3. ESTRUTURAS E VEDOS. 3.1 Paredes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3. ESTRUTURAS E VEDOS. 3.1 Paredes"

Transcrição

1 3. ESTRUTURAS E VEDOS 3.1 Paredes Iniciaremos a construção com paredes genéricas que serão configuradas posteriormente. Em Mapa de Projetos, selecione Piso acabado como piso corrente. Na Caixa de Ferramentas selecione Parede e nas definições da parede que aparecerá na Caixa de Informações acione a sua construção por um retângulo. Na Área de Desenho, desenhe um retângulo qualquer. Este é um primeiro esboço da casa que corresponde à definição da topologia, ou seja, ainda sem se preocupar com o dimensionamento geométrico.

2 Na Caixa de Informações acione a construção de uma nova parede por uma linha. 1 Divida o retângulo em três zonas com duas linhas. 1 Para as paredes saírem ortogonais aos eixos vertical e horizontal, mantenha o Shift pressionado no teclado durante a execução do desenho.

3 Divida uma dessas zonas em três partes (para formar o esboço de dois dos dormitórios e o banheiro)

4 Divida a zona adjacente em duas (para separar a sala e o 3º dormitório)

5 Divida a ultima zona em duas partes (para formar a entrada e a cozinha com área de serviço) Configuração de um favorito parede A parede construída possui dimensões quaisquer que não são as do projeto. O ArchiCAD permite criar diversas configurações para os objetos paramétricos e salvá-los como Favoritos. Os Favoritos ficam armazenados no projeto e podem ser resgatados em outros arquivos, desde que se abra o projeto com tais configurações como Template ao se inicializar o ArchiCAD.

6 Crie dois Favoritos: um para as paredes externas e outro para as paredes internas 2. Abra o Diálogo de Definições das paredes clicando duas vezes sobre Parede na Caixa de Ferramentas ou acionando-o pela Caixa de Informações. Geometria e Posicionamento Em Geometria e Posicionamento estão os parâmetros de definição da geometria e dimensão. As paredes externas do projeto possuem as seguintes configurações: Altura da parede: 2,70m Altura para o piso atual: -0,2m. A parede não se inicia na cota zero do piso acabado (piso corrente) e sim, a 20 cm abaixo ainda no nível da fundação, mas ela pertencerá ao nível do piso acabado. Altura para a Cota zero: -0,2m 2 Ainda que as paredes internas e externas tenham a mesma estrutura, elas poderão ter suas superfícies revestidas ou tratadas de forma diferenciada, resultando em custos unitários diferentes.

7 À direita destas definições estão disponíveis parâmetros de Linha de Referência (construção da parede pelo lado interno, centro, externo ou outro), Estilo da Geometria (reta, trapezoidal e poligonal), Complexidade da Parede (reta, inclinada para um lado e inclinada em ambos os lados) e Espessura da Parede. Espessura da Parede: 0,1 m Planta e Secção Em Planta e Secção estão os parâmetros de configuração da parede para a representação em planta como cores e espessura das canetas (linhas), a trama do corte, tipos de visualização em planta e outros.

8 Modelo Em Modelo estão as configurações dos materiais e superfície de acabamento da parede. Cada uma das três caixas de seleção representa o material de uma das faces (interna, externa e lateral). O botão ao lado direito Vincular Materiais vincula a mesma cor, acabamento ou material a todas as faces da parede. Escolha a opção Tijolo-alç. comum e vincule a toda parede.

9 Listagem e Rotulagem Em Listagem e Rotulagem são definidas as relações das paredes com as Zonas para o cálculo e áreas, o ID da parede específica (instância) e a classificação da parede quanto à sua função estrutural, sua posição e qual o tipo de elemento IFC 3. No projeto da Casa Popular, as paredes são estruturais. Portanto, na classificação: Função Estrutural: Elemento Estrutural Posição: Interior Tipo de Elemento IFC: Parede 3 Modelo desenvolvido pela Building Smart, o IFC (Industry Foundation Classes) é um formato de dados de arquitetura capaz de fazer a comunicação entre diferentes aplicativos.

10 Na Relação com as Zonas, as paredes estabelecem o limite da zona. Layers (Camadas) Os layers são utilizados para organizar a lógica dos elementos. Por hora, não serão novos layers. Utilize a opção proposta Interior - Parede para se referir a uma parede interna. A Parede interna e seus parâmetros de configuração serão salvos no âmbito deste Projeto.

