Profº André Montillo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profº André Montillo www.montillo.com.br"

Transcrição

1 Profº André Montillo

2 Tecido Nervoso: 1. NEURÔNIOS: É a Unidade Morfofuncional do Sistema Nervoso. Cerca de 100 bilhões em todo SNC para condução de sinais. 2. CÉLULAS DE SUPORTE OU ISOLAMENTO: São denominas de Células Gliais ou Neuróglia. Mantêm os neurônios em suas posições e evitam que os sinais sejam dispersados entre os neurônios e estruturas intercelulares. Também conhecidos como células de Schwann. Que formam a Bainha de Mielina e o Neurilema (onde observa-se o núcleo da Célula de Schwann). Também constituem as células da Neuróglia: Astrócitos, Micróglia e Oligodentrócitos

3 Tecido Nervoso: Sistema Nervoso

4 Tecido Nervoso: Oligodendrócito Astrócito Micróglia

5 Tecido Nervoso: Sistema Nervoso

6 Tipos de Neurônios: 1. Neurônios receptores ou sensitivos (aferentes): são os que recebem estímulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao sistema nervoso central. 2. Neurônios motores ou efetuadores (eferentes): transmitem os impulsos motores (respostas ao estímulo). 3. Neurônios associativos ou interneurônios: estabelecem ligações entre os neurônios receptores e os neurônios motores.

7 Tipos de Neurônios: Sistema Nervoso

8 Impulso Nervoso: Sistema Nervoso

9 Impulso Nervoso: Sistema Nervoso

10 Sinapses: É um tipo de junção especializada em que um terminal axonal faz contato com outro neurônio ou tipo celular. Mas necessitam de componentes indispensáveis: 1) NEURÔNIOPRÉ-SINÁPTICO 2) FENDASINÁPTICA 3) NEURÔNIOPÓS-SINPATICO

11 Sinapses: Sistema Nervoso

12 Sinapses: As membranas pré-sináptica (axônio) e pós-sinápticas (dendrito ou outra célula) são separadas por uma fenda com largura de 20 a 50 nm. A passagem do impulso nervoso nessa região é feita, então, por substâncias químicas: os Neuro-hormônios, também chamados Mediadores Químicos ou Neurotransmissores, produzidos e armazenados nas vesículas pré-sinápticas e liberados na fenda sináptica. A membrana dendrítica relacionada com as sinapses (pós-sináptica) apresenta moléculas de proteínas especializadas na detecção dos neurotransmissores na fenda sináptica - Os Receptores. Podemos dizer então que nas sinapses químicas, a informação que viaja na forma de impulsos elétricos ao longo de um axônio é convertida, no terminal axonal, em um sinal químico que atravessa a fenda sináptica. Na membrana pós-sináptica, este sinal químico é convertido novamente em sinal elétrico.

13 Sinapses: Sistema Nervoso

14 Sinapses: Sistema Nervoso

15 Sinapses: Sistema Nervoso

16 Sinapses: Sistema Nervoso

17 Sinapses: Neurotransmissores A maioria dos Neurotransmissores situa-se em três categorias: aminoácidos, aminas e peptídeos. 1. Endorfinas e Encefalinas: bloqueiam a dor, agindo naturalmente no corpo como analgésicos 2. Ácido Glutâmico ou Glutamato: principal neurotransmissor estimulador do SNC. A sua ativação aumenta a sensibilidade aos estímulos dos outros neurotransmissores. 3. GABA (Ácido-Gama-Aminobutirico): principal neurotransmissor inibitório do SNC. Ele está presente em quase todas as regiões do cérebro, embora sua concentração varie conforme a região. Está envolvido com os processos de ansiedade. Seu efeito ansiolítico seria fruto de alterações provocadas em diversas estruturas do sistema límbico, inclusive a amígdala e o hipocampo.

18 Sinapses: Neurotransmissores 4. Dopamina: neurotransmissor inibitório derivado da tirosina. Produz sensações de satisfação e prazer. Os neurônios dopaminérgicos podem ser divididos em três subgrupos com diferentes funções. O primeiro grupo regula os movimentos: uma deficiência de dopamina neste sistema provoca a doença de Parkinson, caracterizada por tremuras, inflexibilidade, e outras desordens motoras, e em fases avançadas pode verificar-se demência. O segundo grupo,o mesolímbico, funciona na regulação do comportamento emocional. O terceiro grupo, o mesocortical, projeta-se apenas para o córtexpré-frontal. Esta área do córtex está envolvida em várias funções cognitivas, memória, planejamento de comportamento e pensamento abstrato, assim como em aspectos emocionais, especialmente relacionados com o stress. Distúrbios nos dois últimos sistemas estão associados com a esquizofrenia.

19 Sinapses: Neurotransmissores 5. Serotonina: neurotransmissor derivado do triptofano, regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo circadiano, as funções neuroendócrinas, temperatura corporal, sensibilidade à dor, atividade motora e funções cognitivas. Atualmente vem sendo intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos e a maioria dos medicamentos chamados antidepressivos agem produzindo um aumento da disponibilidade dessa substância no espaço entre um neurônio e outro (nas sinapses). Tem efeito inibidor da conduta e modulador geral da atividade psíquica. Influi sobre quase todas as funções cerebrais, inibindo-a de forma direta ou estimulando o sistema GABA.

20 Sinapses: Neurotransmissores 6. Acetilcolina: é um importante neurotransmissor relacionado com sistema nervoso somático (relacionado com a contração muscular) e visceral (parassimpático e simpático) 7. Substância P: é um neuropeptídeo da família da taquicininas que regula numerosas funções biológicas por meio da ligação ao seu recpetor altamente específico a Neuroquinina-1 (NK-1R). Este neurotransmissor está relacionado com a oncogênese e contribui para sensibilizar os receptores nociceptivos diretamante na periferia ou na membrana pós-sináptica ou através da interação com outros elementos algiogênicos. Por exemplo, a substância P promove vasodilatação e liberação de histamina do interior dos mastócitos, que liberada num ambiente tecidual, resulta em permeação dos vasos sangüíneos presentes no seu interior.

21 Sinapses: Neurotransmissores 8. Noradrenalina e Adrenalina: é um importante neurotransmissor derivado da tirosina e é também um hormônio liberado pelas glândulas supra-renais. Esta relacionado com sistema nervoso somático (relacionado com a contração muscular) e visceral (simpático) 9. Aspartato: é um aminoácido não essêncial para o homem, presente principalmente na medula espinha sendo um neurotransmissor excitatório à nível da membrana pós-sináptica.

