Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira"

Transcrição

1 Processo Legislativo II Prof. ª Bruna Vieira

2 1.4. Espécies normativas (art. 59 da CF) a) emendas à Constituição b) leis complementares c) leis ordinárias d) leis delegadas e) medidas provisórias f) decretos legislativos g) resoluções.

3 1.4.1 Emendas constitucionais Fruto do poder constituinte derivado reformador, é a espécie legislativa utilizada para se alterar a Constituição. Está prevista no art. 60 da CF. Limitações ao poder de reforma a) Limitações procedimentais ou formais - têm a ver com as regras previstas na Constituição para se alterar a Constituição. São as seguintes: - quanto à iniciativa - quanto ao quórum - quanto à promulgação - quanto à reapresentação.

4 Iniciativa: um terço da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, Presidente da República e mais da metade das Assembleias Legislativas manifestando-se, cada qual, pelo voto da maioria relativa de seus membros. Quórum: 3/5 e em dois turnos. Promulgação: a emenda constitucional é promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e não pelo Presidente da República. Reapresentação: a proposta de emenda (PEC) rejeitada ou havida por prejudicada não poderá ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

5 b) Limitações circunstanciais Em determinadas circunstâncias, em situações de anormalidade, é proibida a edição de emendas constitucionais. A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio c) Limitações materiais Há algumas matérias que não poderão sequer ser objeto de deliberação (art. 60, 4º, CF Cláusulas Pétreas). * forma federativa de Estado; * voto secreto, direto, universal e periódico; * a separação dos Poderes; * os direitos e garantias individuais.

6 d) Limitações implícitas Decorrentes do próprio sistema. Por exemplo: o próprio processo formal das emendas constitucionais Leis complementares As leis complementares se diferenciam das ordinárias por possuírem duas características. A primeira está relacionada ao quórum de aprovação. Para ser aprovada é necessário o voto da maioria absoluta (art. 69 da CF). A segunda diferença se dá quanto ao conteúdo disciplinado. Somente será exigida a aprovação por meio de lei complementar em relação às matérias que a Constituição expressamente exige, por exemplo: finanças públicas, estatuto da magistratura, organização e competências dos tribunais, conflitos de competência em matéria tributária etc.

7 Leis ordinárias Tudo que for não exigido lei complementar e seja caso de regramento por lei, deve ser tratado por lei ordinária. O quórum para sua aprovação é de maioria simples, ou seja, basta aprovação por maioria dos votos, desde que presente a maioria absoluta dos membros da Casa. O que se leva em conta para apurar a maioria simples é o número de parlamentares presentes na sessão Leis delegadas São leis elaboradas pelo Presidente da República, após solicitação de delegação ao Congresso Nacional. O ato que formaliza a autorização dada pelo Legislativo é uma resolução que deve especificar o conteúdo e os termos de seu exercício.

8 -A resolução do Congresso também pode mencionar que o projeto de lei, elaborado pelo Presidente, passe por sua apreciação. Nessa hipótese a verificação se dará em votação única e o Congresso não poderá fazer emendas ao texto. - Não podem ser objetos de delegação: os atos de competência exclusiva do Congresso Nacional; os de competência privativa da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; a matéria reservada à lei complementar; nem a legislação sobre: I - organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros

9 II - nacionalidade, cidadania, direitos individuais, políticos e eleitorais; III - planos plurianuais, diretrizes orçamentárias e orçamentos Medida provisória Requisitos: relevância e urgência - o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las imediatamente ao Congresso Nacional. - Votação da MP: tem início na Câmara dos Deputados que deverá, antes de deliberar sobre seu mérito, verificar se os pressupostos constitucionais da medida (relevância e urgência) foram atendidos. O mesmo vale para a votação no Senado Federal.

10 - Não podem ser objeto de medida provisória: a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral; b) direito penal, processual penal e processual civil; c) organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros; d) planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3º, da CF. - O inciso II do mesmo dispositivo constitucional menciona que também é vedada a edição de medida provisória que vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro, além das matérias reservadas a lei complementar e as já disciplinadas em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República.

11 - Prazo da MP: o prazo de duração da MP é de 60 (sessenta) dias, prorrogável, uma única vez, por igual período ( ), contado a partir da publicação. -Recesso: o prazo da MP fica suspenso durante os períodos de recesso do Congresso. - Não sendo convertidas em lei dentro desse período, conforme dispõe o parágrafo 3º do artigo 62 da CF, as medidas perderão sua eficácia, desde a edição. Nessa hipótese, deve o Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo, regulamentar as relações jurídicas formadas durante o período em que a medida vigorou.