11 Vá em: Favoritos... Gravar Definições Atuais como Favorito

12 Na caixa de diálogo Nome, altere o nome do novo tipo para Parede Int. Tijolo Sahara -100 mm e confirme com OK. Dê OK novamente para sair de Aplicar Favoritos. Aproveite parte da configuração das paredes internas na definição das paredes externas.

13 Com a caixa de Definições ainda aberta, altere a posição para exterior em Listagem e Rotulagem. Altere também o Layer para Exterior Parede.

14 Na caixa de diálogo Nome, altere o nome do novo tipo para Parede Ext. Tijolo Sahara -100 mm e confirme com OK. Dê OK para sair de Aplicar Favoritos. Dê novamente OK para sair das definições da parede.

15 Selecione Parede na Caixa de Ferramentas. Clique em Janelas > Paletes > Favorito

16 Como a Parede está selecionada na Caixa de Ferramentas, na janela de Favoritos aparecerá todas as configurações de paredes salvas, inclusive as recém-criadas. Para acessar os Favoritos feitos para outros elementos como lajes, vigas e esquadrias, basta apenas selecionar o elemento na Caixa de Ferramentas.

17 Na janela de Favoritos é possível apagar, renomear, configurar e reconfigurar os Favoritos existentes, clicando na seta ao lado de Nome. Transforme as paredes genéricas nas paredes a serem executadas com os favoritos criados.

18 Selecione todas as paredes externas do projeto. Para selecionar mais de um elemento, mantenha a tecla Shift selecionada.

19 Na janela Favoritos, dê um duplo clique em Parede Ext. Tijolo Sahara 100 mm. Clique em qualquer ponto fora das paredes para retirar a seleção.

20 Selecione todas as paredes internas.

21 Selecione Parede na Caixa de Ferramentas. Na janela Favoritos, dê um duplo clique em Parede Int. Tijolo Sahara 100 mm. Feche a janela Favoritos e retire a seleção das paredes. Agora elas não são mais genéricas, possuem as configurações corretas realizadas anteriormente Dimensionamento do Projeto Para atribuir dimensões específicas aos ambientes, é necessário, antes, compreender como funciona o sistema de dimensionamento e coordenadas no ArchiCAD. No ArchiCAD, como em qualquer sistema de coordenadas, todas as medidas se fazem em relação a uma origem. A localização da origem é sempre interpretada como (0, 0). O ArchiCAD define três origens de sistemas de coordenadas:

22 Origem do Projeto 1. A Origem do Projeto é uma localização constante, que se mantém fixa durante todo o seu Projeto. A Origem do Projeto do sistema coordenador é marcada com um X e na Janela de Coordenadas mostra as coordenadas como (0, 0). Origem do Utilizador 2. A Origem do Utilizador é criada manualmente pelo utilizador, para servir de apoio temporário à edição e ao dimensionamento. Por default, a Origem do Utilizador está localizada na Origem de Projeto. Pode ser deslocada para qualquer lugar, permitindo-lhe posicionar o ponto zero em qualquer lugar. Isto é útil quando há necessidade de desenhar elementos referenciados a outros elementos existentes. Origem da Edição 3. A Origem da Edição só aparece durante as operações de desenho e edição, e é utilizada para apresentar a distância e ângulo a partir do ponto de início de uma operação de desenho.

23 Vamos dimensionar o projeto utilizando o método da Origem do Utilizador. Selecione Definir Origem do Utilizador pela Barra de atalhos ou pela Janela de Coordenadas.

24 Clique no ponto interno esquerdo na parte superior do retângulo. Este ponto passará a ser a origem das coordenadas (0, 0).

25 Para alterar as dimensões do retângulo externo, ele não deve estar agrupado. Execute Edição > Agrupar > Desfazer grupo.

26 Selecione a parede inferior e modifique o seu método de construção para que os pontos de edição (pontos pretos) fiquem do lado interno do retângulo. Isto será necessário, pois o redimensionamento será feito entre a nova origem do utilizador e a face interna desta parede.

27 Selecione as três paredes que serão redimensionadas e mantenha o mouse sobre a parede inferior. Ela ficará na cor azul. Dê um clique com o mouse.