22 Funções: FUNÇÃO SENSORIAL: que transmite sinais periféricas para quase todas as partes da medula espinhal, tronco cerebral, cerebelo e córtex (área somestésica primária); FUNÇÃO INTEGRATIVA: analisa a informação sensorial, armazena na memória para uso futuros ou respostas apropriadas (áreas de associação somestésicas e motoras) ; FUNÇÃO MOTORA: conduz sinais neurais, com origem em todas as áreas centrais do sistema nervoso (área motora primária) para os músculos e glândulas de todo o corpo.

23 Funções: Sistema Nervoso

24 Plano Funcional: 1. Sistema Sensorial: informação conduzida para todos os níveis da medula espinhal, tronco cerebral e regiões mais altas do cérebro, incluindo o tálamo e córtex cerebral. 2. Sistema Integrador: resposta apropriada à informação sensorial que chega. 3. Sistema Motor: controle das atividades do corpo através da contração dos músculos esqueléticos em todo corpo, contração dos músculos lisos nos órgãos internos e secreção das glândulas endócrinas e exócrinas.

25 Plano Funcional: Sistema Nervoso

26 Plano Funcional: Sistema Nervoso

27 Plano Funcional: 1. Sistema Sensorial: SENSAÇÕES EXTEROCEPTIVAS: sentidas na pele como tato, pressão, calor, frio, dor. SENSAÇÕES PROPRIOCEPTIVAS: informam o cérebro sobre o estado físico do corpo como comprimento dos músculos, tensão nos tendões, angulação das articulações, pressão profunda da sola dos pés. SENSAÇÕES VISCERAIS: origem nos órgãos internos como dor, repleção, calor (algumas vezes).

28 Plano Funcional: 1. Sistema Sensorial:

29 Plano Funcional: 1. Sistema Sensorial:

30 Plano Funcional: 1. Sistema Sensorial:

31 Plano Funcional: 1. Sistema Sensorial: Corpúsculos de Meissner Corpúsculos de Pacini Discos de Merkel Receptores dos Folículos Pilosos

32 Plano Funcional: 1. Sistema Sensorial:

33 Plano Funcional: 1. Sistema Sensorial: Fibras Aα e Aβ: Estímulos Inócuos

34 Plano Funcional: 1. Sistema Sensorial: MODALIDADE DO ESTÍMULO ESTÍMULO TIPO DE RECEPTOR RECEPTOR SENSORIAL Tato Pressão Mecanorreceptor Corpúsculos de Vater- Pacini, Meissner e Merkel Temperatura Quantidade de calor Termorreceptor Receptores de Krause (frio) e de Ruffini (calor) Dor Estímulos intensos e substâncias químicas Nociceptor Terminações nervosas livres

35 Plano Funcional: 1. Sistema Sensorial: Fibras Aα e Aβ: o Grande Diâmetro: maior que 10μm o Mielinizada o Condução Rápida: 100m/s

36 Plano Funcional: 1. Sistema Sensorial: SISTEMA DORSAL: fibras mais mielínicas mais calibrosas. Conduzem os estímulos a velocidades de 30 a 110 metros por segundo. Envolve neurônios de segunda ordem. Excitação pontual. SISTEMA ESPINOTALÂMICO: fibras amielínicas com terminações nervosas livres ou pequenos receptores especializados. Conduzem os estímulos a velocidades de 10 a 60 metros por segundo. Excitação difusa.

37 Plano Funcional: 1. Sistema Sensorial:

38 Plano Funcional: 2. Sistema Integrado: é constituído por neurônios de terceira ordem e comunica o tálamo com as áreas do córtex cerebral

39 Plano Funcional: 2. Sistema Integrado:

40 Plano Funcional: 2. Sistema Integrado: Humúnculo Sensorial de Penfield.

41 Plano Funcional: 3. Sistema Motor: VIA PIRAMIDAL (Voluntária): Trato Corticosespinhal Tratos Corticonucleares VIA EXTRAPIRAMIDAL (Involuntária): Trato Rubroespinhal Trato Tetoespinhal Trato Vestibuloespinhal Trato Reticuloespinhal

42 Plano Funcional: 3. Sistema Motor: VIA PIRAMIDAL (Voluntária): Trato Corticosespinhal: faz conexão entre a córtex cerebral (área motora primária) e os neurônios motores da coluna anterior da medula espinhal. A maioria das fibras cruzam na decussação das pirâmides para constituir o trato corticoespinhal lateral.

43 Plano Funcional: 3. Sistema Motor: VIA PIRAMIDAL (Voluntária): Trato Corticosespinhal:

44 Plano Funcional: 3. Sistema Motor:

45 Plano Funcional: 3. Sistema Motor: VIA PIRAMIDAL (Voluntária): Tratos Corticonucleares: faz conexão entre a córtex cerebral (área motora primária) e os neurônios motores do tronco encefálico. A maioria das sua fibras não cruzam ao nível das pirâmides portanto são fibras homolaterais.

46 Plano Funcional: 3. Sistema Motor: VIA EXTRAPIRAMIDAL (Involuntária): são fibras nervosas que partem do tronco encefálico e vão exercer influência nos neurônios motores da medula espinhal. Esta fibras não passam pelas pirâmides de bulbo. Trato Rubroespinhal Trato Tetoespinhal Trato Vestibuloespinhal Trato Reticuloespinhal

47 Plano Funcional: 3. Sistema Motor:

48 Plano Funcional: 3. Sistema Motor: Humúnculo Motor de Penfield.

49 Autônomo / Visceral / Vegetativo: É o Componente do Sistema Nervoso que se caracteriza por ser Autônomo, ou seja, atua de forma independente, e sem qualquer influência, de nossa vontade. É o Sistema nervoso Visceral (Vegetativo) e relaciona-se com a inervação das estruturas viscerais, mantendo a Homeostasia do Meio Interno.

50 Autônomo / Visceral / Vegetativo: É constituído de Fibras Aferentes que conduzem impulsos nervosos oriundos dos receptores das vísceras para áreas específicas do SN Central (Componente Aferente). É constituído de fibras Eferentes traz impulsos de certos centros nervosos até as estruturas viscerais, terminando em glândulas, músculos lisos ou no músculo cardíaco. POR DEFINIÇÃO: Denomina-se Sistema Nervoso Autônomo apenas o Componente Eferente do Sistema Nervoso Vegetativo.