12 Regime de urgência ou trancamento de pauta -A medida provisória tem prazo de validade de 60 dias. Ocorre que há outro prazo que é de 45 dias para que ela seja apreciada, sob pena de sobrestamento de todas as demais deliberações legislativas da Casa em que estiver tramitando. -Proibição de reedição de medidas provisórias na mesma sessão legislativa em que ela tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.

13 - MP que implique instituição ou majoração de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada Decreto legislativo É a espécie legislativa que contempla as matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional, aquelas previstas no artigo 49 da CF, por exemplo, sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa (inciso V) e autorizar referendo e convocar plebiscito (inciso XV).

14 Exceção: o Congresso Nacional, ao delegar a competência legislativa ao Presidente da República, para que ele elabore uma lei delegada, o faz por meio de resolução e não por decreto legislativo, pois a Constituição assim determina. Vale lembrar que o Presidente do Senado Federal é quem promulga um decreto legislativo, não passando por deliberação executiva (sanção ou veto presidencial).

15 Resolução Tem por finalidade normatizar as matérias de competência privativa da Câmara de Deputados (art. 51 da CF), do Senado Federal (art. 52 da CF) e, ainda, algumas atribuições do Congresso Nacional, por exemplo, a delegação ao Presidente da República para que ele edite lei delegada (art. 68, 2º, da CF). - Quem promulga uma resolução é a Mesa da Casa Legislativa responsável por sua edição. Do mesmo modo que ocorre com o decreto legislativo, as resoluções não estão sujeitas a deliberação executiva (sanção ou veto presidencial).

16 (OAB/Exame Unificado) Sabe-se a polêmica ainda existente na doutrina constitucionalista pátria no que se refere à eventual hierarquia da Lei Complementar sobre a Lei Ordinária. Todavia, há diferenças entre essas duas espécies normativas que podem até gerar vícios de inconstitucionalidade caso não respeitadas durante o processo legislativo. A partir do fragmento acima, assinale a afirmativa incorreta. (A) A Lei Complementar exige aprovação por maioria absoluta, enquanto a lei ordinária é aprovada por maioria simples dos membros presentes à sessão, desde que presente a maioria absoluta dos membros de cada Casa ou de suas Comissões.

17 (B) As matérias que devem ser regradas por Lei Complementar encontram-se taxativamente indicadas no texto constitucional e, desde que não seja assunto específico de normatização por decreto legislativo ou resolução, o regramento de todo o resíduo competirá à lei ordinária. (C) As matérias reservadas à Lei Complementar não serão objeto de delegação do Congresso ao Presidente da República. (D) A discussão e votação dos projetos de lei ordinária devem, obrigatoriamente, ter início na Câmara dos Deputados.

18 A: Art. 47 (lei ordinária) e art. 69 (lei complementar), ambos da CF; B: O constituinte originário designou categoricamente as matérias que deveriam ser reguladas por lei complementar, fazendo expressa menção à lei complementar quando assim entendeu necessário. Ao contrário, as matérias reguladas na forma da lei, o serão por lei ordinária; C: Art. 68, 1º, da CF. Medidas provisórias tampouco podem tratar de matérias reservadas a leis complementares (art. 62, 1º, III, da CF); D: Terão início na Câmara dos Deputados os projetos de lei da iniciativa do Presidente da República, do STF e dos Tribunais Superiores (art. 64 da CF). Os projetos de iniciativa dos deputados têm início na Câmara dos Deputados e os de iniciativa dos senadores no Senado Federal. Gabarito D

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Espécies Normativas: Medida Provisória, Lei Delegada, e Decreto Legislativo e Resolução Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Medidas Provisórias: apesar de terem

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Processo Legislativo - Das Leis (Art. 061 a 069) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Observação 61 MEDIDA LEI COMPLEMENTAR PROVISÓRIA

Leia mais

Aula 21. Curiosidade. No Direito Tributário a corrente majoritária sustenta haver hierarquia entre LO e LC.

