ESTUDO DIRIGIDO - 2º Ano EM - JULHO/ 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO DIRIGIDO - 2º Ano EM - JULHO/ 2014"

Transcrição

1 1 LÍNGUA PORTUGUESA Questão 01 a) Explique por que podemos considerar a imagem acima como representativa do Romantismo. b) Aponte como o Realismo rompeu com os aspectos Românticos do quadro. Questão 02 Dados os verbos abaixo, já conjugados, realize a divisão morfológica: a) encontrarei b) acredita c) proporá d) irei e) desenvolver Questão 03 O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa! Esse contraste faria suspeitar que a natureza é às vezes um imenso escárnio. Por que bonita, se coxa? por que coxa, se bonita? Tal era a pergunta que eu vinha fazendo a mim mesmo ao voltar para casa, de noite, sem atinar com a solução do enigma. O melhor que há, quando se não resolve um enigma, é sacudi-lo pela janela fora; foi o que eu fiz; lancei mão de uma toalha e enxotei essa outra borboleta preta, que me adejava no cérebro. Fiquei aliviado e fui dormir. Mas o sonho, que é uma fresta do espírito, deixou novamente entrar o bichinho, e ai fiquei eu a noite toda a cavar o mistério, sem explicá-lo. (Memórias Póstumas de Brás Cubas, Cap. XXXIII) Explique como o trecho acima traduz uma visão antirromântica. a) O que o trecho acima revela sobre o caráter do narrador?

2 2 MATEMÁTICA Questão 01 Dadas as matrizes A, B 5 0 e C 2 1, resolva as equações: 3 2 a) 2 X A 2B C b) X t C 3B 2A Questão 02 Calcule o produto Questão 03 Resolva o sistema x y y 1 3x 2y z 4 2x y 3z 5 HISTÓRIA Questão 01 (Unicamp - Adaptada) Como defensor dos índios e denunciante das atrocidades dos conquistadores, frei Bartolomé de Las Casas desenvolveu a imagem da "destruição das Índias", que era produto da preocupação do frade com o futuro da sociedade que se organizava: a nova sociedade começava distorcida, prenhe de desequilíbrios e de injustiças, carente dos mais elementares direitos. Com exceção de Las Casas, no século XVI prevaleceu a visão otimista da conquista: acreditava-se que a nova sociedade era inteiramente benéfica para os aborígenes, pois se partia da premissa de que a civilização européia era superior à civilização americana. O importante era o resultado final, a propagação de valores cristãos e a organização de uma sociedade alicerçada nesses valores. (Adaptado de Hector Hernán Bruit, "Bartolomé de Las Casas e a simulação dos vencidos: ensaio sobre a conquista hispânica da América". Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Iluminuras, 1995, p. 17, 55.) A partir do texto e dos estudos realizados nos semestre, identifique e explique duas visões opostas sobre a conquista da América, presentes no século XVI. Questão 02 É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres dessemelhantes dividem a América. (Simón Bolívar. Carta da Jamaica [ ]. Simón Bolívar: política, 1983.) A partir do texto acima e dos estudos realizados ao longo do trimestre, explique o que foi o chamado Bolivarianismo.

3 3 Questão 03 Elabore um pequeno texto dissertativo apresentando as principais características do processo de independência do Continente Americano, destacando as diferenças entre as colônias que pertenciam à Portugal, Espanha e EUA. GEOGRAFIA Questão 01 Sobre os fenômenos conhecidos como El Niño e La Niña, explique como ambos ocorrem e as consequências de cada um, especificamente no Brasil. Questão 02 Classifique os climas presentes nos gráficos abaixo. Descreva suas características, apontando as semelhanças e as diferenças encontradas entre eles. Questão 03 Faça uma síntese das características de, pelo menos, quatro paisagens vegetais presentes no trajeto de A para B, de acordo com o mapa abaixo. Em seguida, ressalte os fatores que fazem com que a vegetação vá se modificando ao longo deste percurso.

4 4 INGLÊS Questão 01 Unscramble the sentences Ex: sings / He / shower / in / sometimes / the / He sometimes sings in the shower a) eight / sleep / hours / usually / I / a / day / b) friends / at / My / house / my / always / are / c) wasn t / when / raining / It / arrived / we / d) thinking / I / of / you / you / when / called / was / e) dreamed / my / friends / While / sleeping / was / I / about / I / f) reading / was / She / when / came / in / he / g) to / snow / While / it / waiting / were / we / started / Questão 02 Complete the conversations. Use the present continuous form of each verb to express future time. Use contractions when possible. Ex: A: What (do) are you doing next Saturday? B: I (go) m going to a baseball game. 1. A: (play) your team soccer tomorrow? B: Yes, but Julio (not play). He broke his leg. 2. A: Tina (come) tomorrow. B: Really? What time (arrive) she? 3. A: (meet) you her at the airport? B: I can't. I (work) tomorrow. 4. A: (have) you just a salad for lunch? B: No. I (order) dessert and a large soda, too. 5. A: What (cook) you for us tonight? B: I (make) spaghetti and meatballs. Questão 03 Complete each sentence with the present perfect form of the verb in parentheses. Use contractions when possible. Ex: I (not wear) haven't worn that robe yet. a. Rodrigo (be) to Italy twice. b. We (not see) that movie yet. c. My sister (not do) the dishes once this week! d. We (play) against that team once. e. Clara (buy) jeans in that store a few times.

