Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00"

Transcrição

1 Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00 Desenvolvido por Maggiore em 11/2016

2 Sumário 1 Download do instalador do sistema Instalação do sistema Desinstalação do Firebird Configuração em rede Suporte pelo Team Viewer... 16

3 1 Download do instalador do sistema Ao acessar o site da Maggiore ( aparecerá um pop-up com o logo do Precision NF-e, ao clicar sobre o logo é possível fazer o download do instalador. Caso feche o pop-up ou não exiba por configurações do navegador, há outra opção para fazer o download pelo MENU (no canto superior direito da tela) na opção DOWNLOADS > PRECISION NF-E.

4 Ao selecionar uma das duas opções acima abrirá uma tela solicitando o contato de quem está fazendo o download, preencha os dados de contato e clique no botão Baixar Arquivo. Ao clicar no botão Baixar Arquivo aparecerá a mensagem Dados gravados com sucesso informando que o download foi autorizado, clique no botão OK.

5 Após informado o contato iniciará o download do instalador. Atenção: Os navegadores exibem os downloads de programas de formas diferentes, por isso a exibição do instalador dependerá do navegador que está acessando o site, de acordo com a imagem abaixo do navegador Google Chrome exibirá o download no canto inferior esquerdo da tela, com a opção de Abrir (Instalar) ou Mostrar na pasta, selecione uma das duas opções. Se for selecionada a opção de Mostrar na Pasta abrirá a pasta de Downloads do Windows com o instalador do Precision NFe, basta dar duplo clique para iniciar a instalação do sistema.

6 Outro exemplo de navegador é o Internet Explorer que após informar os dados de contato exibirá no centro do rodapé do navegador as opções para o instalador, selecione uma das opções e execute o instalador. 2 Instalação do sistema Após o download, ao executar o InstaladorPrecisionNFe.msi começará a instalação do sistema na máquina.

7 A pasta padrão de instalação do Precision NFe é C:\Arquivos de Programas\Maggiore, mas ao iniciar a instalação aparecerá a tela perguntando em que pasta o sistema será instalado, essa pasta pode ser escolhida pelo usuário ou manter a pasta padrão. Após decidida a pasta de instalação clique no botão Avançar. Após a escolha da pasta aparecerá uma tela perguntando se deseja criar um ícone de acesso na área de trabalho, é aconselhável criar esse ícone porque para abrir o sistema será utilizado o ícone. Se não for criado o ícone de atalho na área de trabalho será necessário localizar o PrecisionNFe.exe dentro da pasta de instalação do sistema e executá-lo para abrir o sistema. Atenção: Caso não crie o ícone e deseje cria-lo posteriormente clique com o botão direito do mouse sobre o PrecisionNFe.exe e peça para criar o atalho, não remova o PrecisionNFe.exe da pasta porque senão o sistema não funcionará.

8 Após configurada a instalação aparecerá uma tela pedindo para confirmar as informações e ao clicar no botão Instalar será iniciada a instalação do sistema. Durante a instalação aparecerá a barra de progresso informando o que está sendo instalado. No meio da instalação do sistema abrirá o Prompt de Comando para instalação das bibliotecas de execução do certificado com o sistema, pressione qualquer tecla para continuar a instalação.

9 Ao terminar a instalação aparecerá a tela de conclusão perguntando se deseja ou não abrir o Precision NF-e. Se selecionar a opção Executar Precision NF-e abrirá a tela inicial do sistema.

10 Se durante a instalação não foi alterada a pasta de instalação ao abrir o Windows Explorer e acessar a pasta em C:\Arquivos de Programas\ terá a pasta Maggiore contendo os arquivos de execução do Precision NF-e. Se durante a instalação foi selecionada a opção de criar ícone na área de trabalho ao concluir a instalação aparecerá o ícone do Precision NF-e. Para inicializar o sistema é só executar o ícone na área de trabalho. 3 Desinstalação do Firebird O Precision NF-e utiliza o Firebird 2.0 para acesso ao banco de dados, por isso, caso tenha outra versão do Firebird instalada na máquina, será necessário desinstalar. Obs.: No programa de instalação do Precision NF-e o Firebird será reinstalado na versão necessária para operar o sistema.