Aula 21. Curiosidade. No Direito Tributário a corrente majoritária sustenta haver hierarquia entre LO e LC. Turma e Ano: Master A 2015 Matéria / Aula: Direito Constitucional Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Rafael Felipe G. do Nascimento Aula 21 PROCESSO LEGISLATIVO (PROCEDIMENTOS ESPECIAIS) 1 O

Leia mais

Aula 15. Essa aula terá três objetivos: (I) leitura do art. 60 da Constituição, consolidando conhecimento da aula

Aula 15. Essa aula terá três objetivos: (I) leitura do art. 60 da Constituição, consolidando conhecimento da aula Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Processo Legislativo / Lei Delegada / Medida Provisória / Aula 15 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 15 Essa aula terá três

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Do Processo Legislativo - Das Leis Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DO PROCESSO LEGISLATIVO DAS LEIS Subseção III DAS LEIS Art.

Leia mais

Sumário. A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21

Sumário. A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 Sumário NOTA DO AUTOR... 15 AGRADECIMENTOS... 17 LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 19 INTRODUÇÃO... 21 A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 CAPÍTULO 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 21 INTRODUÇÃO... 23 Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 1. Processo e procedimento... 25 1.1. Procedimentos legislativos... 26 2. Princípios

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 21 INTRODUÇÃO... 23 Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 1. Processo e procedimento... 25 1.1. Procedimentos legislativos... 26 2. Princípios

Leia mais

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei 1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei ordinária e projetos de resolução. 2. O processo legislativo

Leia mais

PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO

PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO Processo legislativo ordinário: leis ordinárias Processo legislativo sumário: prazo Processo legislativo especial: EC, LC, LD, MP, DL, Res. e leis financeiras. ORDINÁRIO 3 Fases: fase introdutória fase

Leia mais

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei 1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei ordinária e projetos de resolução. ERRADO, art. 59,

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Técnico Legislativo Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. Por iniciativa de deputado federal, tramitou e foi aprovado, no CN, projeto de lei que trata de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Espécies Normativas: Medida Provisória, Lei Delegada, Decreto Legislativo e Resolução Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Lei Delegada: ato normativo primário elaborado

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2012-2016 1) FCC Técnico Judiciário TRF 5ª Região (2013) Considere as situações hipotéticas: I. Proposta de um terço dos membros

Leia mais

Decreto Lei. Vedações M.P.

Decreto Lei. Vedações M.P. Decreto Lei Antigamente existia a figura do decreto lei. Tinha como característica ser editada pelo chefe do executivo. Existia a figura do decurso de prazo, se não fosse aprovada em 30 dias virava lei.

Leia mais

Classificação das normas constitucionais

Classificação das normas constitucionais Classificação das normas constitucionais Instituições de Direito Professora Doutora Emanuele Seicenti de Brito Classificação das normas constitucionais Normas de eficácia: plena, contida e limitada Classificação

Leia mais

WWWMONSTERCONCURSO.COM.BR

WWWMONSTERCONCURSO.COM.BR PROCESSO LEGISLATIVO Conceito do processo legislativo ; é um processo de elaboração das leis ou das normas jurídicas, existem todo um procedimento para que seja uma lei seja elaborada, posteriormente ela

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Processo Legislativo Procedimentos Especiais 1) FGV - OF CHAN MRE () Considerando os referenciais de estabilidade e permanência da ordem constitucional, bem como os limites

Leia mais

CARLOS MENDONÇA PROCESSO LEGISLATIVO

CARLOS MENDONÇA PROCESSO LEGISLATIVO CARLOS MENDONÇA PROCESSO LEGISLATIVO IBADE 2017 PC-AC AGENTE 01. Sobre o processo legislativo, assinale a alternativa correta. a) O Congresso Nacional não pode sustar os atos normativos do Poder Executivo

Leia mais

Aula 34. Medida provisória e o Princípio da anterioridade

Aula 34. Medida provisória e o Princípio da anterioridade Curso/Disciplina: Direito Tributário Aula: 34 Professor (a): Mauro Lopes Monitor (a): Jacqueline Vieira Aula 34 Medida provisória e o Princípio da anterioridade A EC 32/01 reformulou profundamente o sistema

Leia mais

Direito Constitucional Prof. Vladimir Correia

Direito Constitucional Prof. Vladimir Correia PROCESSO LEGISLATIVO 1. Processo Legislativo: 1.1 Conceito: O processo legislativo trata do procedimento de elaboração dos atos normativos. Um conjunto de normas previstos na Constituição que disciplina

Leia mais

LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES.

LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES. ESPÉCIES NORMATIVAS Quais tipos de lei que existem no Brasil? Quais são seus objetivos, ou seja, para que servem estas leis? LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES. São muito parecidas, o que as diferencia é

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Profª. Liz Rodrigues - Fase complementar: - Promulgação é a declaração de existência da lei e sua inserção no ordenamento. Promulga-se a lei, não o PL. - Prazo:

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA. Prof. ª Bruna Vieira

MEDIDA PROVISÓRIA. Prof. ª Bruna Vieira MEDIDA PROVISÓRIA Prof. ª Bruna Vieira Medida provisória (art. 62 da CF) -Requisitos -Quem edita? -Votação da MP - Prazo de vigência -Prazo para ser votada - Recesso -Regime de urgência ou trancamento

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Poder Constituinte PODER CONSTITUINTE - Poder responsável por criar e modificar uma constituição. - Sempre está latente. - O titular é o povo. PODER CONSTITUINTE PODER

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes Poder Legislativo Federal ü No Brasil vigora o bicameralismo federativo, no âmbito federal. Ou seja, o Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, isto é, composto

Leia mais

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões:

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões: CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior Bloco 1 Responda às questões: 1. Quanto ao processo legislativo relativo à medida provisória, julgue os itens: I Relator,

Leia mais

CONGRESSO NACIONAL CURSO DE REGIMENTO COMUM

CONGRESSO NACIONAL CURSO DE REGIMENTO COMUM CONGRESSO NACIONAL CURSO DE REGIMENTO COMUM MEDIDAS PROVISÓRIAS (Art. 62, CF e Resolução nº 1/2002-CN) Prof. Paulo Mohn CURSO DE REGIMENTO COMUM - PAULO MOHN 1 (MP) DEFINIÇÃO ato normativo primário (art.

Leia mais

Competências. Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: Da Câmara do Deputados

Competências. Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: Da Câmara do Deputados Poder Legislativo Regras Gerais Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração

Leia mais

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA 01) Não se enquadra na subdivisão de "Público" o direito: a) Constitucional b) Administrativo. c) Judiciário / processual. d) Penal. e) Comercial. 02) Não

Leia mais

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:...

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:... 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente Precedentes: RExt 466.343 RExt 349.703 HC 87.585 1. PODER CONSTITUINTE Poder de elaborar

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH ESPÉCIES NORMATIVAS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 (Continuação) Medidas Provisórias (art. 62) Atos normativos excepcionais e céleres, para situações

Leia mais

Parte II Espécies Normativas PROCESSO LEGISLATIVO

Parte II Espécies Normativas PROCESSO LEGISLATIVO Parte II Espécies Normativas PROCESSO LEGISLATIVO I. EMENDAS CONSTITUCIONAIS LIMITAÇÕES Expressas Materiais Cláusulas pétreas CF, art. 60, 4º. Circunstanciais CF.art. 60, 1º. Formais Referentes ao processo

Leia mais

Aula 28 PROCESSO LEGISLATIVO. O art. trata das espécies normativas formalmente primárias.

Aula 28 PROCESSO LEGISLATIVO. O art. trata das espécies normativas formalmente primárias. Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Separação dos Poderes: Processo Legislativo (Parte II). Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 28 PROCESSO LEGISLATIVO

Leia mais

Banco Central Direito Constitucional Poder Legislativo Cristiano Lopes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Banco Central Direito Constitucional Poder Legislativo Cristiano Lopes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Banco Central Direito Constitucional Poder Legislativo Cristiano Lopes 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof. Cristiano Lopes No Brasil vigora o bicameralismo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff OBJETO CONTROLE SOBRE EMEDAS CONSTITUCIONAIS: - Controle sobre o aspecto formal Art. 60. A Constituição poderá ser

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Processo Legislativo *FASE CONSTITUTIVA* Na Casa Iniciadora, o projeto de lei será submetido à apreciação das Comissões e do Plenário, conforme as

Leia mais

FONTES DO DIREITO. Prof. Thiago Gomes

FONTES DO DIREITO. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO QUAL FONTE VOCÊ PRECISA? 2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Expressão designa todas as representações que, de fato, influenciam a função criadora e aplicadora do Direito.