51 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Apresenta 2 Neurônios unindo o SNC ao Órgão Efetuador: Unidade Funcional Primária 1 Neurônio dentro do SNC (medula ou tronco cerebral) denominado Neurônio Pré-ganglionar 1 neurônio fora do SNC, localizados em gânglios e são denominados Neurônio Pós-ganglionar

52 Autônomo / Visceral / Vegetativo:

53 Autônomo / Visceral / Vegetativo: É Involuntário Estruturas Centrais que Regulam as Funções Viscerais: Hipotálamo Sistema Límbico

54 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Hipotálamo

55 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Hipotálamo e Sistema Límbico

56 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Inervam glândulas, músculo liso e o músculo cardíaco É dividido em: Sistema Nervoso Simpático Sistema Nervoso Parassimpático São Sistemas que apresentam Ações Antagônicas. Apresentam Diferenças: o Anatômicas o Farmacológicas o Fisiológicas

57 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Anatômicas Posição dos Neurônios Pré-ganglionares Posição dos Neurônios Pós-ganglionares Tamanho das Fibras Pré e Pós-ganglionares

58 Autônomo / Visceral / Vegetativo:

59 Autônomo / Visceral / Vegetativo:

60 Autônomo / Visceral / Vegetativo:

61 Autônomo: Sistema Nervoso

62 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Farmacológicas:

63 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Farmacológicas: Neurotransmissores Fibras Simpáticas: Noradrenalina e Adrenalina Processo de Síntese: Tirosina DOPA Dopamina Noradrenalina Adrenalina Fibras Parassimpáticas: Acetilcolina Processo de Síntese: Acetil-CoA + colina Acetilcolina

64 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Farmacológicas: Receptores Simpático: o Receptores Alfa: α1 e α2 o Receptores Beta: β1 e β2 Adrenalina estimula receptores alfa e beta Noradrenalina estimula predominantemente receptores alfa Parassimpático: o Receptores Nicotínicos o Receptores Muscarínicos Neurônio Pós-ganglionar Parassimpático: receptores muscarínicos Sinapses entre os neurônios pré-ganglionares e pós-ganglionares do Parassimpático e Simpático: receptores nicotínicos

65 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Farmacológicas: Receptores Simpático: o Receptores Alfa: α1 e α2 o Receptores Beta: β1 e β2

66 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Farmacológicas: Receptores Simpático:

67 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Farmacológicas: Receptores Simpático:

68 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Farmacológicas: Receptores Parassimpático: o Receptores Nicotínicos o Receptores Muscarínicos

69 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Farmacológicas: Receptores Parassimpático: o Receptores Nicotínicos o Receptores Muscarínicos

70 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Farmacológicas: Receptores Parassimpático:

71 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Fisiológicas: Olhos: o Simpático: midríase = contração das fibras da íris causando dilatação das pupilas o Parassimpático: miose = contração do músculo circular da íris causando contração da pupila Cristalino: o Simpático: relaxamento discreto ajusta a visão para longe o Parassimpático: cristalino torna-se mais convexo acomoda visão para perto Glândulas Sudoríparas: o Simpático: secreção é aumentada o Parassimpático: nenhum efeito. Mas pode causar suor nas palmas das mãos

72 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Fisiológicas: Glândulas Lacrimais: o Simpático: vasoconstrição diminuição do efeito secretor o Parassimpático: vasodilatação secreção é aumentada Glândulas Salivares: o Simpático: pequeno efeito secretor o Parassimpático: aumento da secreção salivar (vasodilatação) Parótida: o Simpático: maior concentração da saliva o Parassimpático: maior volume da saliva Coração: o Simpático: aumento da frequência cardíaca o Parassimpático: diminuição da frequência cardíaca

73 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Fisiológicas: Vasos Sangüíneos: o Simpático: constrição o Parassimpático: dilatação Pulmão: o Simpático: broncodilatação com vasoconstrição o Parassimpático: broncoconstrição com vasodilatação

74 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Diferenças Fisiológicas: Funções das Medulas das Glândulas Supra-renais: Estimulação Simpática da Medula da Supra-renais o Vasoconstricção o Aumento da Atividade Cardíaca o Inibição da Trato gastrointestinal o Dilatação das Pupilas (midríase)

75 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Sistema Nervoso Simpático: Descarga em massa: Medo, Susto ou Dor Intensa: Resposta de Alarme o Aumento da pressão arterial o Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos o Aumento da taxa metabólica o Aumento da glicemia o Aumento da atividade mental o Aumento da efeito de coagulação

76 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Sistema Nervoso Simpático: Receptor alfa Receptor beta Vasoconstrição Vasodilatação (beta2) Dilatação da íris Taquicardia (beta1) Relaxamento intestinal Força miocárdica aumentada (beta1) Contração do esfíncter intestinal Relaxamento intestinal (beta2) Contração pilomotora Relaxamento uterino (beta2) Contração do esfíncter vesical Broncodilatação (beta2) Inibição da secreção da catecolamina (alfa2) Termogênese (beta2) Glicogenólise (beta2) Lipólise (beta1) Relaxamento da parede vesical (beta2)

77 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges Dura-máter: Aracnóide-máter: Pia-mater

78 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges Dura-máter: o É a mais espessa e resistente o Formada por 2 camadas: interna e externa o Está presa ao periósteo de crânio: Espaço epidural o Dura-máter está fixa na Aracnoide-máter: Espaço subdural

79 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges Aracnóide-máter: o Situada abaixo da Dura-máter o A Aracnoide-máter emite numerosas trabéculas aracnóideas que se ligam a Pia-mater: espaço subaracnoide: onde circula o líquido cefaloraquidiano (líquor) o Ocasionalmente existem projeções da Aracnoide-máter para o interior da Dura-máter denominadas de Granulações Aracnóideas: local onde o líquor é reabsorvido. Este é produzido nos Plexos Corióideos (ventrículos)

80 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges Pia-máter o Ricamente vascularizada o Está aderida ao Sistema Nervoso Central o Origina nos ventrículos os Plexos Corióideos

81 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges

82 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges

83 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges

84 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges

85 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges

86 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges Meninges Entre Coluna/Crânio e Dura-máter Nome do Espaço Epidural/Extradural Entre a Dura-máter e Aracnóide Subdural Entre a Aracnóide e a Pia-máter Subaracnóideo

87 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges Punções Lombares: o Espaço Epidural o Espaço Subaracnóide

88 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges Punções Lombares: o Espaço Epidural o Espaço Subaracnóide

89 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges Punções Lombares: o Espaço Epidural: Anestesia Epidural (Extradural)

90 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Envoltórios: Meninges Punções Lombares: o Espaço Subaracnóide: Anestesia Raquidiana (Raquianestesia)

91 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Barreira Hematoencefálica (BHE) A BHE é um importante componente da rede de comunicação que conecta o sistema nervoso central e os tecidos periféricos, funcionando como uma interface que limita e regula a troca de substâncias entre sangue e o sistema nervoso central. A impermeabilidade da BHE se baseia na existência de uma permeabilidade muito restrita do endotélio capilar. Além das funções de permeabilidade seletiva a BHE possui aspectos importantes como funções neuroimune, incluindo a secreção de citocinas, prostaglandinas e óxido nítrico.