5 5 QUÍMICA Questão 01 Faça uma síntese sobre reações químicas, classificando-as em: adição, análise, simples troca e dupla troca. Também aborde as evidências que justificam a ocorrência das reações químicas. Questão 02 A partir de 18 mg de glicose (C 6 H 12 O 6 ) determine: a quantidade de matéria (mol), número de moléculas, o número de átomos de carbono; hidrogênio e oxigênio (Constante de Avogadro). Questão 03 Faça uma síntese sobre os óxidos. FÍSICA Questão 01 (Ufpr 2014) Considere que num recipiente cilíndrico com êmbolo móvel existem 2 mols de moléculas de um gás A à temperatura inicial de 200 K. Este gás é aquecido até a temperatura de 400 K numa transformação isobárica. Durante este aquecimento ocorre uma reação química e cada molécula do gás A se transforma em duas moléculas de um gás B. Com base nesses dados e nos conceitos de termodinâmica, é correto afirmar que o volume final do recipiente na temperatura de 400 K é: a) 3 vezes menor que o valor do volume inicial. b) de valor igual ao volume inicial. c) 2 vezes maior que o valor do volume inicial. d) 3 vezes maior que o valor do volume inicial. e) 4 vezes maior que o valor do volume inicial. Questão 02 Fatec 2013) Uma das atrações de um parque de diversões é a barraca de tiro ao alvo, onde espingardas de ar comprimido lançam rolhas contra alvos, que podem ser derrubados. Ao carregar uma dessas espingardas, um êmbolo comprime 120 ml de ar atmosférico sob pressão de 1 atm, reduzindo seu volume para 15 ml. A pressão do ar após a compressão será, em atm, Admita que o ar se comporte como um gás ideal e que o processo seja isotérmico. a) 0,2. b) 0,4. c) 4,0. d) 6,0. e) 8,0. Questão 03 (Ufpr 2013) Segundo o documento atual da FIFA Regras do Jogo, no qual estão estabelecidos os parâmetros oficiais aos quais devem atender o campo, os equipamentos e os Bola Pressão (atm) acessórios para a prática do futebol, a bola oficial deve ter pressão entre 0,6 e 1,1 A 0,60 atm ao nível do mar, peso entre 410 e 450 g e circunferência entre 68 e 70 cm. Um B 0,70 dia antes de uma partida oficial de futebol, quando a temperatura era de 32 C, cinco C 0,80 bolas, identificadas pelas letras A, B, C, D e E, de mesma marca e novas foram D 0,90 calibradas conforme mostrado na tabela ao lado: E 1,00

6 6 No dia seguinte e na hora do jogo, as cinco bolas foram levadas para o campo. Considerando que a temperatura ambiente na hora do jogo era de 13 C e supondo que o volume e a circunferência das bolas tenham se mantido constantes, assinale a alternativa que apresenta corretamente as bolas que atendem ao documento da FIFA para a realização do jogo. a) A e E apenas. b) B e D apenas. c) A, D e E apenas. d) B, C, D e E apenas. e) A, B, C, D e E. BIOLOGIA Questão 01 Com relação aos protozoários, responda: a) Características gerais b) Classificação c) Três protozoários parasitas d) Formas de profilaxia dos parasitas que você indicou acima e) Relações ecológicas existentes no grupo Questão 02 Com relação aos fungos, responda: a) Duas características que os diferenciem dos Protoctistas. b) O que são hifas e como são chamadas em seu conjunto? c) O que é corpo de frutificação? d) Como se dá o processo de alimentação dos fungos por absorção? e) Explique a vantagem do processo de decomposição dos fungos e identifique a importância que os fungos tem para o homem. Questão 03 Com relação às algas, responda: a) Diferencie algas fitoplantônicas de fitobentônicas. b) Explique por que as algas pardas são utilizadas para tratamento do bócio. c) O que é maré vermelha e quais são as algas relacionadas à esse processo? FILOSOFIA Questão 01 Você estudou sobre o começo histórico da Filosofia. Acerca desse começo podemos dizer que: I- Os primeiros filósofos gregos surgiram por volta de fins do século VII a. C. e durante o século VI a. C. nas colônias gregas da Ásia Menor, na região da Jônia, e ficaram conhecidos como pré-socráticos. II- A Filosofia surgiu como uma explicação da produção natural das coisas por elementos e causas naturais. III- A invenção da política grega introduziu três aspectos novos: a ideia da lei, o surgimento de um espaço público e a estimulação de um pensamento e um discurso público. Isto foi decisivo para o começo histórico da Filosofia. IV- A tese do "milagre grego" queria dizer que a Filosofia surgiu de forma planejada, onde os gregos utilizaram métodos sistemáticos de reflexão.

7 7 As afirmativas CORRETAS são apenas: a) I, II e III. b) II e III. c) II, III e IV. d) I e IV. Questão 02 O que diferencia o ser humano dos outros animais? Qual o papel da cultura para os homens? Questão 03 Diferencie e exemplifique: Ação Instintiva, Ação Inteligente e Ação racional. SOCIOLOGIA Leia os textos a seguir e responda as questões 1, 2 e 3 Texto 1 - DIÁLOGO SOBRE A PRODUÇÃO DE BENS Uma vez um velho perguntou-me: - Por que vindes vós outros, mairs e peros (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra? Respondi que tínhamos muita, mas não daquela qualidade, e que não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele supunha, mas dela extraímos tinta para tingir, tal qual faziam eles com seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: -E por ventura precisais de muito? -Sim respondi-lhe - pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. -Ah! - retrucou o selvagem - tu me contas maravilhas - acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: - Mas esse homem tão rico de que me falas não morre? - Sim -disse eu - morre como os outros Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo - E quando morre, para quem fica o que deixa? - Para os filhos se os tem - respondi. -Na falta destes, para os irmãos ou parentes mais próximos. - Na verdade continuou o velho, que como vereis, não era nem um tolo - agora vejo que,vos mairs, sois grandes loucos, pois atravesseis o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não a terra a terra que vos nutriu suficiente para alimenta-los também? Temos pais mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados. JEAN DE LÉRY. Viagem a terra do Brasil, p