Leia mais

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CONSULPLAN 2017 TJ/MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção) Sobre a competência legislativa, assinale a alternativa correta: a) À

Leia mais

FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO (TRAMITAÇÃO) O conjunto de atos (fases) devidamente ordenados para a criação de normas de direito, são elas:

FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO (TRAMITAÇÃO) O conjunto de atos (fases) devidamente ordenados para a criação de normas de direito, são elas: FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO (TRAMITAÇÃO) O conjunto de atos (fases) devidamente ordenados para a criação de normas de direito, são elas: 1ª Fase INICIATIVA = A iniciativa é a proposta de edição de direito

Leia mais

Prof. Helena de Souza Rocha 1

Prof. Helena de Souza Rocha 1 Prof. Helena de Souza Rocha 1 2 Fonte: Pedro Lenza. Direito Constitucional Esquematizado. Originário histórico revolucionário Poder Constituinte Derivado reformador decorrente Difuso revisor Supranacional

Leia mais

Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias

Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias RUBENS KINDLMANN Legislação Tributária Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os

Leia mais

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS NO DIREITO BRASILEIRO. Marcelo Alvares Vicente 2011

INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS NO DIREITO BRASILEIRO. Marcelo Alvares Vicente 2011 1 INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS NO DIREITO BRASILEIRO Marcelo Alvares Vicente 2011 2 Direito positivo brasileiro Quatro plexos normativos Ordem total sistema nacional (Estado Federal) Ordem das

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 66

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 66 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 66 DATA 06/11/15 DISCIPLINA DIREITO CONSTITUCIONAL (NOITE) PROFESSOR PAULO NASSER MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 09/12 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Faculdade: Curso: Disciplina: Período: Turno: Data: Professor: Valor:30 Nome: 1ª Fase Poder Legislativo 2ª Fase Observações Finais:

Faculdade: Curso: Disciplina: Período: Turno: Data: Professor: Valor:30 Nome: 1ª Fase Poder Legislativo 2ª Fase Observações Finais: Faculdade: Direito Curso: DIREITO Disciplina: Direito Constitucional II Período: 4º Turno:Manhã/Noite Data:MAIO/17 Professor: Arthur Magno e Silva Guerra Valor:30 pts Estudo Dirigido Nome: Cód. Instruções

Leia mais

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia No Brasil, vigora o princípio da Supremacia da Constituição, segundo

Leia mais

Processo Legislativo I. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo I. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo I Prof. ª Bruna Vieira 1. Processo legislativo (art. 59 ao 69 da CF) É o procedimento formal que deve ser seguido pelos órgãos e pessoas que têm a função de elaborar as normas jurídicas,

Leia mais

Proposta de Emenda Constitucional

Proposta de Emenda Constitucional Proposta de Emenda Constitucional Proposta de Emenda Constitucional Quem pode apresentar a PEC Podem apresentar PEC um terço, no mínimo, dos Deputados Federais ou dos Senadores; o Presidente da República;

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 145 QUESTÕES DE PROVAS IBFC POR ASSUNTOS 06 QUESTÕES DE PROVAS FCC 24 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE PROCESSO LEGISLATIVO

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE PROCESSO LEGISLATIVO Prof.: Rafael Leitão Dir. Constitucional OAB. QUESTÕES COMENTADAS SOBRE PROCESSO LEGISLATIVO 1.( Exame de Ordem Unificado - XX) Sob a alegação de que o Projeto de Lei nº 1234, aprovado pelo Congresso Nacional,

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA 1 DICAS DE CONSTITUCIONAL PARA O EXAME DE ORDEM Prof. ª Bruna Vieira ATENÇÃO!! * A doutrina constitucional majoritária e a

Leia mais

Aula nº. 10 CRÉDITOS EXTRAORDINÁRIOS. PROCESSO LEGISLATIVO DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS. Art São vedados: I relativa a:

Aula nº. 10 CRÉDITOS EXTRAORDINÁRIOS. PROCESSO LEGISLATIVO DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS. Art São vedados: I relativa a: Curso/Disciplina: DIREITO FINANCEIRO Aula: CRÉDITO EXTRAORDINÁRIO. PROCESSO LEGISLATIVO DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS. AULA 10 Professor(a): LUIZ JUNGSTEDT Monitor(a): PAULA CAROLINE N OLIVEIRA Aula nº. 10 CRÉDITOS

Leia mais

CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP)

CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP) PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP) Motivação Com o correr desta campanha eleitoral cresceram as dúvidas sobre os rumos do sistema político brasileiro: Para alguns analistas, a competição política,

