COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III. Posicionamento e edição de módulos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III. Posicionamento e edição de módulos"

Transcrição

1 COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III Posicionamento e edição de módulos

2 Inserção de módulos: A inserção de módulos no projeto pode ser realizada de duas maneiras: por arraste ou duplo clique. Por arraste basta arrastar o módulo escolhido até o plano no qual deve ser inserido, aguardar que a caixa apareça e então soltar o botão para completar a inserção. Por duplo clique selecione o plano no qual o módulo escolhido deve ser inserido e então dê um duplo clique sobre o módulo.

3 Alterar o plano de inserção: Todos os módulos que são inseridos no projeto ficam associados a um plano, de acordo com o local em que foram inseridos. Ao clicar sobre um módulo o plano em que foi inserido é identificado com um sombreamento amarelo. Após inserir o módulo no projeto é possível mudá lo de plano. Utilize esta opção, por exemplo, parar trocar um módulo de parede, ou para retirá lo da parede e inseri lo no piso.

4 Para realizar a troca de planos: 1. Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado sobre o módulo e movimente o ponteiro até o novo plano (o módulo não será movimentado, somente o ponteiro do mouse). 2. Quando o ponteiro do mouse estiver sobre o novo plano, clique uma vez com o botão direito, mantendo ainda o esquerdo pressionado. 3. Posicione o módulo no novo plano, através de arraste e após solte o botão esquerdo.

5 O plano de inserção do módulo émuito importante para sua movimentação e posicionamento. A visualização da indicação do plano de inserção, com o sombreamento amarelo, pode ser habilitada ou desabilitada através do botão Mostrar.

6 Dimensões dos módulos Todos os módulos disponíveis no Promob possuem uma dimensão inicial que chamamos de dimensão de inserção. A dimensão de inserção de um módulo éexibida ao posicionar o ponteiro do mouse sobre o mesmo. Vários módulos são oferecidos com mais de uma dimensão. A dimensão de inserção do módulo pode ser selecionada antes da sua inserção no ambiente, através dos valores propostos. Os valores propostos dos módulos podem ser acessados através da lista disponível logo abaixo da imagem do módulo. O formato da dimensão exibida na descrição do módulo respeita a sequencia: Largura x Altura x Profundidade.

7 Após inserir um módulo no projeto é possível visualizar suas dimensões na barra de status, localizada na parte inferior da janela principal do Promob, ou através das propriedades, no painel de Ferramentas.

8 Alterando as dimensões do módulo: Ao selecionar um módulo inserido no ambiente suas dimensões são exibidas no painel de ferramentas e podem ser alteradas de acordo com sua necessidade. Além de definir valores para largura, altura e profundidade do módulo é possível manter as proporções de suas dimensões, ou seja, você poderá alterar o valor somente de uma dimensão e as demais automaticamente se ajustam proporcionalmente. Para manter as proporções ao definir a dimensão de um módulo, mantenha a propriedade Escalar com o valor Sim.

9 Posicionando módulos: Para definir a posição de um módulo no plano em que foi inserido, utilize as propriedades cotas, apresentadas inicialmente para posicionar as aberturas. Os módulos podem ser posicionados de acordo com as dimensões totais do plano em que está inserido (cota total) ou pode utilizar a posição de outros módulos como referência para posicionamento (cota parcial). O status da opção Colisão, disponível na barra de ferramentas inferior do Promob, determina se a cota será do tipo total, ou parcial.

10 Centralizar módulos nos planos: Épossível centralizar os módulos nos planos. Este posicionamento pode ser realizado na horizontal (X) e/ou na vertical (Y). A centralização do módulo ocorre de acordo com o status da colisão. 1. Clique sobre o módulo com o botão direito. 2. Selecione a opção Centralizar X e/ou Centralizar Y.