28 Aparecerá uma Palete Flutuante. Uma palete é uma coleção de ícones (representando comandos e opções relevantes) que aparece durante operações de informação gráfica e de edição. Em alguns casos, a palete aparece durante a edição (por exemplo, ao desenhar uma polilinha), mas, na maioria dos casos, aparece depois de colocar um elemento, quando este é selecionado para edição. Os conteúdos desta palete dependem dos seguintes fatores: O elemento selecionado. A parte do elemento que sofre a operação (aresta, vértice, superfície). A janela ativa. Neste caso, se selecionarmos a aresta da parede aparecerá os comandos abaixo:

29 Na ordem: inserir um novo vértice na parede; curvar a face; editar o seguimento de parede usando uma tangente; aumentar ou diminuir uma face; aumentar ou diminuir todas as faces; reajustar uma parede trapezoidal. Na linha inferior: mover os elementos selecionados na área de trabalho; rotacionar; criar uma simetria; elevar a parede em relação ao piso e; fazer cópias. Selecione a ferramenta Repetir face. Uma vez que as dimensões não são conhecidas à priori, suponha que internamente a casa possua 10m x 7m. Digite y para acionar o campo do eixo y na caixa de coordenadas e dê o valor -10m. Tecle Enter. O valor é negativo, pois se considera a distancia entre a origem do utilizador e a parede inferior e esta se encontra abaixo da coordenada zero no eixo y.

30 Faça o mesmo no sentido horizontal. Selecione a parede direita e modifique o seu método de construção para que os pontos de edição (pontos pretos) fiquem do lado interno do retângulo.

31 Selecione as três paredes para o redimensionamento da parede lateral. Mantenha o mouse sobre a parede direita. Ela ficará na cor azul. Dê um clique com o mouse e acione a ferramenta repetir face. Digite x para acionar o campo do eixo x na caixa de coordenadas e dê o valor 7m. Tecle Enter. O valor é positivo, pois se considera a distancia entre a origem do utilizador e a parede direita e esta se encontra no lado positivo do eixo x em relação à coordenada zero.

32 Para conferir as novas dimensões selecione o ícone medir na barra de atalhos. Sempre que iniciar uma medição, é necessário que o primeiro ponto seja a origem das coordenas (0,0). Deseja-se que os dormitórios tenham 3m x 4m.

33 Ainda com a origem do utilizador no ponto interno esquerdo na parte superior do retângulo, selecione a primeira parede vertical que corresponde à divisão entre o dormitório e o banheiro. Clique em sua aresta e selecione a opção arrastar na palete flutuante. Mantenha o Shift pressionado e desloque a parede no eixo horizontal. Solte o Shift e digite x para acionar o campo do eixo x na caixa de coordenadas e dê o valor 3m para que a distância entre a parede com a origem e a parede do quarto tenha esta medida. Dê Enter para finalizar a operação.

34 Verifique se a medida está correta com a ferramenta medir.

35 Modifique a origem do utilizador para ponto interno direito na parte superior do retângulo.

36 Selecione a parede vertical que corresponde à divisão entre o segundo dormitório e o banheiro. Modifique o seu método de construção para que os pontos de edição (pontos pretos) fiquem voltados para o lado interno do quarto.

37 Repita o processo anterior dando o valor para a coordenada x de -3m. O valor é negativo, pois a parede está à esquerda da origem (0, 0).

38 Verifique se a medida está correta com a ferramenta medir.

39 Selecione a parede horizontal que divide os quartos com a sala. Mova-o para que o comprimento interno nos quartos seja de 4m.

40 Faça os ajustes necessários alongando ou diminuindo as paredes.

41 A largura mínima do banheiro deve ser 1,2m. Modifique a origem do utilizador no canto interno superior e esquerdo do banheiro. Utilize uma linha guia para marcar o local a 1,2m da nova origem. Para isso, arraste uma linha guia da régua vertical e digite x para abrir a caixa de Coordenada X. Digite 1,2m e dê Enter.

42 Selecione as duas paredes indicadas na imagem e mova a parede que divide o banheiro e o quarto 2 até a linha guia

43 Adote o comprimento para o banheiro de 2,5m para que os dormitórios 1 e 2 possam ter suas portas. Crie uma nova parede a partir de 2,5m da origem do utilizador. Com a parede selecionada na barra de ferramentas e com o método de geometria por uma linha, desloque o cursor do mouse sobre o novo eixo y. Aparecerá um símbolo Mercedes. Digite d para acionar o campo da coordenadas referente à dimensão linear. Dê o valor 2,50m e dê Enter. Aplique o favorito Parede Interna Tijolo Sahara para esta nova parede criada.