11 Para fazer isso acesse o Painel de Controle e abra a opção Programas e Recursos (ou Adicionar ou Remover Programas dependendo do sistema operacional). Localize o Firebird, selecione e clique na opção Desinstalar. Aparecerá uma mensagem pedindo a confirmação da desinstalação, clique em Sim para continuar. Ao confirmar a desinstalação aparecerá uma mensagem perguntando se deseja remover arquivos que são compartilhados com outros programas, pode clicar em Sim para todos porque na instalação do Precision NF-e esses arquivos serão reinstalados.

12 Se o Firebird for removido aparecerá uma mensagem no final confirmando a desinstalação. 4 Configuração em rede O Precision NF-e pode ser instalado em uma máquina e ser utilizado somente naquela máquina, mas pode também ser instalado em um servidor e acessado por vários usuários em rede. Para a execução em rede a instalação do Precision NF-e (para mais detalhes sobre a instalação leia o capítulo 2 Instalação do sistema) deve ser feita na máquina servidor, após a instalação a pasta Maggiore deve ser compartilhada com todos os usuários que acessarão o sistema com controle total na pasta (Obs.: Se não tiver controle total pode bloquear a execução do aplicativo e a escrita no banco de dados).

13 No servidor também ter que ser liberado o Firebird para que os usuários tenham acesso ao banco de dados, para fazer isso acesse o Firewall do Windows e selecione a opção Permitir um aplicativo ou recurso através do Firewall do Windows. Na tela de Aplicativos Permitidos clique no botão Alterar configurações e em seguida Permitir outro aplicativo..., nessa tela clique em Procurar... e na pasta do Firebird localize o fbguard.exe e o fbserver.exe e os adicione como aplicativos permitidos. A pasta padrão do fbguard.exe e do fbserver.exe é C:\Program Files (x86)\firebird\ Firebird_2_0\bin, mas pode ser alterada durante a instalação do Firebird.

14 Se no servidor tiver antivírus instalado o fbguard.exe, o fbserver.exe e a pasta Maggiore devem ser inseridos como exceção, por serem aplicativos que não fazem parte do sistema operacional eles podem ser verificados em todas as execuções o que pode deixar o sistema lento, bloqueá-lo ou até exclui-lo dependendo do antivírus. Após configurado e feitas as liberações do Precision NF-e no servidor, nas máquinas dos usuários deve ser instalado o Firebird 2.0 para acesso ao banco de dados, pelo caminho da rede (ou pelo mapeamento) onde foi instalado o Precision NFe deve-se localizar o Precision.exe dentro da pasta Maggiore, clicar com o direito e selecionar a opção Área de trabalho (criar atalho). Instalado o Firebird 2.0 e com o ícone na área de trabalho execute o ícone para abrir o Precision NFe e abrirá a tela para informar onde está o banco de dados, informe no seguinte padrão: Windows: :C:\Arquivos de Programas\Maggiore\base\PrecisionNFe.fdb Linux: :/server/samba/Arquivos de Programas / Maggiore/base /PrecisionNFe.fdb Onde pelo exemplo:

15 : É o IP interno do servidor. C: Para servidor Windows é a unidade no servidor onde está o Precision NFe. /server/samba/: Para servidor Linux é o caminho compartilhado no servidor onde está o Precision NFe. Arquivos de Programas Maggiore base : É a pasta onde está o banco de dados do Precision NFe. PrecisionNFe.fdb: É o nome do arquivo de banco de dados do Precision NFe. Atenção: Em alguns casos a rede não consegue localizar o banco de dados por não aceitar espaço no nome das pastas, nesse caso o Precision NFe não pode ser instalado na pasta Arquivos de Programas porque essa pasta não pode ser renomeada e tem espaço no nome. Se todas as informações estiverem corretas ao clicar no botão OK abrirá a tela de login do sistema. Essa configuração será necessária somente uma vez, ao fechar e executar o ícone novamente o sistema abrirá na tela de login.

