Secure Client. Manual do Usuário. IPNv2. Secure Client IPNv2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Secure Client. Manual do Usuário. IPNv2. Secure Client IPNv2"

Transcrição

1 Secure Client Manual do Usuário IPNv2

2 Índice 2 de APRESENTAÇÃO OBJETIVO, APLICAÇÃO E DEFINIÇÕES... 4 a. Objetivos... 4 b. Aplicação... 4 c. Responsabilidades... 4 d. Configuração de hardware e sistema operacional INSTALAÇÃO... 6 a. Executando o instalador ATIVAÇÃO DA LICENÇA a. Solicitação da Licença b. Aplicando a Licença CONFIGURANDO OS ARQUIVOS a. Criação de site b. Configurando os diretórios de Arquivos c. Configurando tarefa agendada de recepção dos Arquivos d. Configurando tarefa agendada de envio dos Arquivos CONTIGÊNCIA WEB a. Acesso ao portal WEB... 24

3 3 de APRESENTAÇÃO Este manual apresenta às instituições que se relacionam com a BM&FBOVESPA instruções para a utilização do Secure Client. O Secure Client utiliza tecnologia Secure Transport (software de troca de arquivos) e tem como finalidade o envio e recepção de arquivos para a Clearing BM&FBovespa de forma ágil, interativa e monitorado. O conteúdo deste manual destina-se aos gestores e funcionários das instituições que estejam envolvidos com o assunto e contrataram o serviço. O sistema disponibiliza funcionalidades que correspondem aos seguintes capítulos: Objetivos, Definições e Normas: Orientações gerais aos usuários quanto a utilização do sistema. Instalação, Acesso ao Sistema, Envio, Recepção e Configurações: Orientações específicas sobre cada um dos assuntos. Sempre que necessário a BM&FBovespa divulgará aos usuários que receberam este manual as atualizações com eventuais revisões nos capítulos. Para auxílio na instalação do Secure Client, favor contatar o time de Suporte Pós Negociação através do telefone (11) opção 3 ou pelo

4 4 de OBJETIVO, APLICAÇÃO E DEFINIÇÕES a. Objetivos Orientar os usuários e/ou responsáveis do aplicativo das instituições sobre: As etapas de instalação do aplicativo Secure Client; A utilização da funcionalidade de envio de arquivos do Secure Client; A utilização da funcionalidade de recepção de arquivos do Secure Client; A utilização da funcionalidade de Agendamento do Secure Client, que possibilita a automação de envio e recepção de arquivos; Configuração do Secure Client para envio e recepção dos arquivos do Simulador de Risco e arquivos da Clearing. b. Aplicação O manual se aplica às instituições que possuem relacionamento com a BM&FBOVESPA e que efetuam trocas de arquivo do Simulador de Risco e Clearing BM&FBovespa, com formatos pré-definidos e autorizados. c. Responsabilidades Usuário Externo Instalar software e configurar conforme descrito neste documento. Formalizar contrato com a BM&FBOVESPA.

5 5 de 24 BM&FBOVESPA Disponibilizar versões atualizadas deste manual e oferecer suporte técnico. Fornecer contrato, login de usuário privilegiado e senha devidamente cadastrada. d. Configuração de hardware e sistema operacional A configuração mínima necessária para a instalação e uso do Secure Client deve ser: Mínimo de 500 MB de disco disponível para instalação. Mínimo 512 MB, recomendado 4 GB de memória RAM. Sistema operacional Windows x86-32 ou x /8/8.1/10 ou Windows Server 2008/2008R2/2012/2012R2.

6 6 de INSTALAÇÃO a. Executando o instalador Descompacte o arquivo SecureClient_6.2.0_Install_win-x86_BN861.zip no diretório local da estação ou servidor que será instalado o sistema. Executar o arquivo SecureClient_6.2.0_Install_win-x86_BN861.exe. Clicar sobre o botão Next para continuar a instalação. Para cancelar a instalação, basta clicar sobre o botão Cancel.

7 7 de 24 A tela License Agreement é de abertura da instalação do sistema. Ao ser exibida, o Usuário deve ler o termo de uso e, caso concorde, deve selecionar a opção I Accept the terms of the License Agreement. Caso contrário, selecionar a opção de não aceitação para que a instalação seja encerrada. Ao aceitar o termo, clicar sobre o botão Next para continuar a instalação. Para cancelar a instalação, basta clicar sobre o botão Cancel.