92 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Barreira Hematoencefálica (BHE) Componentes: o Células endoteliais: o Proteínas de junção o Astrócitos o Matriz Extracelular (MEC

93 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Barreira Hematoencefálica (BHE) Componentes: o Células endoteliais: A barreira é formada pela presença das junções endoteliais que controlam a abertura e fechamento coordenada das junções célula-célula

94 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Barreira Hematoencefálica (BHE) Componentes: o Proteínas de junção: São diferentes complexos multi-proteicos, que funcionam como os principais reguladores de permeabilidade celular, formando as junções endoteliais (verdadeiros cimentos intercelulares): Ocludinas, claudina.

95 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Barreira Hematoencefálica (BHE) Componentes: o Astrócitos: são as células gliais em forma de estrela que geralmente superam o número de neurônios por dez vezes cujos prolongamentos finais formam um rendilhado de lamelas próximo e aderido na superfície externa do endotélio da BHE e a membrana basal respectiva.

96 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Barreira Hematoencefálica (BHE) Componentes: o Matriz Extracelular (MEC): O espaço extracelular que representa aproximadamente 20% do volume total do cérebro sendo preenchido com uma matriz extracelular (MEC) altamente organizada, localizada na interface entre os vasos sanguíneos e a neuróglia.

97 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Barreira Hematoencefálica (BHE)

98 Autônomo / Visceral / Vegetativo: Barreira Hematoencefálica (BHE)

SISTEMA NERVOSO. Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a:

SISTEMA NERVOSO. Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a: SISTEMA NERVOSO Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a: perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem executar as respostas

Leia mais

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,

Leia mais

Sistema Nervoso. Divisão Anatômica e Funcional 10/08/2010. Sistema Nervoso. Divisão. Funções gerais. Sistema nervoso central (SNC)

Sistema Nervoso. Divisão Anatômica e Funcional 10/08/2010. Sistema Nervoso. Divisão. Funções gerais. Sistema nervoso central (SNC) Sistema Nervoso Divisão Anatômica e Funcional Sistema Nervoso Divisão Sistema nervoso central (SNC) Sistema nervoso periférico (SNP) Partes Encéfalo Medula espinhal Nervos Gânglios Funções gerais Processamento

Leia mais

SISTEMA NERVOSO 2 Profº Moisés Araújo

SISTEMA NERVOSO 2 Profº Moisés Araújo SISTEMA NERVOSO 2 Profº Moisés Araújo www.bioloja.com EMBRIOGÊNESE DO SN DIVISÃO DO SN O SISTEMA NERVOSO O SNC recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio

Leia mais

Sistema Nervoso Organização Geral

Sistema Nervoso Organização Geral Sistema Nervoso Organização Geral O encéfalo é o centro da razão e da inteligência: cognição, percepção, atenção, memória e emoção, Também é responsável pelo controle da postura e movimentos, Permite o

Leia mais

Sistema Nervoso. Função: ajustar o organismo animal ao ambiente.

Sistema Nervoso. Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Sistema Nervoso Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Perceber e identificar as condições ambientais externas e as condições internas do organismo 1 LOCALIZAÇÃO: SISTEMA NERVOSO - CORPOS CELULARES:

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SISTEMA NERVOSO DOS ANIMAIS. Prof. Ismar Araújo de Moraes Departamento de Fisiologia e Farmacologia

INTRODUÇÃO AO SISTEMA NERVOSO DOS ANIMAIS. Prof. Ismar Araújo de Moraes Departamento de Fisiologia e Farmacologia INTRODUÇÃO AO SISTEMA NERVOSO DOS ANIMAIS Prof. Ismar Araújo de Moraes Departamento de Fisiologia e Farmacologia 1 O sistema nervoso é o mais complexo e diferenciado do organismo, sendo o primeiro a se

Leia mais

Fisiologia do Sistema Nervoso

Fisiologia do Sistema Nervoso FORMAÇÃO DO TUBO NEURAL Fisiologia do Sistema Nervoso Curso: Biologia Profa. EMBRIOGÊNESE DO SN DIVISÃO DO SN 1 SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO Diversidade celular SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO NERVOS SOMÁTICO

Leia mais

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO Controle do funcionamento do ser humano através de impulsos elétricos Prof. César Lima 1 Sistema Nervoso Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Perceber e

Leia mais

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO O sistema Nervoso é um todo. Sua divisão em partes tem um significado exclusivamente didático, pois as várias partes estão intimamente

Leia mais

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Tecido Nervoso Compreende basicamente dois tipos celulares Neurônios unidade estrutural e funcional

Leia mais

SISTEMA NERVOSO A FUNÇÃO GERAL

SISTEMA NERVOSO A FUNÇÃO GERAL SISTEMA NERVOSO O Sistema Nervoso se divide em a) Sistema Nervoso Central e b) Sistema Nervoso Periférico. No sistema nervoso central existem dois tipos de células: a) os neurônios e b) as células da glia

Leia mais

SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES

SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES Deteta informação sensorial Processa e responde à informação sensorial (integração) Mantém a homeostasia Centro das atividades mentais Controla os movimentos do corpo através dos

Leia mais

Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro. Cerebelo. Encéfalo. Mesencéfalo Ponte Bulbo Medula

Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro. Cerebelo. Encéfalo. Mesencéfalo Ponte Bulbo Medula Introdução O corpo humano é coordenado por dois sistemas: o nervoso e o endócrino. O sistema nervoso é o que coordena, por meio da ação dos neurônios, as respostas fisiológicas, como a ação dos músculos

Leia mais

Introdução ao Sistema Nervoso - O Encéfalo

Introdução ao Sistema Nervoso - O Encéfalo Introdução ao Sistema Nervoso - O Encéfalo Profa Juliana Normando Pinheiro Morfofuncional V juliana.pinheiro@kroton.com.br O sistema nervoso é um sistema complexo de comunicação e controle no corpo animal.