44 Para a sala e o quarto 3, admita 4m de comprimento. Defina como origem do utilizador o canto superior esquerdo da sala. Modifique o método de construção da parede inferior para que os pontos de edição (pontos pretos) fiquem voltados para o lado interno da sala.

45 Clique em sua aresta e selecione a opção arrastar na palete flutuante. Mantenha o Shift pressionado e desloque a parede no eixo vertical. Solte o Shift e digite y para acionar o campo do eixo y na caixa de coordenadas e dê o valor -4m. Dê Enter para finalizar a operação.

46 Em seguida, defina como origem do utilizador o canto superior direito do quarto 3. Modifique o método de construção da parede lateral para que os pontos de edição (pontos pretos) fiquem voltados para o lado interno do quarto.

47 De início, o quarto terá 3m de largura como os outros. Clique em sua aresta e selecione a opção arrastar na palete flutuante. Mantenha o Shift pressionado e desloque a parede no eixo horizontal. Solte o Shift e digite x para acionar o campo do eixo x na caixa de coordenadas e dê o valor -3m. Dê Enter para finalizar a operação.

48 Posteriormente isso é revisto e a parede é deslocada em 50cm para aumentar a sala.

49 Selecione a parede do quarto e a desloque para a direita com o Shift pressionado e digite d no teclado e solte o Shift, isso acionará a caixa de coordenada Distância. Forneça o valor 0,5m para que a parede seja deslocada 50cm da atual posição.

50 As zonas correspondentes à entrada, cozinha e área de serviços possuem dimensão menor que 2m no eixo y.

51 Mova a parede inferior para que a distância entre as duas paredes seja de 2m no eixo y.

52 Faça os ajustes nas paredes da entrada, diminuindo-as.

53 A entrada da casa é um quadrado de 2m x 2m. O restante será a cozinha e a área de serviço.

54 Este é o resultado obtido no momento. A casa ficou com as dimensões internas de 7,40m x 10,20m. É necessário ainda alguns ajustes.

55 Ajustes Ferramenta cortar Selecione a ferramenta cortar na barra de atalhos

56 Posicione a tesoura sobre a parede que deverá ser cortada. Quando a tesoura aparecer pintada de preto, dê um clique com o mouse.

57 Ferramenta dividir Possivelmente, a parede que divide a entrada da sala, por continuar internamente como a parede que divide a cozinha da sala, está sendo considerada como uma única parede (no caso, uma parede interna). Se for o caso, separe-a em duas paredes distintas.

58 A ferramenta dividir, como o próprio nome já diz, divide o elemento em duas secções.

59 Selecione-o e posicione o mouse no vértice entre as duas paredes, depois faça uma linha ortogonal (com A tecla Shift selecionada) para indicar onde a parede será cortada. Aparecerá o símbolo de um olho para indicar o lado da divisão da parede. Mantenha o olho para o lado direito da linha criada para dividir a parede interna. Clique com o mouse.

60 Agora as duas paredes estão divididas.

61 Selecione a parede da entrada da sala. Ela está definida como uma parede interna, portanto é necessário fazer uma alteração.

62 Abra novamente a Janela de Favoritos e altere a parede para Parede Ext. Tijolo Sahara 100mm.

63 Para confirmar se as alterações ocorreram corretamente, selecione uma das paredes e acione a opção Definições da Parede. É possível conferir seu tipo e configuração.

64 Cálculo da Área útil O Projeto da Casa Popular deve ter sua área útil dentro do limite H.M.P. (Habitação do Mercado Popular) que é de 70m 2. É possível fazer uma conferência simples se a área do projeto está dentro deste limite. Selecione a ferramenta Zonas na Caixa de ferramentas e dê um duplo clique dentro dos ambientes do projeto.

65 Dentro do Mapa de Projetos, selecione Listagens > Zonas > Básica. O ArchiCAD fornecerá uma tabela com a somatória das áreas de cada zona. O projeto está com uma área útil total de 68,80m 2, portanto, não é preciso reajustar o seu dimensionamento geométrico, pois se enquadra dentro dos parâmetros estabelecidos pela H.M.P. Feche a janela da Listagem. As zonas serão configuradas posteriormente. Para o momento, desabilite o layer em que se encontram. Acione o menu Documentação > Vegetais > Definições de Vegetais.