16 5 Suporte pelo Team Viewer Em alguns casos é necessário o suporte da equipe da Maggiore, nesse casso o técnico pode precisar de acesso na máquina para configurar, instalar ou ver o que está acontecendo para poder solucionar o problema. O programa utilizado pela equipe de suporte é o Team Viewer que pode ser baixado gratuitamente no link Ao fazer o download do arquivo aparecerá no rodapé do navegador o arquivo para executar ou abrir na pasta. Quando selecionar a opção de executar abrirá a tela perguntando se deseja Instalar ou Iniciar, pode ser selecionada qualquer uma das duas opções, se Instalar pode manter as configurações padrões de instalação e se somente Iniciar tem que aceitar o termo de licença para abrir o Team Viewer. Feita a instalação ou inicializado o programa informe ao técnico da Maggiore os números que aparecem nos campos Sua ID e Senha, com isso o técnico poderá ver o problema, mexer na máquina e resolver o problema.

17

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE ATENÇÃO: 1. Sempre utilize a última versão do NET Framework (*) no computador. 2. Desabilite o Antivírus - ANEXO I 3. Desabilite o Firewall - ANEXO II Segue no final deste

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do Firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN 1. DESCRIÇÃO Este documento descreve os requisitos mínimos necessários e os procedimentos de download e instalação do Módulo de Segurança, utilizados

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Como instalar um gerador de PDF

Como instalar um gerador de PDF Como instalar um gerador de PDF Entre no site www.tinypdf.com/plug-ins.html, conforme imagem abaixo: Clique em FREE DOWNLOAD e a imagem ficará conforme abaixo: Clique em Download Now (586KB) aguarde o

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Configuração do assinador Shodō

Configuração do assinador Shodō Configuração do assinador Shodō O roteiro a seguir apresenta os procedimentos necessários para configuração e uso do assinador Shodō no PJe. Índice 1. Instalação/atualização e configuração do Java...2

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE 1. Antes de acessar o Sistema: 1.1 Verificar navegador instalado usar Mozilla Firefox Se não estiver, faça o download aqui: http://br.mozdev.org/ Após o download, instale o programa. 1.2 Verificar se Java

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela

Leia mais

Procedimento de Configuração para uso do PROJUDI

Procedimento de Configuração para uso do PROJUDI Manual do Usuário Procedimento de Configuração para uso do PROJUDI Usuários Externos Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Objetivo... 3 2. Configuração... 4 Mozilla... 6 Bloqueador de PopUps... 7 Java... 8 Adobe

Leia mais

Manual de atualização para uso do xml versão 3.10

Manual de atualização para uso do xml versão 3.10 Manual de atualização para uso do xml versão 3.10 2 Manual do usuário C-Plus 4 0 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 Atualização... C-Plus 3 1.2 Atualização... C-Plus NF-e 6 2 CONFIGURAÇÃO 10 2.1 CPlusNFe... 11 2.2 CPlus...

Leia mais

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar Instalação Baixar o arquivo oast.exe De um duplo clique com o mouse no arquivo oast.exe para instalar. Dependendo da versão do Windows utilizada, será feita a pergunta se você deseja executar o programa?

Leia mais

Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais

Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais Manual do Usuário Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais PROJUDI Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Requisitos Básicos... 3 2. Atualizar Versão do Java... 3 Verificar e Atualizar a Versão do Java...

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático Bem vindo ao Backup Online GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO DO BACK UP ONLINE Você está adquirindo uma das melhores plataformas de Backup na Nuvem disponíveis no mercado. Preparamos

Leia mais

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação?