Leia mais

300 Questões Comentadas do Processo Legislativo

300 Questões Comentadas do Processo Legislativo 1 Para adquirir a apostila de 300 Questões Comentadas ( art. 59 ao 69 da CF) acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação...3 Questões...4 Respostas...74 Bibliografia...139

Leia mais

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: PODER CONSTITUINTE PONTO 2: a) ORIGINÁRIO PONTO 3: b) DERIVADO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO: poder diferenciado. Surge um poder organizado. É inicial, autônomo, incondicionado,

Leia mais

Processo Legislativo 07/01/2019

Processo Legislativo 07/01/2019 /professorpaulonasser Processo Legislativo Conceito: É o conjunto de atos previstos na Constituição pelos quais se elabora, altera ou substitui as espécies normativas estabelecidas pelo ordenamento constitucional

Leia mais

Direito Constitucional Objetivo

Direito Constitucional Objetivo Direito Constitucional Objetivo Professor: Luís Alberto Processo Legislativo Resumo Trata-se de uma aula de continuação de resolução de exercícios a partir da questão 42, a qual tem como enunciado: 42)

Leia mais

PODER CONSTITUINTE CF/1824; CF/1937; CF/1967; CF/1891; CF/1934; CF/1946; CF/1988.

PODER CONSTITUINTE CF/1824; CF/1937; CF/1967; CF/1891; CF/1934; CF/1946; CF/1988. Conceito e origem CURSO JURIS DIREITO CONSTITUICONAL PROFESSOR BRUNO PONTES PODER CONSTITUINTE Poder Constituinte é o poder permanente que o povo tem de criar, modificar ou implementar normas de força

Leia mais

IGEPP Prof. Leo van Holthe. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL IGEPP Prof. Leo van Holthe

IGEPP Prof. Leo van Holthe. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL IGEPP Prof. Leo van Holthe CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL SUGESTÕES DE RESPOSTAS ÀS QUESTÕES DISCURSIVAS AULA 02 QUESTÃO 1) Redija um texto dissertativo sobre o tratamento constitucional e regimental da urgência constitucional,

Leia mais

PONTO 1: Processo Legislativo ordinário PONTO 2: Leis Delegadas PONTO 3: Medidas Provisórias. 1. Processo Legislativo ordinário:

PONTO 1: Processo Legislativo ordinário PONTO 2: Leis Delegadas PONTO 3: Medidas Provisórias. 1. Processo Legislativo ordinário: 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Processo Legislativo ordinário PONTO 2: Leis Delegadas PONTO 3: Medidas Provisórias 1. Processo Legislativo ordinário: Os atos que compõem o processo legislativo ordinário:

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais

Poder Legislativo (continuação) Prof. ª Bruna Vieira

Poder Legislativo (continuação) Prof. ª Bruna Vieira Poder Legislativo (continuação) Prof. ª Bruna Vieira Competências exclusivas do Congresso Nacional (art. 49 da CF): I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem

Leia mais

Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe

Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe Fase constitutiva A fase constitutiva abrange a deliberação parlamentar (exame, discussão e votação); e deliberação executiva

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

TÍTULO: MEDIDA PROVISÓRIA MUNICIPAL

TÍTULO: MEDIDA PROVISÓRIA MUNICIPAL TÍTULO: MEDIDA PROVISÓRIA MUNICIPAL Daniel Barbosa Lima Faria Corrêa de Souza 1 I - Questão relevante decorre a respeito da possibilidade ou não de elaboração de Medida Provisória Municipal. II. Passemos

Leia mais

ESPECIES NORMATIVAS. ART. 59 da CF. Leis complementares; Leis ordinárias; Leis delegadas; Medidas provisórias; Decretos legislativos; Resoluções.