Leia mais

Anatomofisiologia do Sistema Nervoso Central e Autonômico

Anatomofisiologia do Sistema Nervoso Central e Autonômico Beneficência Portuguesa de São Paulo Serviços Médicos São Paulo Anatomofisiologia do Sistema Nervoso Central e Autonômico David Ferez david.ferez@uol.com.br Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia

Leia mais

Projeto Medicina. Dr. Onésimo Duarte Ribeiro Júnior Professor Assistente da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina do ABC

Projeto Medicina. Dr. Onésimo Duarte Ribeiro Júnior Professor Assistente da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina do ABC Projeto Medicina Dr. Onésimo Duarte Ribeiro Júnior Professor Assistente da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina do ABC Neurociência DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO Sistema Nervoso Central Sistema

Leia mais

Sistema Nervoso. Funções. - Controla as funções orgânicas do organismo - Integração com o meio ambiente NEURÔNIOS. Estímulo do meio ambiente

Sistema Nervoso. Funções. - Controla as funções orgânicas do organismo - Integração com o meio ambiente NEURÔNIOS. Estímulo do meio ambiente Sistema Nervoso Funções - Controla as funções orgânicas do organismo - Integração com o meio ambiente Estímulo do meio ambiente Interpretação Desencadeamento de resposta adequada NEURÔNIOS Divisão Anatômica

Leia mais

Professora: Patrícia Ceolin

Professora: Patrícia Ceolin Professora: Patrícia Ceolin DIVISÃO FUNCIONAL DO SN: Sistema nervoso visceral: PORQUE AS INERVAÇÕES DAS ESTRUTURAS VISCERAIS É IMPORTANTE??? Para que aconteça uma integração da atividade das vísceras na

Leia mais

NOÇÕES DE NEUROANATOMIA

NOÇÕES DE NEUROANATOMIA Divisões do Sistema Nervoso Sistema Nervoso Sistema Nervoso Central Encéfalo Medula Espinhal Sistema Nervoso Periférico Nervos Espinhais Nervos Cranianos Gânglios Periféricos 1 Os órgãos do SNC são protegidos

Leia mais

Resumo de fisiologia. Sistema Nervoso. Nome: Curso: Data: / /

Resumo de fisiologia. Sistema Nervoso. Nome: Curso: Data: / / Resumo de fisiologia Sistema Nervoso Nome: Curso: Data: / / 1 - Organização dos tecidos biológicos CÉLULA TECIDO ORGÃO SISTEMA - SER 2 - Estrutura Do Sistema Nervoso Características a. Apresenta-se com

Leia mais

Sistema Nervoso. Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular.

Sistema Nervoso. Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular. Neurônio Sistema Nervoso Corpo celular constituída pela membrana, organelas e núcleo celular. Dendritos prolongamentos ramificados que captam os estímulos nervosos. Axônio prolongamento único e responsável

Leia mais

Organização do sistema nervoso

Organização do sistema nervoso Sistema nervoso Organização do sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) O encéfalo: O encéfalo dos mamíferos é dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamo, epitálamo e hipotálamo), mesencéfalo

Leia mais

PSICOLOGIA. Sistema Nervoso. Prof. Helder Mauad/UFES 13/9/2011. Élio Waichert Júnior

PSICOLOGIA. Sistema Nervoso. Prof. Helder Mauad/UFES 13/9/2011. Élio Waichert Júnior Sistema Nervoso Autônomo PSICOLOGIA Élio Waichert Júnior Sistema Nervoso Central: Encéfalo (cérebro, bulbo, ponte, cerebelo) Medula Sistema Nervoso Sistema Nervoso Periférico: Nervos Periféricos 12 craniais

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Condução do impulso nervoso 11/06/2012. Tipos celulares:

SISTEMA NERVOSO. Condução do impulso nervoso 11/06/2012. Tipos celulares: SISTEMA NERVOSO Percepção e interpretação de estímulos internos e externos; Tipos celulares: - Neurônios condução de impulsos nervosos - Células da Glia manutenção dos neurônios Elaboração de respostas

Leia mais

Sistema Nervoso Autônomo

Sistema Nervoso Autônomo FACULDADE DE MEDICINA/UFC-SOBRAL MÓDULO SISTEMA NERVOSO NEUROANATOMIA FUNCIONAL Sistema Nervoso Autônomo Prof. Gerardo Cristino Aula disponível em: www.gerardocristino.com.br Objetivos de Aprendizagem

Leia mais

BIO E EXTENSIVO AULA 30

BIO E EXTENSIVO AULA 30 BIO E EXTENSIVO AULA 30 30.01 - Uma célula nervosa (neurônio) é constituída basicamente por: corpo celular, onde se encontram as organelas e o núcleo; dendritos, que são ramificações que recebem o estímulo

Leia mais

Aula III Classificação do Sistema Nervoso segundo Critérios Funcionais. (Transcrição da aula vídeo)

Aula III Classificação do Sistema Nervoso segundo Critérios Funcionais. (Transcrição da aula vídeo) Aula III Classificação do Sistema Nervoso segundo Critérios Funcionais (Transcrição da aula vídeo) Hoje vamos estudar uma nova forma de classificação do Sistema Nervoso. Seguiremos os princípios que nortearam

Leia mais

Regulação nervosa e hormonal Sistema nervoso Sistema hormonal Natureza das mensagens nervosas e hormonais Desequilíbrios e doenças

Regulação nervosa e hormonal Sistema nervoso Sistema hormonal Natureza das mensagens nervosas e hormonais Desequilíbrios e doenças Funcionamento e coordenação nervosa Regulação nervosa e hormonal Sistema nervoso Sistema hormonal Natureza das mensagens nervosas e hormonais Desequilíbrios e doenças No Sistema Nervoso as mensagens são

Leia mais

Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado. Sistema Nervoso

Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado. Sistema Nervoso Curso: carolinanico@hotmail.com Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado X Função: Sistema Nervoso Coordenar e integrar as diversas funções do organismo, contribuindo para seu equilíbrio

Leia mais

Divisão anatômica 15/09/2014. Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Função. Sistema Nervoso Estrutura. Cérebro Cerebelo Tronco encefálico ENCÉFALO

Divisão anatômica 15/09/2014. Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Função. Sistema Nervoso Estrutura. Cérebro Cerebelo Tronco encefálico ENCÉFALO Função o sistema nervoso é responsável pelo controle do ambiente interno e seu relacionamento com o ambiente externo (função sensorial), pela programação dos reflexos na medula espinhal, pela assimilação

Leia mais

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO SISTEMA NERVOSO SNP SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO SNC SISTEMA NERVOSO CENTRAL SENSORIAL neurônios aferentes MOTOR neurônios eferentes NEURÔNIOS MOTORES SOMÁTICOS NEURÔNIOS AUTÔNOMOS

Leia mais

Tecido Nervoso. 1) Introdução

Tecido Nervoso. 1) Introdução 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do

Leia mais

Sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico

Sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico SISTEMA NERVOSO Sistema nervoso Funções: Coordena o funcionamento dos outros sistemas. Controla os movimentos (voluntários e involuntários). É responsável pela recepção de estímulos externos e pela resposta

Leia mais

SISTEMA NERVOSO PARTE 1

SISTEMA NERVOSO PARTE 1 SISTEMA NERVOSO PARTE 1 1 TECIDO NERVOSO 1. O sistema nervoso é dividido em: SISTEMA NERVOSO CENTRAL e SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO 2. A unidade básica = célula nervosa NEURÔNIO 3. Operam pela geração de