8 8 Texto 2 MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta. Nas primeiras épocas históricas, verificamos, quase por toda parte, uma completa divisão da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores, vassalos, mestres, companheiros, servos; e, em cada uma destas classes, gradações especiais. A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe. Não fez senão substituir novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta às que existiram no passado. [...] Assistimos hoje a um processo semelhante. As relações burguesas de produção e de troca, o regime burguês de propriedade, a sociedade burguesa moderna, que conjurou gigantescos meios de produção e de troca, assemelha-se ao feiticeiro que já não pode controlar as potências infernais que pôs em movimento com suas palavras mágicas. Há dezenas de anos, a história da indústria e do comércio não é senão a história da revolta das forças produtivas modernas contra as modernas relações de produção e de propriedade que condicionam a existência da burguesia e seu domínio. Basta mencionar as crises comerciais que, repetindo-se periodicamente, ameaçam cada vez mais a existência da sociedade burguesa. Cada crise destrói regularmente não só uma grande massa de produtos já fabricados, mas também uma grande parte das próprias forças produtivas já desenvolvidas. Uma epidemia, que em qualquer outra época teria parecido um paradoxo, desaba sobre a sociedade - a epidemia da superprodução. Subitamente, a sociedade vê-se reconduzida a um estado de barbaria momentânea; dir-se-ia que a fome ou uma guerra de extermínio cortaram-lhe todos os meios de subsistência; a indústria e o comércio parecem aniquilados. E por quê? Porque a sociedade possui demasiada civilização, demasiados meios de subsistência, demasiada indústria, demasiado comércio. As forças produtivas de que dispõe não mais favorecem o desenvolvimento das relações de propriedade burguesa; pelo contrário, tornaram-se por demais poderosas para essas condições, que passam a entravá-las; e todas as vezes que as forças produtivas sociais se libertam desses entraves, precipitam na desordem a sociedade inteira e ameaçam a existência da propriedade burguesa. O sistema burguês tornou-se demasiado estreito para conter as riquezas criadas em seu seio. De que maneira consegue a burguesia vencer essas crises? De um lado, pela destruição violenta de grande quantidade de forças produtivas; de outro lado, pela conquista de novos mercados e pela exploração mais intensa dos antigos. A que leva isso? Ao preparo de crises mais extensas e mais destruidoras e à diminuição dos meios de evitá-las. [...] Manifesto do Partido Comunista file:///c /site/livros_gratis/manifesto_comunista.htm (4 of 21) [01/07/ :31:58] Questão 01 De acordo com a informação contida no texto 1, o que você pode deduzir sobre o modo de produção dos Tupinambás? Fundamente sua resposta. Qual a principal crítica do velho tupinambá à visão europeia sobre o trabalho e a riqueza? Comente.

9 9 Questão 02 Explique a frase: A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe. Não fez senão substituir novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta às que existiram no passado. Questão 03 Que pontos em comum você pode estabelecer nas críticas expressadas nesses dois textos? REDAÇÃO Proposta de escrita Coloque-se na posição de um jornalista que trabalha para um jornal especializado em tratar de temas polêmicos, com a prática costumeira de trazer informações e opiniões que busquem conscientizar a população acerca do tema em questão. Neste contexto, você é solicitado, pelo chefe de redação, a escrever um editorial com o seguinte tema: A falta de água e a crise no sistema hídrico brasileiro. Redija o editorial solicitado, indicando aos leitores o posicionamento do jornal acerca do tema. Critérios de correção: mínimo de 20 linhas, máximo de 25. A redação deve ser feita com caneta azul ou preta. Na avaliação de sua redação, serão considerados: a) atendimento da proposta; b) desenvolvimento das ideias; c) coesão e coerência do texto; d) argumentação; e) domínio do português padrão.

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE CONTEÚDO DO TRIMESTRE I - O trabalho do historiador V - Os povos indígenas nos dias atuais HISTÓRIA II - O tempo na IV - Os tupinambás III - Os astecas Prof. Luciana Corrêa CRITÉRIO DE AVALIAÇÂO Prova

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO - 2º Ano EM - JULHO/ 2015

ESTUDO DIRIGIDO - 2º Ano EM - JULHO/ 2015 1 LÍNGUA PORTUGUESA Questão 01 Complete a tabela abaixo acerca de seus conhecimentos sobre pronomes. Mais tarde, você poderá usar esta tabela para estudar para as avaliações. PRONOMES FUNÇÃO SEMÂNTICA

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Pau-brasil

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Pau-brasil Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Culturas nativas Leia o texto com atenção. Disciplina/Valor Português

Leia mais

Teoria da História. Prof. Dr. Celso Ramos Figueiredo Filho

Teoria da História. Prof. Dr. Celso Ramos Figueiredo Filho Teoria da História Prof. Dr. Celso Ramos Figueiredo Filho Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) Matrizes filosóficas: Dialética Hegeliana (G.W.F.Hegel) Materialismo e Alienação (Ludwig Feuerbach

Leia mais

Sociedade, Estado e Mercado. Aula 8 Teoria social de Talcott Parsons. Prof.: Rodrigo Cantu

Sociedade, Estado e Mercado. Aula 8 Teoria social de Talcott Parsons. Prof.: Rodrigo Cantu Sociedade, Estado e Mercado Aula 8 Teoria social de Talcott Parsons Prof.: Rodrigo Cantu Karl Marx (1818-1883) Émile Durkheim (1858-1917) Max Weber (1864-1920) Marx e Engels, Manifesto do Partido Comunista

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Leitura das páginas 84, 85 e 86. Fazer a interpretação de texto no livro - páginas 87 e 88.

Leia mais

Lesson 24: Prepositions of Time. (in, on, at, for, during, before, after) Lição 24: Preposições de tempo. Como usar preposições de tempo.

Lesson 24: Prepositions of Time. (in, on, at, for, during, before, after) Lição 24: Preposições de tempo. Como usar preposições de tempo. Lesson 24: Prepositions of Time (in, on, at, for, during, before, after) Lição 24: Preposições de tempo Como usar preposições de tempo. Reading (Leituras) I was born in 2000. (Eu nasci em 2000.) We always

Leia mais

Lesson 31: Interrogative form of Will. Lição 31: Forma interrogativa de Will

Lesson 31: Interrogative form of Will. Lição 31: Forma interrogativa de Will Lesson 31: Interrogative form of Will Lição 31: Forma interrogativa de Will Reading (Leituras) Will it be sunny tomorrow? (Vai estar ensolarado amanhã?) Will you lend her the car? (Você vai emprestar o

Leia mais

LESSON 7 STRUCTURE X VERBS

LESSON 7 STRUCTURE X VERBS LESSON 7 STRUCTURE X VERBS Lesson 7 Present Continuous= To be + Verb+ing Afirmative Negative Interrogative am not + v+ing am + pronoun + v+ing to be + v+ing isn t + v+ing is + pronoun + v+ing aren t +

Leia mais

8º ANO LIÇÃO DE CASA SEMANA 1

8º ANO LIÇÃO DE CASA SEMANA 1 8º ANO LIÇÃO DE CASA SEMANA 1 GRAMÁTICA LIÇÃO DE CASA 8 Ano SEMANA 1 LIÇÃO DE CASA 1 - QUESTÕES PARA REVISÃO NO CADERNO. 1- Escreva com suas palavras o que é o sujeito da oração. 2- O que é o sujeito simples?