8 8 de 24 Clique em Anyone who uses this computer para que qualquer usuário que possua o login e senha do sistema, consiga operar. Por padrão será instalado em C:\Program Files\Axway\SecureClient.

9 9 de 24 Utilizar a versão da Java Virtual Machine instalada com a aplicação, selecionando a opção Use Java Virtual Machine Installed with this application.

10 10 de 24 Atenção, o usuário deverá sempre selecionar a opção Install Windows Service (Optional) e adicione o usuário de serviço solicitado abaixo, esse usuário deverá ser administrador local da máquina. Obs: o usuário definido no serviço deverá ser utilizado para abrir o Secure Client.

11 11 de 24 Logo após será apresentado um resumo da instalação. Progresso da instalação.

12 12 de 24 Resumo final da instalação, com a informação de instalação realizada com sucesso. 4. ATIVAÇÃO DA LICENÇA a. Solicitação da Licença Acessar o sistema a partir do ícone Start Secure Client.

13 13 de 24 O sistema apresentará a tela de ativação no primeiro acesso, o Usuário deverá clicar na opção License Activation Through . Copiar o valor do HostID que será apresentado conforme tela abaixo.

14 14 de 24 Abrir solicitação de serviço por meio da ferramenta CSNET, com as informações de HostID. Para sanar eventuais dúvidas sobre o processo de licenciamento do Secure Client contatar a área de Desenvolvimento de Serviços no telefone (11) b. Aplicando a Licença Acessar o sistema a partir do ícone Start Secure Client.. O sistema apresentará a tela de ativação no primeiro acesso, o usuário deverá clicar na opção License Activation Through .

15 15 de 24 Na tela seguinte o usuário deverá clicar em Browse e selecionar o arquivo de licença LicenseFile.lic e clicar em Activate. A tela abaixo será apresentada ao término da ativação do sistema.

16 16 de CONFIGURANDO OS ARQUIVOS a. Criação de site Acessar o sistema a partir do ícone Start Secure Client.. A tela principal do sistema será apresentada log em seguida, conforme abaixo. Clique em Create a Site.

17 17 de 24 Preencha os campos conforme tabela de parâmetros abaixo, de acordo com o ambiente que será configurado. É recomendado a criação de até 10 sites por Secure Client. Alias Procotol Host Port mft-simulador SSH FTP mft-simulador.bvmfnet.com.br mft-clearing SSH FTP mft-clearing.bvmfnet.com.br 10022

18 18 de 24 b. Configurando os diretórios de Arquivos Criar diretórios no participante para envio e recepção dos arquivos processados pelo alias cadastrado. Entrar no prompt do MS-DOS e executar comandos abaixo: ================================= Mkdir c:\bvmf\transfer\<alias>\receber Mkdir c:\bvmf\transfer\<alias>\enviar ================================= Caso tenha mais de um código da participante crie no molde abaixo: ================================= Mkdir c:\bvmf\transfer\<alias>\[identificao_corretora]\receber Mkdir c:\bvmf\transfer\<alias>\[identificao_corretora]\enviar =================================

19 19 de 24 c. Configurando tarefa agendada de recepção dos Arquivos Clique em Schedule a Transfer para configurar o schedule de envio e recepção dos arquivos.

20 20 de 24 Preencha os campos conforme tabelas abaixo, para criar o schedule de recepção, caso tenha mais de uma identificação de corretora apontar para o diretório de recepção em questão. Campo Job Name Description Direction Site Save Directory Bandwidth Policy Conteúdo RECEBER-<alias> Receber <alias>, <código da instituição> e <usuário> Download <alias> C:\BVMF\transfer\<alias>\receber Normal Speed (default)

21 21 de 24 Clique em Add File or Folder. Campo File or Folder Format Conteúdo /RECEBER Auto Pattern All (*) Transfer Move Size Schedule Start Date Expiration Date Every Recurrent (Minutely) / hora de início da tarefa Marcar Never Expires 5 minutes Ao final clique em Submit para iniciar o recepção.