ESPECIES NORMATIVAS. ART. 59 da CF. Leis complementares; Leis ordinárias; Leis delegadas; Medidas provisórias; Decretos legislativos; Resoluções. ESPECIES NORMATIVAS ART. 59 da CF Leis complementares; Leis ordinárias; Leis delegadas; Medidas provisórias; Decretos legislativos; Resoluções. ESPECIES NORMATIVAS - todas elas estão no mesmo plano hierárquico,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional ... Questão 65 - Simulado nº 2 Gabarito: D. A questão pede a alternativa errada. d) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular,

Leia mais

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II Professor Juliano Napoleão UNIDADE 1 O controle de constitucionalidade no Brasil 1.1 Considerações iniciais: conceito, pressupostos e objetivos do

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Congresso Nacional: composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, desenvolve suas atividades ao longo

Leia mais

Ementa: I) Poder Legislativo 4) Processo Legislativo 4.3) Emenda á Constituição 4.4) Lei Delegada 4.5) Medida Provisória II) Poder Executivo

Ementa: I) Poder Legislativo 4) Processo Legislativo 4.3) Emenda á Constituição 4.4) Lei Delegada 4.5) Medida Provisória II) Poder Executivo CURSO DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL (NOITE) Nº 14 DATA 24/08/2016 DISCIPLINA DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR ROBERTO DAVID MONITOR LUIZ FERNANDO PEREIRA RIBEIRO AULA 03 Ementa: I) Poder Legislativo 4) Processo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Processo Legislativo

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Processo Legislativo INTRDUÇÃ A ESTUD D DIREIT Processo Legislativo PDER LEGISLATIV (Arts. 44 ao 75, CF/88) PDER LEGISLATIV NACINAL Possui funções típicas e atípicas: Funções típicas: legislar e fiscalizar. Ex. Art. 59; 49,

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Legislativo

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional. Poder Legislativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) CESPE Analista Judiciário TRE PI () A respeito do e da fiscalização contábil, financeira e orçamentária, assinale a opção correta. a) Se determinada comissão parlamentar

Leia mais

TEMA 16: PROCESSO LEGISLATIVO

TEMA 16: PROCESSO LEGISLATIVO TEMA 16: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: fase constitutiva; fase integrativa; lei complementar; emendas constitucionais; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito

Leia mais

02. A obrigatoriedade ou necessidade de deliberação plenária dos tribunais, no sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, significa que:

02. A obrigatoriedade ou necessidade de deliberação plenária dos tribunais, no sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, significa que: FGV.OAB 2010/2 DIREITO CONSTITUCIONAL 01. O Congresso Nacional e suas respectivas Casas se reúnem anualmente para a atividade legislativa. Com relação ao sistema constitucional brasileiro, assinale a alternativa

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS SOBRE REGIMENTO COMUM Prof. Paulo Mohn

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS SOBRE REGIMENTO COMUM Prof. Paulo Mohn DIREÇÃO, OBJETO E CONVOCAÇÃO DAS SESSÕES CONJUNTAS 1. (FGV/2008/Senado/Policial Legislativo) À Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, em sessão conjunta, não cabe: (A) discutir e votar o Orçamento.

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. 3ª Fase

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. 3ª Fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 3ª Fase Sumário Direito Constitucional... 2 Da União (arts. 20 a 24 da CF/1988)... 2 Dos Municípios (arts. 29 a 31 da CF/1988)... 3 Do Distrito Federal e dos Territórios

Leia mais

Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 02 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 02

Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 02 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 02 Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 02 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 02 Alteração da Constituição Quantas formas existem para alterar a Constituição

Leia mais

PODER LEGISLATIVO CPI, IMUNIDADES PARLAMENTARES, PROCESSO LEGISLATIVO E ESPÉCIES NORMATIVAS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. KAIO MELLO

PODER LEGISLATIVO CPI, IMUNIDADES PARLAMENTARES, PROCESSO LEGISLATIVO E ESPÉCIES NORMATIVAS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. KAIO MELLO A P O S T I L A PODER LEGISLATIVO CPI, IMUNIDADES PARLAMENTARES, PROCESSO LEGISLATIVO E ESPÉCIES NORMATIVAS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. KAIO MELLO (APROVADO PARA PROCURADOR/PGM-MANAUS) APOSTILA DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e

da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da República; III - de mais da metade

Leia mais

AS MEDIDAS PROVISÓRIAS E O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

AS MEDIDAS PROVISÓRIAS E O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE AS MEDIDAS PROVISÓRIAS E O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Fellipe Oliveira Uliam 1 Anita Pereira Andrade 2 RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de relacionar o princípio da legalidade tributária com as

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Competências Prof. Thamiris Felizardo -Competência para legislar sobre o direito financeiro Competências Art. 24. Compete

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Das Atribuições do Congresso Nacional (Art. 048 a 050) Professor André Vieira Direito Constitucional Aula XX Seção II DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Art. 48. Cabe ao Congresso