Leia mais

Matéria: biologia Assunto: fisiologia humana Sistema NERVOSO Prof. Enrico blota

Matéria: biologia Assunto: fisiologia humana Sistema NERVOSO Prof. Enrico blota Matéria: biologia Assunto: fisiologia humana Sistema NERVOSO Prof. Enrico blota Biologia FISIOLOGIA HUMANA SISTEMA NERVOSO Tem por função receber, associar, armazenar ou emitir informações garantindo assim

Leia mais

SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO. DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais)

SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO. DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais) Anatomia e Fisiologia Humana SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO DEMONSTRAÇÃO (páginas iniciais) 1ª edição novembro/2006-1 - SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO SUMÁRIO

Leia mais

O sistema nervoso esta dividido em duas partes:

O sistema nervoso esta dividido em duas partes: 1 FISIOLOGIA HUMANA I Neuromuscular Prof. MsC. Fernando Policarpo 2 Conteúdo: Estrutura do Sistema Nervoso Central (SNC) e Periférico (SNP). Elementos do Tecido Nervoso. Mecanismos de Controle Muscular.

Leia mais

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro SISTEMA NERVOSO. Enfermagem. Sistema Nervoso. Prof. Me. Fabio Milioni 17/09/2015

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro SISTEMA NERVOSO. Enfermagem. Sistema Nervoso. Prof. Me. Fabio Milioni 17/09/2015 ANATOMIA HUMANA II Enfermagem Sistema Nervoso Prof. Me. Fabio Milioni Roteiro SISTEMA NERVOSO Conceito Função Divisão Sistema Nervoso Central Tecido Nervoso Cerebelo Diencéfalo Telencéfalo Meninges Líquor

Leia mais

Prof. Laila Bekai 7ª série - Ciências

Prof. Laila Bekai 7ª série - Ciências Prof. Laila Bekai 7ª série - Ciências SISTEMA NERVOSO Sistema nervoso central (SNC) Sistema nervoso periférico (SNP) Encéfalo Medula espinhal SNP autônomo SNP somático Parassimpático Simpático Nervos motores

Leia mais

Fisiologia do Sistema Nervoso

Fisiologia do Sistema Nervoso Fisiologia do Sistema Nervoso 1. Sistema Nervoso Sensorial 2. Sistema Nervoso Motor 3. Sistema Nervoso Autônomo 4. Ritmos Biológicos Visão Geral do Sistema Nervoso Central O Sistema Nervoso Central - SNC

Leia mais

Mapeamento do córtex motor

Mapeamento do córtex motor Motricidade Mapeamento do córtex motor 1. Principal região controladora para início dos movimentos voluntários: Área motora primária- Giro pré-central 2.Área somatossensorial primária (giro pós central)

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Sistema Nervoso

SISTEMA NERVOSO. Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Sistema Nervoso Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO Nos organismos menos complexos as funções de comunicação entre as várias

Leia mais

29/03/2012. Sistema Nervoso

29/03/2012. Sistema Nervoso Tema: Sistema Nervoso Marcos Vinícius 1)Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como

Leia mais

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Coordenação Nervosa Cap. 10 Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

NEUROFISIOLOGIA ORGANIZAÇÃO GERAL:

NEUROFISIOLOGIA ORGANIZAÇÃO GERAL: NEUROFISIOLOGIA O Sistema Nervoso (SN) e o Sistema Endócrino (hormonal) desempenham a maioria das funções de controle do organismo - O SN controla atividades RÁPIDAS: contração muscular, eventos viscerais

Leia mais

Estrutura e Função dos Nervos Periféricos

Estrutura e Função dos Nervos Periféricos FACULDADE DE MEDICINA/UFC-SOBRAL MÓDULO SISTEMA NERVOSO NEUROANATOMIA FUNCIONAL Estrutura e Função dos Nervos Periféricos Prof. Gerardo Cristino Aula disponível em: www.gerardocristino.com.br Objetivos

Leia mais

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016 Sistema Nervoso Cap. 13 Prof. Tatiana Setembro / 2016 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

SISTEMA NERVOSO 2014

SISTEMA NERVOSO 2014 SISTEMA NERVOSO 2014 SISTEMA NERVOSO OBJETIVOS Conhecer a organização do Sistema Nervoso. Descrever a constituição do Tecido Nervoso. Denominar as partes do Sistema Nervoso Central (SNC) e do Sistema Nervoso

Leia mais

SENSAÇÕES SOMÁTICAS II: DOR

SENSAÇÕES SOMÁTICAS II: DOR SENSAÇÕES SOMÁTICAS II: DOR NEUROFISIOLOGIA Prof. Hélder Mauad DOR - Mecanismo de proteção do organismo Ocorre quando um tecido está sendo lesado Faz com que o indivíduo reaja para remover o estímulo lesivo

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra

Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra Tecido nervoso Principal tecido do sistema nervoso Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra Tipos celulares: - Neurônios condução de impulsos nervosos - Células da Glia manutenção

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. Ao lançar

Leia mais

Fisiologia do Sistema Nervoso. 1. Sistema Nervoso Sensorial 2. Sistema Nervoso Motor 3. Sistema Nervoso Autônomo 4.

Fisiologia do Sistema Nervoso. 1. Sistema Nervoso Sensorial 2. Sistema Nervoso Motor 3. Sistema Nervoso Autônomo 4. Fisiologia do Sistema Nervoso 1. Sistema Nervoso Sensorial 2. Sistema Nervoso Motor 3. Sistema Nervoso Autônomo 4. Ritmos Biológicos Diferenças entre SNMotor e SNAutônomo: a) função: controla funções involuntárias

Leia mais

Objetivos: Descrever os neurotransmissores -Catecolaminas dopamina, noradrenalina, adrenalina -Acetilcolina

Objetivos: Descrever os neurotransmissores -Catecolaminas dopamina, noradrenalina, adrenalina -Acetilcolina FACULDADE DE MEDICINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA PUC-Campinas DISCIPLINA DE BASES MORFOFISIOLÓGICAS DO SISTEMA NERVOSO, SENSORIAL E LOCOMOTOR BIOQUÍMICA A 2012 Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes Objetivos:

Leia mais

Drogas que atuam no Sistema Nervoso Autônomo. Astria Dias Ferrão Gonzales 2017

Drogas que atuam no Sistema Nervoso Autônomo. Astria Dias Ferrão Gonzales 2017 Drogas que atuam no Sistema Nervoso Autônomo Astria Dias Ferrão Gonzales 2017 SNC Todos os estímulos do nosso ambiente causam, nos seres humanos, sensações como dor e calor. Todos os sentimentos, pensamentos,

Leia mais

Sistema Nervoso Aula I. Helena de A Gouveia Ferreira Departamento de Anatomia,, ICB, USP

Sistema Nervoso Aula I. Helena de A Gouveia Ferreira Departamento de Anatomia,, ICB, USP Sistema Nervoso Aula I Profa.. Dra. Cecília Helena de A Gouveia Ferreira Departamento de Anatomia,, ICB, USP Sistema Nervoso Conceito É o sistema que controla e coordena as funções de todos os sistemas

Leia mais

Profº André Montillo www.montillo.com.br

Profº André Montillo www.montillo.com.br Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: Uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a lesão tecidual real ou potencial, ou descrita nestes termos Associação Internacional para

Leia mais

Fisiologia do Sistema Nervoso. 1. Sistema Nervoso Sensorial 2. Sistema Nervoso Motor 3. Sistema Nervoso Autônomo 4.