66 Desabilite o layer Zonas clicando sobre o ícone em forma de olho. Dê ok.

67 Para visualizar como está ficando o projeto em 3D, pressione o atalho f5 ou acione o menu Mapa de Projeto > 3D > Perspectiva Genérica. Para visualizar melhor o projeto em 3D utilize a barra de rolagem para dar zoom. Pressione o Shift + barra de rolagem para rotacionar o modelo e somente a barra de rolagem para mover o display. Para retornar à vista em planta, pressione f2 ou Mapa de Projeto > Pisos > Térreo.

6. ESQUADRIAS. 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente.

6. ESQUADRIAS. 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente. 6. ESQUADRIAS 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente. Selecione Porta na Caixa de Ferramentas e método de construção pelo canto (Método de Geometria:

Leia mais

7. COBERTURA. 7.1 Oitões. A cobertura é formada por duas águas e terá sua estrutura (terça, caibro e ripas) sustentada pelos oitões.

7. COBERTURA. 7.1 Oitões. A cobertura é formada por duas águas e terá sua estrutura (terça, caibro e ripas) sustentada pelos oitões. 7. COBERTURA A cobertura é formada por duas águas e terá sua estrutura (terça, caibro e ripas) sustentada pelos oitões. 7.1 Oitões Os oitões são formados por quatro paredes transversais paralelas apoiados

Leia mais

4. PISO E CONTRAPISO. 4.1 Contrapiso

4. PISO E CONTRAPISO. 4.1 Contrapiso 4. PISO E CONTRAPISO 4.1 Contrapiso O piso acabado é executado sobre um contrapiso, e esse sobre o terreno compactado. Caso, no lugar do contrapiso houvesse uma laje, as paredes superiores teriam sido

Leia mais

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres 13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO 13.1 Criação de folhas mestres Para a apresentação do projeto, serão criadas folhas mestres, estas ficarão salvas no arquivo deste projeto e poderão ser usadas posteriormente

Leia mais

11. COTAGEM Cotas em Planta

11. COTAGEM Cotas em Planta 11. COTAGEM 11.1 Cotas em Planta As cotas devem ser indicadas em metro (m) para as dimensões iguais e superiores a 1 m e em centímetro (cm) para as dimensões inferiores a 1 m, e os milímetros (mm) devem

Leia mais

9. LAJE, FORRO E PAREDES DE APOIO. 9.1 Laje

9. LAJE, FORRO E PAREDES DE APOIO. 9.1 Laje 9. LAJE, FORRO E PAREDES DE APOIO. 9.1 Laje Sobre o banheiro será construída uma laje de vigotas pré-fabricadas, de concreto armado em treliça, intercaladas com elementos cerâmicos ou de material leve

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de

Leia mais

Entrada de dados. Criação do edifício novo

Entrada de dados. Criação do edifício novo Entrada de dados Após a instalação do TQS é criado um ícone na Área de Trabalho do Windows com o símbolo TQS e colocada uma entrada do menu "Iniciar" "Programas". Para iniciar o TQS, dê um duplo clique

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0 05/2017 Versão 1.0 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 3) Ferramenta Snap... 5 4) Selecionar geometrias... 6 5) Editar uma geometria...

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1 Detalhamento bloco... 4 1.2. Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar técnicas do ambiente

Leia mais

CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD. Comando APARAR/TRIM

CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD. Comando APARAR/TRIM CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD Profa. Dra. KELLY JOHANA DUSSÁN MEDINA desenhotecnico.iq@gmail.com desenho-tecnico-eq9.webnode.com ENGENHARIA QUÍMICA 2019 Barra Modificar Comando Aparar/Trim (Corta objetos)

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Detalhamento de peça... 4 2. Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 2 1. Objetivos Nesta lição iremos abordar o processo de elaboração de um

Leia mais

Índice Analítico. José Antelo Cancela Pág. 2

Índice Analítico. José Antelo Cancela   Pág. 2 José Antelo Cancela Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 O QUE É O SOLIDWORKS... 4 1.2 AMBIENTES DO SOLIDWORKS... 4 1.3 PLANOS DE DESENHO... 4 1.4 CRIAR ATALHOS NO TECLADO... 5 1.5 CRIAR ATALHOS NA