Leia mais

Lesson 31: Interrogative form of Will. Lição 31: Forma interrogativa de Will

Lesson 31: Interrogative form of Will. Lição 31: Forma interrogativa de Will Lesson 31: Interrogative form of Will Lição 31: Forma interrogativa de Will Reading (Leituras) Will it be sunny tomorrow? (Vai estar ensolarado amanhã?) Will you lend her the car? (Você vai emprestar o

Leia mais

Retire do diálogo a frase que contenha um REFLEXIVE PRONOUN.

Retire do diálogo a frase que contenha um REFLEXIVE PRONOUN. COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA DISCIPLINA: INGLÊS PROFESSOR(A): ALUNO(A): 1º TRIMESTRE - DATA PARA ENTREGA: / /2017 SÉRIE: 8º ANO 1- Livro páginas: 16, 17, 18 (REVIEW- final do livro) 2- Livro

Leia mais

Simple Future. Will and Shall. Atenção! (Pay Attention!)

Simple Future. Will and Shall. Atenção! (Pay Attention!) Simple Future O Simple Future (Futuro Simples) é um tempo verbal usado para expressar ações futuras que irão ocorrer, ou seja, que ainda não aconteceram. Ele pode indicar uma decisão que está sendo tomada

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de INGLÊS

Atividades de Recuperação Paralela de INGLÊS Atividades de Recuperação Paralela de INGLÊS 7º ano Ensino Fundamental II. Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Conteúdos para estudos: Revise o conteúdo deste trimestre; Faça

Leia mais

Aula 03 Passado do to be e past continuous

Aula 03 Passado do to be e past continuous Aula 03 Passado do to be e past continuous No passado, o to be se comporta de forma semelhante ao presente, ou seja, as afirmações, negações e questões são feitas da mesma forma. Examples: I was worried

Leia mais

Active / Passive voice Teacher Liana Mara

Active / Passive voice Teacher Liana Mara Active / Passive voice Teacher Liana Mara Frases na active voice (voz ativa) são aquelas em que o sujeito que pratica a ação está em evidência, já em frases na passive voice (voz passiva), o objeto que

Leia mais

Língua Portuguesa. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6

Língua Portuguesa. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Língua Portuguesa 1. Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos predicados das orações abaixo: I- Olhei a aluna na janela. II- Aqui se trabalha. III- Ninguém saiu hoje satisfeito. a)

Leia mais

EXPRESSÕES DE TEMPO. Os 4 tipos de futuro em inglês LATER IN SOME MINUTES IN JULY ON SATURDAY ONE DAY SOON

EXPRESSÕES DE TEMPO. Os 4 tipos de futuro em inglês LATER IN SOME MINUTES IN JULY ON SATURDAY ONE DAY SOON EXPRESSÕES DE TEMPO TOMORROW THE DAY AFTER TOMORROW NEXT WEEK NEXT WEEKEND NEXT MONDAY IN TWO YEARS LATER IN SOME MINUTES IN JULY ON SATURDAY ONE DAY SOON 1. WILL A. O QUE ELE QUER DIZER? É o responsável

Leia mais

Objetivos. Material a ser utilizado. - Cópias da atividade. Orientações para o professor

Objetivos. Material a ser utilizado. - Cópias da atividade. Orientações para o professor Objetivos - Avaliar a aquisição do vocabulário ensinado - Averiguar a utilização adequada dos advérbios nas orações - Verificar a utilização correta do simple present na 3ª pessoa do singular - Avaliar

Leia mais

9º ANO LIÇÃO DE CASA SEMANA 1

9º ANO LIÇÃO DE CASA SEMANA 1 9º ANO LIÇÃO DE CASA SEMANA 1 GRAMÁTICA 9 A-C Entrar no site : https://super.abril.com.br/blog/superlistas/9-bichos-com-caras-bizarras/ Responder as seguintes questões: 1- Qual é o tema do texto? 2- Identifique

Leia mais

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS: explicação, exemplos e áudio

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS: explicação, exemplos e áudio DIAS DA SEMANA EM INGLÊS: explicação, exemplos e áudio (adsbygoogle = window.adsbygoogle []).push({}); Você muito provavelmente sabe alguma coisa sobre os dias da semana em Inglês. Veja nesse post sobre

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVATOS

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVATOS CONTEÚDOS PARA AS PROVAS DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVATOS - 2018 Ciências 6º ano - Meio ambiente e saúde 7º ano - Meio ambiente: água, solo e ar 8º ano - Os Vírus - Reino Monera - Reino Animal 9º ano - Sistemas

Leia mais

ESCOLA DATA: / / NOME:

ESCOLA DATA: / / NOME: ESCOLA DATA: / / PROF: TURMA: NOME: Texto para às questões 01 e 02 http://profjaime2.blogspot.com.br/2007/11/future-tense-will-1o.html 01. I ll never forget his last words. A palavra destacada corresponde

Leia mais

AULA 4: Simple Present (Presente Simples), Advérbios de Frequência e Lugares

AULA 4: Simple Present (Presente Simples), Advérbios de Frequência e Lugares AULA 4: Simple Present (Presente Simples), Advérbios de Frequência e Lugares Por Fabio Yuji (Vlog Mediários e Blog Pop Literal) Simple Present Conjugação/tempo verbal em inglês utilizado para expressar:

Leia mais

DIÁRIO DE SALA 2º ANO B 1º BIMESTRE 2018

DIÁRIO DE SALA 2º ANO B 1º BIMESTRE 2018 TA DIÁRIO DE 2º ANO B 1º BIMESTRE 2018 DESCRIÇÃO TAREFA PARA CASA TA QUÍMICA 08/02 Balanceamento- Correção dos exercícios - - PORTUGUÊS 08/02 Xerox- Atividade sobre verbos - - HISTÓRIA 08/02 Inglaterra

Leia mais

KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS Secretaria Nacional de Formação

KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS Secretaria Nacional de Formação O MANIFESTO COMUNISTA KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS - 1848 Karl Marx Karl Heinrich Marx nasceu em Tréveris, Prússia Renana (atual Alemanha) em 5 de maio de 1818. Marx descobriu as leis que o funcionamento

Leia mais

LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Simple Present - Negative and Interrogative forms

LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Simple Present - Negative and Interrogative forms Conteúdo: Simple Present - Negative and Interrogative forms Habilidades: Formar orações na forma negativa e interrogativa utilizando a estrutura do Simple Present. Vídeo - Socorro meu filho come mal Unhealthy

Leia mais

1º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 3 Da matéria dada de 06/05 à 10/05/19. Para correção em sala na semana seguinte.