22 22 de 24 d. Configurando tarefa agendada de envio dos Arquivos Clique em Schedule a Transfer para configurar o schedule de envio dos arquivos. Preencha os campos conforme tabelas abaixo, para criar o schedule de envio, caso tenha mais de uma identificação de corretora apontar para o diretório de envio em questão. Campo Job Name Description Direction Site Upload Directory Bandwidth Policy Conteúdo ENVIAR -<alias> Enviar <alias>, <código da instituição> e <usuário> Upload <alias> /ENVIAR Normal Speed (default)

23 23 de 24 Clique em Add File or Folder. Campo File or Folder Conteúdo C:\BVMF\transfer\<alias>\enviar Rename To Format Auto Pattern All (*) Transfer Move Size Schedule Start Date Expiration Date Every Recurrent (Minutely) / hora de início da tarefa Marcar Never Expires 5 minutes

24 24 de 24 Ao final clique em Submit para iniciar o envio. Caso a instituição possua mais de um código de participante, execute esse procedimento, alterando usuário e senha da instituição em questão. 6. CONTIGÊNCIA WEB a. Acesso ao portal WEB Tela exclusiva para indisponibilidade do Secure Client na instituição. Alias mft-simulador mft-clearing Host

MANUAL DO SECURE CLIENT

MANUAL DO SECURE CLIENT 07/11/2018 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVO, APLICAÇÃO E DEFINIÇÕES... 4 A. OBJETIVOS... 4 B. APLICAÇÃO... 4 C. RESPONSABILIDADES... 4 D. CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE E SISTEMA OPERACIONAL...

Leia mais

Secure Client. Manual do Usuário. IPNv2. Secure Client IPNv2

Secure Client. Manual do Usuário. IPNv2. Secure Client IPNv2 Secure Client Manual do Usuário IPNv2 Índice 2 de 23 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVO, APLICAÇÃO E DEFINIÇÕES... 4 a. Objetivos... 4 b. Aplicação... 4 c. Regras do sistema... 4 d. Configuração de hardware

Leia mais

Secure Client. Manual do Usuário. Versão 6.2. Procedimento para Instalação e configuração do Secure Client 6.1. Secure Client versão 6.

Secure Client. Manual do Usuário. Versão 6.2. Procedimento para Instalação e configuração do Secure Client 6.1. Secure Client versão 6. 1 de 19 Secure Client Manual do Usuário Versão 6.2 Versão Revisor Camila Lira Índice 2 de 19 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVO, APLICAÇÃO E DEFINIÇÕES... 4 a. Objetivos... 4 b. Aplicação... 4 c. Regras

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Índice 1. Pré-requisitos... 2 2. Configurando opções de segurança do Internet Explorer... 3 3. Requisição e Instalação dos certificados de acesso... 5 3.1. Instalação

Leia mais

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Índice 1. Pré-requisitos... 2 2. Configurando opções de segurança do Internet Explorer... 3 3. Requisição e Instalação dos certificados de acesso... 5 3.1. Instalação

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 4. Instalação no servidor... 4 4.1.1. Instalação do sistema... 6 4.1.2. Instalação do mdac_typ...

Leia mais

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

MTA Monitor. Manual de Usuário. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 11/11/2014

MTA Monitor. Manual de Usuário. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 11/11/2014 7/4/2010 MTA 3.0.3 Monitor Transferência de Arquivos Manual de Usuário Versão: 3.0.3 Última modificação: 11/11/2014 Contato Área responsável pelo fornecimento do material: Suporte à Pós-Negociação Telefone:

Leia mais

ASPSOFT TECNOLOGIA (SIAE- SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO ESCOLAR ) Site: -

ASPSOFT TECNOLOGIA (SIAE- SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO ESCOLAR ) Site:  - Guia de Instalação do SIAE Site: http://www.aspsoft.com.br - Email: suporte@aspsoft.com.br Pág: 1 Requisitos para Instalação do SIAE CONFIGURAÇÃO HARDWARE Processador: A partir de 1 Ghz Memória RAM: 4

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos;

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos; MERCATTO Assessoria e Avaliações MANUAL DE INSTALAÇÃO Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos; Tratamento por fatores embasado na Norma para Avaliação de Imóveis Urbanos

Leia mais

HOW TO. OTP da. Solução. A Vasco é uma das. o Secure Roaming habilitado. Windows Mb RAM.