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? 1 DOWNLOAD DO ARQUIVO DE INSTALAÇÃO: 1.1 - Para realizar o download do arquivo de instalação acesse o link

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 Manual Instalação SIP 1 Sumário 1.Instalando o Sistema...3 1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 1.2.Etapa 2 Selecione o Local de Destino...3 1.3.Etapa

Leia mais

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO PASSOS DA CONFIGURAÇÃO 1. FIREFOX PORTABLE...3 1.1 FAZENDO DOWNLOAD FIREFOX...3 1.2 WINRAR E EXTRAIR O ARQUIVO DO Firefox Portable...4 1.3 CONFIGURANDO FIREFOX PARA NÃO RECEBER ATUALIZAÇÕES...4 2. JAVA...5

Leia mais

Instalação do SQL Server 2008

Instalação do SQL Server 2008 Instalação do SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de instalação do SQL Server 2008. Antes de instalar este software, o mesmo requer alguns programas básicos para execução. Para o correto funcionamento

Leia mais

Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação

Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação Manual SAC Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação Última atualização em: 12/06/2017 Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 - Porto Alegre, RS http://www.procergs.com.br SAC:

Leia mais

a) Acesse o endereço e clique no botão [EMITIR]:

a) Acesse o endereço   e clique no botão [EMITIR]: ORIENTAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE CERTIFICADO DIGITAL E INCLUSÃO DA ASSINATURA DIGITAL NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM NÍVEL DE MESTRADO E DOUTORADO Este tutorial destina-se aos orientadores e coordenadores

Leia mais

b) Ainda não me cadastrei no website VIPTEC:

b) Ainda não me cadastrei no website VIPTEC: a) Observações preliminares: 1) Verifique se o AutoCAD de 2010 ao 2017 esteja instalado e funcionando, executando-o pelo menos uma vez; 2) A senha de conexão ao website é diferente da senha de instalação

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (SERVIDOR)

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (SERVIDOR) Revisado em: 05/10/2010 - Página 1 de 22 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (SERVIDOR) 1. No Servidor executar o arquivo Instalar.exe, clique no botão Avançar. Revisado em: 05/10/2010 - Página 2 de 22

Leia mais

Manual de Instalação e Desinstalação do Aplicativo Dashboard Moblie

Manual de Instalação e Desinstalação do Aplicativo Dashboard Moblie / 0 Manual de Instalação e Desinstalação do Aplicativo Dashboard Moblie Versão.4. Pearson, Centro de Serviços Compartilhados - Avenida Presidente Kennedy, 2295 Lagoinha. Ribeirão Preto SP Brasil Pag./28

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO CARTÃO CRIPTOGRÁFICO E TOKEN SAFRAN SAFESIGN VERSÃO 5 Atualizado em 23/05/2016 Página 1 de 16 Verificando versão do Windows (32 ou 64 Bits) MENU INICIAR > CLIQUE

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Manual Técnico. Instalação e Configuração do Reporting Services

Manual Técnico. Instalação e Configuração do Reporting Services 201 6 Manual Técnico Instalação e Configuração do Reporting Services Me ta T e c no l o g i a em So f t wa r e Lt da. Com a instalação do módulo de Reporting services poderemos disponibilizar relatórios,

Leia mais

Instalação e Configuração Troll PDV

Instalação e Configuração Troll PDV Instalação e Configuração Troll PDV Para realizar a instalação do módulo Troll-PDV, fazer o download do site www.omegadata.net.br e depois executar o aplicativo setup_trollpdv_1.04_918.exe e clicar no

Leia mais

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste

Leia mais

Instalação ou Atualização do Aplicativo GigaERP (procedimento via instaladores)

Instalação ou Atualização do Aplicativo GigaERP (procedimento via instaladores) Instalação ou Atualização do Aplicativo GigaERP (procedimento via instaladores) Birigui (SP) Setembro / 2012 1. Acesso aos Instaladores web: As franquias podem fazer o download dos instaladores acessando

Leia mais

Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP

Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP Objetivo do Documento Nesse documento está especificado o procedimento que deve ser adotado para realizar a instalação e configuração dos Componentes

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL A3

CERTIFICADO DIGITAL A3 Manual de Instalação CERTIFICADO DIGITAL A3 CARTÕES AWP Desenvolvido por SUMÁRIO 1. Introdução 2. Download Utilizando o Internet Explorer Utilizando o Google Chrome 3. Instalação Assistente de Cartões

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade da Nero AG. Todos os

Leia mais

Instalação do SQL Server 2008 R2

Instalação do SQL Server 2008 R2 Instalação do SQL Server 2008 R2 Segue abaixo um manual prático de instalação do SQL Server 2008 R2. Antes de instalar este software, o mesmo requer alguns programas básicos para execução. Para o correto

Leia mais

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Após efetuar a compra do Bentley topograph, você receberá um email com um arquivo PDF anexado. Guarde esse arquivo, pois ele contém as informações

Leia mais

Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS

Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS ÍNDICE 1 Instalação do OBB Plus... 3 2 2.1 Ativação dos Produtos... 14 Download do Instalador de Crédito a Funcionário 240, Multipag e Vendor...