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III. Posicionamento e edição de módulos

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III. Posicionamento e edição de módulos COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III Posicionamento e edição de módulos Inserção de módulos: A inserção de módulos no projeto pode ser realizada de duas maneiras: por arraste ou duplo clique. Por arraste basta

Leia mais

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos continuar explorando as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos avançados

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 03... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 1.1. Exercício 1... 21 1.2. Exercício 2... 29 2 1. Objetivos da Lição 03 Nesta lição serão abordadas novas técnicas de modelagem

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II PLANTA BAIXA Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio Grande do Sul - BR

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

Desenho de fôrmas. Geração dos Desenhos de Formas

Desenho de fôrmas. Geração dos Desenhos de Formas Desenho de fôrmas Vamos criar o desenho de forma do pavimento "Superior". Além disso, teremos o acabamento final de uma planta, isto é, introduzir desenhos de corte, eixos de locação, cotas, etc. Geração

Leia mais

Lançando a Estrutura. Entrando no Modelador Estrutural. Inserindo o desenho de arquitetura

Lançando a Estrutura. Entrando no Modelador Estrutural. Inserindo o desenho de arquitetura Lançando a Estrutura Entrando no Modelador Estrutural Toda a entrada de dados do pavimento é feito graficamente no Modelador Estrutural. Para inicializá-lo, selecione o pavimento Tipo (1) ative o sistema

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli Clique em Format Units; Georreferenciamento de 2 2º altere para Graus/minutos/segundos 1º altere para duas casas decimais 3º altere para precisão de segundos

Leia mais

Exercícios de Corel Draw

Exercícios de Corel Draw Centro Profissional de Educação a Distância Exercícios de Corel Draw Utilizando Mistura para criar um Pião Este tutorial utiliza conceitos básicos do CorelDraw, como formas regulares, clonagem, ordenação

Leia mais

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem 1 Material do Professor Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem Objetivo: Dar suporte ao professor para fazer as construções necessárias à atividade Porcentagem ATIVIDADE 1: Construção

Leia mais

Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes

Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do Bentley topograph. Existem duas formas de calcular volumes no Bentley topograph: por seções transversais e por

Leia mais

AULA 13 Plugin TerraPrint

AULA 13 Plugin TerraPrint 13.1 AULA 13 Plugin TerraPrint Esta aula apresenta as funcionalidades básicas do plugin de diagramação de impressão do TerraView denominado TerraPrint. Nela será utilizado o mesmo banco de dados criado

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Fazendo este tutorial

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D AULA 04 COMANDOS INICIAIS Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil CIRCLE Permite desenhar

Leia mais

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 12 folhas de apresentação Bibliografia NBR 10068/87 FOLHAS DE DESENHO, LEIAUTE E DIMENSÕES NBR 10582 CONTEÚDO DA FOLHA PARA DESENHO TÉCNICO NBR 13142 DOBRAMENTO DE CÓPIA

Leia mais

Lembre-se: Estes testes garantirão que os sistemas TQS estão apresentando os resultados

Lembre-se: Estes testes garantirão que os sistemas TQS estão apresentando os resultados Madeira Tour Para abrir o programa que permite o acesso ao sistema TQS-Madeira, dê dois cliques sobre o ícone de atalho CAD TQS para Windows disponível na Área de trabalho do Windows. Então o TQS será

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Nos tutoriais

Leia mais

Figura Uso de coordenadas polares

Figura Uso de coordenadas polares INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O CAD trabalha com dois sistemas de coordenadas. O sistema de coordenadas cartesianas (Figura) e o sistema de coordenadas polares (Figura). No sistema de coordenadas cartesianas,

Leia mais

Sumário Objetivos da lição Estudo de caso Exercício

Sumário Objetivos da lição Estudo de caso Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da lição... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 1.2. Exercício 1... 16 2 1. Objetivos da lição Nesta lição, iremos utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo das lições para

Leia mais

Adobe Illustrator Material elaborado por Camila de Melo e Rossano Silva 2015

Adobe Illustrator Material elaborado por Camila de Melo e Rossano Silva 2015 Adobe Illustrator Material elaborado por Camila de Melo e Rossano Silva 2015 ÍNDICE 1 - APRESENTAÇÃO 1.1 - Área de Trabalho 1.2 - Teclas de Atalho 2 - COMANDOS DE DESENHO 2.1 - Comando Poligonais e Elipses