HOW TO. OTP da. Solução. A Vasco é uma das. o Secure Roaming habilitado. Windows Mb RAM. 1 de 21 Introdução A Vasco é uma das maiores empresas de autenticação forte do mundo. Sediada na Bélgica é a líder no segmento de autenticação forte com senhas aleatórias OTP (on-time password). Nestee

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 3.1. Estação... Erro! Indicador não definido. 3.2. Servidor... Erro! Indicador

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação da base de dados MSDE

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS... 3 2.1 Requisitos mínimos para utilização do instalador... 3 2.2 Requisitos mínimos para instalação

Leia mais

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO PASSOS DA CONFIGURAÇÃO 1. FIREFOX PORTABLE...3 1.1 FAZENDO DOWNLOAD FIREFOX...3 1.2 WINRAR E EXTRAIR O ARQUIVO DO Firefox Portable...4 1.3 CONFIGURANDO FIREFOX PARA NÃO RECEBER ATUALIZAÇÕES...4 2. JAVA...5

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

Nota de Aplicação: Utilização do Servidor Web MS IIS com BlueWave. Sumário

Nota de Aplicação: Utilização do Servidor Web MS IIS com BlueWave. Sumário Nota de Aplicação NAP161 Utilização do Servidor Web MS IIS com BlueWave Sumário 1. Introdução... 2 2. Descrição... 3 3. Definição da Arquitetura de Referência... 4 3.1 Material Utilizado no Exemplo...

Leia mais

MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH. Manual de Download e Instalação do Aplicativo Speed Cash. Technology Brazil. Data de Elaboração: maio/2010

MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH. Manual de Download e Instalação do Aplicativo Speed Cash. Technology Brazil. Data de Elaboração: maio/2010 MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH Technology Brazil Data de Elaboração: maio/2010 Versão do Documento: 1.0 1 ÍNDICE 1. OBJETIVO DO SISTEMA...3 2. OBJETIVO DO MANUAL...3 3. INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO SPEED

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 3. Etapa 2: Instalação da base de dados Sisloc... 24

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

MTA Monitor. Manual de Instalação. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 15/4/2016

MTA Monitor. Manual de Instalação. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 15/4/2016 7/4/2010 MTA 3.0.3 Monitor Transferência de Arquivos Manual de Instalação Versão: 1.0.3 Última modificação: 15/4/2016 Contato Área responsável pelo fornecimento do material: SSP - Suporte Pós-Negociação:

Leia mais

Tutorial de Instalação do Sistema GED. Gestão Eletrônica de Documentos

Tutorial de Instalação do Sistema GED. Gestão Eletrônica de Documentos Tutorial de Instalação do Sistema GED Gestão Eletrônica de Documentos Segue passo a passo para a correta instalação e configuração do Sistema GED. Pedimos atenção na parte de configuração do SGBD MySQL.

Leia mais

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação.

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. Group Shopping Quest Como fazer 1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. 2. Clique em Avançar para iniciar o processo de instalação. Após aceitar os termos

Leia mais

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento Guia de Instalação II Instalação e Administração do Fluig Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo

Leia mais

2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)... 10

2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)... 10 Página 1 de 16 Sumário Apresentação... 1 Requisitos de Instalação... 2 1. Instalação do WinThor Anywhere (Windows/Linux ambiente gráfico)... 3 2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)...

Leia mais

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização VERSÃO 2.50.25.37 MANUAL DE INSTALAÇÃO E ULTILIZAÇÃO Desenvolvido por: Jones Rodrigues Rodrigo Silveira 1 Índice 1. Objetivo do Manual... 02 2. Requisitos... 02 3. Download... 03 4. Instalação... 04 5.

Leia mais

1. Requisitos de Instalação Procedimentos Iniciais Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3

1. Requisitos de Instalação Procedimentos Iniciais Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3 Sumário Apresentação... 1 1. Requisitos de Instalação... 2 2. Procedimentos Iniciais... 2 3. Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3 4. Instalação do WinThor Anywhere (Avançada)... 7 5. Execução da

Leia mais

Configurador do JBOSS. TOTVS Datasul 11. Alerta

Configurador do JBOSS. TOTVS Datasul 11. Alerta Configurador do JBOSS TOTVS Datasul 11 Alerta Faça backup do diretório do JBOSS antes de iniciar a execução do console, caso precise voltar à situação anterior a execução. Mais informações são fornecidas

Leia mais

Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo)

Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo) Manual do Usuário Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo) Página 1 de 30 Índice 1. Solicitação de VPN com Token por celular corporativo... 3 2. Instalação

Leia mais

Instalação do Banco de Dados

Instalação do Banco de Dados Instalação do Banco de Dados Número do Artigo: 2875 Classificação: Não classificado Última Atualização: Fri, Sep 8, 2017 1:21 PM Banco de Dados O SIRH Metadados é compatível com os principais Banco de