Fisiologia do Sistema Nervoso. 1. Sistema Nervoso Sensorial 2. Sistema Nervoso Motor 3. Sistema Nervoso Autônomo 4. Fisiologia do Sistema Nervoso 1. Sistema Nervoso Sensorial 2. Sistema Nervoso Motor 3. Sistema Nervoso Autônomo 4. Ritmos Biológicos Sistema Nervoso Motor a) Organização Hierárquica do Movimento Movimentos

Leia mais

Níveis de organização do corpo humano - TECIDOS. HISTOLOGIA = estudo dos tecidos

Níveis de organização do corpo humano - TECIDOS. HISTOLOGIA = estudo dos tecidos Níveis de organização do corpo humano - TECIDOS HISTOLOGIA = estudo dos tecidos TECIDOS Grupos de células especializadas, semelhantes ou diferentes entre si, e que desempenham funções específicas. Num

Leia mais

Coordenação do Organismo

Coordenação do Organismo Sistema Nervoso Coordenação do Organismo Sistema Nervoso Sistema responsável pela transmissão de estímulos de uma zona do corpo para outra. Sistema Hormonal Sistema responsável pela síntese de substâncias

Leia mais

Elementos Estruturais e Funcionais do Sistema Nervoso

Elementos Estruturais e Funcionais do Sistema Nervoso CÉREBRO Cérebro O ser humano define-se por uma multiplicidade de caraterísticas que o distinguem dos outros animais. O seu organismo é constituído por um conjunto de orgãos e sistemas que se relacionam

Leia mais

CAPÍTULO 6 TECIDO MUSCULAR

CAPÍTULO 6 TECIDO MUSCULAR CAPÍTULO 6 TECIDO MUSCULAR 1 Características Histológicas O tecido muscular é constituído por células alongadas que possuem grande quantidade de filamentos citoplasmáticos com proteínas contráteis. Esse

Leia mais

TECIDOS. 1º ano Pró Madá

TECIDOS. 1º ano Pró Madá TECIDOS 1º ano Pró Madá CARACTERÍSTICAS GERAIS Nos animais vertebrados há quatro grandes grupos de tecidos: o muscular, o nervoso, o conjuntivo(abrangendo também os tecidos ósseo, cartilaginoso e sanguíneo)

Leia mais

Sistema Muscular. Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana

Sistema Muscular. Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende do sistema muscular e, é conseguido pela contracção e relaxamento

Leia mais

Como sentimos o mundo?

Como sentimos o mundo? Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia Como sentimos o mundo? Introdução à Fisiologia Sensorial Qual mundo é o verdadeiro? - Cada um percebe uma obra musical de maneira diferente - Diferenças

Leia mais

Sistema neuro-hormonal

Sistema neuro-hormonal Unidade 4 Sistema neuro-hormonal O que é o sistema neuro-hormonal? + Sistema nervoso Sistema hormonal O que é o sistema neuro-hormonal? Qualquer alteração no exterior ou no interior do corpo! corresponde

Leia mais

7.012 Conjunto de Problemas 8

7.012 Conjunto de Problemas 8 7.012 Conjunto de Problemas 8 Questão 1 a) A figura abaixo é um esquema generalizado de um neurônio. Identifique suas partes. 1 Dendritos, 2 corpo da célula e 3 axônio. b) Qual é a função de um axônio?

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Formado por bilhões de NEURÔNIOS, células especializadas, que transmitem e recebem mensagens interligando os centros nervosos aos órgãosgerando impulsos

Leia mais

Fisiologia Animal. Sistema Nervoso. Professor: Fernando Stuchi

Fisiologia Animal. Sistema Nervoso. Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue.

Leia mais

Introdução ao Sistema Nervoso

Introdução ao Sistema Nervoso União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Introdução ao Sistema Nervoso Profa. Dra. Narlize Silva Lira Setembro /2014 Princípios de Fisiologia

Leia mais

OS GÂNGLIOS DA BASE FUNÇÕES DOS GÂNGLIOS DA BASE

OS GÂNGLIOS DA BASE FUNÇÕES DOS GÂNGLIOS DA BASE OS GÂNGLIOS DA BASE Neurofisiologia Prof. Hélder Mauad FUNÇÕES DOS GÂNGLIOS DA BASE Ajudam a planejar e a controlar padrões complexos do movimento muscular, controlando a intensidade relativa dos movimentos

Leia mais

Fisiologia Humana Sistema Nervoso. 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia

Fisiologia Humana Sistema Nervoso. 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia Fisiologia Humana Sistema Nervoso 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia ! Função: processamento e integração das informações.! Faz a integração do animal ao meio ambiente! Juntamente com

Leia mais

Fisiologia do sistema nervoso

Fisiologia do sistema nervoso Fisiologia do sistema nervoso Curso de Nutrição CC: Fisiologia Humana I Prof. Leandro Cattelan leandrocattelan@hotmail.com Novembro de 2017 Tópicos a serem abordados Parte I (Aula 1) I. Divisão do sistema

Leia mais

Curso: Integração Metabólica

Curso: Integração Metabólica Curso: Integração Metabólica Aula 9: Sistema Nervoso Autônomo Prof. Carlos Castilho de Barros Sistema Nervoso Sistema Nervoso Central Sistema Nervoso Periférico Sensorial Motor Somático Autônomo Glândulas,

Leia mais

Introdução a Neurofisiologia I.

Introdução a Neurofisiologia I. Introdução a Neurofisiologia I. Obs: O texto abaixo apresenta caráter introdutório, dessa forma, não substitui à bibliografia básica indicada. O tecido nervoso acha-se distribuído pelo organismo, interligando-se

Leia mais

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO Introdução O organismo vivo é um sistema semi-aberto, capaz de autopoiese (auto = própria; poiesis = criação) e de auto-organização, e que recicla matéria e energia continuamente.

Leia mais

21/03/2016. NEURÓGLIA (Células da Glia) arredondadas, possuem mitose e fazem suporte nutricional aos neurônios.