1º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 3 Da matéria dada de 06/05 à 10/05/19. Para correção em sala na semana seguinte. 1º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 3 Da matéria dada de 06/05 à 10/05/19. Para correção em sala na semana seguinte. GRAMÁTICA 1. Leia a seguinte mensagem publicitária de uma empresa da área de logística:

Leia mais

Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 7º ano

Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 7º ano Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 7º ano Professor (es) da Disciplina: Christiane Bernardini Lourenço Data: / /16 2º TRIMESTRE Aluno(a): Nº: Ano: 7º ano Fundamental II Período: Matutino EM CASA: Revise

Leia mais

Revisão de conteúdo 7º ano - fundamental 2 2º bim.

Revisão de conteúdo 7º ano - fundamental 2 2º bim. afirmativa significado I was Eu era/fui / estava/estive You were Você era/foi / estava/esteve He was Ele era/foi / estava/esteve She was Ela era/foi / estava/esteve. It was Isto esta era/foi / estava/esteve

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que

Leia mais

Lesson 67: Tag Questions. Lição 67: Partículas interrogativas

Lesson 67: Tag Questions. Lição 67: Partículas interrogativas Lesson 67: Tag Questions Lição 67: Partículas interrogativas Reading (Leitura) You will come with us, won t you? (Você virá conosco, não virá?) The water is cold, isn t it? (A água está fria, não está?)

Leia mais

Inglês 8 Pronomes Interrogativos.

Inglês 8 Pronomes Interrogativos. Inglês 8 Pronomes Interrogativos. Estes pronomes são freqüentemente usados para formação de perguntas e também podem ser usados na conexão de sentenças. Vejame aprendam a série de exemplos selecionados.

Leia mais

1º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 2

1º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 2 1º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 2 GRAMÁTICA 1- Pesquise em uma charge de sua escolha os elementos verbais e não verbais que unidos transmitem uma mensagem. O que é mais marcante para a transmissão

Leia mais

DATA PARA ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFESSOR (A): ALUNO (A) 4º ano

DATA PARA ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFESSOR (A): ALUNO (A) 4º ano COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DATA PARA ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA : HISTÓRIA PROFESSOR (A): ALUNO (A) 4º ano Exercício Complementar de História. 1º trimestre. 1.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO BÁSICO Name: Nº Class: Date: / / Teacher: Nota: (1,0)

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO BÁSICO Name: Nº Class: Date: / / Teacher: Nota: (1,0) ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO BÁSICO Name: Nº Class: Date: / / Teacher: Nota: (1,0) Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora,

Leia mais

O que você deve saber sobre

O que você deve saber sobre O que você deve saber sobre Podemos conhecer as grandezas que regem a quantificação dos fenômenos químicos identificando o comportamento da massa, do número de partículas e do volume de diferentes substâncias.

Leia mais

Present Perfect: aprenda como e quando usar para não errar mais

Present Perfect: aprenda como e quando usar para não errar mais INGLÊS Present Perfect: aprenda como e quando usar para não errar mais Usamos o Present Perfect para expressar ações ou situações que ocorreram em um tempo não conhecido ou não mencionado, para expressar

Leia mais

Calendário e Conteúdo das Avaliações do 1º Bimestre

Calendário e Conteúdo das Avaliações do 1º Bimestre Calendário e Conteúdo das Avaliações do 1º Bimestre Sinopse: Educação Infantil 1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano Obs.: Digite o número da página nas opções de impressão para

Leia mais

PRESENT SIMPLE - ATIVIDADES Cortesia do site Inglês na Ponta da Língua

PRESENT SIMPLE - ATIVIDADES Cortesia do site Inglês na Ponta da Língua PRESENT SIMPLE - ATIVIDADES Cortesia do site Inglês na Ponta da Língua Antes de fazer as atividades, você pode querer ler as dicas dos links abaixo. Nelas você encontra explicações sobre os usos e as conjugações

Leia mais

Conteúdos de Recuperação

Conteúdos de Recuperação de Recuperação / 6º ano Disciplinas Português Linguagem: ação e interação (Unidade 1, pág.26 a 33 e 41 a 51) O Substantivo e o Adjetivo (Unidade 2, pág. 90 a 98 e 113 a 116) Flexão dos Substantivos e Adjetivos,

Leia mais

He is finally sleeping

He is finally sleeping Acesse: http://fuvestibular.com.br/ He is finally sleeping Assunto do dia O que você está fazendo? Acompanhando as aulas do Telecurso 000? Muito bem, hoje vamos falar sobre o Present Continuous, o tempo

Leia mais

3º Bimestre Nº.de Questões Valor da Prova

3º Bimestre Nº.de Questões Valor da Prova Polícia Militar do Estado de Goiás CPMG Sargento Nader Alves dos Santos Ano Letivo - 2016 3º Bimestre Nº.de Questões Valor da Prova Série 2º Turma (s) Turno Nota da Prova VESP. Disciplina: Inglês Professora:

Leia mais

Recuperação Final Inglês 1ª série do EM

Recuperação Final Inglês 1ª série do EM COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final Inglês 1ª série do EM Aluno: Série: 1ª série Turma: Data: 15 de dezembro de 2016 1. Esta prova é um documento oficial do CMDPII. LEIA

Leia mais

CONTEÚDO - RDE RECONSTRUÇÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR - I UNIDADE ENSINO FUNDAMENTAL II - 6º ANO A/B/D