Leia mais

PODER CONSTITUINTE. Poder Constituinte. Prof. Thiago Gomes. Nos capítulos anteriores... Conceito da CF Classificação da CF. Constituições Brasileiras

PODER CONSTITUINTE. Poder Constituinte. Prof. Thiago Gomes. Nos capítulos anteriores... Conceito da CF Classificação da CF. Constituições Brasileiras PODER CONSTITUINTE Prof. Thiago Gomes Nos capítulos anteriores... Conceito da CF Classificação da CF A) Quanto à origem: Promulgada / Outorgada B) Quanto à Conteúdo: Materiais / Formais C) Quanto à forma:

Leia mais

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 1 Constitucionalismo; Origem, conceito e objeto; Fontes do Direito Constitucional; Neoconstitucionalismo; Transconstitucionalismo; Questão de concurso CAPÍTULO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Das Atribuições do Congresso Nacional Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Seção II DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA. Teoria Geral do Direito Constitucional

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA. Teoria Geral do Direito Constitucional Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA Teoria Geral do Direito Constitucional 1 Direito Constitucional Temas: 2 1. Introdução 2. Regimes democráticos 3. Conceitos de Constituição

Leia mais

Curso de Processo Legislativo Constitucional IGEPP Prof. Leo van Holthe AULAS 07 e 08

Curso de Processo Legislativo Constitucional IGEPP Prof. Leo van Holthe AULAS 07 e 08 Curso de Processo Legislativo Constitucional IGEPP Prof. Leo van Holthe AULAS 07 e 08 Pontos do edital enfrentados neste material: Processo legislativo: arts. 60, 62, 64, 68 e 69 da CF/88. 1. Emendas à

Leia mais

DA TEORIA DO PODER CONSTITUINTE

DA TEORIA DO PODER CONSTITUINTE 2017- Direito Constitucional I Aula 03 DA TEORIA DO PODER CONSTITUINTE Contexto em que surge a Teoria do Poder Constitutinte: França revolucionária (1789), decadência das velhas teorias que determinavam

Leia mais

Aula 27 PROCESSO LEGISLATIVO. Tais atos normativos formalmente primários, que derivam diretamente da Constituição, estão previstos no art. 59.

Aula 27 PROCESSO LEGISLATIVO. Tais atos normativos formalmente primários, que derivam diretamente da Constituição, estão previstos no art. 59. Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Processo Legislativo: Introdução. Tipologia dos procedimentos. Procedimento legislativo comum ordinário 27 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor

Leia mais

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal...

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal... Súmario Capítulo I Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais... 13 1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 2. Conceito e concepções de Constituição... 16 3. Teoria da norma constitucional:

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA Modulo V

REGIMENTO INTERNO. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA Modulo V REGIMENTO INTERNO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA Modulo V MATERIAS Proposta de Emenda à Constituição Projetos de Códigos Projetos de Consolidação Natureza Periódica Remuneração Governador

Leia mais

CONSTITUCIONAL EXERCÍCIOS PROCESSO LEGISLATIVO

CONSTITUCIONAL EXERCÍCIOS PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL EXERCÍCIOS PROCESSO LEGISLATIVO Tramita perante o Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 1/2012, a qual, subscrita por 81 Senadores, pretende instituir imunidade de

Leia mais

Estabilidade Constitucional

Estabilidade Constitucional Estabilidade Constitucional Defesa da Constituição: 1ª. Aula Introdução Prof. João Paulo Santos Constituição Rígida de 1988 Defesa da Constituição Substancial (consensos mínimos além da política eventual)

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Sumário APRESENTAÇÃO... 11 RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Análise dos dados... 17 Assuntos que tiveram maior número de questões com base na doutrina... 19 Assuntos que tiveram maior número de questões com base

Leia mais

Uma Emenda Constitucional é promulgada pela mesa da Câmara e pela mesa do Senado pelo respectivo número de ordem.

Uma Emenda Constitucional é promulgada pela mesa da Câmara e pela mesa do Senado pelo respectivo número de ordem. OAB MODULAR I - REPETIÇÃO Disciplina: Direito Constitucional Prof. Erival Oliveira Data: 20/08/2009 Aula nº 05 e 06 TEMAS TRATADOS EM AULA AULA 05 PECULIARIDADES DO PODER LEGISLATIVO: 1. MESAS: As mesas

Leia mais