11 Movimentação de módulos: Deslocamento A ferramenta movimentação, disponível no painel de ferramentas àdireita, permite informar um valor para a movimentação do módulo em uma determinada direção. Para utilizar esta ferramenta, selecione o módulo que deseja movimentar. No painel de ferramentas, selecione a Movimentação Deslocamento. Informe na caixa de texto o valor de movimentação do Módulo. DICA: ao utilizar esta ferramenta, o módulo selecionado no ambiente recebe a mesma indicação de setas disponíveis no painel. Você poderá clicar sobre as setas que estão próximas ao módulo para movimentá lo de acordo com o valor informado para a movimentação.

12 Rotação A rotação do módulo no projeto pode estar associada ao plano em que está inserido, por isso éimportante estar atento ao plano de inserção do módulo antes de rotacioná lo. Rotação livre Utilize esta opção para aplicar rotação quando não houver necessidade de informar com precisão o valor da rotação. 1. Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado sobre o módulo. 2. Sem soltar o mouse, pressione a tecla Shift no teclado e arraste o mouse em movimento de rotação. Rotacionar 5, 10, 45, 90, 180 e 270 O Promob permite a rotação automática dos módulos nos ângulos: 5, 10, 45, 90, 180 e Clique com o botão direito sobre o módulo que deseja rotacionar. 2. No menu, aponte para Rotacionar e após clique no valor de rotação desejado.

13 Definir o valor da rotação: A ferramenta Movimentação Rotação, disponível no painel de ferramentas permite que você atribua um valor para a rotação além de aplicar a rotação independente do plano em que o módulo foi inserido. 1. Selecione o módulo que deseja rotacionar. 2. No painel de ferramentas, selecione a Movimentação Rotação. 3. Informe na caixa de texto o valor da rotação.

14 Reposicionar módulos: A ferramenta reposicionar permite determinar a posição de um módulo de acordo com a posição de outro módulo já inserido no projeto. Clicando com o botão direito sobre o módulo e acessando a opção Reposicionar. O reposicionamento ocorrerá entre o módulo selecionado e o módulo que representa seu plano de inserção. Ao acessar a ferramenta reposicionar, os módulos são exibidos em vista frontal ou planta baixa (2D). O posicionamento dos módulos pode ser realizado em qualquer uma das vistas.

15 Agrupar/Desagrupar módulos: 1. Selecione os módulos que devem compor o grupo. 2. Clique com o botão direito sobre os módulos selecionados e clique em Agrupar, ou pressione a tecla U após a seleção. Para desfazer o agrupamento, clique com o botão direito sobre os módulos agrupados e selecione desagrupar. Copiar/Colar módulos: Ao utilizar esta opção o módulo, ou grupo de módulos écopiado individualmente e não há precisão do local onde o mesmo é colado. 1. Clique com o botão direito sobre o módulo que será copiado e selecione a opção Copiar ou pressione as teclas Ctrl+C. 2. Selecione o plano onde o módulo será colado. 3. Clique com o botão direito sobre o plano onde o módulo será colado e selecione a opção Colar, ou pressione as teclas Ctrl+V.

é uma empresa especializada no desenvolvimento de ambientação virtual. Focada no setor

é uma empresa especializada no desenvolvimento de ambientação virtual. Focada no setor Conheça a Procad Estabelecida em 1994, a Procad é uma empresa especializada no desenvolvimento de software para ambientação virtual. Focada no setor moveleiro, é líder absoluta no mercado Brasileiro e

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas Unidade 8: Edição 8.0 Introdução Grande parte da edição no Excel é semelhante à edição em outros aplicativos do Microsoft Office. Portanto, se você sabe como copiar e colar texto no Word, você saberá como

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com Planilha Eletrônica Roteiro Planilha Eletrônica Introdução Objetivos Interfaces e recursos necessários Manipulando tabelas Gráficos: tipos e manipulação Contextualização

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso

Sumário Objetivos Estudo de caso Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição iniciaremos o trabalho com o ambiente de montagem do SolidWorks. Conheceremos as ferramentas que o software

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0 05/2017 Versão 1.0 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 3) Ferramenta Snap... 5 4) Selecionar geometrias... 6 5) Editar uma geometria...