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de sistema... 2 Fazendo o download pelo Google Chrome... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação... 4 Ativando

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft NFe

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft NFe MANUAL DE INSTALAÇÃO LSoft NFe SUPORTE TÉCNICO AO USUÁRIO: Atendimento On-line: www.lsoft.com.br E-Mail: suporte@lsoft.com.br (37) 3237-8900 LSoft Sistemas Ltda www.lsoft.com.br Versão 1.1-2017. Todos

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Instalação do SQL Server 2014

Instalação do SQL Server 2014 Instalação do SQL Server 2014 Segue abaixo um manual prático de instalação do SQL Server 2014. Antes de instalar este software, o mesmo requer alguns programas básicos para execução. Para o correto funcionamento

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0 ÍNDICE 1. Instalador de Cursos Portátil... 2 2. Executando o Instalador de Cursos Portátil... 2 3. Realizando o login... 4 4. Tela Principal... 6 4.1. Menu Atualizações... 6 4.1.1. Internas... 7 4.1.2.

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

X-RiteColor Master Web Edition

X-RiteColor Master Web Edition X-RiteColor Master Web Edition O presente documento contém instruções de instalação do X-RiteColor Master Web Edition. Favor seguir todas as instruções cuidadosamente na ordem fornecida. Antes de prosseguir,

Leia mais

Instruções de operação Site de aplicativos

Instruções de operação Site de aplicativos Antes de usar o equipamento, leia atentamente este manual e mantenha-o ao alcance para consultas futuras. Instruções de operação Site de aplicativos CONTEÚDO Como ler este manual... 2 Símbolos usados

Leia mais

Instruções de operação. Site de aplicativos

Instruções de operação. Site de aplicativos Instruções de operação Site de aplicativos CONTEÚDO Como ler este manual... 2 Símbolos usados nos manuais... 2 Isenção de responsabilidade... 3 Notas...3 O que você pode fazer no Site de aplicativos...

Leia mais

Manual de instalação do Q-Acadêmico

Manual de instalação do Q-Acadêmico Manual de instalação do Q-Acadêmico Fone: (62) 3612-2200 1 Versões Autor Versão Data Jeferson Bernardes Roberto 1.0 18/09/2014 Jeferson Bernardes Roberto 1.1 15/03/2016 Jeferson Bernardes Roberto 1.2 15/04/2016

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

Usando o VMware Identity Manager Desktop. VMware Identity Manager 2.8 VMware Identity Manager 2.9.1

Usando o VMware Identity Manager Desktop. VMware Identity Manager 2.8 VMware Identity Manager 2.9.1 Usando o VMware Identity Manager Desktop VMware Identity Manager 2.8 VMware Identity Manager 2.9.1 Usando o VMware Identity Manager Desktop Você pode encontrar a documentação técnica mais atualizada no

Leia mais

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec Manual de acesso - a rede cabeada UFPR UFPR aspec Autenticação REDE CABEADA UFPR WINDOWS XP, VISTA, 7 e 10 Forma OPÇÃO 1 Para ser possível aos usuários da rede cabeada continuarem a ter acesso a rede da

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO CADPREV ENTE-LOCAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Regimes de Previdência no Serviço Público ÍNDICE Para a PRIMEIRA INSTALAÇÃO do CADPREV ENTE-LOCAL é necessário seguir as seguintes

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 7ª REGIÃO 1 SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 7ª REGIÃO 1 SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 7ª REGIÃO 1 NOVO ASSINADOR SHODŌ Com a mais recente atualização do PJe-JT, o modo de acessar e assinar digitalmente no sistema mudou para o aplicativo Shodō. Este tutorial

Leia mais

Para maiores informações a respeito do esocial acesse

Para maiores informações a respeito do esocial acesse 1 / 14 San esocial O esocial (Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma base de dados do governo federal que reunirá as informações trabalhistas, previdenciárias,

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir.