CONTEÚDO - RDE RECONSTRUÇÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR - I UNIDADE ENSINO FUNDAMENTAL II - 6º ANO A/B/D ENSINO FUNDAMENTAL II - 6º ANO A/B/D 6º ANO A E B POTENCIAÇÃO RADICIAÇÃO EXPRESSOES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO. LIVRO PÁG. 68 A 74. 6º ANO D POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS PORTUGUÊS

Leia mais

Questão 04) Questão 01)

Questão 04) Questão 01) Questão 01) O valor da temperatura de uma amostra de gás perfeito é consequência: a) da radiação emitida por suas moléculas. b) da energia potencial total de suas moléculas. c) da energia potencial média

Leia mais

INGLÊS MÓDULO 4. Pronomes Pessoais, Objetos, Reflexivos, Possessivos, Adjetivos Possessivos. Professor Antonio Donizeti

INGLÊS MÓDULO 4. Pronomes Pessoais, Objetos, Reflexivos, Possessivos, Adjetivos Possessivos. Professor Antonio Donizeti INGLÊS Professor Antonio Donizeti MÓDULO 4 Pronomes Pessoais, Objetos, Reflexivos, Possessivos, Adjetivos Possessivos PRONOMES SUJEITOS (SUBJECT PRONOUNS) Os Pronomes Sujeitos (Subject Pronouns) são usados

Leia mais

Lesson 66: Indirect questions. Lição 66: Perguntas indiretas

Lesson 66: Indirect questions. Lição 66: Perguntas indiretas Lesson 66: Indirect questions Lição 66: Perguntas indiretas Reading (Leitura) Could you tell me where she went? (Você poderia me dizer para onde ela foi?) Do you know how I can get to the hospital? (Você

Leia mais

FUTURE SIMPLE TENSE. Tonight Hoje à noite. Just Só. Eventually Eventualmente. Probably Provavelmente. Finally Finalmente.

FUTURE SIMPLE TENSE. Tonight Hoje à noite. Just Só. Eventually Eventualmente. Probably Provavelmente. Finally Finalmente. w w w. L a u r E n g l i s h. c o m Laurenglish.official LaurEnglish LaurEnglish (Laurenglish.official) FUTURE SMPLE TENSE Usamos o FUTURE SMPLE (futuro simples) para falar sobre fatos ou certezas que

Leia mais

Considerando o que você estudou sobre as motivações das grandes navegações, explique a resposta de Vasco da Gama.

Considerando o que você estudou sobre as motivações das grandes navegações, explique a resposta de Vasco da Gama. 7º História Carol Av. Trimestral 04/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

GRAMMAR Cla #2. Artigos Indefinidos - A/AN

GRAMMAR Cla #2. Artigos Indefinidos - A/AN SECRET GRAMMAR Cla #2 Artigos Indefinidos - A/AN Prepare-se para a aula Livre-se de distrações #. Feche Face, Twitter, Insta, Whats $. De preferência use um fone de ouvido %. Veja o vídeo em tela cheia

Leia mais

Lesson 63: Reported speech. Lição 63: Discurso indireto

Lesson 63: Reported speech. Lição 63: Discurso indireto Lesson 63: Reported speech Lição 63: Discurso indireto Reading (Leitura) He told me that he would come. (Ele me disse que ele viria.) She said that she would be fine. (Ela disse que ela ficaria bem.) He

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA INSTITUTO MARIA AUXILIADORA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE ESTUDO TURMA 2ª A 05/04 Interpretação textual. Interjeição. Substantivos. (adicional a média) Avaliação escrita NO TRIMESTRE Interpretação

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Química - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Química - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Química - Inglês 1 Fazer os exercícios no caderno, indicando as páginas dos mesmos. Exercícios propostos pelo livro

Leia mais

Colégio Ágape. Educando com amor desde

Colégio Ágape. Educando com amor desde www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br. MATEMÁTICA PARCIAL 08/05 Livro, págs.: 55 a 93. ENSINO FUNDAMENTAL I ROTEIRO DE ESTUDO 2ª ETAPA CONTEÚDO 5º ANO Conteúdos abordados Unidade II (continuação).

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO Name: Nº Class Date: / / Teacher: Nota: (valor: 1,0) INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não

Leia mais

Aulas 9 a 12 EaD Inglês Profª Carolina Silva 3º Ano. Modal verbs: CAN, COULD, SHOULD, MUST

Aulas 9 a 12 EaD Inglês Profª Carolina Silva 3º Ano. Modal verbs: CAN, COULD, SHOULD, MUST Aulas 9 a 12 EaD Inglês Profª Carolina Silva 3º Ano Modal verbs: CAN, COULD, SHOULD, MUST O verbo can é um exemplo de modal verbs (verbo modal) que, na língua Inglesa, tem a função de auxiliar o verbo

Leia mais

Simple past (passado simples) é utilizado para expressar hábitos ou ações que aconteceram no passado e não irão mais acontecer.

Simple past (passado simples) é utilizado para expressar hábitos ou ações que aconteceram no passado e não irão mais acontecer. Aula 7 Passado simples Simple past (passado simples) é utilizado para expressar hábitos ou ações que aconteceram no passado e não irão mais acontecer. Aula 7 Passado simples VERBOS REGULARES: Formado pelo

Leia mais

Lesson 65: Causative verbs: let/make/have/get Lição 65: Verbos causativos: Deixar/fazer/ter/conseguir

Lesson 65: Causative verbs: let/make/have/get Lição 65: Verbos causativos: Deixar/fazer/ter/conseguir Lesson 65: Causative verbs: let/make/have/get Lição 65: Verbos causativos: Deixar/fazer/ter/conseguir Reading (Leitura) Let him go to the concert. (Deixe ele ir ao show.) Make him tell the truth. (Faça

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que

Leia mais

Simple Past and Past Continuous. 3º ano Atenas Tânia Castro English Teacher

Simple Past and Past Continuous. 3º ano Atenas Tânia Castro English Teacher Simple Past and Past Continuous 3º ano Atenas - 2018 Tânia Castro English Teacher A man can not do right in one area of life while he is busy doing wrong in another. Life is an indivisible whole. Mahatma

Leia mais

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 1ª Etapa 1ª Parcial Disciplina data Série Conteúdo