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

LUMISOFT (Guia do usuário)

LUMISOFT (Guia do usuário) LUMISOFT (Guia do usuário) * O guia de utilização do Novo Lumisoft fornece informações completas sobre o seu uso, orientando os usuários sobre os novos recursos do programa, instruções, dicas e muito mais.

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se

menu Arquivo e clique em salvar. Em seguida, será exibida uma caixa de diálogo Salvar como. No lado esquerdo, abaixo da caixa de diálogo, encontra-se Photoshop 6 e 7 Para se utilizar o Photoshop temos que saber primeiramente os conteúdos a serem abordados dentro desse programa, pois assim, seu entendimento para a sua execução será melhor aproveitado.

Leia mais

Manual de Uso. Sistema de Gestão Hoteleira Online. FastHotel Sistema de Gestão Hoteleira Online FastHotel.com.br

Manual de Uso. Sistema de Gestão Hoteleira Online. FastHotel Sistema de Gestão Hoteleira Online FastHotel.com.br Manual de Uso Sistema de Gestão Hoteleira Online 1) PAINEL DE RESERVAS Acessando o menu Reservas, Exibir/Painel de Reservas, você vê o painel de reservas que apresenta os quartos (linhas), as datas (colunas)

Leia mais

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Design e layout Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico Mostrar tudo No Microsoft Excel 2010,

Leia mais

Parte IV Como projetar um layout de página

Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Utilize as ferramentas de projetos visuais do Dreamweaver para criar layouts de página sofisticados. Esta seção contém os seguintes capítulos: Capítulo

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D Visualizador 3D O Visualizador 3D contém um grande conjunto de ferramentas que podem auxilia-lo nas edições finais do seu projeto, onde é possível fazer uma análise geral de como ficou o edifício, como

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels. Tabelas

Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels. Tabelas Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels Tabelas Sumário Alinhamento de conteúdo Autoformatação Barra suspensa Como criar uma tabela Como excluir elementos Como inserir elementos

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II PLANTA BAIXA Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio Grande do Sul - BR

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Edição de plantas e plotagem

Edição de plantas e plotagem Edição de plantas e plotagem O funcionamento deste Editor é simples: Selecionam-se os desenhos que estarão na planta; Inseri-se uma moldura/folha; Distribuem-se os desenhos sobre a folha; Atribui-se um

Leia mais

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Sumário 1. Instalação...2 1.1. Instalar o arquivo InstalaSupervisório MMS-03...2 1.2. Identificar e definir a porta serial...2 2. Interface

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais.

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais. ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 1 Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: aplicativo apresentações efeitos imagens powerpoint slides sons vídeos textos F O R S L I D E S T E N D U T A B F O R T R U D O

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

LibreOffice. Writer AULA INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS. A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson)

LibreOffice. Writer AULA INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS. A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson) LibreOffice Writer AULA 6 INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson) Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria de Extensão Universidade

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 Para criar um

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas Excel 2013 Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

10. CRIANDO FORMULÁRIOS DO VBA

10. CRIANDO FORMULÁRIOS DO VBA 10. CRIANDO FORMULÁRIOS DO VBA O VBA possui classes apropriadas para a inserção de formulários e seus respectivos controles (caixas de texto, caixas de checagem, botões de comando etc.) em seus projetos.

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

Adobe Illustrator Material elaborado por Camila de Melo e Rossano Silva 2015

Adobe Illustrator Material elaborado por Camila de Melo e Rossano Silva 2015 Adobe Illustrator Material elaborado por Camila de Melo e Rossano Silva 2015 ÍNDICE 1 - APRESENTAÇÃO 1.1 - Área de Trabalho 1.2 - Teclas de Atalho 2 - COMANDOS DE DESENHO 2.1 - Comando Poligonais e Elipses

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

SELECIONANDO E AGRUPANDO OBJETOS

SELECIONANDO E AGRUPANDO OBJETOS SELECIONANDO E AGRUPANDO OBJETOS Quando acrescentamos recursos como uma Auto forma, um Gráfico, uma figura de Clip-art no seu slide, será criado um objeto. Um objeto é uma área retangular do slide, definida

Leia mais

Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade?

Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade? Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre

Leia mais

AULA 13 Plugin TerraPrint

AULA 13 Plugin TerraPrint 13.1 AULA 13 Plugin TerraPrint Esta aula apresenta as funcionalidades básicas do plugin de diagramação de impressão do TerraView denominado TerraPrint. Nela será utilizado o mesmo banco de dados criado

Leia mais

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha?

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre os

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

LibreOffice Writer. Editor de texto

LibreOffice Writer. Editor de texto LibreOffice Writer Editor de texto O Writer e um programa freeware e gratuito que faz parte do LibreOffice e possibilita a criação e edição de textos e, tambem, a criação de páginas para serem visualizadas

Leia mais

Manual do Gráfico em Flash ENFOQUE

Manual do Gráfico em Flash ENFOQUE Manual do Gráfico em Flash ENFOQUE NÍVEL 1 Seletor de ativo: Busca o código e/ou nome do ativo a partir da segunda letra digitada. Identificando a ferramenta: 1 digite as duas primeiras letras do nome

Leia mais

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece

Leia mais

Verificação Ortográfica

Verificação Ortográfica Verificação Ortográfica Podemos verificar a ortografia de uma só vez depois de concluir a digitação de um documento. Utilizamos a verificação ortográfica e gramatical automática para reduzir ao máximo

Leia mais

VISUALIZANDO O DESENHO NA TELA

VISUALIZANDO O DESENHO NA TELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA VISUALIZANDO O DESENHO NA TELA Professor: João Carmo Os Comandos de Zoom e Posicionamento Os comandos

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais

Filtrando observações que atendam a um perfil

Filtrando observações que atendam a um perfil Filtrando observações que atendam a um perfil Pré-requisitos: Lista das questões Coleta das respostas O perfil tem como função isolar um segmento de amostra com características semelhantes (que atenda,

Leia mais

Atalhos do Atalhos do Keynote for Mac

Atalhos do Atalhos do Keynote for Mac Atalhos do Keynote for Mac Português É possível utilizar os atalhos de teclado para realizar várias tarefas rapidamente no Keynote. Para utilizar um atalho de teclado, pressione todas as teclas do atalho

Leia mais

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Microsoft PowerPoint A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Dica: O botão, localizado, no lado direito do zoom, na barra de status, ajusta o slide à janela atual. E

Leia mais

AULA. Calc. LibreOffice EDITANDO E FORMATANDO UMA PLANILHA

AULA. Calc. LibreOffice EDITANDO E FORMATANDO UMA PLANILHA LibreOffice Calc AULA 1 EDITANDO E FORMATANDO UMA PLANILHA A maior de todas as ignorâncias é rejeitar algo sobre o qual nada se sabe. (H. Jackson Brown) Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

Prof. Rafael Araújo. O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização.

Prof. Rafael Araújo. O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização. WORD 2007 Prof. Rafael Araújo O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização. O AMBIENTE DE TRABALHO DO WORD 03 04 02 01 05

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1 Detalhamento bloco... 4 1.2. Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar técnicas do ambiente

Leia mais

ESTAÇÃO TOTAL TOPCON SÉRIE ES GUIA PRÁTICO FERRAMENTA LOCAR LINHA

ESTAÇÃO TOTAL TOPCON SÉRIE ES GUIA PRÁTICO FERRAMENTA LOCAR LINHA ESTAÇÃO TOTAL TOPCON SÉRIE ES GUIA PRÁTICO FERRAMENTA LOCAR LINHA Índice 1. Ferramenta Locar Linha... 3 2. Acessando a ferramenta Locar Linha... 3 3. Orientando a estação... 3 4. Realizando observações...