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir. Tutorial de Instalação do V-Ray 2.0 for Max Tutorial de Instalação V-Ray 2.0 for Max Para instalar o V-Ray é necessário ter privilégios de administrador no computador. Se você estiver utilizando o Windows

Leia mais

Manual de Instalação Emissor NF-e Advanced SAIB 3.10 Versão e posteriores

Manual de Instalação Emissor NF-e Advanced SAIB 3.10 Versão e posteriores Manual de Instalação Emissor NF-e Advanced SAIB 3.10 Versão 3.1.0.2 e posteriores Orientações Iniciais Crie o diretório NFE-ADV na pasta?:\sof. O pacote de instalação do emissor NF-e Advanced SAIB, está

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Processo de atualização para NFe 4.0

Processo de atualização para NFe 4.0 Processo de atualização para NFe 4.0 PASSO-A-PASSO JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Atualizações Caixa Rápido Informações CÓDIGO: ITAT 0001 DATA: 18/07/2018 REVISÃO:

Leia mais

Laboratório - Configuração do Firewall no Windows 7 e no Vista

Laboratório - Configuração do Firewall no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você explorará o Firewall do Windows e definirá algumas configurações avançadas. Equipamentos Recomendados Dois computadores conectados diretamente ou através de uma rede

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012 Para DataPage+ 2012 Última revisão: 29 de agosto de 2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Passo 1: Execute o setup.exe e inicie o assistente... 1 Passo 2: Aceite os

Leia mais

Guia de Uso. Certisign MobileID Desktop

Guia de Uso. Certisign MobileID Desktop Certisign Certificadora Digital Certisign 2016 2/33 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. PRÉ - REQUISITOS... 3 4. AMBIENTES HOMOLOGADOS... 3 5. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO MOBILEID DESKTOP...

Leia mais

PAINEL INFORMATIVO AIS

PAINEL INFORMATIVO AIS PAINEL INFORMATIVO AIS MANUAL DO USUÁRIO Versão 2014.07.20 PAINEL INFORMATIVO AIS 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. CARACTERÍSTICAS... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. INSTALAÇÃO... 4 4.1 REQUISITOS DO SISTEMA...

Leia mais

MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH. Manual de Download e Instalação do Aplicativo Speed Cash. Technology Brazil. Data de Elaboração: maio/2010

MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH. Manual de Download e Instalação do Aplicativo Speed Cash. Technology Brazil. Data de Elaboração: maio/2010 MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH Technology Brazil Data de Elaboração: maio/2010 Versão do Documento: 1.0 1 ÍNDICE 1. OBJETIVO DO SISTEMA...3 2. OBJETIVO DO MANUAL...3 3. INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO SPEED

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 3. Etapa 2: Instalação da base de dados Sisloc... 24

Leia mais

Título: Estou com problemas ao imprimir em impressora Matricial, como instalar o driver?

Título: Estou com problemas ao imprimir em impressora Matricial, como instalar o driver? Título: Estou com problemas ao imprimir em impressora Matricial, como instalar o driver? Os problemas relacionados à impressora Matricial, a maior parte são solucionados removendo e instalando novamente

Leia mais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais Manual de instalação da ferramenta GTI IMPRESSORAS Sistemas operacionais Microsoft Windows 2000 Microsoft Windows XP Microsoft Windows Vista Microsoft Windows 7 Microsoft Windows 8 Linux Para confecção

Leia mais

Manual de instalação Active Line.Adv 4.5 Desktop versão Servidor

Manual de instalação Active Line.Adv 4.5 Desktop versão Servidor Manual de instalação Active Line.Adv 4.5 Desktop versão Servidor Lembramos que os passos da instalação podem ser um pouco complexos para usuários iniciantes. Em todo caso contamos com equipe altamente

Leia mais

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Versão 0.1 Data 02/01/2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Observações Gerais.... 3 2.1 Pré Requisitos e Requisitos Recomendados.... 3 2.2 Requisitos de configuração....