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 1ª Etapa 1ª Parcial Disciplina data Série Conteúdo Disciplina data Série Conteúdo Disciplina data Série Texto verbal, não verbal e misto; Conteúdo 21/03 Variedade linguística; Encontro consonantal, dígrafo e encontro vocálico; 20/03 6ºC Divisão silábica

Leia mais

CONTEÚDOS DAS PROVAS FINAIS 2014

CONTEÚDOS DAS PROVAS FINAIS 2014 ANO: 2 TURMA: 201 ENSINO MÉDIO BIOLOGIA - Vanderlei - Características gerais e exemplares dos reinos: Monera, Protista Fungi. - Características gerais, exemplares e classificação dos filos: Poríferos,

Leia mais

PRESENT PERFECT CONTINUOUS

PRESENT PERFECT CONTINUOUS PRESENT PERFECT CONTINUOUS Usamos o Present Perfect Continuous em ações começadas no passado e que ainda estão acontecendo ou em ações finalizadas em algum tempo do passado The Present Perfect Continuous

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 2º EM História Carol Av. Trimestral 27/05/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 1º Horário: Ciências Conteúdo: O planeta terra e o seu Satélite. A estrutura da terra e as camadas Atividade: Correção de atividades das páginas 135 a 137 e aula expositiva

Leia mais

2016 Ensino Fundamental Conteúdo e Datas 1ª PARCIAL /1ª Etapa

2016 Ensino Fundamental Conteúdo e Datas 1ª PARCIAL /1ª Etapa Disciplina Data Série Conteúdo Matemática Português 09/06 6ºC 10/06 6ºA Adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação com números decimais. 6ºB Resolução de problemas. Resolução de expressões

Leia mais

Lesson 28: Other Prepositions. (by, about, like, of, with, without) Lição 28: Outras preposições. Como usar outras preposições.

Lesson 28: Other Prepositions. (by, about, like, of, with, without) Lição 28: Outras preposições. Como usar outras preposições. Lesson 28: Other Prepositions (by, about, like, of, with, without) Lição 28: Outras preposições Como usar outras preposições. Reading (Leituras) I go to school by bus. (Eu vou à escola de ônibus.) We came

Leia mais

Lesson 33: Interrogative forms of be going to, be + verb~ ing for. expressing near future

Lesson 33: Interrogative forms of be going to, be + verb~ ing for. expressing near future Lesson 33: Interrogative forms of be going to, be + verb~ ing for expressing near future Lição 33: Formas interrogativas de estar indo, estar + verb~ ndo para expressar future próximo Reading (Leituras)

Leia mais

Lesson 60 : Too/Either, So do I, Neither do I. Lição 60 : Também, eu também, Eu também não

Lesson 60 : Too/Either, So do I, Neither do I. Lição 60 : Também, eu também, Eu também não Lesson 60 : Too/Either, So do I, Neither do I Lição 60 : Também, eu também, Eu também não Reading (Leitura) I often watch movies at the movie theater, and my cousin does too. (Eu frequentemente assisto

Leia mais

Lição 28: Outras preposições. Como usar outras preposições.

Lição 28: Outras preposições. Como usar outras preposições. Lesson 28: Other Prepositions (by, about, like, of, with, without) Lição 28: Outras preposições Como usar outras preposições. Reading (Leituras) I go to school by bus. ( Eu vou à escola de ônibus. ) We

Leia mais

Apoio: Patrocínio: Realização:

Apoio: Patrocínio: Realização: 1 Apoio: Patrocínio: Realização: 2 Manifesto Comunista KARL MARX FRIEDRICH ENGELS 3 Manifesto do Partido Comunista KARL MARX, FRIEDRICH ENGELS Foi para o Segundo congresso da Liga Comunista que Karl Marx

Leia mais

Química Relações de massa. Olhar Químico. Prof. Romeu A. Nelo. (massa molecular, massa molar e mol)

Química Relações de massa. Olhar Químico. Prof. Romeu A. Nelo. (massa molecular, massa molar e mol) Olhar Químico Química Relações de massa Prof. Romeu A. Nelo. 1- Esta questão pretende exercitar a consulta à tabela periódica. Consulte-a e indique a massa atômica para o: a) Hidrogênio. b) Carbono. c)

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2014 Disciplina: Língua Inglesa Série: 2ª Professora:Eliane Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Roteiro de estudos 3º trimestre. INGLÊS. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 3º trimestre. INGLÊS. Orientação de estudos Roteiro de estudos 3º trimestre. INGLÊS O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que

Leia mais

CIÊNCIAS Capítulo 6 - A reprodução espalhou vida pela Terra Capítulo 7 - Reprodução assexuada

CIÊNCIAS Capítulo 6 - A reprodução espalhou vida pela Terra Capítulo 7 - Reprodução assexuada -18 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 3ª AVALIAÇÃO 8º ANO CIÊNCIAS Capítulo 6 - A reprodução espalhou vida pela Terra Capítulo 7 - Reprodução assexuada REDAÇÃO Tipo textual dissertativo-argumentativo. INGLÊS Chapter

Leia mais

ROTEIRO DE EXPLORAÇÃO DA SIMULAÇÃO: BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES

ROTEIRO DE EXPLORAÇÃO DA SIMULAÇÃO: BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES ROTEIRO DE EXPLORAÇÃO DA SIMULAÇÃO: BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES Quando iniciar a Exploração da Simulação, leia com atenção as instruções que são dadas e responda as questões que vão sendo colocadas. Os ícones

Leia mais

Orientação de estudo 3º bimestre

Orientação de estudo 3º bimestre Nome: Ano: 8 ano Disciplina: História Professor: Eder Nº: Data: Orientação de estudo 3º bimestre Para a realização da regulação o aluno deverá: - Estudar a Unidade 4 sobre As lutas pela independência na

Leia mais

2º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 4 Da matéria dada de 25/02 à 01/03/19.