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Nível 1A Inserção de dados Geométricos

Nível 1A Inserção de dados Geométricos Nível 1A Inserção de dados Geométricos Inserçã o dos desenhos DXF Entre no Prefwise. Escolha a opção (na barra de ferramentas à esquerda) Clique em materiais na aba a direita. Obs.: Os códigos dos perfis

Leia mais

Escala do desenho na plotagem:

Escala do desenho na plotagem: Escala do desenho na plotagem: Dica: Verifique se a área que você deseja imprimir cabe no formato da folha. Trabalhe com tamanho de folha e desenho no mesmo sistema métrico, ou seja: se a folha está em

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

Desenho Técnico II Mecânica

Desenho Técnico II Mecânica Desenho Técnico II Mecânica Clicar em opções Clicar em locais de arquivo Clicar em adicionar Selecionar a pasta Configurações no pendrive ou no computador Clicar em OK Clicar em OK Clicar em sim. Como

Leia mais

13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha

13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha 13.2 Ajustes dos desenhos e montagem da prancha No Navegador vá em Seletor de Projetos, localizado no canto superior esquerdo. Selecione a opção Mostrar Organizador. No navegador da esquerda, selecione

Leia mais

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2017 Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice Adaptado de: Denis Lopes Souza & Carlos Alberto Fortulan 2005 Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Processamentos. Processamento localizado no pavimento CxDágua

Processamentos. Processamento localizado no pavimento CxDágua Processamentos O Processamento do edifício de alvenaria estrutural pode ser realizado preferencialmente com o processamento global. No caso especificamente do processamento deste projeto, será executado

Leia mais

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012 Sumário A Interface do GeoGebra...2 O menu do GeoGebra...3 Ferramentas de construção...4 LIÇÃO 1: Polígonos e ângulos...7 LIÇÃO 2: Retas perpendiculares e paralelas...11 LIÇÃO 3: Construindo gráficos...18

Leia mais

Criando uma montagem no Photoshop

Criando uma montagem no Photoshop Criando uma montagem no Photoshop Descrição: Neste tutorial veremos como criaruma montagem usando diversos elementos como imagens, filtros, modos de mistura e ferramentas diversificadas. Pressione Ctrl+N

Leia mais

Desenho assistido por computador I CAD I. Aula Entidades e relações

Desenho assistido por computador I CAD I. Aula Entidades e relações Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador I CAD I Aula Entidades e relações Entidades

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

Edição Vetorial Criação de camadas

Edição Vetorial Criação de camadas Edição Vetorial Criação de camadas 1. Introdução A interface gráfica do QGIS permite ao usuário editar shapefiles existentes ou criar novos shapefiles. Para criar uma nova camada vetorial, é necessário

Leia mais

Edição de plantas e plotagem

Edição de plantas e plotagem Edição de plantas e plotagem O funcionamento deste Editor é simples: Selecionam-se os desenhos que estarão na planta; Inseri-se uma moldura/folha; Distribuem-se os desenhos sobre a folha; Atribui-se um

Leia mais

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Objetivo O objetivo dessa atividade é exercitar a elaboração de gráficos com a utilização de um software de planilha eletrônica. Também faremos uso da função

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

POLÍGONOS REGULARES CAD

POLÍGONOS REGULARES CAD 1 1. INTRODUÇÃO. POLÍGONOS REGULARES CAD Nesta aula você aprenderá a construir polígonos regulares e a medir o valor de seu ângulo interno. Além disso, aprenderá a traçar polígonos estrelados utilizando

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice Solid Edge ST6 Tutorial 13 Modelando uma Hélice Neste tutorial serão introduzidos os conceitos de modelação, onde você verá a aplicação prática de features 3D através do comando Lofted Protrusion e a divisão

Leia mais

Lançando no Modelador

Lançando no Modelador Lançando no Modelador Acessando os Elementos Inclinados no Modelador Como o lançamento das vigas, pilares e lajes já foram efetuados, precisamos completar o Modelo Estrutural fazendo o lançamento dos elementos

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Obrigado por utilizar o Sistema GeoOffice! Com certeza seus trabalhos ganharão maior agilidade e eficiência.

Obrigado por utilizar o Sistema GeoOffice! Com certeza seus trabalhos ganharão maior agilidade e eficiência. Obrigado por utilizar o Sistema GeoOffice! Com certeza seus trabalhos ganharão maior agilidade e eficiência. 1 Como cadastrar um equipamento Na barra de menus clicar em Arquivo,Opções,Equipamentos,Novo.