Leia mais

Instalando o software de gerencia (ANM2000)

Instalando o software de gerencia (ANM2000) Instalando o software de gerencia (ANM2000) Descrição: Para ter a gerencia das OLTs e ONUs da rede FTTx, precisa ser instalado o software de gerencia da Fiberhome, chamado ANM2000. Requisitos: - Servidor

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Data do Documento: Novembro de 2016 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Instalação... 4

Leia mais

Requisitos do sistema

Requisitos do sistema Requisitos do sistema Sistema operacional O Nintex Workflow 2007 deve ser instalado no Microsoft Windows Server 2003 ou 2008. Cliente de navegação Microsoft Internet Explorer 6.x, embora recomende-se o

Leia mais

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação Arquitetura e Instalação Sumário 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 1.2 TOTVS Application Server... 3 1.3 TOTVS SmartClient... 4 1.4 TOTVS DbAccess Monitor... 5 2 TOTVS SmartClient

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração Módulo Certificador 29/11/2016 Página 2/9 1. Avisos importantes 1. 32 ou 64 bits? O ProdCert foi desenvolvido para sistemas operacionais Windows 32-bits, mas pode ser instalado e executado em Windows 64-bits

Leia mais

Guia de instalação SGA 1000

Guia de instalação SGA 1000 Guia de instalação SGA 1000 SGA 1000 Sistema de Gestão de Acessos O software SGA 1000 (Sistema de Gestão de Acessos) é composto de dois programas que em conjunto permitem a comunicação do computador com

Leia mais

Curso de Banco de Dados Plataforma: MS SQL Server. Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express

Curso de Banco de Dados Plataforma: MS SQL Server. Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express Sumário 1. Edição a ser baixada... 2 2. O porquê da edição... 2 3. Recomendações... 2 4. Link para Download (idioma: Inglês)... 2 5. Escolha o arquivo à ser

Leia mais

MANUAL DE DEPLOY DFE V3 SERVIDOR DE APLICAÇÃO WEBLOGIC

MANUAL DE DEPLOY DFE V3 SERVIDOR DE APLICAÇÃO WEBLOGIC MANUAL DE DEPLOY DFE V3 SUMÁRIO OBJETIVO... 3 PRÉ-REQUISITOS... 3 CONFIGURANDO O WEBLOGIC... 4 REALIZANDO O DEPLOY... 17 JROCKIT... 23 FAQ... 25 ORACLE RAC... 27 SUPORTE TÉCNICO... 28 2 OBJETIVO Este documento

Leia mais

Guia de Instalação. 1. Guia de Instalação do Nintex Workflow 2010

Guia de Instalação.  1. Guia de Instalação do Nintex Workflow 2010 Guia de Instalação Nintex USA LLC 2012. Todos os direitos reservados. Salvo erros e omissões. support@nintex.com www.nintex.com 1 Sumário 1. Instalando o Nintex Workflow 2010... 4 1.1 Executar o instalador...

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012 Para DataPage+ 2012 Última revisão: 29 de agosto de 2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Passo 1: Execute o setup.exe e inicie o assistente... 1 Passo 2: Aceite os

Leia mais

Tutorial para Instalação do dotproject

Tutorial para Instalação do dotproject Tutorial para Instalação do dotproject O objetivo deste tutorial é apresentar o processo de instalação do dotproject. Também serão abordadas informações sobre a instalação do pacote de tradução e possíveis

Leia mais

ÍNDICE. 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English

ÍNDICE. 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English ÍNDICE 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English 2. Livro Digital Smart Course (EDO) a. Configuração de Navegadores b. Instalação Automática (System Check) das ferramentas para o EDO c. Solução

Leia mais

Manual de Instalação SIP-Gestão.

Manual de Instalação SIP-Gestão. Manual de Instalação SIP-Gestão Sumário 1) Introdução... 3 Sobre este manual... 3 2) Baixando o sistema e instalando... 4 3) Utilização da versão demo... 5 A versão demo é válida por 15 dias e não pode

Leia mais

Manual de instalação e configuração

Manual de instalação e configuração Manual de instalação e configuração Introdução Este manual tem por objetivo auxiliar o Administrador do Strigoi no processo de instalação e configuração do programa. A instalação será dividida em 3 fases:

Leia mais

Instalando o Ponto Secullum 4.0

Instalando o Ponto Secullum 4.0 Instalando o Ponto Secullum 4.0 Prerrequisitos e configurações do Sistema Operacional Primeiramente, precisamos de uma máquina com uma configuração adequada para trabalharmos com rapidez e segurança com