21/03/2016. NEURÓGLIA (Células da Glia) arredondadas, possuem mitose e fazem suporte nutricional aos neurônios. NEURÓGLIA (Células da Glia) arredondadas, possuem mitose e fazem suporte nutricional aos neurônios. 1 NEURÔNIO responsável pela condução impulso nervoso, possibilitando a execução de ações e promoção da

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 1

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 1 5. O sistema nervoso Introdução O SN é dividido estruturalmente em componentes periféricos e centrais, denominados, respectivamente, Sistema Nervoso Periférico (SNP) e Sistema Nervoso Central (SNC). O

Leia mais

BIOLOGIA O SISTEMA NERVOSO

BIOLOGIA O SISTEMA NERVOSO BIOLOGIA Prof. Helder O SISTEMA NERVOSO O SNC recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. O SNP carrega informações dos órgãos sensoriais para

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Disciplina de Fisiologia Sistema Nervoso Autônomo Hipotálamo Medula Supra-Renal Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências

Leia mais

Sistema neuro-hormonal. EPL Hélder Giroto Paiva

Sistema neuro-hormonal. EPL Hélder Giroto Paiva Sistema neuro-hormonal EPL Hélder Giroto Paiva O que é o sistema neuro-hormonal? + Sistema nervoso Sistema hormonal O que é o sistema neuro-hormonal? Qualquer alteração no exterior ou no interior do corpo

Leia mais

O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais.

O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais. INTRODUÇÃO O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais. Atua na coordenação das múltiplas atividades do organismo, na integração das diversas partes

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

SISTEMA NERVOSO. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS SISTEMA NERVOSO Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS SISTEMA NERVOSO encéfalo Sistema nervoso central (SNC) medula espinal nervos Sistema nervoso periférico (SNP) gânglios SISTEMA NERVOSO TECIDO NERVOSO

Leia mais

Sistema Nervoso. Msc. Roberpaulo Anacleto

Sistema Nervoso. Msc. Roberpaulo Anacleto Sistema Nervoso Msc. Roberpaulo Anacleto Tecido nervoso Anatomicamente o sistema nervoso esta dividido em: Sistema nervoso central (SNC) encéfalo e espinal medula Sistema nervoso periférico (SNP) nervos

Leia mais

SISTEMA NERVOSO MOTOR

SISTEMA NERVOSO MOTOR SISTEMA NERVOSO MOTOR CÓRTEX MOTOR O cérebro é o órgão que move os músculos. sculos. Neil R. Carlson 1 CÓRTEX MOTOR ORGANIZAÇÃO DO CÓRTEX MOTOR Córtex motor primário: principal região controladora para

Leia mais

BIOLOGIA IV - Cap. 25 Profa. Marcela Matteuzzo. Sistema Nervoso

BIOLOGIA IV - Cap. 25 Profa. Marcela Matteuzzo. Sistema Nervoso Sistema Nervoso Dispões de mensagens elétricas que caminham por nervos; Coordena diversas funções do organismo; Reação rápida aos estímulos; Equilíbrio e movimento. Sistema Nervoso Central - SNC Medula

Leia mais

DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO ENCÉFALO AUTÔNOMO VOLUNTÁRIO

DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO ENCÉFALO AUTÔNOMO VOLUNTÁRIO SISTEMA NERVOSO DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO CENTRAL ENCÉFALO MEDULA ESPINHAL SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO AUTÔNOMO VOLUNTÁRIO SIMPÁTICO PARASSIMPÁTICO NERVOS CRANIANOS NERVOS

Leia mais

VIAS EFERENTES (DESCENDENTES)

VIAS EFERENTES (DESCENDENTES) VIAS EFERENTES (DESCENDENTES) Colocam em comunicação os centros supra-segmentares com os órgãos efetuadores: 1- Vias eferentes viscerais (vida vegetativa) : Alvos = vísceras e vasos > função dos órgãos

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Formado por células altamente especializadas, os neurônios transmitem mensagens elétricas interligando os centros nervosos aos órgãos-

Leia mais

O CÓRTEX MOTOR CÓRTEX MOTOR PRIMÁRIO

O CÓRTEX MOTOR CÓRTEX MOTOR PRIMÁRIO O CÓRTEX MOTOR - Movimentos VOLUNTÁRIOS executados pela ativação cortical de padrões de função armazenados em áreas medulares e encefálicas inferiores na MEDULA ESPINHAL, TRONCO CEREBRAL, GÂNGLIOS DA BASE

Leia mais

MEDITAÇÃO : FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS PROF. DR. JAIR SANTOS

MEDITAÇÃO : FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS PROF. DR. JAIR SANTOS Prof. Jair Santos MEDITAÇÃO : FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS PROF. DR. JAIR SANTOS Prof. Jair Santos 2 INTRODUÇÃO Newberg(2003): a meditação induz mudanças na cognição, percepção sensorial, afetos, atividade

Leia mais

Sistema Nervoso Central Quem é o nosso SNC?

Sistema Nervoso Central Quem é o nosso SNC? Controle Nervoso do Movimento Muscular Sistema Nervoso Central Quem é o nosso SNC? 1 SNC Encéfalo Medula espinhal Encéfalo - Divisão anatômica Cérebro Cerebelo Tronco encefálico 2 Condução: Vias ascendentes

Leia mais

CÉLULAS NERVOSAS NEURÔNIO. O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia)

CÉLULAS NERVOSAS NEURÔNIO. O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia) CÉLULAS NERVOSAS O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia) NEURÔNIO Corpo celular local onde estão presentes o núcleo, o citoplasma e estão fixados

Leia mais

Sistema Nervoso Aula Programada Biologia

Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso Tecido Nervoso Corpo Celular/Pericário Núcleo Nódulo de Ranvier Dendritos Bainha de Mielina (Células de Schwann) Axônio Telodendros Tecido Nervoso Oligodendrócito

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Animal Sistema Nervoso

Anatomia e Fisiologia Animal Sistema Nervoso O que é o sistema nervoso? Como é constituído? Quais são suas funções? Qual é a sua importância para o organismo? : Anatomia e Fisiologia Animal É uma rede de comunicações Capacitam animal a se ajustar

Leia mais

ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO

ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes

Leia mais

Tecido nervoso. Ø A função do tecido nervoso é fazer as comunicações entre os órgãos do corpo e o meio externo.

Tecido nervoso. Ø A função do tecido nervoso é fazer as comunicações entre os órgãos do corpo e o meio externo. Tecido nervoso Tecido nervoso Ø A função do tecido nervoso é fazer as comunicações entre os órgãos do corpo e o meio externo. Ø Encéfalo, medula espinhal, gânglios nervosos e nervos Ø Céls nervosas: neurônios

Leia mais