

Santomé (1998) explica que a denominação

Santomé (1998) explica que a denominação CURRÍCULO INTEGRADO Marise Nogueira Ramos Santomé (1998) explica que a denominação currículo integrado tem sido utilizada como tentativa de contemplar uma compreensão global do conhecimento e de promover

Leia mais