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em cartão + leitora Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Cartão e Leitora... 4 2. Mozilla Firefox... 6 3. Acessando o sistema... 9 4.

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda

Leia mais

Requisitos do sistema

Requisitos do sistema Requisitos do sistema Sistema operacional O Nintex Workflow 2007 deve ser instalado no Microsoft Windows Server 2003 ou 2008. Cliente de navegação Microsoft Internet Explorer 6.x, embora recomende-se o

Leia mais

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 37 Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto Página 2 de 37 ÍNDICE Atividades...3 1. Instalação...3 1.1. Instalação do framework4...3 1.2. Instalação do serviço de acompanhamento de projetos

Leia mais

MD Connect. Índice. Suporte / Assistência Técnica: (011) Revisão: 07 Página: 1/22

MD Connect. Índice. Suporte / Assistência Técnica: (011) Revisão: 07 Página: 1/22 Revisão: 07 Data: 01/02/2018 Índice 1. Apresentação... 2 2. Requisitos de Software... 3 3. Instalação do software... 4 4. Iniciando o software... 10 5. Log... 11 6. Configurando o software... 12 7. Atualização

Leia mais

II) INSTALAÇÃO DO SAJ WEBCONNECTION:

II) INSTALAÇÃO DO SAJ WEBCONNECTION: 1 O procedimento abaixo descrito instala o SAJ WEBCONNECTION, e pode ser utilizado por todos os funcionários do TJSP (Oficiais de Justiça, Escreventes, Diretores, Juízes). ADVERTÊNCIAS PRÉ INSTALAÇÃO!!!

Leia mais

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 Para sua comodidade, o UNESC disponibiliza o processo de Matrícula On-line. Este processo permitirá efetivarmos sua matrícula de forma simples e rápida, em poucos passos.

Leia mais

Sumário. 2 Atualização Versão Android Obtendo a versão mais recente...10

Sumário. 2 Atualização Versão Android Obtendo a versão mais recente...10 TRF5 Sumário 1 Atualização Versão IOS...3 1.1 Acessar o site do TRF5 onde se pode obter a nova versão...4 1.2 Realizar download...5 1.3 Liberar o acesso ao certificado do TRF5...5 1.4 Acessar o Aplicativo

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

MANUAL DA PSICOLOGIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

MANUAL DA PSICOLOGIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. E-AUTORIZADOR MANUAL DA PSICOLOGIA CASSEMS CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. 2 Sumário 1.0 Como instalar o sistema e-autorizador... 3 2.0 Tela inicial... 5 3.0

Leia mais

MANUAL EDUROAM CAT. 1. Procedimentos para acesso à rede EDUROAM usando o CAT

MANUAL EDUROAM CAT. 1. Procedimentos para acesso à rede EDUROAM usando o CAT 1. Procedimentos para acesso à rede usando o CAT Acesse a página do eduroam por meio do endereço https://cat.eduroam.org/? idp=2415 e certifique que o instalador que lhe é apresentado corresponde ao sistema

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Como fazer download e instalaça o a partir da SAi Cloud

Como fazer download e instalaça o a partir da SAi Cloud Índice Analítico Como fazer download e instalação a partir da SAi Cloud... 2 Ativar o produto... 2 Fazer o download e a instalação do produto... 2 Como fazer download e instalação a partir da SAi Cloud...

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor Sidicom S4 Tutorial: instalação do sistema em servidor Instalando o Sidicom S4 em um servidor O objetivo deste tutorial é para aqueles clientes que desejam instalar o Sidicom S4 em servidor. Ou seja, não

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I Manual de instalação... 2 1.2 Instalação do ProJuris 8... 3 1.3 Conexão com o banco de dados...

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de Sistema... 2 Fazendo o download pelo Microsoft Internet Explorer... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação...

Leia mais

2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)... 10

2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)... 10 Página 1 de 16 Sumário Apresentação... 1 Requisitos de Instalação... 2 1. Instalação do WinThor Anywhere (Windows/Linux ambiente gráfico)... 3 2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)...

Leia mais