Leia mais

Instrução de Trabalho: Instalar Client

Instrução de Trabalho: Instalar Client Instrução de Trabalho Instrução de Trabalho: Instalar Client 1. Objetivos Estabelecer procedimento para a atividade Instalar client. 2. Definições 3. Aplicação Aplicável á todos os envolvidos na Implantação

Leia mais

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO Manual Instalação - 00 Próxima página 1. Selecione "Instalar", e aguarde o início do Programa de Instalação; o Sistema perguntará se você deseja "Run" (Executar ou Abrir), ou "Save" (Salvar), selecione

Leia mais

@RSoft - Desenvolvimento de sistemas e sites Nosso forte é o suporte

@RSoft - Desenvolvimento de sistemas e sites Nosso forte é o suporte [1] Manual do SISCOM Como testar o SISCOMDroid O SISCOMDroid é uma extensão do SISCOM, por isso, para funcionar, precisa de dados cadastrados no SISCOM. Os dados são obtidos e enviados via site, portanto,

Leia mais

Manual de Instalação Sage Start

Manual de Instalação Sage Start Manual de Instalação Sage Start Índice 1. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INICIAL DO SAGE START.... 1 Instalação Sage Start... 1 Acesso ao Sage Start: Comercial, Estoque e Financeiro... 6 Acesso ao Sage Start

Leia mais

MANUAL DE DEPLOY DFE V3 SERVIDOR DE APLICAÇÃO WEBLOGIC

MANUAL DE DEPLOY DFE V3 SERVIDOR DE APLICAÇÃO WEBLOGIC MANUAL DE DEPLOY DFE V3 SUMÁRIO OBJETIVO... 3 PRÉ-REQUISITOS... 3 CONFIGURANDO O WEBLOGIC... 3 REALIZANDO O DEPLOY... 15 JROCKIT... 20 FAQ... 21 ORACLE RAC... 23 SUPORTE TÉCNICO... 24 2 OBJETIVO Este documento

Leia mais

4.0 SP2 ( ) maio P Xerox FreeFlow Core Express Guia de Instalação

4.0 SP2 ( ) maio P Xerox FreeFlow Core Express Guia de Instalação 4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90932 2015 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Xerox, Xerox com a marca figurativa e FreeFlow são marcas da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00

Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00 Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00 Desenvolvido por Maggiore em 11/2016 Sumário 1 Download do instalador do sistema... 3 2 Instalação do sistema... 6 3 Desinstalação do Firebird... 10 4 Configuração

Leia mais

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix 2017/07/25 19:38 1/10 DocFix DocFix O DocFix é um Gerenciador de Documentos Fiscais. Ele centraliza toda infraestrutura de comunicação entre o GigaERP e os órgãos responsáveis pela emissão fiscal. Estão

Leia mais

CONFIGURANDO INTERAÇÃO DO SISTEMA VIA DROPBOX

CONFIGURANDO INTERAÇÃO DO SISTEMA VIA DROPBOX CONFIGURANDO INTERAÇÃO DO SISTEMA VIA DROPBOX Requisitos Conta de e-mail para criar um registro no Dropbox. Recomendamos que seja uma conta criada apenas para utilização desse cadastro para que em casos

Leia mais

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação?

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? 1 DOWNLOAD DO ARQUIVO DE INSTALAÇÃO: 1.1 - Para realizar o download do arquivo de instalação acesse o link

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAMI HOTELEIRO. REV B

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAMI HOTELEIRO.   REV B MANUAL DE INSTALAÇÃO SAMI HOTELEIRO www.samisistemas.com.br REV B INSTALAÇÃO DO SAMI HOTELEIRO Os instaladores do Sami Hoteleiro estão disponíveis nos seguintes endereços: Processador de 32 bits: http://www.samisistemas.com.br/ftp/download/sh/setup/sh-mysql32.exe

Leia mais

Responsáveis: Bruno Silva, André Coelho, Wellington Silva, Marcelo Hirano. Atualizado em: 08/09/2017 CONFIGURAÇÃO DE BACKUP DE ORIGEM LINUX