Leia mais

Oficina: Processador de Texto

Oficina: Processador de Texto Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso

Sumário Objetivos Estudo de caso Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos explorar as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos e ferramentas

Leia mais

Instruções para uso do HEMERA Sistematizador GHOEM de Textualizações Sumário

Instruções para uso do HEMERA Sistematizador GHOEM de Textualizações Sumário Instruções para uso do HEMERA Sistematizador GHOEM de Textualizações Sumário Acessando o sistema... 02 Cadastros... 03 Usuários... 03 Depoentes... 04 Trabalhos... 04 Depoimentos... 05 Parágrafos... 06

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO E NAVEGAÇÃO

GUIA DE UTILIZAÇÃO E NAVEGAÇÃO GUIA DE UTILIZAÇÃO E NAVEGAÇÃO ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO GERAL... 1 2. ANÁLISES TEMÁTICAS... 2 3. PARÂMETROS DE ANÁLISES.... 4 3.1. ANÁLISES COROPLETAS... 4 3.2. ANÁLISES POR SÍMBOLOS PROPORCIONAIS... 5 4.

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de

Leia mais

Microsoft Excel. Área de Trabalho do Ms Excel

Microsoft Excel. Área de Trabalho do Ms Excel Microsoft Excel Microsoft Excel Área de Trabalho do Ms Excel O Microsoft Excel atualmente é o programa de folha de cálculo mais popular do mercado. As planilhas eletrônicas agilizam muito todas as tarefas

Leia mais

Corel Draw X7. Modulo 1 Aula 1 Conhecendo o Corel Draw Desenhando com formas básicas

Corel Draw X7. Modulo 1 Aula 1 Conhecendo o Corel Draw Desenhando com formas básicas Corel Draw X7 Modulo 1 Aula 1 Conhecendo o Corel Draw Desenhando com formas básicas Introdução Considerado como o software de computação gráfica mais popular para PC s, o CorelDraw 7 é sem dúvida um estúdio

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 4

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 4 Atividade 4 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la por correio eletrónico tic.profissionais@gmail.com. 1. A primeira tarefa

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

Excel 2010 Faixas de opções

Excel 2010 Faixas de opções Noções de Informática MTE Intensivo Aula 11 Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções PowerPoint 2010 - Ambiente PowerPoint 2010 Faixa de Opções PowerPoint 2010

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

LibreOffice. Impress AULA FINALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO. As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento.

LibreOffice. Impress AULA FINALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO. As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento. LibreOffice Impress AULA 2 FINALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento (John Maxwell) Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria de Extensão Universidade

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais

Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos?

Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos? Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas para integração com separador Centro

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Agora apague o que estiver escrito na etiqueta e digite o texto que quiser colocar o efeito, depois selecione uma área vazia do texto para que o processo se conclua. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Para

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

PROMOB - FORMAÇÃO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. - Desenho Arquitetônico

PROMOB - FORMAÇÃO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. - Desenho Arquitetônico PROMOB - FORMAÇÃO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Desenho Arquitetônico Noção geral de desenho arquitetônico A importância das normas técnicas Instrumento de desenho técnico Graficação Arquitetônica Formato e

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

Tutorial de Utilização do Software- Mini CLP FIT. tsfit-03 CRIANDO UM PROGRAMA

Tutorial de Utilização do Software- Mini CLP FIT. tsfit-03 CRIANDO UM PROGRAMA Tutorial de Utilização do Software- Mini CLP FIT tsfit-03 CRIANDO UM PROGRAMA INTRODUÇÃO Este documento descreve a utilização do Mini Controlador FIT e seus recursos de software e hardware, com o intuito

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode Aula 1 Word 2007 O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode criar uma grande diversidade de documentos,

Leia mais

AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO

AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO DIALUX EVO Arq. Cristiane M. Sato Furuyama Monitora PAE DiaLux EVO Programa de cálculo luminotécnico desenvolvido pela empresa alemã DIAL GmbH Primeira versão: 1994

Leia mais