2º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 4 Da matéria dada de 25/02 à 01/03/19. 2º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 4 Da matéria dada de 25/02 à 01/03/19. GRAMÁTICA 1- Crie quatro orações com sujeito simples. 2- Crie quatro orações com sujeito composto. 3- Crie quatro orações com

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 3º BIMESTRE/2018

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 3º BIMESTRE/2018 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 3º BIMESTRE/2018 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

CONTEÚDOS P1 1º ano A e B 3º BIMESTRE DISCIPLINA CONTEÚDO DATA

CONTEÚDOS P1 1º ano A e B 3º BIMESTRE DISCIPLINA CONTEÚDO DATA CONTEÚDOS P1 1º ano A e B 3º BIMESTRE DISCIPLINA CONTEÚDO DATA MATEMÁTICA Sistema monetário. Estudar: Livro, p. 57, 58 e 60. 24/08 CIÊNCIAS Estações do ano. Estudar: Folha em anexo sobre as estações do

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia / História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro didático. A origem dos

Leia mais

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 3º TRIMESTRE /2015 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO TURMA: A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 3º TRIMESTRE /2015 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO TURMA: A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 3º TRIMESTRE /2015 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO TURMA: A DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS Frases nominais, verbais; Estudo dos verbos; Concordância verbal: regra

Leia mais

O Inglês que as escolas não ensinam

O Inglês que as escolas não ensinam O Inglês que as escolas não ensinam O inglês que as escolas não ensinam COMPARANDO COISAS EM INGLÊS Atividade 01 Faça o Download do áudio que foi disponibilizado no Blog. Escute o áudio várias vezes ao

Leia mais

Passado Perfeito em Inglês Past perfect

Passado Perfeito em Inglês Past perfect Passado Perfeito em Inglês Past perfect USO Em um contexto já situado no passado, usamos o Past Perfect para mostrar que a ação í qual nos referimos é anterior í s que acontecem no texto. Ex.: Eu estava

Leia mais

1ª série EM - Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL RF 2016 GEOGRAFIA

1ª série EM - Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL RF 2016 GEOGRAFIA 1ª série EM - Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL RF 2016 GEOGRAFIA O mapa abaixo representa uma proposta de divisão econômica do espaço mundial. Utilize-o para responder as questões 1 e 2. 01. Caracterize

Leia mais

Lesson 19: What. Lição 19: Que, Qual

Lesson 19: What. Lição 19: Que, Qual Lesson 19: What Lição 19: Que, Qual Reading (Leituras) What is it? (O que é?) What is your name? (Qual é o seu nome?) What is the answer? (Qual é a resposta?) What was that? (O que foi aquilo?) What do

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Série: 1ª Professora: Maria Luiza Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Tag Question Reflexive Pronouns Used to

Tag Question Reflexive Pronouns Used to Tag Question Reflexive Pronouns Used to Tag Question A tag question é utilizada no final das sentenças para obter confirmação do que foi dito anteriormente, e por isso ela é curta e rápida. Observe os

Leia mais

Gases. 1. Qual a equação de Van der Waals para o gás real e qual o significado de cada termo dessa equação?

Gases. 1. Qual a equação de Van der Waals para o gás real e qual o significado de cada termo dessa equação? Capítulo 2 Gases 1. Qual a equação de Van der Waals para o gás real e qual o significado de cada termo dessa equação? Van der Waals verificou que o fato do gás real não se comportar como o gás ideal é

Leia mais

O Manifesto Comunista Marx, K. & Engels, F. Boitempo Editorial, São Paulo, 2007,

O Manifesto Comunista Marx, K. & Engels, F. Boitempo Editorial, São Paulo, 2007, O Manifesto Comunista Marx, K. & Engels, F. Boitempo Editorial, São Paulo, 2007, Roteiro de Atividades: 1. Leia o texto com atenção. Em duplas ou trios, respondam às perguntas: a. Quais são as propriedades

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO - 2017 Name: Nº Class Date: / / Teacher: Nota: (valor: 2,0) - 1 st / 2 nd / 3 rd / 4 th TERM INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Neste ano,

Leia mais

Exercícios de Recuperação

Exercícios de Recuperação Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: Ciências Data: 1º e 2º Período Aluno(a): Nº Turma: 1-9 Professor: Ana Cristina D Azevedo Visto: Nota: Exercícios de Recuperação Fenômenos 1. As transformações

Leia mais

DISCIPLINA:Inglês SÉRIE: 6º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

DISCIPLINA:Inglês SÉRIE: 6º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA / 11/ 2017 PROFESSOR: Maria Luiza DISCIPLINA:Inglês SÉRIE: 6º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física Gases ideais e Termodinâmica

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física Gases ideais e Termodinâmica Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física Gases ideais e Termodinâmica 01 - (ACAFE SC) No estudo da termodinâmica é

Leia mais

Lesson 07: Verb + Not, Verb +? Lição 07: Verbo + Não, Verbo +?

Lesson 07: Verb + Not, Verb +? Lição 07: Verbo + Não, Verbo +? Lesson 07: Verb + Not, Verb +? Lição 07: Verbo + Não, Verbo +? Reading (Leitura) I do not run. (Eu não corro.) We do not go to the park. (Nós não vamos ao parquet.) You do not dance. (Você não dança.)

Leia mais

Present Perfect Present Perfect Continuous Past Perfect Past Perfect Continuous. 3º ano Atenas Tânia Castro English Teacher

Present Perfect Present Perfect Continuous Past Perfect Past Perfect Continuous. 3º ano Atenas Tânia Castro English Teacher Present Perfect Present Perfect Continuous Past Perfect Past Perfect Continuous 3º ano Atenas - 2018 Tânia Castro English Teacher The problem is that we think we have time Buda Present Perfect O Present

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação em Física

Lista de exercícios de recuperação em Física Ciências da Natureza e suas Tecnologias Física Petrônio L. Freitas Lista de exercícios de recuperação final Recup.Final 35 pontos 22,8 pontos 10 12 2017 2 º ano A, B e C Lista de exercícios de recuperação

Leia mais

-- I N G L Ê S -- Pronouns (Pronomes)

-- I N G L Ê S -- Pronouns (Pronomes) -- I N G L Ê S -- Pronouns (Pronomes) 01. PERSONAL PRONOUNS (Pronomes pessoais) I eu You você He ele She ela It ele ou ela (para animais e objetos) We nós You vocês They (eles ou elas para pessoas do sexo

Leia mais