Responsáveis: Bruno Silva, André Coelho, Wellington Silva, Marcelo Hirano. Atualizado em: 08/09/2017 CONFIGURAÇÃO DE BACKUP DE ORIGEM LINUX VIRTOS S.O.S BACKUP MATERIAL DE APOIO AO USUÁRIO Responsáveis: Bruno Silva, André Coelho, Wellington Silva, Marcelo Hirano. Atualizado em: 08/09/2017 CONFIGURAÇÃO DE BACKUP DE ORIGEM LINUX O S.O.S Backup

Leia mais

MANUAL DE DEPLOY DFE V3 SERVIDOR DE APLICAÇÃO GLASSFISH

MANUAL DE DEPLOY DFE V3 SERVIDOR DE APLICAÇÃO GLASSFISH MANUAL DE DEPLOY DFE V3 SERVIDOR DE APLICAÇÃO GLASSFISH SUMÁRIO OBJETIVO... 3 PRÉ-REQUISITOS... 3 CONFIGURANDO GLASSFISH... 4 CONFIGURANDO APLICAÇÃO PARA CODIFICAÇÃO UTF-8... 4 REALIZANDO O DEPLOY... 11

Leia mais

1. Definições dos aplicativos PaperCut Requisitos de Instalação... 3

1. Definições dos aplicativos PaperCut Requisitos de Instalação... 3 1 1. Definições dos aplicativos PaperCut... 3 2. Requisitos de Instalação... 3 2.1 Instalador PaperCut - MF... 3 2.2 Perfil para a instalação e configuração... 3 2.3 Diagrama da Solução... 4 3. Instalando

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft Gestão Empresarial

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft Gestão Empresarial MANUAL DE INSTALAÇÃO LSoft Gestão Empresarial SUPORTE TÉCNICO AO USUÁRIO: Atendimento On-line: www.lsoft.com.br E-Mail: suporte@lsoft.com.br (37) 3237-8900 LSoft Sistemas Ltda www.lsoft.com.br Versão 1.1-2018.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP Versão 1.0 Sumário INTRODUÇÃO... 3 INSTALAÇÃO... 3 CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR DE VIDEOCONFERÊNCIA... 6 UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP... 7 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo

Leia mais

Manual de Instalação v7.60

Manual de Instalação v7.60 Manual de Instalação v7.60 PRIMAVERA Business Software Solutions Última atualização em 07.03.2014 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Instalação do Software... 4 Requisitos Mínimos...4 Instalação do Software

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

[Backup, Restauração, Desinstalação e Instalação Magellan]

[Backup, Restauração, Desinstalação e Instalação Magellan] Página 1 de 25 [Backup, Restauração, Desinstalação e Instalação Magellan] 1. Backup de restauração do Software Magellan. Apresentamos abaixo os passos para realizar o procedimento de backup das pastas

Leia mais

Instalação Client Oracle 10g 32 e 64 bits

Instalação Client Oracle 10g 32 e 64 bits Instalação Client Oracle 10g 32 e 64 bits Este documento tem como objetivo orientar os técnicos de Infraestrutura na instalação do Client Oracle 10g 32 e 64 bits. Como fazer a instalação do Client Oracle

Leia mais

INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA

INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA Apresentação A rotina 2075 Frente de Caixa foi desenvolvida com a finalidade de atender as empresas do segmento varejo, sendo utilizada para a venda de produtos em pequenas quantidades. Este tutorial descreve

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 1 Índice INSTALANDO O HYPER-V EM UM S.O. WINDOWS...3 Passo 1: Habilite a virtualização na BIOS do computador...3 Passo 2: Instalando o Hyper-V...3

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. TradeZone

MANUAL DE INSTRUÇÕES. TradeZone MANUAL DE INSTRUÇÕES TradeZone ÍNDICE Início FAQ 01. Como contratar 19. Não estou recebendo a senha por e-mail 03. Como instalar 19. Solicitando o reenvio da senha 05. Como fazer login 07. Ativação e bloqueio

Leia mais

Guia de instalação do REIS

Guia de instalação do REIS Guia de instalação do REIS Este guia foi desenvolvido para explicar o processo de instalação e configuração do REIS em ambiente de produção. Organização do projeto: O projeto REIS é configurado em dois

Leia mais

Criando o ambiente para o Curso Avaliação Genômica por Single Step

Criando o ambiente para o Curso Avaliação Genômica por Single Step Criando o ambiente para o Curso Avaliação Genômica por Single Step A parte prática do curso será executada em ambiente Linux. Para aqueles que não utilizam Linux, elaboramos um passo-a-passo para a instalação