Leia mais

Revisão Center Configuration Conteúdo

Revisão Center Configuration Conteúdo Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 30 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo conjunto de arquivos (métrico) Housing.ipt Autodesk Inventor bibliotecas do Centro de conteúdo fornecem

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ILLUSTRATOR Gráfica_Digital Illustrator_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

Sapatas associadas (edifício SEM fundação)

Sapatas associadas (edifício SEM fundação) Sapatas associadas (edifício SEM fundação) Este exemplo tem o objetivo de demonstrar o processo de entrada de dados e processamento de projetos estruturais que não possuem os elementos de fundações lançados.

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Sapatas associadas (edifício COM fundação)

Sapatas associadas (edifício COM fundação) Sapatas associadas (edifício COM fundação) Este exemplo tem o objetivo de demonstrar o processo de entrada de dados e processamento de projetos estruturais que já possuem os elementos de fundações lançados.

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 05 inserção de portas e janelas

EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 05 inserção de portas e janelas EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 05 inserção de portas e janelas 5.1portas Antes de inserirmos a porta criada no projeto, podemos realizar um estudo de vãos, sendo este facilmente modificável. O grupo

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android)

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Os blocos de desenho usados em arquitetura são mantidos em duas bibliotecas independentes:

Os blocos de desenho usados em arquitetura são mantidos em duas bibliotecas independentes: Arquitetura O menu de arquitetura destina-se a pequenos trabalhos de desenho de plantas de arquitetura que podem ocorrer mesmo em escritórios de cálculo estrutural. Estão disponíveis facilidades de desenho

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe

Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe Autores: Professor Jonathan Gazzola Professor Carlos Caetano de Almeida Professor Diego Andrade da Silva Apostila

Leia mais

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Introdução: Seguindo o crescimento do conteúdo em sites de Internet, a necessidade por uma fácil navegação nas páginas cresce igualmente. Um menu pop-up pode ser

Leia mais

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 GUIA DE USO Aula 1 1. Abra o aplicativo clicando no atalho na área de trabalho. 2. Clique no botão Novo projeto ou clique o comando - (ctrl + N). 3. NA janela DADOS DO PROJETO,

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Radier (edifício COM fundação)

Radier (edifício COM fundação) Radier (edifício COM fundação) Este exemplo tem o objetivo de demonstrar o processo de dimensionamento dos elementos de um radier e o processamento de projetos estruturais com esse tipo de fundação. Este

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Thiago Ribeiro ÍNDICE 1. SISTEMA OPERACIONAL... 3 2. BARRA DE TAREFAS... 4 3. BOTÕES DO MOUSE... 7 4. JANELA DO WINDOWS... 8 5. CRIAR E PERSONALIZAR PASTAS NA ÁREA

Leia mais

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 2

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 2 Autodesk Inventor 5 Parte 2 Pág. 1/24 Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 2 Cristiano Nogueira Silva* Dando continuidade ao curso de Autodesk Inventor, veremos nesta segunda parte, de um total de cinco,

Leia mais

Cap. 3: Iniciando um projeto

Cap. 3: Iniciando um projeto Cap. 3: Iniciando um projeto Bem-vindo ao Bentley topograph V8i! Seja você um usuário experiente no uso do sistema ou um iniciante, o Bentley topograph V8i lhe proporcionará maior produtividade em trabalhos

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO...

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO... SIG-PCJ Sumário APRESENTAÇÃO...3 SIG-PCJ... 3 ACESSO AO SISTEMA...4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4... 4 FUNCIONALIDADES...5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO DO MAPA...5 FERRAMENTAS DE

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Exemplo 1 Introdução a esboços

Exemplo 1 Introdução a esboços Exemplo 1 Introdução a esboços Neste exemplo iremos desenhar e criar, da forma mais simples possível, uma peça sólida. Todo sólido sempre irá partir de um esboço, também conhecidos como croqui pelos desenhistas

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

Atividade 1. Construindo um prisma

Atividade 1. Construindo um prisma Atividade 1. Construindo um prisma 1- Clique em Unidades = Poliedro = Prisma (ver Figura 3). Abre-se uma janela na qual você pode escolher o número de lados do polígono (regular), o comprimento de cada

Leia mais