Leia mais

Configurações para acessar o Sadig pela Rede

Configurações para acessar o Sadig pela Rede Página 1 1. Acesso ao Sadig através da rede O Sadig é um produto que permite o acesso de vários usuários ao compartilhamento das informações gerenciais. Uma das principais dúvidas dos usuários do Sadig

Leia mais

Como instalar o LyX 1

Como instalar o LyX 1 Como instalar o LyX 1 (Um pequeno manual ilustrado) 1 Se tiver alguma dúvida durante a instalação, envie um email para bruno.ts12@gmail.com. Material elaborado por Bruno Teixeira. Você pode copiar, alterar

Leia mais

Manual de Instalação APS AUDATEXWEB

Manual de Instalação APS AUDATEXWEB Manual de Instalação APS AUDATEXWEB Sumário 1. Objetivo... 3 2. Requisitos de Hardware e Software... 4 3. Requisito do Usuário... 5 4. Instalação dos Componentes APS... 5 5. Configuração no Navegador Internet

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE LABVIEW NI - LABVIEW PSI 3212 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS AUTOR : LUCAS DE ANDRADE BOTH

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE LABVIEW NI - LABVIEW PSI 3212 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS AUTOR : LUCAS DE ANDRADE BOTH MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE LABVIEW NI - LABVIEW PSI 3212 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS AUTOR : LUCAS DE ANDRADE BOTH DATA : 12/06/2017 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE LABVIEW O LabVIEW (Laboratory

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 7

Sophos SafeGuard Enterprise 7 Sophos SafeGuard Enterprise 7 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 7 Data do Documento: setembro de 2015 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Instalação... 4 3. Informações

Leia mais

Instalação do Papercut MF

Instalação do Papercut MF Instalação do Papercut MF O software Papercut está disponível sem restrições pelo período de 40 dias. Esse tempo lhe permite avaliar diversos recursos e funções que o software tem a oferecer. Caso adquira

Leia mais

b) Ainda não me cadastrei no website VIPTEC:

b) Ainda não me cadastrei no website VIPTEC: a) Observações preliminares: 1) Verifique se o AutoCAD de 2010 ao 2017 esteja instalado e funcionando, executando-o pelo menos uma vez; 2) A senha de conexão ao website é diferente da senha de instalação

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1 Sumário 1. Objetivo... 2 2. Importante:... 2 3. Instalação:... 2 4. Configuração do Endereço de TCP/IP (IPv4) via Painel do Equipamento:... 3 5. Configuração de Sistema:... 3 6. Configuração de Digitalização

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 Manual Instalação SIP 1 Sumário 1.Instalando o Sistema...3 1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 1.2.Etapa 2 Selecione o Local de Destino...3 1.3.Etapa

Leia mais

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Maio 2016 1 Pré-Requisitos Software Java JRE 1.6 Servidor de Aplicação: Tomcat8+ Banco de dados (Mysql, Postgres, SqlServer e Oracle) Release da Aplicação

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Migração de Dados Office DBF x SQL

Migração de Dados Office DBF x SQL Migração de Dados Office DBF x SQL 1 Índice 1 PREPARAÇÃO PARA MIGRAÇÃO... 3 1.1 Realização do(s) Backup(s)... 3 1.2 Atualização dos Sistemas... 4 2. MIGRAÇÃO AUTOMÁTICA UTILIZANDO O MIGRADOR... 5 3. PROBLEMAS

Leia mais

Manual de Instalação Recuperação Fiscal

Manual de Instalação Recuperação Fiscal Manual de Instalação Recuperação Fiscal Versão 1.4 Junho de 2014 1 Controle de Alterações Nome Data Versão Descrição Thaís Oliveira 10/12/2013 1.0 Criação do Documento Fábio Franzoni 19/12/2013 1.1 Revisão

Leia mais

Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC

Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC Prezado Cliente Este documento descreve os procedimentos de segurança e operacionais para efetuar a atualização do instalador do MITAVVIC versão 7.60, com as implementações

Leia mais

No com código de ativação, você também receberá um link para o Centro de Licenciamento e Download da Harris:

No  com código de ativação, você também receberá um link para o Centro de Licenciamento e Download da Harris: Guia de instalação e Licenciamento ENVI 5.4 / IDL 8.6 Novidades no sistema de licenciamento! Com o ENVI 5.4 e IDL 8.6 foi alterado o modo de licenciamento para um sistema mais moderno. Agora as licenças

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.2.0 GUICHÊ Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais